Elizabeth Guzzo de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5923861754447155
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Doutora em Linguística Aplicada na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia na Faculdade de Letras da UFMG (2013). Mestre em Letras/Estudos Literários na linha de pesquisa Poéticas da Modernidade pela UFMG (2003). Possui especialização em Língua Espanhola pela PUC/Minas (2001), graduação em Letras (Licenciatura em Língua Espanhola) pela UFMG (2000) e graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFMG (1998). Atualmente, é professora de Análise da Prática e Estágio de Espanhol na Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência em formação de professores de espanhol, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos e tecnologias digitais para o ensino de línguas. Atua como coordenadora do Pibid-Espanhol na FaE/ UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth Guzzo de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, E. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Avenida Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095329
URL da Homepage: http://www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras: Linguistica Aplicada.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Aprendizagem situada e letramentos digitais no Estágio Supervisionado de Espanhol, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Ana Cristina Fricke Matte.
Coorientador: Maria Lúcia Castanheira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O jogo na escrita: a experiência literária de crianças e adolescentes,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Ana Maria Clark Peres.
Palavras-chave: leitura jogo criança adolescente.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Especialização em Língua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / ABER, PUC-MINAS / ABER, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Mineira de Cultura, FMC, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Letras Licenciatura Língua Espanhola.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Hipertexto e tecnologias digitais de aprendizagem. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Actualización en Enseñanza de Lengua Española. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Gêneros Textuais e produção de material didático. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Seminario de Formación para Profesores de E/LE. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
III Curso de Actualización para Prof. de Español. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formación de Profesores. (Carga horária: 120h).
International House - Barcelona, IH, Espanha.
1998 - 1998
Curso Internacional de Julio. (Carga horária: 60h).
Universitas Castelae, UC, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Español Libre
Outras informações
O Projeto ?Español ? libre? (é um projeto Vinculado ao projeto de pesquisa e grupo Texto Livre (desenvolvido no Poslin - FALE/UFMG) visa a difusão de softwares educativos e as possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola: a divulgação de artigos, experiências e eventos no Brasil e nos países hispânicos sobre essa temática. E, ainda, a promoção de eventos (jornada didática, mini-cursos ou oficinas online ou presenciais) para a formação continuada do professor de espanhol em parceria com a APEMG ( Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais). Este pro

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Língua Espanhola Educação Campo

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

05/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora 2011 - Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Discente Internacional para Graduação da UFMG - Programa Minas Mundi.
01/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Projeto FOCOELE de Formação Continuada de Professores de Espanhol.
07/2009 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Español Libre vinculado ao Texto Livre.
03/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
09/2012 - 12/2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática e Estágio de Espanhol I
Análise da Prática e Estágio de Espanhol II
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática e Estágio de Espanhol I
Análise da Prática e Estágio de Espanhol II
03/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática e Estágio de Espanhol I
Análise da Prática e Estágio de Espanhol II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática e Estágio de Espanhol I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Espanhol
10/2008 - 10/2008
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Oficina no Projeto Educonle "El profesor de E/LE y las TICs: posibilidades, dilemas y reflexiones".
03/2006 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Espanhol
03/2006 - 12/2007
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Estágio de Língua Espanhola.
03/2006 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Educonle - Formação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - Espanhol.
03/2007 - 09/2007
Ensino, Formação Intercultural de Educadores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
2007 - 2007
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Oficina "Experiencias lúdicas y aspectos afectivos en el aprendizaje de español".
2006 - 2006
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Oficina "Recursos de Internet para la clase de E/LE.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/MG, SEBRAE/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professora de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28
Outras informações
SEBRAE - Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte. Professora de Língua Espanhola


Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2004 - 07/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
02/2004 - 07/2004
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
02/2003 - 12/2003
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Língua Espanhola II

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16
Outras informações
Trabalhei nessa instituição como professora de Língua Espanhola nos cursos de Letras, Turismo e Comércio Exterior.

Atividades

02/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Elaboração de questões e revisão das provas de Espanhol dos Vestibulares.
02/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Editora do Centro Universitário Newton Paiva, Editora do Centro Universitário Newton Paiva.

Atividade realizada
Revisão de artigos em Língua Espanhola.
02/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Editora do Centro Universitário Newton Paiva, Editora do Centro Universitário Newton Paiva.

Atividade realizada
Tradução de artigos em Língua Espanhola.
02/2003 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Correção das provas de Redação dos Vestibulares.
08/2007 - 12/2008
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
08/2005 - 12/2008
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola I
Língua Espanhola II
02/2004 - 07/2007
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Técnico I
Língua espanhola I
Língua Espanhola II
03/2001 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II
Língua Espanhola I

Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos para o ensino-Aprendizagem de Língua Espanhola

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora do Caderno Didático de Espanhol

Atividades

02/2009 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Aberta do Brasil, .

