Sandra Cadore Peixoto

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  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), concluiu especialização em Supervisão e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, também concluiu Mestrado em Química Analítica do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria; e Doutorado em Química Analítica do Programa de Pós-Graduação em Química da mesma instituição. Atualmente é professora da Graduação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Cadore Peixoto
Nome em citações bibliográficas
PEIXOTO, Sandra Cadore;Sandra Cadore Peixoto

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Franciscana, Professor.
Rua dos Andradas, 1614
Centro
97010032 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32201200
URL da Homepage: http://www.unifra.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Química.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Validação e aplicação de um método empregando QuEChERS modificado e GC-ECD para a determinação de resíduos de pesticidas em grão e casca de arroz, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Renato Zanella.
Palavras-chave: pesticidas; grão; casca.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
2005 - 2007
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Determinação de resíduos de pesticidas Carbofuran e Quinclorac em lavouras de arroz irrigado por SPE e HPLC DAD,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Renato Zanella.
Palavras-chave: pesticidas; HPLC-UV; GC; águas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2004 - 2005
Especialização em Especialização Em Supervisão e Orientação Educacio.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: O ensino de quimica em turmas de 1ª série do 2º grau.
Orientador: Ingrid Noal.
1998 - 2002
Graduação em Quimica Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais.


Formação Complementar


2007 - 2007
Ingeniería Química. (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional del Litoral, UNL, Argentina.
1997 - 1998
Curso de lingua inglesa de nível intermediário. (Carga horária: 90h).
Centro de Cultura Anglo Americana, C.C.A.A., Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 40
Outras informações
O Centro Universitário Franciscano teve sua transformação em Universidade Franciscana (UFN) em 22 de março de 2018 pela Portaria Nº 259/2018 do Ministério da Educação.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química analítica quantitativa (totalizando 34 h)
02/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (totalizando 68 h: 34 h prática e 34 h teórica).
02/2017 - Atual
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências para a educação básica e superior.
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Professor, .

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Professor, .

08/2016 - 01/2017
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química analítica Qualitativa (totalizando 68h: 34 h teórica e 34 h experimental).
08/2016 - 01/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico química II (totalizando 51 h teórica).
02/2016 - 07/2016
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Quantitativa (totalizando 34 h teóricas + 34 h práticas)
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (totalizando 34 h teóricas + 34 h práticas)
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (totalizando 34 h teóricas + 34 h práticas)
08/2015 - 01/2016
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa: totalizando 68 horas (34 horas teóricas + 34 horas práticas)
08/2015 - 01/2016
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-química (totalizando 51 horas teóricas).
08/2015 - 01/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biossegurança (totalizando 34 horas teóricas)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Quantitativa, totalizando 68 h (teórica e prática) + 34 h práticas.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (teórica e prática), totalizando 68 h (+34 h prática)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (teórica e prática), totalizando 68 h.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado IV, com responsabilidade de coordenação e supervisão do estágio direcionado ao Ensino Médio de Química.
08/2014 - 01/2015
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa teórica e prática, totalizando 68 horas (34 horas teóricas e 34 horas práticas)
08/2014 - 01/2015
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-Química, totalizando 72 horas.
08/2014 - 01/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado III, com responsabilidade de coordenação e supervisão dos estágios.
08/2014 - 01/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-Química III, totalizando 68 horas.
08/2014 - 01/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Interdisciplinares em Química, totalizando 34 horas.
02/2014 - 07/2014
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Quantitativa (Teórica e Experimental), totalizando 68 h + 32 h
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (Teórica e Prática), totalizando 68h semanais
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (Teórica e Prática), totalizando 68h semanais
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia Biomédica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química geral (Teórica e Prática), totalizando 68h semanais
02/2014 - 07/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica III (Teórica e Prática), totalizando 68h semanais
08/2013 - 02/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio curricular supervisionado IV, totalizando 51 horas aulas
orientação de estágio curricular supervisionado IV
Orientação de TFG II, totalizando 17 horas, 1 aluno
Preparo de amostras, totalizando 34 horas
Química Analítica II (teórica e experimental), totalizando 102 horas
08/2013 - 02/2014
Ensino, Engenharia Biomédica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica teórica e prática, totalizando 68 horas
08/2013 - 02/2014
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa (teórica e prática), totalizando 68 horas
Química Analítica Quantitativa (teórica e prática), totalizando 68 horas
02/2013 - 08/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisonado III, atuando como professora orientadora de estágios, totalizando 51 horas de aulas
Química Analítica I (teórica e prática) totalizando 102 horas de aulas
Orientação do Trabalho final de graduação I (TFG) para 1 aluno, totalizando 17 horas
Orientação do estágio curricular supervisionado III, totalizando 127,5 horas
02/2013 - 08/2013
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica, totalizando 68 horas
02/2013 - 08/2013
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa (teórica e prática), totalizando 68 horas
Química Analítica Quantitativa (teórica e prática), totalizando 68 horas
03/2012 - 08/2012
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa (teórica e experimental) totalizando 68 horas de aulas
Química Analítica Quantitativa (teórica e experimental) totalizando 68 horas de aulas
03/2012 - 08/2012
Ensino, Engenharia Biomédica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (teórica e experimental) totalizando 68 horas de aula
03/2012 - 08/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação do Estágio Curricular Supervisionado IV, totalizando 102 horas, com orientação aos alunos na execução dos estágios de Química no Ensino Médio
02/2012 - 08/2012
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
Química Analítica Quantitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
02/2012 - 08/2012
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
02/2012 - 08/2012
Ensino, Engenharia Biomédica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
02/2012 - 08/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão na disciplina de Estágio Supervisionado III
01/2012 - 02/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Preparo de amostras, disciplina optativa de férias, com carga horária de 68 horas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Quantitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica I (teórica e experimental) com carga horária de 102 horas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica II (teórica e experimental) com carga horária de 85 horas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica III (teórica e experimental) com carga horária de 102 horas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado IV, com orientação de alunos formandos, e carga horária de 136 horas
03/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica de Materias, com carga horária de 68 horas
03/2011 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral experimental
03/2011 - 07/2011
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
Química Analítica Quantitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
08/2010 - 02/2011
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Quantitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
Química Analítica Qualitativa (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
08/2010 - 02/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica III (teórica e experimental) com carga horária de 102 horas
03/2010 - 07/2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Quantitativa
Química Analítica Qualitatitva
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica de Materiais (teórica e experimental) com carga horária de 68 horas
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Operações Unitárias
03/2010 - 07/2010
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Polímeros, com carga horária de 36 horas
08/2009 - 02/2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Qualitativa
Química Analítica Quantitativa
08/2009 - 02/2010
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica II (teórica e experimental) com carga horária de 85 horas
Química Analítica I (teórica e experimental) com carga horária de 102 horas

Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul, CEFET/SVS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica Analítica
3/2003 - 12/2004
Ensino, Curso Superior de Irrigação e Drenagem, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Quimica Analitica
3/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química
Quimica analitica

E. E. E. M. Cilon Rosa, E.E.E.M C.R, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora titular de química, Enquadramento Funcional: professora titular de química, Carga horária: 20
Outras informações
Professora titular de química nas turmas de 2º ano do ensino médio, da escola Cilon Rosa.

Atividades

08/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química, para a 2° série do Ensino Médio, com carga horária de 3 horas semanais, sendo a disciplina ministrada durante todo o ano letivo
Química, para a 1° série do Ensino Médio, com carga horária de 3 horas semanais, sendo a disciplina ministrada durante todo o ano letivo

Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, EEEBEV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (estagiário), Carga horária: 6

Atividades

3/2001 - 12/2001
Estágios , Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, .

Estágio realizado
Química.

Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa, EEEBRB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 35

Atividades

3/2002 - 2/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
3/2002 - 2/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica

Giga Winners Pré Vestibular, GWPV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

7/2005 - 01/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Docência Orientada em Química, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GPECIM)
2.
Tecnologias limpas em saneamento ambiental

Objetivo: Linha de Pesquisa dentro do Grupo de Pesquisa: Ciências Ambientais em Engenharias.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A prática experimental aplicada ao Ensino de Química como ferramenta para a aprendizagem.
Descrição: Este projeto visa nfatizar a importância das aulas experimentais no Ensino Fundamental e Médio envolvendo conteúdos teóricos e práticos, incentivando os docentes a utilização de atividades experimentais diferenciadas, relacionadas ao Ensino de Química/Ciências, com a finalidade de obter melhor resposta no processo de ensino aprendizagem dos envolvidos. Devido à dificuldade do professor em conciliar todas as suas atividades com o planejamento das aulas, sugere-se neste projeto de pesquisa, a elaboração de um material de apoio, a ser disponibilizado on line, com características inovadores, baseado em uma revisão bibliográfica aprofundada dos temas em estudo, para auxiliar na execução das atividades experimentais conjugadas com as teóricas. Projeto relacionado a Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Leonardo Fantinel - Integrante.
2017 - Atual
Óleos essenciais, uma abordagem química e interdisciplinar na escola.
Descrição: Projeto relacionado a Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Caracterização físico-química de efluente metalúrgico para posterior proposição de tratamento
Descrição: Alguns elementos metálicos como Cd, Cr, Hg e Pb formam compostos que são considerados tóxicos. Paralelamente a indústria metalúrgica, em sua essência, produz vários tipos de resíduos e efluentes, e muitos destes contaminantes geram riscos para o meio ambiente. Além disso, produz como consequência de seus processos, significativas quantidades de efluentes líquidos com concentrações de elementos metálicos que se comportam como contaminantes inorgânicos, algumas vezes superiores aos padrões exigidos pela legislação. Entre estes metais destacam-se o cromo, o ferro e o níquel. Em razão da fabricação de peças, equipamentos agrícolas e automobilísticos, são gerados resíduos como borras de retífica, fosfatização e desengrache. Também alguns pós de rebarbação, polimento, jateamento de granalha, exaustão e varrição, além de lodo de ETE e escória. Neste sentido, diversos métodos físicos, químicos e físico-químicos podem ser empregados para o tratamento de efluentes líquidos contendo elementos tóxicos, como por exemplo, a precipitação química, processos de filtração com membranas e os processos de adsorção. Deste modo tem-se por meta a caracterização físico-química de resíduos oriundos de atividades metalúrgicas da região noroeste do Rio Grande do Sul, e posterior proposição de procedimentos simplificados de tratamento e disposição do efluente tratado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Andressa Lara Markus - Integrante / Rodrigo Fernando dos Santos Salazar - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2015 - Atual
Verificação da potabilidade da água de poços artesianos da região central do Rio Grande do Sul
Descrição: Este projeto de pesquisa se justifica pela necessidade de verificar a qualidade da água dos poços artesianos, provenientes da zona rural e urbana da região central do Rio Grande do Sul, visto que grande parte da população utiliza esta água sem a devida comprovação dos parâmetros de potabilidade. Com isso, pretende-se comprovar se a água está de acordo com os parâmetros de qualidade desejados ao consumo humano, conforme legislação vigente. Para o desenvolvimento deste projeto serão realizadas análises possíveis de serem executadas no Centro Universitário Franciscano. Após o desenvolvimento experimental pretende-se divulgar os resultados obtidos neste estudo, em congressos e eventos científicos, a fim de sensibilizar e conscientizar a população sobre a sustentabilidade dos recursos híbridos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Rodrigo Fernando dos Santos Salazar - Integrante / Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos - Integrante.
2012 - 2013
Determinação da concentração de ingredientes ativos em fármacos aplicando métodos instrumentais simples
Descrição: Determinação da concentração de ingredientes ativos em fármacos aplicando métodos instrumentais simples, projeto interdisciplinar nos cursos de Química e Farmácia, áreas de Ciências da saúde e Tecnológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Fernanda - Integrante.Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa.
2011 - 2012
Verificação da qualidade do leite aplicando métodos instrumentais simples
Descrição: Considerando os principais objetivos deste projeto, de verificar a qualidade do leite produzido na região de Santa Maria-RS e comparar com os parâmetros exigidos pela legislação vigente, por meio de métodos físico-químicos simples para análise de alimentos, as atividades a serem realizadas referentes a este estudo são: - em um primeiro momento, proporcionar a interação dos alunos envolvidos com a pesquisa, apresentar o projeto, realizar treinamentos direcionados, para assim poder definir as amostras as quais serão realizados os ensaios analíticos. - a seguir, pode-se proceder a realização dos ensaios, como por exemplo: Lactofiltração para determinação de impurezas contido nas amostras de leite analisados; Determinação de resíduos de sangue no leite; Determinação da quantidade de proteínas; gorduras, fosfatos e citratos de cálcio; Identificação de amido, ácido salicílico e salicilatos; Acidez do leite; Determinação de cálcio e caroteno no leite; Determinação do valor do pH. - posterior à realização dos ensaios, é importante discutirmos os resultados encontrados, verificar a sua compatibilidade com a legislação vigente e apresentá-los em eventos da área. Todas as atividades experimentais serão realizadas no laboratório de Química Analítica e Análise Instrumental da UNIFRA, no laboratório S010, localizado no Prédio 4 do Conjunto 1. Projeto interdisciplinar nos cursos de Química e Engenharia de Materiais, área das Ciências Técnológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Liana Fernandes - Integrante.Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa.
2008 - 2013
IMPACTO DE AGROTÓXICOS USADOS NA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA E EM ORGANISMOS NÃO-ALVO IMPORTANTES EM ECOSSISTEMA VÁRZEA
Descrição: A lavoura de arroz irrigado utiliza intensamente agroquímicos, que dependendo da sua persistência no ambiente e toxicidade, podem contaminar corpos d'água e afetar organismos não-alvo. Os herbicidas e os inseticidas são agrotóxicos recomendados para o arroz irrigado no sul do Brasil. Este projeto, composto de diversas ações de pesquisa tem por objetivos: (1) determinar a persistência dos herbicidas clomazone, quinclorac, imazethapyr + imazapic (Only®), bispyribac-sodium e penoxsulan, e dos inseticidas carbofuran e fipronil na água da lavoura; (2) quantificar os efeitos dos agrotóxicos na qualidade física, química e biológica da água da lavoura; (3) investigar os efeitos dos agroquímicos qualitativa-quantitativamente nas comunidades fitoplanctônica e zooplanctônica e (4) avaliar o efeito dos agrotóxicos na produtividade do arroz irrigado cultivado no sistema de plantio direto. Os experimentos serão conduzidos em área de várzea do Departamento de Fitotecnia da UFSM nos anos agrícolas de 2008/09 e 2009/10. O delineamento experimental será de blocos casualizados com quatro repetições. Nos dias 1º, 2º, 3º, 5º, 7º, 10º, 14º, e a partir daí semanalmente até a pré-colheita, serão coletadas amostras de água para análise da concentração dos agrotóxicos. A comunidade fitoplanctônica e zooplanctônica será avaliada através de coletas realizadas ao longo do ciclo da cultura utilizando-se uma bomba submersa acoplada a um motor elétrico e filtrada em peneira (25 ?m), e posteriormente analizadas em câmara de sedimentação tipo Utermöhl para análise quali-quantitativa empregando-se um microscópio invertido. Também serão coletadas amostras de água, para análise dos parâmetros físicos, químicos e biológico da água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Avaliação da dissipação de resíduos de agrotóxicos no meio-ambiente como indicador do grau de degradação causado pelas lavouras intensivas de arroz irrigado
