Pâmella Santos dos Passos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8296847771958564
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Com estágio de Pós Doutorado pelo Programa de Pós graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História, área de concentração História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008) e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006), Possui experiência na área de História e Ensino de História, com ênfase em História do Brasil República, Novas Tecnologias, Cultura Popular e Favelas Cariocas, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: História do Tempo Presente, História Política, Indústria Cultural, Anticomunismo, Análise do Discurso Cultura Popular e Políticas Públicas.Atualmente desenvolve pesquisa sobre o lugar da História do Ensino Médio e Técnico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pâmella Santos dos Passos
Nome em citações bibliográficas
PASSOS, Pâmella

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Unidade Maracanã.
Rua Senador Furtado,121/125- Sala 219
Maracanã
20270-021 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39785928
URL da Homepage: www.ifrj.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Lan house na favela: cultura e práticas sociais em Acari e no Santa Marta., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Adriana Facina G. do Amaral;.
Coorientador: Kátia Faria de Aguiar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: VOZES A FAVOR DO GOLPE! O DISCURSO ANTICOMUNISTA DO IPES COMO MATERIALIDADE DE UM PROJETO DE CLASSE,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lená Medeiros de Menezes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Anticomunismo; Análise do Discurso; Ditadura Militar; Golpe de 1964; IPES.
2002 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena Em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O medo do comunismo:a construção de um imaginário ns páginas dos jornais.
Orientador: Sydenham Lourenço Neto.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Formação Complementar


2010 - 2010
Cultura, Raymond Willians e História Oral. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Imersão para Capacitação em PROEJA. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Workshop Global Impact Study. (Carga horária: 16h).
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
2009 - 2009
Cidade e Cinema. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2007 - 2007
1808- A transformação do Brasil: de Colônia a Rein. (Carga horária: 17h).
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História da África. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em História do Brasil Republicano. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2005
Atualização em DST/AIDS.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2004 - 2004
Religião e Contemporâneidade. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2004
A Esquerda e o Regime Militar. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2004
Práticas de Leitura no Ensino de História. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicanálise e Religião A Hipótese Deus. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Brasil Tempo Presente. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
o Negro e a Conquista da Cidadania no Pós Guerra. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Cristianismo e as Populações Negras na Àfrica. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Movimento Guerrilheiro na América Latina.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto de Defensores dos Direitos Humanos, DDH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Coordenadora Executiva, Enquadramento Funcional: Voluntária


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora de Extensão do Campus Rio de Janeiro do IFRJ no período de 2 anos (2011 a 2012)

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: contrato de professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

07/2015 - Atual
Direção e administração, Unidade Maracanã, .

Cargo ou função
Sub Coordenação de História.
01/2013 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Acadêmico de Extensão (CAEX), .

Cargo ou função
Conselheira representando a Extensão do Campus Rio de Janeiro.
12/2010 - 01/2013
Direção e administração, Coordenação de Extensão- Campus Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Coordenadora de Extensão.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/Bolsista de doutorado


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Tutor de Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: Bolsista do FNDE


Colégio Teresiano- CAP/PUC, CAP/PUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 9


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: bolsista

Atividades

11/2006 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , FAPERJ, .


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: contrato de professor substituto

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Atividades

03/2006 - 05/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
03/2006 - 05/2008
Ensino, Licenciatura Plena Em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
5/2005 - 6/2005
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.

Estágio realizado
Estágio Curricular supervisionado.
3/2003 - 7/2004
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria de curso de Extensão.

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Entrevistadora, Carga horária: 0


Casa da Mulher Trabalhadora, CAMTRA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Coordenadora do Projeto, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 30


Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais, SINTUPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 2


Museu Judaico do Rio de Janeiro, MUSEU JUDAICO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Remunerado, Carga horária: 16

Atividades

11/2002 - 4/2003
Estágios , Museu Judaico do Rio de Janeiro, .

Estágio realizado
Pesquisa de História, arquivo e monitoria de exposições.

Pré Vestibular Para Negros e Carentes Núcleo Dandara, PVNC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora de História, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

