João Batista Nascimento dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6509588405647610
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pelo UNILASALLE (2012) sendo atualmente doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) . Integra os Grupos de Pesquisa Corporalidades e Processocom - grupo de pesquisa em Comunicação. É publicitário, tem experiência na área de Comunicação, como Diretor de Arte e, atualmente, é sócio da Agência Versat Comunicação. Tem experiência no ensino superior, tendo ministrado as disciplinas de Administração e Propaganda e Direção de Arte. Sua Dissertação de mestrado é voltada para os seguintes temas: cultura, identidade, poder, mídia e tolerância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Batista Nascimento dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, João Batista Nascimento dos

Endereço


Endereço Profissional
Versat Comunicação, Versat Comunicação.
Rua da Santidade
Cristo Rei
93020760 - São Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 985539597


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Orientador: Nísia Martins do Rosário.
2002 - 2004
Mestrado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O negro representado na revista Raça Brasil: A estratégia de identidade da mídia étnica,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Nilda Jacks.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estudos culturais; Análise do discurso; Identidade negra.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação Superior.
2011 - 2012
Especialização em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo. (Carga Horária: 375h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: Estratégias de marketing em dispositivos e plataformas digitais.
Orientador: André Luis Machado Teixeira.
2006 - 2006
Especialização em Tutoria em EAD. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: Educação a Distância mediada pelas tecnologias da Comunicação e da Informação.
Orientador: Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol Santos.
1999 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Artes Visuais.
Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo, FEEVALE, Brasil.
Ano de interrupção: 2001
1986 - 1993
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Linguagem Persuasiva: o poder da palavra.
Orientador: Charles Elias Lang.




Formação Complementar


1999
Inglês.
Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo, FEEVALE, Brasil.


Atuação Profissional



Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, FACEBG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
O professor foi contratado em caráter emergencial para substituir uma professora que se afastou no meio do semestre.


Colégio Científico - Sociedade Educacional São Leopoldo, CIENTÍFICO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 12
Outras informações
Atuei como professor tutor no curso de Marketing em EAD.


Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

8/2005 - 3/2006
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Propaganda

Versat Comunicação, VERSAT, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40
Outras informações
Profissional liberal.

Atividades

1/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados , Versat Comunicação, .

Serviço realizado
PUBLICITÁRIO - DIREÇÃO DE ARTE.

Publicitario Autônomo, AUTÔNOMO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Publicitáriro Autônomo, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40


Protarget Comunicação E Marketing, PROTARGET, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: REDATOR, Carga horária: 40

Atividades

6/1993 - 8/1994
Serviços técnicos especializados , Protarget, Redação.

Serviço realizado
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA.

Lubia Assessorai de Marketing E Propaganda, LUBIAASSESSORIAD, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: REDATOR, Carga horária: 0


Jotabê Publicidade, JOTABÊPUBLICIDAD, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: REDATOR, Carga horária: 0


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações
Estágio docente na disciplina Técnicas de Veiculação

Atividades

08/2017 - 12/2017
Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Estágio realizado
Docência disciplina Metodologias da Comunicação.
03/2003 - 07/2007
Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Estágio realizado
Técnicas de veiculação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CORPOS EM DISSECACAO: A DECODIFICACAO DOS SENTIDOS NAS CORPORALIDADES
Descrição: Além de estudar os processos de significação do corpo, é necessário avançar teórica e metodologicamente no delineamento de conceitos específicos da comunicação no que diz respeito a sua linguagem. É nesses aspectos que o projeto se propõe a avançar e encontra sua relevância científica. Para tal, propõe-se a dissecar imagens que permitam comparar textos, códigos, modelizações, traduções e ressignificações, no ambiente midiático audiovisual. Nessa perspectiva, entende-se poder contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a linguagem do corpo na comunicação, mas sobretudo propor uma inovação no âmbito das metodologias de compreensão dessa temática, na área da comunicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Redação Publicitária.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Direção de Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KUNZ, M. A.2015 KUNZ, M. A. ; SANTOS, João Batista Nascimento dos . A representação do Brasil na publicidade das Havaianas. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 10, p. 28-43, 2015.

2.
SANTOS, João Batista Nascimento dos2014 SANTOS, João Batista Nascimento dos; KUNZ, M. A. . Estratégias de Marketing em Plataformas Digitais. Revista de Adminisração, v. 12, p. 74-92, 2014.

3.
SANTOS, João Batista Nascimento dos2007 SANTOS, João Batista Nascimento dos. O negro representado na revista Raça Brasil. Identidade!, v. 11, p. 08-13, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, João Batista Nascimento dos. A representação do Brasil na Publicidade das havaianas. In: Ernani Cesar de Freitas, Juracy Assmann Saraiva, Gislene Feiten Haubrich. (Org.). Diálogos Interdisciplinares: Cultura, Comunicação e Diversidade no Contexto Contemporâneo. 2ªed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2017, v. 2, p. 501-514.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, João Batista Nascimento dos. Corpos estranhos na publicidade: indivíduos fora do Padrão de beleza publicitário em comerciais no youtube. In: II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, 2017, Porto Alegre. ANAIS DO II SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA UFRGS. Porto Alegre, 2017. v. 2. p. 2-338.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, João Batista Nascimento dos. A representação do Brasil na Publicidade das havaianas. In: I CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: Cultura, Comunicação e Diversidade No Contexto Contemporâneo, 2016, Novo Hamburo. Comunicação Individual. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2016. p. 122-122.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, João Batista Nascimento dos; AUGUSTI, A.. Participação em banca de Jaqueline de Oliveira Fofonka.Era uma vez...Divertida Mente: estratégias narrativas e visuais para falar a crianças e adultos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SANTOS, João Batista Nascimento dos. Participação em banca de Alessandra Corrêa Kappes.A conotação da Mensagem Publicitária e sua Relação com o Inconsciente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Taquara.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Internacional de Investigação Critica em Comunicação. 2017. (Outra).

2.
II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.Corpos estranhos na publicidade: indivíduos fora do Padrão de beleza publicitário em comerciais no youtube. 2017. (Seminário).

3.
JORNADAS DE PESQUISA DO PPGCOM 2017: CRISES, CONTATOS, RUPTURAS. 2017. (Outra).

4.
Colóquio Internacional de investigação crítica em Comunicação. 2016. (Outra).

5.
III Seminário GCCOP Dimensões das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2016. (Seminário).

6.
III Seminário Interdisciplinar GCCOP Dimensões das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2016. (Seminário).

7.
JORNADAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. 2016. (Outra).

8.
VI Simpósio Nacional da ABCiber Entretenimento Digital. 2012. (Simpósio).

9.
XI Congresso de Comunicação na Região Sul - Intercom Sul. 2010. (Seminário).

10.
II Seminário Internacional de Estudos Interculturais: a Educação como via para uma prática intercultural. 2006. (Seminário).

11.
VII Seminário Internacional da Comunicação - da Aldeia Global ao ciberspaço: as tecnologias do imaginário como extensões do homem. 2003. (Seminário).

12.
VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um Mundo Complexo. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nísia Martins do Rosário. Representação da negritude: uma análise da primeira princesa negra da Disney em. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: João Batista Nascimento dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:31:45