Élida Cristina de Carvalho Castilho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4580342395689071
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005), especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e pós-graduação stricto-sensu em nível de Mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-CPTL (2016). Atualmente cursa Doutorado em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Discurso, subjetividade e ensino de línguas, também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus Três Lagoas. É professora EBTT no Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré, atuando como professora de língua portuguesa e língua espanhola da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e de Crítica Literária e Teoria da Literatura no Ensino Superior, Curso de Letras Português-Espanhol. Foi coordenadora e professora titular de língua portuguesa e língua espanhola do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza por oito anos e também atuou por seis anos como professora de língua espanhola na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e na REDE SESI/SP, além de instituições privadas de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa e literatura, ensino de língua espanhola, estudos linguísticos e Análise de Discurso de linha francesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Élida Cristina de Carvalho Castilho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré.
Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, 1333
Jardim Europa I
18707150 - Avaré, SP - Brasil
Telefone: (14) 37310300
URL da Homepage: http://avr.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A literatura romântica e o projeto de identidade nacional: retratos de ex(in)clusão,
Orientador: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Literatura; Representações identitárias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Olhar discursivo sobre língua e sujeito: aluno de língua espanhola do Mato Grosso do Sul,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.
Palavras-chave: Lingua Espanhola; Sujeito; Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2009
Especialização em Ensino de Linguas Estrangeiras. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O verbo gustar e os estudantes brasileiros de espanhol - um estudo de caso.
Orientador: Marta Aparecida Balbino dos Reis.
2002 - 2005
Graduação em letras.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A questão do espaço real x o fantástico na literatura de Jorge Luis Borges.
Orientador: Heloisa Costa Milton.




Formação Complementar


2018 - 2018
Teorias do discurso: língua, sujeito histórico-social. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Aluno Especial na Disciplina de Doutorado - Presenças de Foucault na AD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
DESTREZAS COMUNICATIVAS Y LA EXPLOTACIÓN DIDÁCTICA DE MATERIALES AUTÉNTICOS. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Linguística Aplicada e ensino de espanhol. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Dons da África. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2013 - 2013
Trabalhando os roteiros de aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. (Carga horária: 60h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, EFAP, Brasil.
2012 - 2012
Currículo em Debate - Espanhol. (Carga horária: 24h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Ferramentas didáticas para sala de aula. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Orientação Técnica para professores de espanhol. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2012 - 2012
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo co. (Carga horária: 100h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2012 - 2012
La creacción de materiales digitales en las clases. (Carga horária: 35h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Programa Proinfo Integrado - Tecnologias na Educação: TICs. (Carga horária: 100h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2011 - 2011
Atualização para professores de espanhol como LE. (Carga horária: 60h).
Espanhol na Rede, ENR, Uruguai.
2011 - 2011
Curriculo em Debate-ESPANHOL. (Carga horária: 24h).
CENTRO PAULA SOUZA, CETEC, Brasil.
2011 - 2011
A produção e utilização de documentário como ferra. (Carga horária: 12h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Encontro de Professores de LPL - África e Brasil. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Professores de LPL-Literatura, cinema e música. (Carga horária: 16h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
O olhar dos viajentes-uma abordagem interdisciplin. (Carga horária: 25h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em I CURSO INTERUNIVERSITARIO DE ACTUALIZACIÓN PARA P. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 15h).
Embajada de España, EMBAJADA, Espanha.
2009 - 2009
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 30h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2008 - 2009
Extensão universitária em Curso OYE-Espanhol. (Carga horária: 360h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 12h).
Embajada de España, EMBAJADA, Espanha.
2008 - 2008
Cronica na Sala de Aula. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em CURSO DE ATUALIZAÇÃO: METODOLOGIA DO ENSINO DE LEI. (Carga horária: 80h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2007 - 2007
2º Encuentro de Profesionales de Español. (Carga horária: 9h).
Espaço de España, ESPAÇO, Brasil.
2007 - 2007
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 16h).
Embajada de España, EMBAJADA, Espanha.
2006 - 2006
Extensão universitária em CURSO DE ATUALIZAÇÃO: METODOLOGIA DO ENSINO DE LEI. (Carga horária: 80h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2006 - 2006
1º Encuentro de Profesionales de Español. (Carga horária: 9h).
Espaço de España, ESPAÇO, Brasil.
2006 - 2006
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 16h).
Embajada de España, EMBAJADA, Espanha.
2004 - 2004
I Congresso de laS lenguaS. (Carga horária: 40h).
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré, IFSP - AVR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Espanhol, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, .

06/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
02/2018 - 07/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
07/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, .

Cargo ou função
Secretaria da Comissão de Divulgação de Cursos do IFSP - Campus Avaré.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Literária
03/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Atividade realizada
Professora orientadora do Projeto de Ensino - Literatura e Cinema.
07/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Sustentabilidade do IFSP - Campus Avaré.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Espanhola, Carga horária: 16

Atividades

02/2014 - 06/2016
Direção e administração, Escola Técnica Estadual de Araçatuba, .

