Jeane de Freitas Azevedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3820751808048189
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Doutora em Sociologia pela Universidade de Bordeaux (França), possui mestrado e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço público, cibercultura, jovem e socialização política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jeane de Freitas Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cabedelo.
Rua Pastor José Alves de Oliveira
Centro
58310-000 - Cabedelo, PB - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Sociologie.
Université de Bordeaux, UBX, França.
Título: De la construction de l'identité numérique à la formation citoyenne: la socialisation politique des jeunes en temps de crise politique au Brésil, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Eric Macé.
Palavras-chave: Socialisation politique; Lycéens; Réseaux sociaux Internet; Identité numérique.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Inovaçao.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Processos da Comunicação.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Os Programas de Governo no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: um estudo das eleições governamentais no Rio Grande do Norte em 2006,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: João Emanuel Evangelista.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estratégias discursivas; Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral; Programas de governo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia Política.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2004 - 2007
Graduação em Ciências Sociais -Licenciatura Plena e Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Propaganda Eleitoral: politização e sedução do eleitor.
Orientador: João Emanuel Evangelista de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Étudier les cultures du numérique : approches théoriques et empiriques. (Carga horária: 12h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2015 - 2015
Pragmatisme et sciences sociales : organisations, institutions et politique. (Carga horária: 8h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2015 - 2015
Seminaire :Approches des réseaux sociaux. (Carga horária: 8h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2014 - 2014
Formation aux entretiens collectifs. (Carga horária: 8h).
Université de Bordeaux, UB, França.
2011 - 2011
Doutrinas Políticas Contemporâneas: Liberalismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2011 - 2011
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PODER LEGISLATIVO,. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2011 - 2011
Relações Internacionais - Teoria e História. (Carga horária: 80h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
Reinventando os Clássicos Brasileiros. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS, Brasil.
2008 - 2008
Sociedade Civil e Hegemonia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Marxismo: filosofia e crise paradigmática. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Introdução ao Quali Quanti. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Câmara Cascudo, historiador da cidade de Natal. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
Comunicação, Pensadores e Novas Teorias. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Université de Bordeaux, UBX, França.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Conduz uma pesquisa de doutoramento junto ao Centre Emile Durkheim, sob a direção de Eric Macé. Pagina pessoal: https://durkheim.u-bordeaux.fr/Notre-equipe/Doctorant-e-s/CV/Jeane-de-Freitas-Azevedo


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESIGN, SOCIEDADE E CULTURA
Metodologia Científica
FUNDAMENTOS SOCIO-FILOSOFICOS DA EDUCACAO
04/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA
FILOSOFIA
4/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Membro do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais, Cultura e Educação (UFPB)

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Atividades

09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

07/2010 - Atual
Ensino, Ciêncais naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola, Família e Sociedade

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Dados da defesa da dissertação: Grande Área: Ciências Humanas Área: Sociologia

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Teoria da Democracia Orientador do Estágio: Dr. José Antônio Spinelli Lindoso Curso: Ciências Sociais Ano/período: 2008.1 Nº de Horas: 60

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10
Outras informações
Fui monitora das disciplinas: Introdução à Sociologia, Teoria Sociológica I e Teoria Sociológica II, ministradas pelos professores: Dr. José Willington Germano e Dra. Irene Alves Paiva.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Bolsista Pibic, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna-pesquisadora do GEMP (Grupo de Estudos Mídia e Poder), vincunlado a Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas - PIBIC/CNPq

Atividades

03/2008 - 06/2008
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.

Estágio realizado
Disciplina: Teoria da Democracia Orientador do Estágio: Dr. José Antônio Spinelli Lindoso Curso: Ciências Sociais Ano/período: 2008.1 Nº de Horas: 60.
05/2005 - 02/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fui monitora das disciplinas: Introdução à Sociologia, Teoria Sociológica I e Teoria Sociológica II, ministradas pelos professores: Dr. José Willington Germano e Dra. Irene Alves Paiva.

Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo - Ensino Médio, Carga horária: 30

Atividades

04/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
06/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba, EEEFM RENATO RIBEIRO COUTINHO.

Cargo ou função
COORDENADORA DO GRUPO DE SISTEMATIZAÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA).

