Marilia Lyra Bergamo

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Professora Adjunta do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua pesquisa tem ênfase em design para mídias interativas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte computacional interativa, design de interação, e criação de interfaces multimodais. Atuante no grupo/laboratório 1maginari0: Poéticas Computacionais da Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilia Lyra Bergamo
Nome em citações bibliográficas
BERGAMO, M. L.;Bergamo, Marília Lyra;BERGAMO, MARILIA LYRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.
Av. Antônio Carlos, 6627
Panpulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095295
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Artes.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Interação Sistêmica em Arte Computacional Evolutiva: A-Memory Garden uma Proposta Prática e Teórica de Pesquisa Estética, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Suzete Venturelli.
Palavras-chave: Arte Computacional; Interatividade; Programação; Alife.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2006 - 2008
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Caixa de Joiais: Pesquisa e Experimentação em Arte Computacional Interativa,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Francisco Carlos de Carvalho Marinho.
Palavras-chave: artes visuais; Interatividade; Interfaces alternativas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interfaces.
2003 - 2004
Mestrado em Design in Digital Media.
University of Western Sydney, UWS, Austrália.
Título: LETTER.NET.AU: An experience design based website to help sexual assault victims through psychodynamic therapy,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Leon Cmielewski.
Palavras-chave: Design; Experiência do usuário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1997 - 2003
Graduação em Desenho Industrial, Programação Visual.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Software.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Nível C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente - Nível B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES II: Poética da Complexidade, tecnologia e sistemas descentralizados em ambientes de Arte
TOPICOS ESPECIAIS EM ARTES III: Poéticas Tecnológicas
07/2017 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Design Gráfico III: Experimentações em Processing
04/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais.
04/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Comissão de Encargos Didáticos.
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

06/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

01/2009 - Atual
Ensino, Cinema de Animação e Arte Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cor, Forma e Composição da Imagem Digital
Produção e Crítica para Web
06/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Cargo ou função
Membro da Comissão Examinadora na segunda fase do Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Discente Internacional.
03/2011 - 06/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cor, Forma e Composição
Design Editorial Digital
11/2015 - 04/2017
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

Cargo ou função
Subcoordenadora de Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais.
09/2013 - 03/2017
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Design.
01/2017 - 02/2017
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

Cargo ou função
Comissão de Elaboração de Edital para Concurso Público de Professor Efetivo.
06/2012 - 01/2015
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

Cargo ou função
Coordenação de Projeto de Monitoria de Graduação - PMG.
11/2009 - 09/2013
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais - Representante do Departamento de Desenho.
01/2010 - 06/2010
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Produção Digital.

Nanyang Technological University, NTU, Cingapura.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisa vinculada ao doutorado.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 5

Atividades

01/2013 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , School of Art, Design and Media, .

02/2013 - 02/2013
Treinamentos ministrados , School of Art, Design and Media, .

Treinamentos ministrados
workshop in sketching for interaction design

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Outras informações
Aulas ministradas no curso de Pós-Graduação em Design de Interação e Produção em Novas Mídias. Com uma carga horárias de 15 horas para a disciplina "Estilos de Interação", 30 horas para a disciplina "Prototipação" e 30 horas em "Estética Digital".

Atividades

09/2009 - 11/2009
Ensino, Produção em Novas Mídias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Digital
08/2009 - 10/2009
Ensino, Design de Interação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prototipação
04/2009 - 05/2009
Ensino, Design de Interação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estilos de Interação
08/2008 - 10/2008
Ensino, Design de Interação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prototipação
05/2008 - 06/2008
Ensino, Design de Interação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estilos de Interação
04/2007 - 07/2007
Ensino, Design de Interação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estilos de Interação
Prototipação

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26

Atividades

06/2008 - 02/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Produção Visual (Moda)
Direção de Arte - Publicidade
Estratégias de Apresentação de Projeto (Moda)
Produção Gráfica - para Jornalismo e Relações Públicas
Web Design - Curso de Design Gráfico
06/2007 - 05/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte - Publicidade e Propaganda
Ferramentas de Construção da Imagem Digital - Design Gráfico
Produção Gráfica - Relações Públicas e Jornalismo
Produção Gráfica II - Moda
01/2007 - 06/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Gráfica - Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Produção Gráfica II - Moda
3/2006 - 12/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Gráfica - Jornalismo e Relações Públicas

Branco Oposto Editoração Eletrônica LTDA, BO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Sócia Fundadora, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2005 - 06/2006
Direção e administração, Departamento de Criação, .

