Cristiane Correia Taveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8341110985719702
  • Última atualização do currículo em 30/12/2018


Pedagoga, Doutora em Educação pela PUC Rio. Professora Adjunta da área de Educação Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) fazendo parte do Comissão Permanente para Normalização do Trabalho Monográfico em Libras e Língua Portuguesa. Foi idealizadora e gestora de conteúdo do site IHA Informa no período de 2010 a 2014. Trabalhou na formação continuada e em serviço de professores da Educação Especial do Município do Rio de Janeiro. Em 2015 foi ganhadora do 1º lugar no Prêmio CAPES de Tese na área de Educação com estudo sobre didática com alunos surdos sob o título "Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro". No INES é um dos líderes do grupo de pesquisa Educação, Mídias e Comunidade Surda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva - Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), Educação Bilíngue (Libras, Língua Portuguesa) voltada à surdez, Letramento Visual e Materiais didáticos voltados para Escolas Bilíngues de surdos, Monografias em Libras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Correia Taveira
Nome em citações bibliográficas
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior.
Rua das Laranjeiras, nº 232
Laranjeiras
22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22857546
URL da Homepage: http://ines.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Vera Maria Ferrão Candau.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lúcia Velloso Maurício.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação Inclusiva; Representações Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional. (Carga Horária: 580h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: A prática avaliativa nos ciclos de formação: uma proposta de ação avaliativa com enfoque psicopedagógico na atuação do professor.
Orientador: Maria de Lourdes Motta Braziellas.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A prática avaliativa no ensino fundamental em uma perspectiva libertadora de educação - uma análise da proposta dos CIEPs.
Orientador: Marly de Abreu Costa.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 20

Atividades

2/1994 - 3/2000
Direção e administração, See, .

Cargo ou função
Professora Orientadora do Ensino Fundamental.
2/1994 - 3/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação especial - classes especiais
Ensino Fundamental - da alfabetização à 4ª série

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Serviço Técnico Especializado - IHA/SME Rio, Carga horária: 40
Outras informações
Equipe de Acompanhamento Escolar. Atualização e formação de professores de classes especiais e classes comuns.

Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente II, Carga horária: 45
Outras informações
Educação infantil. Ensino fundamental do 1º ao 2º ciclo. Ensino fundamental de Jovens e Adultos - PEJA.

Atividades

6/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto Helena Antipoff, Instituto Helena Antipoff.

Serviço realizado
Equipe de Acompanhamento Escolar.
6/2006 - Atual
Treinamentos ministrados , Instituto Helena Antipoff, .

Treinamentos ministrados
Atualização e formação de professores
6/2006 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Instituto Helena Antipoff, .

Serviço realizado
Itinerância Domiciliar.
4/1999 - 5/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental - do 1º ciclo ao 2º ciclo
Educação Infantil
Ensino Fundamental - Jovens e Adultos

Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Bilíngue II
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial de Revista técnico-científica Espaço.
07/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado Departamental.
12/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Normalização de Monografia em Libras e Língua portuguesa.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue
08/2015 - 12/2015
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue
03/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue
10/2014 - 02/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PRODUÇÃO VISUAL NA COMUNIDADE SURDA: prática pedagógica, comunicação e linguagens
Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é mapear e aperfeiçoar didáticas específicas desenvolvidas por professores surdos e não-surdos em contextos de Educação Bilíngue no INES, tendo como predominância os processos de letramento ou alfabetismo visual. O grupo de pesquisa iniciou seus trabalhos em 2015 com a proposta de investigar três eixos: a educação bilíngue de pessoas surdas (Libras / língua portuguesa); o uso de mídias analógicas e digitais em ações didático-pedagógicas envolvendo a tríade aluno-professor-intérprete de língua de sinais; e como essas ações e seus produtos auxiliam no letramento visual dos alunos surdos. As primeiras atividades visam a aproximação dos membros do grupo de pesquisa (professores, alunos de graduação e intérpretes) de conceitos e autores ligados às áreas de mídia-educação, semiótica e comunicação em contextos educacionais. De forma prática, o grupo procederá coletivamente à catalogação e análise de produtos comerciais e não-comerciais, especialmente os que envolvem editoração gráfica e vídeos, direcionados à educação de surdos, em busca de uma maior aproximação e sistematização das características desses artefatos. Simultaneamente, serão desenvolvidas oficinas de produção com mídias e suas técnicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Cristiane Correia Taveira - Coordenador / Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Tatiana Bolívar Lebedeff - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada
Descrição: Desde o mês de junho de 2015 debatendo aportes teóricos e práticos presentes nos 15 passos do Shared Reading Program ? Projeto de Leitura Compartilhada ? para a leitura de histórias para surdos. A partir desse início de troca de experiências, produzimos alguns materiais e articulamos os dias e os horários para o desenvolvimento desta atividade no Auditório do DESU convidando os alunos do DEBASI. Os momentos vividos no Auditório são os seguintes: 1º Momento de contar a história com narrador e personagens e o livro 2º Momento do reconto por meio de vídeo curto 3º Momento livre: manuseio do livro e dos materiais didáticos utilizados na leitura 4º Momento dirigido: letramento em Libras e português escrito.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Cristiane Correia Taveira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Espaço (Rio de Janeiro. 1990)