Atividades

3/2003 - 9/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral


Linhas de pesquisa


1.
História Política
2.
História do Tempo Presente
3.
Anticomunismo no Brasil


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O lugar da História num curso de Ensino Médio e Técnico: etnografando práticas do cotidiano
Descrição: Recentemente o Brasil vem passando por significativas reformas educacionais que atingem diretamente nossas salas de aula seja pelas condições de trabalho objetivas dos profissionais da educação, seja pelas (re)orientações no que tangem aos conteúdos e metodologias abordadas. A criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio trouxe a baila inúmeros questionamentos sobre gestão democrática na elaboração de políticas públicas educacionais, bem como perspectivas diferenciadas do que e como deve ser ensinado nas escolas. É nesse contexto, de ameaça a realização de um ensino crítico, que almejo refletir acerca do lugar que a História ocupa num curso de Ensino Médio e Técnico. Assim, pondo a lupa na sala de aula, inspiro-me em Michel De Certeau (1994) para mergulhar no cotidiano e a partir dele produzir analisadores que nos permitam identificar e problematizar, reproduções, resistências e invenções.Trilhando caminhos das narrativas do cotidiano escolar como feito por Nívea Andrade (2011) proponho a partir de uma turma piloto do Campus Rio de Janeiro do IFRJ, pensar o lugar e os sentidos do Ensino de História na vida de meus alunos. Ciente de minha dupla atuação como professora e pesquisadora, identifico neste projeto a potencialidade de aplicação visto que as metodologias e analises selecionadas interferirão diretamente em minha prática docente, contribuindo também para reflexões acerca de um currículo praticado na disciplina de História. Optando metodologicamente pela realização de etnografia em sala de aula, visitas técnicas a museus, fazendas históricas e teatros dentre outros, além de elaboração de produções textuais com os alunos, produziremos ao longo de um semestre os dados que serão analisados como corpus da pesquisa, possibilitando-nos perceber os sentidos produzidos e o currículo praticado com os alunos durante este período letivo. Nossa trajetória será marcada como indica Nilda Alves (2008) por um mergulho do cotidiano, estando atentos as múltiplas fontes que emergirão deste percurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Bolsa.
2015 - Atual
Baile modelo: uma análise das relações entre Estado e o funk carioca no contexto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) 1. RESUMO
Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no edital PIBICT 2015/2016 do IFRJ.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador / Sandro Henrique Rosa - Integrante.
2014 - 2016
Cultura Pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs)
Descrição: O objetivo do trabalho que apresentamos é analisar os impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, a partir de um estudo panorâmico, que terá três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1- A realização de eventos culturais com apoio governamental voltado para regiões com UPP, como a FLUPP- Feira Literária da UPP?s, 2- A relação com o Funk, identificada como uma das principais manifestações culturais da favela e 3- Os movimentos Ocupa Borel e Ocupa Alemão, insurgentes frente à proibições dos batalhões locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Cultura Pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs)
Descrição: Desde 2008 algumas favelas cariocas vêm experimentando uma militarização de seu território denominada ?Pacificação?. Com a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?s) é formado um Batalhão local que, segundo o discurso oficial, representa a retomada deste território antes dominado pelo tráfico. De acordo com o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado, atualmente existem 34 UPP?s em funcionamento no Rio de Janeiro. Nesse contexto, o objetivo do trabalho que apresentamos é analisar os impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, a partir de um estudo panorâmico, que terá três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1- A realização de eventos culturais com apoio governamental voltado para regiões com UPP, como a FLUPP- Feira Literária da UPP?s, 2- A relação com o Funk, identificada como uma das principais manifestações culturais da favela e 3- Os movimentos Ocupa Borel e Ocupa Alemão, insurgentes frente à proibições dos batalhões locais. Como desdobramento desta análise também será produzida uma comparação entre a política de segurança pública adotada recentemente na Colômbia (governos Uribe e Santos) e cujo o governo carioca anuncia inspirar-se. Tais percursos viabilizarão uma reflexão mais ampla das UPP?s, compreendendo-as no contexto de globalização e adequação ao mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador / Talita Cairrão - Integrante / Sandro Henrique Rosa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Mapeamento da Produção Cultural e das práticas de letramento em três favelas do Complexo do Alemão
Descrição: Este projeto pretende mapear o conjunto da produção cultural e das práticas de letramento no conjunto de favelas do Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A região administrativa dessa localidade apresenta o pior índice de desenvolvimento humano (0,709)1, se comparadas com as outras 31 regiões do município do Rio de Janeiro. Mesmo com as obras do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), iniciadas em 2007, o Complexo do Alemão ainda apresenta sérios problemas de infra-estrutura e uma baixa efetividade de políticas culturais e educacionais. A despeito disso, o cotidiano da favela é marcado por uma série de atividades culturais, tais como escolas de samba, grupos de hip hop, bailes funk, quadrilhas de festa junina, grupos de dança e teatro, grafite, oficinas de fotografia, poesia etc. Nessas iniciativas encontramos diversas práticas de letramento, ou seja, é possível compreender os múltiplos sentidos atribuídos à linguagem, aos diferentes modos de ler, escrever e falar que caracterizam as histórias e trajetórias desses grupos. A principal meta do projeto é mapear essas iniciativas desenvolvidas pelos próprios moradores com o objetivo de sugerir caminhos para fomentá-las através de políticas públicas e do patrocínio privado, estimulando uma economia da cultura já existente na favela, a qual pode ser opção de emprego e renda para seus produtores culturais e artistas. A cultura pode ser ainda um meio de reinvenção do cotidiano na qual diferentes letramentos são articulados, criando novas formas de sociabilidade em territórios estigmatizados pela violência armada. Entendemos também que este projeto pode ser um laboratório para a ampliação do mapeamento da cultura e do letramento em outras favelas cariocas e, assim, se tornar um subsídio para a formulação de políticas voltadas para a democratização da cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CULTURAL EM UMA FAVELA DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO
Descrição: Este projeto pretende mapear o conjunto da produção cultural na favela de Acari, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Acari está na região de menor IDH da cidade e sofre com diversos problemas infra-estruturais, entre eles o baixo investimento público e privado em cultura. A despeito disso, o cotidiano da favela é marcado por uma série de iniciativas culturais, tais como escolas de samba, grupos de hip hop, bailes funk, quadrilhas de festa junina, eventos de forró, festas de reggae, grupos de dança, grafite, poesia entre outros. A idéia do projeto é mapear essas iniciativas desenvolvidas pelos próprios moradores com o objetivo de sugerir caminhos para fomentá-las através de políticas públicas e do patrocínio privado, estimulando uma economia da cultura já existente na favela que pode ser opção de emprego e renda para seus produtores culturais e artistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e (re)apropriações da internet
Descrição: O presente projeto representa a continuidade e ampliação da pesquisa de PIBIC Júnior intitulada ?A lan house como espaço sócio-educativo: técnica, exclusão social e preconceito, desenvolvida no último ano nesta instituição. Neste novo projeto buscamos articular as leituras e resultados oriundos da pesquisa realizada, com as demandas do grupo de pesquisas ?Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos?, em especial a linha de pesquisa ?Usos e apropriações das tecnologias e mídias na formação técnica profissional?, elaborando assim um projeto mais amplo que tem como objetivo geral refletir acerca de nossos currículos, práticas e formação em geral à luz do processo de globalização e suas novas ?imposições?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Difusão tecnológica e novos mitos de progresso: uma análise sobre os usos e apropriações de lan houses em comunidades populares
Descrição: Projeto de doutorado financiado pela CAPES a partir de janeiro de 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
A LAN HOUSE COMO ESPAÇO SÓCIO-EDUCATIVO: TÉCNICA, EXCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Stress e Depressão, só medicalizar resolve? Uma análise sócio-cultural dos males do século XXI
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido desde o primeiro semestre de 2008, com alunas do Curso Técnico em Farmácia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Projeto
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Cultura e Direitos Humanos na Escola
Descrição: Projeto voltado para realização de oficinas, mini-curso e produção de materiais no campo dos Direitos Humanos voltado para Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Seminário Cultura e Direitos Humanos
Descrição: A preocupação com a segurança pública no Rio de Janeiro vem sendo a principal pauta colocada pelos governos estadual e municipal. Se de um lado o investimento é em armas, de outro, a sociedade civil e pesquisadores destacam inúmeras críticas às soluções governamentais apresentadas, tais como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?s). Nesse contexto, a cultura assume um importante lugar de observação e análise das mudanças ocorridas. Assim, dialogando com esta experiência, propomos o Seminário Cultura e Direitos Humanos que articulará pesquisadores acadêmicos, gestores de políticas públicas e lideranças de movimentos sociais, com objetivo de construir uma grande possibilidade de diálogo e aprofundamento no campo da cultura e dos direitos humanos. Aberto ao público e com inscrição gratuita, o seminário pretende ampliar o universo de discussão, enfrentando questões prementes no contexto carioca.Conferência, mesa redonda, oficinas e atividades culturais alternam-se garantindo a dinâmica teórico prática do evento que durará 03 dias, culminando numa oficina no Complexo do Alemão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Curso Popular em Direitos Humanos
Descrição: Curso realizado pelo Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH) em parceira com o IFRJ e com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Periferias em cena: Curso de formação de Agentes Culturais Populares
Descrição: Curso de extensão aprovado pelo MEC que será realizado no IFRJ, campus Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Lan House na favela: cultura e práticas e sociais em Acari e no Santa Marta
Descrição: Publicação no formato de livro de tese de doutorado defendida em 2013 no Programa de Pós Graduação em História na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2005 - 2005
Projeto Mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários
Descrição: Mapeamento Nacional de Economia Solidária.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador.
2004 - 2005
Projeto de Prevenção de DST/AIDS " De Boca em Boca"
Descrição: Projeto de Saúde Pública voltado para Grupo de Mulheres do Centro Comercial do Saara..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Pâmella Santos dos Passos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Contra Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Política e Cultura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Patronesse da turma do Curso Técnico em Alimentos (Integrado), formandos de 2016.1, IFRJ- Campus Rio de Janeiro.
2015
2º lugar na categoria Ciências Humanas na IX Jornada Científica e Tecnológica do IFRJ Campus Rio de Janeiroi, IFRJ- Campus Rio de Janeiro.
2014
1º lugar na categoria Ciências Humanas, Educação e Multidisciplinar na VIII Jornada Científica e Tecnológica do Campus Rio de Janeiro do IFRJ, IFRJ/ Campus Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASSOS, Pâmella2015PASSOS, Pâmella. A Pastoral Afro-Brasileira e a Campanha da Fraternidade de 1988: Uma análise discursiva das questões raciais no interior da Igreja Católica. Educere et Educare (Impresso), v. 10, p. 599-610, 2015.

2.
PASSOS, Pâmella2014PASSOS, Pâmella; FACINA,Adriana . Consumo, Inclusão e Segregação: reflexões sobre lan houses e um comentário sobre rolezinhos. PragMATIZES Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 6, p. 22-39, 2014.

3.
PASSOS, Pâmella2013PASSOS, Pâmella. Pesquisadora ou militante? Análise do pesquisar sobre(implicação). Mnemosine (Rio de Janeiro), v. 9, p. 212, 2013.