Cargo ou função
Consultora do Caderno Didático de Língua Espanhola do 1º e 2 período do Curso de Letras Espanhol da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Unimontes.

Colégio Arnaldinum, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol Ensino Médio, Carga horária: 12

Atividades

04/2000 - 07/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língu Espanhola

Colégio Itapoã, CI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Espanhol Ensino Médio, Carga horária: 12

Atividades

08/1999 - 08/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio Magnum Agostiniano, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol Ensino Fundamental, Carga horária: 10
Outras informações
Leciono Língua Espanhola para o Ensino Fundamental

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, CNSSC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol Ensino Fundamental, Carga horária: 5

Atividades

02/1999 - 07/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio São Francisco de Assis, CSFA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol Ensino Fundamental, Carga horária: 8

Atividades

08/2000 - 02/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Edições SM, SM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria

Atividades

09/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Edições SM, .

Cargo ou função
Consultoria na elaboração de Leitura Crítica de alguns títulos da coleção Barco de Vapor em Língua Espanhola.


Outros Projetos


2012 - Atual
Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Elizabeth Guzzo de Almeida - Coordenador / Luíza Santana Chaves - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
DELE- Diploma Superior de Espanhol como Língua Estrangeira, Instituto Cervantes / Universidad de Salamanca.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATTE, A. C. F.2018MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; PEREIRA, D. R. M. ; ALMEIDA, E. G. ; ARAUJO, A. L. S. . O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 181-209, 2018.

2.
ALMEIDA, E. G.2014ALMEIDA, E. G.; LIMA, R. S. . Letramentos digitais e uma sequência didática para o ensino de espanhol. Texto Livre, v. 7, p. 86-104, 2014.

3.
ALMEIDA, E. G.2009ALMEIDA, E. G.. Jogos virtuais no ensino de língua espanhola. Texto Livre, v. 1, p. 1-5, 2009.

4.
ALMEIDA, E. G.2004ALMEIDA, E. G.. O jogo na escrita; a experiência literária de crianças e adolescentes. Em Tese (Belo Horizonte), Belo Horizonte, p. 91-99, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo (Org.) ; CHAVES, L. S. (Org.) ; NASCIMENTO, S. A. (Org.) . PIBID faz espanhol: sequências didáticas para crianças e adolescentes. 1. ed. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2017. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. . Zoo loco, de María Elena Walsh: explorando a literatura infantil latino-americana na aula de espanhol para crianças. In: Adriana Ortega; Isis Milreu; Raquel da Silva Ortega. (Org.). Ensino de Literaturas Hispânicas: reflexões, propostas e relatos.. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2018, v. , p. 639-666.

2.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; ALMEIDA, D. M. V. ; GALVAO, J. A. M. ; ASSIS, J. F. . Entre o horizonte e os obstáculos: dez anos em Minas após a Lei do Espanhol. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M.; GALVÃO, J. A. M.. (Org.). Dez anos da ?Lei do Espanhol? (2005-2015). 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras UFMG, 2016, v. , p. 381-399.

3.
BARROS, Cristiano Silva de ; ALMEIDA, E. G. ; COSTA, Elzimar Goetenauer de Marins . Educación continua de profesores de español: la experiencia del proyeto FOCOELE. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Se hace camino al andar : reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012, v. 1, p. 51-64.

4.
ALMEIDA, E. G.. Perspectivas críticas na formação continuada de professores de espanhol e a produção de materiais de ensino. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. (Org.). Formação de Professores de Espanhol: os (des) caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. Belo Horizonte: PRPq/UFMG, 2008, v. , p. 131-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, E. G.; SOUZA, R. S. . Reflexões acerca do livro didático de espanhol aprovado pelo PNLD-EJA 2014. In: IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora. IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - "Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea". Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 1014-1024.

2.
ALMEIDA, E. G.; SILVA, A. F. ; DINIZ, M. L. . O Pibid e sua contribuição na produção e aplicação de material didático para crianças. In: IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora. IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional -. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 495-505.

3.
ALMEIDA, E. G.; ANDRADE, R. A. . Material didático de língua espanhola para a educação de jovens e adultos (EJA). In: IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora. IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional -. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 1025-1034.

4.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. ; NASCIMENTO, S. A. ; OLIVEIRA, Camila de . Provocando aprendizagens no Espacio Hispano Cultural Gabriela Mistral - uma sala ambiente de espanhol. In: XI Seminário de Iniciação à docencia. Professores em espaços de formação: mediação, práxis e saberes docentes, 2014, Natal. XI Seminário de Iniciação à docencia. Professores em espaços de formação: mediação, práxis e saberes docentes. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. p. 1-12.