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Capes de Tese - Área de Educação e Ensino, CAPES.
2015
Diploma de Mérito pela conquista do Prêmio Capes de Tese 2015, Fundação Carlos Chagas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2018TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA. Editorial (nº 49) Dossiê Terminologias em línguas de sinais. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 1, p. 11-13, 2018.

2.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2018TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA; ROSADO, Alexandre. . Monografar em Libras: buscando padrões de escrita em vídeo-registros acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, p. 498-529, 2018.

3.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2017TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA; ROSADO, Alexandre . O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez. REVISTA PEDAGÓGICA (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO), v. 18, p. 174, 2017.

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia2017TAVEIRA, Cristiane Correia. Editorial (nº 47) Educação de Surdos: Tendências e desafios contemporâneos. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 1, p. 11-13, 2017.

5.
TAVEIRA, Cristiane Correia2017TAVEIRA, Cristiane Correia; ATHIE, L. C. . A percepção visual de um aluno surdo da EJA. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 1, p. 255-274, 2017.

6.
TAVEIRA, Cristiane Correia2017TAVEIRA, Cristiane Correia. Editorial (nº 48) Dossiê Línguas e linguagens na educação de surdos. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 1, p. 9-11, 2017.

7.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2016TAVEIRA, Cristiane Correia. A produção de artefatos visuais no campo da surdez: percursos de pesquisa e chaves de leitura. Fórum (Rio de Janeiro. 2000), v. 32, p. 5, 2016.

8.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2016TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA. Editorial (nº 45) Percursos no Ensino de Língua de Sinais: encontros teóricos e práticas docentes. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 45, p. 9-13, 2016.

9.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2016TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA. Editorial (nº 46) Educação de Surdos: Uma questão de nosso tempo. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 46, p. 9-12, 2016.

10.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2014TAVEIRA, Cristiane Correia. A formação bilíngue de professores surdos: apropriação das novas tecnologias por meio de práticas pedagógicas com a língua de sinais e do uso de produtos visuais. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 817, 2014.

11.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2013TAVEIRA, Cristiane Correia; SILVA, S. O. . Formação de profissionais de equipe bilíngue e o uso da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) em escola pública municipal do Rio de Janeiro. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 14, p. 7-23, 2013.

12.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2013 TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos.. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 20, p. 27-42, 2013.

13.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2013TAVEIRA, Cristiane Correia. A Proposta de Educação Bilíngue na Perspectiva Inclusiva da Rede Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. Fórum (Rio de Janeiro. 2000), v. 27, p. 9-18, 2013.

14.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2012TAVEIRA, Cristiane Correia; BELÉM, Laura Jane Messias ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . Ser ou não ser, eis a não questão (ou ao menos não é a tese principal). Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2739-2748, 2012.

15.
ROSADO, Alexandre2012ROSADO, Alexandre ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site 'IHA Informa' a partir de demandas e práticas docentes. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.

16.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2012TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; BELÉM, Laura Jane Messias . No limiar da piada surda. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2749-2758, 2012.

17.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2010TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre representações na disputa entre Braille e Dosvox. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-13, 2010.

18.
TAVEIRA, Cristiane Correia;TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2008TAVEIRA, Cristiane Correia. Representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares. Benjamin Constant (Rio de Janeiro), v. 39, p. 10-19, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Orientações para inclusão de alunos nas escolas do município do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: SME RJ, 2011. v. 1. 128p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . O letramento visual como chave de leitura das práticas pedagógicas e da produção de artefatos no campo da surdez. In: Tatiana Bolivar Lebedeff. (Org.). Letramento visual e surdez. 1ed.Rio de Janeiro: Wak, 2017, v. , p. 17-47.

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Em busca de uma didática da invenção surda. In: Vera Maria Candau. (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, v. , p. 282-300.

