Julia Frascarelli Lucca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8365789401483604
  • Última atualização do currículo em 14/02/2018


Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura (2007) e Bacharelado (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) sendo parte da graduação em Antropologia pela Université Charles-de-Gaulle - Lille 3 (2005), licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Paulista (2012), bacharelado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela UFF (2015), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Hortolândia na área de Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: motoboy, identidade, estilo, relação entre sociedade/cultura/texto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julia Frascarelli Lucca
Nome em citações bibliográficas
LUCCA, J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Hortolândia.
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Vila São Pedro
13083970 - Hortolândia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38658070
URL da Homepage: http://hto.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O diário moderno de um motoboy de São Paulo: construção identitária e recursos estilísticos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Anna Christina Bentes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2012
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Motoboy de São Paulo: uma análise discursiva,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mónica Graciela Zoppi Fontana.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2015
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O papel do tutor virtual em EAD.
Orientador: Wagner Muniz de Andrade.
2009 - 2012
Graduação em Linguística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Motoboy de São Paulo e uma Teoria Discursiva da Resistência do Sujeito.
Orientador: Mónica Graciela Zoppi Fontana.
2006 - 2012
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Cartas do leitor: como trabalhar esse gênero através de uma teoria discursiva.
Orientador: Márcia Selivon.
2003 - 2008
Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts (Orientador: Armelle Giglio-Jacquemot).
Título: Identidade e Linguagem: algumas considerações no contexto da globalização..
Orientador: Ana Lúcia de Castro.
2003 - 2007
Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Treinamento para corretores de redação do vestibular unicamp 2018. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Geohumanities and Gender Studies:Films as an Emancip. Tool and Power Repres. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Relações Raciais e Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento de Corretores da Redação 2015. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Curso ENEM/2013. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para corretores de Redação 2014. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento de Corretores da Redação 2013. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Redação do Vestibular da Unicamp. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Anthropologie. (Carga horária: 240h).
Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts, U. LILLE 3, França.
2005 - 2005
Italien. (Carga horária: 24h).
Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts, U. LILLE 3, França.
2004 - 2004
História Oral. (Carga horária: 12h).
Museu de Rio Claro, MRC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão Cursinho Popular do IFSP.
02/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
Comunicação e Expressão
Projetos de Sistemas I
Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica
08/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura, interpretação e produção de texto 1
Leitura, interpretação e produção de texto 2
09/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Câmpus Campinas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Cursos de Extensão.
06/2015 - 02/2016
Direção e administração, IFSP - Câmpus Campinas, .

Cargo ou função
Coordenadora de Extensão.
09/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Câmpus Campinas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Formação Continuada.
08/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Câmpus Campinas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Projeto Político e Pedagógico do IFSP - Campinas.
03/2015 - 11/2015
Extensão universitária , IFSP - Câmpus Campinas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão: Português, Redação, Física e Matemática para o ENEM.
08/2014 - 12/2014
Extensão universitária , IFSP - Câmpus Campinas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão: Redação.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Linhas de pesquisa
Língua, texto e discurso
03/2013 - 07/2013
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Estágio realizado
PED - B - Disciplina: Leitura e produção de textos acadêmicos I.
03/2010 - 08/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Linhas de pesquisa
Língua, sujeito, história

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Serviço técnico especializado, Enquadramento Funcional: Comissão Permanente de Vestibular da Unicamp
Outras informações
Serviços realizados: Corretora da Redação na 1ª fase do Vestibular UNICAMP 2013 e 2014. Corretora na Banca de Língua Portuguesa na 2ª fase do Vestibular da UNICAMP 2013 e 2014.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional Online, Carga horária: 24
Outras informações
Curso de Especialização em Língua Portuguesa para Professores e Professores coordenadores (PCOPs) de Língua Portuguesa da Rede Pública do Estado de São Paulo. Convênio Redefor/IEL/Unicamp/SEE-SP Principais atividades: orientação aos cursistas, mediação de fóruns, correção de atividades dissertativas e supervisão e correção de Trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