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas: Ética e Cidadania, Educação e trabalho, Metodologia do Trabalho Científico, Ateliê de Novas Tecnologias, Orientações de Trabalho de Conclusão de Curso, Função Social da Escola (a nível de Pós-Graduação)

Atividades

02/2010 - 09/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA (PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR)
EDUCAÇÃO E TRABALHO
ÉTICA E CIDADANIA
07/2009 - 01/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÕES DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÕES DE MONOGRAFIA
ÉTICA E CIDADANIA
ATELIÊ DE NOVAS TECNOLOGIAS
07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
ESTUDO ORIENTADO I
ÉTICA E CIDADANIA
02/2008 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO E TRABALHO
ESTUDO ORIENTADO I
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO


Linhas de pesquisa


1.
Juventude, cultura e desigualdade social

Objetivo: Desenvolver pesquisas que foquem na questão da juventude, produção cultural, comportamentos e valores, espaços de sociabilidade, formação cidadã, as políticas públicas que tentam colaborar na superação das desigualdades sociais enfrentadas por este grupo..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
L?expérience politique des lycéens dans les réseaux sociaux de l?Internet : une étude dans le Nordeste du Brésil ».
Descrição: Cette projet porte sur les expériences politiques des jeunes dans les réseaux sociaux de l?Internet. En partant de la conjoncture politique brésilienne actuelle, marqué en particulier par l?intense polarisation autour du gouvernement de Dilma Rousseff (Parti des Travailleurs), la recherche présentée vise à comprendre les catégories du politique telles qu?elles sont construites et discutées par les jeunes sur leurs réseaux personnels Facebook. A partir d?une ethnographie en ligne et d?entretiens semi-directifs avec des lycéens d?établissements publics et privés de la région métropolitaine de João Pessoa, au Nordeste du Brésil, l?analyse proposée cible les interactions autour des informations politiques qui ont marqué la conjoncture brésilienne pendant les années 2015 et 2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS E EXPECTATIVAS DOS JOVENS DO IFPB- CABEDELO
Descrição: O projeto trata dos desafios de formação escolar enfrentados pelos jovens estudantes secundaristas na Paraiba. Fazendo uso da pesquisa-ação, a investigação busca identificar o papel dos diferentes vínculos sociais nas trajetórias educacionais e nas perspectivas de continuidade dos estudos dos jovens matriculados no IFPB Cabedelo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
AS ESTRATÉGIAS POLÍTICO-ELEITORIAIS E AS CONTROVÉRSIAS DISCURSIVAS DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE DA REPÚBLICA E A GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE NAS ELEIÇÕES DE 2010
Descrição: Análise das estratégias político-eleitorais e das controvérsias discursivas dos candidatos a Presidente da República e a Governador do Rio Grande do Norte nas eleições de 2010 no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na televisão. Investiga-se o desenvolvimento das diferentes estratégias políticas e controvérsias discursivas adotadas pelos principais candidatos a Presidente da República e a Governador do Rio Grande do Norte como parte do processo de disputa pela hegemonia dos diversos partidos políticos e grupos e classes sociais junto ao eleitorado. Para a análise das estratégias de campanha, faz-se necessário observar a natureza das coligações partidárias articuladas pelas principais forças políticas em disputa no âmbito nacional e estadual. Pretende-se, também, através de análise da propaganda eleitoral televisiva, examinar o tratamento dos programas de governo dos candidatos em disputa no âmbito do HGPE, comparando as propostas governamentais apresentadas em seus programas eleitorais televisivos com as proposições contidas nos programas de governo elaborados pelos seus partidos e/ou coligações políticas. Com isso, ter-se-á os elementos necessários para a análise dos principais projetos políticos que se confrontam com vistas à obtenção da direção política, moral e intelectual na sociedade norte-rio-grandense e na sociedade brasileira...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE NO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL NAS ELEIÇÕES DE 2006
Descrição: Análise das estratégias discursivas dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na televisão nas eleições de 2006. Investiga-se o desenvolvimento das diferentes estratégias político-discursivas adotadas pelos principais candidatos a Governador do Rio Grande do Norte como parte do processo de disputa pela hegemonia dos diversos partidos políticos e grupos e classes sociais na sociedade norte-rio-grandense. Pretende-se, também, verificar as possíveis correlações existentes entre as tendências de intenção de voto e as estratégias discursivas implementadas no HGPE, culminando no resultado eleitoral obtido pelos diversos candidatos nas eleições de 2006. OBJETIVOS - Acompanhar a formação das alianças políticas, a escolha das candidaturas e a configuração das respectivas coligações partidárias que disputarão as eleições para o Governo do Rio Grande do Norte em 2006, identificando os diferentes interesses e projetos políticos em disputa pela hegemonia político-cultural estadual. - Registrar e analisar a campanha eleitoral para o Governo do Rio Grande do Norte no HGPE em 2006. - Analisar as estratégias político-discursivas adotadas e suas eventuais mudanças durante a campanha eleitoral, como resultado da disputa política pelo voto dos eleitores