Arthur de Almeida Berberian

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6416386670668146
  • Última atualização do currículo em 29/03/2018


Docente do Programa Stricto Sensu em Psicologia Educacional (UNIFIEO), Osasco - SP. Líder do Laboratório de Estudos em Cognição (LabCog) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6758041328476988. Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Psicologia (avaliação psicológica) pela Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, neuropsicologia e psicometria. Pesquisador colaborador do Programa de Esquizofrenia (PROESQ), ligado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM. Também atua com psicologia clínica e avaliação neuropsicológica . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur de Almeida Berberian
Nome em citações bibliográficas
BERBERIAN, Arthur A.;BERBERIAN, ARTHUR DE ALMEIDA;BERBERIAN, ARTHUR A;BERBERIAN, ARTHUR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Psiquiatria.
Rua Pedro de Toledo, 669 - 3° andar fundos
Vila Clementino
04039002 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55391468


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Componentes do funcionamento executivo na esquizofrenia: um estudo de análise de variáveis latentes e estabelecimento de perfis, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Rodrigo Affonseca Bressan.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Esquizofrenia; Diagnóstico; Funções Executivas; avaliação neuropsicológica; avaliação psicológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Neurociências.
2006 - 2007
Mestrado em Psicologia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Avaliação das funções executivas em pacientes esquizofrênicos e consangüíneos de primeiro grau,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Alessandra Gotuzo Seabra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: neuropsicologia; processamento cognitivo; avaliação neuropsicológica; avaliação psicológica; Esquizofrenia; Funções Executivas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Neurociências; Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas.
2010 - 2010
Especialização em Neuropsicologia.
Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Título: ..
Orientador: ..
2007 - 2008
Especialização em Curso avançado em terapias cognitivas. (Carga Horária: 500h).
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, IPQ, Brasil.
Título: Revisão sistemática da literatura sobre eficácia de terapias cognitivas na esquizofrenia.
Orientador: Táki Athanássios Cordás.
2006 - 2006
Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: Avaliacao da consciencia fonologica em criancas de 1a a 4a serie do ensino fundamental.
Orientador: Ana Cristina Vizeli.
2002 - 2005
Graduação em Psicologia (Licenciatura).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: Prática de Ensino em Psicologia - Ensino Médio.
Orientador: Lucicleide Maria de Cantalice.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.


Formação Complementar


2006 - 2006
Introdução à investigação neuropsicológica. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Neuropsicologia, ABRANEP, Brasil.
2005 - 2005
Disciplina de Avaliação Neuropsicológica (ouvinte). (Carga horária: 60h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente na Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Psicologia Educacional. Docência e Pesquisa.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de pesquisa
01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário FIEO, .

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário FIEO, .

02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicometria
Seminários de pesquisa
02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia funcional
Saúde mental e psicopatologia
Neurofisiologia
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de pesquisa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia funcional
Neurofisiologia
Saúde mental e psicopatologia
02/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de pesquisa
02/2016 - 06/2016
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia funcional
Neurofisiologia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração, escrita e publicação de artigos científicos
Seminários de pesquisa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia funcional
Neurofisiologia
02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia científica
Seminários de pesquisa
02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia funcional
Neurofisiologia

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador integrante
Outras informações
Pesquisador Integrante do Laboratório de Neurociências Clínicas - LiNC e Programa de Esquizofrenia - Proesq. UNIFESP - EPM


Clínica de psicoterapia e neuropsicologia, NEUROPSY, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Neuropsicólogo Psicoterapeuta, Enquadramento Funcional: Neuropsicólogo, Carga horária: 20


Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Instituto Integral da Consciencia, ICEB/INIC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente visitante
Outras informações
Disciplina ministrada na Pós-Graduação em Psicologia da Consciência sobre perspectivas históricas e conceitos das abordagens cognitiva e comportamental