5.
ALMEIDA, E. G.. Aprendizagem Situada. In: STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC, 2012, Belo Horizonte. STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC - Cadernos Didáticos e Anais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012. v. 1. p. 1-14.

6.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. . Qué nos dicen los cómics sobre las TICs? - una propuesta didáctica sobre géneros discursivos y el uso de tecnologías en la clase de ELE. In: II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Segunda y Extranjera, 2011, Buenos Aires. REVISTA "SIGNOS UNIVERSITARIOS VIRTUAL". Buenos Aires: Dirección de Publicaciones Científicas, dependiente del Vicerrectorado de Investigación y Desarrollo, 2011. v. AÑO VI. p. 1-9.

7.
ALMEIDA, E. G.; COSTA, Elzimar Goetenauer de Marins ; BARROS, Cristiano Silva de . De la teoría a la práctica hay mucho trecho. In: II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Segunda y Extranjera, 2011, Buenos Aires. REVISTA "SIGNOS UNIVERSITARIOS VIRTUAL". Buenos Aires: Dirección de Publicaciones Científicas, dependiente del Vicerrectorado de Investigación y Desarrollo, 2011. v. VIII. p. 1-13.

8.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo . Qual é o lugar do espanhol no Ensino Médio de Minas Gerais?. In: I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2010. v. CDRoM. p. 313-322.

9.
ALMEIDA, E. G.. La web 2.0 y las posibilidades didácticas para la enseñanza del español. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/ UFMG, 2008.

10.
ALMEIDA, E. G.. La literatura y el cine de miedo: una experiencia de escritura con niños. In: X Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes, 2003, São Paulo. La literatura y el cine de miedo: una experiencia de escritura con niños. Brasília: Embajada de España en Brasil ? Consejería de Educación, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte d, 2002.

11.
ALMEIDA, E. G.; PERES, A. M. C. . O direito à Leitura. In: Congresso Internacional: os mundos sociais e culturais da infância, 2000, Braga. Congresso Internacional: os mundos sociais e culturais da infância. Braga: Instituto de estudos da crianças - Universidade de Minho, 1999. p. 310-315.

12.
ALMEIDA, E. G.; PERES, A. M. C. ; NERY, R. L. . Escrevendo a Leitura. In: Congresso da História da Leitura no Brasil I, 1998, Campinas. Congresso da História da Leitura no Brasil I. Campinas: Campinas ALB/Unicamp, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, E. G.. La web 2.0 y las posibilidades didácticas para la enseñanza del español. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas UFMG e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Gráfica Halt, 2008. p. 81-82.

2.
ALMEIDA, E. G.. Letramento digital e aprendizagem de língua espanhola. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, E. G.. Letramentos digitais e multimodalidade na formação de professores de espanhol: produção textual em língua adicional.. In: Aila World Congress, 2017, Rio de Janeiro. Aila World Congress. Rio de Janeiro: Aila World Congress Rio, 2017. p. 250-251.

2.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. . Día de los muertos e a interculturalidade no ensino de espanhol para crianças e adolescentes.. In: 3º CIPLOM (Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul) e 3º EAPLOM (Encontro das Associações de Professores de de Línguas Oficiais do Mercosul). Século XXI: Políticas de gestão do multilinguismo e integração regional., 2016, Florianópolis. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 36-37.

3.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. ; NASCIMENTO, S. A. . Cine pibid español para niños, oficina de máscaras, altares para os mortos, desfile de fantasias: a cultura mexicana na aula de espanhol e a formação docente. In: 3º CIPLOM (Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul) e 3º EAPLOM (Encontro das Associações de Professores de de Línguas Oficiais do Mercosul). Século XXI: Políticas de gestão do multilinguismo e integração regional., 2016, Florianópolis. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO.. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 37-37.

4.
ALMEIDA, E. G.. Letramentos digitais e aprendizagem situada: a participação em congressos on-line no Estágio Supervisionado de Espanhol. In: Inpla - 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos - Inpla 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada "As múltiplas faces da linguagem". São Paulo, 2015. p. 307-308.

5.
ALMEIDA, E. G.; ANDRADE, R. A. . Material didático de língua espanhola para a educação de jovens e adultos (EJA). In: IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - 'Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea', 2015, Juiz de Fora. IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - "Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea" ? ANAIS - RESUMOS. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 153-153.

6.
ALMEIDA, E. G.; SOUZA, R. S. . Reflexões acerca do livro didático de espanhol aprovado pelo PNLD-EJA 2014. In: IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - 'Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea', 2015, Juiz de Fora. IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - "Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea" - ? ANAIS - RESUMOS. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 152-152.

7.
ALMEIDA, E. G.; SILVA, A. F. ; DINIZ, M. L. . O Pibid e sua contribuição na produção e aplicação de material didático para crianças. In: IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - 'Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea', 2015, Juiz de Fora. IX SICEA Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - "Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea" ? ANAIS - RESUMOS. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 95-95.