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre ; LEMOS, G. S. ; FURRIEL, M. F. S. . O vídeo digital na produção de monografias em língua de sinais: novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. In: Pedro, Neuza; Pedro, Ana; Matos, João Filipe; Piedade, João; Fonte, Magda. (Org.). Digital Technologies & Future School. 1ed.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. 1, p. 409-424.

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. ; LEMOS, G. S. ; FURRIEL, M. F. S. . Novas tecnologias na produção de monografias em Libras com alunos do INES: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado; Giselle Martins dos Santos Ferreira. (Org.). Educação e Tecnologia: Parcerias volume 4. 1ed.Rio de Janeiro: Estácio de Sá, 2015, v. 4, p. 142-186.

5.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre as representações da disputa entre Braille e Dosvox. In: MANZINI, E. J.; MARQUEZINE, M.C.; BUSTO, R.M.. (Org.). Questões de Linguagem na Educação Especial. 1ªed.São Carlos: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. , p. 79-96.

6.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Inclusão de alunos com deficiência em turmas comuns da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Sujeito, Educación Especial e Integración. 1ed.Cidade do México: FES-Iztacala, 2012, v. VIII, p. 399-414.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre ; LEMOS, G. S. ; FURRIEL, M. F. S. . O vídeo digital na produção de monografias em língua de sinais: novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. In: IV Congresso Internacional das TIC na Educação, 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 753-768.

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: a produção de recursos visuais digitais por professores surdos. In: 7º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura, 2014, Curitiba. VII Simpósio Nacional da ABCiber : Compartilhamento e a Criptografia de Informações, 2014. v. 1.

3.
ROSADO, Alexandre. ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA INFORMA? a partir das demandas e práticas docentes.. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Surdez e inclusão: as diferentes práticas de ensino, 2012, Campinas. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012. v. 1. p. 1247-1258.

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . O que combina com o surdo? Questões levantadas pelos profissionais surdos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Surdez e inclusão: as diferentes práticas de ensino, 2012, Campinas. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012. v. 1. p. 1235-1246.

5.
KELMAN, C. A. ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Práticas escolares de ensino: políticas públicas em diálogo com a realidade na educação de surdos. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Surdez e inclusão: as diferentes práticas de ensino, 2012, Campinas. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012. v. 1. p. 4583-4594.

6.
ROSADO, Alexandre. ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA INFORMA? a partir das demandas e práticas docentes.. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro, 2011.

7.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; BELÉM, Laura Jane Messias . Identidade Surda: Questões levantadas pelos profissionais surdos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado, 2011, Londrina. Formação de recursos humanos para atuação em educação especial, 2011.

8.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA Informa? a partir das demandas e práticas docentes. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional da Educação Especial, 2010, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional da Educação Especial. São Carlos: ufscar, 2010. p. 3249-3265.

9.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre barreiras de comunicação e suas representações. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. v. V.

10.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Que lugar ocupa o jovem e adulto com deficiência na EJA?. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. v. V.

11.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência vsual: um recorte sobre representações na disputa entre braille e Dosvox. In: VII Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2009, Rio de Janeiro. 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2009. v. VII.

12.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Análise das representações sociais expressas nos discursos e nas práticas docentes sobre a incluão de alunos com deficiência em turmas regulares. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008.

13.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Categorias encontradas nos discursos de professores a respeito de alunos com deficiência em turmas comuns. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: UFSCar, 2008. v. 1.

14.
TAVEIRA, Cristiane Correia. As representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares. In: VIII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2007, Vitória. Desafios da educação básica a pesquisa em educação. Vitória: UFES, 2007.

15.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MAURICIO, L. V. . As representações sociais expressas nos discursos e nas práticas dos professores a respeito da inclusão escolar de alunos com deficiência em turmas regulares. In: V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2007, Brasília. Interdisciplinaridade e diversidade de paradigmas, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre . The production of visual digital resources by deaf teachers: using new technologies in teaching practices with sign language. In: ATEE Winter Conference Learning & Teaching with Media & Technology, 2013, Gênova. ATEE Winter Conference Learning & Teaching with Media & Technology, 2013. v. 1. p. 64-66.

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Training teachers in Rio de Janeiro, Brazil: biennium of the experience of 'IHA Informa' website creation.. In: 37th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe, 2012, Eskisehir, Anadolu Universit. Teacher Education, Policies and Professionalisation, 2012. v. 1. p. 180-182.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. A formação bilíngue de professores surdos: apropriação das novas tecnologias por meio de práticas pedagógicas com a língua de sinais e do uso de produtos visuais. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. Caderno de atividades e resumos -19º COLE: resumos sem margens, 2014. v. 19. p. 241-242.