Cargo ou função
Coordenadora do Ensino Médio.
02/2008 - 06/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Serviço Social da Industria - SP, SESI-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 6

Atividades

02/2011 - 01/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II - OFA, Carga horária: 16

Atividades

03/2006 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
06/2012 - 12/2012
Ensino, Práticas de Leitura e Escrita na Comtemporaneidade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professora Tutora - Língua Portuguesa

Colégio Degrau - Sistema Positivo, DEGRAU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 8

Atividades

01/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio UNIESP - Sistema Objetivo/Dom Bosco, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 4

Atividades

01/2006 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado

Atividades

03/2014 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , UFMS - Campus de Três Lagoas, .



Linhas de pesquisa


1.
Discurso, subjetividade e ensino de línguas.
2.
EALIFP - Epistemologias do Sul: discurso, subjetividades e ambiente escolar


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
GRUPO SUL-MATO-GROSSENSE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, DISCURSO E IDENTIDADE DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO - REDE LATINOAMERICANA (REDLAD)
Descrição: Esta pesquisa surge a partir do olhar de uma pesquisadora-professora que se vê atravessada, nestas últimas décadas por crises de identidade, ao constatar que algo que se supunha uno e fixo, se vê deslocado pela experiência, pelas mutações e pela fragmentação, o que provoca questionamentos sobre valores tradicionais em busca de compreender a problemática que envolve o adolescente autor de atos infracionais e a jovem presidiária do Estabelecimento Penal feminino de Três Lagoas-MS. Objetivamos desenvolver estudos que subsidiem ações na prática de escrita de adolescentes e adultos em situação de exclusão. Assim como, refletir sobre a formação da identidade e subjetividades desses sujeitos, enquanto missão social da instituição/escola e do professor, sua inserção num determinado contexto e na construção individual de saberes e de princípios éticos desses sujeitos que se vêem excluídos da sociedade. Enquanto objetivos específicos, pretendemos i) analisar e compreender o adolescente e a mulher enquanto identidades singulares na/pela subjetividade, via escrita de si; ii) Interpretar essa subjetividade a partir da escrita do próprio adolescente e da mulher presidiária num determinado momento histórico, social e ideológico; e, iii) descrever marcas dos discursos e interdiscursos que perpassam os sujeitos pesquisados. Intencionamos dessa forma, investigar como acontece a construção da identidade desses sujeitos? Quais os efeitos de sentido que perpassam tal subjetividade? Quais concepções de sujeito são possíveis vislumbrar? Como acontece o processo de escrita de si? Esta pesquisa situa-se no campo teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, inaugurada por Pêcheux (1988), que considera a linguagem em relação com a exterioridade, em que se trabalha no entremeio, por articular três regiões do conhecimento: o materialismo histórico, a Lingüística, a partir da releitura dos estudos de Saussure; e a Psicanálise, a partir da releitura que Lacan fez de Freud...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Élida Cristina de Carvalho Castilho - Integrante / Celina Aparecida de Souza Garcia Nascimento - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2016 - 2016
Oratória
Descrição: Desenvolver, por meio de metodologia moderna e participativa, competências de como falar com naturalidade e improviso, conseguir o envolvimento dos participantes, organizar melhor as ideias quando falar, usar a seu favor o tom, a dicção e impostação de voz, proporcionando ao participante aplicar a oratória para se comunicar melhor com o público, realizar reuniões, diálogos, apresentações, palestras, aulas e atendimento a clientes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
#PartiuIF
Descrição: O projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) é um projeto de apoio ao ingresso no Instituto Federal de Educação e procura atender aos alunos do Ensino Fundamental II que desejam estudar em um dos cursos ofertados pelo Câmpus Avaré. O projeto, de caráter multidisciplinar, realiza atividades/aulas nas diferentes áreas do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Literatura e Cinema
Descrição: O projeto objetiva integrar conhecimentos e uma melhor apropriação dos saberes derivados da Literatura, História, Cinema e Artes, a fim de que os participantes possam ter uma melhor compreensão do funcionamento discursivo da expressão artística escrita (literatura) e da visual (cinema) de obras e autores/temáticas clássicos da literatura nacional e estrangeira, além de um aprofundamento dos conteúdos estudados nas Disciplinas de Língua e Literatura e Artes. Com exibições quinzenais de adaptações cinematográficas de obras literárias e realização de grupos de estudos dirigidos sobre essas obras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2016
Biblioteca Andante-Carrinho de Leitura
Descrição: Fruição da leitura e hábitos de leitura para estudantes do Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Viagem a Buenos Aires sobre a publicação do texto - Cuál seria la mejor denominación para el 12 de octubre, ICBA - Instituto Cultural Brasil Argentina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de2016CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . Um olhar discursivo sobre o sujeito-aluno de língua espanhola: língua (re)negada. Interletras (Dourados), v. V, p. 1-18, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; FRANCISCO, E. C. . Do argumento roteirístico ao filme: uma transmutação. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. ANAIS DO V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em interação, 2017. p. 1632-1648.

