Carlos Gonçalves Machado Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9200006064527683
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Cacá Machado, historiador e compositor, é professor doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi pesquisador visitante no Departamento de Música da Columbia University (New York, NY, USA, 2014). Atualmente é Diretor-Presidente da Associação amigos do Centro Cultural São Paulo (SP). Foi Diretor do Auditório Ibirapuera (SP, 2011) e Diretor do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE, RJ/DF) do Ministério de Cultura do Brasil (2008/2010). Bacharel, em História, e doutor, em Literatura Brasileira, com pós-doutorado, em História, pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), é autor dos livros "O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth" (São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007) e "Tom Jobim" (Coleção Folha Explica, Publifolha, 2008), entre outros artigos e ensaios. Foi professor na graduação e pós-graduação (lato senso) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Anhembi Morumbi (SP, entre 2003/2010). Como músico, lançou o CD autoral eslavosamba (YB Music, 2013) e compõe música para televisão (série O Valor do amanhã para o Fantástico/Globo, 2007, entre outros), cinema (O Risco ? Lúcio Costa e a utopia moderna, documentário longa-metragem, 2002, entre outros) e teatro (Um bonde chamado desejo, dir. Cibele Forjaz, 2001, entre outras). Foi curador da exposição Machado de Assis, mas este capítulo não é sério (Museu da Língua Portuguesa, SP, 2008), entre outras. Foi produtor musical da exposição permanente da Praça da língua (Museu da Língua Portuguesa, SP, 2006) e do CD Jobim Violão (Biscoito Fino/Gaia Discos) de Arthur Nestrovski, entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Gonçalves Machado Neto
Nome em citações bibliográficas
Machado, Cacá;MACHADO, Cacá

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Música.
Rua Elis Regina
Cidade Universitária
13083854 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35217485
URL da Homepage: http://www.iar.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2004
Doutorado em Literatura Brasileira.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Enigma do Homem Célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth (1863-1934). Música, História e Literatura., Ano de obtenção: 2005.
Orientador: José Miguel Soares Wisnik.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ernesto Nazareth; Música brasileira; Popular e erudito; história; Machado de Assis.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1991 - 1995
Graduação em história.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Entre Apolo e Dinoníso: o Choro, Riode Janeiro 1870-1910.
Orientador: Arnaldo Daraya Contier.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Equipe, CE, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de SP, FFLCH-USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: música.
2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.


Formação Complementar


1993 - 1995
Harmonia I, Arranjo para Big Band, Orquestração. (Carga horária: 200h).
Curso Livre Maestro Cláudio Leal Ferreira, CLMCLF, Brasil.
1993 - 1994
Estética e contraponto. (Carga horária: 100h).
Curso livre Ricardo Risek, CLRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Instituto de Artes/Dep. Música

Atividades

10/2017 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Cargo ou função
membro titular da Comissão de Assuntos Interdisciplinares do Conselho Universitário da Unicamp.
08/2017 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Cargo ou função
Assessor Docente II.
08/2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de especialização "Gestão, Política e Produção Cultural".
06/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
membro titular do dep. Música da Comissão de Biblioteca do Instituto de Artes.
01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.

1/2018 - 12/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP240 História e Linguagem da Música Popular
MP150 Música e tecnologia
MP250 Música e tecnologia
MP350 Música e tecnologia
MP450 Música e tecnologia
1/2018 - 12/2018
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MS216A Seminários Avançados - linguagem musical e Narrativa Histórica: questões interdisciplinares
1/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP240 História e linguagem da Música brasileira
MU290 Música Brasileira
MP150 Música e tecnologia
MP250 Música e tecnologia
MP350 Música e tecnologia
MP450 Música e tecnologia
1/2017 - 12/2017
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MS216A Seminários Avançados - Linguagem musical e narrativa histórica: questões interdisciplinares
1/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP150 Música e Tecnologia I
MP250 Música e Tecnologia II
MP350 Música e Tecnologia III
MP450 Música e Tecnologia IV
1/2016 - 12/2016
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MS216A Seminários Avançados - linguagem musical e narrativa histórica: questões interdisciplinares
1/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP150 Música e Tecnologia I
MP250 Música e Tecnologia II
MP350 Música e Tecnologia III
MP 450 Música e Tecnologia IV

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.


Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: "Visiting Scholar", Carga horária: 20


Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Centro de Música, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Amigos Centro Cultural São Paulo, AACCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro do Conselho Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor-Secretário, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Membro do Conselho Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor-Presidente, Carga horária: 1


Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Grad. Canção Popular, Carga horária: 4


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20

Atividades

2006 - Atual
Ensino, Criação de imagem e som, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise e técnicas de som
2001 - Atual
Ensino, Comunicação social/Rádio e TV, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e expressão sonora
Cultura brasileira
Estética e Cultura de Massas
Técnicas de sonorização
Técnicas de trilha sonora

Instituto Auditório Ibirapuera, IAI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor do Centro de Estudos Musicais, Carga horária: 40


Centro de Estudos Musicais Tom Jobim/Secr. Cultura do Estado SP, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História da Música, Carga horária: 8