Atividades

10/2010 - 12/2012
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
LP001 - História da disciplina de língua portuguesa no Brasil
LP003 - Linguística Textual: Tipologias, Agrupamentos e Textualidade
LP005 - Multiletramentos, Linguagens e Mídia
LP007 - Funcionamento da língua: Gramática, texto e sentido

Havad Idiomas, HI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora de Francês, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 12


Máximo Vestibulares, MV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa e Inglesa, Carga horária: 10
Outras informações
Atendimento a alunos em plantões das disciplinas de Inglês e nas frentes de Língua Portuguesa (Redação, Gramática e Literatura), correção de simulados.


Museu de São Carlos, MSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho com o acervo museológico, pesquisa histórica, descrição catalográfica, montagem de exposições artísticas e históricas, e higienização e organização do acervo.

Atividades

03/2004 - 01/2005
Estágios .

Estágio realizado
Pesquisa histórica, classificação, descrição, armazenamento e organização do acervo..

Planet Idiomas, PI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora de Francês e Inglês, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Língua, sujeito, história

Objetivo: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da constitutividade na relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. Rompem com as abordagens conteudísticas pelo descentramento da noção de sujeito, pelo reconhecimento da relação entre ideologia e inconsciente, pela relativização da autonomia da língua, e por conceber a história como prática social de constante demanda por sentidos no confronto com o real..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2.
Língua, texto e discurso

Objetivo: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos relacionados à língua falada, a teorias do texto e do discurso. As concepções de língua, texto e discurso, nas diferentes perspectivas teóricas adotadas nas pesquisas, são mobilizadas para explicitar condições de enunciação, questões relativas ao processamento textual, princípios de textualização e fatores de discursividade..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
?Mano?, ?Véio?, ?Meu?, ?Cachorro?: análise da manipulação estilística de recursos linguísticos na fala de um motoboy paulistano.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Julia Frascarelli Lucca - Coordenador.
2013 - 2017
O diário moderno de um motoboy de São Paulo: construção identitária e recursos estilísticos
Descrição: Esse trabalho tem como lugar a cidade de São Paulo, espaço de contradição marcado pela diversidade cultural e desigualdade social. Considerando que a sociedade de classes é permeada por relações de poder, mas também por conflitos sociais e resistências, busca-se compreender como se dão as expressões populares nos espaços urbanos. Assim, a partir das relações entre sociedade e linguagem e entre identidade e estilo, esse trabalho objetiva analisar a constante elaboração da identidade de um motoboy por meio da autoria e da produção de seu Vlog no YouTube, no canal ?Motoka Cachorro!!!?, cuja finalidade é mostrar seu cotidiano de trabalho nas ruas da capital paulista. Para isso, essa pesquisa tem como quadro teórico a Sociolinguística e sua relação com os estudos sobre identidade e estilo. A metodologia adotada é a de descrição e análise de recursos linguísticos, textuais e discursivos manipulados pelo motoboy no corpus que compreende nove vídeos publicados nos quatro anos do canal desde seu surgimento em 2014. As análises se centraram nos recursos linguísticos nos níveis da palavra, tais como o uso do diminutivo, de gírias e da enunciação, como o uso de formas de tratamento e de marcadores discursivos, e nos recursos textuais e discursivos de auto e heteroidentificação e de retextualização. Dessa forma, conclui-se que o autor do canal delimita e reforça sua identidade por meio da construção de suas personae relacionadas a sua profissão de motoboy e a sua autoria no Vlog ao passo que constrói sentidos de diferenciação em relação ao outro. Pode-se afirmar que esse Vlog se insere na cultura popular urbana, visto que o autor produz conteúdos que interessam a grupos sociais específicos e, assim, ultrapassa algumas barreiras que os meios de comunicação de massa impõem, permitindo que, por meio do canal, seu cotidiano como trabalhador possa ser retratado por ele mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O Motoboy de São Paulo: uma análise discursiva
Descrição: A partir do dispositivo teórico da Análise do Discurso francesa de Michel Pêcheux e dos estudos discursivos realizados sobre o urbano, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o funcionamento dos discursos que significam o Motoboy na circulação urbana. Nas pesquisas que tomam a cidade atravessada pelo simbólico, questionou-se sobre como os sujeitos interpretam a cidade e como eles mesmos se interpretam na cidade. Procurando centrar-se nessas questões, delimitou-se, para essa pesquisa, análises de discursos em que o Motoboy se significa e é significado no espaço das vias de trânsito, na cidade e em sua relação com os demais sujeitos urbanos. Para isso, o corpus em questão é constituído de sequências discursivas de entrevistas realizadas com Motoboys e Empresários de Agências de transporte na cidade de São Paulo em 2011, textos da mídia, textos de ordem jurídica, falas de especialistas, falas de outros sujeitos urbanos de São Paulo e imagens. A pesquisa segue a metodologia proposta pela AD e partindo da compreensão das condições de produção dos discursos e da Formação ideológica capitalista foi possível identificar a Formação discursiva da organização urbana e as posições-sujeito urbanista e legalista nos discursos sobre/do Motoboy de São Paulo. Foi possível também perceber que esses discursos da FD da organização urbana reificam o Motoboy, o segregam e produzem imagens negativas de Motoboy. A partir dos discursos do Motoboy, verificou-se que esses ora negam as imagens negativas que circulam na FD da organização urbana, ora as reproduzem, mas, de modo geral, se distanciam delas e significam sua profissão em sentidos de transitoriedade. Mesmo com seu real sendo constantemente sobreposto pelo urbano, é possível pensar resistência na cidade. Pode-se citar, portanto, alguns indícios/vestígios para compreender esses pontos de resistência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Língua Portuguesa para o ENEM
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Julia Frascarelli Lucca - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Letra Magna