4.
PASSOS, Pâmella2013PASSOS, Pâmella. Organização do dossiê 'Apresentação'. História e Cultura, v. 2, p. 1, 2013.

5.
PASSOS, Pâmella2009PASSOS, Pâmella. O Ensino de História no curso Técnico em Farmácia: a problematização da medicalização como uma experiência de pesquisa e análise da sociedade. Revista Querubim (Online), v. 9, p. 1, 2009.

6.
PASSOS, Pâmella2008PASSOS, Pâmella. Um olhar enunciativo sobre a construção do comunista: a produção de identidade no discurso anticomunista do Ipês. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 9, p. 282-301, 2008.

7.
PASSOS, Pâmella2008PASSOS, Pâmella; Guerra, Marcia ; LEONARDO, Erica. ; LAMEGO, M. . Segredos Internos. O sucesso do maio de 1968, em uma escola técnica, em maio de 2008. Observatório Jovem, v. 1, p. 1, 2008.

8.
PASSOS, Pâmella2008PASSOS, Pâmella. O combate ao outro nas páginas do jornal: discurso midiático e a construção do ?inimigo vermelho? no contexto brasileiro pré-1964. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XII, p. 76-86, 2008.

9.
PASSOS, Pâmella2007PASSOS, Pâmella. Discursos a favor do golpe: a produção de enunciados aticomunistas e a construção do golpe de 1964- cotribuições da AD na análise histórica. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XI, p. 57-65, 2007.

10.
PASSOS, Pâmella2005PASSOS, Pâmella; LOBO, Marta Santos da Silva Holanda . Mulheres e negras: duplamente discriminadas-experiências teórico-metodológicos com educadoras trabalhadoras. Caderno Espaço Feminino (UFU), Uberlândia, v. 13, n.número 16, p. 161-175, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PASSOS, Pâmella. Lan House na favela: cultura e práticas sociais em Acari e no Santa Marta. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2018. v. 1. 320p .

2.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe! O discurso anticomunista do Ipês como materialidade de um projeto de classe. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2017.

3.
PASSOS, Pâmella. Política Cultural com as periferias: práticas e indagações de uma problemática contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: IFRJ, 2013.

4.
PASSOS, Pâmella. Periferias em cena: 4º Curso de formação de Agentes Culturais Populares. 1. ed. Rio de Janeiro: Rio DG, 2012. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
PASSOS, Pâmella; FACINA,Adriana . Funk Pacificado? Reflexões sobre a Implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS) e seus impactos culturais. In: PELE, Antonio [et al.]. (Org.). Direitos Humanos e neoliberalismo: ligações perigosas. 1ed.Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2018, v. 1, p. 1-16.

2.
PASSOS, Pâmella. Reflexões sobre a(s) experiência(s). In: Líbano-Soares, J.D.; Nogueira, S.E. (Org). (Org.). Era uma vez. Realidade talvez. Contos e reflexões sobre vulnerabilidade social.. 1ed.Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014, v. , p. 64-66.

3.
PASSOS, Pâmella. Lan houses em Acari: mais que um ponto de acesso, um point de práticas culturais. In: FACINA, Adriana. (Org.). Acari Cultural: Mapeamento da Produção Cultural em uma favela da Zona Norte do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad/FAPERJ, 2014, v. 1, p. 25-33.

4.
PASSOS, Pâmella. Quando a(s) periferia(s) entra(m) em cena. In: Almada, Rafael Barreto; Paulon, Alessandra Ciambarella; Ferreira, Patrícia Silva. (Org.). Caleidoscópio: olhares da extensão. 1ed.Rio de Janeiro: IFRJ, 2014, v. 1, p. 49-50.

5.
PASSOS, Pâmella. Cultura e Periferias- uma política (im)possível?. In: DANTAS, Aline; S. MELLO, Marisa & PASSOS, Pâmella. (Org.). Política Cultural com as periferias: práticas e indagações de uma problemática contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: IFRJ, 2013, v. 1, p. 11-19.

6.
PASSOS, Pâmella. Juventudes na lan house: a experiência de (re)invenção de usos em duas favelas cariocas. In: Joana Varon Ferraz;Renato Lemos. (Org.). ?Pontos de Cultura e Lan Houses: estruturas para a inovação na base da pirâmide social?. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2011, v. , p. 123-139.

7.
PASSOS, Pâmella; MENEZES, Leila. M. . Lembrando o que é ser professor: uma abordagem enunciativa da (des)valorização de saberes na formação docente. In: DAHER, Del Carmen; RODRIGUES, Isabel; GIORGI, Cristina. (Org.). Série Trajetórias em Eunciação e Discurso II. 1aed.São Paulo: Clara Luz, 2009, v. 1, p. 173-188.

8.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe de 1964: percursos entre Análise do Discurso e História. In: Zinda Vasconcellos, Angela Baalbaki & Josefina Lanzi de Zeitune. (Org.). Ensayos em Lenguaje. 1aed.Tucumán-Argentina: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Filosofía y Letras. UNT, 2009, v. 1, p. 227-235.

9.
PASSOS, Pâmella; GIORGI, M. C. . Alianças e antagonismos: formas de alteridade no manual de concurso para professores e no folheto de propaganda política. In: Vera Sant'Anna; Bruno Deusdará. (Org.). Trajetórias em enunciação e discurso. Conceitos e práticas. 1ed.São Carlos: Clara Luz, 2007, v. 1, p. 13-23.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe: o discurso anticomunista do Ipês como materialidade de um projeto de classe. Vírus Planetário, Rio de Janeiro, p. 21 - 23, 10 abr. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, Pâmella. Nunca me sonharam! Narrativas de jovens que não se definiram por uma Escola Técnica.. In: XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2018, Salvador. Anais do XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: UFBA, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
PASSOS, Pâmella. IMPERIALISMO E NOVAS FONTES ENERGÉTICAS: A EXPERIÊNCIA DE UMA SALA DE AULA COMPARTILHADA ENTRE HISTÓRIA E QUÍMICA NUMA ESCOLA TÉCNICA. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias., 2018, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2018. v. 1. p. 1-9.

3.
PASSOS, Pâmella. FAZENDO OUVIR CANTOS DE ALEGRIA E SOLUÇAR DE DOR: A EXPERIÊNCIA DE UMA VISITA À REGIÃO DA PEQUENA ÁFRICA NO RIO DE JANEIRO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. In: II Seminário Internacional Histórias dos Pós-Abolição no Mundo Atlântico - 130 Anos de Abolição no Brasil, 2018, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Internacional Histórias dos Pós-Abolição no Mundo Atlântico - 130 Anos de Abolição no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2018. v. 11. p. 1-11.

4.
PASSOS, Pâmella. FUNK! PAUTA PARA POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA?. In: VII Seminário Internacional Políticas Culturais, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2016. v. 1. p. 1665-1675.

5.
PASSOS, Pâmella. FUNK CARIOCA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA: AVANÇOS E RETROCESSOS ENTRE 2008 E 2016.. In: XII ENECULT, 2016, Salvador. Anais do XII ENECULT. Salvador: UFBA, 2016. v. 1. p. Prelo-prelo.

6.
PASSOS, Pâmella. ?BAILE MODELO!?: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS FUNKEIRAS EM CONTEXTO DE PACIFICAÇÃO. In: VI Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barborsa, 2015. v. 1.

7.
PASSOS, Pâmella; CAIRRAO, T. . Políticas Culturais e Segurança Pública: encruzilhadas nas favelas cariocas. In: V Seminário Internacional Políticas Culturais, 2014, Rio de Janeiro. Anais do V Seminário Internacional Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. v. 1. p. 01-11.

8.
PASSOS, Pâmella. Junto e misturado? Os desafios da pesquisa etnográfica em favelas cariocas.. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Anais da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília: ABA, 2014. v. 1.