8.
ALMEIDA, E. G.. Letramentos e tecnologias digitais: um projeto colaborativo on-line no Estágio Supervisionado de Espanhol. In: 5º Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte. 5º Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. Blo Horizonte: Ceale, 2014. p. 28-28.

9.
ALMEIDA, E. G.; ARAUJO, A. L. O. S. ; MATTE, A. C. F. . STIS: Seminários Interdisciplinares na web. In: IV CLAFPL Congresso Latinoamericano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília. Livro de Resumos do IV CLAFPL Congresso Latinoamericano de Formação de Professores de Línguas. Brasília, 2013. p. 51-51.

10.
MATTE, A. C. F. ; ARAUJO, A. L. O. S. ; ALMEIDA, E. G. . STIS: um evento de letramento digital. In: 19º Inpla e 5º SIL, 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP, 2013. p. 294-295.

11.
ALMEIDA, E. G.. Um projeto colaborativo on-line e comunidades de prática na formação inicial de professoras de espanhol. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanista, 2012, Salvador. Caderno de Resumos. Salvaor, 2012. p. 68-69.

12.
ALMEIDA, E. G.; CARVALHO, F. P. . Aprender a hacer con las TICs: propuestas didácticas para niños y adolescentes. In: III Seminario APEMG y VIII Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais, 2011, Belo Horizonte. Cuaderno de Resúmenes del III Seminario APEMG y VIII Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais, 2011.

13.
ALMEIDA, E. G.. Aprendizagem Situada e Letramentos Digitais na Formação Inicial de Professores de Espanhol. In: 18º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos 18º Inpla. São Paulo: Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 2011.

14.
ALMEIDA, E. G.. Situar a aprendizagem na formação inicial de professores de espanhol para o uso de tecnologias. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. COMUNIDADE, ESCOLA E TECNOLOGIA: ENTRE O NÃO AINDA E O JÁ PASSOU Caderno de Resumos 2011. Sorocaba: UNISO, 2011. p. 153-153.

15.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo . Qual o lugar do espanhol nas escolas de ensino médio de Minas Gerais?. In: I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM - I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. Cascavel: Coluna do Saber, 2010. p. 114-144.

16.
ALMEIDA, E. G.. Experiências colaborativas na web na formação continuada do professor de espanhol. In: I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM - I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. Cascavel: Coluna do Saber, 2010. p. 120-120.

17.
ALMEIDA, E. G.. Aplicações pedagógicas de jogos eletrônicos no ensino de espanhol. In: III Encontro Nacional sobre HIpertexto, 2009, Belo Horizonte. Hipertexto. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2009.

18.
ALMEIDA, E. G.; PERES, A. M. C. . Escrevendo a leitura: a experiência literária de crianças e adolescentes. In: Colóquio Literatura e Infância, 2004, Belo Horizonte. Programação & Resumos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 49-49.

19.
ALMEIDA, E. G.; PERES, A. M. C. . O direito à Leitura. In: Congresso Internacional: os mundos sociais e culturais da infância, 2000, Braga. Congresso Internacional: os mundos sociais e culturais da infância. Braga: Instituto de estudos da criança ? Universidade de Minho,, 2002. p. 108-109.

