Marisley de Souza Gonçalves Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0772358009550119
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF desde 2006, foi pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa Lefopi da UFJF, entre 2005 e 2008. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (MG), especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Metodista Granbery e atualmente cursa MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Lideranças, pelo IESPE - Juiz de Fora. Possui experiência profissional em docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, além de Coordenação Pedagógica nestes mesmos segmentos escolares, desde 2006. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marisley de Souza Gonçalves Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves


Formação acadêmica/titulação


2017
Especialização em andamento em MBA Gestão de Escolas Particulares e Competências de Lideranças. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Ensino Superior Pós Graduação e Extensão, IESPE, Brasil.
2014
Especialização em andamento em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
2006 - 2008
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 360h).
Estácio de Sá - Unidade Juiz de Fora, ESTÁCIO - JF, Brasil.
Título: Educação integral da criança: a psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: OS CONFLITOS E A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE HENRI WALLON.
Orientador: Léa Stahlschmidt Pinto Silva.




Atuação Profissional



Instituto Metodista Granbery, IMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora regente, Enquadramento Funcional: Professora Regente do Ensino Fundamental I, Carga horária: 20


Colégio Cascatinha, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora Regente, Enquadramento Funcional: Professora Regente do Ensino Fundamental I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20


Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora ContratoTemporário, Enquadramento Funcional: Professora regente de Biblioteca, Carga horária: 20


Colégio Alcance, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora Regente, Enquadramento Funcional: Professora Regente do Ensino Fundamental I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Coordenação Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora regente, Enquadramento Funcional: Professora regente do Ensino Fundamental I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora regente, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de monitoria na Secretaria do PPGE, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: bolsista BIC/PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista BIC/PIBIC da pesquisa "A verticalização e a horizontalização do espaço da sala de Educação Infantil" CNPQ/UFJF.



Projetos de pesquisa


2005 - 2007
A Verticalização e a horizontalização do espaço da sala de atividades da Educação Infantil
Descrição: Este projeto propõe o estudo do espaço escolar, especificamente sobre as vivências e saberes que se estabelecem nas salas de atividades de educação infantil. A questão a ser investigada pode ser assim delineada: O que dizem os limites da sala de atividades de educação infantil, tanto do ponto de vista vertical - as paredes - quanto do ponto de vista horizontalizado - a mesa e o chão. O processo de reflexão sobre esses aspectos nos levam ao desdobramento da questão central: - Como está organizada a documentação das experiências educativas realizadas? - As informações visuais apresentadas nas paredes valorizam o ato autônomo e criativo na apropriação do espaço - ambiente? - Qual a concepção de linguagem revelada, no espaço - ambiente da sala de atividades, nos eixos de trabalho e nos aspectos que estão sendo trabalhados com a criança?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marisley de Souza Gonçalves Pereira - Integrante / Lea Stahlschmidt Pinto Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Walter Harvey Moore das turmas de 3º ano do Ensino Médio, Instituto Metodista Granbery.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Núbia Schaper Santos ; PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves ; Maritza Dessupoio Abreu ; ALMEIDA, M. B. . Entre o choro e o silêncio: a produção de saberes na creche. In: Léa Stahlschmidt Pinto Silva; Jader Janer Moreira Lopes. (Org.). Diálogos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UFF, 2010, v. , p. 9-287.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves. Workshop Mind Lab: inteligência se aprende. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Núbia Schaper Santos ; PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves ; Maritza Dessupoio Abreu ; ALMEIDA, M. B. . Choro e silêncio: Histórias e aprendizados no cotidiano das creches. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves; SILVA, L. S. P. . Conflitos na infância e a rotina da creche. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves; SILVA, L. S. P. . Reflexões sobre o desenvolvimento infantil e a prática das educadoras da creche: Contribuições da teoria de Henri Wallon. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Internacional de Educação Cotemporânea. 2017. (Seminário).

2.
Palestra Inclusão e mediação escolar. 2016. (Outra).

3.
Workshop Experimento 4+ Projeto Siemens. 2015. (Outra).

4.
III Semana do curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery.Workshop Mind Lab: inteligência se aprende. 2013. (Oficina).

5.
II Fórum ISCAR BRASIL. 2012. (Simpósio).

6.
Organização curricular e atividade social. 2012. (Oficina).

7.
II GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Perspectivas metodológicas.Choro e silêncio: Histórias e aprendizados no cotidiano das creches. 2010. (Seminário).

8.
Curso de Extensão ?Espaço de Reflexão teórico-prático em contexto de colaboração nas creches.Conflitos na infância e a rotina da creche. 2009. (Oficina).

9.
I Simpósio Espaço e Educação.Reflexões sobre o desenvolvimento infantil e a prática das educadoras da creche: contribuições da teoria de Henri Wallon. 2007. (Simpósio).

10.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2007. (Congresso).

11.
I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe. 2006. (Encontro).

12.
Concepções de infância(s) e criança(s) no contexto brasileiro. 2005. (Oficina).

13.
III Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2005. (Simpósio).

14.
ENUM - Encontro Nacional de Universitários Metodistas. 2004. (Encontro).

15.
II Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2004. (Simpósio).

16.
I Semana da Faculdade de Educação. 2004. (Oficina).

17.
Minicurso em Educação Infantil do II Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2004. (Oficina).

18.
2º Encontro Machado Sobrinho de Educadores. 2003. (Oficina).

19.
2º Encontro Machado Sobrinho de Educadores. 2003. (Encontro).

20.
Curso da Editora Ática: Como fazer projetos. 2003. (Oficina).

21.
I Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2003. (Simpósio).

22.
Seminário Educação e Imprensa. 2003. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Núbia Schaper Santos ; PEREIRA, Marisley de Souza Gonçalves ; Maritza Dessupoio Abreu ; ALMEIDA, M. B. . Choro e silêncio: Histórias e aprendizados no cotidiano das creches. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:04:09