Breno Arsioli Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7484089259365594
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - com ênfase em História da Ciência - e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: História da Ciência, História da Óptica, Século XVIII e Interface entre História da Ciência e Ensino. Além disso, é orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC. Em 2014, foi Professor Visitante no Departamento de História da Universidade da Califórnia (Berkeley), com apoio FAPESP. Atualmente, coordena o projeto "A Natureza da Luz de Newton a Young: um estudo sobre a óptica entre os séculos XVII e XIX", financiado pelo CNPq (Edital Universal 2016). Para mais informações, acesse o site: http://www.brenoam.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Breno Arsioli Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, B.A.;Moura, Breno Arsioli

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Rua Abolição
Vila São Pedro
09210180 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49968374
URL da Homepage: http://www.brenoam.com


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Cibelle Celestino Silva.
Palavras-chave: História da Ciência; formação de professores; ensino superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a natureza da ciência no ensino,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Cibelle Celestino Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; Newton; Óptica; século XVIII.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em Licenciatura Integrada em Química e Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton.
Orientador: Cibelle Celestino Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formação em Cinema. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
Metodologia e Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
O sig. da exp. no desenv. de conc. em cienc. nat.. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de Pesquisa em História da Ciência. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Newton e suas grandes obras:O Princípia e o Óptica. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Área de atuação: Ensino de Física

Atividades

06/2014 - Atual
Ensino, Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em História das Ciências e da Matemática
Ensino e História das Ciências e da Matemática
Metodologia e Historiografia das Ciências e da Matemática
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Licenciatura em Física.
07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

07/2013 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução da Física
História e Filosofia das Ciências e o Ensino de Ciências
Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna
Práticas de Ensino de Física II
01/2016 - 12/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Licenciatura em Física.
01/2016 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação (CG).

University of California (Berkeley), UCB, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Department of History, .


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Superior (CONSU).
09/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Estudos e Análise do Estágio Curricular do ICENE.
02/2012 - 07/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Ciência
08/2010 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos e Desenvolvimento de Projetos IV
Estudos e Desenvolvimento de Projetos V
04/2011 - 07/2012
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
04/2011 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino - COENS.
04/2011 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Instituto.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Física
Orientação e Estágio Curricular Supervisionado I
08/2010 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Física
08/2010 - 04/2011
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do curso de Física.

Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino de Física II
Laboratório de Ensino de Física IV
Tópicos Especiais em Ensino de Física II
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II
09/2009 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Graduação.
05/2009 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Física.
03/2009 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Estágio da Licenciatura em Física.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Física I
Laboratório de Ensino de Física I
Laboratório de Ensino de Física III
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino de Física II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24

Atividades

09/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Mecânica Clássica
09/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física 1 Teórica
09/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física 1 Experimental
09/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Mecânica
09/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnólogo de Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física

Colégio Progresso Campineiro, PROGRESSO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário em Física, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Atuava como professor de aulas de reforço em Física.

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Eletromagnetismo (3º ano)
Termodinâmica (2º ano)

Instituto Sangari, SANGARI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Encontro de Educadores, Carga horária: 6

Atividades

09/2008 - 12/2008
Treinamentos ministrados , Insituto Sangari, .

Treinamentos ministrados
Encontro de educadores

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsita FAPESP, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2007 - 12/2007
Estágios , Instituto de Física, .

Estágio realizado
Estágiário do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino.
02/2007 - 07/2007
Estágios , Instituto de Física, .

Estágio realizado
Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista-Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Educacional Nazareno, NAZARENO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário em Física, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
No Centro Educacional Nazareno, acompanhei as aulas do Cursinho Comunitário por dois meses. Logo depois, ministrei aos alunos o mini-curso "A luz e as cores", que trazia uma abordagem histórica dos estudos sobre a luz e as cores ao longo dos séculos.



Linhas de pesquisa


1.
História da Ciência
2.
Interface História da Ciência e Ensino
3.
Formação de professores
4.
History of Optics
5.
History of Science