Cargo ou função
Direção e Criação - Consultoria para a Agência Vitória Comunicação em Belo Horizonte.
12/2003 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Criação, .

Cargo ou função
Produção de trabalhos de Direção de arte - A distância e Consultoria para a empresa Amathon Solutions em Sydney, Austrália.
01/2003 - 11/2003
Direção e administração, Departamento de Criação, .

Cargo ou função
Direção e Criação - Incluindo consultoria para a faculdade UniCEUB em Brasília.

INTTEGRA, INTTEGRA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer e Analista de Interface, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Designer gráfica, Design para mídias digitais e analise de interface web e java

Atividades

11/2002 - 07/2003
Serviços técnicos especializados , Design de Interface, .

Serviço realizado
Design gráfica, Design para mídias digitais e analise de interface para web e java.

CYBIZ, CYBIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2000 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Design gráfico, Design para mídias digitais e Interface WEB.

Oracle do Brasil, ORACLE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

Atividades

06/1999 - 07/2000
Estágios , Qualidade de Software, .

Estágio realizado
Analise de qualidade de Interface.

Msd Softwares, MSD, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

01/1998 - 05/1999
Estágios , Departamento de programação visual, .

Estágio realizado
Em programação visual.

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Programa, Carga horária: 8
Outras informações
Technical Program Committee for IHC 2018, held in Belém, Brazil, between 22nd and 26th October



Linhas de pesquisa


1.
Visualidades Gráficas em Eletrônica e Papel

Objetivo: O papel pode ser incorporado, com o uso de eletrônica, de atuadores e sensores. Os atuadores podem gerar leves respostas comportamentais e pequenos movimentos e respostas autônomas, enquanto sensores são capazes coletar informação do ambiente. Associados a microcontroladores esses papéis podem incorporar movimentos e sensibilidades, respostas autônomas e inteligência artificial..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interfaces.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Digitais.
Palavras-chave: Arte Computacional; A-life; Arte híbrida.
2.
1magináriO: Poéticas Computacionais

Objetivo: Grupo abrigado no Laboratório Arte Digital da Escola de Belas Artes da UFMG, em convênio com o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, dedicado à pesquisa, desenvolvimento e produção em artes digitais, computacionais, poéticas e Interfaces Multimodais. Site: http://www.1maginari0.art,br.
3.
Interface multimodal para sistemas organicos (plantas)