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia. A formação de professores surdos: apropriação das novas tecnologias por meio de práticas pedagógicas com a língua de sinais e do uso de produtos visuais. In: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior, 2014, Rosario. Libro de Resúmenes: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Rosario: H. y A. Ediciones, 2014.

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Por uma didática da invenção surda: educação bilíngue no Município do Rio de Janeiro. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2014, Fortaleza. A didática e a prática der ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 507-507.

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ALVES, E. C. S. ; SILVA, R. C. O ; SANTOS, A. P. S. . Minorias culturais, suas lideranças, seus discursos e suas práticas: pesquisas com sujeitos-atores na perspectiva da interculturalidade crítica. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza2014. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE. v. I. p. 507-507.

5.
TAVEIRA, Cristiane Correia. O acolhimento controla e o caos é democrático? A difícil ?tarefa? de sonhar com outra escola. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Cadernos de resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp / ALB, 2009. v. 17. p. 89-89.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Aquilo que eu olho é tudo que eu vejo? Contribuições da arte, da mídia-educação e da gramática visual no campo da surdez. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA INFORMA? a partir das demandas e práticas docentes.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSADO, Alexandre. ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Formando professores para a educação inclusiva: A experiência de criação do site ?iha informa? a partir das demandas e práticas docentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Educação Bilíngue e Políticas Públicas em surdez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; BELÉM, Laura Jane Messias . Identidade Surda: Questões levantadas pelos profissionais surdos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Inclusão de alunos com deficiência em turmas comuns da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro/Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. II Jornada de Iniciação Científica do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2016.

2.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA. XV Congresso Internacional e XXI Seminário Nacional do INES. 2016.

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia. I Jornada de Iniciação Científica do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2015.

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia. XIV Congresso Internacional e no XX Seminário Nacional do INES 'Experiências surdas: Políticas e práticas'. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Jornal Visual entrevista sobre pesquisa em escolas bilíngues (prêmio CAPES de TESE). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Seminário Livro e Leitura para Todos durante os Jogos Paralímpicos, Casa Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . Programa Especial entrevista sobre o projeto Escola Bilíngue no Município do Rio de Janeiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSADO, Alexandre ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Educação, mídias e comunidade surda. 2015; Tema: Mídia e Educação. (Blog).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre . IHA Informa. 2010; Tema: Educação Especial na perspectiva da inclusão. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de material didático para conto de história em Libras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia. A utilização de materiais didáticos para conto e reconto de histórias - experimentação livre. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Princípios básicos de edição de vídeo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos na Educação de Surdos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre ; RAMOS, M. I. B. B. ; FERNANDES, S. S. . Minicurso 'Da história impressa ao vídeo: a produção de materiais didáticos na surdez'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Produção Acadêmica em Libras: Roteirização, direção e edição de vídeos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre . Roteirização, direção e edição de vídeos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TAVEIRA, Cristiane Correia; LEMES, V. A. ; VENANCIA, S. ; FERNANDES, C. M. ; CAVALCANTE, R. . Letramento desde a Educação Infantil: ampliação da compreensão do uso de imagem e texto em ambientes acessíveis ao público-alvo da Educação Especial. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação da prática pedagógica).

13.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Os três (3) momentos didático-pedagógicos na área da surdez.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
TAVEIRA, Cristiane Correia; TAVEIRA, Cristiane Correia . Adequações de materiais paradidáticos e didáticos em surdez.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Recursos visuais na prática pedagógica ? Cultura e Pedagogia Surda.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Las adaptaciones curriculares como estrategia para responder a las necesidades educativas especiales de los alumnos y alumnas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Las adaptaciones curriculares como estrategia para responder a las necesidades educatiivas especiales de los alumnos y alumnas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
TAVEIRA, Cristiane Correia; BELÉM, Laura Jane Messias ; SILVA, Michéli Accioly Cruz Rezende da ; NASCIMENTO, M. F. ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; FRAGOSO, Paula ; MORAES, Regina Celi Souza Costa de ; ROCHA, S. C. M. ; LEMES, V. A. . Proposta de Educação Bilíngue voltada à surdez no município do Rio de Janeiro. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeorientaçãodapráticapedagógica).

20.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; BELÉM, Laura Jane Messias . Orientações sobre a Educação de Surdos no Município do Rio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações para Professores).

21.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Coletânea de Textos do IHA Informa: Orientações para inclusão de alunos nas escolas do município do Rio de Janeiro. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações para Professores).