Atividades

03/2003 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Música Brasileira


Linhas de pesquisa


1.
Perspectivas entre a memória e a história da música do Brasil na cultura digital do século XXI (2001-2010)

Objetivo: A cultura digital que se instaurou no século XXI trouxe novos parâmetros para a criação, difusão e preservação da música brasileira. Investigar as narrativas que se criam neste ambiente contemporâneo, em suas construções da memória e da história, exige do historiador da cultura uma nova postura conceitual metodológica, institucional e discursiva. Esta pesquisa se propõe a diagnosticar e sistematizar esses desafios com o objetivo de matizar algumas perspectivas para este novo cenário conceitual..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Palavras-chave: cultural digital; Música brasileira; memória.
2.
Ruído branco: entre a memória e a história do som e da música

Objetivo: o objetivo da pesquisa é investigar e inserir sentido nas relações entre o som, a música, a memória e a história em diferentes contextos culturais e tecnológicos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Palavras-chave: Música brasileira; som; cultura.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ruído branco: entre a memória e a história do som e da música
Descrição: o objetivo da pesquisa é investigar e inserir sentido nas relações entre o som, a música, a memória e a história em diferentes contextos culturais e tecnológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carlos Gonçalves Machado Neto - Coordenador / Cauê de Souza Benetti - Integrante / Géssica Fernanda Pucino da Silva - Integrante / Leonardo Pelegrin dos Santos - Integrante / Fábio Eduardo Matias de Siqueira - Integrante / Rodrigo Riani Berbel - Integrante.
2011 - 2014
Acervos universais: perspectivas entre a memória e a história da música do Brasil na cultura digital do século XXI (2001-2010)
Descrição: A cultura digital que se instaurou no século XXI trouxe novos parâmetros para a criação, difusão e preservação da música brasileira. Investigar as narrativas que se criam neste ambiente contemporâneo, em suas construções da memória e da história, exige do historiador da cultura uma nova postura conceitual metodológica, institucional e discursiva. Esta pesquisa se propõe a diagnosticar e sistematizar esses desafios com o objetivo de matizar algumas perspectivas para este novo cenário conceitual.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Gonçalves Machado Neto - Coordenador.Financiador(es): Fundação de amparo à Pesquisa de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
2010 - Atual
Música popular: história, produção e linguagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Entre a memória e a história da música.
Descrição: A produção do conhecimento histórico em torno da música popular urbana no Brasil sempre oscilou entre a memória e a história. Essa peculiaridade é decorrente também da impossibilidade e dificuldade dos autores da primeira metade do século XX em delimitar as fronteiras entre essas duas formas de acesso ao passado. Até os anos 1960, todos eles participavam quase simultaneamente da vida artística, da produção ou difusão da música, da crítica na nascente imprensa especializada , da produção de obras escritas e da vida boêmia, essa última uma espécie de espaço de convergência entre todos esses universos. Autores e obras com essa característica formaram até a década de 1960 o principal acervo da memória e da história da música popular urbana, marcando profundamente os trabalhos acadêmicos que surgiram a partir dos anos 1980, sobretudo aqueles produzidos na década seguinte pelos historiadores de ofício nas universidades. Este projeto que se apresenta, denominado Escrita e historiografia da música popular brasileira, pretende justamente dar início a uma discussão em torno da questão historiográfica que envolve o tema. Refazer e reinterpretar a trajetória de obras de autores que participaram tanto da formulação da memória como da construção da história da música urbana, relacionando-os com as linhas mais recentes da investigação sobre o tema, é o primeiro passo de um esforço investigativo mais amplo e imperioso. Esse processo mais abrangente tem em vista justamente criar, no médio e longo prazo, horizonte para o surgimento de um substrato historiográfico crítico que possivelmente permitirá uma melhor compreensão da música popular para além das mitificações usuais e verificar também qual o seu papel, crucial e permanente, na construção da nossa história cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Coordenação do Curso de Especialização "Gestão, Política e Produção Cultural do Instituto de Artes da Unicamp
Descrição: O objetivo geral deste curso de especialização coordenado pelo Instituto de Artes da Unicamp é qualificar e ampliar o conhecimento específico de agentes que já atuam, ou desejam se iniciar, no complexo campo dos "Bens Culturais". Por atuarem como mediadores entre a esfera cultural, as políticas públicas e o mundo dos negócios, esses agentes devem ser portadores de uma base intelectual ampla e sólida. Assim pretende-se oferecer aos estudantes deste curso uma formação multidisciplinar e, ao mesmo tempo, teórica e prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: La Revue d'études du Jazz et des Musiques Audiotactiles
2015 - Atual
Periódico: MÚSICA POPULAR EM REVISTA
2009 - Atual
Periódico: Publicações da Funadação Nacional de Artes do Ministério da Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: etnomusicologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL edição 2005/2006 ? Todo Nazareth: Obras completas, Petrobras.
1994
NASCENTE IV 1o. lugar na categoria composição popular, Abril Cultural/Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, Cacá2017MACHADO, Cacá. Música e ação política, Brasil 2003/2016. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 10, p. 119-147, 2017.