norte-rio-grandenses e sua expressão através das pesquisas de opinião realizadas durante o processo eleitoral. - Traçar um paralelo entre as estratégias político-discursivas veiculadas no HGPE e os resultados eleitorais obtidos pelos diversos partidos e principais candidatos nas eleições estaduais. - Identificar as questões e/ou os problemas que polarizarão o debate político-eleitoral com o confronto de diversas alternativas interpretativas sobre a situação atual e o futuro da sociedade norte-rio-grandense. - Verificar a pertinência dos modelos explicativos existentes sobre a propaganda política nos processos eleitorais. - Participar do debate com pesquisadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jeane de Freitas Azevedo - Integrante / Tatiane Vieira Barros - Integrante / José Antônio Spinelli - Integrante / João Emanuel Evangelista - Coordenador.
2004 - 2006
OS PROCESSOS SOCIAIS DA RECEPÇÃO DO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL NAS ELEIÇÕES PARA A PREFEITURA DE NATAL EM 2004
Descrição: Estudo dos processos sociais da recepção do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na televisão, durante as eleições para a Prefeitura de Natal (RN) em 2004. A pesquisa busca apreender as estratégias de construção da imagem dos candidato, a partir das análise do formato e do conteúdo das mensagens políticas veiculadas na televisão durante o processo eleitoral; e sobretudo investigar os processos sociais em que se dá a recepção e decodificação pela audiência dos cidadãos/eleitores das mensagens políticas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. OBJETIVOS - Registrar e analisar a campanha eleitoral para a Prefeitura de Natal (RN) no HGPE na televisão em 2004. - Traçar um paralelo entre as estratégias adotadas no HGPE na televisão e os resultados eleitorais obtidos pelos diversos partidos e pelos principais candidatos. - Avaliar as possíveis correlações existentes entre a evolução das tendências de intenção de voto e o HGPE na televisão. - Analisar como os eleitores-telespectadores decodificam e avaliam as mensagens políticas veiculadas no HGPE na televisão. - Identificar e analisar as relações e práticas sociais que se estabelecem no processo de recepção das mensagens televisivas do HGPE no cotidiano familiar dos eleitores-telespectadores. - Participar de um amplo debate com pesquisadores de outras universidades do país, em que todo o material coletado (os programas eleitorais nacional e estaduais) será interpretado e discutido. - Integrar diferentes campos do conhecimento na análise do material coletado, possibilitando diversas leituras e pesquisas transversais, em um diálogo e reflexão interdisciplinares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - Atual
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
Descrição: Juventude e educação para a cidadania (Projeto articulado de Educação, Pesquisa e Extensão): No Brasil, a cidadania é estabelecida como uma das finalidades da educação nacional, sendo assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , que prevê em seu art. 2º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No que se refere ao Ensino Médio, a LDB, assinala também como uma de suas finalidades o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Além da LDB, a educação para a cidadania é contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nas orientações para a construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos vários cursos do ensino técnico e superior. Como sustentam Zenaide e Tosi (2004), por mais técnico e especializado que seja um curso, este não pode deixar de incluir conteúdos e metodologias relativas à questão da cidadania, devendo estes serem tratados de uma forma interdisciplinar, possibilitando um entrelaçamento e uma colaboração entre as várias disciplinas que compõem o seu currículo. Nessa perspectiva, a disciplina de Sociologia ministrada nos cursos técnicos integrados do IFPB-Campus Cabedelo, terá como pressuposto a urgência em se discutir questões referentes ao processo de construção da cidadania no mundo contemporâneo. Para tanto, é importante identificar as características específicas da comunidade em que a escola está inserida, para que as ações de ensino, pesquisa e extensão possam estar voltadas para os problemas sociais enfrentados pela realidade da comunidade local. No que concerne à formação para a cidadania, o PDI 2010-2014 do IFPB não determina ações específicas, mas coloca como um dos objetivos , ?Desenvolver políticas de estágio, prática profissional e atividades complementares?, adotando como estratégia a ?Articulação entre ensino, pesquisa e extensão, em diferentes níveis, produzindo o conhecimento para contribuir com as mudanças sociais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida?. Levando em consideração tal estratégia, e a importância de se implementar ações para a educação para a cidadania, o presente projeto de trabalho apresenta as áreas que pretende atuar no âmbito do IFPB CampusCabedelo, tomando como perspectiva a articulação entre os três níveis de atividade acadêmica: ensino, pesquisa e extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - 2009
Periódico: Interlegere


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Trabalho premiado entre os melhores da área de Humanas e Sociais no XVII Congresso de Iniciação Científica (CIC/2006) da UFRN, Propesq- CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AZEVEDO, J. F.2016AZEVEDO, J. F.. A EXPERIÊNCIA DIGITAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NA NOVA FACE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS. Inter-Legere (UFRN), v. 1, p. 202-205, 2016.