20.
ALMEIDA, E. G.; NERY, R. L. ; PERES, A. M. C. . Escrevendo a leitura. In: I Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil, 1998, Campinas. Programação de Resumo do I Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil. Campinas: ALB, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, E. G.. Letramentos e tecnologias digitais: um projeto colaborativo on-line no Estágio Supervisionado de Espanhol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. ; NASCIMENTO, S. A. ; FERREIRA, Renata Passos Freire ; OLIVEIRA, Ana Maria Martins ; OLIVEIRA, Camila de ; DINIZ, M. ; ANDRADE, R. A. . Experiências Formativas no Pibid-Espanhol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, E. G.. Um projeto colaborativo on-line e comunidades de prática na formação inicial de professoras de espanhol.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, E. G.. Práticas Educativas de Espanhol na Web. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, E. G.; Fricke Matte Ana Cristina ; Pereira, Daniervelin Renata Marques . III Encontro Textolivre e Underlinux de Documentação e Software Livre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALMEIDA, E. G.. La producción de materiales didácticos de lengua española para el curso de Licenciatura en Educación del Campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, E. G.. La web 2.0 y las posibilidades didácticas para la enseñanza del español. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, E. G.. Jogos virtuais e o ensino de língua espanhola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALMEIDA, E. G.. El profesor de E/LE y las TICs: posibilidades, dilemas y reflexiones. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ALMEIDA, E. G.. Perspectivas críticas en la formación continua de profesores de español y la producción de materiales de enseñanza. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALMEIDA, E. G.. Te doy mis ojos - Comentario de película. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALMEIDA, E. G.. Perspectivas sobre la ley nº 11.161 y sus implicaciones en la enseñanza del español. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, E. G.. Juegos Comunicativos en la clase de E/LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo . El papel de una asociación de profesores en la formación continuada: relatos de experiencia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALMEIDA, E. G.. Sugerencias para aplicación didáctica de los juegos al aula de E/LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ALMEIDA, E. G.. Experiencias lúdicas y aspectos afectivos en el aprendizaje de español. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ALMEIDA, E. G.. Letramento digital e a aprendizagem de língua espanhola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ALMEIDA, E. G.. Experiencias Lúdicas y sus aplicaciones didácticas en la clase de E/LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ALMEIDA, E. G.. Produção de material de ensino para professores de espanhol: uma proposta de letramento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, E. G.. Recursos de internet para la clase de E/LE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ALMEIDA, E. G.. Oficina de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Espanhola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ALMEIDA, E. G.. Workshop sobre a obra Mensajes pela editora Cambridge University Press. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ALMEIDA, E. G.; PERES, A. M. C. . Escrevendo a leitura: a experiência literária de crianças e adolescentes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ALMEIDA, E. G.. La literatura y el cine de miedo: una experiencia de escritura con niños. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALMEIDA, E. G.. Quién no le tieme al miedo?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ALMEIDA, E. G.; NERY, R. L. . Escrevendo a leitura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, E. G.. Territórios e alteridade na Argentina do protesto (RESUMO). Belo Horizonte: Editora do Centro Universitário Newton Paiva, 2004. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALMEIDA, E. G.. Consultora do Caderno Didático de Língua Espanhola do 1º e 2º período do Curso de Letras Espanhol da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Unimontes. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, E. G.. Parecer para o periódico Educação em Revista. 2018.

2.
ALMEIDA, E. G.. Parecerista do IX Encuentro de Profesionales del Español de Minas Gerais / IV Seminario APEMG. 2012.

3.
ALMEIDA, E. G.; REZENDE, R. B. T. . Elaboração de Provas de Espanhol do Processo Seletivo do Centro Universitário Newton Paiva. 2009.

4.
ALMEIDA, E. G.. Parecerista do IV Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e I Ciltec-online (Congresso Internacional sobre Linguagem e Tecnologia online). 2009.

5.
ALMEIDA, E. G.. Parecerista de Ensino de Línguas no I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2008.

6.
ALMEIDA, E. G.; REZENDE, R. B. T. . Elaboração de provas de Espanhol do processo seletivo do Centro Universitário Newton Paiva. 2008.

7.
ALMEIDA, E. G.; REZENDE, R. B. T. . Elaboração de Provas de Espanhol do Processo Seletivo do Centro Universitário Newton Paiva. 2007.

8.
ALMEIDA, E. G.. Elaboração de Provas de Espanhol do Processo Seletivo do Centro Universitário Newton Paiva. 2006.

9.
ALMEIDA, E. G.. Elaboração de Provas de Espanhol do Processo Seletivo do Centro Universitário Newton Paiva. 2005.

10.
ALMEIDA, E. G.. Leitura Crítica de títulos da coleção Barco a Vapor em Língua Espanhola da Editora SM. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, E. G.. Revista Texto Livre. 2010. (Editoração/Periódico).

2.
ALMEIDA, E. G.. ¡A aprender con los juegos virtuales!. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALMEIDA, E. G.. Guia de Estudo - Fundamentos Metodológicos do Ensino de Língua Espanhola. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).

4.
ALMEIDA, E. G.; REZENDE, R. B. T. ; CORBALÁN, A. T. . Caderno Didático Língua Espanhola - UAB - UNIMONTES. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).

5.
ALMEIDA, E. G.; STRADIOTTO, S. A. ; VIEIRA, E. A. . Língua Espanhola na Educação do Campo FAE/UFMG. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).

6.
ALMEIDA, E. G.; VIEIRA, E. A. ; STRADIOTTO, S. A. . Língua espanhola na educação do campo - FAE/UFMG. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Producção de material didático).

7.
ALMEIDA, E. G.. Leitura Crítica de Obras Infantis e Juvenis em Espanhol para a editora SM. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Leitura Crítica).

