Regina Maria de Souza Correia Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1523130299616798
  • Última atualização do currículo em 26/09/2017


Possui graduação em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)(1977), graduação em Português-Inglês pela UFRJ (1998) e Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela UFRJ (2004). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), da UFRJ, coordenado pela Profa. Dra. Mônica Pereira dos Santos. Professora de Inglês- Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão III. Ex diretora pedagógica do mesmo Campus (2013-2015). Interesse, principalmente, nos seguintes temas: Educação; Inclusão em Educação ; Formação de Professores;Ensino de Língua Estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Maria de Souza Correia Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, R. M. S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, São Cristóvão III.
Campo de São Cristóvão 177
São Cristóvão
20921-903 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38911000
Fax: (21) 38911007


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
2000 - 2004
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A formação do professor de inglês para atuar no contexto online: a perspectiva do professor.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Heloisa Gonçalves barbosa.
Palavras-chave: comunicação mediada por computador;contexto online.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Aperfeiçoamento em Midias na Educação Ciclo Básico. (Carga Horária: 120h).
Secretaria de Educação - MEC, SEED/MEC, Brasil.
Título: Curso de Extensão à Distância do Programa de educação Continuada. Ano de finalização: 2007.
1984 - 1998
Graduação em Português-Inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1973 - 1977
Graduação em Português-Francês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Concursada de 2002

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
De agosto 1991 até março de 2003 ocupou os cargos de professora e de Professora Mentora (uma espécie de coordenadora) nas Filiais Flamengo e Botafogo. De março de 2003 até março de 2005 ocupou o cargo de gerência na Filial Grajaú.


Centro Audiovisual de Linguas, CURSO LONDON, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, M. P. (Org.) ; VENTURINI, A. M. (Org.) ; FREITAS, J. G. O. (Org.) ; CASTRO, E. M. M. F. F. (Org.) ; PINTO, R. M. S. C. (Org.) . Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 280p .

2.
PINTO, R. M. S. C.; LAGO, M. (Org.) ; SANTIAGO, M. (Org.) . Universidade e Participação 3: Tecendo diálogos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. v. 1. 298p .

Capítulos de livros publicados
1.
PINTO, R. M. S. C.. GRAMSCI - Educação, Escola e Inclusão: uma aproximação possível?. In: Mônica Pereira dos Santos. (Org.). Ensaios sobre a Inclusão em Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 29-37.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, R. M. S. C.; BUNGNER, F. B. . ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - XIII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2012, VITORIA ES. II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - XIII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ANAIS. VITÓRIA ES: NEESP UFES.


Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, R. M. S. C.; ALONSO, M.I.A ; REZENDE,M.L. ; ROCHA, L.L. ; VALENTE, M.M.F. . Desenvolvimento de material didático ou instrucional: atualização/reformulação/elaboração de material didático para inglês no Ensino Médio Regular e Integrado para a 1ª, 2ª e 3ª séries. 2009. (Projeto de Dedicação Exclusiva).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED. NEGÓCIO É ESSE? QUE BICHA É ESSE QUE VOCÊ MANDOU PRA MIM?? O CORPO COMO LUGAR DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA. 2016.. 2016. (Congresso).

2.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade..Mediadora das Apresentações de Comunicação Oral. 2016. (Seminário).. 2016. (Seminário).

3.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade..Mediadora das Apresentações de Comunicação Oral. 2016. (Seminário).. 2016. (Seminário).

4.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade..Mediadora da Mesa Redonda: ?Inclusão, Ética e Interculturalidade em Educação: Formação Docente?. 2016. (Seminário).

5.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade..Mediadora da Mesa Redonda: ?Inclusão, Ética e Interculturalidade em Educação: Formação Docente?. 2016. (Seminário).

6.
IV Seminário Internacional Universidade e participação: Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Seminário).

7.
Seminário Internacional Inclusão em Educação Universidade e Participação III. 2013. (Seminário).

8.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL XIII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL. 2012. (Seminário).