Instituto Nacional de Cursos, INCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Nova Didática, NOVA DIDÁTICA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicologo, Carga horária: 4
Outras informações
Integrante do grupo NAPS (Núcleo de Apoio Psicosossial). Atuação em prevenção ao uso de drogas, por meio de projeto de protagonismo juvenil e coordenadores de rede ensino municipal de Vinhedo.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno do Programa de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuante no Grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental __ LAPSAM, sob orientação da Profª Dra. Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla. - Projeto: Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental. - Desenvolvimento e Validação de Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntário no Projeto de Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Atuante no Grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional __ LABAPE, sob orientação do Profº Dr. Ricardo Primi. Projeto:Inteligência: Estudos de Novos Construtos e Instrumentos de Avaliação.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio em Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiário em Psicologia Social Comunitária, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação no Programa da Saúde da Família_PSF. Atividades Desenvolvidas: Avaliação e Atendimento em Plantão Psicológico. Supervisionado pela Prfa. Ms. Mirna Koda. Universidade São Francisco - USF/Itatiba.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento, validação e normatização de instrumentos neuropsicológicos para avaliação em saúde mental

Objetivo: Desenvolver e/ou traduzir, adaptar, validar e normatizar instrumentos de avaliação cognitiva e psicológica para uso em âmbitos acadêmicos e clínicos no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatra.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: cognição; Psicometria; neuropsicologia; Testes psicologicos.
2.
Remediação cognitiva para prevenção de transtornos mentais

