Silvia do Socorro Celusso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0364396064494035
  • Última atualização do currículo em 18/09/2013


Possui Mestrado em Educação (2010), Pós-Graduada em Magistério Superior (2004), Graduada em Direito (1995). Atualmente é professora do Centro de Estudos Avançados em Pós graduação e Pesquisa - CESAP-RJ - Onde Ministra Disciplinas no Curso de Gestão Educacional Integrada e Professora substituta na Faculdade de Formação de Professores da UERJ - São Gonçalo. Integra grupo de pesquisa em Representações Sociais na UNESA-RJ, atuando com os temas representações sociais, gênero, formação docente e praticas docente. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação ( GPEE-UFRJ ), suas principais áreas de investigação são: Relações entre ética, retórica e educação; analise retórica dos discursos educacionais; racionalidade argumentativa em pesquisas educacionais: Questões de teoria e de método. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia do Socorro Celusso
Nome em citações bibliográficas
CELUSSO, S. S.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Auto-ajuda, gênro epiditico nas leituras de docentes-Representações Socias de vida social e pessoal,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Tarso B. Mazzotti.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 1999
Especialização em Magistério Superior em Direito. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Pedagogia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
1987 - 1994
Graduação em Direito.
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Escrita Criativa-Desbloqueando a capacidade de Esc. (Carga horária: 16h).
Estação das Letras.
2005 - 2005
Artes Integradas em Educação. (Carga horária: 56h).
Centro de Formação e Estudos em Arte EDucação.
2004 - 2004
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1997 - 1997
Custos da Qualidade e da NãoQqualidade. (Carga horária: 12h).
Sindicato das Empresas de Segurança,Vigilancia e Cursos de Formação -SP.
1995 - 1995
5S-CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO. (Carga horária: 10h).
Fundação Christiano Ottoni.
1993 - 1993
Gerencia da Qualidade Total em Serviços. (Carga horária: 32h).
Fundação Christiano Ottoni.
1989 - 1991
Extensão universitária em Estágio de Prática Forense e Organização Judiciari. (Carga horária: 344h).
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
1987 - 1987
Curso de contabilidade Geral. (Carga horária: 36h).
Instituto de Resseguros do Brasil.
1980 - 1980
INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE. (Carga horária: 174h).
Instituto de Resseguros do Brasil.
1979 - 1980
Curso de Ingles-Metodo Americano Moderno. (Carga horária: 100h).
Instituto de Resseguros do Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: iNTEGRANTE
Outras informações
Atua na coleta de dados, entrevistas e análises do estudo proposto


Instituto Superior de Educação de Afonso Claudio, ISEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Contratatada para prestação de serviços na área Educacional em Pós-Gradução para ministrar as disciplinas: Estrategias organizaionais e sociais para a pos-modernidade Metodologia da Pesquisa Gestão de Pessoas


Fundação Escola Nacional de Seguros, FUNENSEG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

01/1998 - 01/1999
Ensino, Curso Básico de Seguros, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Noções de Direito / Legislação do Seguro

Instituto de Resseguros do Brasil, IRB, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Seguro, Carga horária: 40

Atividades

10/1977 - 10/1997
Serviços técnicos especializados , Departamento Internacional - Colocação de Riscos, .

Serviço realizado
Colocação de riscos não absorvidos pelo Mercado Segurador Brasileiro.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Desprofissionalização e saberes docentes: representações de professores do ensino fundamental e de alunos e professores dos Cursos de Pedagogia

