Elienae Genesia Correa Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6122946354319203
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (1990), especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2003) e mestrado e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008 e 2015, respectivamente). Exerce a função de professora do 2º segmento do Ensino Fundamental - Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Educação Ambiental e práticas pedagógicas lúdicas e interdisciplinares, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: ensino de ciências, educação ambiental, recursos e estratégias de ensino, história em quadrinhos, práticas pedagógicas lúdicas e interdisciplinares, formação docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elienae Genesia Correa Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa;PEREIRA, E. G. C.;PEREIRA, EGC

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 7a CRE.
Estrada Vereador Alceu de Carvalho
Vargem Grande
22775045 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24281299


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/IOC, Brasil.
Título: AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AMPLIANDO O ESPAÇO DA AÇÃO DOCENTE, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Helena Amaral da Fontoura.
2006 - 2008
Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Educação Ambiental na escola: ações pedagógicas no contexto Lixo-Água-Saúde,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria de Fátima Barroso da Costa e Helena Amaral da Fontoura.
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/IOC, Brasil.
Palavras-chave: Educação Ambiental; aprendizagem significativa; Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação.
2002 - 2004
Especialização em Gestão Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE MITIGAR O IMPACTO DO LIXO EM RECURSOS HÍDRICOS.
Orientador: Aloysio da Silva Ferrão Filho.
1988 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
1983 - 1986
Graduação em Ciências Biologicas.
Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação Ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Praticas de Ensino.


Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso Quadrinhos em Sala de Aula. (Carga horária: 160h).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2012 - 2012
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas:. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2004 - 2004
Trein. Prof. Exposições Perman. do Museu Nacional. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Projeto CONPET na escola.
Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro, SME, Brasil.
2001 - 2001
Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro, SME, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Classificação e Estruturação de Sucata. (Carga horária: 16h).
Sesi Rj, SESI-RJ, Brasil.
1997 - 1997
Capacitação Em Educação Sexual. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro, SME, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutoranda

Atividades

05/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo.


Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/IOC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Aluna de Doutorado, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aluna de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oswaldo Cruz - IOC, .


Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I (2º segmento do Ens. Fundamental), Carga horária: 0

Atividades

5/1985 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Sociedade Educacional Prof. Eneas Alves Pereira- Colégio Delta, SEPEAP, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 2011
Vínculo: Instituição Privada de Ensino, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica



Linhas de pesquisa


1.
Atuação docente, práticas pedagógicas, Educação Ambiental
2.
Educação Ambiental
3.
Práticas pedagógicas lúdicas
4.
Atuação docente
5.
Interdisciplinaridade