8.
ALMEIDA, E. G.. Revisão de Artigo em Espanhol - Las caras ocultas del Teorema de Pitágoras: números y figuras / de Walter O. Beyer K.. 2005. (Las caras ocultas del Teorema de Pitágoras: números y figuras).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARROS, Cristiano Silva de; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, E. G.. Participação em banca de Luciana Aparecida de Paula Silva. Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos como etapa na formação do leitor literário. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
COSTA, Elzimar Goetenauer de Marins; VIANA, C. C.; ALMEIDA, E. G.. Participação em banca de Geraldo Emanuel de Abreu Silva. As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017). 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, E. G.; Castanheira, M. L.; Street, B. V.; RIBEIRO, A. E.; JORGE, G. M. S.. Participação em banca de Maria Jacy Maia Velloso. Práticas de letramento no contexto digital: usos da leitura e escrita no telecentro de uma comunidade quilombola. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ALMEIDA, E. G.; Castanheira, M. L.; Street, B. V.; FIAD, R. S.; CARVALHO, G. T.. Participação em banca de Raquel Aparecidad Soares Reis Franco. Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização Linguagem e Tecnologia. 2015. Tese (Doutorado em Educação - Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ALMEIDA, E. G.; DIAS, R.; SANTOS, Z. B.. Participação em banca de Gonzalo Enrique Abio Vírsida. Infográficos no ensino-aprendizagem de espanhol na educação básica? Uma pesquisa-design sob o viés da multimodalidade no processo de formação de professores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, E. G.; BARROS, Cristiano Silva de; CHAVES, L. S.. Participação em banca de Renata Silva de Souza.Letramentos digitais no ensino de Espanhol na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ALMEIDA, E. G.; BRITO, Renato de.; DUARTE, Elaine Cristina Carvalho. Participação em banca de Tãnia Correa Machado.O aluno leitor e sua formação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Sul de Minas.

3.
BRITO, Renato de.; BOVO, Ana Paula Martins Corrêa; ALMEIDA, E. G.. Participação em banca de Kassiney Maria Costa Santos.O ensino de língua materna da EaD. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Sul de Minas.

4.
ALMEIDA, E. G.; BOVO, Ana Paula Martins Corrêa; BRITO, Renato de.. Participação em banca de Corina Borges Maria Machado.Inclusão digital na escola pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Sul de Minas.

5.
ALMEIDA, E. G.; BOVO, Ana Paula Martins Corrêa; DUARTE, Elaine Cristina Carvalho. Participação em banca de Elisabete José Soares.A construção da identidade nordestina na obra de Clarice Lispector: A hora da estrela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Sul de Minas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA, E. G.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de Professor Temporário de Língua Espanhola no CEFET-MG. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SILVA, E. B.; REIS, D. A. F.; ALMEIDA, E. G.. Comissão Avaliadora da Promoção Docente para a Classe DIV da Carreira de Magistério EBTT. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Letramentos e multimodalidade: implicações para a formação de professores de espanhol. 2018. (Congresso).

2.
XII Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais. Dónde viven los monstruos? Uma proposta didática de espanhol para crianças. 2018. (Encontro).

3.
6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita -.Letramentos digitais em aulas de espanhol da Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Outra).

4.
Aila World Congress Rio. Letramentos digitais e multimodalidade na formação de professores de espanhol: produção textual em língua adicional. 2017. (Congresso).

5.
I Jornada Política Linguística e Internacionalização e Extensão Universitária.Mulheres, negros e indígenas: a representatividade de raça e gênero no ensino de espanhol para crianças. 2017. (Outra).

6.
VIII Seminário Internacional de Educação em Relações Étnico Raciais.: Projeto Consciência Negra: experiências com a educação étnico-racial na aula de espanhol para crianças. 2017. (Seminário).

7.
Inpla - 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - "As múltiplas faces da linguagem".Letramentos digitais e aprendizagem situada: a participação em congressos on-line no Estágio Supervisionado de Espanhol. 2015. (Seminário).

8.
IX SICEA Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional - "Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea".Material didático de língua espanhola para a educação de jovens e adultos (EJA). 2015. (Seminário).

9.
XI Jogo do livro e I Seminário Latino-americano: mediações de leitura literária.Zoo loco de María Elena Walsh: explorando a literatura latino-americana na aula de espanhol para crianças. 2015. (Seminário).

10.
XIX Semana de Graduação da UFMG.Diálogos interculturais no ensino de espanhol em escolas públicas de educação básica. 2015. (Outra).

11.
5º Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. Letramentos e tecnologias digitais: um projeto colaborativo on-line no Estágio Supervisionado de Espanhol. 2014. (Congresso).

12.
XVIII Semana de Graduação da UFMG.Experiências de Formação de Professores de Espanhol no PIBID. 2014. (Outra).

13.
19º Inpla - 5º SIL.STIS: um evento de letramento digital. 2013. (Seminário).

14.
IV CLAFPL - Congresso Latinoamericano de Formação de Professores de Línguas. STIS: Seminários Interdisciplinares na web. 2013. (Congresso).

15.
IV Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Seminário).

16.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Um projeto colaborativo on-line e comunidades de prática na formação inicial de professoras de espanhol. 2012. (Congresso).

17.
18º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Aprendizagem Situada e Letramentos Digitais na Formação Inicial de Professores de Espanhol. 2011. (Seminário).