2.
AZEVEDO, J. F.2012AZEVEDO, J. F.. OS PROGRAMAS DE GOVERNO DE VILMA DE FARIA E GARIBALDI ALVES FILHO NAS ELEIÇÕES 2006 NO RIO GRANDE DO NORTE. Inter-legere (UFRN), v. 10, p. 184-196, 2012.

3.
AZEVEDO, J. F.2009AZEVEDO, J. F.. Os programas de governo e o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: um estudo sobre as eleições 2006 no RN (Notas prévias de pesquisa). Inter-legere (UFRN), v. 5, p. 281-287, 2009.

4.
AZEVEDO, J. F.2008AZEVEDO, J. F.. Um remédio para a América Latina: notas sobre a educação no pensamento de Manoel Bomfim. Inter-Legere (UFRN), v. 4, p. 47-56, 2008.

5.
AZEVEDO, J. F.2008AZEVEDO, J. F.. Propaganda Eleitoral: politização e sedução do eleitor. Inter-legere (UFRN), v. 1, p. 1-3, 2008.

6.
AZEVEDO, J. F.2008AZEVEDO, J. F.; Silva, Thalita Costa da ; SANTOS, Anderson Cristopher dos ; TOSCANO, Geovânia da Silva ; LIMA, J. G. S. A. ; GERMANO, J. W. ; SILVA, L. L. S. ; FORTES, Lore . Avaliação diagnóstica: a situação do ensino de sociologia na escola de ensino médio do Rio Grande do Norte (RN). Inter-Legere (UFRN), v. 3, p. 4, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AZEVEDO, J. F.. Os Programas de Governo no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: um estudo sobre as eleições governamentais em 2006. 1. ed. Olinda: Livro Rápido - Elógica, 2011. v. 1. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
AZEVEDO, J. F.. Comissões Parlamentares de Inquérito como controle institucional: uma análise da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte (1995/2002). In: Silva, Anaxsuell F.; Santos, A. C.. (Org.). Ciência: humana e potiguar. 1ed.Natal: PPGCS/UFRN, 2010, v. 1, p. 64-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, J. F.; EVANGELISTA, João Emanuel . Comissões Parlamentares de Inquérito e Accountabillity: uma análise da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte (1995/2002). In: 33º Encontro Nacional da ANPOCS, 2009, Caxambu. ANPOCS - 33 Encontro Anual, 2009.

2.
AZEVEDO, J. F.. As propostas de governo no horário gratuito de propaganda eleitoral nas eleições ao governo do RN em 2006. In: XXVII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología, 2009, Buenos Aires. Memorias Congreso ALAS, 2009.

3.
AZEVEDO, J. F.. A democracia no divã: o embate político em torno do Plano Diretor de Natal. In: 13º CISO - Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 2007, Alagoas. 13º CISO - Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 2007.

4.
AZEVEDO, J. F.. Os processos sociais de recepção do Horarío Gratuito de Propaganda Eleitoral nas eleições para a prefeitura de Natal em 2004.. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006, Natal. XVII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, J. F.. A Construção do HGPE nas Eleições 2006 para Governador do Rio Grande do Norte. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.

2.
AZEVEDO, J. F.. Os Processos Sociais de Recepção do HGPE para a prefeitura de Natal em 2004. In: XIV Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.

3.
AZEVEDO, J. F.; Barros, Tatiane Vieira . A cobertura da mídia impressa nas eleições municipais de Natal 2004. In: 58 Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópollis. 58 Reunião Anual da SBPC, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, J. F.. Ethnographier dans le cyberespace : des défis et des possibilités d?utilisation de l?ethnographie dans l?environnement en ligne. In: 2e congrès international de l?Afea, 2015, Toulouse. Démesure - 2e congrès international de l?Afea, 2015.

2.
AZEVEDO, J. F.. A mídia televisiva e sua influência no processo eleitoral: uma análise das eleições municipais de 2008 em Natal/R. In: III Congresso da Compolítica, 2009, São Paulo. III Congresso da Compolítica - Programação e Resumos, 2009.