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Contextualizando aquecimento global e suas consequências ludicamente: uma interlocução entre a pesquisa acadêmica e a escola em uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica
Descrição: O projeto se propõe a analisar e discutir o fenômeno aquecimento global e suas consequências com docentes do ensino fundamental e seus respectivos alunos em uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica e Justiça Ambiental, utilizando-se de instrumentos didáticos lúdicos em um contexto interdisciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Divulgar ciência e educar ambientalmente: contextualizando os processos de degradação dos mananciais de água doce e as florações de cianobactérias através de Histórias em Quadrinhos
Descrição: O saber científico é dinâmico e está em um contínuo desenvolvimento, o que justifica a necessidade constante de uma atuação nos processos de divulgação científica, incluindo aqueles voltados para o ensino formal. Neste sentido, é preciso enfatizar a importância da inserção da ludicidade e o desenvolvimento da criatividade como estratégias de motivação e para o despertar do interesse dos sujeitos envolvidos. Assim, este projeto almeja estudar o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta de divulgação científica utilizando-se do tema ?a degradação dos mananciais de água e suas consequências, em especial aquelas relacionadas às florações de cianobactérias e a saúde humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AMPLIANDO O ESPAÇO DA AÇÃO DOCENTE
Descrição: Atualmente vive-se uma época de rupturas com modelos arcaicos de educação, sendo importante integrar o conhecimento específico de Ciências aos conhecimentos pedagógicos, numa visão dinâmica e holística do ambiente, através de métodos interdisciplinares. Entretanto, a realidade das escolas e cursos de formação de professores é outra: a formação de professores é inadequada e os alunos aprendem pouco. Neste contexto, propõe-se um estudo com docentes do Ensino Fundamental de escolas da cidade do Rio de Janeiro, tendo a atuação pedagógica como elemento catalisador para ampliar suas percepções e seu embasamento teórico-prático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DAS PALAVRAS
Descrição: Mediante o uso de técnicas de construção e elaboração de textos, devidamente adaptadas, este projeto propõe trabalhar temas de Ciências utilizando-se dos conhecimentos prévios dos(as) discentes e também como técnica de avaliação. Esta proposta visa possibilitar a percepção e a sistematização destes conhecimentos pelos(as) alunos(as), além de possibilitar uma avaliação contextualizada dos conteúdos trabalhados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Elienae Genesia Correa Pereira - Coordenador / Taís Conceição dos Santos) - Integrante.
2010 - Atual
Práticas pedagógicas usadas no ensino de Ciências com alunos do Ensino Fundamental - Uma investigação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Uso de Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico
Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar o uso de oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico de insentivação, fixação e avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Educação Ambiental na Escola: Ações Pedagógicas no Contexto Lixo-Água-Saúde
Descrição: O estudo debruça-se sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental visando diagnosticar os conhecimentos prévios dos sujeitos e estudar a influência das ações pedagógicas desenvolvidas em suas percepções e atitudes. Com esse objetivo, fez-se um estudo dos problemas mais graves relacionados ao trinômio Lixo?Água?Saúde relacionando-os às atividades humanas. Para a realização deste estudo foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas semi-estruturadas, além de terem sido desenvolvidas atividades pedagógicas variadas buscando-se uma aprendizagem contextualizada e significativa e proporcionando espaço para discussão das temáticas abordadas. A análise dos dados foi realizada à luz da multirreferencialidade e os resultados indicam ter havido uma ampliação das idéias dos alunos no sentido de atingir os níveis de formulação de maior complexidade dos conteúdos propostos. Indicam ainda que houve mudança expressiva na percepção dos sujeitos, que passaram a ter maior interesse no tema abordado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE MITIGAR O IMPACTO DO LIXO EM RECURSOS HÍDRICOS
Descrição: Este projeto teve como finalidade realizar atividades de Educação Ambiental numa escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, visando à conscientização quanto aos problemas relacionados ao binômio Lixo X Água e uma mudança no pensamento e no comportamento de toda Comunidade Escolar. Para tal, fez um estudo dos problemas mais graves, como o assoreamento dos recursos hídricos, o desperdício de água, matéria prima e energia, relacionando-os com as atitudes e atividades humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Elienae Genesia Correa Pereira - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Ciências & Ideias
2015 - Atual
Periódico: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Gestão Ambiental/Especialidade: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Praticas Pedagogicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Interdisciplinaridade.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ludicidade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
15PEREIRA, E. G. C.2017PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. . Conservantes e saúde: percepções de alunos do ensino fundamental. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 5361-5366, 2017.

2.
8PEREIRA, E. G. C.2017PEREIRA, E. G. C.; FERRÃO FILHO, A. S. . Ambiente aquático em questão: percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 5367-5372, 2017.

3.
16SANTOS, T. C.2017SANTOS, T. C. ; PEREIRA, E. G. C. . Os conservantes alimentares na visão de um grupo de alunos. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 5131-5136, 2017.

4.
3PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2016PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Discutindo as Histórias em Quadrinhos enquanto recurso didático em Ciências. Praxis, v. 15, p. 93-104, 2016.

5.
1PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2016PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Percepções da dimensão ambiental em um contexto lúdico: docentes enquanto sujeitos. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 51-72, 2016.

6.
6PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2015PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso de avaliação. Latin American Journal in Science Education, v. 2, p. 12128-1-12128-14, 2015.

7.
7PEREIRA, E. G. C.2015PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. . Produção textual como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Latin American Journal of Science Education, v. 2, p. 12130-1-12130-13, 2015.