9.
PASSOS, Pâmella; FRANCO, Marielle. . A paz nas favelas cariocas: reflexões sobre a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?s) no Rio de Janeiro (2008-2013). In: XXIX Congreso de Sociología ALAS, 2013, Santiago. Acta Científica do XXIX Congreso de Sociología ALAS Chile 2013.. Santiago: ALAS, 2013. v. 1.

10.
PASSOS, Pâmella; FACINA,Adriana . Cultura Pacificada? Lan houses e baile funk como territórios de resistência em áreas de UPP. In: X Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, 2012, Cali. Memorias JALLA 2012. Cali: Unidad de Artes Graficas/ Facultad de Humanidades, 2012. v. 1. p. 41-52.

11.
PASSOS, Pâmella. ?Tá dominado! Tá tudo dominado! A lan house como dispositivo de análise da política segurança carioca. Na Mesa coordenada ?Cultura e controle social?. In: VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012, Cali. Anais do VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador/Bahia: Enecult/ UFBA, 2012. v. 1. p. 20-30.

12.
PASSOS, Pâmella. Lan house pode? Culturas, políticas e juventudes na contemporaneidade. In: VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias, 2011. v. 1.

13.
PASSOS, Pâmella. JUVENTUDES NA LAN HOUSE: A EXPERIÊNCIA DE (RE)INVENÇÃO DE USOS EM DUAS FAVELAS CARIOCAS. In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Anais do VII Enecult. Salvador, 2011. v. 1.

14.
PASSOS, Pâmella. Periferias em cena no IFRJ! Quando um curso de agentes culturais populares entra numa escola técnica.. In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Anais do VII Enecult. Salvador: UFBA, 2011. v. 1.

15.
PASSOS, Pâmella. Entre lan houses, globalizações e progressos: o papel social de um Instituto de Educação Ciência Tecnologia. In: Universidad 2010. 7mo Congreso Internacional de Educación Superior, 2010, Havana. Memorias del Universidad 2010. 7mo Congreso Internacional de Educación Superior. Havana: Universidad de Havana, 2010.

16.
PASSOS, Pâmella. Fala favela! Usos e apropriações da internet em lan houses das periferias cariocas.. In: X Encontro Nacional de História oral. Testemunhos: história e política, 2010, Recife. Anais do X Encontro Nacional de História oral. Testemunhos: história e política. Recife: Associação Brasileira de História Oral, 2010. v. Prelo.

17.
PASSOS, Pâmella. Lan houses e juventudes: novas práticas educativas, sociais e culturais. In: V Jornadas de Trabajo sobre Historia Reciente, 2010, Buenos Aires. Anais da V Jornadas de Trabajo sobre Historia Reciente. Buenos Aires, 2010. v. 1.

18.
PASSOS, Pâmella. Memória para Uso diário: reflexões sobre a desumanização do inimigo como estratégia política. Do golpe de 1964 às Políticas de Segurança Pública atuais. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de poder, Pluriculturalidade e Integração., 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de poder, Pluriculturalidade e Integração.. Rio de Janeiro: Nucleas, 2010. v. 1.

19.
PASSOS, Pâmella. ENSINAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE? A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA DO IFRJ.. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia- MG. Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009. p. 120-120.

20.
PASSOS, Pâmella. O Ipês para além do anticomunismo: o projeto de nação no filme ?O conceito de empresa?.. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. No prelo, 2009.

21.
PASSOS, Pâmella. Lan House para quê? Debates entre consumo e as apropriações tecnológicas.. In: II Confressp Internacional UFES/Université de Paris-Est e do XVII Simpósio de História da UFES- Cidade, cotidiano e poder, 2009, Vitória. II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est. Vitória, 2009. v. 1.

22.
PASSOS, Pâmella. Escutando as vozes da história: usos da história oral no Ensino de História. In: IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimento, 2008. Anais do IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimeto, 2008.

23.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe! O discurso anticomunista do Ipês como materialidade de um projeto de classe. In: Diálogos e aproximações: seminário de pesquisa de pós-graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Diálogos e Aproximações, 2008.

24.
PASSOS, Pâmella. Desumanizando o outro: reatualizações do discurso anticomunista na revista Veja. In: XIII Encontro de História- Anpuh/Rio. Identidades, 2008, Seropédica. Anais do XIII Encontro de História- Anpuh/Rio. Identidades, 2008.

25.
PASSOS, Pâmella. Discurso e hegemonia para além do golpe: o papel do Ipês na construção de um projeto para a sociedade brasileira.. In: V Simpósio Nacional Estado e Poder: Hegemonia, 2008, Niterói. Anais do V Simpósio Nacional Estado e Poder: hegemonia, 2008.

26.
PASSOS, Pâmella. ?O Brasil precisa de você!?: o chamado do Ipês para combater o comunismo e construir uma sociedade ?democrática. In: I Encontro GT Rio de História & Marxismo, 2007. No Prelo, 2007.

27.
PASSOS, Pâmella. A Conquista do Estado para além das Armas. O IPES como órgão produtor de consenso.. In: XXIV Simpósio Nacional de História- História e Multidisciplinaridade:territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. v. 1. p. 1-10.

28.
PASSOS, Pâmella. VOZES ANTICOMUNISTAS NA PRODUÇÃO DO CONSENSO DA DERRUBADA DE JANGO: O PAPEL DO IPÊS NA ORGANIZAÇÃO DO GOLPE. In: II Semana de História Política, 2007, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de História Política do PPGH- UERJ, 2007. v. 1.

29.
PASSOS, Pâmella. O IPES como órgão (re)produtor do anticomunismo: a construção do medo em favor de um golpe.. In: XII Encontro Regional de História- ANPUH/RJ, 2006, Niterói. No prelo, 2006.

30.
PASSOS, Pâmella. Entre Monstros e Mitos - Os comunistas no imaginário pré-ditadura militar.. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. III Simpósio Nacional de História Cultural: Mundos da Imagem Do texto ao visual, 2006. p. 3638-3647.

31.
PASSOS, Pâmella. A elite orgânica em favor do golpe. O papel do IPES na construção do anticomunismo entre os anos de 1961 a 1964: uma comunicação prévia de pesquisa.. In: 26ª Semana da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 2006, Rio de Janeiro. No prelo, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, Pâmella. Educação (In)formal e as lan houses. In: XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura, 2011, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura. Rio de Janeiro: IFRJ, 2011.

2.
PASSOS, Pâmella. A importância das lan houses como agentes da inclusão digital. In: XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura, 2011, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura. Rio de Janeiro: IFRJ, 2011.

3.
PASSOS, Pâmella. Stress e Depressão: só medicalizar resolve? Uma análise sociocultural dos males do século XXII. In: XXVIII Semana da Química, 2008, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 28ª Semana da Química. 200 anos de progresso em Educação, Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CEFETEQ-Rio, 2008. v. 1. p. 49-53.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, Pâmella. CULTURA E CONTROLE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE MILITARIZAÇÃO NO COTIDIANO DAS FAVELAS PACIFICADAS. In: VII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2013, Pinheral. Anais da VII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. Rio de Janeiro: IFRJ, 2013. v. 1. p. 331-331.

2.
PASSOS, Pâmella; OLIVERIA, L. G. ; PASSOS, W. S. . Lan house de ponto à point: Politicas Públicas na era da Cybercultura. In: XXXII Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura, 2012, Rio de Janeiro. Anais da Lan house de ponto à point: Politicas Públicas na era da Cybercultura. Rio de Janeiro: IFRJ, 2012. v. 1. p. 97-97.

3.
PASSOS, Pâmella. A Globalização chega à favela! Um debate entre emancipação e consumo juvenis nas lan houses. In: IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira., 2010, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira., 2010.

4.
PASSOS, Pâmella. O Ipês para além do anticomunismo: o projeto de nação no filme. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. v. 1. p. 307-307.