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A natureza da luz de Newton a Young: um estudo sobre a óptica entre os séculos XVIII e XIX
Descrição: Este projeto estudará as concepções sobre a natureza da luz desenvolvidas na Europa entre os séculos XVII e XIX. Para isso, procederemos um estudo de trabalhos sobre óptica publicados nesses países, bem como sobre contextos particulares de cada um deles. A partir disso, buscaremos entender como os filósofos naturais deste período pensaram sobre a constituição, estrutura e comportamento da luz, trazendo à tona uma compreensão mais clara e adequada de suas concepções. Nesse sentido, o projeto busca suprir uma lacuna ? inclusive no âmbito internacional ? de estudos sobre a história das concepções sobre a natureza física da luz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
A História da Óptica no Século XVIII: uma análise crítica das teorias sobre luz e cores na Europa e nos Estados Unidos
Descrição: Este projeto estudará uma seleção de trabalhos sobre óptica publicados na segunda metade do século XVIII na Europa e nos Estados Unidos. Para isso, procederemos um estudo crítico do conteúdo destes trabalhos, bem como do contexto em que foram publicados. A partir disso, pretendemos consolidar uma visão mais adequada na óptica no período, contrapondo as noções de senso comum de que os estudos sobre luz e cores foram inférteis no século XVIII. O projeto será desenvolvido no Departamento de História da Universidade da Califórnia (Berkeley), sob a supervisão e colaboração do Professor Massimo Mazzotti..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Natureza, história, filosofia e ensino de ciências: construindo espaços de articulação
Descrição: A compreensão da Ciência como um empreendimento dinâmico e em constante transformação tem se tornado uma das mais importantes metas da educação científica nos últimos anos. Segundo diversas pesquisas, uma das formas de promover essa compreensão é a inclusão nas salas de aula de Ciência de discussões sobre a Natureza da Ciência. De forma geral, a Natureza da Ciência pode ser definida como um conjunto de aspectos sobre as bases ou princípios epistemológicos envolvidos na construção do conhecimento científico. Uma das maneiras de se trabalhar a Natureza da Ciência em diversas instâncias do Ensino de Ciências é a discussão de episódios da História e Filosofia da Ciência. Neste projeto, buscamos desenvolver propostas fundamentadas na articulação entre Ensino, Natureza, História e Filosofia da Ciência. A partir disso, procuramos elaborar subsídios que favoreçam a construção de uma imagem adequada da Ciência e dos processos envolvidos no seu desenvolvimento em professores e alunos. Esses subsídios estarão incorporados em pesquisas acadêmicas, estratégias de ensino, intervenções em sala de aula, materiais didáticos, entre outros..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2014 - 2014
Textos históricos da ciência para ensinar conceitos científicos: construindo subsídios para a inclusão da história da ciência no ensino
Descrição: Este projeto pretende trabalhar a utilização de fontes primárias da história da ciência no desenvolvimento de sequências didáticas e outras atividades de ensino, promovendo uma reflexão sobre a prática docente. A inclusão da história da ciência no ensino tem sido um ponto de convergência entre educadores, historiadores e pesquisadores na área nos últimos anos. Uma grande quantidade de trabalhos tem salientado que a inclusão de conteúdos históricos no ensino possibilita uma visão mais clara, dinâmica e contextualizada da construção do conhecimento científico, afastando e minimizando concepções distorcidas da ciência, tão prejudiciais no contexto em que a formação de cidadãos críticos torna-se cada vez mais necessária. Contudo, se não há questionamento em relação à importância da história da ciência, há ainda lacunas a serem preenchidas em relação ao "como" trabalhar a história da ciência no ensino. Nesse sentido, este projeto propõe debruçar-se sobre este viés, oferecendo aos participantes, em um primeiro momento, o entendimento da relação entre história da ciência e ensino e, no segundo e principal, o contato com fontes primárias da história da ciência e a discussão sobre como elas podem ser utilizadas para desenvolver atividades de ensino mais motivadoras. Ao longo do projeto serão oferecidas oportunidades de reflexão sobre a prática pelos professores de forma a tornar a elaboração e implementação das propostas de história da ciência no ensino plausíveis aos participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2013
Escola aberta à Universidade Pública
Descrição: O projeto "Escola aberta à Universidade Pública" faz parte do Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares: Investindo em Novos Talentos da CAPES e é dividido em três sub-projetos: ?Subsídios para implementação de novas metodologias para aulas de ciências naturais e humanas?, ?Conhecer fazendo: escola e universidade na busca do conhecimento?, ?Mapeamento de Serviços Públicos Locais para Celular e Internet: Unindo Inclusão Digital, Aprendizagem da Língua e Exercício da Cidadania em Atividades Extracurriculares?. Participam destes sub-projetos professores de diferentes áreas, incluindo Física, Biologia, História e Artes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2013
Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA
Descrição: Financiado pela CAPES, o projeto tem como objetivo implantar o Laboratório de Ensino de maneira a oferecer aos alunos das licenciaturas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) espaço no qual terão acesso aos recursos e estratégias pedagógicas específicas de sua modalidade e às tecnologias da informação e comunicação, que irão compor o cotidiano de sua prática docente, fortalecendo a identidade de professor nos discentes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: A Física na Escola (Online)
2014 - 2015
Periódico: Acontece no CCNH


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Science & Education (Dordrecht)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Professor homenageado do curso de Licenciatura em Física, Unifal-MG.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MOURA, Breno Arsioli  Data: 08/09/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, B.A.2017MOURA, B.A.; BONFIM, T. . Benjamin Franklin e a formação de temporais com raios e trovões: tradução comentada de uma carta a John Mitchel. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, p. 460-478, 2017.

2.
SILVA, R. S.2017SILVA, R. S. ; MOURA, B.A. ; DIETRICH, A. M. . Guerra dos Mundos (1953) e a visão de ciência no pós-guerra. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL, v. 7, p. 1, 2017.

3.
MOURA, B.A.2016 MOURA, B.A.. Newton versus Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 33, p. 111-141, 2016.

4.
MOURA, B.A.2016MOURA, B.A.. Teorias vibracionais da luz na Grã-Bretanha do século XVIII. Scientiae Studia (USP), v. 14, p. 333-356, 2016.

5.
MOURA, B.A.2015MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Voltaire e Algarotti: divulgadores da óptica de Newton na Europa do século XVIII. Scientiae Studia (USP), v. 13, p. 397-423, 2015.

6.
MOURA, B.A.2015 MOURA, B.A.; BOSS, S. L. B. . Thomas Young e o resgate da teoria ondulatória da luz: uma tradução comentada de sua 'Teoria sobre luz e cores'. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 37, p. 4203-1-4203-24, 2015.

7.
MOURA, B.A.2014MOURA, B.A.. Concepções inadequadas de ciência e fazer científico: análise de um exemplo na literatura. Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, v. Ano IV, p. 27-37, 2014.

8.
MOURA, B.A.2014MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Abordagem Multicontextual da História da Ciência: uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 336-348, 2014.

9.
MOURA, B.A.2014MOURA, B.A.. Isaac Newton e a dupla refração da luz. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 36, p. 4602-1-4602-15, 2014.

10.
MOURA, B.A.2014 MOURA, B.A.. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência?. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 32-46, 2014.

11.
MOURA, B.A.2013MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . A Abordagem Multicontextual da História da Ciência na formação de professores de Física: análise de um estudo de caso. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2425, 2013.

12.
MOURA, B.A.2013MOURA, B.A.. Natureza da Ciência no ensino. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 7, p. 13-17, 2013.

13.
Silva, Cibelle Celestino2012 Silva, Cibelle Celestino ; Moura, Breno Arsioli . Science and Society: The Case of Acceptance of Newtonian Optics in the Eighteenth Century. Science & Education (Dordrecht), v. 21, p. 1317-1335, 2012.

