Claudio Manoel Ferreira Leite

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  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Professor Adjunto no Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS na Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Ciências do Esporte (UFMG) na linha de pesquisa de Fatores de Aprendizagem (distribuição da prática), e Doutorado em Ciências do Esporte (UFMG) na linha de pesquisa de Adaptação motora e Fatores de Aprendizagem (organização da prática). Participa do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, GEDAM-UFMG, e coordena o Grupo de Estudos em Comportamento Motor GECOM-UFSJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio Manoel Ferreira Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, C.M.F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS.
Avenida Visconde do Rio Preto, Km 2
Colônia do Bengo
36301360 - São João del Rei, MG - Brasil
Telefone: (32) 33728264
Ramal: 8264


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: EFEITOS DA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA VARIADA SOBRE A ADAPTAÇÃO MOTORA A PERTURBAÇÕES PREVISÍVEIS E IMPREVISÍVEIS, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Palavras-chave: Aprendizagem Motora; Estruturação da prática; Práticas em blocos; Prática aleatória; Timing coincidente.
Grande área: Ciências da Saúde
2006 - 2008
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: EFEITO DA DISTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA SOBRE A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS POR ADULTOS JOVENS E IDOSOS,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Rodolfo Novellino Benda.
Palavras-chave: Timing coincidente; Tarefa seriada; Aprendizagem Motora; Envelhecimento; Idosos.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esporte.
2000 - 2004
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Tempo de Reação: Uma revisão de literatura.
Orientador: Mauro Heleno Chagas.
1994 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Reabilitação nas lesões do joelho.... (Carga horária: 3h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2012 - 2012
Plataforma de força e análise do movimento humano. (Carga horária: 3h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Einstein no 3o milênio. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Método Lógico para redação científica. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Karate Budo Internacional. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Affordances e desenvolvimento motor. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 2007
Faixa preta 2o grau (dan).
Federação mineira de Karate, FMK, Brasil.
2006 - 2006
Modelos e mecanismos de controle postural. (Carga horária: 3h).
Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Controle motor e doença de parkinson. (Carga horária: 3h).
Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas de: - Comportamento Motor - Cinesiologia - Metodologia do Ensino das Lutas - Treinamento Esportivo

Atividades

04/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS, .

Cargo ou função
Responsável pelo laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício - LACFE.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS, .

02/2018 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS, .

Cargo ou função
Avaliação Estágio Probatório - Professor Álvaro César de Oliveira Penoni.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TREINAMENTO ESPORTIVO II
DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIACAO E APLICACAO NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM
08/2015 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da UFSJ, .

Cargo ou função
Conselheiro - Representante DCEFS.
02/2017 - 06/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMPORTAMENTO MOTOR
COMPORTAMENTO MOTOR - Recuperação (RER)
TREINAMENTO ESPORTIVO I
TREINAMENTO ESPORTIVO - Recuperação (RER)
AVALIACAO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CINESIOLOGIA
CINESIOLOGIA Recuperação (RER)
COMPORTAMENTO MOTOR
TREINAMENTO ESPORTIVO II
AVALIACAO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
08/2014 - 08/2016
Direção e administração, Coordenação do curso de Educação Física - COEFI, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do curso de Educação Física.
08/2014 - 08/2016
Direção e administração, Coordenação do curso de Educação Física - COEFI, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do curso de Educação Física.
08/2014 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do curso de Educação Física - COEFI, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Curso de Educação Física.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMPORTAMENTO MOTOR
TREINAMENTO ESPORTIVO I
SEMINARIOS EM COMPORTAMENTO MOTOR
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Treinamento Esportivo II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Motor
Treinamento Esportivo I
12/2014 - 04/2015
Direção e administração, Coordenação do curso de Educação Física - COEFI, .