2.
MACHADO, Cacá2015 MACHADO, Cacá. Entre o passado e o futuro das coleções e acervos de música no Brasil. REVISTA DE HISTÓRIA, p. 457, 2015.

3.
MACHADO, Cacá2014MACHADO, Cacá. Stravinsky. REVISTA OSESP, v. abril, p. 18-22, 2014.

4.
MACHADO, Cacá2013MACHADO, Cacá. André Mehmari: canção polifônica. REVISTA OSESP, v. março, p. 21-24, 2013.

5.
MACHADO, Cacá2013MACHADO, Cacá. Gilberto Mendes. REVISTA OSESP, v. marco, p. 7-9, 2013.

6.
MACHADO, Cacá2011MACHADO, Cacá. Suíte Popular Brasileira ? Edu Lobo. REVISTA OSESP, v. setembro, p. 56-62, 2011.

7.
MACHADO, Cacá2010MACHADO, Cacá. Abri todas as portas do coração. RIVISTA DI STUDI PORTOGHESI E BRASILIANI (TESTO STAMPATO), v. 2, p. 19-30, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, Cacá. Todo Nazareth - Obras Completas. 1. ed. São Paulo: Água Forte, 2011. v. 6.

2.
MACHADO, Cacá. Tom Jobim. 1a.. ed. São Paulo: Publifolha, 2008. v. 1. 112p .

3.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de ernesto Nazareth. 1. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007. v. 1. 272p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, Cacá. Entre o disco e o mp3: música e memória. In: LACERDA, Marcos. (Org.). Música ? ensaios brasileiros contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: Funarte, 2016, v. 1, p. 361-388.

2.
MACHADO, Cacá; MOARES, J. G. V. . Escutando o Brasil. In: CARVALHO, Fábio Almeida; EUGÊNIO, João Kennedy. (Org.). Interpretações do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. 1, p. 587-612.

3.
MACHADO, Cacá. Dança, ritmo e silêncio ? um som não tem pernas para ficar de pé. In: BOGÉIA, Inês. (Org.). Passado-futuro: textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança. 1ed.São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014, v. 1, p. 77-88.

4.
MACHADO, Cacá; MOARES, J. G. V. . Música em conserva: memória e história de la música en Brasil. In: BRESCIANO, Juan Andrés. (Org.). La memória histórica e sus configuraciones temáticas: una aproximación interdisciplinária. 1a.ed.Montevideo: Ediciones Cruz del Sur, 2013, v. , p. 277-303.

5.
MACHADO, Cacá. Batuque: mediadores culturais no final do século XIX. In: MORAES, J.G.V. (org.). (Org.). História e música no Brasil. 1ed.São Paulo: Ed. Alameda/Fapesp, 2010, v. 1, p. 119-162.

6.
NIKITIN, V. ; MACHADO, Cacá . Machado de Assis: mas este capitulo nao e serio. Catalogo da Exposicao Machado de assis, mas este capitulo nao e serio. 1ed.Sao Paulo: Imprensa Oficial do Estado de Sao Paulo, 2008, v. , p. 10-15.

7.
MACHADO, Cacá. Ressonancias de la samba: notas sobre su formación. Ressonancias de brasil. 1ed.Santillana del Mar: Fundación Santillana, 2002, v. 1, p. 45-63.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, Cacá. Festa de negócios para a música brasileira. Jornal do Commercio, Recife-PE, 10 dez. 2009.