Descrição: Inúmeras pesquisas indicam que os professores consideram os conteúdos dos cursos de formação excessivamente teóricos e distanciados da realidade das escolas, apontando a prática como a principal responsável pela orientação de suas atividades. Tal constatação levou a um grande número de estudos que buscaram identificar os diferentes saberes implícitos na prática docente. Em consonância com esses estudos, foram efetuadas, em diversos países, reformas nos cursos de formação para o magistério, as quais enfatizam, mais que os conteúdos das disciplinas universitárias, os chamados saberes da ação. No Brasil, importantes reformulações nos cursos de formação para o magistério, como a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares seguiram essa tendência. Após alguns anos de vigência, porém, essa nova maneira de ver os saberes docentes, assim como as reformas por elas inspiradas, começam a ser criticadas. Vários autores têm apontado que estas, ao privarem os professores da formação científica e acadêmica, estariam causando mais desprofissionalização. Diante dessa questão, a presente pesquisa buscará investigar como docentes dos Cursos de Pedagogia, alunos do último ano desses cursos e professores das primeiras séries do ensino fundamental representam os saberes profissionais docentes.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Silvia do Socorro Celusso - Integrante / Helenice Maia Gonçalves - Integrante - Integrante / Alda Judith Alves-Mazzotti - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Formação do professor das séries iniciais e trabalho docente sob a ótica das representações sociais

Descrição: A preocupação com a desprofissionalização do trabalho do professor, em particular o do que atua nas séries iniciais, não é um fenômeno recente nem restrito aos países em desenvolvimento. O termo "desprofissionalização tem sido usado para designar o retrocesso que muitos autores consideram ter havido na formação desses professores com a passagem de sua formação para a Universidade e a supressão gradativa das Escolas Normais. Esses autores observam que a universitarização levou a uma despreocupação com a prática docente, e até mesmo um repúdio a qualquer idéia relacionada a métodos de ensino, considerados receitinhas para ensinar. Nessa perspectiva, os cursos são vistos como locus de discussão e reflexão teórica que se propõem a formar profissionais críticos e criativos, deixando aos futuros professores a tarefa de construir suas próprias práticas. Estes, por sua vez, ao não encontrarem na universidade um corpo sólido de saberes profissionais, sentem-se inseguros por não se sentirem preparados para a docência. Diante deste problema, este estudo se propõe a comparar as representações de trabalho docente construídas por professores oriundos de dois tipos de curso de formação de professores (Normal de nível médio e Curso de Pedagogia), bem como as de docentes desses dois tipos de curso. A abordagem teórico-metodológica adotada tomará por base a teoria das representações sociais introduzida por Serge Moscovici. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas. Na 1ª será aplicado um teste de livre evocação de palavras, com justificativa. Participarão desta etapa 100 professores das 4 primeiras séries do ensino fundamental, sendo 50 oriundas do Curso Normal e 50 de Cursos de Pedagogia, e 100 docentes de cursos de formação, sendo 50 de cada um dos cursos acima mencionados. Na 2ª etapa serão realizados 12 grupos focais, 3 com cada um dos 4 grupos focalizados, com o objetivo de testar e aprofundar as conclusões da 1ª etapa.. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Silvia do Socorro Celusso - Integrante / Alda Judith Alves-Mazzotti - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - Atual
Representações sociais de alunos de Pedagogia e Licenciatura sobre o trabalho docente

Descrição: A pesquisa tem por objetivo caracterizar a representação social de estudantes universitários da área de Educação sobre o trabalho do professor, identificando os elementos que definem sua especificidade e buscando compreender a forma e a dinâmica da organização desses elementos. O projeto é coordenado pela Profª Drª Clarilza Prado de Souza, da PUC-SP, e conta com a participação de grupos de pesquisa de 15 instituições nacionais e 3 estrangeiras: Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Universidade de Aveiro e Universidade de Buenos Aires. . .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Silvia do Socorro Celusso - Integrante / Alda Judith Alves-Mazzotti - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Outra.
2004 - 2007
A Gênese das Diferenças entre as Identidades de Professores de 1º e 2º Segmentos do Ensino Fundamental