Cargo ou função
Coordenador Pro-tempore do curso de Educação Física.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Cinesiologia (Especial)
Treinamento Esportivo II
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Medidas e avaliação
Treinamento Esportivo II
01/2013 - 06/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Treinamento Esportivo I
Comportamento Motor
08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Treinamento Esportivo II
08/2011 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Fundamentos das Artes Marciais
02/2012 - 07/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Motor
Cinesiologia
02/2011 - 07/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Comportamento motor
Treinamento Esportivo I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
Fundamentos e Metodologia do ensino das lutas
02/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Desenvolvimento motor

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

08/2006 - 07/2008
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Aplicada ao Ensino das Lutas
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Centro de Ensino Superior de Santa Luzia, CESSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Esportes de Luta

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Karate-dô, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou o curso de Karate-dô da EEFFTO sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Couto Albuquerque Moraes.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Karate-dô, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou o curso de Karate-dô da EEFFTO sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Couto Albuquerque Moraes.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou a disciplina de graduação intitulada: Aprendizagem Motora aplicada ao ensino da técnica

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Karate-dô, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou o curso de Karate-dô da EEFFTO sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Couto Albuquerque Moraes.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Karate-dô, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou o curso de Karate-dô da EEFFTO sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Couto Albuquerque Moraes.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Karate-dô, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou o curso de Karate-dô da EEFFTO sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Couto Albuquerque Moraes


Academia Focus, FOCUS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Avaliador Físico

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Musculação, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Musculação, Carga horária: 10


Academia Imagem, IMAGEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiários em musculação, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Controle Motor

Objetivo: Investigar os processos e mecanismos e fatores envolvidos na adaptação motora..
Palavras-chave: Adaptação.
2.
Aprendizagem Motora

Objetivo: Investigar os efeitos de fatores de aprendizagem sobre a aprendizagem motora..
Palavras-chave: Aprendizagem Motora; Distribuição da Prática; Prática variada; Estruturação da prática; Estabelecimento de Metas; Feedback.
3.
Desenvolvimento Motor