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Visualidades Gráficas em Eletrônica e Papel
Descrição: A pesquisa trata, principalmente, da criação e argumentação estética de sistemas complexos tecnológicos. A Complexidade procura explicar como um grande número de entidades relativamente simples se organiza em um coletivo, sem o auxílio de qualquer controlador central. Esse conjunto cria padrões, usa a informação, e, em alguns casos, evolui e aprende. É uma área inerente ao surgimento das tecnologias computacionais que permitiram a simulação, visualização de grandes volumes informacionais. O objetivo principal da pesquisa é dar aparatos teóricos e práticos para o desenvolvimento de sistemas complexos enquanto argumentação estética. Para tanto é necessário identificar correlações entre comportamentos imaginados e programáveis e sua real existência. A pesquisa também tem como objetivo introduzir na criação e argumentação desses sistemas materiais tecnológicos físicos. Caracteriza-se assim em uma proximidade com o campo da robótica, mas é também um afastamento no que diz respeito ao modelo de objetivação deste. Usando de materiais mais tradicionais do campo da arte para a criação da forma bi ou tridimensional, pretende-se acoplar materiais da eletrônica e computação. Uma das possibilidades de desviar o modelo de objetivação da robótica é, por exemplo, a introdução de um comportamento séssil (plantas) e o uso de papel acoplando a estruturas eletrônicas e computacionais. O projeto visa a criação e argumentação de sistemas complexos de abordagem tecnológica que podem ser interpretados como vidas artificiais. A artificialidade é obtida por meio da exploração tecnológica com objetivos não-científicos mas sim poéticos. Além disso, estruturas de vida artificial são plataformas criativas e intrinsecamente relacionadas a cultura de associação ou análise de comportamento de grupos de indivíduos. Vida artificial vem intrigando artistas exatamente pelo desafio em criar formas de vida artificial que simulam comportamentos envolvem autopropagação como resultado de uma experiência. No campo das artes, essas investigações implicam em análises tecno-culturais e prática da arte. Vida artificial possui uma condicionante direta com a biociência sobre a modelagem da natureza, mas não usa métodos puramente científicos para a geração de seus modelos, os parâmetros usados na modelagem nascem genuinamente de procedimentos computacionais, ao invés de observação natural de fenômenos. Assim vida artificial é fundamentalmente uma plataforma criativa. A proposta desta pesquisa é produzir e analisar estéticas computacionais tecnológicas que envolvam o uso do papel como elemento de materialidade robótica para sistemas artificiais. O papel é um produto de fibras de plantas e sua base é 100% vegetal. Em artes gráficas ele é cerne de desenvolvimento em pesquisa e gerador de visualidades estéticas. O papel pode ser incorporado, com o uso de eletrônica, de atuadores e sensores. Os atuadores químicos, fotoelétricos ou mesmo motores podem gerar respostas comportamentais autônomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marilia Lyra Bergamo - Coordenador / Adriene Amaral Naves Reis - Integrante.Financiador(es): Braile Fundo de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Poster Gallery: Utopian Constructions
Descrição: O portal Poster Gallery: Utopian Constructions reúne mais de 3100 cartazes que traçam um panorama visual da política no século 20 ? disponíveis em altíssima definição e acessíveis por mecanismos de busca variados e instigantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Espaço Interativo Ciência e Vida
Descrição: Desenvolvimento de interfaces para o Espaço Interativo Ciência e Vida, Museu de História Natural e Jardim Botânico - UFMG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marilia Lyra Bergamo - Coordenador / Francisco Marinho - Integrante / Lucas Santos Junqueira - Integrante / Jalver Bethônico - Integrante / Wallace Lages - Integrante / Pablo Gobira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - Atual
PROEX/DiFUSAO DA CIENCIA
Descrição: Atividades desenvolvidas pelo bolsista: Definição estética e visual da obra, incluindo os elementos tridimensionais, e na programação do software necessário para que a video-instalação seja funcional. Participará da definição e do design das interfaces homem/maquina necessárias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2009
Fundação Israel Pinheiro
Descrição: Desenvolvimento de uma sala de jogos interativos com interfaces multimodais sobre sustentabilidade.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marilia Lyra Bergamo - Integrante / Francisco Carlos de Carvalho Marinho - Coordenador / Lucas Santos Junqueira - Integrante / Jalver Bethônico - Integrante / Antônio Fialho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES VISUAIS.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BERGAMO, M. L.; MARINHO, F. C. C. . Tecnologia e Delicadeza: estratégias da simplicidade cotidiana na geração de resultados estéticos complexos. In: Cleomar Rocha e Suzete Venturelli. (Org.). Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia. 1ed.Brasília: PPG-ARTE/UNB, 2016, v. 1, p. 141-153.

2.
de Souza, Marcella Leandro Costa ; Ferreira, Lidia Silva ; Prates, Raquel Oiliveira ; Bergamo, Marília Lyra . StoreAnt: A System to Support Finding Collaborative Systems Evaluation Methods. Lecture Notes in Computer Science. 15ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 482-485.

3.
Bergamo, Marília Lyra. User Experience Technique in Computer Digital Arts Production: Paper Prototyping Used as Material to Define Intentionality. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2014, v. 8517, p. 613-621.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERGAMO, M. L.. Agente H+: Autonomia e Agência Humana em Interação Computacional. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitve Science, São Bernardo do Campo, p. 2 - 13, 30 ago. 2014.

2.
BERGAMO, M. L.; MARINHO, F. C. C. . Do elemento autônomo à composição autônoma. Texto Digital, Santa Catarina, p. 227 - 247, 27 ago. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERGAMO, M. L.; REIS, A. A. N. . Experimentações Robóticas em Papel e Eletrônica: Uma Análise Introdutória. In: #16.ART ? Artis intelligentia: IMAGINING THE REAL International Meeting on Art & Technology, 2017, Porto. 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL. Porto: i2ADS ? Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017. v. 1. p. 960-965.