3.
AZEVEDO, J. F.; EVANGELISTA, João Emanuel . Comissões Parlamentares de Inquérito e Accountabillity: uma análise da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte (1995/2002). In: 33º Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu. ANPOCS - 33º Encontro Anual, 2009.

4.
AZEVEDO, J. F.. O horário gratuito de propaganda eleitoral e as propostas governamentais: observações sobre as eleições 2006 ao Governo do RN.. In: XV Semana de Humanidades, 2008, Natal. xv semana de humanidades, 2008.

5.
SILVA, A. F. ; AZEVEDO, J. F. ; Silva, Francico Jean Carlos da . O diabo e as organizações neopentecostais: o caso da IURD no RN. In: III Seminário Internacional Organização e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas, 2008, Porto Alegre. III Seminário Internacional Organização e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas, 2008.

6.
AZEVEDO, J. F.. A instrução popular como condição para o progresso da América Latina: notas sobre o pensamento de Manoel Bomfim. In: II Ciclo de Estudos em ciências Sociais - CESO, 2008, Natal. ANAIS DO IV CICLO DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA ufrn, 2008.

7.
AZEVEDO, J. F.. Eleições e Classe social: um estudo sobre a recepção do HGPE pelas classes populares de Natal nas eleições municipais em 2004.. In: XIV Semana de Humanidades, 2006, Natal. XIV Semana de Humanidades, 2006.

8.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Josângela Bezerra da . Eleições e classe: um estudo sobre a recepção do HGPE por grupos populares de Natal/RN nas eleições municipais de 2004. In: 6º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2006, Guarulhos. 6º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2006.

9.
AZEVEDO, J. F.. Protestantismo, classe e voto: um estudo sobre a recepção do HGPE por jovens evangélicos da periferia de Natal/RN. In: XV Semana de Humanidades, 2006, Natal. XV Semana de Humanidades, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
AZEVEDO, J. F.. Apprendre la citoyenneté dans les réseaux sociaux de l?Internet : exposition de soi et expériences politiques des lycéens brésiliens sur Facebook. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AZEVEDO, J. F.. L?expérience citoyenne des digital natives: identité numérique et participation politique des lycéens brésiliens sur Facebook.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AZEVEDO, J. F.. L?expérience politique dans les réseaux sociaux en ligne : une étude sur les lycéens au Brésil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AZEVEDO, J. F.. Jovens, Política e Redes Sociais da Internet : um estudo etnográfico sobre a experiência política de estudantes secundaristas no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AZEVEDO, J. F.. Jovens, Redes sociais da Internet e socialização política : um estudo no Nordeste do Brasil'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
AZEVEDO, J. F.. Ethnographier dans le cyberespace : des défis et des possibilités d?utilisation de l?ethnographie dans l?environnement en ligne. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AZEVEDO, J. F.. POLITIZAÇÃO OU DESQUALIFICAÇÃO DA POLÍTICA? NOTAS PRÉVIAS DE UM ESTUDO SOBRE A SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA ONLINE DOS JOVENS NO BRASIL E NA FRANÇA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AZEVEDO, J. F.; EVANGELISTA, João Emanuel . Accountability horizontal no Legislativo estadual: um estudo sobre as CPIs na Assembléia Legislativa do RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
AZEVEDO, J. F.; EVANGELISTA, João Emanuel . Comissões Parlamentares de Inquérito e Accountabillity: uma análise da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte (1995/2002). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AZEVEDO, J. F.. O horário gratuito de propaganda eleitoral e as propostas governamentais: observações sobre as eleições 2006 ao Governo do RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, Anaxsuell Fernando da ; SILVA, Francisco Jean CArlos da ; AZEVEDO, J. F. . O diabo e as organizações neopentecostais: o caso da IURD no RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AZEVEDO, J. F.. A instrução popular como condição para o progresso da América Latina: notas sobre o pensamento de Manoel Bomfim. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
AZEVEDO, J. F.. A Construção do HGPE nas Eleições 2006 para Governador do Rio Grande do Norte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AZEVEDO, J. F.. Os Processos Sociais de Recepção do HGPE para a prefeitura de Natal em 2004. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
AZEVEDO, J. F.. O HGPE nas eleições para governador do RN em 2006: um estudo acerca das campanhas eleitorais no campo midiático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AZEVEDO, J. F.. As estratégias discursivas dos candidatos a governador do Rio Grande do Norte no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral 2006. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
AZEVEDO, J. F.. Mídia e eleições: uma análise das estratégias discursivas dos candidatos a governador do Rio Grande do Norte em 2006 no HGPE.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
AZEVEDO, J. F.. Eleições e Classe social: um estudo sobre a recepção do HGPE pelas classes populares de Natal nas eleições municipais em 2004.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
AZEVEDO, J. F.. Os processos sociais de recepção do Horarío Gratuito de Propaganda Eleitoral nas eleições para a prefeitura de Natal em 2004.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
AZEVEDO, J. F.; Barros, Tatiane Vieira . A cobertura da mídia impressa nas eleições municipais de Natal 2004. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, Josângela Bezerra da ; AZEVEDO, J. F. . Protestantismo, classe e voto: um estudo sobre a recepção do HGPE por jovens evangélicos da periferia de Natal/RN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Josângela Bezerra da . Eleições e classe: um estudo sobre a recepção do HGPE por grupos populares de Natal/RN nas eleições municipais de 2004. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AZEVEDO, J. F.. Comitê de Avaliação do Fundo Comunidades Sustentáveis - Pacific Hydro Brasil,. 2014.