22.
SILVA, A. P. A. ; ARAUJO, C. A. G. ; TAVEIRA, Cristiane Correia ; ARAUJO, F. F. M. ; LARRATE, J. ; GOUVEIA, S. C. ; OLIVA, V. F. . O trabalho com alunos com Deficiência Múltipla: investigação, descoberta e ação pedagógica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações para Professores).

23.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Orientações sobre a avaliação do aluno em Educação Especial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Orientações sobre a avaliação do aluno em Educação Especial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Orientações para realização de provas para alunos da educação especial. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação).

26.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Orientações sobre as atribuições e a formação em serviço de professores das salas de recursos e de itinerância: A articulação com professor das classes comuns. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação).

27.
TAVEIRA, Cristiane Correia; RODRIGUES, D. A. ; ARAUJO, L. T. ; SIQUEIRA, M. C. D. ; COSTA, M. C. . O que acontece na sala de aula com a inclusão de alunos com deficiência física?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação da prática pedagógica).

28.
LIMA, Cristiane Botelho de ; TAVEIRA, Cristiane Correia ; NETTO, Marcia Mirian Ferreira Corrêa ; MENDONÇA, Kátia Azevedo Bezerra de ; ALEXANDRE, Ana Lucia Andrade . Orientações sobre a inclusão do aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação da prática pedagógica).

29.
TAVEIRA, Cristiane Correia; BELÉM, Laura Jane Messias ; SILVA, Michéli Accioly Cruz Rezende da ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes ; MORAES, Regina Celi Souza Costa de ; ROCHA, S. C. M. . Orientações sobre a prática pedagógica e o ensino voltado para o aluno surdo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação da prática pedagógica).

30.
TAVEIRA, Cristiane Correia; FRAGOSO, Paula . Alunos Jovens e Adultos com deficiência e o repensar da educação para todos e por todos na escola. 2010. (Relato de experiência bem sucedida).

31.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com dificuldade na comunicação escrita e oral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Prática de Leitura e Escrita na Sala de Aula Inclusiva - Inserção do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/ altas habilidades. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). 2008. .

34.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Devolução de Pesquisa de Mestrado: As Representações Sociais de Professores acerca da Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Comuns. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Rotinas de Educação Infantil em uma perspectiva inclusiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Inclusão e Currículo: A classe especial vivencia práticas inclusivas?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Representações dos professores no contexto da Educação Inclusiva. 2008. (Palestra).

38.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Representações sociais de professores sobre a inclusão em turmas de Ciclo de Formação e do Programa de Jovens e Adultos. 2008. (Palestra).

39.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Necessidades Educacionais Especiais e Adaptações Curriculares - Estudo de Casos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

40.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Trabalho por Projetos de Trabalho / de Pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

41.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Cenas da Novela "Páginas da Vida": Dilemas na inclusão de criança com Síndrome de Down. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Por um olhar sensível em avaliação: O olhar investigativo e as possibilidades de significar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

43.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Atuação de Salas de Recursos e Itinerância: Levantamento de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e elaboração de Adaptações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOSCARIOLLI, Clodis; TAVEIRA, Cristiane Correia; ZARA, Reginaldo Aparecido. Participação em banca de Katiuscia Wagner. Um olhar sobre as práticas de ensino em escolas de surdos de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
LOPES, H. R.; TAVEIRA, Cristiane Correia; TERRA, D. V.. Participação em banca de Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira. Cultura corporal do movimento: cinco estratégias de roda para alunos surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade e inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

3.
AMPARO, F. V. da S.; TAVEIRA, Cristiane Correia; VIEGAS, A. C. C.; MARTINS, A. S. R.. Participação em banca de Alexsandra Fernandes Teles. Práticas de Letramentos: Dando sentido às atividades linguísticas da Cultura Escrita. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II.

4.
CASTRO, H. C.; WILLIE, N. R.; BIANCONI, M. L.; TAVEIRA, Cristiane Correia; TORRES, E. M. S.. Participação em banca de Clévia Fernanda Sies Barboza. A Educação Física, os esportes e a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS, LSB): Desenvolvimento do glossário SurdeSportes para acessibilidade e inclusão da comunidade surda. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade e inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