8.
4PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2015PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Ensinando Ciências com um enfoque interdisciplinar: o uso de textos e atividades de produção textual. Revista Práxis (Online), v. Especial, p. 310-317, 2015.

9.
5PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2015PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Produção textual no ensino de Ciências: uma experiência motivadora. Praxis, v. 12, p. 371-376, 2015.

10.
6PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2015PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental (EA) na perspectiva do ensino de Ciências. Interaccoes, v. 11, p. 564-576, 2015.

11.
10Taís Conceição dos Santos2013Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis (Online), v. 5, p. 51-56, 2013.

12.
9PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2013PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . A utilização de oficinas de histórias em quadrinhos em um processo avaliativo. Revista Práxis (Online), v. 5, p. 43-47, 2013.

13.
13PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2013PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Dinâmicas de grupo como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 2737-2741, 2013.

14.
11PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2013PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Aprendizagem em Ciências através de palavras. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 2742-2746, 2013.

15.
12SANTOS, T. C.2013SANTOS, T. C. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 3200-3204, 2013.

16.
14PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa2013PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. ; LA ROCQUE, L. R. . Educação Ambiental e os documentos oficiais de ensino: encontros e confrontos. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 3, p. 177-195, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Posturas e ações em Educação Ambiental: analisando uma intervenção com docentes de escolas públicas. In: Cleonice Puggian, Roseantony Bouhid, Helena Amaral da Fontoura. (Org.). Trabalhos Completos: V SEMINÁRIO DE JUSTIÇA AMBIENTAL, IGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO. 1ed.Duque de Caxias: Editora UNIGRANRIO, 2016, v. , p. 309-325.

2.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Inserção da educação ambiental no ensino público - visão de duas equipes pedagógicas. In: Pedro Membiela; Natalia Casado, Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y Futuro de la Enseñaza de las Ciencias. 1ed.Samtiago de Compostela: Educación Editora, 2015, v. , p. 65-69.

3.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental e o ensino de Ciências: discutindo a ação docente. In: Cleonice Puggian; Caio Floriano dos Santos; Sebastião Fernandes Raulino; Carlos Roberto da Silva Machado. (Org.). IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 1ed.Duque de Caxias: Editora UNIGRANRIO, 2015, v. , p. 102-118.

4.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Instrumentos pedagógicos lúdicos: a visão de licenciandos em Química. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Retos e perspectivas no ensino das ciências. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2013, v. 53, p. 323-328.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, E. G. C.; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental na escola: percepções docentes. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. XI ENPEC - Anais, 2017.

2.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Avaliando o uso de oficinas de histórias em quadrinhos como instrumento metodológico no ensino de Ciências. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU, 2016.

3.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Construindo textos em Ciências. In: III Congresso Nacional de Educação - III CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU, 2016.

4.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Ensinando Ciências com um enfoque interdisciplinar: o uso de textos e de atividades de produção textual. In: IV Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2015, Volta Redonda. Revista Práxis - IV Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda: Editora FOA, 2015. v. VII. p. 310-317.

5.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Produção textual no ensino de Ciências: uma experiência motivadora. In: IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2015, Volta Redonda. Revista Práxis - IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda: Editora FOA, 2015. v. Vii. p. 371-376.

6.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Trabalhando com estratégias lúdicas no ensino de Ciências: confrontando opiniões. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC - Trabalhos, 2015.

7.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Posturas e ações em Educação Ambiental: analisando uma intervenção com docentes de escolas públicas. In: V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2015, Duque de Caxias e Rio de Janei. V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação - Anais, 2015.

8.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental e o ensino de Ciências: discutindo a ação docente. In: IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2014, São Gonçalo, Duque de Caxias. Anais do IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2014.

9.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Inserção da Educação Ambiental no ensino público ? visão de duas Equipes Pedagógicas. In: II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias - SIEC 2014, 2014, Vigo. Presente y futuro de la enseñanza de las ciencias /Presente e futuro do ensino das ciencias, 2014.

10.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Aprendizagem em Ciências através de palavras. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. Revista Enseñaza de las Ciencias. Barcelona, 2013. v. Espec.. p. 2742-2746.