14.
SILVA, C. C.2008SILVA, C. C. ; MOURA, B.A. . A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 30, p. 1602/1-1602/10, 2008.

15.
MOURA, B.A.;Moura, Breno Arsioli2008MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Newton antecipou o conceito de dualidade onda-partícula da luz?. Latin - American Journal of Physics Education, v. 2, p. 218-227, 2008.

16.
FORATO, T.C.M.2008FORATO, T.C.M. ; MOURA, B.A. ; PRESTES, M.E.B. . Bibliografia sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências e Biologia. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 2, p. sp, 2008.

17.
MOURA, B.A.;Moura, Breno Arsioli2008MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Os ?estados de fácil transmissão e fácil reflexão? de Isaac Newton: modelos e contradições. Episteme (Porto Alegre), v. 27, p. 1-10, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, B.A.; FORATO, T. C. M. (Org.) . Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: ensaios para a formação de professores. 1. ed. São Bernardo do Campo: Editora da UFABC, 2017. v. 1. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Critical and Transformative Teachers: A Rationale for History and Philosophy of Science in Teacher Education. In: Maria Elice de Brzezinski Prestes; Cibelle Celestino Silva. (Org.). Teaching Science with Context: Historical, Philosophical, and Sociological Approaches. 1ed.Dordrecht: Springer, 2018, v. 1, p. 3-13.

2.
SOUSA, A. F. ; MOURA, B.A. . A ciência como vilã no cinema: um estudo a partir da linguagem cinematográfica. In: Breno Arsioli Moura, Thais Cyrino de Mello Forato. (Org.). História das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: ensaios para a formação de professores. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora da UFABC, 2017, v. 1, p. 163-182.

3.
FORATO, T. C. M. ; MOURA, B.A. . Introdução. História e epistemologia das ciências na formação de professores. In: Breno Arsioli Moura, Thais Cyrino de Mello Forato. (Org.). Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: ensaios para formação de professores. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora da UFABC, 2017, v. 1, p. 1-10.

4.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Forças entre luz e matéria: modelos mecânicos da óptica corpuscular no início do século XVIII. In: MARTINS, Roberto de Andrade; LEWOWICZ, Lucía; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo; SILVA, Cibelle Celestino; MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 6º Encontro. 1ed.Campinas-SP: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010, v. 1, p. 136-142.

5.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Desaguliers e a divulgação da óptica de Newton no século XVIII. In: Maria Helena Roxo Beltran; Fumikaso Saito; Rosana Nunes dos Santos; Wagner Wuo. (Org.). História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009, v. , p. 11-12.

6.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . A teoria dos estados da luz: considerações sobre alguns papéis das hipóteses na óptica newtoniana.. In: MARTINS, R.A.; SILVA, C.C.; FERREIRA, J.M.H.; MARTINS, L.A'C.P.. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 5º Encontro.. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), 2008, v. , p. 91-100.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, M. S. ; MOURA, B.A. . Thomas Young e o estudo da Natureza da Luz: uma abordagem histórica para o Ensino de Física. In: II Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018, Santo André. Docência e Currículo na atualidade: desafios e perspectivas. Santo André: Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018. v. 1. p. 203-209.

2.
SILVA, R. S. ; MOURA, B.A. . Guerra dos Mundos (1953): um estudo da imagem da ciência no cinema. In: II Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018, Santo André. Docência e Currículo na atualidade: desafios e perspectivas. Santo André: Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018. v. 1. p. 309-316.

3.
MOURA, B.A.. Joseph Priestley and the History of Optics: Historiography for Science Education. In: 13th International History, Philosophy, and Sociology of Science, and Science Teaching Biennial Conference, 2015, Rio de Janeiro - RJ. Proceedings of the 13th IHPST BIennial Conference, 2015. v. 1.

4.
SOUSA, A. F. ; MOURA, B.A. . Os planos no filme Gattaca: subsídios para discutir a Natureza da Ciência pelo Cinema. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia-SP. Anais do X ENPEC. Belo Horizonte-MG: ABRAPEC, 2015.

5.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Multi-contextual approach of history of science (MCAHS): introducing historical content in science teacher training. In: 12th Biennial International History, Philosophy and Science Teaching ing (IHPST) Conference, 2013, Pittsburgh-PA (EUA). Proceedings of the 12th Biennial International History, Philosophy and Science Teaching (IHPST) Conference. -: International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST), 2013. v. 1. p. 1-9.

6.
VIGGIANO, E. ; MOURA, B.A. . Uma proposta de categorias de abordagem do conceito de 'energia' no conteúdos de mecânica de livros didáticos entre 1904 e 1945. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. Anais do IX ENPEC. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2013.

7.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Popularizando Newton: tendências na educação científica do século XVIII. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis - SC. Anais do VII ENPEC. Belo Horizonte - MG: ABRAPEC, 2009.

8.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Natureza da Ciência e Ensino de Fìsica: construindo relações a partir do estudo da óptica newtoniana. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba - PR. Atas do XI EPEF. São Paulo - SP: SBF, 2008.

9.
SILVA, C. C. ; MOURA, B.A. . Newtonian optics in the eighteenth century: discussing the nature of science. In: Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference, 2007, Calgary. Proceedings of the Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference, 2007.

10.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . A óptica newtoniana no século XVIII: o que podemos aprender com esse episódio?. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis - SC. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte - MG: Abrapec, 2007. v. CDROM.

11.
MOURA, B.A.; NICIOLI, Roberto Bovo ; MATTOS, Cristiano ; SILVA, C. C. . O éter nos livros didáticos de Física do final do século XIX e início do século XX. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luis - MA. XVII SNEF. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Física, 2007.

12.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Os anéis de Newton e a teoria corpuscular da luz. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina-PR. Atas do X EPEF: EPEF 20 anos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2006. v. CD ROM. p. T0154-1.pdf.