5.
PASSOS, Pâmella. Lan house pra quê? Debates entre o consumo e as apropriações tecnológicas. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est, 2009, Vitória. No prelo, 2009.

6.
PASSOS, Pâmella. Desumanizando o outro: reatualizações do discurso anticomunista na revista Veja. In: XIII Encontro de História- Anpuh- Rio, 2008, Seropédica. Anais da XIII Encontro de História- Anpuh- Rio, 2008.

7.
PASSOS, Pâmella. Escutando as vozes da história: usos da história oral no Ensino de História. In: IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimento, 2008, São Leopoldo. Anais do X Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimento, 2008.

8.
PASSOS, Pâmella. O combate ao outro nas páginas do jornal: discurso midiático e a construção do ?inimigo vermelho? no contexto brasileiro pré-1964.. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2008. v. XII. p. 83-83.

9.
PASSOS, Pâmella. Sindicalismo democrático X sindicalismo soviético: organização dos trabalhadores no gênero folheto. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do discurso: emoções, ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do discurso: emoções, ethos e argumentação, 2008.

10.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe! O discurso anticomunista do Ipês como materialidade de um projeto de classe. In: Diálogos e Aproximações. Seminário de Pesquisa de Pós Graduaçãom em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do Diálogos e Aproximações, 2008. v. 1. p. 28-28.

11.
PASSOS, Pâmella. Discurso e hegemonia para além do golpe: o papel do Ipês na construção de um projeto para a sociedade brasileira.. In: V Simpósio Nacional Estado e Poder: Hegemonia, 2008, Niterói. Anais do Simpósio Nacional Estado e Poder: hegemonia, 2008.

12.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe de 1964: enunciados anticomunistas entre 1961 e 1964. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2007, São Paulo. Anais do 16º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2007.

13.
PASSOS, Pâmella. A Conquista do Estado para além das Armas. O IPES como órgão produtor de consenso.. In: XXIV Simpósio Nacional de História- História e Multidisciplinaridade:territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História- História e Multidisciplinaridade:territórios e deslocamentos, 2007.

14.
PASSOS, Pâmella. Discursos a favor do golpe:-a produção de enunciados anticomunistas e a construção do golpe de 1964- contribuições da AD na análise histórica. In: XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2007.

15.
PASSOS, Pâmella. VOZES ANTICOMUNISTAS NA PRODUÇÃO DO CONSENSO DA DERRUBADA DE JANGO: O PAPEL DO IPÊS NA ORGANIZAÇÃO DO GOLPE. In: II Semana de História Política, 2007, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de História Política, 2007.

16.
PASSOS, Pâmella. A elite orgânica em favor do golpe. O papel do IPES na construção do anticomunismo entre os anos de 1961 a 1964: uma comunicação prévia de pesquisa.. In: 26ª Reunião Anual da SBPH, 2006, Rio de Janeiro. No Prelo, 2006.

17.
PASSOS, Pâmella. O IPES como órgão (re)produtor do anticomunismo: a construção do medo em favor de um golpe.. In: XII Encontro Regional de História- ANPUH/RJ, 2006, Niterói. Anais do XII Encontro Regional de História- ANPUH/RJ, 2006.

18.
PASSOS, Pâmella. Ditadura Militar no Brasil e a criação de um imaginário anticomunista: a construção de um medo nas páginas dos jornais(1959-1964). In: VIII Simpósio em História: História Poder e Práticas Sociais, 2005, Marechal Câdido Rondon. Anais do VIII Simpósio em História: História Poder e Práticas Sociais, 2005. v. Prelo.

19.
PASSOS, Pâmella; LOBO, Martha Holanda . Discriminação Racial e de Gênero X Eqüidade Social em Tempos de Globalização- experiências teórico-metodilógicas com educadoras trabalhadoras. In: II Seminário de Educação:Memória(s), História(s) e Educação:Fios e Desafios na Formação de Professores, 2004, São Gonçalo. Anais do II Seminário de Educação:Memória(s), História(s) e Educação:Fios e Desafios na Formação de Professores, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PASSOS, Pâmella. Nunca me sonharam! Narrativas de jovens que não se definiram por uma Escola Técnica.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PASSOS, Pâmella. Cultura Popular e Classe Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PASSOS, Pâmella. Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PASSOS, Pâmella. Políticas Culturais com as Periferias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PASSOS, Pâmella. 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PASSOS, Pâmella. Vozes a favor do golpe! Discurso anticomunista e a construção do golpe de 1964. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PASSOS, Pâmella. Baile Modelo: reflexões sobre práticas funkeiras em contexto de pacificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PASSOS, Pâmella. Pacificação para além da segurança pública: reflexões sobre os impactos culturais das UPPs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PASSOS, Pâmella. Funk pacificado? Reflexões sobre alguns impactos culturais das UPPs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PASSOS, Pâmella. Pesquisar com a favela e os afetos no campo: reflexões etnográficas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PASSOS, Pâmella. Desafios da Prática docente na EJA nas diferentes áreas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PASSOS, Pâmella. Mapeamentos, cartografias e suas implicações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PASSOS, Pâmella. O popular nas políticas culturais: ação dos conselhos municipais de cultura nas políticas públicas para as culturas popuilares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PASSOS, Pâmella. Situação Política do Brasil Hoje. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PASSOS, Pâmella. Incentivo, Tutela ou Censura: reflexões sobre o edital da SEC/RJ para Bailes e Produção Artística no Funk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PASSOS, Pâmella; CAIRRAO, T. . Políticas Culturais e Segurança Pública: encruzilhadas nas favelas cariocas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PASSOS, Pâmella. Cultura(s) das Periferias e Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PASSOS, Pâmella. A Militarização da Cultura na Periferia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PASSOS, Pâmella. Junto e misturado? Os desafios da pesquisa etnográfica em favelas cariocas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PASSOS, Pâmella. Cultura pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PASSOS, Pâmella. Participação na Mesa 'Hegemonia e Contra Hegemonia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
PASSOS, Pâmella. Cultura Pacificada? Lan houses e baile funk como territórios de resistência em áreas de UPP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PASSOS, Pâmella; OLIVERIA, L. G. ; PASSOS, W. S. . Lan house de ponto à point: Politicas Públicas na era da Cybercultura.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PASSOS, Pâmella; OLIVERIA, L. G. ; PASSOS, W. S. . Cultura e Controle Social: reflexões sobre práticas de militarização no cotidiano das favelas pacificadas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PASSOS, Pâmella. A gente se vê na Lan house! Um espaço, suas redes e usos na contemporaneidade das favelas cariocas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PASSOS, Pâmella. Periferias em Cena: um curso de extensão com a Cultura Popular. Reflexões sobre cultura e direitos humanos no contexto carioca.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PASSOS, Pâmella. Cidadania e Direitos Humanos nas favelas cariocas: entre a "paz" das UPP's e a violência das Políticas Públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
PASSOS, Pâmella. Entre Lan Houses, globalizações e progressos: o papel social de um Instituto de Educação Ciência e Tecnologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PASSOS, Pâmella. Fala favela! Usos e apropriações da internet em lan houses das periferias cariocas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PASSOS, Pâmella. A Globalização chega à favela! Um debate entre emancipação e consumo juvenis nas lan houses. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PASSOS, Pâmella. Lan houses e juventudes: novas práticas educativas, sociais e culturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PASSOS, Pâmella. Lan House para quê? Debates entre consumo e as apropriações tecnológicas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PASSOS, Pâmella. Entre monstros e mitos- Os comunistas no imaginário pré ditadura militar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PASSOS, Pâmella. A elite orgânica em favor do golpe. O papel do Ipês na construção do anticomunismo entre os anos de 1961 a 1964. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PASSOS, Pâmella. O IPES como órgão (re)produtor do anticomunismo: a construção do medo em favor de um golpe. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PASSOS, Pâmella. Judeu-comunista ou comunista-judeu? Militantes de esquerda de origem judaica no Brasil: 1922-1960. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PASSOS, Pâmella. A prática de ensino na articulação Universidade-escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PASSOS, Pâmella. O papel de (des)construir (pré) conceitos: uma análise da construção de identidades em sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PASSOS, Pâmella. Jovens pobres e os usos das NTIC's na criação de novas esferas públicas democráticas. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
PASSOS, Pâmella. Parecer para Revista Brasileira de Segurança Pública. 2017.