Descrição: Esta pesquisa dá continuidade ao nosso estudo anterior que focalizou as representações de identidade profissional construídas por professores de escolas públicas de ensino fundamental do Rio de Janeiro (N=248, sendo 123 professores de 1ª a 4ª e 125 de 5ª a 8ª séries). A análise dos núcleos centrais representações indicou que o sentido do ser professor hoje é bastante distinto para os professores dos dois segmentos: enquanto os do 1º segmento ressaltam a idéia de dedicação, os do 2º enfatizam os elementos dificuldades e luta. Tais diferenças requerem a análise de sua gênese, isto é, a investigação dos processos de objetivação e ancoragem das representações obtidas em cada um dos segmentos considerados. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a origem das diferenças observadas, buscando compreender que aspectos contribuem para o processo de produção daqueles diferentes sentidos. A análise dos processos formadores das representações tomará por base os trabalhos de Moscovici (1978), Jodelet (1990, 2001) e Mazzotti (2002). Serão realizadas 60 entrevistas em profundidade com professores do ensino fundamental (30 professores de 1º segmento e 30 do 2º) focalizando trajetórias profissionais, inserções sociais, grupos de referência, professores e autores que marcaram a formação profissional desses professores, bem como suas práticas docentes, de modo a identificar pistas que nos ajudem a reconstruir os processos geradores das representações encontradas. Prevê-se ainda, a realização de entrevistas com professores de cursos de formação para o magistério com o objetivo de investigar os sentidos do "ser professor" veiculados nesses cursos.. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Silvia do Socorro Celusso - Integrante / Alda Judith Alves-Mazzotti - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Mestre em Educação, Universidade Estácio de Sá - UNESA - RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CELUSSO, S. S.2012CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de gênero no discurso de docentes leitores dos livros de autoajuda:uma contribuição pedagógica curricular?. Debates em Educação, v. 4, p. 107/132-132, 2012.

2.
MENEZES, A. P.2011MENEZES, A. P. ; ALVES, C. N. ; SANTOS, G. J. ; JARDIM, H. S. ; OLIVEIRA, R. J. ; CELUSSO, S. S. . A Ética na Formação de Professores:o olhar do licenciando da UFRJ. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 12, p. 67-84, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CELUSSO, S. S. . O discurso pedagógico da 'literarura da autoajuda':uma prática na sala de aula da atualidade?. In: I Seminario Internacional de Estudos Èticos e Retóricos em Educação, 2013, Rio de Janeiro. I sEMINÁRIO iNTERNACIONAL DE eSTUDOS èTICOS E rETORICOS EM eDUCAÇÃO. Rio de Janeiro, 2013.

2.
SALGUEIRO, M. P. ; CELUSSO, S. S. . O Uso de Fotografias da Infância na Prática dos Profissionais de Educação Infantil. In: VIII SIMPED-Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2013, Resende. Teoria e Prática na Educação:com a palavra , o professor. Resende: AEDB, 2013.

3.
CELUSSO, S. S. . O gênero discursivo da autoajuda:um estudo retórico a partir das falas de leitores e seus diferentes auditórios. In: II jornadas Latinoamericanas de Investigacion en Estudios Retóricos "Retorica y analisis del discurso", 2012, México,DF. Asociacion Latioamericana de Retorica. México, 2012.

4.
CELUSSO, S. S. . Análise Retórica das concepções de ética de professores em formação. In: II jornadas Latinoamericanas de Investigacion en Estudios Retóricos "Retorica y analisis del discurso", 2012, México,DF. Asociacion Latioamericana de Retorica. México,DF, 2012.

5.
CELUSSO, S. S. . O Discurso dos Livros de Autoajuda na Formação de professores:Uma contribuição pedagógica curricular?. In: VII Congresso Ibero-Americano de de Docência Universitária-CIDU, 2012, Porto. VII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. México,DF.

6.
CELUSSO, S. S. . UMA ANÁLISE RETÓRICA DA LITERATURA AUTOAJUDA:UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E REPRESENTAÇÕES DE GENERO. In: I COLOQUIO INTERNACIONAL DE TEXTO E DISCURSO, 2011, MARILIA. REVISTA DE ESTUDOS DISCURSIVOS. MARILIA, 2011.