2.
OLIVEIRA, LUIS ; PEREIRA, ANDREA FRANCO ; BERGAMO, MARILIA LYRA . Strategies to promote sustainable behaviour in relation to water use: ideas and classifications. In: SBDS + ISSD 2017, 2017, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. p. 6.

3.
MARINHO, F. C. C. ; BERGAMO, M. L. . Tecnologia e Delicadeza: estratégias da simplicidade cotidiana na geração de resultados estéticos complexos.. In: #15.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2016, Brasília. 15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação, 2016. p. no Prelo.

4.
MARINHO, F. C. C. ; BERGAMO, M. L. . Agenciamento estético em arte generativa. In: #14.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2015, Aveiro. 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART: ARTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Aveito: UA Editora, University of Aveiro, 2015. v. 1. p. 220-223.

5.
BERGAMO, M. L.. Agente H+: Autonomia e Agência Humana em Interação Computacional. In: Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, 2014, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, 2014.

6.
Bergamo, Marília Lyra. A-Memory Garden: Agência em Arte Computacional e a Interação entre Agentes Humanos e Computacionais. In: 13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#13.ART): arte, política e singularidade, 2014, Brasília. #13.ART. Brasília/Goiania: MediaLab UNB/MediaLab UFG, 2014.

7.
BERGAMO, M. L.. Aspectos Teóricos e Práticos em Estética na Produção do Software e Instalações A-Memory Garden 1.0 e A-Memory Garden 2.0.. In: 12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva poética (#12.ART), 2013, Brasília. Anais #12.ART, 2013.

8.
BERGAMO, M. L.; FALCI, C. H. R. . A-Memory Garden: Memória e Interação Sistêmica. In: #11Art.e Tecnologia, 2012, Brasília. 11Art. E Tecnologia, 2012.

9.
BERGAMO, M. L.. 1maginari0: Pesquisa e Pratica em Arte Computacional. In: #10.ART (2011), 2011, Brasília. 10.art.

10.
SANTOS, B. N. ; MARINHO, F. C. C. ; MOTA, R. R. ; BERGAMO, M. L. . Programação para Artistas. In: SB Games, 2008, Belo Horizonte. SBC - Proceedings of SBGames'08: Art & Design Track, 2008. p. 115-119.

11.
BERGAMO, M. L.; MARINHO, F. C. C. ; MOTA, R. R. ; SANTOS, B. N. . Multitoque como Possibilidade Interativa em Jogos. In: SBGames, 2008, Belo Horizonte. SBC - Proceedings of SBGames'08: Art & Design Track, 2008. p. 110-114.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACIEL, JOÃO MARCOS ; Bergamo, Marília Lyra ; BRADBURY, JUDD D. . Mr. Market’s Emotions. Leonardo (Oxford), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BERGAMO, M. L.. #10.ART. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERGAMO, M. L.. Reformulação da Interface do software Sitio 6.0.. 2010.

Programas de computador sem registro
1.
BERGAMO, M. L.; JUNQUEIRA, L. S. . A-Memory Garden 2.0. 2013.

2.
BERGAMO, M. L.; FALCI, C. H. R. ; JUNQUEIRA, L. S. . A-Memory Garden. 2012.

Trabalhos técnicos

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BERGAMO, M. L.; MARINHO, F. C. C. ; MENDES, T. ; FERNANDINO, F. . Alinhavo - #EmMeio 9.0 (Museu Nacional da Republica, Evento Internacional). 2016. Instalação.

2.
BERGAMO, M. L.. A-Paper Garden - Undestanding Visual Music 2 (CCBB - Brasília, Exposição Internacional). 2015. Instalação.

3.
BERGAMO, M. L.. A-PLAY. [ENTRE ARTISTAS]III - Exposição Local (Brasília) Galeria de Arte ECCO. 2014. Instalação.

4.
BERGAMO, M. L.; JUNQUEIRA, L. S. . A-Memory Garden 2.0 - - #EmMeio 7.0 (Museu Nacional da Republica, Evento Internacional). 2013. Instalação.