2.
MACHADO, Cacá. Inventar o cotidiano. Continuum, São Paulo, 11 set. 2007.

3.
MACHADO, Cacá. Acervos vivos, memória precária. Revista Reportagem, São Paulo, 14 nov. 2002.

4.
MACHADO, Cacá. Desde de que o samba é samba?. Revista Reportagem, São Paulo, 26 set. 2001.

5.
MACHADO, Cacá. Suíte Popular Brasileira ? Edu Lobo. Revista Osesp, São Paulo, p. 22 - 25.

6.
MACHADO, Cacá. Programa C. Guarnieri e F. Mignone. Revista Osesp, São Paulo, p. 10 - 11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, Cacá. Between vinyl and mp3: music and memory. In: Sonologia 2016 - out of fase internacional conference on sound studies, 2017, São Paulo. Sonologia 2016 ? out of phase Proceedings of the International Conference on Sound Studies. São Paulo: NuSom ? Researche Centre on Sonology [University of São Paulo] São Paulo, Brazil, 2016. v. 1. p. 111-124.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACHADO, Cacá. Música e ação política, Brasil 2003/2016. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, Cacá. Tropicálica e tropicalismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MACHADO, Cacá; CALIL, C. A. ; OTAKE, R. ; GROSSMANN, M. ; GIORGETTI, U. . Política institucional da música no Centro Cultural São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACHADO, Cacá. Projetos Culturais na Difusão do Ensino e Profissionalização Musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MACHADO, Cacá. Entre o disco e o MP3: música e memória. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACHADO, Cacá. Doces Bárbaros da Cultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MACHADO, Cacá; BØHLER, K. K. . Active Citizenship through the arts in present day Brazil: A study of how Plano Nacional de Cultura and Cultura Viva have shaped autonomy and participation.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACHADO, Cacá. Música Popular e o Paradigma Audiotátil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MACHADO, Cacá. Políticas para música e audiovisual em meio a algoritmos, streamings, plataformas e conteúdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MACHADO, Cacá. Música e Estado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MACHADO, Cacá. Between vinyl and mp3: music and memory. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MACHADO, Cacá. Música e Política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MACHADO, Cacá. O Plano de Políticas Públicas que realmente precisamos a música. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MACHADO, Cacá. Streaming e direitos digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Machado, Cacá. Entre o passado e o futuro das coleções e acervos de música no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MACHADO, Cacá. Entre o passado e o futuro das coleções e acervos de música no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MACHADO, Cacá. Batuque: mediadores culturais do século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MACHADO, Cacá. Music, History and Literature in the Work of Ernesto Nazareth. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MACHADO, Cacá. Elza Soares: ritmo e silêncio na voz do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MACHADO, Cacá. Ernesto Nazareth e síncopa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MACHADO, Cacá. Mediadores Culturais da música Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
MACHADO, Cacá. Políticas Publicas para a Música no Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de ernesto Nazareth. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth (1863-1910). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MACHADO, Cacá. A sincopa como invenção do sotaque nacional brasileiro. Uma revisão histórica sobre a equivalência dos gêneros da música popular-erudita no Brasil oitocentista - a polca, o xótis, o maxixe, o choro e o tango (1844-1910). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MACHADO, Cacá. Danças Brasileiras. Naxos, 2011 (Apresentação CD Osesp).

2.
MACHADO, Cacá. Gilberto Mendes. Naxos, 2011 (Texto apresentação CD da Osesp).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MACHADO, Cacá. Comissão de seleção do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. 2017.

2.
MACHADO, Cacá. Comissão de análise do Programa de Fomento às Artes da Prefeitura do Rio de Janeiro. 2016.

3.
MACHADO, Cacá. Articulador da música da Política Nacional das Artes FUNARTE/MinC. 2015.

4.
MACHADO, Cacá. Assessoria musical para Painéis Bandas FUNARTE 2014. 2014.

5.
MACHADO, Cacá. Consultoria na comissão de avaliação do programa da CAIXA CULTURAL de apoio à Música. 2014.

6.
MACHADO, Cacá. Comissão Julgara do Projeto Conexão Vivo. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
MACHADO, Cacá. Relatório de Atividade Docente PPG-Música. 2018.

2.
MACHADO, Cacá. parecer AD HOC Revista História (São Paulo). 2018.

3.
MACHADO, Cacá. parecer ad hoc OPUS ? Revista da Associação Brasileira de pesquisa e pós-graduação em música. 2018.

4.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC XXVII ANPPOM 2017. 2017.

5.
MACHADO, Cacá. Coordenador da Subárea 'Música e interfaces' do XXVII Congresso da ANPPOM. 2017.

6.
MACHADO, Cacá. Coordenador do grupo de trabalho 'Política cultural da música' no XXVII Congresso da ANPPOM. 2017.

7.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Revista Sociologia & Antropologia, publicação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ ISSN 22367527. 2017.

8.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC XXVI ANPPOM 2016. 2016.

9.
MACHADO, Cacá. Pareceista AD HOC Revista Opus. 2016.

10.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Revista de História da USP. 2016.

11.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC XXV ANPPOM 2015. 2015.

12.
MACHADO, Cacá. Parecer sobre acervo Luiz Gonzaga da Cinemateca Brasileira. 2015.

13.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Música Popular em Revista (IA/Unicamp). 2015.

14.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Revista do Instituto de Estudos Brasileiros USP. 2014.

15.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Revista de História da USP. 2014.

16.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Música Popular em Revista (IA/Unicamp). 2014.

17.
MACHADO, Cacá. Parecerista AD HOC Música Popular em Revista (IA/Unicamp). 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, Cacá. Programa Metrópolis TV Cultura. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MACHADO, Cacá. Arte 1 - entrevista sobre a criação do Balé da Cidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MACHADO, Cacá. Génio, machista ou petista. Quem é Chico Buarque em 2017?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MACHADO, Cacá. 'Pagode Russo': com mistura de gerações e parceiros com ascendência na Europa Oriental, o compositor Cacá Machado lança 'Eslavosamba'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MACHADO, Cacá. 'No palco, violão entre sambas e amigos': Cacá Machado mostra 'Eslavosamba'com Elza Soares e Arrigo Barnabé. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MACHADO, Cacá. Cacá Machado aposta no samba em disco de estréia inovador. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MACHADO, Cacá. Samba inusitado, impuro e esquisito de SP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MACHADO, Cacá. Entrevista para Programa Metrópolis TV Cultura. 2013.