13.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Os estados de fácil transmissão e fácil reflexão de Isaac Newton: modelos e contradições. In: V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2006, Florianópolis - SC. V Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2006. p. 34-34.

14.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton. In: X Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte - MG. Anais do X Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Fafich - UFMG: (CD-Rom, arquivo: HIS 10154.pdf), 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, B.A.. The changing role of Newton's fits in 18th century. In: 1st European IHPST Regional Conference, 2016, Flensburg. Proceedings of the 1st European IHPST Regional Conference, 2016.

2.
BONFIM, T. ; MOURA, B.A. . As primeiras investigações de Benjamin Franklin sobre eletricidade: um estudo de suas primeiras cartas a Peter Collinson. In: X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2016, Águas de Lindoia - SP. Resumos estendidos - X Encontro da AFHIC. Águas de Lindoia: AFHIC, 2016. v. 1. p. 189-191.

3.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . As críticas de Robert Greene à óptica newtoniana no século XVIII. In: VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010, Canela - RS. Caderno de Programas e Resumo do VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul. Campinas-SP: AFHIC, 2010. v. 1. p. 1-2.

4.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Mechanical models for light in eighteenth century: enhancing Physics teachers' views of Nature of Science. In: GIREP-EPEC 2009 International Conference, 2009, Leicester - Inglaterra. GIREP-EPEC 2009 International Conference - Book of Abstracts, 2009. p. 78-80.

5.
FORATO, T.C.M. ; MOURA, B.A. . A proposal to use history of science texts in high school classrooms. In: GIREP-EPEC 2009 International Conference, 2009, Leicester - Inglaterra. GIREP-EPEC 2009 International Conference - Book of Abstracts, 2009. p. 77-78.

6.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Discutindo a natureza da ciência a partir de estudos históricos: o caso da óptica no início do século XVIII. In: III Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2008, São Paulo - SP. Caderno de Programas e Resumos do III Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. São Paulo - SP: [s.n.], 2008. p. 56-56.

7.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Forças entre luz e matéria: modelos mecânicos da óptica corpuscular do início do século XVIII. In: VI Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2008, Montevideo - Uruguai. VI Encuentro de la Asociación de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur, 2008. p. 58-58.

8.
MOURA, B.A.. Newton e a teoria dos estados da luz no século XVIII: óptica, corpúsculos e a dinâmica da Ciência. In: II Encontro da Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2007, São Paulo - SP. Caderno de Programas e Resumos do II Encontro da Pós-graduação em Ensino de Ciências, 2007. p. 18-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, A. F. ; MOURA, B.A. . Nature of Science and Film Language: The case of Gattaca. In: 13th International History, Philosophy, and Sociology of Science, and Science Teaching Biennial Conference, 2015, Rio de Janeiro - RJ. Proceedings of the 13th IHPST BIennial Conference, 2015. v. 1.

2.
BONFIM, T. ; MOURA, B.A. . As idéias sobre eletricidade de Benjamin Franklin: uma tradução comentada de duas cartas a Peter Collinson em 1747. In: VIII Encontro de Iniciação Científica - UFABC, 2015, Santo André-SP. Resumos do VIII Encontro de Iniciação Científica, 2015.

3.
SILVA, E. V. R. ; MOURA, B.A. . Michael Faraday, Royal Institution e a divulgação científica na Inglaterra do século XIX. In: VIII Encontro de Iniciação Científica - UFABC, 2015, Santo André-SP. Resumos do VIII Encontro de Iniciação Científica - UFABC, 2015.

4.
Moura, Breno Arsioli; SILVA, C. C. . A formação crítica de licenciandos por meio da abordagem contextualizada da História da Ciência. In: 2ª Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy and Science Teaching Group, 2012, Mendoza. Livro de Resumos, 2012. p. 52-53.

5.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . A Natureza da Ciência na formação de professores: um estudo a partir da história do eletromagnetismo. In: V Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2010, São Paulo - SP. Caderno de Programas e Resumos do V Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências. São Paulo: Gráfica do Instituto de Física, 2010. v. 1. p. 31-31.

6.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Ensino contextualizado da História da Ciência: uma proposta para promover a formação cultural na licenciatura em física. In: 1a Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group, 2010, São Sebastião - SP. Caderno de Resumos da 1a Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group, 2010. p. 19-19.

7.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Forças entre luz e matéria: modelos mecânicos da óptica corpuscular no início do século XVIII. In: VI Encuentro de la Asociación de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur, 2008, Montevideo - Uruguai. VI Encuentro de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur - Programa y Libro de Resúmenes, 2008. p. 58-58.

8.
MOURA, B.A.. Desaguliers e a divulfação da óptica de Newton no século XVIII. In: Jornada de História da Ciência e Ensino, 2007. Caderno de Resumos da Jornada de História da Ciência e Ensino, 2007. p. 14-15.

9.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Corpuscular optics in the eighteenth century: an historical example of the nature of science. In: International Conference on Physics Education, 2007, Marrakech. Abstracts - International Conference on Physics Education, 2007. p. 176-176.

10.
MOURA, B.A.. A Hipótese da luz e o modelo de éter luminoso de Isaac Newton. In: XIII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2005, Campinas - SP. Caderno de Resumos do XIII Congresso Interno de Iniciação Científica. Campinas: Unicamp/Pró-reitoria de Pesquisa, 2005. p. 203-203.

11.
MOURA, B.A.. Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton. In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2004, Campinas - SP. Caderno de Resumos do XII Congresso Interno de Iniciação Científica. Campinas: Unicamp/Pró-reitoria de Pesquisa, 2004. p. 191-191.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOURA, B.A.. Newtonian optics and the historiography of light in the 18 th century: a critical analysis of Joseph Priestley?s The History of Optics. Transversal: International Journal for the Historiography of Science, 2018.