11.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. Revista Enseñaza de las Ciencias. Barcelona, 2013. v. Esp.. p. 3200-3204.

12.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Dinâmicas de grupo como recurso pedagógico no ensino de Ciências. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. Revista Enseñaza de las Ciencias. Barcelona, 2013. v. Esp.. p. 2737-2741.

13.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Produção textual como recurso pedagógico no ensino de Ciências. In: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Revista Latinoamericana de Educação em Ciências, 2013.

14.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso de avaliação. In: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Revista Latinoamericana de Educação em Ciências, 2013.

15.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; LA ROCQUE, L. R. ; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental e os documentos oficiais de ensino: encontros e confrontos. In: III Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2013, São Gonçalo Duque de Caxias. Revista de Educação, Ciências e Matemática. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2013. v. 3. p. 177-195.

16.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . A utilização de Oficinas de Histórias em Quadrinhos em um processo avaliativo. In: III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2013, Volta Redonda. Revista Práxis. Volta Redonda: Editora FOA, 2013. v. Esp.. p. 43-47.

17.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico. In: III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2013, Volta Redonda. Revista Práxis. Volta Redonda: Editora FOA, 2013. v. 5. p. 51-56.

18.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; La Rocque, Lucia Rodriguez de ; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental e o Ensino de Ciências: uma proposta de ampliação docente. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2012, Niterói. Anais do III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2012.

19.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . O enfoque CTS e a Educação Ambiental (EA) através de dinâmicas de grupo e aulas-passeio: um estudo com licenciandos em Química. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2012, Niterói. Anais do III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2012.

20.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . Instrumentos pedagógicos lúdicos: A visão de Licenciandos em Química. In: I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2012, Vigo - Espanha. Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias. Vigo - Espanha: Educación Editora, 2012.

21.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Oficinas de Histórias em Quadrinhos como Instrumento de Avaliação no Ensino de Ciências. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011.

22.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Estudo de Ação Pedagógica em Educação Ambiental numa escola da rede pública do Rio de Janeiro no contexto Lixo-Água-Saúde. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011, Campinas. nais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011.

23.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma intervenção pedagógica com alunos do 6º ano. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011.

24.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; COSTA, M. de F. B. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. In: Colloque BioEd 2008 Sustainable development, Ethics and educationo for the 2020s: what challenges for Biology?, 2008, Boourgogne. Colloque BioEd 2008 Sustainable development, Ethics and educationo for the 2020s: what challenges for Biology?, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. . Percepções de alunos da educação básica sobre conservantes alimentares. In: VI Seminário Iberoamericano CTS Y X Seminário CTS, 2018, Quilmes. Anais do VI Seminário Iberoamericano CTS Y X Seminário CTS, 2018.

2.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . O USO DE DINÂMICAS DE GRUPO E AULAS-PASSEIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: II Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2011, Volta Redonda. II Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2011.

3.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? UMA DISCUSSÃO EMERGENTE. In: II Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2011, Volta Redonda. II Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. . Usando oficinas de histórias em quadrinhos no ensino por investigação. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, 2017, São Paulo - SP. Anais do Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, 2017.

2.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, E. G. C. . As percepções de licenciandos sobre o uso de histórias em quadrinhos. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, 2017, São Paulo - SP. Anais do Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, 2017.

3.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Questões ambientais e justiça socioambiental: percepções e concepções de docentes do Ensino Fundamental. In: VI Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação - VI SEMIJAIRE, 2016, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Resumos VI SEMIJAIRE, 2016.

4.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Oliveira, Maria de Fátima Alves ; SANTOS, T. C. . O ambiente na percepção de estudantes do Ensino Fundamental. In: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014, Faro. Livro de Resumos - IX ENEC 2014. Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, 2014.

5.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental (EA) na perspectiva do ensino de Ciências. In: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014, Faro. Livro de Resumos - IX ENEC 2014. Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, 2014.

6.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . As palavras no contexto do Ensino de Ciências. In: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014, Faro. Livro de Resumos - IX ENEC 2014. Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, 2014.

7.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: reflexões sobre a abordagem da educação Ambiental. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2d International Congress of Science Education - 15 Years of the Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 148-149.