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística textual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LUCCA, J. F.2010 LUCCA, J. F.. O Sentido de Motoboy Transgressor. Língua, Literatura e Ensino (UNICAMP), v. 5, p. 173-180, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUCCA, J. F.. As Condições de Trabalho do Tutor Virtual. In: I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP, 2015, Sertãozinho. I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP, 2015. v. 1. p. 1-6.

2.
LUCCA, J. F.. Motoboys em São Paulo: sujeitos transgressores?. In: CIELLI, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM-PLE, 2010. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUCCA, J. F.. Análise discursiva do sujeito urbano, o Motoboy de São Paulo. In: Seminário de Teses em Andamento, 2010, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: UNICAMP, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUCCA, J. F.. Construção identitária do Motoboy por meio de um Vlog. In: X Congresso Internacional - ABRALIN, 2017, Niterói. SIMPÓSIO TEMÁTICO 44: Práticas de linguagem em contextos digitais: investigando processos de emergência e estabilização de textos/discursos para a legitimação social, 2017.

2.
LUCCA, J. F.. Vlog e a identidade do Motoboy paulistano. In: 65º GEL, 2017, Assis. SEMINÁRIO DO GEL, 65 , 2017 Programação... Assis (SP): GEL, 2017, 2017.

3.
LUCCA, J. F.. O Eu e o Outro no discurso do Motoboy de São Paulo. In: IV Encontro de Estudos da Linguagem III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2011, Pouso Alegre. O Discurso e as Línguas. Pouso Alegre: Univás, 2011. p. 139-139.

4.
LUCCA, J. F.; ZOPPI-FONTANA, M.G. . Motoboy em São Paulo: sujeitos transgressores?. In: CIELLI, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM-PLE, 2010. v. 1. p. 39.

5.
LUCCA, J. F.. O Sentido de Motoboy Transgressor. In: 7º SePeg, 2010, Campinas. Língua, Literatura e Ensino (UNICAMP). Campinas: UNICAMP, 2010. v. 5. p. 1-1.

6.
LUCCA, J. F.; ZOPPI-FONTANA, M.G. . Lei 12009/2009, uma tentativa de organizar o urbano. In: CIELLI, 2010, Maringá. Anais do 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/ 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários [recurso eletrônico] /. Maringá: UEM-PLE, 2010. v. 1. p. 117.