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigação da formação de padrão de movimento no processo de aprendizagem de arremesso de dardo de salão
Descrição: A aprendizagem de habilidades motoras é um fenômeno complexo e fundamental à espécie humana, por isso desperta o interesse de estudiosos e têm sido extensivamente estudada na área de Comportamento Motor (Schmidt; Lee, 2011). De forma geral, a aprendizagem é inferida a partir do desempenho observado, seja através da precisão e consistência de resultados obtidos a partir de uma habilidade praticada, seja através da qualidade do padrão de movimento (Schmidt; Lee, 2011; Izawa et al., 2008; Kahn et al., 2008). É observado foco no uso do resultado em detrimento do uso do padrão de movimento como indicador de aprendizagem. Entretanto as tecnologias atuais de análise de imagem têm permitido avançar nas análises de padrão de movimento através de variáveis cinemáticas e aprofundar a compressão do fenômeno de aprendizagem motora para além da obtenção de resultados finais. Esse estudo tem como propósito investigar a formação de padrão de movimento no processo de aprendizagem motora na tarefa de arremesso de dardo de salão. Participarão deste estudo 09 universitários de ambos os sexos, inexperientes na tarefa, com idade entre 18 e 35 anos e com visão normal ou corrigida. Eles realizarão o arremesso do dardo de salão a um alvo graduado. Serão executados 3000 arremessos do dardo de salão divididos em 15 dias de prática com 200 execuções cada. Todas as execuções serão filmadas para posterior análise com software específico. Para permitir a análise, serão colocados, marcadores articulares que refletem em exposição à luz nas articulações do ombro (acrômio), cotovelo (epicôndilo lateral), punho (cabeça do rádio), mão (segundo metacarpo com falange proximal do dedo indicador), e na região central do dardo. As variáveis de análise serão o desempenho, ângulo de soltura das articulações específicas e do dardo, além da velocidade linear e altura de soltura do dardo. Posteriormente, os dados serão submetidos à análise estatística com nível de significância de 5% (p≤0,05)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Coordenador / Matheus Alan e Silva de Carvalho - Integrante.Número de orientações: 1
2018 - Atual
Investigação do nível de desenvolvimento motor global e do perfil físico de alunos de curso superior de Educação Física
Descrição: O desenvolvimento motor é um dos aspectos fundamentais dentro do desenvolvimento humano. A nossa capacidade de movimentar passa por mudanças ao longo da vida, particularmente na infância e segue algumas fases específicas. Uma dessas fases corresponde ao desenvolvimento de movimentos fundamentais que pode estar concluída com tolerância até os 11 anos de idade. Esses movimentos são denominados fundamentais por serem eles que permitem a aquisição do repertório motor presente na cultura de movimento ? esportes, lutas, danças. Dentre os diversos ambientes de prática a Educação Física escolar se desponta como o mais favorável a permitir esse desenvolvimento, pela própria condição da escola de proporcionar melhoria no desenvolvimento humano. Entretanto, mesmo os adultos que já passaram pela formação escolar básica não apresentam o desenvolvimento dos movimentos fundamentais que deveria acontecer até os 11 anos de idade. Aliado a esta hipótese, não apenas a vivência com a cultura do movimento, mas a manutenção de um perfil antropométrico, metabólico e de composição corporal que propiciam a prática deste movimento podem ser importantes fatores de análise. De forma particular, o baixo nível de desenvolvimento motor parece acometer também alunos de curso superior de Educação Física, supostamente uma população em que falhas básicas de desenvolvimento motor não deveriam ser esperadas uma vez que, além de passarem pela formação escolar básica, são pessoas que possuem mais afinidade com a cultura de movimento. Além disso, a verificação de perfis metabólicos e antropométricos e de composição corporal torna-se necessária, tendo em vista o aumento significativo na prevalência de obesos e de indivíduos sedentários ou pouco ativos. Quanto à análise do movimento, um aspecto a ser questionado nas investigações com alunos de Educação Física em ensino superior é que estas não foram feitas sobre o repertório de movimentos fundamentais encontrados na literatura, mas apenas a partir do arremesso. Outra consideração, é que os aspectos motores estão relacionados a características físicas como perfil antropométrico e de composição corporal que também não foram considerados no conjunto desenvolvimentista. Assim o propósito do presente trabalho será ampliar esse escopo e realizar uma investigação do nível de desenvolvimento motor global e o perfil antropométrico e de composição corporal de estudantes de curso superior de Educação Física. Serão convidados a participar desse estudo alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei. Os participantes serão avaliados com a segunda versão do test of Gross Motor Development (TGMD-2; teste de desenvolvimento motor grosso), elaborado por Ulrich (2002) e validado em população brasileira (Valentini, 2012). Para verificar o perfil antropométrico e de composição corporal serão mensuradas as perimetrias regionais e comprimentos de membros superiores e inferiores (Lohman et al., 1988). A avaliação da gordura corporal será realizada por meio de bioimpedência elétrica tetrapolar e, o nível de condicionamento aeróbio será estimado através do protocolo de exercício submáximo proposto por Balke (1963)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Coordenador / Alessandro de Oliveira - Integrante / Raphaela Policário Resende - Integrante / Joyce Viegas Carvalho - Integrante.
2017 - 2018
Efeitos da inserção da prática aleatória na aprendizagem motora após a realização de prática constante
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Coordenador / Luciana Martins Baccarini - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Outra.
2016 - 2017
feitos da quantidade de prática das partes de uma tarefa motora sobre a aprendizagem motora
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Coordenador / Talita Paiva Paulino - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Outra.
2016 - 2017
Efeito do dano muscular induzido pelo exercício na aprendizagem motora
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Integrante / JOÃO BATISTA FERREIRA JÚNIOR - Coordenador.
2015 - 2016
Efeitos do Conhecimento de Resultados sobre a adaptação motora em tarefas de timing coincidente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Coordenador / Herbert Ugrinowitsch - Integrante / Marluce Aparecida Fonseca - Integrante.
2006 - 2008
EFEITO DA DISTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA SOBRE A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS POR ADULTOS JOVENS E IDOSOS
Descrição: Este projeto tem como objetivo, comparar o efeito dos intervalos em uma sessão de prática sobre as adaptações sensóriomotoras em jovens e idosos em uma tarefa de timing coincidente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Integrante / Herbert Ugrinowitsch - Integrante / Rodolfo Novellino Benda - Coordenador / Sandra Helena Cardoso - Integrante / Lucas Savassi Figueiredo - Integrante / Maria Flávia Soares Pinto Carvalho - Integrante.
2003 - 2003
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA A ÁREA BIOMÉDICA
Descrição: Este projeto foi realizado em parceria com a escola de Engenharia Mecânica da UFMG e teve como objetivo o desenvolvimento de um equipamento que permitisse a mensuração de características relacionadas à capacidade física flexibilidade, como: amplitude de movimento, rigidez muscular e torque passivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudio Manoel Ferreira Leite - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Antônio Eustáquio de Melo Pertence - Integrante / Frederico Pereira Rodrigues - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Aprovado no concurso para PROFESSOR ASSISTENTE na área de "Fundamentos de biomecânica e anatomia funcional na análise de movimento", FEF-UFG.
2009
Aprovado no concurso para PROFESSOR ASSISTENTE nas áreas de "Aprendizagem e Desenvolvimento motor" e "Educação Inclusiva", DCEFS - UFSJ.
2008
Aprovado no concurso para PROFESSOR SUBSTITUTO para as disciplinas "Esporte coletivo, elaboração de TCC e Optativa", EEFFTO-UFMG.
2006
Aprovado no concurso para PROFESSOR SUBSTITUTO para a disciplina "Aprendizagem motora", EEFFTO da UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, C.M.F.2013 LEITE, C.M.F.; UGRINOWITSCH, H. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; BENDA, R. N. . DISTRIBUTION OF PRACTICE EFFECTS ON OLDER AND YOUNGER ADULTS? MOTOR-SKILL LEARNING ABILITY. Human Movement, v. 14, p. 20-26, 2013.