8.
Oliveira, Maria de Fátima Alves ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa ; SANTOS, T. C. . Percepções e reflexões de estudantes sobre o meio ambiente a partir de uma aula passeio. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2d International Congress of Science Education - 15 Years of the Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 149-149.

9.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . O uso de oficinas de histórias em quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2009, Volta Redonda. I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2009.

10.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Avaliação de oficinas de histórias em quadrinhos como metodologia introdutória no Ensino de Ciências. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2009, Volta Redonda. I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2009.

11.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa. Importância da Educação Ambiental como forma de mitigar o impacto do lixo em Recursos Hídricos. In: International Conference on Biology Education, Sustainable Development, Ethics and Citizenship, 2004, Rio de Janeiro. BIOED - International Conference on Biology Education, Sustainable Development, Ethics and Citizenship, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. . Usando Oficinas de Histórias em Quadrinhos no ensino por investigação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, E. G. C. . As percepções de licenciandos sobre o uso de Histórias em Quadrinhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PEREIRA, E. G. C.; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental na escola: percepções docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, E. G. C.; FERRÃO FILHO, A. S. . Ambiente aquático em questão: percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. . Conservantes e saúde: percepções de alunos do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, E. G. C. . Os conservantes alimentares na visão de um grupo de alunos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Avaliando o uso de oficinas de histórias em quadrinhos como instrumento metodológico no ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Construindo textos em Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Questões ambientais e justiça socioambiental: percepções e concepções de docentes do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Ensinando Ciências com um enfoque interdisciplinar: o uso de textos e atividades de produçaõ textual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Produção textual no ensino de Ciências: uma experiência motivadora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Trabalhando com estratégias lúdicas no ensino de Ciências: confrontando opiniões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Posturas e ações em Educação Ambiental: analisando uma intervenção com docentes de escolas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . National Curriculum Guidelines for Teacher Training in Science: reflections on the approach to Environmental Education. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Oliveira, Maria de Fátima Alves ; SANTOS, T. C. . O ambiente na percepção de estudantes do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Oliveira, Maria de Fátima Alves ; SANTOS, T. C. . Percepções e reflexões de estudantes sobre o meio ambiente a partir de uma aula-passeio.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . As palavras no contexto do ensino de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental (EA) na perspectiva do ensino de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Inserção da educação ambiental no ensino público - visão de duas equipes pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental e o ensino de Ciências: discutindo a ação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . A utilização de Oficinas de Histórias em Quadrinhos em um processo avaliativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; SANTOS, T. C. . Aprendizagem em Ciências através das palavras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS, T. C. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Dinâmicas de grupo como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. ; LA ROCQUE, L. R. . Educação Ambiental e os documentos oficiais de ensino: encontros e confrontos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso de avaliação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; La Rocque, Lucia Rodriguez de ; FONTOURA, H. A. . Educação Ambiental e o Ensino de Ciências: uma proposta de ampliação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . O enfoque CTS e a Educação Ambiental (EA) através de dinâmicas de grupo e aulas-passeio: um estudo com licenciandos em Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . Instrumentos pedagógicos lúdicos: a visão de Licenciandos em Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . O uso de dinâmicas de grupoe aulas-passeio no Ensino de Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . O enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Saúde) e a Educação Ambiental - Uma discussão emergente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . ESTUDO DE AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO LIXO-ÁGUA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . OFICINAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . ESTUDO DE AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO LIXO-ÁGUA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . OFICINAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . O uso de oficinas de histórias em quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Avaliação de oficinas de histórias em quadrinhos como metodologia introdutória no Ensino de Ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; COSTA, M. de F. B. . ENVIRONMENTAL EDUCATION: PEDAGOGICS PRACTICES FOR THE IMPROVENMENT OF LIFE QUALITY. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa. Importância da Educação Ambiental como forma de mitigar o impacto do lixo em recursos hídricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RESENDE, M. A. S. ; BRAGA, S. ; SILVA, B. D. ; PEREIRA, E. G. C. . Lutas sociais, educação e direito a água. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa. Metodologias para o Aprendizado Significativo em Ciências. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, E. G. C.; MONTEIRO, F. M. A.; MAURICIO, L. V.; FONTOURA, H. A.. Participação em banca de Paulino Ferreira Filho. Educação Ambiental no Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Nível Médio (IFMT/Campus Bela Vista. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SOARES, R. A. R.; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; BENTO, M. S. N.. Participação em banca de Henrique Amaral Reis. A aula de campo como instrumento de uma Educação Ambiental transversal almejando a formação de conhecimentos para a sustentabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda.