2.
MOURA, B.A.. As contribuições de Benjamin Franklin para a eletricidade no século XVIII. A Física na Escola (Online), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, B.A.. Thomas Melvill and the hanging drop: a study of his short career on optics. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOURA, B.A.. As contribuições de Benjamin Franklin para a eletricidade no século XVIII. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOURA, B.A.. Contextual Reading of Primary Sources: a proposal for university courses of History of Science. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, M. S. ; MOURA, B.A. . THOMAS YOUNG E A NATUREZA DA LUZ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, R. S. ; MOURA, B.A. . A imagem científica presente no filme Guerra dos Mundos (1953). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOURA, B.A.. Thomas Melvill and the hanging drop: a study of his short career on optics. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOURA, B.A.. The resistance to Newtonian optics in Eighteenth Century: what did the opponents say?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOURA, B.A.. The changing role of Newton's fits in 18th century. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOURA, B.A.. Newton vs. Huygens: como não ocorreu o debate entre suas teorias para a luz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MOURA, B.A.. Newton vs. Huygens: como não ocorreu o debate entre suas teorias para a luz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MOURA, B.A.. Joseph Priestley and The History of Optics: historiography for Science Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOURA, B.A.. Onde encontrar boas fontes em História da Ciência?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MOURA, B.A.. The concept of repulsion in 18th century projectiles theories of light: a critical analysis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOURA, B.A.. A Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC): uma proposta para introduzir conteúdos históricos na formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MOURA, B.A.. A formação crítica de licenciandos em física por meio da abordagem contextualizada da História da Ciência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOURA, B.A.. As licenciaturas da UFTM: uma breve apresentação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MOURA, B.A.. Como Newton se tornou um gênio da Ciência?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MOURA, B.A.. As críticas de Robert Greene à óptica newtoniana no século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Ensino contextualizado da História da Ciência: uma proposta para promover a formação cultural na licenciatura em física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Mechanical models for light in eighteenth century: enhancing Physics teachers' views of Nature of Science. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FORATO, T.C.M. ; MOURA, B.A. . A proposal to use history of science texts in high school classrooms. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MOURA, B.A.. Popularizando Newton: tendências na educação científica do século XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Forças entre luz e matéria: modelos mecânicos da óptica corpuscular do início do século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Natureza da Ciência e Ensino de Física: construindo relações a partir da óptica newtoniana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Discutindo a natureza da ciência a partir de estudos históricos: o caso da óptica no início do século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
MOURA, B.A.; NICIOLI, Roberto Bovo ; MATTOS, Cristiano ; SILVA, C. C. . O éter nos livros didáticos de Física do final do século XIX e início do século XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Desaguliers e a divulgação da óptica de Newton no século XVIII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MOURA, B.A.. Newton e a teoria dos estados da luz no século XVIII: óptica, corpúsculos e a dinâmica da ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . A óptica newtoniana no século XVIII: o que podemos aprender com esse episódio?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Os "anéis de Newton" e a teoria corpuscular da luz. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . A "Hipótese da Luz" e o éter luminoso de Isaac Newton. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MOURA, B.A.; SILVA, C. C. . Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MOURA, B.A.. Uma proposta de classificação para os tipos de aplicação da história da ciência na formação científica: implicações para a pesquisa e desenvolvimento (capítulo do livro 'Aprendendo ciência e sobre ciência: abordagens históricas e filosóficas' de C.C. Silva e M.E.B. Prestes). São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013. (Tradução/Outra).

2.
MOURA, B.A.. Thomas Young e as ondulações da luz, 2008. (Tradução/Outra).

3.
MOURA, B.A.. A indiana, o gelo e a crença no conhecimento científico. São Paulo - SP: ArScientia, 2007 (Publicação eletrônica).

4.
MOURA, B.A.. Newton x Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz. São Paulo - SP: ArScientia, 2007 (Publicação eletrônica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUERRA, A. ; MOURA, B.A. . Coordenação de Linha Temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências - XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017.

2.
MARTINS, A. F. P. ; MOURA, B.A. . Coordenação de Linha Temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências - IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
MOURA, B.A.. Pareceres para a revista Física na Escola. 2017.

2.
MOURA, B.A.. Parecer para revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2017.

3.
MOURA, B.A.. Parecer para a Revista Brasileira de História da Ciência. 2017.

4.
MOURA, B.A.. Parecer para a Revista Brasileira de Ensino de Física. 2017.

5.
MOURA, B.A.. Parecer para Revista Brasileira de Ensino de Física. 2016.

6.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido ao Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2015.

7.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido à Revista Brasileira de História da Ciência. 2015.

8.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido à Revista Brasileira de Ensino de Física. 2015.

9.
MOURA, B.A.; ALTARUGIO, M. H. ; ELIAS, M. ; DIETRICH, A. ; ALBRECTH, E. ; PACHECO, M. . Grupo de Trabalho para Reelaboração do Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. 2015.

10.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido ao periódico Educação em Revista. 2015.

11.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido ao periódico Notes and Records of the Royal Society of London. 2015.

12.
MOURA, B.A.. Parecer a trabalho submetido na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015.

13.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido à revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. 2015.

14.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalho submetido à revista Oficina do Historiador. 2015.

15.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalhos submetidos ao V Seminário de Formação de Professores - UFTM. 2015.

16.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalhos submetidos ao X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015.

17.
ALVIM, M. ; SILVA, P. T. ; MOURA, B.A. ; BEZERRA, F. J. B. . Revisão das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática - UFABC. 2014.

18.
MOURA, B.A.. Parecer para artigos na revista Science & Education. 2013.

19.
MOURA, B.A.. Parecer para artigo na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013.

20.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalhos submetidos ao IX ENPEC. 2013.

21.
MOURA, B.A.. Parecer para artigo submetido ao Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2013.

22.
MOURA, B.A.. Parecer sobre processo de estágio sanduíche para Comissão do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP. 2013.