2.
LEITE, C.M.F.2009LEITE, C.M.F.; CHAGAS, M. H. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES E TEMPO DE REAÇÃO. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 17, p. 86-106, 2009.

3.
CHAGAS, M. H.2005CHAGAS, M. H. ; LEITE, C.M.F. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. ; MENZEL, H.J. ; SOUZA, P. R. C. ; MOREIRA, E. A. . Associação entre tempo de reação e de movimento em jogadores de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n.4, p. 269-275, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BACCARINI, L. M. ; LEITE, C.M.F. . EFEITOS DA PRÁTICA COMBINADA CONSTANTE-ALEATÓRIA NA APRENDIZAGEM MOTORA. In: VIII Seminário Mineiro de Comportamento motor, 2017, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2017. v. 11. p. 8-8.

2.
LEITE, C.M.F.; PAULINO, T. P. ; BACCARINI, L. M. . EFEITOS DA MANIPULAÇÃO DA PRÁTICA POR PARTES NA APRENDIZAGEM MOTORA. In: VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor, 2017, Belo Horizonte - MG. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2017. v. 11. p. 7-7.

3.
BENINE, R. P. C. ; LEITE, C.M.F. ; ARRUDA, N. A. D. ; CHAVES, S. F. N. ; FERREIRA JUNIOR, J. B. . Efeito do dano muscular induzido pelo exercício na aprendizagem motora. In: 40 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2017. http://celafiscs.kinghost.net/novo/livro_online.php, 2017. v. 00. p. 00.

4.
LEITE, C.M.F.; FONSECA, M. A. ; SOUZA, M. C. A. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . REDUNDÂNCIA DE CR EM TAREFAS DE TIMING COINCIDENTE COM ESTÍMULO EXTERNO. In: Congresso Brasileiro de Comportamento motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor behavior, 2014. v. 8. p. 56-56.

5.
LEITE, C.M.F.; SOUZA, M. C. A. ; CRUZ, M. P. ; UGRINOWITSCH, H. . Interferência Contextual aumentada potencializa a adaptação motora em contextos imprevisíveis. In: 6o Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. BRazilian Journal of Motor BEhavior, 2012. v. 7. p. 19-19.

6.
PROFETA, V. L. S. ; BENDA, R. N. ; LEITE, C.M.F. ; MIGUEL, A. H. ; UGRINOWITSCH, H. . Effects of the level of learning in motor skill adaptability. In: North American Society for the Psychology o Sport and Physical Activity (NASPSPA), 2010, Tucson. Journal Sport & Exercise Psychology, 2010. v. 32. p. 120-121.

7.
LEITE, C.M.F.; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Effects of distribution of practice on young adults in a complex coincident timing task. In: Naspspa Conference, 2009, Austin. Journal of Sport & Exercise Psychology. Champaign: Human Kinetics, 2009. v. 31. p. S82-S83.

8.
LEITE, C.M.F.; CARDOSO, S. H. ; FIGUEIREDO, L. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeito da distribuição da prática e da idade sobre os efeitos posteriores em tarefas sensório-motoras. In: 4o congresso brasileiro de comportamento motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 2008. p. 34-34.

9.
LEITE, C.M.F.; CARDOSO, S. H. ; FIGUEIREDO, L. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeitos da distribuição da prática sobre a aquisição de habilidade motora por adultos jovens e idosos. In: 4o congresso brasileiro de comportamento motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 3. p. 7-7.