2.
AZEVEDO, J. F.. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE ESCOLA) DA E.E.E.F.M. RENATO RIBEIRO COUTINHO. 2009.

3.
PEREIRA FILHO, S.F. ; AZEVEDO, J. F. ; Silva, Thalita Costa da . Pesquisa eleitoral:a visibilidade da candidatura de Eider Magazine a Prefeitura do Alto do Rodrigues/RN. 2008.

4.
AZEVEDO, J. F.; FORTES, Lore ; GOMES, Ana Laudelina Ferreira ; LIMA, J. G. S. A. ; SILVA, L. L. S. ; Silva, Thalita Costa da ; TOSCANO, Geovânia da Silva . AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: A SITUAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO NORTE/ BRASIL. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, E. M. C. ; AZEVEDO, J. F. . Construindo um clima de bem-estar na escola: desafios e perspectivas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DIAS, E. M. C. ; AZEVEDO, J. F. . Construindo um clima de bem-estar na escola: desafios e perspectivas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para mini-curso).

3.
AZEVEDO, J. F.. As estratégias discursivas dos candidatos a governador do Rio Grande do Norte no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral 2006. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
AZEVEDO, J. F.. Os processos sociais da recepção do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral nas Eleiç;oes para a prefeitura de Natal em 2004. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da; AZEVEDO, J. F.. Participação em banca de GENIELSON SOARES DANTAS.O LÚDICO NA APRENDIZAGEM NO ENSINO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2.
AZEVEDO, J. F.; ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da. Participação em banca de JOSINA DE ARAÚJO FERNANDES.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

3.
AZEVEDO, J. F.; ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da. Participação em banca de MARIA DE LOURDES BORGES OLIVEIRA.A MEDIAÇÃO DO EDUCADOR ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
AZEVEDO, J. F.; ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da. Participação em banca de FRANCISCA UBENIGNA DE ARAÚJO OLIVEIRA.O LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
AZEVEDO, J. F.; ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da. Participação em banca de HIDERALDO BATISTA DA SILVA.APRENDER COM JOGOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

6.
AZEVEDO, J. F.; ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da. Participação em banca de LUZINETE XAVIER DOS SANTOS.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

7.
AZEVEDO, J. F.; ESTÁCIO, M.M.; Silva, Thalita Costa da. Participação em banca de ALDENIZE BEZERRA DA SILVA.A INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

8.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria Hitaiana de Miranda Siqueira.A família na Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

9.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de ALDEÍZA MELO MEDEIROS.A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NOACOMPANHAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

10.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de ANA LÚCIA MACIEL.A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

11.
AZEVEDO, J. F.; Silva, Francico Jean Carlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de ANA LÚCIA OLIVEIRA LIMA.A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

12.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de ANA MARIA FONSECA ARAÚJO MEDEIROS.A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA2. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

13.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de DIANA SHIRLEY SILVA DE OLIVEIRA.A FAMÍLIA NA DIMENSÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

14.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de FRANCISCO MARLON DE OLIVEIRA.A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PÓLO INDUSTRIAL DE GUAMARÉ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

15.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de FRANCISCO MELO MEDEIROS.A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

16.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; Silva, Francico Jean Carlos da. Participação em banca de FRANCIVERA VARELA MEDEIROS.O LÚDICO: A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

17.
SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da; AZEVEDO, J. F.. Participação em banca de GEORGIA MARA SILVA DE OLIVEIRA.O LÚDICO NA EDUCAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