23.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalhos enviados ao XX Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 2012.

24.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalhos enviados ao XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 2010.

25.
MOURA, B.A.. Pareceres para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2009.

26.
MOURA, B.A.. Parecer para trabalhos a serem publicados no livro "Associação de Filosofia e História da Ciência no Cone Sul - Seleção de Trabalhos do VI Encontro". 2009.

27.
MOURA, B.A.. Paracer para trabalhos enviados para apresentação no XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALLCHIN, D. ; MOURA, B.A. . Natureza da Ciência para uma Educação Científica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MOURA, B.A.. Introdução aos estudos de Newton sobre luz e cores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MOURA, B.A.. Ciência em Cena: discutindo a Ciência nos filmes - 2a Edição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MOURA, B.A.. Ciência em Cena: discutindo a Ciência nos filmes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MOURA, B.A.. A luz e as cores: iluminando a história da óptica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MOURA, B.A.. A natureza da luz: uma abordagem histórica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MOURA, B.A.. Material de apoio do curso "A natureza da luz: uma abordagem histórica". 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio).

8.
MOURA, B.A.. A óptica newtoniana no início do século XVIII: sua transformação e popularização. 2007. (Relatório de pesquisa).

9.
MOURA, B.A.. O éter luminoso de Isaac Newton: modelos e contradições. 2005. (Relatório de pesquisa).

10.
MOURA, B.A.. Os corpos naturais e suas cores: densidades, tamanhos e estados da luz. 2005. (Relatório de pesquisa).

11.
MOURA, B.A.. Os anéis de Newton e a teoria dos estados de fácil transmissão e fácil reflexão. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURA, B.A.; BALDINATO, J. O.; LEAL, S. H. B.. Participação em banca de Ana Carla de Sousa Silva. História da Ciência e Ensino de Química: uma proposta para a sala de aula a partir da teoria vital e da síntese da ureia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
WATANABE, G.; HARRES, J. B.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Thiago Roberto Silva Sant'Anna. Uma proposta de aula sobre energia: articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento cotidiano. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
MOURA, B.A.; BALDINATO, J. O.; LEAL, S. H. B.. Participação em banca de Ana Carla de sousa Silva. História da química e ensino: uma proposta para a sala de aula a partir da teoria vital e da síntese da ureia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

4.
MOURA, B.A.; SILVA NETO, C. P.; DIETRICH, A. M.. Participação em banca de Renan Siqueira da Silva. A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

5.
ALVIM, M.; MARTORANO, S.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Luciano Gomes Órfão. As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores de Licenciatura em Química da UFABC. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

6.
PEDUZZI, L.; ALVES FILHO, J. P.; GARCIA, I. K.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Simone Sobiecziak. História da Física e Natureza da Ciência em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MOURA, B.A.; COSTA, L. C.; SCHMIEDECKE, W. G.. Participação em banca de Edson Bezerra da Silva. Fontes primárias de Galileu para o Ensino de Física: uma proposta para o Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC.

8.
GUERRA, A.; CATARINO, G. F. C.; MOURA, B.A.; HASTENREITER, R. S. C.. Participação em banca de Bruno Jorge Barboza da Silva. Um olhar sobre a relação ciência, tecnologia e sociedade em Laranja Mecânica: um caminho para problematizar a ciência a partir do cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
FORATO, T. C. M.; GURGEL, I.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Danielle Beatriz de Sousa Borges. A CONSTRUÇÃO DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA: Sadi Carnot e o estudo da máquina térmica.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

10.
MOURA, B.A.; ALVIM, M.; GUERRA, A.. Participação em banca de Aennder Ferreira de Sousa. A linguagem cinematográfica em Gattaca: o que (mais) os filmes podem ensinar sobre a Ciência?. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

11.
MOURA, B.A.; ALVES, J.; PALUCCI, L.. Participação em banca de Ismerindo Laube de Oliveira. A constante de Hubble: uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula do ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC.

12.
ALVIM, M.; FIGUEIREDO, L. A. V.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Rosângela Rodrigues de Oliveira. A história das ciências no ensino de química: implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

13.
PORTO, P. A.; MAXIMIANO, F.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Marcelo Dias Pulido. O dualismo eletroquímico de Berzelius: sua caracterização e presença em livros didáticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

14.
AURANI, K.; BEZERRA, W.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Anderson Pifer. Teoria analítica do calor de Joseph Fourier: análise das bases conceituais e epistemológicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

15.
MARTINS, A. F. P.; BORBA, G. L.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Midiã Medeiros Monteiro. Inércia e Natureza da Ciência no Ensino de Física: uma sequência didática centrada no desenvolvimento histórico do conceito de inércia. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

16.
MARTINS, R. A.; SILVA, A. P. B.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Alessandra Uchôa. A história da relatividade restrita antes de Einstein. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, A. F. P.; NUNEZ, I. B.; BARROSO, M. T.; MOURA, B.A.; BOZELLI, F. C.. Participação em banca de Boniek Venceslau da Cruz Silva. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo referente à temática natureza da ciência na formação inicial de professores de física. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA, B.A.; DIETRICH, A. M.; SILVA NETO, C. P.. Participação em banca de Renan Siqueira da Silva. A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953): um estudo a partir da linguagem cinematográfica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
MOURA, B.A.; FAGUNDES, M. B.; GURGEL, I.. Participação em banca de Michele Silva Oliveira. THOMAS YOUNG E A NATUREZA DA LUZ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
DIAS, V. S.; MARTINS, L. A. P.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Victor Alexandre Alves de Carvalho. Pesquisas na interface entre história da ciência e ensino de ciências: analisando fontes de dados históricos na produção do PIEC. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

4.
MOURA, B.A.; BUENO FILHO, M. A.; BALDINATO, J. O.. Participação em banca de Ana Carla de Sousa Silva. História da Química e Ensino: uma proposta para a sala de aula a partir da teoria vital e da síntese da ureia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