9.
MACHADO, Cacá. RJ TV Globo Lançamento de eslavosamba no Solar do Botafogo (RJ). 2013.

10.
MACHADO, Cacá. Cacá Machado lança Eslavosamba, seu primeiro disco, com participações especiais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
MACHADO, Cacá. Programa 'Entre linhas - Villa Lobos' TV Cultura. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
TATIT, L. ; MACHADO, Cacá . Resenha do Livro Tom Jobim (Publifolha) de Cacá Machado. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
MACHADO, Cacá. Redescobrindo Nazareth. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
MACHADO, Cacá. Entre dois corações e mundos: livro analisa a obra do compositor Ernesto Nazareth, autor de 'Brejeiro', que aproximou o erudito e o popular na virada para o século 20.. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Machado, Cacá. História e estórias da música no Brasil Colônia, Império e República (1500-1950). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Machado, Cacá. Música para cena. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Machado, Cacá. Uma história da música para ser ouvida. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Machado, Cacá. Som no vácuo - composição musical a partir da obra de Samuel Beckett. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MACHADO, Cacá. Direção Musical do Balé da Cidade de São Paulo - 'Um jeito de Corpo'. 2018. Coreográfica.

Música
1.
MACHADO, Cacá. Direção/Produção musical do Poesia CD de Carlos Rennó. 2018. Registro Fonográfico.

2.
MACHADO, Cacá. Tem Um (CD Autoral de Cacá Machado). 2018. Registro Fonográfico.

3.
Machado, Cacá. Composição para o Balé da Cidade de São Paulo espetáculo 'Um jeito de corpo'. 2018. Composição (estréia).

4.
MACHADO, Cacá. Composição de trilha sonora original para o filme longa-metragem 'A comédia Divina' de Toni Venturi. 2017. Trilha Sonora.

5.
MACHADO, Cacá. Show de Cacá Machado: projeto Funarte contemporâneos no Semente. 2017. Interpretação.

6.
MACHADO, Cacá; WISNIK, J.M. . Show Noite Circus na Casa de Francisca - SIM São Paulo 2017. 2017. Interpretação.

7.
MACHADO, Cacá. Direção e produção musical do CD Pós você e eu - Arthur Nestrovski e Livia Nestrovski. 2016. Registro Fonográfico.

8.
MACHADO, Cacá. Direção artística e musical do show 10 anos Circus - canção autoral brasileira - com Zé Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Luiz Tatit Ceumar e outros.. 2016. Diversas.

9.
MACHADO, Cacá. songs between rhythm and silence by Cacá Machado e Lucia Pulido. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
MACHADO, Cacá. Apresentação com a cantora Ná Ozzetti. 2014. Interpretação.

11.
MACHADO, Cacá. eslavosamba. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
MACHADO, Cacá. Eslavosamba. 2013. Composição (estréia).

13.
MACHADO, Cacá. show eslavosamba. 2013. Interpretação.

14.
Machado, Cacá. Show com Zé Miguel Wisnik e Celso Sim. 2013. Interpretação.

15.
MACHADO, Cacá. Desarticulações - monólogo com Regina Braga. 2013. Trilha Sonora.

16.
MACHADO, Cacá. Celso Sim +Cacá Machado: eslavo samba. 2012. Interpretação.

17.
MACHADO, Cacá. Oréstia, com Malu Galli Luciano Chirolli e elenco. Dirigido por Malu Galli e Bel Garcia. 2012. Trilha Sonora.

18.
MACHADO, Cacá. A liberdade é bonita mas não é infinita. 2011. Interpretação.

19.
Machado, Cacá. Composição da música original da série de televisão com 10 episódios apresentada no programa FANTÁSTICO (Rede Globo), intitulada O valor do amanhã, dirigida por Isa Grispum Ferraz e apresentada por Eduardo Gianetti da Fonseca. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
Machado, Cacá. Composição da música original da série documental, em 6 programas, para o canal FUTURA (Rede Globo), intitulada Toda Beleza, dirigida por Carlos Nader. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
Machado, Cacá; CURY, T. . Composição da música original para o filme Divagações em um quarto de hotel, dirigido por Phillipe Barcinski e Dainara toffoli e produzido pela O2 Filmes para o canal de televisão franco-alemão ARTE. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
Machado, Cacá. Composição da música original para o documentário Marepe, dirigido por Marco Del Fiol, para o Centre Georges Pompidu (Paris, França). 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
Machado, Cacá. Composição da música original para o documentário Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil, dirigido por Gustavo Moura, incluído na publicação: STOLARSKI, André. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. São Paulo, Cosac & Naify,. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
Machado, Cacá; NIKITIN, V. . Criação e direção musical do espetáculo Um minuto de silêncio, com o Centro Experimental de Música do SESC CONSOLAÇÃO (Teatro Anchieta do SESC CONSOLAÇÃO). 2006. Interpretação.

25.
Machado, Cacá. Composição da música original da série de 4 programas (documentários) a história do aço, dirigido por Phillipe Barcinski, produzido pela Produtora Polo de Imagem para a TV Cultura. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
Machado, Cacá. Composição da música original do longa metragem "O Risco ? Lucio Costa e a utopia moderna". 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
Machado, Cacá. Composição da música original da série de 6 programas (documentários) Universo do petróleo, dirigido por Phillipe Barcinski, produzido pela Produtora Polo de Imagem para a TV Cultura. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
Machado, Cacá. Composição da música original do espetáculo teatral Artaud ? atleta do coração, com Elias Andreato e dirigdo por Mária Abujamra. (Centro Cultural Banco do Brasil SP,. 2003. Interpretação.