5.
CAMPELLO, A. R. S.; TAVEIRA, Cristiane Correia; MEIRELES, R. M. P. L.; CASTRO, H. C.. Participação em banca de Daniele Pereira dos Santos Magon. Estratégias e orientações sobre o uso de redes sociais no ensino de português escrito para alunos surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade e inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Participação em banca de Maria das Graças Lino Labrunie. A produção de vídeos na escola: um estudo exploratório. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia; SOUZA, T. A. F.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Samuel Rodrigo Uchôa.A trajetória de alunos surdos do DESU/INES em leitura e escrita da língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; CAMPOS, M. S. L.; SOUZA, T. A. F.; FERNANDES, S. S.. Participação em banca de Alessandra Scarpin Moreira Delmar.Conto e reconto de histórias na educação infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia; SOUZA, T. A. F.; SILVEIRA, L. C.. Participação em banca de Joelma Diniz Silva.Piadas Surdas: Estratégia cultural e pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia; CAMPELLO, A. R. S.; SOUZA, T. A. F.. Participação em banca de Aulio Ribeiro da Nobrega.Letramento visual e práticas pedagógicas dos surdos em animação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

5.
CAMPELLO, A. R. S.; TAVEIRA, Cristiane Correia; JANOARIO, R. S.. Participação em banca de Renata dos Santos Bernardo.Limites e implicações do professor ao receber o aluno surdo na escola pública inclusiva no Município do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

6.
TAVEIRA, Cristiane Correia; CAMPELLO, A. R. S.; SOUZA, T. A. F.. Participação em banca de Daniela de Carvalho Cruz.Tipos de vídeos e de leitores na Educação Bilíngue de surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras em Pedagogia e Educação de Surdos.Pedagogia Surda: Letramento de crianças surdas na perspectiva visual. 2018. (Outra).

2.
II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicãção. Gramática visual dos vídeos digitais didáticos, acadêmicos e culturais em Libras: por uma análise da produção da surdo-memória.. 2018. (Congresso).

3.
III Semana de Letras-Libras da UFRJ.Aquilo que eu olho é tudo que eu vejo? Contribuições da arte, da mídia-educação e da gramática visual no campo da surdez. 2018. (Seminário).

4.
Diálogos e Aprofundamento na Educação de Surdos MEC/SECADI.Métodos e Critérios de Avaliação na Educação de Surdos. 2017. (Seminário).

5.
Encontro Nacional de Formação Continuada para os Centros de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).Pedagogia Visual. 2017. (Encontro).

6.
Fórum Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos.Monografar em Libras: buscando lógicas de escrita para a Libras em vídeo-registros. 2017. (Seminário).

7.
Fórum Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos.Reflexões sobre a formação do leitor surdo. 2017. (Simpósio).

8.
III Jornada de Iniciação Científica do INES/DESU.Elementos da gramática visual no conto de histórias para crianças surdas: questões emergentes e resultados parciais. 2017. (Outra).

9.
XVI Congresso Internacional e XXII Seminário Nacional do INE. Visualidade na surdez: intersecções entre arte, educação e gramática visual.. 2017. (Congresso).

10.
Educação Bilíngue para surdos: Surdez como diferença - Ensino Diferente oferecido pela Fundação Municipal de Educação de Niterói.A importância da tecnologia e do registro em Libras na Educação de Surdos. 2016. (Outra).

11.
Fórum Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos.Tipos de vídeo e de leitores na Educação Bilíngue de Surdos. 2016. (Seminário).

12.
IV Congresso Internacional TIC e Educação. O vídeo digital na produção de monografias em língua de sinais: novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. 2016. (Congresso).

13.
XV Congresso Internacional do INES e XXI Seminário Nacional do INES. Minicurso "Da história impressa ao vídeo: a produção de materiais didáticos na surdez. 2016. (Congresso).

14.
XV Congresso Internacional e XXI Seminário Nacional do INES: O INES DE PORTAS ABERTAS. A Libras acadêmica não é simples e a prova em sinais não é mais fácil: a produção de avaliações em Libras no Ensino Superior. 2016. (Congresso).

15.
XV Congresso Internacional e XXI Seminário Nacional do INES: O INES DE PORTAS ABERTAS. Da história impressa ao vídeo: A produção de materiais didáticos na surdez. 2016. (Congresso).

16.
XV Congresso Internacional e XXI Seminário Nacional do INES: O INES DE PORTAS ABERTAS. Produção de Monografias em Língua de Sinais: Novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. 2016. (Congresso).

17.
IV Ciclo de Debates em Linguagem: Tendências e Teses.Novas tecnologias na produção de monografias em Libras: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital. 2015. (Outra).

18.
Simpósio Caminhos da Inclusão - Saberes Científicos e Tecnológicos, sua Importância para o Desenvolvimento do Indivíduo Surdo.Sistematizando Os Bastidores de Produção de Monografias Em Libras do INES. 2015. (Simpósio).