9.
SIMPÓSIO SOBRE AUTISMO práticas educativas na escola e na família. 2012. (Simpósio).

10.
III Seminário de MIdias na Educação do Colégio Pedro II. 2009. (Seminário).

11.
IV EPAD CURRÍCULO E ACESSO À UNIVERSIDADE EM QUESTÃO. 2009. (Encontro).

12.
II Seminário de Midias & Educação do Colégio Pedro II. 2008. (Seminário).

13.
5º ENPLIRJ.?The conversation Project: oral skills in a public school.?. 2006. (Encontro).

14.
VII ECEL."A formação do professor de inglês para atuar no contexto online: a perspectiva do professor". 2006. (Encontro).

15.
"How songs can motivate learners from all ages". 2005. (Encontro).

16.
I Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - As Contribuições da Pesquisa Qualitativa". 2005. (Outra).

17.
II EPAD.?A formação do professor de inglês para trabalhar no contexto on-line: a perspectiva do professor.? (dissertação de Mestrado). 2005. (Encontro).

18.
VI Evento Anual de Prática Explora´tória - II Encontro do Projeto IPEL - Escola."Leitura crítica em LE em uma escola pública". 2005. (Encontro).

19.
33rd IATEFL. ?Puzzling out the learners´ perception: an exploratory teaching experience.?. 1999. (Congresso).

20.
1º ENPLIRJ.? Reflecting on a classroom investigation and the teacher- consultant partnership.?. 1998. (Encontro).

21.
VI BRAZ-TESOL Convention 98. ?Why do my students resist the coursebook??. 1998. (Congresso).

22.
1st TEACHER MEETING.?Games we play and stories we tell in the teen course.?. 1997. (Encontro).

23.
IATEFL Brazil & BRAZ-TESOL.?Why don´t students do their homework??. 1997. (Encontro).

24.
5º Encontro de Professores de Inglês da Cultura Inglesa.?Let´s talk more?. 1996. (Encontro).

25.
6th LABCI - Conference of Latin American/British Cultural Institutes. ?Let´s Talk!?. 1995. (Congresso).

26.
3º Encontro de Professores de Inglês da Cultura Inglesa.?What does Conversation mean? An Exploratory Teaching Experience.?. 1994. (Encontro).

27.
2º Encontro de Professores de Inglês da Cultura Inglesa.?Learning through games.?. 1993. (Encontro).

28.
5th LABCI - Conference of Latin American/British Cultural Institutes. ? Teaching adults: a challenge to extend teacher´s repertoire of techniques.?. 1993. (Congresso).



Outras informações relevantes


Participei e fui aprovada em Concurso Público de títulos e provas para Professor Substituto de Língua Inglesa, promovido pelo setor de Inglês do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da UFRJ, em março de 2003.

Participo de trabalho em equipe desenvolvendo materiais didáticos para uso dos alunos de Ensino Médio. O foco principal desse trabalho é a leitura de textos, e toma por base o conceito de leitura como um ato social, ou seja, acredita-se que tanto a produção do texto quanto a leitura do mesmo se passam dentro de um contexto sócio-histórico determinado, que orienta leitores a responder questões como :quem escreveu o texto? Para quem foi escrito? Com que objetivo? Quando foi escrito? entre outras, no sentido de enfatizar que ambos, leitores e autores são sujeitos sócio-historicamente situados para que possam entender que discursos estão nas entrelinhas, ou seja, qual o discurso que está posto e o que está subentendido.
         Trabalhei durante três anos , entre 2000 e 2003, orientando professores novos na Instuição particular de ensino, onde trabalhei como professora de Inglês. Organizava reuniões, preparava materiais e assistia aulas dos mesmos para serem avaliados. Trabalhei também como orientadora /coordenadora em um projeto da UFRJ, o CLAC. O CLAC é um curso de línguas aberto à Comunidade, que oferece cursos de várias línguas estrangeiras, gratuitamente, ministrado por alunos que cursam os anos finais da Universidade. Esses alunos passam por um processo seletivo e depois trabalham sob a orientação de um coordenador, que lhes dá treinamento e capacitação para exercer a função de professor. É a sua primeira experiência como futuros professores de línguas . Eu coordenei alguns grupos de professores.
       Participei do Projeto "Conversation" no Colégio Pedro II. Criei material, com conteúdos para os cursos básico e intermediário de Inglês. Preparei o cronograma e administrei o curso no Colégio para alunos do EM.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:04:01