7.
CELUSSO, S. S. . O Discurso da Autoajuda na formação de professores:um estudo Retórico a partir das Escolhas de Docentes Leitores e seus diferentes auditórios. In: VI SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO-SIMPED, 2011, RESENDE. Desafios Contemporaneos na Educação da Formação ao Trabalho Docente práticas Educacionais Inovadoras, 2011.

8.
CELUSSO, S. S. . Social Representations Teachers Readers of Self-Help books:a practical pedagogical curriculum?. In: ISATT 2011 CONFERENCE, 2011, PORTO. ISATT 2011 CONFERENCE, 2011.

9.
CELUSSO, S. S. . Dialogando com os Livros de Autoajuda a partir de Escolhas de Docentes:Uma construção de Identidades ?. In: IX Encontro Regional de História Oral: Diversidade e Diálogo, 2011, São Paulo. ABHO SUDESTE -IX ENCONTRO SUDESTE DE HSITORIA ORAL. SÃO PAULO, 2011.

10.
CELUSSO, S. S. . A Representação Social de Professores Leitores de Livros de Autoajuda: o uso da retórica como instrumento de análise dos discursos de gênero. In: IV ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2011, São Luiz. NEDHEL IV ENCONTRO MARANHENSE DE HIST´RIA DA EDCAÇÃO. São Luiz, 2011.

11.
CELUSSO, S. S. . A Retórica da autoajuda: contribuições na formação e nas Práticas Pedagógicas ?. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO - "Formação de professores:compromissos e desafios da educação pública, 2011, Bauru. III CBE na UNESP- BAURU. Bauru, 2011.

12.
CELUSSO, S. S. . Discursos y Práticas Pedagógicas: una análisis de los libros de autoayda sugerido por los profesores recién formados. In: Primer Encuentro Internacional de Pedagogía: DIscursos y práticas de intervención, 2011, Mexico DF. Primer Encuentro Internacional de Pedagogia: Discursos y Práticas de INtervencion. México, 2011.

13.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Gênero no Discurso de Docentes Leitores dos Livros de autoajuda:uma contribuição pedagógica curricular?. In: I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE, 2011, MACEIO. Politicas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar. Maceio, 2011.

14.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Gênero no Discurso de Docentes Leitores dos LIvros de Autoajuda:uma contribuição pedagógica curricular?. In: VI ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO, 2011, Maceio. Politicas Educacionais e Mudanças no Contexto escolar. Maceio, 2011.

15.
CELUSSO, S. S. . A representação social de professores leitores de livros de autoajuda:uma contribuição pedagógica curricular?. In: IX COLOQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2010, Porto. Debater o curriculo e seus Campos Politicas, Fundamentos e Práticas. Porto: Legis Editora, 2010. v. 1. p. 350-351.

16.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais do trabalho docente uma análise retórica dos livros de autoajuda:uma escolha de docentes leitores. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e Tensões no campo da formação e do trabalho docente , políticas e práticas educacionais.. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

17.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Gênero: uma produção de sentidos a partir da análise das imagens das capas dos livros da autoajuda. In: IV Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2010, Resende. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende: Associação EDucacional Dom Bosco, 2009. p. 1-7.

18.
CELUSSO, S. S. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO A PARTIR DOS LIVROS DE AUTOAJUDA:UMA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA(AUTO)BIOGRAFICA(IV CIPA), 2010, São Paulo. Espaço(auto)biografico artes de viver,conhecer e formar. São Paulo: EDITORA USP, 2010.

19.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de sucesso a partir de livros de autoajuda por Docentes. In: IX Encontro de Pesquisas em Educação da região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em EDucação no Brasil:balanço do seculoXX e desafios para o seculo XXI. São Carlos: ANPED, 2009. p. 1-5.

20.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Docentes leitores dos livros de autoajuda:uma análise retórica. In: IV COLOQUIO INTERNACIONAL DE POLITICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2009, JOÃO PESSOA. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). Joao Pessoa: Scanner Studio Gráfico, 2009. p. 4269-4283.