18.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Ithamara Karmelita de Miranda Siqueira.RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2009 - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

19.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Jaciara Maria Silva.ESCOLA DEMOCRÁTICA: UMA NECESSIDADE PARA A ESCOLA JESSÉ PINTO FREIRE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

20.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Jailza de Oliveira Melo.A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

21.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Janaína de Oliveira Avelino.APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

22.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria das Graças de Andrade Bezerra.MÍDIA TELEVISIVA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

23.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Rita de Cássia Maciel Vituriano.LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

24.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Raimunda da Silva Lopes Cunha.A APRENDIZAGEM DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

25.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Neusa Silva dos Santos Souza.A APRENDIZAGEM DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

26.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Neuma Silveira de Lima.POLÍTICA E INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

27.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de MARIA VERÔNICA DA SILVA MARÇAL.INCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS AUDITIVOS: UM DESAFIO EDUCACIONAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

28.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Jarianne Perpétua da Silva Félix.A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA NOS ANOS INCIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

29.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Josélia Marcolino da Silva.CAMINHOS DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

30.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Lígia Maria da Conceição Santos.FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

31.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de LUCIANA IVETE MACIEL BEZERRA.INDISCIPLINA ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

32.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Maria do Carmo Dantas de Araújo.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

33.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria do Socorro Santana dos Santos.LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 4º ANO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

34.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Maria Margarida Fonseca Rodrigues.A LEITURA E ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

35.
AZEVEDO, J. F.; Silva, Francico Jean Carlos da; SILVA, Anaxsuell Fernando da. Participação em banca de Martiliana Braz Sabino.APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

36.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Mozaniel do Nascimento Santos.LEITURA E ESCRITA: UM CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO DO SUJEITO CIDADÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

37.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, Anaxsuell Fernando da; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Rejane Antônia Bezerra Félix.LEITURA EM CRISE NA ESCOLA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

38.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, A. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Wustandiléia Gaspar Rodrigues.O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

39.
Silva, Francico Jean Carlos da; SILVA, A. F.; AZEVEDO, J. F.. Participação em banca de Maria Bernadete dos Santos.A LEITURA E A ESCRITA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CÂNDIDO ALVES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

40.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, A. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria Conceição Ferreira da Silva.CAMINHOS PARA A LEITURA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

41.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, A. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria de Fátima Bezerra Souza.INCLUSÃO: A TERCEIRA IDADE E A ESCOLA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

42.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, A. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria Mônica Dantas Costa.O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

43.
AZEVEDO, J. F.; SILVA, A. F.; SILVA, Francisco Jean CArlos da. Participação em banca de Maria Verônica da Silva Cunha.A APRENDIZAGEM DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

44.
AZEVEDO, J. F.; SPINELLI, José Antônio; COSTA, Homero de Oliveira. Participação em banca de Josângela Bezerra da Silva.Eleições em tempos de mídia: um estudo da cobertura do Jornal de HOje na campanha eleitoral de 2008 em Natal/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
L'art d'être ensemble: Festival arts et sciences humaines. 2016. (Outra).

2.
Les incertitudes sociales du monde contemporain : solitude et hospitalité. 2016. (Outra).

3.
Médias d'information : où sont les jeunes ?. 2016. (Encontro).

4.
Comment se conduire dans les lieux publics de Erving Goffman. 2015. (Outra).

5.
Industries Créative: um grand tournant?. 2013. (Outra).

6.
I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE VIDA COTIDIANA, CONFLITO E ESTRUTURA SOCIAL. 2011. (Encontro).

7.
Ponto de Encontro Saraiva: Recursos didáticos para o ensino da Sociologia. 2011. (Encontro).

8.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).

9.
Curso de Capacitação para formação de Tutores para a Plataforma Moodle. 2010. (Outra).

10.
33º Encontro Anual da Anpocs. Comissoes Parlamentares de Inquérito e Accountability: uma análise da Assemblléia Legislativa do RN. 2009. (Congresso).

11.
59ª Reunião Anual da SBPC. A CONSTRUÇÃO DO HGPE NAS ELEIÇÕES 2006 PARA GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2007. (Congresso).

12.
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais. 2007. (Outra).

13.
6º Congresso Nacional de Iniciação Científica e 4º Congresso Internacional de Iniciação Científica. Eleições e classe: um estudo sobre a recepção do HGPE por grupos populares de Natal/RN nas eleições municipais de 2004. 2006. (Congresso).