Descrição: Na América Latina, principalmente no Mercosul, a lavoura arrozeira irrigada tem sido apontada como um contaminante potencial, entretanto ainda não se dispõe de dados que comprovem esta afirmação. Os solos destas áreas caracterizam-se por apresentar lençol freático superficial, que aliado ao fato da irrigação ser realizada por inundação, aumenta a possibilidade dos produtos aplicados atingirem o mesmo. Além disso, o regime de chuvas no Estado do RS é relativamente alto, fazendo com que precipitações pluviais, mesmo que pequenas, promovam a transferência da água dos quadros da lavoura de arroz para mananciais hídricos à jusante da lavoura podendo levar junto sedimento e resíduos de agrotóxicos. A qualidade da água é possivelmente o indicador geral mais sensível em relação aos impactos ambientais causados por atividades agropecuárias, porque praticamente qualquer inadequação no manejo resultará na degradação desta qualidade da água, tanto nos ambientes mais próximos como nos de entorno da lavoura. Na maioria das lavouras de arroz irrigado no sul do Brasil as aplicações são seguidas pela inundação da área e em alguns casos, os herbicidas e alguns inseticidas são aplicados diretamente na água de irrigação. Dependendo do manejo da água adotado e da precipitação pluvial após a aplicação, existe o risco de que resíduos destes agrotóxicos sejam carreados para fora da área contaminando os mananciais hídricos à jusante da lavoura, embora a concentração de herbicidas na água de irrigação seja, em geral, baixa. Por outro lado, a provável presença de resíduos de agrotóxicos em águas de córregos, lagoas, riachos e rios que recebem o aporte de água drenada de lavouras de arroz irrigado é indicador de que práticas de manejo mais adequadas devam ser adotadas com vistas a evitar a saída desta água contaminada para fora da lavoura. Desta forma, o monitoramento químico e biológico constitui-se em ferramentas na avaliação das respostas destas comunidades biológicas às modificações nas co.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Determinação de resíduos de drogas veterinárias e de agrotóxicos em leite e carne bovinos, visando o incremento da qualidade e competitividade das cadeias produtivas destes alimentos
Descrição: O agronegócio brasileiro é altamente competitivo e demonstra elevado grau de crescimento, porém necessita da adoção de procedimentos mais eficazes para a manutenção da qualidade, a fim de que se possa atender as barreiras técnicas aplicadas pelos países importadores dos produtos agropecuários brasileiros. Dada a importância das questões sanitárias, como o controle de resíduos de pesticidas e drogas veterinárias, e a crescente preocupação de que estas podem se tornar cada vez mais freqüentes e relevantes, este trabalho tem como objetivos gerais contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e para a geração e reprodução de conhecimentos na área de resíduos de pesticidas e drogas veterinárias em carne e leite bovinos, promovendo o incremento da qualidade e competitividade. Para isso, é importante o desenvolvimento de métodos analíticos modernos que permitam a identificação e a quantificação de multirresíduos de pesticidas e drogas veterinárias em carne e leite bovinos, produtos de grande importância econômica e alimentar no cenário nacional e internacional. Não menos importante é aplicação dos métodos desenvolvidos e validados, em amostras de diferentes procedências do Estado do Rio Grande do Sul permitindo assim, o diagnóstico da aplicação das boas práticas agropecuárias. O retorno (?feedback?) das informações obtidas neste diagnóstico, para as propriedades/empresas e cooperativas envolvidas no processo, será através de palestras de conscientização e treinamento em dias de campo. Este projeto é proposto por uma equipe multidisciplinar da UFSM: - Departamento de Química; - Departamento de Zootecnia; - Departamento de Tecnologia dos Alimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Determinação de resíduos de agrotóxicos em culturas de interesse econômico e alimentar, visando o incremento da qualidade e da competitividade destes alimentos no cenário nacional e internacional
Descrição: O agronegócio brasileiro é altamente competitivo e demonstra elevado grau de crescimento, porém necessita da adoção de procedimentos mais eficazes para a manutenção da qualidade, a fim de que se possa atender as barreiras técnicas aplicadas pelos países importadores dos produtos agropecuários brasileiros. Dada a importância das questões sanitárias, como o controle de resíduos de agrotóxicos, e a crescente preocupação de que estas podem se tornar cada vez mais freqüentes e relevantes, este trabalho tem como objetivos gerais contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e para a geração e reprodução de conhecimentos na área de resíduos de agrotóxicos em culturas de interesse econômico e alimentar, promovendo o incremento da qualidade e competitividade. Para isso, é importante o desenvolvimento de métodos analíticos modernos que permitam a identificação e a quantificação de multirresíduos de agrotóxicos em frutas, vegetais e cereais produtos de grande importância econômica e alimentar no cenário nacional e internacional. Não menos importante é aplicação dos métodos desenvolvidos e validados, em amostras de diferentes procedências do Brasil permitindo assim, o diagnóstico da aplicação das boas práticas agropecuárias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Revitalização de um laboratório de informática para formação de professores: uma parceria entre Escola de Educação Básica e Instituição de Ensino Superior
Descrição: Este projeto foi motivado pela constatação das necessidades formativas de professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS. Essa instituição possui laboratório de informática completo, mas carece de organização e conservação, o que resulta em falta de utilização pelos professores e alunos da escola. Dessa forma, com o intuito de promover a formação e a capacitação de professores, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Química, Biologia e Matemática) se uniram para atender as necessidades da Escola e intensificar o seu aprendizado. Esta parceria visa possibilitar uma melhor interação entre o ensino e a adequada aprendizagem de alunos e professores do Pós-graduação e da escola de ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Leonardo Fantinel - Integrante / Thais Scotti do Canto Dorow - Integrante.
2017 - Atual
Potabilidade da água de poços artesianos: divulgação dos resultados na comunidade
Descrição: O objetivo principal do projeto de extensão proposto em questão é dar um retorno a comunidade com relação a qualidade das amostras de água dos poços artesianos coletadas em seu município ou localidade, a fim de sensibilizar as famílias abrangidas por esses poços a respeito da necessidade de proteção dos mesmos contra a poluição e acerca dos cuidados necessários na manutenção das redes de abastecimento de água, além de alertá-los sobre a importância de manter a qualidade dos recursos hídricos. Logo este projeto se justifica pela necessidade de repassar os dados obtidos nos estudos para a comunidade, informando-os acerca do tema. Para atingir aos objetivos propostos pretende-se divulgar os resultados obtidos nas comunidades abrangidas pelos pontos de coleta. As informações podem ser repassadas de maneira informal, pelo correio, através de palestras na comunidade ou nas escolas, oficinas pedagógicas, ou outra atividade viável na ocasião. Pretende-se com este projeto informar a comunidade sobre os parâmetros e dados obtidos nos estudos, capacitar os gestores e educadores para que, de forma consciente, adotem medidas proteção ao meio ambiente, ressaltando, portanto, a necessidade de se adotar certos cuidados com a sua qualidade visto que várias doenças estão associadas à sua contaminação representando, dessa forma, uma grande ameaça à saúde pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Leonardo Fantinel - Integrante.
2016 - Atual
ESPAÇO CIÊNCIA: MOSTRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DE SANTA MARIA
Descrição: projeto "Espaço Ciência: Mostra de Ciências e Matemática de Santa Maria" visa contribuir com a educação e o ensino de uma sociedade em constante transformação, despertar e identificar vocações que possam ser estimuladas a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, tem como objetivo fortalecer a alfabetização científica de jovens do ensino fundamental, médio e técnico, buscando associar metodologias ativas e atividades práticas intra e interdisciplinares, aliando, entre outras, as áreas de Biologia, Física, Química e Matemática. O Espaço Ciência realizará uma mostra científico-tecnológica no Centro Universitário Franciscano, selecionando e premiando os melhores projetos de alunos, professores orientadores das escolas da rede pública e particular do município de Santa Maria - RS, dentro do eixo temático principal Meio Ambiente - ciência, tecnologia e sociedade: avanços e desafios da sustentabilidade. Maiores detalhes podem ser obtidos no link http://www.unifra.br/eventos/maiseventos/Default.aspx?id=5XL2QPC/4uw=..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Integrante / Thais Scotti do Canto Dorow - Coordenador / Gisele Santiago - Integrante.
2015 - 2016
Avaliação da qualidade da água da região de Santa Maria e divulgação dos resultados na comunidade escolar.
Descrição: Projeto interdisciplinar na área das Ciências Tecnológicas e Ciências Ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden - Integrante.
2014 - 2015
Avaliação da qualidade da água na região de Santa Maria e divulgação dos resultados na comunidade escolar.
Descrição: Projeto interdisciplinar na área das Ciências Tecnológicas e Ciências Ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sandra Cadore Peixoto - Coordenador / Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden - Integrante.
2008 - 2012
Capacitação de Laboratórios de Ensaio na Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos
Descrição: A importância do agronegócio para a economia do Brasil requer uma atenção especial em relação aos resíduos de contaminantes. Este controle é de fundamental importância também no aspecto da competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. A realização destes ensaios requer capacitação instrumental e de recursos humanos. A proposta visa a obtenção das condições adequadas para desenvolver e aplicar métodos multiresíduos de análise de pesticidas e outros contaminantes em alimentos, tais como frutas (maçã, mamão, morango, uva, banana, manga, etc.), sucos, vinhos e cereais (soja, arroz, milho, entre outros). É de grande importância a obtenção de recursos que permitam a acreditação de ensaios na ISSO 17025 para realizar análises fiscais, periciais, de monitoramento e/ou de diagnóstico; a formação de recursos humanos através de trabalhos de final de Graduação, Mestrado e Doutorado, treinamento de curta duração (análises; gestão da qualidade)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
FUNGICIDAS E INSETICIDAS EM ARROZ IRRIGADO: RESÍDUOS NOS GRÃOS, NA PALHA E NA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO
Descrição: O uso de fungicidas e inseticidas na cultura do arroz irrigado tem sido intensificado nas últimas safras devido à incidência de doenças e ocorrência de pragas causando prejuízo econômico, em momentos muito próximos à colheita. Devido à aplicação dos defensivos agrícolas atingirem diretamente o órgão da planta que será consumido e a forma de consumo de arroz, cujos grãos não recebem intenso processamento industrial para serem consumidos, torna-se fundamental a análise de resíduo de fungicidas e inseticidas nos grãos como uma maneira de garantir de segurança alimentar dos consumidores. Há ainda o cuidado com o uso da palha para alimentação de animais bovinos e com a água de irrigação que será como destino os mananciais hídricos por ocasião da drenagem final da lavoura. As ações de pesquisa serão conduzidas a campo onde consistirá da aplicação de fungicidas e inseticidas a partir da floração até dois dias antes da colheita do arroz, e a segunda etapa em laboratório analisando a presença de resíduos dos defensivos em grãos, na palha e na água de irrigação. Assim, este trabalho tem por objetivo quantificar a presença de resíduos de fungicidas e inseticidas em grãos, farelo e casca de arroz, bem como na parte aérea da planta e na água de irrigação, em aplicações dos agrotóxicos realizadas a partir da floração até o momento da colheita do arroz..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2011
Determinação de compostos orgânicos em amostras de interesse agrícola, comercial, industrial e ambiental
Descrição: A determinação de substâncias orgânicas é de grande importância para a saúde pública, comércio, indústria e meio ambiente. Os laboratórios das universidade pela disponibilidade de recursos humanos qualificados e instrumentação disponível, podem contribuir para a geração de dados analíticos confiáveis, que satisfaçam os interesses da comunidade em geral. O nosso laboratório tem atuado no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos modernos que possibilitam a geração das informações necessárias para conhecer a qualidade de produtos em geral, bem como os impactos que estes podem causar ao meio ambiente e a saúde em geral. Através de Estudos interlaboratoriais elaborados por organismos internacionais (ex. FAPAS da Inglaterra) o laboratório tem demonstrado sua capacidade, permitindo afirmar que as condições de análise utilizadas e os resultados fornecidos são de confiança. Os recursos advindos do projeto permitirão a manutenção e a ampliação do escopo de análises que já são efetuadas pelo laboratório, viabilizando a aquisição de material e meios para que o atendimento das demandas existentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2010
DETERMINACAO DE SUBSTANCIAS QUIMICAS DE INTERESSE AMBIENTAL E INDUSTRIAL
Descrição: O PROJETO TME COMO META VIABILIZAR, NA FORMA DE EXTENSAO, A EXECUCAO DE ANALISES DE AGUAS, ALIMENTOS, SOLOS, INSUMOS AGRICOLAS E INDUSTRIAIS, ENTRE OUTROS, PARA EMPRESAS, INDUSTRIAS E COMUNIDADE EM GERAL. VISA TAMBEM VIABILIZAR A MANUTANCAO E AMPLIACAO DOS LABORATORIOS DE PESQUISA E EXTENSAO. SERA PRIORIZADO O DESENVOLVIMENTO E/OU VALIDACAO DE METODOLOGIAS EM-PREGANDO A CROMATOGRAFIA LIQUIDA DE ALTA EFICIENCIA (HPLC) E A CROMATOGRA-FIA GASOSA (GC) QUE PERMITAM A IDENTIFICACAO E A QUANTIFICACAO DAS SUBSTANCIAS DE INTERESSE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2009
determinação de resíduos de substâncias orgânicas no meio ambiente
Descrição: A determinação de resíduos de substâncias orgânicas no meio ambiente é de grande importância para ecossistemas, saúde pública e comércio, tanto nacional como internacional. A Universidade, representada por recursos humanos qualificados, pode contribuir para a geração de dados analíticos confiáveis, que satisfaçam os interesses da comunidade. Em virtude do crescente número de solicitações de análises que são encaminhadas ao Departamento de Química da UFSM estamos atuando no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos modernos que possibilitem a geração das informações necessárias para conhecer a qualidade de produtos em geral. O Laboratório já vem desenvolvendo este tipo de trabalho há vários anos, preenchendo uma lacuna da demanda de análises de compostos de natureza orgânica (ex. pesticidas, hidrocarbonetos, vitaminas, produtos veterinários entre outros) em diferentes amostras como: águas, efluentes, resíduos, alimentos, solos, insumos agrícolas e industriais. Com a participação em Estudos interlaboratoriais elaborados pelo INMETRO e pela FIOCRUZ o Laboratório tem demonstrado sua capacidade, permitindo afirmar que as condições de análise utilizadas e os resultados fornecidos são de confiança. Havendo a necessidade de acreditação de laboratórios para este tipo de análise nos países Latino Americanos,visando a obtenção e uso de métodos aceitos em ambos os continentes, o LARP-UFSM se propõe a fazer parte da rede de intercâmbio envolvendo as seguintes universidades: -Universidade Federal de Santa Maria - Brazil -Universidad de La Republica - Uruguay -Universiad del Litoral - Argentina -Vrije Universiteit te Amsterdam - The Netherlands -Universidad de Almeria - Spain -Voedsel en Waren Autoriteit (VWA)/Keurings dienst van Waren (KvW) Noordwest (VWAKvW/ Food Inspection Service) -Aristotelio Panepistimio Thessaloni Kis - Greece Objetivos do Projeto · Desenvolver e aplicar métodos analíticos para a determinação de resíduos de compostos orgânicos em amostras tais como:.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2008
Consolidação da Capacidade de Determinação de Resíduos de Pesticidas em Alimentos e Amostras Ambientais
Descrição: A determinação de resíduos de substâncias orgânicas no meio ambiente é de grande importância para ecossistemas, saúde pública e comércio, tanto nacional como internacional. A Universidade, representada por recursos humanos qualificados, pode contribuir para a geração de dados analíticos confiáveis, que satisfaçam os interesses da comunidade. Em virtude do crescente número de solicitações de análises que são encaminhadas ao Departamento de Química da UFSM estamos atuando no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos modernos que possibilitem a geração das informações necessárias para conhecer a qualidade de produtos em geral. O Laboratório já vem desenvolvendo este tipo de trabalho há vários anos, preenchendo uma lacuna da demanda de análises de compostos de natureza orgânica (ex. pesticidas, hidrocarbonetos, vitaminas, produtos veterinários entre outros) em diferentes amostras como: águas, efluentes, resíduos, alimentos, solos, insumos agrícolas e industriais. Com a participação em Estudos interlaboratoriais elaborados pelo INMETRO e pela FIOCRUZ o Laboratório tem demonstrado sua capacidade, permitindo afirmar que as condições de análise utilizadas e os resultados fornecidos são de confiança. Os recursos advindos do projeto permitirão a ampliação do escopo de análises que já são efetuadas pelo laboratório, viabilizando a aquisição de material e meios para que o atendimento das demandas seja efetuado de forma cada vez mais ampla. Objetivos do Projeto · Desenvolver e aplicar métodos analíticos para a determinação de resíduos de compostos orgânicos em amostras tais como: águas, alimentos, solos, insumos agrícolas e industriais, entre outros, para empresas, indústrias e comunidade em geral; · Viabilizar a manutenção e ampliação dos laboratórios de pesquisa e extensão do LARP-UFSM. Resultados Esperados Espera-se viabilizar o desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos modernas que possibilitem a geração de informações analíticas necessárias para as tomadas d.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Trabalho premiado em 3º lugar na EXPOECOINOVAR: Construção de um jogo digital "Reciclapp SM" com vistas à formação de sujeitos ecológicos, UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TELO, G. M.2017TELO, G. M. ; MARQUESAN, Enio ; Renato Zanella ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; PRESTES, Osmar ; OLIVEIRA, M. L. . Fungicide and insecticide residues in rice grains. Acta Scientiarum. Agronomy (Online), v. 39, p. 9-15, 2017.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore2016PEIXOTO, Sandra Cadore; TEIXEIRA, A. ; MACIEL, A. ; MARKUS, A. L. ; FREITAS, L. ; SCHALENBERGER, M. S. ; SALAZAR, R. F. S. . Avaliação da qualidade da água da Região de Santa Maria. Ciência e Natura, v. 38, p. 443-452, 2016.