19.
VII Seminário de Pesquisa da Estácio e III Jornada de Iniciação Científica da UNESA.Sistematizando Os Bastidores de Produção de Monografias Em Libras com Alunos de Graduação do Ines. 2015. (Seminário).

20.
VI Semana Pedagógica do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos.Oficina "Produção Acadêmica em Libras: Roteirização, Direção e Edição de Vídeos". 2015. (Oficina).

21.
XIV Congresso Internacional do INES e XX Seminário Nacional do INES. Experiências em Publicações em Libras e Sociedade. 2015. (Congresso).

22.
19º Congresso de Leitura do Brasil. A FORMAÇÃO BILÍNGUE DE PROFESSORES SURDOS: APROPRIAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A LÍNGUA DE SINAIS E DO USO DE PRODUTOS VISUAIS. 2014. (Congresso).

23.
ATEE Winter Conference Learning & Teaching with Media & Technology. The production of visual digital resources by deaf teachers: using new technologies in teaching practices with sign language. 2013. (Congresso).

24.
Fórum Permanente de Educação Linguagem e Surdez do Instituto Nacional de de Educação de Surdos.A proposta de Educação Bilíngue na Perspectiva Inclusiva, da Rede de Educação do Município do Rio de Janeiro. 2013. (Outra).

25.
I Seminário de Psicologia da Educação: Questões sobre a Inclusão na Escola.Práticas pedagógicas no contexto da Educação Inclusiva. 2013. (Seminário).

26.
IX Encontro de Pais de Surdos.Formação de Profissionais e o Uso de Tecnologias Assistivas. 2013. (Encontro).

27.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: a Produção de recursos visuais digitais por professores surdos. 2013. (Simpósio).

28.
18º Congresso de Leitura do Brasil. No limiar da piada surda / Ser ou não ser, eis a não questão. 2012. (Congresso).

29.
37th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe. Training teachers in Rio de Janeiro, Brazil: biennium of the experience of 'IHA Informa' website creation.. 2012. (Congresso).

30.
II Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro.Educação Bilíngue e Políticas Públicas no Município do Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

31.
IV Seminário de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva da Faculdade Gama e e Souza.Educação Bilíngue: Conceito e polítiticas. 2012. (Seminário).

32.
REACESS - Feira Nacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade..Escola Bilíngue - experiência piloto. 2012. (Outra).

33.
Simpósio Caminhos da Inclusão: Que oportunidades estamos oferecendo aos surdos?.O entrelace de políticas públicas, práticas pedagógicas e culturas em educação bilíngue no município do Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

34.
VII Encuentro Internacional "Inclusión: avances, retos y propuestas alternas".O entrelace de políticas públicas, práticas pedagógicas e culturas na Educação Bilíngue voltada à surdez. 2012. (Encontro).

35.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Surdez e inclusão: as diferentes práticas de ensino / Entrelace de políticas públicas, práticas pedagógicas e culturas no campo da inclusão da pessoa com deficiência. 2012. (Congresso).

36.
XX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Formando professores para Educação Inclusiva: a experiência de criação do site. 2012. (Encontro).

37.
10º Encontro de Pesquisa em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.Formando professores para a educação inclusiva: A experiência de criação do site ?iha informa? a partir das demandas e práticas docentes. 2011. (Encontro).

38.
9º E-TIC - Encontro de Tecnologias de Informação e Comunicação - EAD: Experiências no Reino Unido e na Península Ibérica. 2011. (Encontro).

39.
I Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro.Educação Bilíngue e Políticas Públicas em surdez. 2011. (Encontro).

40.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Identidade Surda: Questões levantadas pelos profissionais surdos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

41.
VII Conferência Internacional de TIC na Educação. Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA INFORMA? a partir das demandas e práticas docentes.. 2011. (Congresso).

42.
Semana de Capacitação de Professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.Práticas Educacionais Inclusivas. 2010. (Outra).

43.
VI Encuentro Internacional de Inclusión Educativa.Inclusão de alunos com deficiência em turmas comuns da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro/Brasil. 2010. (Encontro).

44.
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Acolhimento controle e o caos é democrático? A difícil "tarefa" de sonhar com outra escola.. 2009. (Congresso).

45.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. 2009. (Congresso).

46.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Que lugar ocupa o jovem e adulto com deficiência na EJA? / Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre barreiras de comunicação e suas representações. 2009. (Congresso).

47.
VII Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.Tecnologia assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre representações na disputa entre braille e Dosvox. 2009. (Encontro).