29.
Machado, Cacá. Composição da música original do documentário MAUWAL ? encontros traduzidos - dirigido por Marco Del Fiol e Fabiana Werneck, produzido pela Video Brasil para a TV cultura. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
Machado, Cacá. Composição da música original do documentário Brasília de João Almino, dirigido por Phillipe Barcinski, produzido pela Produtora Polo de Imagem para o canal de TV caboNET People end Arts. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
Machado, Cacá. Composição de música original e direção musical para espetáculos teatrais da Mostra de Dramaturgia Contemporânea (curadoria de Renato Borghi, Élcio Nogueira, Luah Guimarãez, Débora Duboc e Fernando Bonassi, SESI 2002): Três cigarros e a última lasanha, de Victor Navas e Fernando Bonassi, direção Débora Dubois; Ifigênia, de Sérgio Sálvia Coelho, direção Márcio Aurélio; Sonho de núpcias, de Otávio. 2002. Interpretação.

32.
Machado, Cacá. Composição da música original do espetáculo teatral Um bonde chamado desejo, de Tennesse Williams, com Leona Cavalli, Milhem Cortáz, João Signorelli e Isabel Teixeira, dirigido por Cibele Forjaz (Sesc Belenzinho).. 2002. Interpretação.

33.
Machado, Cacá. Composição da música original para o filme "Sobre o nome". 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
Machado, Cacá. Composição da música original do documentário Rafael França, a obra como testamento dirigido por Alex Gabassi, produzido pela Video Brasil para a TV Cultura. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
Machado, Cacá. Composição da música original e direção musical para o espetáculo teatral Toda nudez será castigada, de N. Rodrigues, com Leona Cavalli e Hélio Cícero, dirigido por Cibele Forjaz (Sesc Belenzinho). 2000. Interpretação.

36.
Machado, Cacá. Composição da música original e direção musical para o espetáculo teatral Os sete gatinhos, de N. Rodrigues, com Luís Miranda e Tatiana Thomé, dirigido por Vadim Nikitin (Teatro Oficina). 2000. Interpretação.

37.
Machado, Cacá. Composição da música original e direção musical para o espetáculo teatral O jardim das cerejeiras, de A. Tchékov, com Tônia Carrero, Beth Goulart e Renato Borghi, dirigido por Élcio Nogueira (Sesc Vila Mariana). 2000. Interpretação.

38.
Machado, Cacá. Música original para o monólogo teatral ?O belo?, com Gustavo Machado, dirigido por Vadim Nikitin (Jornada SESC,. 1999. Interpretação.

39.
MACHADO, Cacá. Trilha sonora original para o espetáculo teatral Movida à feijão dirigido por Pedro Pires, da Cia. do Feijão (Centro Cultural São Paulo,. 1998. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MACHADO, Cacá; BESSA, V.; MOARES, J. G. V.; RAGO FILHO, A.. Participação em banca de Raul Celestino de Toledo Soares Neto. Memória e história: os processos de institucionalização da música popular brasileira (1965-1986). 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

2.
Machado, Cacá; MESQUITA, M. J. C.; BORTZ, G.. Participação em banca de André Repizo Marques. INTERPRETAÇÕES DA MÚSICA DE ERNESTO NAZARETH: PIANISTAS, PIANEIROS E OS CHORÕES. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Machado, Cacá; MOARES, J. G. V.; SIMSON, O. R. M. V.. Participação em banca de André Augusto de Oliveira Santos. Vai graxa ou samba, senhor?. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

4.
MOARES, J. G. V.; BESSA, V.; Machado, Cacá. Participação em banca de Denise Sella Fonseca.. Teatro Musicado Paulistano na Belle Èpoque. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

5.
Morelli, Rita; Ferreira, Pedro Peixoto; Machado, Cacá. Participação em banca de Thiago Pires Galletta. Cena musical Independente Paulistana: início dos anos 2000, a música brasileira depois da internet. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Machado, Cacá; FISCHER, Luiz augusto. Participação em banca de Marcos Vladimir Mirabelles Sosa. A milonga no redemoinho da canção popular: Bebeto Alves e Vitor Ramil.. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
Machado, Cacá; Vilela, Ivan; Castro, Marcos Camara de. Participação em banca de Maria Clara Bastos. Processos de composição na obra de Itamar Assumpção. 2012. Dissertação (Mestrado em Musicologia e Processos de Criação Musical) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MACHADO, Cacá; REILY, S.; NOGUEIRA, L. W. M.; TONI, F. C.; ASSIS, A. C.. Participação em banca de Guilhermina Maria Lopes de Carvalho. O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MACHADO, Cacá; CARRASCO, C.; TINE, P. S.; DIAS, A. E.; ONOFRE, C. C.. Participação em banca de Lucas Zangirolami Bonetti. Moacir Santos Ghostwriter: a composição de trilhas musicais no período norte americano. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MACHADO, Cacá; MOREIRA, A. L. C.; IKEDA, A. T.; ALMADA, C. L.; LACERDA, M. B.. Participação em banca de Cibele Palopoli. Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
Machado, Cacá; BARBEITAS, F. T.; ULHOA, M. T.; GARCIA, L. H.; ASSIS, A. C.. Participação em banca de Carlos Ernest Dias. Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo: trilhas de uma moderna brasilidade musical. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Machado, Cacá; RAYMUNDO, S. M. R.; ALBRIGHT, V. A.; LIMA, S. R. A.. Participação em banca de João Ricardo de Souza. Do ensino coletivo de música não formal para o ensino coletivo de música formal no reino unido e na América do Norte e a relação com o ensino coletivo de cordas friccionadas do SESC ? Consolação no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
Machado, Cacá; SCHWARCZ, L. M.; FRUGULI JUNIOR, H.; TONI, F. C.; ALMEIDA, J. M. B.. Participação em banca de Ricardo Indig Teperman. Concerto e desconcerto: um estudo antropolígico sobre a Osesp na inauguração da Sala São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