3.
MACIEL, A.2016MACIEL, A. ; DRESCHER, C. F. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Avaliação da qualidade da água do Rio Jacuí e divulgação dos resultados na comunidade escolar. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Naturais e Tecnológicas, v. 16, p. 433-444, 2016.

4.
BERWANGER, C. C.2015BERWANGER, C. C. ; VASCONCELLOS, N. J. S. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; SWAROWSKY, A. ; SALAZAR, R. F. S. . Quality control of B100 biodiesel obtained from soy biodiesel processing. Ciência e Natura, v. 37, p. 740-746, 2015.

5.
ROGGIA, I.2014ROGGIA, I. ; FERRONY, D. ; ALVES, M. P. ; LAPORTA, L. V. ; FRIEDRICH, M. ; SANTOS, M. R. ; RUBIM, A. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; PAESE, K. . Validação de metodologia analítica para a determinação de benzofenona-3 nanoencapsulada incorporada em creme gel e estudo da estabilidade físico-química.. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 35, p. 223-232, 2014.

6.
Luiz Fernando Dias Martini2013Luiz Fernando Dias Martini ; Rafael Friguetto Mezzomo ; Luis Antonio de Avila ; Joseph Harry Massey ; Enio Marchezan ; Renato Zanella ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; João Paulo Refatti ; Guilherme Vestena Cassol ; Mariah Marques . Imazethapyr and imazapic runoff under continuous and intermittent irrigation of paddy rice. Agricultural Water Management (Print), v. 125, p. 26-34, 2013.

7.
MENEZES, C. C.2012MENEZES, C. C. ; LEITEMPERGER, J. ; SANTI, A. ; LOPES, T. ; VEIVERBERG, C. A. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; Adaime, Martha ; ZANELLA ; VARGAS, N. B. ; LORO. V. . The effects of diphenyl diselenide on oxidative stress biomarkers. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 81, p. 91-97, 2012.

8.
Jerusa Goi Barrios2011Jerusa Goi Barrios ; FARIAS, Gabriela ; Isabel Roggia ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; Flábio R. Pons ; Márcia Bruschi ; Renata Platcheck Raffin ; Marta Palma Alves . VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA PARA. Química Nova (Online), v. 34, p. 1464-1467, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BOER, N. (Org.) ; ZANELLA, D. C. (Org.) ; PEIXOTO, Sandra Cadore (Org.) . Ensino, Ambiente e Cultura: Interfaces na formação docente. 2. ed. Santa Maria: Editora UNIFRA, 2017. v. 2. 195p .

2.
BOER, N. (Org.) ; ZANELLA, D. C. (Org.) ; PEIXOTO, Sandra Cadore (Org.) . Ensino e profissão docente: Edição comemorativa aos 25 anos da Jornada Nacional de Educação. I. ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016. v. I. 214p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore; GOULART, G. . Ensino, Ambiente e Cultura: Interfaces na formação docente. In: Noemi Boer; Diego Zanella; Sandra Cadore Peixoto. (Org.). Música-arte na formação humanística. 2ed.Santa Maria: Editora UNIFRA, 2017, v. 2, p. 45-53.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore; SILVA, C. R. . Atividades experimentais no Ensino de Química. In: Noemi Boer; Diego Carlos Zanella; Sandra Cadore Peixoto. (Org.). Ensino e profissão docente: Edição comemorativa aos 25 anos da Jornada Nacional de Educação. Ied.Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016, v. I, p. 203-203.

3.
ZANELLA ; Adaime, Martha ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; FRIGGI, Caroline ; PRESTES, Osmar ; MACHADO, Sérgio ; MARQUESAN, Enio ; AVILA, Luis ; PRIMEL, Ednei . Herbicides Persistence in Rice Paddy Water in Southern Brazil. Herbicides - Mechanisms and Mode of Action. xed.Croácia: Mohammed Naguib Abd El-Ghany Hasaneen, 2011, v. x, p. 183-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOLNER, T. ; Liana Fernandes ; FANTINEL, L. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Jogos pedagógicos: uma proposta alternativa para estudar Química. In: IV Congresso Internacional de Educação Científica e tecnológica, 2017, Santo Ângelo - RS. IV CIECITEC: Ciência, Natureza e Tecnologias: interfaces com o ensino. Santo Ângelo, 2017. v. 4. p. x-xx.

2.
TEIXEIRA, A. ; MACIEL, A. ; MARKUS, A. L. ; FREITAS, L. ; SCHALENBERGER, M. S. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Avaliação da qualidade da água da Região de Santa Maria. In: XIX SEPE: Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Santa Maria. Olhares sustentáveis em favor da vida. Santa Maria: Sandra, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore; TEIXEIRA, A. ; PILON, A. P. B. ; SERPA, D. C. ; PRADO, I. S. ; FIGUEIREDO, J. L. . Avaliação da qualidade da água da Região de Santa Maria e divulgação dos resultados na comunidade escolar. In: Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, 2014, Santa Maria. Ciência e Interação pela Vida. Santa Maria: Sandra, 2014.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore. determinação de resíduos de pesticidas em água de lavoura de arroz irrigado. In: IX Latin American Symposium on Environmental and Sanitary Analytical Chemistry, 2011, Salvador. X Latin American Symposium on Environmental and Sanitary Analytical Chemistry, 2011. v. x. p. x-x.

3.
PEIXOTO, Sandra Cadore; ZANELLA ; PEREIRA . Análise de resíduos de pesticidas em casca de arroz utilizando método QuEChERS modificado e GC-ECD. In: SIMCRO 2010, 2010, Campos do Jordão - SP. Análise de resíduos de pesticidas em casca de arroz utilizando método QuEChERS modificado e GC-ECD, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore; VICARI ; PEREIRA . Determinação de resíduos de pesticidas em pêssego utilizando método QuEChERS modificado e cromatografia gasosa com detecção por captura de elétrons. In: COLACRO XII, 2008, Florianópolis. COLACRO XII, 2008.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore; PEREIRA ; VICARI . Rapid and simple metohd for the determination of endossulfan sulfate, fenithrotion and tetradifon in papaya by gas chromatography. In: COLACRO XII, 2008, Florianópolis. COLACRO XII, 2008.

3.
PEIXOTO, Sandra Cadore; PEREIRA ; VICARI ; COGO . Determinação de resíduos de psticidas em pêssego utilizando método QuEChERS modificado e GC-ECD. In: XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008, Blumenau. SBQ, 2008.