Apresentações de Trabalho
1.
LUCCA, J. F.. Construção identitária do Motoboy por meio de um Vlog. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LUCCA, J. F.. Vlog e a identidade do Motoboy paulistano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LUCCA, J. F.. Metodologia de ensino para turmas multisseriadas de Inglês Técnico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LUCCA, J. F.. Trabalho docente em EAD: O tutor virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LUCCA, J. F.. As Condições de Trabalho do Tutor Virtual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LUCCA, J. F.. O Eu e o Outro no discurso do Motoboy de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LUCCA, J. F.; ZOPPI-FONTANA, M.G. . Lei 12000/2009: uma tentativa de organizar o urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LUCCA, J. F.; ZOPPI-FONTANA, M.G. . Motoboys em São Paulo: sujeitos transgressores?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LUCCA, J. F.. O Sentido de Motoboy transgressor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LUCCA, J. F.. Análise discursiva do sujeito urbano, o Motoboy de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LUCCA, J. F.. A experiência acadêmica na Université Charles de Gaulle. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LUCCA, J. F.. Parecer ad hoc - Revista Temas em Psicologia (SBP). 2017.

2.
LUCCA, J. F.. Parecer ad hoc em projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas do IFSP -2018.. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LUCCA, J. F.. Diário de um motoboy paulistano. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LUCCA, J. F.. Hora do Enem | Interpretação textual e Pindorama Futebol - Ep. 253. 2017.

3.
LUCCA, J. F.. Hora do Enem | Preparando para Redação com Literatura brasileira - Ep. 245. 2017.

4.
LUCCA, J. F.; Barbosa, L. G. . Hora do Enem | Água no Brasil: abundância e escassez. Como preservar esse bem comum? - Ep. 110. 2016.

5.
LUCCA, J. F.. Motoboy: um intruso nas cidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUCCA, J. F.; MARQUES, D. ; RAMOS, G. R. R. ; SILVA, C. Z. ; SANTOS, G. L. . Oficina de Redação: os gêneros textuais solicitados pela Unicamp nos últimos anos - Oficina. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LUCCA, J. F.; MARQUES, D. ; RAMOS, G. R. R. ; SILVA, C. Z. ; SANTOS, G. L. . Redação: o ENEM e o texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação problema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LUCCA, J. F.. Avaliadora (área de Humanas) - XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

2.
LUCCA, J. F.. Avaliadora (área de Humanas) - XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2014. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
65º GEL.Vlog e a identidade do Motoboy paulistano. 2017. (Seminário).

2.
II EPLIN 2017 ? Encontro de Professores de Línguas do Litoral Norte.Metodologia de ensino para turmas multisseriadas de Inglês Técnico. 2017. (Encontro).

3.
IX Encontro Nacional da REDESTRADO ?Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências?.TRABALHO DOCENTE EM EAD: O TUTOR VIRTUAL. 2017. (Encontro).

4.
X Congresso Internacional - ABRALIN. Construção identitária do Motoboy por meio de um Vlog. 2017. (Congresso).

5.
XV ENCONTRO NACIONAL DA ABET Trabalho, crise e desigualdades: caminhos e descaminhos da sociedade contemporânea. 2017. (Encontro).

6.
III Congresso de Ensino de Língua Inglesa - Revisiting English Teaching and Learning in the WWW age. 2016. (Congresso).

7.
II Simpósio de Ensino de Língua Materna e Literatura. 2016. (Simpósio).

8.
XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliadora de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2016. (Congresso).

9.
I CONEPT. As Condições de Trabalho do Tutor Virtual. 2015. (Congresso).

10.
III Congresso de Extensão e III Mostra de Arte e Cultura do IFSP. 2015. (Congresso).

11.
Trabalho no Ensino Médio Integrado: Meio ou Fim?. 2015. (Seminário).

12.
Análise da Gestão de Instituto Federal de Educação ? desafios e oportunidades da expansão em rede. 2014. (Outra).

13.
XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliadora de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2014. (Congresso).