10.
FONSECA, Fabiano de Souza ; CAVALCANTE, A. P. C. ; LEITE, C.M.F. ; MENEZAES, C. ; OLIVEIRA, F. S. ; ALVES, M. A. F. ; SANTOS, R. C. O. ; BARCELLOS JUNIOR, M. C. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Informação prévia e diferentes tipos de prática na aquisição de uma habilidade motora. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2006. v. 20. p. 217-217.

11.
MENEZES, C. M. ; FONSECA, Fabiano de Souza ; CAVALCANTE, A. P. C. ; SANTOS, R. C. O. ; ALVES, M. A. F. ; LEITE, C.M.F. ; BARCELLOS JUNIOR, M. C. ; OLIVEIRA, F. S. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeitos da prática variada (blocos e aleatória) na aquisição e transferência de uma habilidade motora. In: XI congresso ciências do desporto e educação física dos países de língua portuguesa, 2006. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. v. 20. p. 215-215.

12.
SANTOS, R. C. O. ; FONSECA, Fabiano de Souza ; ALVES, M. A. F. ; BARCELLOS JUNIOR, M. C. ; OLIVEIRA, F. S. ; CAVALCANTE, A. P. C. ; MENEZES, C. M. ; LEITE, C.M.F. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeitos das diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras em uma tarefa seriada de posicionamento. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2006. v. 20. p. 215-215.

13.
LEITE, C.M.F.; OLIVEIRA, F. S. ; FONSECA, Fabiano de Souza ; CAVALCANTE, A. P. C. ; SANTOS, R. C. O. ; ALVES, M. A. F. ; BARCELLOS JUNIOR, M. C. ; MENEZES, C. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Influência da complexidade da tarefa no tempo de reação simples. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2006. v. 20. p. 300-300.

14.
OLIVEIRA, F. S. ; FONSECA, Fabiano de Souza ; MENEZES, C. M. ; ALVES, M. A. F. ; SANTOS, R. C. O. ; CAVALCANTE, A. P. C. ; BARCELLOS JUNIOR, M. C. ; LEITE, C.M.F. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Organização hierárquica de um programa de ação: perturbação na macroestrutura e microestrutura. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2006. v. 20. p. 218-218.

15.
PROFETA, V. L. S. ; LEITE, C.M.F. ; MEDEIROS, F.B. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Os efeitos do intervalo intertentativas na aprendizagem de uma tarefa motora complexa. In: 3o Congresso Brasileiro de Comportamento motor, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, 2006.

16.
PROFETA, V. L. S. ; LEITE, C.M.F. ; MEDEIROS, F.B. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Os efeitos do intervalo intersessões na aprendizagem de uma tarefa motora complexa. In: 3o Congresso Brasileiro de Comportamento motor, 2006, Rio Claro. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2006.

17.
PROFETA, V. L. S. ; LEITE, C.M.F. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Desenvolvimento de instrumento para coleta e análise de dados em tarefas discretas com predomínio de validade ecológica e controle de intervalo intertentativas. In: XI congresso brasileiro de ciências do desporto e Educação Física de países de língua portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física. São Paulo: USP, 2006. v. 20. p. 213-213.

18.
DUTRA, L. ; PAOLUCCI, L. ; LEITE, C.M.F. ; FIALHO, J. V. A. P. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Prática pelo todo e por adição na aprendizagem da cortada do voleibol. In: XI congresso brasileiro de ciências do desporto e Educação Física de países de língua portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física. São Paulo: USP, 2006. v. 20. p. 219-219.