21.
CELUSSO, S. S. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GENERO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO METODOLOGICO DE ANÁLISE DOS LIVROS DE AUTOAJUDA POR PROFESSORES LEITORES. In: IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO - EIDE, 2009, Araraquara. Práticas Curriculares. Araraquara, 2009.

22.
SALGUEIRO, M. P. ; CELUSSO, S. S. . O QUE PENSAM OS GESTORES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IV SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2009, Rio de Janeiro. 70 anos do curso de pedagogia no Brasil. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2009.

23.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais do trabalho Docente:uma análise retórica dos livros de autoajuda. In: Congresso INternacional da AFIRSE-V Coloquio Nacional, 2009, João Pessoa. politicas Educacionais e Práticas Educativas. João Pessoa: EdUniversitária UFPB, 2009. v. 1. p. 220.

24.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. ; CELUSSO, S. S. ; Helenice Maia ; Bruno, Soraia . Genese das Representações de Identidade Docente de Professores de primeiro e de segundo Segmento do Ensino Fundamental. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica e pesquisa em educação. Vitória: Eduforum, 2007. v. 1. p. 456.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CELUSSO, S. S. . El Discurso de La Autoayuda:Um estudio de la Retorica del discurso de los lectores y sus diferentes publicos. In: II COLOQUIO INTERNACIONAL DE RETORICA 'Los códigos persuasivos:historia y presente, 2013, Mendonza. II Coloquio Nacional de Retorica y I Congresso Internacional de Retorica e Interdisciplina. Mendonza - Argentina: Centro de Edicion de Textos Hispanoamericanos (UNCuyo), 2013. v. 1. p. 116-117.

2.
CELUSSO, S. S. . El discurso de la autoayuda:un estudio de la retorica del discurso de los lectores y sus diferentes públicos. In: I Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina, 2013, Mendonza. I Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina. Mendonza: Centro de Edicion de Textos Hispanoamericanos (UNCuyo), 2013. v. 1. p. 116-117.

3.
CELUSSO, S. S. . A RETORICA: UM INSTRUMENTO METODOLOGICO NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NAS ANÁLISES DE IMAGENS DAS CAPAS DOS LIVROS DE AUTOAJUDA.. In: XI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL REPRESENTATIONS, 2012, EVORA. XI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL REPRESENTATIONS. EVORA, 2012.

4.
CELUSSO, S. S. . A Retórica da Autoajuda:Contribuições no Discurso Pedagógico da Atualidade?. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE RETÓRICA, 2012, BELO HORIZONTE. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. BELO hORIZONTE: FALE-UFMG, 2012. v. I. p. 81-82.

5.
CELUSSO, S. S. . AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DA EJA: UM ESTUDO RETÓRICO. In: XI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL REPRESENTATIONS, 2012, EVORA. XI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL REPRESENTATIONS. EVORA, 2012.

6.
CELUSSO, S. S. . O Discurso de Gênero da Autoajuda:um estudo Retórico a partir de Docentes Leitores e seus diferentes auditórios. In: IX Seminário Internacional da Rede Latinoamericana de Estudos Sobre o Trabalho Docente-Rede ESTRADO, 2012, Santiago. Livro Resumo. Santiago: Rede Estrado, 2012. v. I. p. 224-225.

7.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Sucesso: a partir do gênero literário autoajuda por professores leitores. In: VI Jornadas Internacionales de Representaciones y Las III Jornadas Nacionales de Representaciones Sociales, 2009, Buenos Aires. Perspectivas en Representaciones Sociales:Dialogos y Debates. Buenos Aires: Evelin Manuli/Edicion, 2009.

8.
CELUSSO, S. S. ; CELUSSO, M. T. . Representações Sociais de gênero a partir da análise das capas dos livros de autoajuda:uma produção de sentidos. In: VI Jornadas Internacionales de Representaciones Sociales y las III Jornadas Nacionales de representaciones Sociales, 2009, Buenos Aires. Perspectivas en Represesentaciones Sociales:Diálogos y Debates. Buenos Aires: Evelin Manuli/Edicio, 2009.