5.
BERGAMO, M. L.; FALCI, C. H. R. . A-Memory Garden - - #EmMeio 6.0 (Museu Nacional da Republica, Evento Internacional). 2011. Instalação.

6.
MARINHO, F. C. C. ; BETHONICO, J. ; BERGAMO, M. L. . Evolução Biológica - Demasiado humano: Espaço TIM UFMG do Conhecimento. 2010. Instalação.

7.
FIALHO, A. ; BETHONICO, J. ; BERGAMO, M. L. ; GUIMARAES, R. ; VIEIRA, M. T. R. ; OLIVEIRA, G. B. ; WENNECK, D. ; FALCI, C. . Paisagens Geológicas - Demasiado humano: Espaço TIM UFMG do Conhecimento. 2010. Instalação.

8.
MARINHO, F. C. C. ; BETHONICO, J. ; BERGAMO, M. L. ; FALCI, C. . Dente de Leão. 2010. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
JUNQUEIRA, L. S. ; BERGAMO, M. L. . Mario85. 2014 (Gameart).

2.
Chico de Paula ; BERGAMO, M. L. . [q.n.s.n.s]2. 2011 (Performance).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PRATES, R. O.; SOUZA, C. S.; GONCALVES, M. A.; BERGAMO, M. L.. Participação em banca de Pricila Resende Rodrigues. Uma Linguagem visual para Definição de Strings de Busca Acadêmica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MARINHO, F. C. C.; BERGAMO, M. L.; SOUZA-RICARDO, P. A. G.; SANTOS, A. L.; FERNANDINO, F. J.. Participação em banca de Marcos André Penna Coutinho. Da Alquimia Clássica à Alquimia Digital: da pedra lascada aos bits/da arte rupestre à arte generativa. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
BETHONICO, J.; BERGAMO, M. L.; DUARTE, F. C. P.. Participação em banca de Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos. O Meio Digital, Relações de Poder e Ações de Resistência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BETHONICO, J.; BERGAMO, M. L.; PINTO, Julio. Participação em banca de Lívia Chagas Feliciano. Estética do Erro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERGAMO, M. L.; BETHONICO, J.. Participação em banca de José Júnior Santos.Elementos da linguagem dos videogames. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação e Arte Digital) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BERGAMO, M. L.; GINO, M. S; GARCIA, Angelo Mazzuchelli. Participação em banca de Nívea Gomes de Oliveira Machado.Tipografia Cinética. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação e Arte Digital) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
COELHO, L. M.; BERGAMO, M. L.; MOTA, R. R.. Participação em banca de Daniel Pettersen De Lucena.Games as expression ? On the artistic nature of games. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BERGAMO, M. L.; POENARU, V. E.; LAGE, M. D.. Participação em banca de Marianna Maria Ottoni Santos.Meu Querido Ego: O ego nas redes sociais virtuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BERGAMO, M. L.; BORGES, M. C.; SOUZA, L. S.. Participação em banca de Diêgo Augusto Guimarães Santiago Fagundes.Design Gráfico e Opinião Pública: As Marcas do Governo Federal (1964-2013). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BORGES, M. C.; SOUZA, L. S.; BERGAMO, M. L.. Participação em banca de Lucas Emanuel Alves Chagas.Nem vi a Chuva: Design na produção audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
BERGAMO, M. L.; COELHO, L. M.; BORGES, M. C.. Participação em banca de Izabella Caixeta.Por Aí: exploração Gráfica de Relatos de Viagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
BERGAMO, M. L.; FALCI, C. H.; BEATRIZ, A.. Participação em banca de Fabiana Kauder.A Sinestesia do Design no Ramo da Perfumaria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
BERGAMO, M. L.; B, A; REIS, A. P.. Participação em banca de Ana Lúcia Cardoso de Magalhães.Design sustentável a serviço da moda: Slow Fashion e o processo de ressignificação dos artefatos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
BERGAMO, M. L.; BORGES, M. C.; MAZZUCHELLI, A.. Participação em banca de Thiago de Souza Paulo.Diálogos da Expressão do Subconsciente em arte Computacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
BERGAMO, M. L.; MOTA, R. R.. Participação em banca de Clara Andrade Pimentel.Levantamento de Requisitos para Jogos Educativos Infantis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
BERGAMO, M. L.; B, A; RIBEIRO, J. P.. Participação em banca de André Duarte Pereira.O Design e a Dependência Tecnológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
FALCI, C. H.; BERGAMO, M. L.. Participação em banca de João Marcos C. Maciel.Mr. Market Emotions. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
ALBINO, C.; Bergamo, Marília Lyra. Participação em banca de Camila Albino.Estudo da imagem gráfica nos projetos sociais de proteção ao animal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
DELFINO, S.; Bergamo, Marília Lyra. Participação em banca de Samuel Delfino.Criação de alfabeto tipográfico para leitura de textos extensos em ambientes digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
RAGAZZ, P.; Bergamo, Marília Lyra. Participação em banca de Pedro Ragazzi.Design de Personagens para Jogos Digitai. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
HARRISON, G.; Bergamo, Marília Lyra. Participação em banca de Guilherme Harrison.Carona Acadêmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
BERGAMO, M. L.; B, A. Participação em banca de João Eduardo Nassif Veiga.Tradigital art: um modelo híbrido de arte.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
ROTHBERG, L.; CAMPBELL, B.; DRUMMOND, M.; BERGAMO, M. L.. Participação em banca de Luciana Rothberg.Perambulinks. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
BERGAMO, M. L.. Participação em banca de Daniela Lourenço de Abreu Maia.Guignard, estilos em desenho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário UNA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARINHO, F. C. C.; MOTA, R. R.; BERGAMO, M. L.. Seleção de Professor Substituto: Programação para Jogos e Arte Computacional. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BERGAMO, M. L.. UEMG - Concurso para professor em Estudos em Comunicação de Design. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
Bergamo, Marília Lyra; ESPINDULA, A. R. A.; COELHO, L. M.. Professor Substituto na área de Conhecimento: Programação paraJogos e Arte Computacional. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
WENNECK, D.; RICARDO, A.; TOFANI, W. P.; BETHONICO, J.; BERGAMO, M. L.. Professor Efetivo na Classe de Auxiliar na área de comnecimento: Animação 2D e 3D Digital. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BERGAMO, M. L.. Professor Assistente do Departamento de Desenho, área de conhedimento Design Gráfico: Teoria, História e Pratica Projetual. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BERGAMO, M. L.; MARINHO, F. C. C.. Professor Assistente da área de conhecimento Ciência da Computação, Jogos Digitais, Arte Computacional. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
BETHONICO, R.; HORTA, E.; BERGAMO, M. L.. Banca Intermediária de Estágio Probatório. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17o. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#17.ART).Arte Computacional Botânica: Argumentações sobre a replicação do modelo de comportamento de plantas.. 2018. (Encontro).