48.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Categorias encontradas nos discursos de professores a respeito de alunos com deficiência em turmas comuns. 2008. (Congresso).

49.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Análise das representações sociais expressas nos discursos e nas práticas docentes sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares. 2008. (Encontro).

50.
III Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro.Cotidianos Especiais II - Itinerância Domiciliar de crianças e adolescentes. 2007. (Outra).

51.
III Seminário sobre reinserção familiar.A inclusão psicossocial de crianças e adolescentes com deficiências e transtornos mentais: interlocuções entre educação e saúde mental. 2007. (Seminário).

52.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.As representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares. 2007. (Encontro).

53.
V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira em Representações Sociais.As representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia; BELÉM, Laura Jane Messias . Semana de Capacitação em Educação Bilíngue (LIBRAS, Língua Portuguesa). 2013. (Outro).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ALEXANDRE, Ana Lucia Andrade ; BELÉM, Laura Jane Messias ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . III Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. ; BELÉM, Laura Jane Messias ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . II Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro. 2012. (Outro).

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. ; BELÉM, Laura Jane Messias ; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . I Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
João Paulo Silva. Artes visuais e surdas:distinção e convergência. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michelly Garcia Minussi Macedo. Materiais didáticos nas Salas de Recursos da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

2.
André Luiz Aragão Bastos. Letramento e práticas de ensino na surdocegueira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

3.
Viviane Santos de Souza. Visitando a surdez através da análise de fotografias. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

4.
Thiago dos Reis Viana. Performance Surda: estudo de expressões faciais e o uso da corporeidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luiz Cláudio de Oliveira Antonio. O bilinguismo na perspectiva de surdos do curso superior de pedagogia do DESU-INES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

2.
Alexandre Botelho Cavalcante de Albuquerque. Proposta de Ambiente bilíngue voltado à surdez: redesenhando o INES a partir da vivência da/na comunidade surda. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

3.
Leila Custódio Athie. A percepção visual de um aluno surdo da EJA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Santos Cascardo. O tema da sexualidade na Educação de Surdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

2.
Michele de Azeredo Nascimento Robers. Letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

3.
Samuel Rodrigo Uchôa. A trajetória de alunos surdos do DESU/INES em leitura e escrita da língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

4.
Alessandra Scarpin Moreira Delmar. Conto e reconto de histórias na educação infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

5.
Joelma Diniz Silva. Piadas Surdas: Estratégia cultural e pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

6.
Aulio Ribeiro da Nóbrega. Letramento visual e práticas pedagógicas dos surdos em animação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.

7.
Daniela de Carvalho Cruz. Tipos de vídeos e de leitores na Educação Bilíngue de surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Cristiane Correia Taveira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre . Roteirização, direção e edição de vídeos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. . Princípios básicos de edição de vídeo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos na Educação de Surdos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Produção de materiais didáticos para contação de histórias ? estratégias do projeto de leitura compartilhada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVEIRA, Cristiane Correia; MARTINS, Mônica Astuto Lopes . Programa Especial entrevista sobre o projeto Escola Bilíngue no Município do Rio de Janeiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Jornal Visual entrevista sobre pesquisa em escolas bilíngues (prêmio CAPES de TESE). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Seminário Livro e Leitura para Todos durante os Jogos Paralímpicos, Casa Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSADO, Alexandre ; TAVEIRA, Cristiane Correia . Educação, mídias e comunidade surda. 2015; Tema: Mídia e Educação. (Blog).

2.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre . IHA Informa. 2010; Tema: Educação Especial na perspectiva da inclusão. (Blog).



Outras informações relevantes


O grupo de pesquisa "Educação, mídias e comunidade surda" iniciou seus trabalhos em 2015 com a proposta de investigar três eixos: a educação bilíngue de pessoas surdas (língua portuguesa / Libras); o uso de mídias analógicas e digitais em ações didático-pedagógicas envolvendo a tríade aluno-professor-intérprete de língua de sinais; e como essas ações e seus produtos auxiliam no letramento visual dos alunos surdos. As primeiras atividades visam a aproximação dos membros do grupo de pesquisa (professores, alunos de graduação e intérpretes) de conceitos e autores ligados às áreas de mídia-educação, semiótica e comunicação em contextos educacionais. De forma prática, o grupo procederá coletivamente à catalogação e análise de produtos comerciais e não-comerciais, especialmente os que envolvem editoração gráfica e vídeos, direcionados à educação de surdos, em busca de uma maior aproximação e sistematização das características desses artefatos. Simultaneamente, serão desenvolvidas oficinas de produção com mídias e suas técnicas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 6:24:36