9.
CELUSSO, S. S. . Livros de autoajuda,gênero epiditico:uma contribuição metodologica para as pesquisas em Representações Sociais. In: IV CONFERENCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2009, RIO DE jANEIRO. A Escola Brasileira de Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. v. 1. p. 75.

10.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Gênero nas capas dos livros de autoajuda:as imagens como instrumento metodologico de análise. In: IV CONFERENCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2009, RIO DE JANEIRO. A ESCOLA BRASILEIRA DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. RIO DE JANEIRO: EDUERJ, 2009. v. 1. p. 199-200.

Apresentações de Trabalho
1.
CELUSSO, S. S. . O discurso pedagógico da 'literartura da autoajuda':uma prática na sala de aula da atualidade?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CELUSSO, S. S. . El discurso de la autoayuda:un estudido de la retorica del discurso de los lectores y sus diferntes publicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CELUSSO, S. S. . El Discurso de la autoayuda:un estudio de la retorica del discurso de los lectores y sus diferentes publicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CELUSSO, S. S. . Análise Retórica das concepções de ética de professores em formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CELUSSO, S. S. . O gênero discursivo da autoajuda:um estudo retórico a partir das falas de leitores e seus diferentes auditórios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CELUSSO, S. S. . A Retórica da Autoajuda:Contribuições no Discurso Pedagógico da Atualidade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CELUSSO, S. S. . A Ética no trabalho pedagógico na atualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CELUSSO, S. S. ; Tarso Bonilha Mazzotti . EL EPIDEICTICA EN INVESTIGACION SOBRE REPRESENTACION SOCIAL:ANALISIS DE LOS LIBROS DE AUTOAYUDA SUGERIDO POR LOS MAESTROS PARA LOS PROFESORES RECIEN FORMADOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CELUSSO, S. S. . EL EPIDÉICTICA EN INVESTIGACIÓN SOBRE REPRESENTACIÓN SOCIAL:ANALISIS DE LOS LIBROS DE AUTOAYUDA SUGERIDO POR LOS MAESTROS PARA LOS PROFESORES RE´CIÉN FORMADOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CELUSSO, S. S. . Discursos y Práticas Pedagógicas:un analisis de los libros de autoayuda sugerido por los maestros para los profesores recién formados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CELUSSO, S. S. . Representações sociais do trabalho docente: uma análise retórica dos livros de autoajuda uma escolha de docentes leitores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CELUSSO, S. S. . A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES LEITORES DE LIVROS DE AUTOAJUDA:UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CELUSSO, S. S. . Curriculo e Diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CELUSSO, S. S. . Avaliação e Diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
CELUSSO, S. S. . A Representação Social de Professores leitores de Livros de autoajuda:uma contribuição pedagogica curricular?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CELUSSO, S. S. ; SALGUEIRO, M. P. . Formação de Gestores:alternativas para um trabalho de qualidade na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de Sucesso: a partir do gênero literário autoajuda por professores leitores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de gênero: a retórica como intrumento metodológico de análise dos livros de autoajuda por professores docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CELUSSO, S. S. ; CELUSSO, M. T. . Representações Sociais de gênero a partir da análise das imagens nas capas dos livros de autoajuda: uma produção de sentidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CELUSSO, S. S. . Representações sociais a partir de livros de autoajuda por docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de docentes leitores dos livros de autoajuda: uma análise retórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CELUSSO, S. S. . Representações sociais de gênero: o uso da retórica como instrumento metodológico de análise dos livros de autoajuda por docentes leitores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SALGUEIRO, M. P. ; CELUSSO, S. S. . O que pensam os gestores sobre autonomia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CELUSSO, S. S. . Representações Sociais do trabalho docente: uma análise retórica dos livros de autoajuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
CELUSSO, S. S. . Os professores leitores dos livros de autoajuda: uma representação social da vida escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CELUSSO, S. S. . Livros de autoajuda, gênero epidítico: uma contribuição metodológica para as pesquisas em RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CELUSSO, S. S. . RSs de gênero nas capas dos livros de autoajuda: as imagens como um instrumento metodológico de análise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SALGUEIRO, M. P. ; CELUSSO, S. S. ; MAURICIO, L. V. . Imagens fotográficas: um instrumento metodológico nem estudo sobre RSs de criança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
CELUSSO, S. S. . Representações sociais de gênero: uma produção de sentidos a partir da análise das imagens das capas dos livros de autoajuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ÉTICOS E RETÓRICOS EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