4.
COGO ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; PEREIRA ; VICARI . Determinação de pesticidas em amostras de água de lavoura de arroz irrigado. In: 1º Latin American Pesticides Residues Workshop, 2007, Santa maria. LAPRW, 2007.

5.
COGO ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; PEREIRA ; VICARI . Determination of pesticides residues in food by chromatography methods coupled to mass spectrometry. In: 1º Latin American Pesticides Residues Workshop, 2007, Santa Maria. LAPRW, 2007.

6.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Uncertainties in the calibration experimental for pesticides chromatography determination. In: 1º Latin American Pesticides Residues Workshop, 2007, Santa maria. LAPRW, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore; GRUTZMACHER, A. G. ; SOLNER, T. . Análise do trabalho em espaço confinado: descontaminação e manutenção de caminhão tanque. Revista Monografias Ambientais (REMOA/UFSM), 2018.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore; MERLUGO, C. D. ; MACIEL, A. ; SOLNER, T. . Potabilidade da água de poços artesianos: diagnóstico de amostras dos municípios do Rio Grande do Sul. CIÊNCIA E NATURA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MERLUGO, C. D. ; FANTINEL, L. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Potabilidade da água de poços artesianos: divulgação dos resultados na comunidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTIAGO, G. ; PIGATTO, A. G. S. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; KONFLANZ, T. L. ; DOROW, T. S. C. . Espaço Ciência: ensino e aprendizagem de ciências e matemática para além da sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOLNER, T. ; SINHORINI, D. P. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; FANTINEL, L. . O Ensino de Química: um olhar investigativo em alunos de graduação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LARA, D. S. ; RODRIGUES, E. B. ; SOLNER, T. ; SOARES, G. O. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . (Trans)formação de um espaço escolar: revitalizando um laboratório de informática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MERLUGO, C. D. ; FANTINEL, L. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Potabilidade da água: diagnóstico e divulgação dos resultados na comunidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SILVA, A. M. ; PELIZAN, M. A. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; SILVA, W. L. ; FANTINEL, L. ; OVIEDO, L. R. . Processamento e caracterização de um compósito termofixo a partir de resíduos lignocelulosicos e poliméricos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SOLNER, T. ; SINHORINI, D. P. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; FANTINEL, L. . Um relato de experiência: metodologias ativas na formação continuada de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MERLUGO, C. D. ; FANTINEL, L. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Potabilidade da água de poços artesianos: divulgação dos resultados na comunidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PEIXOTO, Sandra Cadore; SOLNER, T. ; FANTINEL, L. ; Liana Fernandes . Jogos pedagógicos: Uma proposta alternativa para estudar Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOLNER, T. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; FANTINEL, L. . Produção acadêmica sobre o ensino de Bioquímica no Brasil: um olhar para a educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PEIXOTO, Sandra Cadore; SILVA, A. M. ; OVIEDO, L. R. . Produção de chapas aglomeradas através da reciclagem de casca de arroz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MERLUGO, C. D. ; RIBAS, L. N. ; WALCZAR, M. T. ; SILVA, M. D. ; MACIEL, A. ; FANTINEL, L. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Potabilidade da água de poços artesianos: divulgação dos resultados na comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
RIBAS, L. N. ; BASTIANE, F. T. ; RODRIGUES, H. B. ; NAVEDA, E. S. ; LOURENCO, J. B. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Do teor da umidade da carne de charque e jerked beef por análise gravimétrica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SOLNER, T. ; DRESCHER, C. F. ; KUSLER, V. ; FANTINEL, L. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . A prática experimental aplicada ao Ensino de Química como ferramenta para aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SALAZAR, R. F. S. ; IZARIO FILHO, H. J. ; VOLKMER, T. M. ; SWAROWSKY, A. ; RODRIGUES JUNIOR, L. F. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; ROQUE, K. F. . Caracterização físico-química e multielementar de água de caldeira de indústria metal mecânica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
MARKUS, A. L. ; SCHALENBERGER, M. S. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Caracterização físico-química de efluentes para posterior proposição de tratamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SILVA, M. D. ; MERLUGO, C. D. ; WALCZAR, M. T. ; RIBAS, L. N. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Verificação da potabilidade da água de poço artesiano de Região Central Sul Riograndense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
MARKUS, A. L. ; SCHALENBERGER, M. S. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Caracterização físico-química de efluente metalúrgico para posterior proposição de tratamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Resíduos de agrotóxicos e a agricultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEIXOTO, Sandra Cadore; PEREIRA ; FACCO, J. . Ensino de Química: o método experimental como uma alternativa viável de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PEIXOTO, Sandra Cadore; CORREA, Priscila . A química analítica no ensino médio: determinação de ácido acético em amostras de vinagre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
PEIXOTO, Sandra Cadore; PEREIRA ; STRECK, Nágile . Análise volumétrica direcionada as aulas experimentais do ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
PEIXOTO, Sandra Cadore; STRECK, Nágile . Verificação da qualidade do leite. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
PEIXOTO, Sandra Cadore; PEREIRA ; ZANELLA . Análise de resíduos de pesticidas em casca de arroz utilizando método QuEcHERS modificado e GC-ECD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
PEREIRA ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; ZANELLA . Análise de resíduos de pesticidas em água utilizando DLLME e GC-ECD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
PEREIRA ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; ZANELLA . Análise de resíduos de pesticidas utilizando SPE e GC-ECD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PEIXOTO, Sandra Cadore; PEREIRA ; FACCO, J. ; FAGAN, F. ; GABRIELA, ; ZANELLA . Análise de resíduos de agrotóxicos em água utilizando SPE e GC-ECD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
PEREIRA ; FAGAN, F. ; FACCO, J. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; ZANELLA . Análise de resíduos de pesticidas em água utilizando SPE e GC-ECD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
COGO ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; PEREIRA ; VICARI ; ZANELLA . Deteminação de resíduos de pesticidas em pêssego utilizando método quechers modificado e cromatografia gasosa com detecção por captura de elétrons. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
VICARI, M. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; Adaime, Martha ; ZANELLA ; AVILA, Luis . Determinação da persitência dos pesticidas carbofran e clomazone em água de lavoura de arroz irrigado utilizando SPE e HPLC-DAD. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Parecerista ad'hoc da revista Vidya da Universidade Franciscana de Santa Maria. 2018.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore; SWAROWSKY, A. ; VASCONCELLOS, N. J. S. ; BOECK, C. R. . Grupo de trabalho para elaborar o projeto de Mestrado na Área de Ciências Ambientais. 2017.

3.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Parecerista ad'hoc da revista Vidya do Centro Universitário Franciscano. 2017.

4.
BOECK, C. R. ; SWAROWSKY, A. ; VASCONCELLOS, N. J. S. ; SALAZAR, R. F. S. ; PEREIRA, C. O. ; PEIXOTO, Sandra Cadore . Comitê de Concepção do Curso Stricto Sensu - Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (Portaria nº 13/2016/ PRPGPE-UNIFRA). 2016.

5.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Membro do Colegiado do Curso da Engenharia Química. 2016.

6.
BOECK, C. R. ; SWAROWSKY, A. ; VASCONCELLOS, N. J. S. ; PEIXOTO, Sandra Cadore ; SCHERER, M. J. ; SALAZAR, R. F. S. . Comitê de Concepção do Curso Stricto Sensu - Mestrado Profissional na Área das Engenharias (Portaria nº 23/2015/ PRPGPE-UNIFRA).. 2015.

7.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Gerente de Qualidade do Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas (LARP-UFSM). 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Índices de contaminação por agrotóxicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Sandra Cadore Peixoto. Resíduos de agrotóxicos e agricultura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEIXOTO, Sandra Cadore; FIGUEIREDO, J. L. . Corrosão dos metais: artesanato com placa de cobre. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material de apoio de aulas de Química).

4.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Oficina Pedagógica: Análise Volumétrica no Ensino Médio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PEIXOTO, Sandra Cadore; SILVA, C. R. . Material de apoio ao desenvolvimento de aulas experimentais de Química no Ensino Médio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material de apoio às aulas experimentais de Química).