5.
WATANABE, G.; HARRES, J. B.; MOURA, B.A.; GURGEL, I.. Participação em banca de Thiago Roberto Silva Sant?Anna. Uma proposta de aula sobre energia: articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento cotidiano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

6.
ALVIM, M.; MARTORANO, S.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Luciano Gomes Orfão. Reflexão sobre o discurso dos professores de licenciatura em química da UFABC sobre a contextualização do ensino: contribuições da história e da história das ciências para a superação do paradigma positivista no ensino de química.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

7.
GURGEL, I.; MOURA, B.A.; FORATO, T. C. M.. Participação em banca de Danielle Beatriz de Sousa Borges. História da Ciência na formação inicial de professores: a construção de uma proposta didática a partir das Reflexões de Sadi Carnot no século XIX.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

8.
MOURA, B.A.; GUERRA, A.; COSTA, L. C.. Participação em banca de Aennder Ferreira de Sousa. Natureza da ciência no cinema: construindo subsídios para a formação inicial de professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

9.
ALVIM, M.; MOURA, B.A.; FIGUEIREDO, L. A. V.. Participação em banca de Rosângela Rodrigues de Oliveira. A história das ciências no ensino de química, implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

10.
AURANI, K.; BEZERRA, W.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Anderson Pifer. Teoria analítica do calor de Joseph Fourier: a criação de uma nova ciência. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOZA, L. C.; MOURA, B.A.; PACHANE, G. G.. Participação em banca de Tauan Garcia Gomes.Uma Proposta de Júri Simulado como Estratégia Lúdica para Ensino de História da Química no Ensino Médio: A Teoria do Flogístico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
MOURA, B.A.; MARQUES, D. M.; SALES, N. L. L.. Participação em banca de Danielle Beatriz de Sousa Borges.A HIstória da Ciência no Ensino Médio por meio de uma Linha do Tempo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
MOURA, B.A.; JULIO, R. S.; NEVES, P.P.. Participação em banca de Vera Marcia Moraes Nery.Uma proposta para trabalhar experimentalmente a constante de Planck no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Alfenas.

4.
JUSTINIANO, A.R.; WISNIEWSKI, C.; MOURA, B.A.. Participação em banca de Carla Maria Espíndola Martins.Análise das características da aprendizagem em astronomia dos alunos ingressantes do curso de Física-Licenciatura da Unifal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Alfenas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIGGIANO, E.; BARBOSA, L. G. D.; MOURA, B.A.. Concurso Público para Professor Assistente A - Educação do Campo - Física. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
VARGAS, J. T.; FRANZINI, F.; SANTOS, A.; ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; MOURA, B.A.. Concurso Público para Professor Adjunto A - Formação Científica / Metodologia Científica. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

3.
MOURA, B.A.; VIGGIANO, E.; SOUZA, C. R.. Concurso público para PROFESSOR AUXILIAR, NÍVEL I para a área de Ensino de Física. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
RICARDO, E. C.; RODRIGUES, M. I. R.; Moura, Breno Arsioli. Processo seletivo para Professor Contratado (Assistente) - Ensino de Física - FEUSP. 2013. Universidade de São Paulo.

5.
TOTI, F.A.; MOURA, B.A.; BOLZAM, M. J. A.. Concurso Público para o cargo de PROFESSOR ASSISTENTE na área Física Geral, Ensino de Física. 2012. Universidade Federal de Goiás.

6.
TOTI, F.A.; SANTOS JUNIOR, S.; MOURA, B.A.. Concurso Público para o cargo de PROFESSOR ASSISTENTE na área Física Geral, Ensino de Física. 2012. Universidade Federal de Goiás.

7.
MOURA, B. A.; SIQUEIRA JR., J.R.; SONODA, M.T.. Processo seletivo simplificado para contratação de docente temporário em Física. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
MOURA, B.A.; SALES, N. L. L.; MOREIRA, M.D.. Banca de seleção de alunos para o PIBID 2011-13. 2010. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
JUSTINIANO, A.R.; MOURA, B.A.; MORBEC, J.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Obtenção de Novo Título. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

3.
MOURA, B.A.; MATTOS, Cristiano; VILLANI, A.; PACCA, J. L.. Banca de seleção da Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2006. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8th Biennial Conference of the European Society for the History of Science. Thomas Melvill and the hanging drop: a study of his short career on optics. 2018. (Congresso).

2.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Superando desafios na inserção de abordagens históricas no ensino de física. 2017. (Simpósio).

3.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Coordenação do simpósio temático "História da Ciência no Ensino de Ciências: explorando novos temas e perspectivas". 2016. (Seminário).

4.
1st European Regional Conference of the IHPST. The changing role of Newton's fits. 2016. (Congresso).

5.
The Third Biennial Early-Career Conference for Historians of the Physical Sciences. The resistance to Newtonian optics in Eighteenth Century: what did the opponents say?. 2016. (Congresso).

6.
13th IHPST Conference. Joseph Priestley and The History of Optics: Historiography for Science Education. 2015. (Congresso).

7.
Evora 6th Symposium in Philosophy and History of Science and Technology.The concept of repulsion in 18th century projectile theories of light: a critical analysis. 2015. (Simpósio).

8.
12th Biennial International History, Philosophy and Science Teaching ing (IHPST) Conference. Multi-contextual approach of history of science (MCAHS): introducing historical content in science teacher training. 2013. (Congresso).

9.
9º Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Cienciasias. Abordagem Multicontextual da História da Ciência na formação de professores de física: análise de um estudo de caso. 2013. (Congresso).

10.
2a Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. A formação crítica de licenciandos em Física por meio da abordagem contextualizada da Hiistória da Ciência. 2012. (Congresso).