2.
VIII-SIMPED -Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.O Uso de Fotografias da Infância na Prática dos Profissionais de Educação Infantil. 2013. (Simpósio).

3.
II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES. 2013. (Encontro).

4.
III ENCONTRO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA ARTE. 2013. (Encontro).

5.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE RETÓRICA. A Retórica da Autoajuda:Contribuições no Discurso Pedagógico da Atualidade?. 2012. (Congresso).

6.
IX Seminário Internacional da Rede Latinoamericana de Estudos sobre o Trabalho Docente-Rede ESTRADO.O Discurso de Gênero da Autoajuda:um estudo Retórico a partir de Docentes Leitores e seus diferentes auditórios. 2012. (Seminário).

7.
XI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL REPRESENTATIONS, II.A RETORICA: UM INSTRUMENTO METODOLOGICO NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NAS ANÁLISES DE IMAGENS DAS CAPAS DOS LIVROS DE AUTOAJUDA.. 2012. (Outra).

8.
III COLOQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE SAÚDE,EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.A RETORICA: UM INSTRUMENTO METODOLOGICO NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NAS ANÁLISES DE IMAGENS DAS CAPAS DOS LIVROS DE AUTOAJUDA.. 2012. (Outra).

9.
XI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL REPRESENTATIONS, II.AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DA EJA: UM ESTUDO RETÓRICO. 2012. (Outra).

10.
III ENCONTRO COM PESQUISADORES. 2011. (Encontro).

11.
PEDAGOGIA 2011-ENCUENTRO POR LA UNIDAD DE LOS EDUCADORES.EL EPIDEICTICA EN INVESTIGACION SOBRE REPRESENTACION SOCIAL:ANALISIS DE LOS LIBROS DE AUTOAYUDA SUGERIDO POR LOS MAESTROS PARA LOS PROFESORES RECIEN FORMADOS. 2011. (Encontro).

12.
III ENCONTRO COM PESQUISADORES. 2011. (Encontro).

13.
PEDAGOGIA 2011 ENCUENTRO POR LA UNIDAD DE LOS EDUCADORES.EL EPIDÉICTICA EN INVESTIGACIÓN SOBRE REPRESENTACIÓN SOCIAL:ANÁLISES DE LOS LIBROS DE AUTOAYDA SUGERIDO POR LOS MAESTROS PARA LOS PROFESORES RECIÉN FORMADOS. 2011. (Encontro).

14.
Primer Encuentro Internacional de Pedagogia:Discursos y práticas de Intervencion.Discursos y Praticas Pedagógicas: Un analisis de los libros de autoayuda sugerido por los maestros para los profesores recién formados. 2011. (Encontro).

15.
7 Congresso Rio de Educação. 2010. (Congresso).

16.
VI Congresso Internacional de Educaçã Infantil. Formadores de Gestores:alternativas para um trabalho de qualidade na educação infantil. 2010. (Congresso).

17.
Seminário Avaliação Educacional em Debate.Educar em Tempos Dificeis. 2010. (Seminário).

18.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Representações sociais do trabalho docente: uma análise retórica dos livros de autoajuda uma escolha de docentes leitores. 2010. (Encontro).