18.
II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Segunda Lengua y Extranjera. Qué nos dicen los cómics sobre las TICs? una propuesta didáctica sobre géneros discursivos y el uso de tecnologías en la clase de Español/Lengua Extranjera. 2011. (Congresso).

19.
III Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Segunda Lengua y Extranjera. De la teoría a la práctica hay un trecho. 2011. (Congresso).

20.
III Encontro Internacional de Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino e aprendizagem. 2011. (Encontro).

21.
III Seminario APEMG y VIII Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais.Aprender a hacer con las TICS: propuestas didácticas para niños y adolescentes. 2011. (Seminário).

22.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Situar a aprendizagem na formação inicial de professores de espanhol para o uso de tecnologias. 2011. (Encontro).

23.
STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec.Aprendizagem Situada. 2011. (Outra).

24.
XIV Congresso de Professores de Espanhol. Celebraciones de la muerte en diferentes culturas: una propuesta didáctica interdisciplinaria. 2011. (Congresso).

25.
Edusol - VI Encuentro en Línea de Educación, Cultura y Software Libres.Evidosol: semeando cultura livre pelo ambiente digital. 2010. (Encontro).

26.
FISL - Fórum internacional de Software Livre. III Encontro Textolivre e Underlinux de Documentação e Software Livre. 2010. (Congresso).

27.
I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. Experiências colaborativas na web na formação continuada do professor de espanhol. 2010. (Congresso).

28.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. Qual o lugar do espanhol nas escolas de ensino médio de Minas Gerais?. 2010. (Congresso).

29.
II Dia da Cultura Livre.APEMG - Associação de Professores de Minas Gerais. 2010. (Outra).

30.
II Dia da Cultura Livre.Projeto Español Libre. 2010. (Outra).

31.
III Encontro Nacional sobre Hipertexto.Aplicações pedagógicas de jogos eletrônicos no ensino de espanhol. 2009. (Oficina).

32.
V Encuentro Brasileño de Profesionales de Español.¡Aprender con juegos virtuales!. 2009. (Outra).

33.
VI Encuentro de Profesionales del Español de Minas Gerais / I Seminario APEMG.La producción de materiales didácticos de lengua española para el curso de Licenciatura en Educación del Campo. 2009. (Seminário).

34.
II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2008. (Congresso).

35.
III EVIDOSOL - Encontro Virtual de Documentação em Software Livre.Jogos virtuais e o ensino de língua espanhola. 2008. (Encontro).

36.
Jornada de cine APEMG y FAMINAS.Te doy mis ojos - Comentario de la película. 2008. (Outra).

37.
Projeto de Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - Espanhol (Educonle).El profesor de E/Le y las TICs: posibilidades, dilemas y reflexiones. 2008. (Oficina).

38.
V Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais.Perspectivas críticas en la formación continua de profesores de español y la producción de materiales de enseñanza. 2008. (Encontro).

39.
Encontro Pedagógico Semestral da Rede Promove.Experiencias Lúdicas y sus aplicaciones didácticas en la clase de E/LE. 2007. (Encontro).

40.
Formação Acadêmica - PUC/MG.Perspectivas sobre la ley nº 11.161 y sus implicaciones en la enseñanza del español. 2007. (Outra).

41.
III Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.Experiencias lúdicas y aspectos afectivos en el aprendizaje de español. 2007. (Oficina).

42.
IV Encuentro de Profesionales de Español.Juegos comunicativos en las clases de E/LE. 2007. (Encontro).

43.
XII Congreso Brasileño de Profesores de Español. El papel de una asociación de profesores en la formación continuada: relatos de experiencias. 2007. (Congresso).

44.
Actividades Lúdicas en la clase de E/LE.Actividades Lúdicas en la clase de E/LE. 2006. (Oficina).

45.
II Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.Recursos de internet para la clase de E/LE. 2006. (Encontro).

46.
Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Produção de material de ensino para professores de Espanhol: uma proposta de letramento. 2006. (Outra).

47.
Apresentação de Materiais didáticos de Língua Estrangeira.Mensajes - Nueva respuesta para la enseñanza del español en Brasil. 2005. (Outra).

48.
Colóquio Literatura e Infância.Escrevendo a leitura: a experiência literária de crianças e adolescentes. 2004. (Outra).

49.
X Seminario de Dificultades específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes.La literatura y el cine de miedo: una experiencia de escritura con niños. 2002. (Seminário).

50.
III Encuentro Didáctico de Profesores de Español. Quién no le teme al miedo?. 2001. (Encontro).

51.
Congresso Internacional: os Mundos Sociais da Infância. Direito à Leitura. 1999. (Congresso).

52.
I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil. Escrevendo a leitura. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; GALVAO, J. A. M. ; CARDOSO, José ; ALMEIDA, D. M. V. ; OLIVEIRA, W. P. ; RUAS, M. F. ; SILVA, L. A. L. ; BARCELOS, T. V. ; SILVA, L. M. ; BARCELOS, J. V. . XII Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais - VII Seminario APEMG - I Encuentro de Profesores de Español del Sudeste. 2018. (Congresso).