3.
Oliveira, Maria de Fátima Alves; SILVA, I. C. M.; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; ALBUQUERQUE, G. G.. Participação em banca de Tatiana de Assis Lopes. Ensino da ventilação mecânica através de um simulador. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Jane Rangel Alves Barbosa; MAGALHÃES, M. f.. Participação em banca de Lúcia Célia Ferreira de Lima.Análise e conceituação sobre o meio ambiente aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégio Delta (Santa Cruz), zona oeste do Rio de Janeiro - RJ, Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Conservantes e saúde: percepções de alunos do ensino fundamental. 2017. (Congresso).

2.
Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Ambiente aquático em questão: percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.. 2017. (Congresso).

3.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.Usando Oficinas de Histórias em Quadrinhos no ensino por investigação. 2017. (Encontro).

4.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.As percepções de licenciandos sobre o uso de Histórias em Quadrinhos. 2017. (Encontro).

5.
X Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Os conservantes alimentares na visão de um grupo de alunos. 2017. (Congresso).

6.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Educação Ambiental na escola: percepções docentes. 2017. (Congresso).

7.
Congresso Nacional de Educação. Construindo textos em Ciências. 2016. (Congresso).

8.
III Congresso Nacional de Educação. Avaliando o uso de oficinas de Histórias em Quadrinhos como instrumento metodológico no ensino de Ciências. 2016. (Congresso).

9.
VI Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.Questões ambientais e Justiça Socioambiental: percepções e concepções de docentes do ensino fundamental. 2016. (Seminário).

10.
IV Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Ensinando Ciências com um enfoque interdisciplinar: o uso de textos e atividades de produção textual. 2015. (Simpósio).

11.
IV Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Produção textual no ensino de Ciências: uma experiência motivadora. 2015. (Simpósio).

12.
V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.Posturas e ações em Educação Ambiental: analisando uma intervenção com docentes de escolas públicas. 2015. (Seminário).

13.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Trabalhando com estratégias lúdicas no ensino de Ciências: confrontando opiniões. 2015. (Congresso).

14.
II International Congress of Science Education. National Curriculum Guidelines for Teacher in Science: reflections on the approach to Environmental Education. 2014. (Congresso).

15.
II International Congresso of Science Education. Perceptions and reflections of students on the environment from a field class. 2014. (Congresso).

16.
II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias - SIEC 2014.Inserção da Educação Ambiental no ensino público - visão de duas equipes pedagógicas. 2014. (Simpósio).

17.
IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.Educação Ambiental e o ensino de Ciências: discutindo a ação docente. 2014. (Seminário).

18.
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências.O ambienta na percepção de estudantes do Ensino Fundamental. 2014. (Seminário).

19.
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências.As palavras no contexto do ensino de Ciências. 2014. (Seminário).

20.
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências.Educação Ambiental (EA) na perspectiva do ensino de Ciências. 2014. (Seminário).

21.
9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Dinâmicas de grupo como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2013. (Congresso).

22.
9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2013. (Congresso).

23.
9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Aprendizagem em Ciências através de palavras. 2013. (Congresso).

24.
Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Produção textual como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2013. (Congresso).

25.
Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso de avaliação. 2013. (Congresso).

26.
III Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.Educação Ambiental e os documentos oficiais de ensino. 2013. (Seminário).

27.
III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.História em Quadrinhos como recurso pedagógico. 2013. (Simpósio).

28.
III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.A utilização de Oficinas de Histórias em Quadrinhos em um processo avaliativo. 2013. (Simpósio).