19.
Manhã Cientifica "Multicultiralismo, Aprendizagem e Práticas Escolares". 2010. (Encontro).

20.
XV ENDIPE.ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO. 2010. (Encontro).

21.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Representações Sociais do Trabalho Docente:uma análise Retórica dos Livros de autoajuda uma escolha de Docentes leitores. 2010. (Encontro).

22.
IX COLOQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. 2010. (Outra).

23.
V COLOQUIO LUSO BRASILEIRO. 2010. (Outra).

24.
IX COLOQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES.A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES LEITORES DE LIVROS DE AUTOAJUDA:UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR?. 2010. (Outra).

25.
V COLOQUIO LUSO BRASILEIRO.A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES LEITORES DE LIVROS DE AUTOAJUDA:UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR ?. 2010. (Outra).

26.
II JORNADA INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE PESQUISA ARETÉ. 2010. (Outra).

27.
IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Representações sociais de gênero: o uso da retórica como instrumento metodológico de análise dos livros de autoajuda por docentes leitores. 2009. (Congresso).

28.
Congresso Internacional da AFIRSE e V Colóquio Nacional da AFIRSE. Representações Sociais do trabalho docente: uma análise retórica dos livros de autoajuda. 2009. (Congresso).

29.
X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Os professores leitores dos livros de autoajuda: uma representação social da vida escolar. 2009. (Congresso).

30.
IX Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Livros de autoajuda, gênero epidítico: uma contribuição metodológica para as pesquisas em RS. 2009. (Congresso).

31.
IV Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED.Representações sociais de gênero: uma produção de sentidos a partir da análise das imagens das capas dos livros de autoajuda. 2009. (Simpósio).

32.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Representações Sociais a partir de livros de autoajuda por docentes. 2009. (Encontro).

33.
IV Encontro Líbero Americano de Educação.Representações Sociais de gênero: a retórica como intrumento metodológico de análise dos livros de autoajuda por professores docentes. 2009. (Encontro).

34.
XV Semana da Educação.O que pensam os gestores sobre autonomia. 2009. (Encontro).

35.
III DIÁLOGOS EM REPRESENTAÇÃO SOCIAL. 2009. (Encontro).

36.
VI Jornadas Internacionais de RS e III Jornadas Nacionais de RS.Representações Sociais de Sucesso: a partir do gênero literário autoajuda por professores leitores. 2009. (Outra).

37.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Representações Sociais de docentes leitores dos livros de autoajuda: uma análise retórica. 2009. (Outra).

38.
Conferência da Profa. Denise Jodelet da École des Hautes Édutes en Science Sociales França. 2009. (Outra).

39.
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE. 2007. (Encontro).

40.
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.GÊNESE DAS REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE PRIEMIRO E DE SEGUNDO SEGMENTO DA ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Encontro).

41.
Creche -Desenvolvimento de Competências Profissionais.Educação - Gestão Educacional. 2005. (Outra).

42.
Seminário Metodológico.O que são oficinas pedagógicas?. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CELUSSO, S. S. . I SIEERE INTERNACIONAL DE ESTUDOS ÉTICOS E RETÓRICOS EM EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CELUSSO, S. S.2012CELUSSO, S. S. . Representações Sociais de gênero no discurso de docentes leitores dos livros de autoajuda:uma contribuição pedagógica curricular?. Debates em Educação, v. 4, p. 107/132-132, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
CELUSSO, S. S. . A Retórica da Autoajuda:Contribuições no Discurso Pedagógico da Atualidade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CELUSSO, S. S. . O discurso pedagógico da 'literartura da autoajuda':uma prática na sala de aula da atualidade?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CELUSSO, S. S. . El discurso de la autoayuda:un estudido de la retorica del discurso de los lectores y sus diferntes publicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CELUSSO, S. S. . El Discurso de la autoayuda:un estudio de la retorica del discurso de los lectores y sus diferentes publicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CELUSSO, S. S. . I SIEERE INTERNACIONAL DE ESTUDOS ÉTICOS E RETÓRICOS EM EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/09/2014 às 3:02:49