2.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José ; GALVAO, J. A. M. ; OLIVEIRA, W. P. ; SILVA, L. A. L. ; BARCELOS, T. V. ; SILVA, L. M. ; BARCELOS, J. V. ; ALMEIDA, D. M. V. ; RUAS, M. F. . Mesa Redonda APEMG: Ensino de Espanhol na Educação Básica: com a palavra, professoras e professores. 2018. (Outro).

3.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José ; ALMEIDA, D. M. V. ; GALVAO, J. A. M. ; OLIVEIRA, W. P. ; RUAS, M. F. ; SILVA, L. A. L. ; BARCELOS, T. V. ; SILVA, L. M. ; BARCELOS, J. V. . Minicurso: Ensino de espanhol e letramento digital: análise e elaboração de propostas didáticas para a educação básica. 2018. (Outro).

4.
ALMEIDA, E. G.. X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2012. (Congresso).

5.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . Debate "La implantación del español en Minas Gerais". 2010. (Outro).

6.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . II Seminario APEMG e VII Encuentro de Profesionales del español. 2010. (Outro).

7.
ALMEIDA, E. G.. VI Encuentro de Profesionales del Español de Minas Gerais/ I Seminario APEMG. 2009. (Outro).

8.
ALMEIDA, E. G.; Fricke Matte Ana Cristina . Dia da Cultura Livre: Softwares Livres e Educação. 2009. (Outro).

9.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . IV Jornada Didáctica APEMG - La diversidad del Español y la cultura de Masas. 2009. (Outro).

10.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . III Jornada Didáctica APEMG: Gramática de la lengua española: aspectos sintácticos y semánticos. 2009. (Outro).

11.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . V Encuentro de Profesionales del Español de Minas Gerais. 2008. (Outro).

12.
ALMEIDA, E. G.; CARDOSO, José . I Jornada Didáctica APEMG. 2008. (Outro).

13.
ALMEIDA, E. G.. Jornada de Cine APEMG y FAMINAS. 2008. (Outro).

14.
ALMEIDA, E. G.. II Jornada Didáctica APEMG. 2008. (Outro).

15.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . IV Encuentro de Profesionales de Español Lengua Extranjera de Minas Gerais. 2007. (Outro).

16.
ALMEIDA, E. G.; AMARAL, Eduardo ; CARDOSO, José . I Encuentro Regional de Profesionales de Español de Minas Gerais. 2007. (Outro).

17.
ALMEIDA, E. G.. III Encuentro de Profesionales del Español Lengua Extranjera. 2006. (Outro).

18.
ALMEIDA, E. G.. II Jornada Cultural APEMG. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Bárbara Marques Bernardo. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Andrea Mendes Barbosa Pereira. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Karlla Andrea Leal Cruz. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Ana Maria Martins. Pibid -Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Camila de Oliveira. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Rosilene Aparecida de Andrade. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Alessandra Márcia Gonçalves de Oliveira. Pibid - Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Paloma Souza de Paula. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Siguineia da Silva Viana Valério. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Aline Fernanda da Silva. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

11.
Mariana Lopes Diniz. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Stela Ferreira Soares. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Renata Silva de Souza. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

14.
Debora Estanislau da Silva. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

15.
Nívia Aniele Oliveira. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

16.
Lúcia Maria da Silva. Pibid-Espanhol - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Silva de Souza. Letramentos digitais no ensino de Espanhol na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elizabeth Guzzo de Almeida.

2.
James Ulisses Marotta. A importância da reflexão sobre a prática de sala de aula para a formação de professores de língua estrangeiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Elizabeth Guzzo de Almeida.

Iniciação científica
1.
Renata Silva de Souza. Letramentos digitais e materiais didáticos na formação de professores de espanhol. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elizabeth Guzzo de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, E. G.; CHAVES, L. S. ; NASCIMENTO, S. A. ; FERREIRA, Renata Passos Freire ; OLIVEIRA, Ana Maria Martins ; OLIVEIRA, Camila de ; DINIZ, M. ; ANDRADE, R. A. . Experiências Formativas no Pibid-Espanhol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


-Aprovação em 1º lugar no concurso de Professor Assistente de Prática de Ensino de Língua Espanhola na FAE/UFMG em novembro de 2009.
-Aprovação no concurso de professor substituto de Prática de Ensino de Espanhol na FAE/UFMG em março de 2006 onde lecionei tal disciplina nessa instituição até dezembro de 2007.
-Aprovação no concurso de professor substituto de Língua Espanhola na FALE/UFMG em agosto de 2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:27:12