2.
1º Seminário Pesquisas em Animação: Cinema e Poéticas Tecnológicas.Arte Computacional Botânica. 2018. (Seminário).

3.
Colóquio ICONOLOGIA[s]: Leituras.Do elemento autônomo à composição autônoma. 2018. (Encontro).

4.
International Meeting of Art and Technology #16.ART artis intelligentia: Imagining the Real. Experimentações Robóticas em Papel e Eletrônica: Uma Análise Introdutória. 2017. (Congresso).

5.
15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação. Interatividade, gamearte e Hqtrônica. 2016. (Congresso).

6.
2º SEMINÁRIO DE ARTES DIGITAIS - Expandindo limites tecnológicos e artísticos. Interfaces multimodais e sistemas orgânicos. 2016. (Congresso).

7.
Undestanding Visual Music. A-Paper Garden. 2015. (Congresso).

8.
#Fiart: Festival Internacional de Arte e Tecnologia.Gameficação e Arte: Mesa redonda. 2014. (Encontro).

9.
13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#13.ART): arte, política e singularidade.A-Memory Garden: Agência em Arte Computacional e a Interação entre Agentes Humanos e Computacionais. 2014. (Encontro).

10.
A-PLAY ? [ENTRE ARTISTAS] III. A-Memory Garden 2.0 - Instalação de Arte Computacional. 2014. (Exposição).

11.
I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. Agente H+: Autonomia do Agente Humano em Interação Computacional. 2014. (Congresso).