29.
4º Fórum de Integração dos Alunos de Pós-Graduação Instituto Oswaldo Cruz.AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AMPLIANDO O ESPAÇO DA AÇÃO DOCENTE. 2012. (Outra).

30.
III Encontro de Pesquisa da PGEBS.AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AMPLIANDO O ESPAÇO DA AÇÃO DOCENTE. 2012. (Encontro).

31.
III Encontro Nacional de Ensino de Ciências sa Saúde e do Ambiente.O enfoque CTS e a Educação Ambiental (EA) através de dinâmicas de grupo e aulas-passeio: um estudo com licenciandos em Química / Educação Ambiental e o Ensino de Ciências: uma proposta de ampliação docente. 2012. (Encontro).

32.
I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias.Instrumentos pedagógicos lúdicos: a visão de Licenciandos em Química. 2012. (Simpósio).

33.
Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO. 2011. (Congresso).

34.
Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. OFICINAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2011. (Congresso).

35.
Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. ESTUDO DE AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO LIXO-ÁGUA. 2011. (Congresso).

36.
II Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? UMA DISCUSSÃO EMERGENTE. 2011. (Simpósio).

37.
II Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA QUANTO AO USO DE DINÂMICAS DE GRUPO E AULAS-PASSEIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2011. (Simpósio).

38.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? VIII ENPEC. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO. 2011. (Congresso).

39.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. 2011. (Congresso).

40.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC. Estudo de ação pedagógica em Educação Ambiental numa escola da Rede Pública do Rio de Janeiro no contexto lixo-água. 2011. (Congresso).

41.
XXI Semana de Química da UERJ.Metodologias para o Aprendizado Significativo em Ciências. 2010. (Outra).

42.
I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Avaliação de oficinas de histórias em quadrinhos como metodologia introdutória no Ensino de Ciências. 2009. (Simpósio).

43.
I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Avaliação de Oficinas de Histórias em Quadrinhos como Metodologia Introdutória no Ensino de Ciências. 2009. (Simpósio).

44.
BioEd. ENVIRONMENTAL EDUCATION: PEDAGOGICS PRACTICES FOR THE IMPROVENMENT OF LIFE QUALITY. 2008. (Congresso).

45.
V Seminário Integrado da Diretoria de Educação Fundamental "Conhecimento, Cultura e Formação: A Valorização das Idéias e dasráticas Pedagógicas. 2008. (Seminário).

46.
III Seminário Integrado da Diretoria de Educação Fundamental Repensando Saberes: Refletindo sobre a Pratica Pedagógica. 2005. (Seminário).

47.
BIOED - 2004, International Conference on. BIOED - 2004, International Conference on Biology Education, Sustainable Development, Ethics and Citizenship. 2004. (Congresso).

48.
II WEEK, World Environmental Education Congress. II WEEK, World Environmental Education Congress. 2004. (Congresso).

49.
II Fórum Ecos da Educação: Um projeto de Vida. 2002. (Outra).

50.
I Seminário de Educação Publica. 2002. (Seminário).

51.
2º Seminário de Ensino em Ciências e Matemática da Rede Municipal do Rio de Janeiro. 2001. (Seminário).

52.
A Sexualidade e suas Múltiplas Linguagens. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PUGGIAN, C. ; BONFIM, A. M. ; COSTA, M. A. M. ; PEREIRA, E. G. C. ; RAULINO, S. . VII Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2017. (Outro).

2.
PUGGIAN, C. ; COSTA, M. A. M. ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . VI Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Márcia Valériade Jesus Guimarães. ESTUDO DA MOBILIZAÇÃO DOS MORADORES DA ROCINHA EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DA SUA COMUNIDADE ATRAVÉS DO PROJETO MUTIRÃO REFLORESTAMENTO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - RJ. Orientador: Elienae Genesia Correa Pereira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; Taís Conceição dos Santos . A utilização de Oficinas de Histórias em Quadrinhos em um processo avaliativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Taís Conceição dos Santos ; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa . Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. . Dinâmicas de grupo como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, H. A. ; LA ROCQUE, L. R. . Educação Ambiental e os documentos oficiais de ensino: encontros e confrontos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 6:38:12