14.
Encontro InterGTs (Linguística de Texto e Análise da Conversação; Descrição do Português; Linguística e Cognição) da ANPOLL. 2011. (Encontro).

15.
IV Encontro de Estudos da Linguagem III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.O Eu e o Outro no discurso do Motoboy de São Paulo. 2011. (Encontro).

16.
Jornada ?Discurso, sujeito e sentidos?. 2011. (Outra).

17.
A Conferência Nacional de Educação - CONAE Brasília - Plano Nacional de Educação 2011 a 2020. 2010. (Outra).

18.
Acontecimento Discursivo e Documentário. 2010. (Outra).

19.
CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Congresso).

20.
SePeg.Sentidos do Motoboy Transgressor. 2010. (Seminário).

21.
SETA. 2010. (Seminário).

22.
SETA.Análise discursiva do sujeito urbano, o Motoboy de São Paulo. 2010. (Seminário).

23.
Jornada Labeurb: Práticas de análise em diferentes materialidades significantes. 2009. (Outra).

24.
VII Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem - As (Re) Divisões do Espaço Urbano. 2009. (Outra).

25.
Encontro sobre políticas públicas em debate - o papel do Estado na Promoção do desenvolvimento. 2008. (Encontro).

26.
Saúde da mulher negra e o seu impactio na sociedade. 2006. (Seminário).

27.
Mesa Redonda - Intercâmbios culturais Brasil-França: diálogos acadêmicos e outras vivências.A experiência acadêmica na Université Charles de Gaulle. 2005. (Outra).

28.
VII Semana de Ciências Sociais. 2005. (Encontro).

29.
II Seminário dos Pensadores Marxistas: Marxistas da América Latina. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUCCA, J. F.. Innovation Day - 6º Wokshop de negócios e inovação do IFSP. 2015. (Outro).

2.
LUCCA, J. F.. I Semana da Diversidade do IFSP. 2015. (Outro).

3.
LUCCA, J. F.. Palestra: Luta por reconhecimento no movimento negro: O significado do 20 de novembro.. 2014. (Outro).

4.
LUCCA, J. F.. AMERÍNDIA. 2007. (Congresso).

5.
LUCCA, J. F.. AMERÍNDIA. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lúcia Helena Moreira Verza Frias. Trabalhando gênero Anúncio Publicitário. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

2.
Lygia Maria Da Mota. O Gênero Textual Memórias Literárias. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

3.
Marcia Amaral Medina. O Conto Como Instrumento Motivador Da Leitura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

4.
Maria Goreti Cardozo. O Artigo de Opinião: Esfera Jornalística. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

5.
Rosângela Abigail Barbosa. Texto: sua Intencionalidade e Diferentes Linguagens. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

6.
Roseli De Souza Rocha Pereira. Propaganda Impressa: o Estudo do Gênero como Instrumento na Formação e Desenvolvimento da Criticidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

7.
Silvia Mara Delgado Saullo. Anúncio Publicitário: A leitura do discurso da propaganda na formação de cidadãos críticos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

8.
Waniluci Lopes Ribeiro Adinolfi. A canção como forma de cidadania. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

9.
Wilson Justino Dos Santos. O Mundo das HQs: criando e interpretando. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

10.
Rose de Lis Sauane. As Histórias em Quadrinhos na Escola Linguagem Verbal e Não Verbal. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

11.
Mirian Schmoeller do Prado Rodrigues. Análise de Sequencia Didática: Os gêneros notícia e charge na sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.

Iniciação científica
1.
Vinícius Maimone Rossi. Desenvolvimento de um algoritimo para análise da produção fonética de estrangeiros ao falar português. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Julia Frascarelli Lucca.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LUCCA, J. F.. Diário de um motoboy paulistano. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LUCCA, J. F.. Motoboy: um intruso nas cidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUCCA, J. F.. Innovation Day - 6º Wokshop de negócios e inovação do IFSP. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º Lugar em concurso para Professora de Português e Inglês no Instituto Federal de São Paulo (2014).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:23:22