2.
PASSOS, Pâmella. Relatório de Gestão da Coordenação de Extensão do Campus Rio de Janeiro do IFRJ. 2012.

3.
PASSOS, Pâmella. Relatório Qualitativo e Financeiro de Prestação de Contas da XXXII Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura.. 2012.

4.
PASSOS, Pâmella. Relatório Qualitativo e Financeiro de Prestação de Contas da XXXII Semana da Química na Rio +20. 2012.

5.
PASSOS, Pâmella. Relatório de Gestão da Coordenação de Extensão do Campus Rio de Janeiro do IFRJ. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PASSOS, Pâmella. Energia para resistir: 50 anos do golpe civil-militar no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PASSOS, Pâmella. Seminário ?Comunicação e Juventudes em Movimento: Novas Tecnologias, Territórios e Desigualdades?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASSOS, Pâmella. Cultura e Direitos Humanos na Escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PASSOS, Pâmella. Vídeo- Entrevista O que é a Indústria Cultural?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

3.
PASSOS, Pâmella. Vídeo Grupo Focal Ocupa Borel. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

4.
PASSOS, Pâmella. Vídeo Oficina Cartografando o Alemão. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

5.
PASSOS, Pâmella. Curso Popular em Direitos Humanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PASSOS, Pâmella. Vídeo do Seminário de avaliação do Periferias em Cena. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

7.
PASSOS, Pâmella; FACINA,Adriana . Periferias em cena: curso de extensão de agentes culturais populares. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PASSOS, Pâmella. Boletim Institucional da Pesquisa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim com Dstribuição Nacional).

9.
PASSOS, Pâmella. Oficinas de Pesquisa Intervenção no Santa Marta. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PASSOS, Pâmella. Blog da Pesquisa. 2010. (Nacional).

11.
PASSOS, Pâmella; Guerra, Marcia . A produção de vídeos no Ensino de História: articulações possíveis entre tecnologia e educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PASSOS, Pâmella. Oficinas de Pesquisa Intervenção em Acari. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PASSOS, Pâmella. Responsável pela Mesa Redonda "A Cultura do Verde!". 2009. (Coordenação de Mesa Redonda).

14.
PASSOS, Pâmella. Usos da Mídia no Ensino de História: a produção de documentários. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PASSOS, Pâmella. Usos da Mídia no Ensino de História: a produção de documentários. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Rosalia de Moraes Romão da Silva. De café com leite à negra: africanidades, discurso e construção de identidades em aulas de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Amanda Maria Lima Rodrigues. "Mina é tudo elojob"? Territorialidades e diferenciação de gênero em League of Legends. 2016. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Laíze Gabriela Benevides Pinheiro. O Ocupa Borel e a Militarização da Vida: Violações de Direitos Humanos em uma favela Ocupada. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Mariana Gomes Caetano. My Pussy é o poder. Representação feminina através do funk: identidade,feminismo e indústria cultural. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Thamyra Thâmara de Araújo. Fotoclube: autorepresentação e disputa do simbólico nas favelas cariocas.. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Tatiana da Silva Lima. Onde estão os mortos? Silenciamentos, Discursos e Sentidos Midiáticos da pacificação do Complexo do Alemão. 2015. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

7.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Renan Ribeiro Moutinho. Foi na festa da escola que tudo começou": funk carioca, diversidade e (in)visibilidade(s) na licenciatura em música. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Ronaldo Pimentel Baptista. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO NEGRO ATRAVÉS DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA E DO DISCURSO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1988. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Teses de doutorado
1.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Junot de Oliveira Maia. Fogos Digitais:letramentos de sobrevivência no Complexo do Alemão/RJ. 2017. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de João Guerreiro. Quando o centro é a periferia: dinâmica cultural na região portuária do Rio de Janeiro. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Célia Machado Guimarães e Souza. Ações afirmativas na rede federal de educação tecnológica: O caso do Município de Angra dos Reis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Laíze Gabriela Benevides Pinheiro. Estado de Exceção Permanente nas favelas cariocas militarmente ocupadas: violações de Direitos Humanos no "território de ninguém" do Morro do Borel. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Rosalia de Moraes Romão da Silva. A África de Áfrico: construção de identidade negra de alunos em escola de ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Mariana Gomes Caetano. My Pussy é o poder. Representação feminina através do funk: identidade, feminismo e indústria cultural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Ronaldo Pimentel Baptista. A invenção da África e do negro através dos discursos de criação da Pastoral afro-brasileira. 2013.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Karla Cristine Dias Cruz Valente. É possível estabelecer uma relação entre diversidade sexual e biologia? Investigando Anais dos Encontros Regionais de Ensino de Biologia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Isadora Bastos Talhas. Reserva de vagas no IFRJ: um estudo de caso sobre o desempenho dos estudantes do curso técnico em Química do Campus Duque de Caxias. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Elisangela Louise Cunha de Melo Barbosa. As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira na Formação dos Professores: uma reflexão sobre os momentos históricos e histórias de vida. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Camila de Moraes Campos Oliveira.Quem produz a MC: um estudo de caso sobre a produção da MC Carol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Priscilla da Silveira Campos de Oliveira.Artivistas: o protagonismo juvenil de grupos culturais na apropriação do território/espaço urbano na Baixada Fluminense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Tabita Caroline dos Santos Bastos.Museu de Favela do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo: sua relação com os moradores e a museologia social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PASSOS, Pâmella. Participação em banca de Mayara Barbosa de Oliveira.O Projeto Jovem Repórter como divulgador da cultura em Nova Iguaçu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PASSOS, Pâmella. Processo Seletivo 2015 para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências - Ênfase em Biologia e Química, Edital 53/2015, do IFRJ, 2015.. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
PASSOS, Pâmella. Seleção Pública de Projetos de Cultura Digital Edital 014/2011 da SEC-RJ. 2011. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

3.
PASSOS, Pâmella. Concurso Público para Professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
PASSOS, Pâmella. Elaboração da Prova de Ciências Humanas do Processo Seletivo 2009 para cursos de Graduação(Vestibular). 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
PASSOS, Pâmella. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular 2009 da UERJ. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de projetos na I JIEX do IFRJ. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
PASSOS, Pâmella. Comissão Avaliadora do edital PIBICT/Prociência 2016-2017. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de trabalhos apresentados na X Jornada Interna de Iniciação Científica (JIT). 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
PASSOS, Pâmella. Comissão avaliadora de Projetos discentes da XXXV Semana da Química. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
PASSOS, Pâmella. Comissão Avaliadora do edital PIBICT/Prociência 2015-2016. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de trabalhos apresentados na IX Jornada Interna de Iniciação Científica (JIT). 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de projetos na Jornada Científica do Campus Rio de Janeiro, durante a XXXV Semana da Química. 2015. Instituto Federal do Rio de Janeiro.