Apresentações de Trabalho
1.
BENINE, R. P. C. ; LEITE, C.M.F. ; ARRUDA, N. A. D. ; CHAVES, S. F. N. ; FERREIRA JUNIOR, J. B. . Efeito do dano muscular induzido pelo exercício na aprendizagem motora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEITE, C.M.F.; PAULINO, T. P. ; BACCARINI, L. M. . EFEITOS DA MANIPULAÇÃO DA PRÁTICA POR PARTES NA APRENDIZAGEM MOTORA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BACCARINI, L. M. ; LEITE, C.M.F. . EFEITOS DA PRÁTICA COMBINADA CONSTANTE-ALEATÓRIA NA APRENDIZAGEM MOTORA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEITE, C.M.F.; FONSECA, M. A. ; SOUZA, M. C. A. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Redundância de CR em tarefa de timing coincidente com estímulo externo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LEITE, C.M.F.. Prática variada e adaptação motora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LEITE, C.M.F.; SOUZA, M. C. A. ; CRUZ, M. P. ; UGRINOWITSCH, H. . Interferência Contextual aumentada potencializa a adaptação motora em contextos imprevisíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEITE, C.M.F.. Karatê. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LEITE, C.M.F.. A aprendizagem motora aplicada ao contexto ensino aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LEITE, C.M.F.. O Karatê na escola. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEITE, C.M.F.. Participação em banca de Lidiane Aparecida Fernandes. Os efeitos da modulação hemisférica nas assimetrias manuais: inibição inter-hemisférica e aumento da excitabilidade cortical. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LEITE, C.M.F.. Participação em banca de Márcia Salomão de Castro. Efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
LEITE, C.M.F.. Participação em banca de Tércio Apolinário De Souza. ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA E NEUROBIOLOGIA: Variabilidade da Prática e o Efeito da Interferência Contextual. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
de OLIVEIRA, A.; RIZZUTI, E. V.; LEITE, C.M.F.. Participação em banca de LUCIANA MARTINS BACCARINI.Efeitos da inserção da prática aleatória na aprendizagem motora após a realização de prática constante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
LEITE, C.M.F.; de OLIVEIRA, A.; RIZZUTI, E. V.. Participação em banca de LEONARDO JOSÉ LOURENÇONI.Perfil Físico, de Saúde e condicionamento em alunos universitários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
LEITE, C.M.F.; de OLIVEIRA, A.; RIZZUTI, E. V.. Participação em banca de Cristiane Vale Sousa.Efeito de 90 dias de treinamento físico nos parâmetros antropométricos e de nível de estresse em mulheres entre 28 e 50 anos de idade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
LEITE, C.M.F.; de OLIVEIRA, A.; RIZZUTI, E. V.. Participação em banca de Nathália Tarôco.Perfil Físico, de Saúde e condicionamento em alunos universitários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
LEITE, C.M.F.; de OLIVEIRA, A.; RIZZUTI, E. V.. Participação em banca de Thaís Carvalho Pena Dutra.Influência da atividade física sobre o desenvolvimento motor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
RIZZUTI, E. V.; de OLIVEIRA, A.; LEITE, C.M.F.. Participação em banca de Márcia Salomão de Castro.Estrutura espacial e material das escolas e possibilidades para o desenvolvimento motor: um estudo exploratório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

7.
RIZZUTI, E. V.; COLPAS, R. D.; LEITE, C.M.F.. Participação em banca de Marllon Alcântara Baptista.Obesidade infantil: realidades e propostas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SADI, R. S.; RIZZUTI, E. V.; LEITE, C.M.F.. Banca de seleção professor substituto. 2011. Universidade Federal de São João Del-Rei.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I semana acadêmica do curso de Educação Física do Campus de Rio Pomba.Aprendizagem Motora e Psicologia do Esporte: Aplicação no Ensino do Esporte na Escola. 2017. (Outra).

2.
Motor Control Summer School - XIV. 2017. (Outra).

3.
VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor.EFEITOS DA PRÁTICA COMBINADA CONSTANTE-ALEATÓRIA NA APRENDIZAGEM MOTORA. 2017. (Seminário).

4.
VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor.EFEITOS DA MANIPULAÇÃO DA PRÁTICA POR PARTES NA APRENDIZAGEM MOTORA. 2017. (Seminário).

5.
I semana Acadêmica do curso de Educação Física.Educação Física escolar e saúde. 2014. (Outra).

6.
VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Sessão e Temas Livres. 2014. (Congresso).

7.
VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Redundância de CR em tarefa de timing coincidente com estímulo externo. 2014. (Congresso).

8.
VI Seminário Mineiro de Comportamento Motor.Prática Variada e Adaptação Motora. 2013. (Seminário).

9.
6o Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Interferência Contextual aumentada potencializa a adaptação motora em contextos imprevisíveis. 2012. (Congresso).

10.
14o Congresso Ciências do desporto e Educação Física dos Países de Língua portuguesa. 2011. (Congresso).