2.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015, Campo Grande. Anais do XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Linguística Aplicada para além das Fronteiras. Campo Grande: CBLA, 2015. p. 1575-1589.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de . Representações discursivas de alunos de língua espanhol em situação de vulnerabilidade social. In: VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2015, Recife. VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. A AD e sua história: avanços e perspectivas. Recife: UFPE, 2015. v. 1. p. 71-71.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. 'EXTRA! EXTRA! A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO BRASIL ? MANCHETES DE UMA HISTÓRIA LINGUÍSTICA'.. LINGUASAGEM (SÃO PAULO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, D. L. ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de . O Ensino de Língua Espanhola na pós-modernidade: um desafio frente às novas tendências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARDOSO, F. E. ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de . Linguística Aplicada: valores culturais para América Latina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; ROVERI, J. C. S. ; OLIVEIRA NETO, M. . Currículo e prática interdisciplinar: um projeto de educação para o futuro?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Um currículo para além das fronteiras: o sujeito-aluno de espanhol do Mato Grosso do Sul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Minicurso - Análise do Discurso três épocas: passado, presente e futuro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; ANDRADE, F. H. I. . Estudos de Linguística Aplicada: perspectivas interculturais para o ensino de lingua(gem). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . Um 'Rolézim' pelas subjetivações discursivo-literárias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . A língua imaginada e a língua fluida na escrita de Geovani Martins. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . As representações discursivas em 'O sol na cabeça', de Geovani Martins: pharmakon social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Las prácticas discursivas periodísticas sobre Lengua y Sujeto: aprender lengua extranjera en Brasil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Literatura y cine ? relaciones de sentido de lectura para la enseñanza secundaria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FRANCISCO, E. C. ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de . Literatura e Mídias visuais: interações e interfaces. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Das contribuições da LA Contemporânea: uma teoria do/para o 'Sul'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; ANDRADE, F. H. I. . (Re)pensando as estratégias de leitura: uma proposta de atividade na hipermodalidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . Processo Identitário de alunos de Língua Espanhola em contexto de vulnerabilidade social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Mídia e subjetividade ? as representações discursivas de cartazes publicitários de um projeto de idiomas do Governo Estadual de São Paulo, Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de . Representações discursivas de alunos de língua espanhol em situação de vulnerabilidade social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . As contribuições da LA contemporânea no processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . As contribuições da LA contemporânea do processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . O ensino de espanhol (ontem) e as representações discursivas de alunos de lingua espanhola em situação de vulnerabilidade social (hoje). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. O REAL X O FANTÁSTICO NA LITERATURA DE JORGE LUIS BORGES. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Análise do Discurso três épocas: passado, presente e futuro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Oficina de Literatura Infantil. 2018. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Seletivo de Docentes. 2016. Escola Técnica de Araçatuba.

2.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Seletivo de Docentes. 2013. Escola Técnica de Araçatuba.

Outras participações
1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Seletivo de Docentes. 2016. Escola Técnica de Araçatuba.

2.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Seletivo de Docentes. 2015. Escola Técnica de Araçatuba.

3.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Seletivo de Docentes. 2012. Escola Técnica de Araçatuba.

4.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Processo Seletivo de Docentes. 2011. Escola Técnica de Araçatuba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio de Educação e Inovação e III Simpósio em Currículo e Inovação.urrículo e prática interdisciplinar: um projeto de educação para o futuro?. 2018. (Simpósio).

2.
III Simpósio de Educação e Inovação e III Simpósio em Currículo e Inovação.Um currículo para além das fronteiras: o sujeito-aluno de espanhol do Mato Grosso do Sul. 2018. (Simpósio).

3.
I Jornada de Letras do IFSP - Avaré.Linguística Aplicada: valores culturais para a América Latina. 2018. (Encontro).

4.
I Jornada de Letras do IFSP - Avaré.Estudos de Linguística Aplicada: perspectivas interculturais para o ensino de lingua(gem). 2018. (Encontro).

5.
I Jornada de Letras do IFSP - Avaré.O ensino de língua espanhola na pós-modernidade: um desafio frente às novas tendências. 2018. (Encontro).

6.
IV SEMANA DO BRINCAR.Oficina de Literatura Infantil. 2018. (Encontro).

7.
V Colóquio Internacional de Análise do Discurso - CIAD. As representações discursivas em 'O sol na cabeça', de Geovani Martins: pharmakon social. 2018. (Congresso).