7.
Machado, Cacá; TINE, P. S.; SANTOS, A. R. C.; MELO, R. S.; MOLINA, S.. Participação em banca de Maria Beatriz Cyrino Moreira. Um coração futurista: desconstrução construtiva nos processos composicionais e Egberto Gismonti na década de 1970. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Machado, Cacá; WISNIK, J. M. S.; PENNA, J. C. B. O.; SANDRONI, C.; NATALI, M. P.. Participação em banca de Acauam Silverio de Oliveira. O fim da canção? Racionais Mc's como efeito colateral do sistema cauciona brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

9.
Machado, Cacá; MOARES, J. G. V.; NAPOLITANO, Marcos; GARCIA, Walter. Participação em banca de Priscila Gomes Correa. Cultura e Cotidiano ? entre canções, cidade e subúrbio. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

10.
Machado, Cacá; TATIT, L.; OLIVEIRA, L. T. S. E.; WISNIK, J.M.. Participação em banca de Peter Dietrich. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

11.
Machado, Cacá; TATIT, L.; TONI, F. C.; WISNIK, J.M.; LACERDA, M. B.. Participação em banca de Mauricio de Carvalho Teixeira. Torneios melódicos: poesia cantada em Mário de Andrade. 2006. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

12.
Machado, Cacá; TATIT, L.; PASTA JUNIOR, J. A.; ZAN, J. R.; AGUIAR, J. A.. Participação em banca de Walter Garcia da Silveira Júnior. Melancolias, mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão da rua e a canção popular comercial no Brasil.. 2006. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Machado, Cacá; STASI, C.; NASCIMENTO, J. L.. Participação em banca de Claudio Henrique Altieri de Campos. Na Pisada de Jackson do Pandeiro: Coco, Samba, Forró - Música e Mediação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Machado, Cacá; MOARES, J. G. V.; BESSA, V.. Participação em banca de Flávia Guia Carnevali. Reconstituindo um dinossauro com alguns fragmentos de maxilar: escrevendo a história da música popular brasileira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

3.
Machado, Cacá; MOARES, J. G. V.; NAPOLITANO, Marcos. Participação em banca de Raul Celestino de Toledo Soares Neto. Política Cultural e Defesa da Tradição: Dilemas, Conflitos e Tensões na história institucional da MPB (1965 ? 1986). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

4.
Machado, Cacá; TINE, P. S.; CARRASCO, C.. Participação em banca de Lucas Zangirolami Bonetti. Moacir Santos ghostwriter:
a composição de trilhas musicais no período norte-americano. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Machado, Cacá; MOARES, J. G. V.. Participação em banca de Lígia Nassif Conti.. A Memória do Samba na Capital do Trabalho: os Sambistas Paulistanos e a Busca de uma Singularidade para o Samba de São Paulo em Meados do Século XX. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MACHADO, Cacá; ZAN, J. R.; MACHADO, R.. Participação em banca de Ricardo Alexandre de Freita Lima. A voz do dono: gesto vocal como actante na cartografia da controvérsia da Nova MPB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MACHADO, Cacá; ZAN, J. R.; TINE, P. S.. Participação em banca de Cauê de Souza Benetti. Simon Bountman e a formação da linguagem fonogênica brasileira.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Machado, Cacá; CARVALHO, J. A. L. L.; REILY, S.. Participação em banca de Iago Tojal Araújo. O Baque do O baque do Acre: o grupo Uirapuru e a memória musical viva dos seringais acreanos. 2017.

4.
Machado, Cacá; SCHROEDER, J. L.; ZAN, J. R.. Participação em banca de Luiz Guilherme Sanitá. A trajetória musical do baterista Wilson das Neves. 2017.

5.
Machado, Cacá; ZAN, J. R.; RIDENTI, M. S.. Participação em banca de Ismael de Oliveira Gerolamo. NARA LEÃO: canção popular, performance e crítica nos anos 60. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Machado, Cacá; BORTZ, G.; MESQUITA, M. J. C.. Participação em banca de André Repizo Marques. Ernesto Nazareth: a projeção dos grupos de choro ao piano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
Machado, Cacá; SCHROEDER, J. L.; TINE, P. S.. Participação em banca de Mario A. Patreze Junior. A dança das oito cabeças de Egberto Gismonti. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Machado, Cacá; ZERON, C. A. M. R.; CASTAGNA, P.. Participação em banca de Lucas Ferreira de Lara. A música instrumento: Pe. Antônio Sepp e a prática musical nas reduções jesuíticas (1691- 1733). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.