11.
3° Encontro da Rede Mineira de Química.Avaliador do trabalho desenvolvido pelo discente Tauan Garcia Gomes. 2012. (Encontro).

12.
I Seminário Avaliativo do PIBID-UFTM.Novas abordagens e estratégias para o Ensino de Ciências. 2012. (Seminário).

13.
1a Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. Ensino contextualizado da história da ciência: uma proposta para promover a formação cultural na licenciatura em física. 2010. (Congresso).

14.
8th International Conference for the History of Science in Science Education. 2010. (Congresso).

15.
V Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências.A Natureza da Ciência na formação de professores: um estudo a partir da história do eletromagnetismo. 2010. (Encontro).

16.
VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.As críticas de Robert Greene à óptica newtoniana no século XVIII. 2010. (Encontro).

17.
GIREP-EPEC 2009 International Conference. Mechanical models for light in eighteenth century: enhancing Physics teachers' views of Nature of Science. 2009. (Congresso).

18.
II Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física. 2009. (Encontro).

19.
II Seminário Nacional de Formação de Professores.Produção do conhecimento e seus impactos em ciências e matemática. 2009. (Seminário).

20.
I Mostra de Metodologias de Divulgação da Ciência. 2009. (Outra).

21.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Popularizando Newton: tendências na educação científica do século XVIII. 2009. (Encontro).

22.
III Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Discutindo a natureza da ciência a partir de estudos históricos: o caso da óptica no início do século XVIII. 2008. (Encontro).

23.
VI Encuentro de la Asociación de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur.Forças entre luz e matéria: modelos mecânicos da óptica corpuscular do início do século XVIII. 2008. (Encontro).

24.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Natureza da Ciência e Ensino de Física: construindo relações a partir do estudo da óptica newtoniana. 2008. (Encontro).

25.
II Encontro da Pós-Graduação em Ensino de Ciências.Newton e a teoria dos estados da luz no século XVIII: óptica, corpúsculos e a dinâmica da Ciência. 2007. (Encontro).

26.
International Conference on Physics Education. Corpuscular optics in the eighteenth century: an historical example of the nature of science. 2007. (Congresso).

27.
Jornada de História da Ciência e Ensino.Desaguliers e a divugação da óptica de Newton no século XVIII. 2007. (Outra).

28.
Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference. Newtonian optics in eighteenth century: discussing the nature of science. 2007. (Congresso).

29.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A óptica newtoniana no século XVIII: o que podemos aprender com esse episódio?. 2007. (Congresso).

30.
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.O éter nos livros didáticos de Física no final do século XIX e início do século XX. 2007. (Simpósio).

31.
V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Os estados de fácil transmissão e fácil reflexão de Isaac Newton: modelos e contradições. 2006. (Encontro).

32.
X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Os 'anéis de Newton' e a teoria corpuscular da luz. 2006. (Encontro).

33.
XIII Congresso Interno de Iniciação Científica. A 'Hipótese da luz' e o modelo de éter luminoso de Isaac Newton. 2005. (Congresso).

34.
X Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton. 2005. (Congresso).

35.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica. Um estudo crítico do Livro II do Opticks de Isaac Newton. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, B.A.; ALVIM, M. ; SILVA, P. T. ; BARBOZA, L. C. ; COSTA, L. C. . 4ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. 2018. (Congresso).

2.
SIQUEIRA JR., J.R. ; MOURA, B.A. ; MOREIRA, M.D. . I Semana da Física da UFTM. 2011. (Congresso).

3.
MOURA, B.A.; SALES, N. L. L. . II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão. 2010. (Outro).

4.
MOURA, B.A.. II Seminário de Formação de Professores. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabrício Mendes Damasceno. Amoroso Costa e os primeiros passados da Relatividade no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Michele Oliveira Silva. Thomas Young e o estudo da Natureza da Luz: uma abordagem histórica da Óptica no processo de ensino-aprendizagem.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

3.
Daniel Cruz. Uma abordagem história da propagação, reflexão e refração da luz para o ensino médio. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Carla de Sousa Silva. História da Ciência e Ensino: uma proposta para a sala de aula a partir da teoria vital e da síntese da ureia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Breno Arsioli Moura.

2.
Renan Siqueira da Silva. A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Breno Arsioli Moura.

3.
Edson Bezerra da Silva. Fontes primárias de Galileo no Ensino de Física: uma proposta para o Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Breno Arsioli Moura.

4.
Aennder Ferreira de Sousa. A linguagem cinematográfica em Gattaca: o que (mais) os filmes podem ensinar sobre ciência?. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Ufabc. Orientador: Breno Arsioli Moura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danielle Beatriz de Sousa Borges. A História da Ciência no Ensino Médio por meio de uma linha do tempo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Breno Arsioli Moura.

2.
Valquíria Gimarães Pereira. As leis de Newton: uma abordagem histórica na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Breno Arsioli Moura.

3.
Vera Maria Moraes Nery. Uma proposta para trabalhar experimentalmente a constante de Planck no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Breno Arsioli Moura.

4.
Carla Maria Espíndola Martins. Análise das características da aprendizagem em astronomia dos alunos ingressantes no curso de Física-Licenciatura da Unifal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Breno Arsioli Moura.

Iniciação científica
1.
Adriana Cristina Galis. A relação entre Ciência e Fé no pensamento de Galileu Galilei: um estudo crítico de suas cartas entre 1613 e 1615. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Orientador: Breno Arsioli Moura.

2.
Emerson Vinicius Rafael da Silva. Michael Faraday e as Forças da Matéria: uma análise da divulgação científica no século XIX. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Breno Arsioli Moura.

3.
Thatyusce Bonfim Gomes. As ideias sobre eletricidade de Benjamin Franklin: uma tradução comentada de duas cartas a Peter Collinson em 1747. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Breno Arsioli Moura.



Outras informações relevantes


Membro das seguintes sociedade e associações científicas: International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST), Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 13:03:47