12.
12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva poética (#12.ART).Aspectos Teóricos e Práticos em Estética na Produção do Software e Instalações A-Memory Garden 1.0 e A-Memory Garden 2.0. 2013. (Encontro).

13.
Exposição EmMeio #4.0.A-Memory Garden: Instalação. 2012. (Outra).

14.
#10.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia - Modus Operandi Universal.1maginari0: Pesquisa e Pratica em Arte Computacional. 2011. (Encontro).

15.
#11.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia - homo aestheticus.A-Memory Garden - Pesquisa em Interação Sistemica. 2011. (Encontro).

16.
FAD - Festival de Arte Digital - Plataforma Robótica Livre - Henrique Braga - Recife - Brasil. 2010. (Oficina).

17.
40 Festival de Inverno da UFMG.Área de Projetos Especiais - Participação com Artista Computacional. 2008. (Oficina).

18.
4a. Mostra de Design. Design em Hipermídias. 2008. (Congresso).

19.
Dia Mundial da Usabilidade.Influências da Arte Computacional Interativa no Design de Interfaces. 2008. (Encontro).

20.
Tópicos especias em Artes: Atelliê de Arte Computacional Interativa I.Os espelhos de Daniel Rozin. 2008. (Seminário).

21.
VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Pedagogia Expandida e Interfaces Multimodais. 2008. (Encontro).

22.
1º Festival de Verão da UFMG.Curso Arte COmputacional e Flash. 2007. (Oficina).

23.
39 Festival de Inverno da UFMG.Inventário Imaginário. 2007. (Oficina).

24.
Ciclo de debates Laboratório de Redes Outras mediações.Conferencista. 2007. (Simpósio).

25.
Projeto "Cursos Gratuitos".Oficina de iniciação a Webdesign. 2007. (Oficina).

26.
Usabilidade e Projetos de Interação.Evento Workshop de Usabilidade e Projetos de Interação. 2006. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Carolina Rodrigues Pereira. Acompanhamento e divulgação de estudos em Arte Computacional produzidas pelo Laboratório de Arte Computacional do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais.. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-Reitoria de Graduação UFMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lúcia Cardoso de Magalhães. Design sustentável a serviço da moda: Slow Fashion e o processo de ressignificação dos artefatos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

2.
André Duarte Pereira. O Design e a Dependência Tecnológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

3.
Thiago de Souza Paulo. Diálogos da Expressão do Subconsciente em arte Computacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

4.
Fabiana Kauder. A Sinestesia do Design no Ramo da Perfumaria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

5.
Clara Andrade Pimentel. Levantamento de Requisitos para Jogos Educativos Infantis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

6.
Rafaela Lucci Imakawa de Andrade. PERSONA - ambiente online de RPG e estórias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

7.
Ródney Gomes Arôuca. Sistemas de interfaces Digitais: Do conceito de Esqueumorfismo ao Flat Design. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

8.
Pedro Ragazzi. Design de Personagens para Jogos Digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

9.
João Eduardo Nassif Veiga. Tradigital Art: Um Modelo Híbrido de Arte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema de Animação e Arte Digital) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

10.
Camila Albino Martins de Alvarenga. Design gráfico para projetos sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

11.
Samuel Machado Delfino. Criação de alfabeto tipográfico para leitura de textos extensos em ambientes digitais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

12.
Guilherme Harrison Alves Pereira. Portal de serviços universitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Silva Murta. Monitoria de Graduação em Design de Interface. 2013. Orientação de outra natureza. (Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

2.
Camila Albino Martins de Alvarenga. Espaço Web para Eventos Acadêmicos. 2012. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

3.
Laira Nóbrega de Ávila. Especialização em Design de Interfaces. 2011. Orientação de outra natureza. (Cinema de Animação e Arte Digital) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

4.
Relton Guicheney. bolsa pró-noturno. 2010. Orientação de outra natureza. (Cinema de Animação e Arte Digital) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.

5.
Luciana Rothberg. Perambulinks. 2010. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marilia Lyra Bergamo.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
BERGAMO, M. L.; JUNQUEIRA, L. S. . A-Memory Garden 2.0. 2013.

2.
BERGAMO, M. L.; FALCI, C. H. R. ; JUNQUEIRA, L. S. . A-Memory Garden. 2012.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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