8.
PASSOS, Pâmella. Comissão Julgadora de Projetos Discentes da XXXIV Semana da Química. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de trabalhos apresentados na VIII Jornada Interna de Iniciação Científica (JIT). 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

10.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de projetos na Jornada Científica do Campus Rio de Janeiro, durante a XXXIV Semana da Química. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

11.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de trabalhos apresentados na VII Jornada Interna de Iniciação Científica (JIT). 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

12.
PASSOS, Pâmella. Comissão Julgadora de Projetos Discentes da XXXIII Semana da Química. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

13.
PASSOS, Pâmella. Comissão Avaliadora do edital 04/2013 PIBICT/Prociência. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

14.
PASSOS, Pâmella. Avaliação de projetos na Jornada Científica do Campus Rio de Janeiro, durante a XXXIII Semana da Química. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

15.
PASSOS, Pâmella. Comissão Avaliadora do edital PIBICT/Prociência 2012-2013. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

16.
PASSOS, Pâmella; Guerra, Marcia; WAGNER, Adolfo. Processo seletivo para professor substituto. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia-Caiite2015. Letramento, Educação e participação social crítica. 2015. (Congresso).

2.
III JELT- Jornada de Educação,Linguagem e Tecnologia.Tecnologias Digitais e Móveis e a Participação Social. 2015. (Outra).

3.
VI Seminário Internacional de Políticas Culturais.Baile Modelo: reflexões sobre práticas funkeiras em contexto de pacificação. 2015. (Seminário).

4.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Junto e misturado? Os desafios da pesquisa etnográfica em favelas cariocas. 2014. (Congresso).

5.
VIII Jornada Científica e Tecnológica do Campus Rio de Janeiro do IFRJ.Mapeamento dos bailes funk em áreas pacificadas: reflexões sobre o trabalho de campo. 2014. (Outra).

6.
V Seminário Internacional Políticas Culturais.Políticas Culturais e Segurança Pública: encruzilhadas nas favelas cariocas. 2014. (Seminário).

7.
XXXIV Semana da Química.Energia para resistir: 50 anos do golpe civil-militar no Brasil. 2014. (Encontro).

8.
XXIX Congreso de Sociología ALAS. A paz nas favelas cariocas: reflexões sobre a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?s) no Rio de Janeiro (2008-2013). 2013. (Congresso).

9.
?Seminario Del Departamento de Ciencias Sociales de la Facultad de Humanidades de la Universidad Autónoma de Occidente?..Cultura Pacificada? Lan houses e baile funk como territórios de resistência em áreas de UPP.. 2012. (Seminário).

10.
VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.?Tá dominado! Tá tudo dominado! A lan house como dispositivo de análise da política segurança carioca. Na Mesa coordenada ?Cultura e controle social?. 2012. (Encontro).

11.
VI Jornada Científica e Tecnológica do IFRJ Campus Rio de Janeiro.Lan house de ponto à point: Politicas Públicas na era da Cybercultura. 2012. (Outra).

12.
X Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. Cultura Pacificada? Lan houses e baile funk como territórios de resistência em áreas de UPP. 2012. (Congresso).

13.
7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. A gente se vê na Lan house! Um espaço, suas redes e usos na contemporaneidade das favelas cariocas. 2011. (Congresso).

14.
VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.JUVENTUDES NA LAN HOUSE: A EXPERIÊNCIA DE (RE)INVENÇÃO DE USOS EM DUAS FAVELAS CARIOCAS. 2011. (Encontro).

15.
VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Lan house pode? Culturas, políticas e juventudes na contemporaneidade. 2011. (Seminário).

16.
V Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. 2011. (Outra).

17.
V Reunion de Ciencia, Tecnologia e Sociedad. 2011. (Outra).

18.
X Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. Cidadania e Direitos Humanos nas favelas cariocas: entre a "paz" das UPP's e a violência das Políticas Públicas & Periferias em Cena: um curso de extensão com a Cultura Popular. Reflexões sobre cultura e direitos humanos no contexto carioca.. 2011. (Congresso).

19.
Almoços Científicos do IFRJ-Maracanã.A LAN House como espaço sócio-educativo: técnica, exclusão social e preconceito. 2010. (Outra).

20.
IV Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ.Avaliador dos trabalhos de Iniciação Científica Júnior. 2010. (Outra).

21.
IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.A Globalização chega à favela! Um debate entre emancipação e consumo juvenis nas lan houses. 2010. (Simpósio).

22.
Universidad 2010- 7¨º Congresso Internacional de Educación Superior. Entre Lan Houses, globalizações e progressos: o papel social de um Instituto de Educação Ciência e Tecnologia. 2010. (Congresso).

23.
V Jornadas de Trabajo sobre Historia Reciente.Lan houses e juventudes: novas práticas educativas, sociais e culturais. 2010. (Outra).

24.
X Encontro Nacional de História Oral- Testemunhos: História e Política.Fala favela! Usos e apropriações da internet em lan houses das periferias cariocas.. 2010. (Encontro).

25.
II Confressp Internacional UFES/Université de Paris-Est e do XVII Simpósio de História da UFES- Cidade, cotidiano e poder.Lan House para quê? Debates entre consumo e as apropriações tecnológicas.. 2009. (Simpósio).

26.
VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História.ENSINAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE? A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA DO IFRJ.. 2009. (Encontro).

27.
XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.O Ipês para além do anticomunismo: o projeto de nação no filme "O conceito de empresa". 2009. (Simpósio).

28.
Diálogos e aproximações: seminário de pesquisa de pós-graduação em História da UFRJ.Vozes a favor do golpe! O discurso anticomunista do Ipês como materialidade de um projeto de classe. 2008. (Seminário).

29.
Grupo de debate: Diferenças Culturais no Cotidiano Escolar. 2008. (Outra).

30.
III Simpósio Internacional em Análise do Discurso.Sindicalismo democrático x sindicalismo soviético: a disputa pela organização dos trabalhadores materializando-se no gênero folheto.. 2008. (Simpósio).

31.
IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimento.Escutando as vozes da história: usos da história oral no Ensino de História. 2008. (Encontro).

32.
Seminário Dialogando o PROEJA: Desafios e possibilidades. 2008. (Seminário).

33.
V Simpósio Nacional Estado Brasileiro: Hegemonia.Discurso e hegemonia para além do golpe: o papel do Ipês na construção de um projeto para a sociedade brasileira.. 2008. (Simpósio).

34.
XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O combate ao outro nas páginas do jornal: discurso midiático e a construção do ?inimigo vermelho? no contexto brasileiro pré-1964.. 2008. (Congresso).

35.
XIII Encontro de História- Anpuh- Rio.Desumanizando o outro: reatualizações do discurso anticomunista na revista Veja. 2008. (Encontro).

36.
16º InPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Vozes a favor do golpe de 1964: enunciados anticomunistas entre 1961 e 1964. 2007. (Congresso).

37.
I Encontro GT Rio de História & Marxismo."O Brasil precisa de você!": o chamado do IPES para combater o comunismoe construir uma sociedade "democrática".. 2007. (Encontro).

38.
II Semana de História Política.VOZES ANTICOMUNISTAS NA PRODUÇÃO DO CONSENSO DA DERRUBADA DE JANGO: O PAPEL DO IPÊS NA ORGANIZAÇÃO DO GOLPE. 2007. (Seminário).

39.
Seminário "Os livros de História na escola: Trajetórias e usos. 2007. (Seminário).

40.
XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Discursos a favor do golpe: - a produção de enunciados anticomunistas e a construção do golpe de 1964- constribuições da Ad na análise histórica. 2007. (Congresso).

41.
XXIV Simpósio Nacional de História- História e Multidisciplinaridade:territórios e deslocamentos.A conquista do Estado para além das armas. O Ipês cmo órgão produtor de consenso.. 2007. (Simpósio).

42.
26ª Semana da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.A elite orgânica em favor do golpe. O papel do Ipês na construção do anticomunismo entre os anos de 1961 a 1964. 2006. (Encontro).