9.
MOARES, J. G. V.; Machado, Cacá. Participação em banca de Denise Sella Fonseca. Teatro Musicado Paulistano na Belle Èpoque. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Machado, Cacá; SANDRONI, C.; ALVES, C. J. B.; RODRIGUES, M.; CARDOSO FILHO, M. E.. Concurso Público na Classe de Professor Assistente A Escola de Música da UFMG. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminário Nacional do Centro de memória UNICAMP.Acervos Universais: memória e história da música do Brasil na Cultura Digital do Século XXI.. 2012. (Seminário).

2.
XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH 50 anos.Música e HIstória. 2011. (Simpósio).

3.
23o. congresso ISPA São Paulo - imersão na diversidade. Políticas Públicas para a Música Brasileira. 2009. (Congresso).

4.
III Encontro de Empreendedorismo na Área Musical.Financiamento Público para a Música no Brasil. 2009. (Encontro).

5.
III encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET).O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth (1863-1910). 2006. (Encontro).

6.
VII Congreso IASPM-AL Musica popular, escena y cuerpo en la América Latina: Prácticas presentes y passadas. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de ernesto Nazareth. 2006. (Congresso).

7.
IV Congreso da la Rama Latinoamericana da la IASPM ? El estudio de las musicas populares en América Latina. A sincopa como invenção do sotaque nacional brasileiro. Uma revisão histórica sobre a equivalência dos gêneros da música popular-erudita no Brasil oitocentista - a polca, o xótis, o maxixe, o choro e o tango (1844-1910). 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Machado, Cacá; WISNIK, J. M. S. . O culpado de tudo: Oswald Andrade. 2011. (Exposição).

2.
Machado, Cacá. Feira Musica Brasil. 2009. (Festival).

3.
Machado, Cacá. Música nas Escolas: caminhos para implementação da Lei 11.769. 2009. (Outro).

4.
Machado, Cacá. Oficinas de capacitação de músicos Funarte 2009. 2009. (Outro).

5.
Machado, Cacá. Painéis de Regência Coral. 2009. (Festival).

6.
Machado, Cacá. Painéis Bandas. 2009. (Festival).

7.
Machado, Cacá. Pauta funarte 2009. 2009. (Concerto).

8.
Machado, Cacá. XVIII Bienal de Musica Contemporanea. 2009. (Festival).

9.
Machado, Cacá; NIKITIN, V. . Machado de Assis: mas este capítulo não é sério. 2008. (Exposição).

10.
Machado, Cacá; WISNIK, J.M. ; NESTROVSKI, A. . Praca da Lingua. 2006. (Exposição).

11.
Machado, Cacá; TEIXEIRA, I. . 50 anos do Teatro de Arena. 2005. (Exposição).

12.
Machado, Cacá; DANTAS, M. . Ressonancias de Brasil. 2002. (Exposição).

13.
Machado, Cacá; WISNIK, J.M. . BRASIL 1920-1950: De la Antropofagia a Brasilia. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Lima Veloso. Mulheres à tona: a (des)construção do feminino através da música no cenário urbano da segunda década do século XXI (2010-2020). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Géssica Fernanda Purcino da Silva. Os balagandãs de Carmem Miranda: mito X legado. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Cauê de Souza Benetti. Simon Bountman e afirmação da linguagem fonogênica brasileira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fábio Eduardo Matias de Siqueira. Construção das identidades negras no Canto de Xangô de Baden Powell e Vinicius de Morais.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Rodrigo Riani Berbel. Como rês desgarrada ? lirismo e experiência na modernidade brasileira. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Leonardo Pelegrin dos Santos. Digitalização de material fonográfico da família Assad. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edurado Pimenta. HQ E O CINEMA ? ADAPTAÇÕES DE HQ PARA A TELONA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social/Rádio e TV) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.

2.
Diego Ribas; Eduardo de Bem; Guilherme Leoni Leandro Augusto. Panela Paulista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social/Rádio e TV) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.

3.
Julia Mury Braz. Abruptus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social/Rádio e TV) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.

4.
Vania Gomes de Almeida. Consultas ao vento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social/Rádio e TV) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.

5.
Leonardo da Silva Matei;Mauro Wolff; Rafael Devicari. Vira a vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social/Rádio e TV) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.

6.
Danielle Moreno. Carpinteiro do Universo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social/Rádio e TV) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.

Iniciação científica
1.
Gabriel de Oliveira Piotto. Documentos e Fontes Digitais: Navegando na Maré dos Acervos Universais de Música no Brasil do Século XXI (2001 - 2010). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em história) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MACHADO, Cacá. Todo Nazareth - Obras Completas. 1. ed. São Paulo: Água Forte, 2011. v. 6.


Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, Cacá. Música e Estado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MACHADO, Cacá. O Plano de Políticas Públicas que realmente precisamos a música. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 6:31:53