14.
I Encontro Regional de profissionais do ensino da Sociologia. 2006. (Encontro).

15.
Seminário de Marketing Político.Seminário de marketink político e eleitoral - 6ª edição nordeste. 2006. (Seminário).

16.
Seminário Natal do Futuro.Seminário Natal do Futuro. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO, J. F.; OLIVEIRA, A. C. R. ; ROLON, C. K. ; CONTRERAS, J. ; DANIEL, S. ; TORRES, C. A. . Regards Croisés sur l?Amérique latine : Interroger l?Amérique latine à partir des sciences sociales. 2016. (Outro).

2.
AZEVEDO, J. F.. II Colóquio de Ciências Naturais. 2010. (Outro).

3.
AZEVEDO, J. F.. XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 2008. (Congresso).

4.
AZEVEDO, J. F.. I Ciclo de EStudos em Ciências Sociais - CESO. 2007. (Outro).

5.
AZEVEDO, J. F.. XIV Semana de Humanidades. 2006. (Congresso).

6.
AZEVEDO, J. F.. VIII SIMPÓSIO OBSERVA NORDESTE: os sentidos do voto. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emília Cristina de Azevedo Maia. Os desafios gerados pelas dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar: um estudo na escola Maria Umbelino de Jesus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

2.
Davilza Rodrigues da Silva Quirino. As dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

3.
Francisca Elizabeth dos Santos Silva. Leitura e Escrita com adoção do Alfa e Beto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

4.
Francisca Maria da Silva. A inclusão dos portadores da síndrome de Down no contexto educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

5.
Glenda Roberta da Silva. Dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

6.
Luíza Renata da Cruz Basilho. Os desafios enfrentados pelos alunos repetentes no 5º ano do Ensino Fundamental: um estudo na Escola Municipal Dep. Djalma Marinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

7.
Maria Aparecida Alves. Os problemas de indisciplina dos alunos do 4º ano da Escola Estadual Prefeito João Evangelista Ribeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

8.
Maria do Socorro Cardoso. As dificuldades da leitura e da escrita nos anos iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

9.
Maria Gildene de Farias. A deficiência auditiva no Ensino Regular: caminhos e perspectivas para a inclusão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

10.
Marinalva dos Santos Santa Rosa. A inclusão de crianças portadoras da Síndrome de Down. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

11.
Maria Nely da Silva Ferreira. A literatura infantil como possibilidade de interesse pelo ato de estudar: um estudo de caso realizado na E.M.P.A.M /Barcelona. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

12.
Cleniférrissan Maria de Lima. Interdisciplinaridade em Sala de aula: em busca da prática textual através das brincadeiras e cantigas de rodas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

13.
Josefa Kallyne de Medeiros Pinho. A agressividade na Educação Infantil: Um estudo de caso realizado no Educandário Jesus Menino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

14.
MARIA JACQUELINE BEZERRA. ALGUNS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A AGRESSIVIDADE EM SEU CONTEXTO ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

15.
JULIANA BARBOSA DA ROCHA. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

16.
WELLINGTON CELESTINO DA SILVA. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO TERTULINO DA CUNHA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

17.
ALINE LISIANNE RIBEIRO DOS SANTOS. O LÚDICO NA SALA DE AULA: DIFICULDADES E DESAFIOS PARA A SUA APLICABILIDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

18.
CLEDMA MARIA DE LIMA. Agressividade no Ensino Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

19.
MÔNICA CRISTINA MOURA DE SOUZA. A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

20.
MARIA LUCIENE DIAS. O VALOR DA AFETIVIDADE NO ATO DE ENSINAR E APRENDER: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA SALA DE AULA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

21.
VITÓRIA RÍZIA RODRIGUÊS BARRETO. AS DIFICULDADES DA LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

22.
FRANCISCO GEILSON DE AZEVEDO SILVA. EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO DJALMA MARINHO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

23.
DANIKELI BEZERRA DE BRITO. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FORMA DE ENRIQUECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

24.
CLENILDE MARIA DE LIMA. TRABALHO DE INTERVENÇÃO SOCIOESCOLAR: DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

25.
MARIA LÚCIA ARAÚJO DE MEDEIROS. A AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

26.
REGILMA URBANO DE ARAÚJO OLIVEIRA. DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.

27.
MARIA NÍZIA DE MOURA LIMA. DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Jeane de Freitas Azevedo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AZEVEDO, J. F.2016AZEVEDO, J. F.. A EXPERIÊNCIA DIGITAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NA NOVA FACE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS. Inter-Legere (UFRN), v. 1, p. 202-205, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:56:15