8.
V Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. Um "Rolézim" pelas subjetivações discursivo-literárias. 2018. (Congresso).

9.
VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e III Congresso Internacional de Estudos do Discurso. A língua imaginada e a língua fluida na escrita de Geovani Martins. 2018. (Congresso).

10.
III JORNADAS CENTROAMERICANAS DE ESTUDIOS DEL DISCURSO. Las prácticas discursivas periodísticas sobre Lengua y Sujeto: aprender lengua extranjera en Brasil.. 2017. (Congresso).

11.
III Simposio Internacional de la cátedra UNESCO para Lectura y Escritura.Literatura y cine ? relaciones de sentido de lectura para la enseñanza secundaria. 2017. (Simpósio).

12.
I Jornada do IFSP.Projeto de Ensino - Literatura e Cinema. 2017. (Outra).

13.
V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Do argumento roteirístico ao filme: uma transmutação. 2017. (Congresso).

14.
III Encontro dos Centros de Ensino de Línguas da Unesp.Das contribuições da LA Contemporânea: uma teoria do/para o 'Sul'. 2016. (Encontro).

15.
VII JEALAV- Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.(Re)pensando as estratégias de leitura: uma proposta de atividade na hipermodalidade. 2016. (Encontro).

16.
II CONGRESO DE LA DELEGACIÓN ARGENTINA DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA (ALFAL) Y VII JORNADAS INTERNACIONALES DE INVESTIGACIÓN EN FILOLOGÍA HISPÁNICA. Midia e subjetividade: as representações discursivas de cartazes publicitários de um projeto de idiomas do Governo Estadual de São Paulo, Brasil. 2015. (Congresso).

17.
VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso.Representações discursivas de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2015. (Seminário).

18.
VI SEPIDIS.Processo identitário de alunos em situação de vulnerabilidade social. 2015. (Seminário).

19.
XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Linguistica Aplicada para além das fronteiras. Processo Identitário de alunos de língua espanhola em contextos de vulnerabilidade social. 2015. (Congresso).

20.
GELCO - Grupo de Estudos Linguísticos do Centro-Oeste. As contribuições da Linguísitca Aplicada Contemporânea no processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Congresso).

21.
I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. As contribuições da Linguísitca Aplicada Contemporânea no processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Congresso).

22.
II Encontro de Grupos de Pesquisa em Letras e Linguística do Centro-Oeste.O ensino de espanhol (ontem) e as representações discursivas de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social (hoje). 2014. (Encontro).

23.
IV Centenário de publicação da primeira parte da obra Dom Quixote de Cervantes. 2005. (Outra).

24.
IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina - Linguagens: Fronteiras e Rupturas. IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina. 2005. (Congresso).

25.
XIII Congreso de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. 2005. (Congresso).

26.
1º Congreso de las lenguas. 2004. (Congresso).

27.
I Colóquio de Estudos Lingüísticos. 2004. (Outra).

28.
Revolução dos Cravos - 30 anos (25 de abril 1974-2004) e as Literaturas Contemporâneas. 2004. (Seminário).

29.
XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza dell Español a Lusohablantes. 2004. (Congresso).

30.
VI Jornada de Educação. 2003. (Outra).

31.
XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza dell Español a Lusohablantes. 2003. (Congresso).

32.
V Ciclo de Palestras O Signo Poético - A Semana de Artes (ainda) Moderna. 2002. (Outra).

33.
XXI Maratona Cívica Cultural.XXI Maratona Cívica Cultural. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROVERI, J. C. S. ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de ; FRANCISCO, E. C. ; HERNANDES, L. L. ; VIEIRA, M. F. ; HOYOS, E. A. C. ; CARVALHO, G. L. . I Jornada de Letras do IFSP - Avaré. 2018. (Outro).

2.
ANDRADE, F. H. I. ; ROVERI, J. C. S. ; CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de . Lançamento do Livro "A Kynhunga". 2017. (Outro).

3.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de. Feira Tecnológica da ETEC de Araçatuba. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Natália Rossetto Cardoso. Literatura e Cinema. 2017. Orientação de outra natureza. (Lazer integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Élida Cristina de Carvalho Castilho.

2.
Adriana Carvalho; Ana Claudia Custódio; Géssica Luana; Vanes. Existe pluralidade cultural n'O Cortiço?. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Élida Cristina de Carvalho Castilho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . As contribuições da LA contemporânea no processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO CASTILHO, Élida Cristina de; NASCIMENTO, Celina Aparecida de Souza Garcia . As contribuições da LA contemporânea do processo identitário de alunos de língua espanhola em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Foi professora coordenadora do Ensino Médio na escola ETEC de Araçatuba (Centro Paula Souza) no período de 2014 a 2016. Escola pública com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM da região. Ficando em 11º lugar das 80 instituições de ensino públicas e privadas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:29:08