6.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Oficinas Pedagógicas PIBID/UNIFRA - Química Analítica para o Ensino Médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Preparação de amostras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Prevenção da Contaminação Ambiental por Agrotóxicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, D. K.; CORREA, G. C.; PEIXOTO, Sandra Cadore. Participação em banca de Veridiana Lazzarotto. Unidade de aprendizagem: o educar pela pesquisa no cotidiano por meio do estudo da química. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro Universitário Franciscano.

2.
BULHOES, L. O. S.; MARTINS, M. M.; PEIXOTO, Sandra Cadore. Participação em banca de Gesi Gladis Krössin Becker. Pilhas: uma proposta para a compreensão do conceito de equilíbrio químico e potencial redox. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana.

3.
ROSA, M. B.; CARDOSO, C. D.; Sandra Cadore Peixoto. Participação em banca de Marcella Emilia Petra Schmidt. Distribuição de compostos triterpênicos por HPLC-UV em espécies de Cecropia e Bauhinia. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
PEIXOTO, Sandra Cadore; Renato Zanella; PRESTES, Osmar. Participação em banca de Luana Floriano. Determinação de corantes sintéticos em bebidas isotônicas empregando extração em fase sólida dispersiva e HPLC-UV/Vis. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em química) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
PEIXOTO, Sandra Cadore; ZANELLA; RICHARD, N. S. P. S.. Participação em banca de Lucila Cendon Ribeiro. Desenvolvimento de um método para determinação de resíduos de antiparasitários em leite bovino empregando LLE-LTP e LC-MS/MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Sandra Cadore Peixoto; MACHADO, S. O.; KRUSE, N. D.. Participação em banca de Marcos Vinicius Palma Alves. Eleusine Indica: resistência a glifosato, quantificação de danos e manejo em soja transgênica Roundup Ready.. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
ZANELLA; PEIXOTO, Sandra Cadore. Participação em banca de Guilherme Cervi Prado. Método rápido para determinação de ácido fólico por HPLC-DAD em farinha de trigo enriquecida. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
ZANELLA; PEIXOTO, Sandra Cadore; DALLAGO, R. M.. Participação em banca de Guilherme Cervi Prado. Método rápido para determinação de ácido fólico em farinha de trigo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em química) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
ZANELLA; SIRTORI, C.; Adaime, Martha; MARTIN, T. N.; PEIXOTO, Sandra Cadore. Participação em banca de Janice Zulma Francesquett. Desenvolvimento de método para determinação de paraquate, diquate, clormequate e mepiquate em cevada e trigo utilizando HILIC-UHPLC-MS/MS. 2018. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em química - Universidade Federal de Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Renato Zanella; MARTINS, M. L.; WAGNER, R.; PEIXOTO, Sandra Cadore; Adaime, Martha. Participação em banca de Mariela de Souza Vieira. Determinação de agrotóxicos em leite materno empregando GC-NCI-MS. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Sandra Cadore Peixoto; Renato Zanella; Adaime, Martha; GONCALVES, F. F.; TOUFFET, A.. Participação em banca de Débora Orso. Determinação simultânea de agrotóxicos e antibióticos em mel empregando uma extração rápida e UHPLC-MS/MS. 2015. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em química - Universidade Federal de Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
Renato Zanella; FRIGGI, Caroline; Enio Marchezan; PEIXOTO, Sandra Cadore. Participação em banca de Michele Camara De Vicari. Determinação simultânea de resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários em solo empregando UHPLC-MS/MS. 2013. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, D. K.; CORREA, G. C.; PEIXOTO, Sandra Cadore. Participação em banca de Veridiana Lazzarotto. Unidade de aprendizagem em ação: o educar pela pesquisa no cotidiano por meio do estudo das funções inorgânicas. 2016.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore; BARNEWITZ, L. C.; NONNENMACHER, H.. Participação em banca de Lucas Marques de Sena. Avaliação de ações de resposta a emergências no transporte rodoviário de produtos perigosos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Franciscana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Sandra Cadore Peixoto; FANTINEL, L.; Liana Fernandes. Participação em banca de Daniela Cardoso Serpa.Circuito Estequiométrico - Uma aborgadem diferenciada no ensino de Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.

2.
Sandra Cadore Peixoto; FANTINEL, L.; Liana Fernandes. Participação em banca de Jaqueline Lemos Figueiredo.Corrosão dos metais: artesanato em placas de cobre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.

3.
Sandra Cadore Peixoto; RHODEN, C. R. B.; Liana Fernandes. Participação em banca de Cíntia Pereira Montagner.Utilização de material didático como coadjuvante no aprendizado de reações orgânicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.

4.
Sandra Cadore Peixoto; MORTARI, S. R.; Liana Fernandes. Participação em banca de Luizan Ramos dos Santos.Ensino de Química partindo do teórico á prática: a utilização de recursos audiovisuais para o ensino de oxirredução. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.

5.
Sandra Cadore Peixoto; MORTARI, S. R.; FANTINEL, L.. Participação em banca de Mateus Brum Pereira.Ensino de Química aplicado ao estudo dos rótulos de alimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.

6.
Sandra Cadore Peixoto; Liana Fernandes; RECH, V. C.. Participação em banca de Cristiane Rosa da Silva.A importância do desenvolvimento de aulas experimentais de Química no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.

7.
Sandra Cadore Peixoto; MORTARI, S. R.; FANTINEL, L.. Participação em banca de Carine Fernanda Drescher.Avaliação da qualidade da água do rio Jacui e aplicação dos dados na comunidade escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Franciscana.

Outras participações
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Fórum integrado de Ensino: Sementes no chão da escola: práticas e saberes docentes. 2018. Universidade Franciscana.

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XXII SEPE: O conhecimento que transforma. 2018. Universidade Franciscana.

3.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Fórum Integrado de Ensino: Sementes no chão da escola: Práticas e saberes docentes. 2018. Universidade Franciscana.

4.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XXII SEPE: O conhecimento que transforma. 2018.

5.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XIII Semana de Investigación. 2017. Universidade Franciscana.

6.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Mostra de Ciências e Matemática de Santa Maria. 2017. Universidade Franciscana.

7.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Olhares sustentáveis em favor da vida. 2015. Universidade Franciscana.

8.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVII Jornada Nacional de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID. 2014. Universidade Franciscana.

9.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVIII SEPE: Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ciência e interação pela vida. 2014. Universidade Franciscana.

10.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVI Jornada Nacional de Educação - Educação: Território de saberes. 2012. Universidade Franciscana.

11.
PEIXOTO, Sandra Cadore. I Salão de Iniciação Científica da UNIFRA. 2011. Universidade Franciscana.

12.
PEIXOTO, Sandra Cadore. I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA-Formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica. 2011. Universidade Franciscana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FÓRUM INTEGRADO DE ENSINO: Sementes no chão da escola: práticas e saberes docentes.. 2018. (Outra).

2.
II Mostra Científica Ecoinovar. Jogando com o "Reciclapp": Lixo ou resíduo, que destino podemos dar?. 2018. (Feira).

3.
IV CIECITEC - Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. 2017. (Congresso).

4.
MOSTRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DE SANTA MARIA. 2017. (Outra).

5.
XIII Semana de Investigación. 2017. (Outra).

6.
XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Humanização e tecnologia. 2017. (Simpósio).

7.
6ª Mostra das Profissões UNIFRA. 2016. (Outra).

8.
III Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Simpósio).

9.
VII Jornada Integrada do Meio Ambiente. 2016. (Outra).

10.
XVIII Jornada Nacional de Educação e VI Seminário Interdisciplinar PIBIDD. 2016. (Outra).

11.
III Seminário Interdisciplinar em Engenharia. 2015. (Seminário).

12.
XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Simpósio).

13.
Mostra de Tecnologia. 2014. (Outra).

14.
XVII Jornada Nacional de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID. 2014. (Outra).

15.
XVII SEPE: Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão: Ciência e interação pela vida.Avaliação da qualidade da água da região de Santa Maria e divulgação dos resultados na comunidade escolar.. 2014. (Simpósio).