11.
International Conference in Perception and Action - ICPA. 2011. (Congresso).

12.
IV seminário Educação Física e Ensino superior. 2011. (Seminário).

13.
Profissionais do ensino como mediadores de culturas. 2011. (Outra).

14.
Tecnologias digitais e Educação: um olhar sobre a formação do professor. 2011. (Outra).

15.
Colóquio Internacional Biotecnologias e Condição Humana. 2009. (Outra).

16.
4o congresso brasileiro de comportamento motor. Efeitos da distribuição da prática sobre a aquisição de habiloidade motora por adultos jovens e idosos. 2008. (Congresso).

17.
4o congresso brasileiro de comportamento motor. Efeito da distribuição da prática sobre os efeitos posteriores em tarefas sensório-motoras. 2008. (Congresso).

18.
4o seminário mineiro de comportamento motor. 2008. (Seminário).

19.
XI encontro de extensão - PROEX.Efeitos de aulas de Karate-dô sobre a composição corporal: um estudo de caso. 2008. (Encontro).

20.
3o Seminário mineiro de comportamento motor. 2007. (Seminário).

21.
6o Congresso Internacional de controle motor. 2007. (Congresso).

22.
2o seminário mineiro de comportamento motor. 2006. (Seminário).

23.
3o Congresso Brasileiro de Comportamento motor. OS EFEITOS DO INTERVALO INTERTENTATIVAS NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA MOTORA COMPLEXA. 2006. (Congresso).

24.
3o Congresso Brasileiro de Comportamento motor. Os efeitos do intervalo intersessões na aprendizagem de uma tarefa motora complexa. 2006. (Congresso).

25.
4o fórum Brasil Esporte. 2006. (Congresso).

26.
1º Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2005. (Seminário).

27.
10º Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2003. (Congresso).

28.
VII semana da graduação.Desenvolvimento de um equipamento mecânico para mensuração da flexibilidade muscular. 2003. (Outra).

29.
1º Congresso brasileiro de nutrição e suplementação esportiva. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAGE, G. M. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. ; LEITE, C.M.F. . VIII seminário mineiro de comportamento motor. 2017. (Congresso).

2.
de OLIVEIRA, A. ; LEITE, C.M.F. ; PENONI, A. C. O. . Semana acadêmica da Educação Física - UFSJ. 2017. (Outro).

3.
UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. ; LEITE, C.M.F. . VI Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2013. (Congresso).

4.
LEITE, C.M.F.. 2o Encontro de Educação Física Escolar. 2011. (Congresso).

5.
LEITE, C.M.F.. 4o Fórum Brasil Esporte. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Raphaela Policário Resende. Investigação do nível de desenvolvimento motor global de alunos de curso superior de Educação Física. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

2.
Matheus Alan e Silva de Carvalho. Investigação da formação de padrão de movimento no processo de aprendizagem de arremesso de dardo de salão. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
NATHALIA TAROCO. PERFIL FÍSICO, SAÚDE E CONDICIONAMENTO EM UNIVERSITÁRIOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

2.
LEONARDO JOSÉ LOURENÇONI. PERFIL FÍSICO, SAÚDE E CONDICIONAMENTO EM UNIVERSITÁRIOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

3.
Márcia Salomão de Castro. Estrutura espacial e material das escolas e possibilidades para o desenvolvimento motor: um estudo exploratório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

4.
Marllon Baptista. Obesidade: proposta de intervenção em Educação Física escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

Iniciação científica
1.
Luciana Martins Baccarini. Efeitos da inserção da prática aleatória na aprendizagem motora após a realização de prática constante. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

2.
TALITA PAIVA PAULINO DA SILVA. Efeitos da quantidade de prática das partes de uma tarefa motora sobre a aprendizagem motora. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

Orientações de outra natureza
1.
Luciana Martins Baccarini. Monitoria em Comportamento Motor. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

2.
Talita Paiva Paulino. Monitoria em Comportamento Motor. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

3.
TALITA PAIVA PAULINO. Monitoria Comportamento Motor. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

4.
NICHOLAS EDUARDO SILVA CUNHA. Monitoria Cinesiologia. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

5.
Márcia Salomão de Castro. Monitoria na disciplina Comportamento Motor. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

6.
Leonardo Medeiros Rafael. Monitoria em Cinesiologia. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

7.
LETICIA BENEDITO LIMA. Monitoria em Cinesiologia. 2010. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.

8.
SCHEILA ROSE ALBANO DE OLIVEIRA ASSUNCAO. Monitoria em Metodolia do Ensino das lutas. 2010. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Claudio Manoel Ferreira Leite.




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