43.
III Simpósio Nacional de História Cultural.Entre monstros e mitos- Os comunistas no imaginário pré ditadura militar. 2006. (Simpósio).

44.
XII Encontro Regional de História- Anpuh /RJ.O IPES como órgão (re)produtor do anticomunismo: a construção do medo em favor de um golpe. 2006. (Encontro).

45.
I Seminário Brasil Republicano.I Seminário Brasil Republicano. 2005. (Seminário).

46.
Seminário Cruzando Fronteiras.Organização do Seminário Cruzando Fronteiras. 2005. (Seminário).

47.
V Fórum Social Mundial.V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

48.
15ª UERJ Sem Muros.15ª UERJ Sem Muros. 2004. (Outra).

49.
Educação para todos é possível: uma perspectiva para o futuro.III Semana de Pedagogia. 2004. (Outra).

50.
II Seminário de Educação. Memória(s), História(s) e Educação:Fios e Desafios na Formação de Professores.II Seminário de Educação. 2004. (Seminário).

51.
I Seminário de Integração Universidade & Escola no Ensino de História.I Seminário de Integração Universidade & Escola no Ensino de História. 2004. (Seminário).

52.
IX Semana de História: Religião, Poder e Sociedade.IX Semana de História. 2004. (Outra).

53.
Perspectivas no Ensino de História; sujeitos, saberes e práticas.V Encontro Nacional Perspectivas no Ensino de História. 2004. (Encontro).

54.
X Semana de História.40 anos do Golpe: abrindo os Porões da Ditadura.X Semana de História. 2004. (Outra).

55.
Fórum de Educação Sobre Creche.Fórum de Educação. 2003. (Outra).

56.
Ensino Superior, Política de Cotas e Classificação de cor..Seminário Nacional. 2002. (Seminário).

57.
II Ciclo de Palestras sobre a História dos Crstão Novos- Novos Portugueses.Ciclo de Palestras. 2002. (Outra).

58.
Pós Neoliberalismo III- Hegemonia e Resistência;Poderes e Contra-Poderes.Seminário Internacional. 2002. (Seminário).

59.
VIII Semana de História: O Negro e a Contemporaneidade.VIII Semana de História. 2002. (Outra).

60.
X Encontro Regional de História e Biografias.Encontro Regional de História da ANPUH. 2002. (Encontro).

61.
XXII Encontro Nacional de Estudantes de História.Encontro Nacional de Estudantes de História. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASSOS, Pâmella. Curso de Extensão: "Letramentos e Direitos Humanos". 2018. (Outro).

2.
PASSOS, Pâmella. 5 Conferência Mundial de Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas. 2018. (Congresso).

3.
PASSOS, Pâmella. Minicurso Cultura e Direitos Humanos na Escola. 2017. (Outro).

4.
PASSOS, Pâmella. Curso de extensão : "Cultura, Identidade e Território: uma perspectiva histórica". 2017. (Outro).

5.
PASSOS, Pâmella. Seminário Cultura e Direitos Humanos. 2015. (Outro).

6.
PASSOS, Pâmella. Seminário ? 5 anos de pacificação no Rio de Janeiro: reflexões sobre Segurança Pública, processos de militarização e controle das cidades?. 2013. (Outro).

7.
PASSOS, Pâmella. I Workshop de Popularização das Convenções de Química. 2013. (Outro).

8.
PASSOS, Pâmella. Seminário de Avaliação do curso Periferias em Cena. 2013. (Outro).

9.
PASSOS, Pâmella. XXXII Semana da Química na Rio+20. 2012. (Outro).

10.
PASSOS, Pâmella. XXXII Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura. 2012. (Outro).

11.
PASSOS, Pâmella. I Seminário Usos e Apropriações das Tecnologias e Mídias na Formação Técnica Profissional.. 2011. (Outro).

12.
PASSOS, Pâmella. I Encontro Estadual com donos de Lan House. 2011. (Outro).

13.
PASSOS, Pâmella. XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura. 2011. (Outro).

14.
PASSOS, Pâmella. X Semana da Cultura: Globalização e Meio Ambiente. 2010. (Outro).

15.
PASSOS, Pâmella. 100 anos da Revolta da Chibata no IFRJ. 2010. (Outro).

16.
PASSOS, Pâmella. 9ª Semana da Cultura: Técnica também é cultura. 2009. (Outro).

17.
PASSOS, Pâmella. 8ª Semana da Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis. 2008. (Outro).

18.
PASSOS, Pâmella. Seminário Cruzando Fronteiras. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Talita da Conceição Cairrão. PRODUZINDO A DIFERENÇA NO IFRJ: uma análise da produção do Seminário Cultura e Direitos Humanos em um instituto de tradição técnica.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Souza dos Santos. O lugar da História num curso de Ensino Médio e Técnico: etnografando práticas do cotidiano. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Cláudia Laís Teixeira Alves. O lugar da História num curso de Ensino Médio e Técnico: etnografando práticas do cotidiano. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio integrado ao Técnico em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rosalia de Moraes Romão da Silva. De café com leita à negra: africanidades, discurso e construção de identidades em aulas de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Coorientador: Pâmella Santos dos Passos.

2.
Ronaldo Pimentel Baptista. ?A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO NEGRO ATRAVÉS DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA?. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Coorientador: Pâmella Santos dos Passos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karla Cristine Dias Cruz Valente. É possível estabelecer uma relação entre diversidade sexual e biologia? Investigando Anais dos Encontros Regionais de Ensino de Biologia. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila de Moraes Campos Oliveira. Quem produz a MC: um estudo de caso sobre a produção da MC Carol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

Iniciação científica
1.
Sandro Henrique Rosa. Baile Funk com Financiamento Público: Caminhos entre a aprovação e execução dos projetos contemplados no Edital 013/2013 da SEC/RJ. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

2.
Talita da Conceição Cairrão. Cultura pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?S). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

3.
Sandro Henrique Rosa. Cultura pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?S). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

4.
Gabriel Henrique de Moura Ferreira. ?Cultura pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?s)?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

5.
Alice Ramalho Braga. Cultura pacificada? Uma análise dos impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?S). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Biotecnologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

6.
Larissa Gomes de Oliveira. Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e reapropriações da internet. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Biotecnologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

7.
Carla Priscila Correia de Aquino. Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e (re)apropriações da internet. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

8.
Edno Silva Pereira. Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e (re)apropriações da internet. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

9.
Bruno Labanca Lopes. A LAN House como espaço sócio-educativo: técnica, exclusão social e preconceito. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em TÉC DE QUÍMICA- ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIIENTE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

10.
Bruno Labanca Lopes. Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e (re)apropriações da internet. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em TÉC DE QUÍMICA- ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIIENTE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

11.
Yakini Abena Tavares Santos. Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e (re)apropriações da internet. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em TÉC DE QUÍMICA- ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIIENTE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

12.
Yakini Abena Tavares Santos. A LAN House como espaço sócio-educativo: técnica, exclusão social e preconceito. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em TÉC DE QUÍMICA- ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIIENTE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

13.
TATIANA RODRIGUES GAMA RUSSO. A LAN HOUSE COMO ESPAÇO SÓCIO-EDUCATIVO: TÉCNICA, EXCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em TÉC DE QUÍMICA- ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIIENTE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

14.
Clara Dias de Castro Moreira da Silva. Stress e Depressão, só medicalizar resolve? Uma análise sócio-cultural dos males do século XXI. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

15.
Gabriela Martins Aguieras. Stress e Depressão, só medicalizar resolve? Uma análise sócio-cultural dos males do século XXI. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.

Orientações de outra natureza
1.
Victor Baetas. Periferias em cena! Curso de formação de agentes culturais populares. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Pâmella Santos dos Passos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:35:10