16.
XVII SEPE: Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ciência e interação pela vida. 2014. (Simpósio).

17.
VI Workshop em Nanociências: nanotoxicologia e nanosensores. 2013. (Congresso).

18.
Seminário Técnico de Cromatografia. 2012. (Seminário).

19.
31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2011. (Encontro).

20.
31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Ensino de Química: o método experimental como uma alternativa viável de aprendizagem. 2011. (Encontro).

21.
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA - Formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica. 2011. (Seminário).

22.
IV Ciclo de Palestras de Química. 2011. (Outra).

23.
X Latin American Symposium on Environmental and Sanitary Analytical Chemistry. 2011. (Congresso).

24.
30° Encontro de debates do ensino de química EDEQ. 2010. (Congresso).

25.
I Seminário do Curso de Engenharia de Materiais. 2010. (Seminário).

26.
Propostas atuais e perspectivas inovativas para os novos rumos da Farmácia.Simpósio Comemorativo aos 10 anos do curso de Farmácia. 2010. (Simpósio).

27.
Seminário Municipal de Saneamento Ambiental.Seminário Municipal de Saneamento Ambiental. 2010. (Seminário).

28.
Treinamento Operacionsl fo GC/MS Ion Trap e Software MS. 2009. (Outra).

29.
Amostragem, métodos de extração e validação de métodos.Amostragem, métodos de extração e validação de métodos. 2008. (Seminário).

30.
COLACRO XII. Determinação de resíduos de pesticidas em pêssego utilizando método de Quechers modificado e cromatografia gasosa com detecção por captura de elétrons. 2008. (Congresso).

31.
COLACRO XII. Rapid and simple method for the determination of endosulfan sulfate, fenithrotion and tetradifon in papaya by gas chromatography. 2008. (Congresso).

32.
COLACRO XII. 12º Congresso latino-americano de cromatografia e técnicas relacionadas. 2008. (Congresso).

33.
Treinamento dirigido: Sistema de Gestão ABNT NBR ISO/IEC 17025.Sistema de Gestão ABNT NBR ISO/IEC 17025 no LARP. 2008. (Encontro).

34.
Treinamento Operacional do GC-3800.Treinamento Operacional do GC-3800. 2008. (Encontro).

35.
XVI Encontro de Química da Região Sul. Determinação de resíduos de pesticidas em pêssego utlizando método de Quechers modificado e GC-ECD. 2008. (Congresso).

36.
1º Latin American Pesticides Residues Workshop. Uncertainties in the calibration experiment for pesticides. 2007. (Congresso).

37.
1º Latin American Pesticides Residues Workshop. Determinação de pesticidas em amostras de água de lavoura de arroz irrigado. 2007. (Congresso).

38.
1º Latin American Pesticides Residues Workshop (LARPW 2007). Participaç]ao no evento. 2007. (Congresso).

39.
Determination of pesticides residues in food by chromatography methods coupled to mass spectrometry. 2007. (Encontro).

40.
Curso de elaboração de documentos do sistema de gestão de qualidade do LARP/UFSM.Certificar gestão empresarial. 2006. (Oficina).

41.
Curso de Elaboração de Documentos do Sistema de gestão de Qualidade do LARP / UFSM.Curso de Elaboração de Documentos do Sistema de gestão de Qualidade do LARP / UFSM. 2006. (Outra).

42.
Curso Programa microsoft excel.Curso Programa microsoft excel para o LARP. 2006. (Encontro).

43.
Determination os pesticides by chromatograhy methods. 2006. (Seminário).

44.
Seminário de Lançamentos de porjeto de acreditação do LARP / UFSM.Certificar gestão empresarial. 2006. (Seminário).

45.
XX Feisma - Multifeira de Santa Maria.apresentação em estande da Universidade Federal de Santa Maria. 2005. (Oficina).

46.
V Seminário Internacional de Educação (Competências e Habilidades) - Ofício de Mestre.participação. 2002. (Seminário).

47.
Curso de Recreacionista.Curso de recreacionista promovido pelo Centro Educacional Renascer. 2000. (Outra).

48.
Tratamento de águas e meio ambiente.Tratamento de águas e meio ambiente. 2000. (Encontro).

49.
Encontro Internacional de Educação Literária. Encontro Internacional de Educação Literária. 1999. (Congresso).

50.
I Feria das Profissões. 1998. (Outra).

51.
Curso: O ensino agrícola, o técnico agrícola, a agricultura e o Mercosul.Participaçaõ no curso com carga horária de 16 horas. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Fórum Integrado de Ensino: Sementes no chão da escola: práticas e saberes docentes. 2018. (Outro).

2.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XIII Semana de Investigación. 2017. (Congresso).

3.
PEIXOTO, Sandra Cadore. MOSTRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DE SANTA MARIA. 2017. (Outro).

4.
PEIXOTO, Sandra Cadore. MOSTRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DE SANTA MARIA. 2017. (Outro).

5.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVIII Jornada Nacional de Educação e VI Seminário interdisciplinar PIBID. 2016. (Outro).

6.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVIII Jornada Nacional de Educação e VI Seminário Interdisciplinar PIBID. 2016. (Outro).

7.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVIII Jornada Nacional de Educação e VI Seminário Interdisciplinar PIBID. 2016. (Outro).

8.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outro).

9.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outro).

10.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outro).

11.
PEIXOTO, Sandra Cadore. III Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Outro).

12.
PEIXOTO, Sandra Cadore. III Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Outro).

13.
PEIXOTO, Sandra Cadore. III Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Outro).

14.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVIII Jornada Nacional de Educação e VI Seminário Interdisciplinar PIBID. 2016. (Outro).

15.
PEIXOTO, Sandra Cadore; BOER, N. ; ZANELLA, D. C. . XVII Jornada Nacional de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID. 2014. (Outro).

16.
PEIXOTO, Sandra Cadore; BOER, N. ; ZANELLA, D. C. . XVII Jornada Naciona de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID. 2014. (Outro).

17.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVII Jornada Naciona de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID. 2014. (Outro).

18.
PEIXOTO, Sandra Cadore. XVII Jornada Nacional de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID. 2014. (Outro).

19.
PEIXOTO, Sandra Cadore. IV Ciclo de Palestras da Química. 2011. (Outro).

20.
PEIXOTO, Sandra Cadore. 1ª Mostra das Profissões - UNIFRA. 2011. (Outro).

21.
PEIXOTO, Sandra Cadore. Propostas atuais e perspectivas inovativas para os novos rumos da Farmácia. 2010. (Congresso).

22.
PEIXOTO, Sandra Cadore. 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: Ressignificando a Química rumo à sustentabilidade. 2009. (Congresso).

23.
PEIXOTO, Sandra Cadore. III Semana Agrotécnica. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Suzane Dubou Serafim. Aplicação do Ensino de Ciências no cotidiano escolar. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana. (Orientador).

2.
Tiago Barboza Baldez Solner. O Ensino de Química: um olhar investigativo em alunos de graduação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Andressa Lara markus. Caracterização físico-química de efluente metalúrgico para posterior proposição de tratamento. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Franciscana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michelle Dineck Feliz. Determinação de glicídios redutores em amostras de leite zero lactose. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Franciscana. Orientador: Sandra Cadore Peixoto.

2.
Daniela Cardoso Serpa. Circuito Estequiométrico - Uma aborgadem diferenciada no ensino de Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Franciscana. Orientador: Sandra Cadore Peixoto.

3.
Jaqueline Lemos Figueiredo. Corrosão dos metais: artesanato em placas de cobre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Franciscana. Orientador: Sandra Cadore Peixoto.

4.
Mateus Brum Pereira. Ensino de Química aplicado ao estudo dos rótulos de alimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Franciscana. Orientador: Sandra Cadore Peixoto.

5.
Carine Fernanda Drescher. Avaliação da qualidade da água do rio Jacui e aplicação dos dados na comunidade escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Franciscana. Orientador: Sandra Cadore Peixoto.

6.
Cristiane Rosa da Silva. A importância do desenvolvimento de aulas experimentais de Química no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Franciscana. Orientador: Sandra Cadore Peixoto.




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