Objetivo: Desenvolver ou adaptar programas ou técnicas de estimulação cognitiva, ou de melhora funcional, aplicados à saúde mental. por meio da testagem de sua eficácia, feitas por medidas de referência na área.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.
Palavras-chave: cognição; Funções Executivas; Psiquiatria; Tratamento; neuropsicologia.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Remediação cognitiva para prevenção de transtornos mentais e promoção cognitiva em adolescentes.
Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar a eficácia de um treino de estimulação neurocognitiva para promoção cognitiva, melhora do desempenho escolar e prevenção de transtornos mentais. A proposta prevê a realização de um ensaio clínico randomizado e apresenta delineamento adequado aos propósitos do estudo. Segundo avaliação da consultoria ad hoc, em relação ao método observam-se algumas lacunas, tais como: o projeto não inclui cálculo de tamanho amostral e não há indicação das propriedades psicométricas dos instrumentos utilizados, nem mesmo a justificativa do número elevado de instrumentos a serem utilizados. Seria importante que a proposta justificasse de forma mais fundamentada a razão da avaliação de tantos construtos neuropsicológicos, considerando sua relação com a variável de desfecho da avaliação. A revisão apresentada indica que a intervenção (CET) visa a facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, e informa que no estudo será utilizado apenas o treino cognitivo não social, direcionado ao aprimoramento de memórias, atenção, funções executivas e planejamento. Contudo, segundo a avaliação da assessoria ad hoc, seria interessante apresentar uma melhor descrição de estudos que tenham utilizado essa abordagem para se avaliar, por exemplo, o tamanho de efeito obtido e comparar os resultados do presente projeto ao de estudos anteriores. O projeto é inovador e se destaca por sua originalidade e cuidados metodológicos, uma vez que se encontra bem fundamentado e delineado. É fundamentado em revisão da literatura pertinente. O método é congruente com os objetivos propostos e os procedimentos de coleta e análise dos dados estão bem estruturados. De acordo com a avaliação da assessoria ad hoc, o coordenador do projeto apresenta experiência no campo em que pretende pesquisar e possui expertise na área de avaliação neuropsicológica e de intervenção em transtornos mentais, temas centrais do projeto. Apresenta indicadores de maturidade científica, que se podem depreender da qualidade do projeto apresentado, bem como dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Ainda em relação à capacidade e qualificação do proponente para o gerenciamento do projeto, a produção científica qualificada (Qualis igual ou acima de B2) referente aos últimos cinco anos é composta por 10 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, um livro e oito capítulos. No entanto, não apresenta experiência na orientação de alunos de pós-graduação. Um ponto a ser destacado na proposta, segundo a avaliação da assessoria ad hoc, é que a equipe de trabalho é integrada por diversos pesquisadores jovens, com expertise no campo da neuropsicologia, que são colegas em uma mesma instituição e que contam com a colaboração de pesquisadores sênior com quem esses já têm histórico de produção conjunta. Ainda segundo a assessoria ad hoc, em relação ao cronograma apresentado, observa-se uma incoerência, pois a proposta foi submetida na plataforma como tendo 36 meses para sua execução, embora o cronograma previsto contemple 24 meses de atividades. Quanto ao orçamento, o valor é adequado à faixa do edital e a previsão de gastos é coerente com a proposta, exceto a previsão de pagamento de serviço de terceiro para intervenções neuropsicológicas (CET) (15.000,00). Embora seja possível, entende-se que essa tarefa cabe à equipe que executará o projeto, não podendo ser terceirizada. Um aspecto meritório da proposta é seu potencial nucleador, haja vista que envolve pesquisadores jovens. Considerando o exposto, recomenda-se a proposta, pois se trata de um projeto com mérito científico e relevância social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Arthur de Almeida Berberian - Coordenador / José Maria Montiel - Integrante / Alessandra Capovilla - Integrante / Natália Martins Dias - Integrante / Acioly T. Lacerda - Integrante / Ary Gadelha - Integrante / Tatiana Prontelli Mecca' - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Avaliação da eficácia da remediação cognitiva como estratégia de prevenção para transtornos mentais graves: um ensaio clínico controlado, aleatorizado com seguimento de dois anos
Descrição: Este projeto é um subprojeto do processo FAPESP 2011/50740-5: PREVENCAO NA ESQUIZOFRENIA E NO TRANSTORNO BIPOLAR DA NEUROCIENCIA A COMUNIDADE: UMA PLATAFORMA MULTIFASICA, MULTIMODAL E TRANSLACIONAL PARA INVESTIGACAO E INTERVENCAO.(FAPESP-MCT/CNPQ-PRONEX-2011) Valor concedido: R$ 2.353.608,27 Déficits neuropsicológicos são considerados sintomas centrais de transtornos mentais graves como esquizofrenia e TB e apresentam um impacto marcante no funcionamento global (167). A despeito de uma eficácia estabelecida no tratamento da sintomatologia positiva da esquizofrenia e dos sintomas afetivos no TB, os antipsicóticos se têm mostrado amplamente ineficazes no tratamento dos déficits cognitivos associados a estas doenças (168), os quais se encontram presentes já no primeiro episódio (169). A Remediação Cognitiva (RC) é uma intervenção baseada em treinamento que tem por objetivo a melhora de processos cognitivos, com um objetivo maior de melhorar o funcionamento do paciente na comunidade. Diferentes estudos têm demonstrado a eficácia da RC, com um tamanho de efeito de moderado a grande em desfechos neuropsicológicos (170). Interessantemente, a RC se tem provado eficaz também quando da análise de desfechos não cognitivos, tais como medidas clínicas (171)e de funcionamento na comunidade (172). Porém, até onde sabemos, não há estudos examinando os efeitos da RC em diferentes estágios do curso da esquizofrenia. Prejuízos cognitivos específicos têm sido consistentemente propostos como marcadores de vulnerabilidade da esquizofrenia e do TB (173). Deste modo, é concebível afirmar que a reabilitação de déficits cognitivos tem o potencial de prevenir o desenvolvimento de psicose em indivíduos com EMR (prevenção primária) e de impactar positivamente o prognóstico de indivíduos em PEPM (prevenção secundária)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Translation, validation and adaptation of the MATRICS Consensus Cognitive Battery (MCCB) in Brazil.
Descrição: Processo FAPESP 2010/10788-6. Valor concedido: R$ 245.162,00 Cognitive deficits are core features of schizophrenia. However, there was no consensus about identification and standardization of which neuropsychological measures might be useful for: a) assessment of cognitive deficits that are related to schizophrenia; b) Efficacy assessment of clinical trials of schizophrenia with focus in cognitive improvement. Recognizing the need for medications targeted at the cognitive deficits in schizophrenia, in 2002 the National Institutes of Health (USA) sponsored the most important initiative that aimed to develop a Consensual Cognitive Battery for schizophrenia, The MATRICS Initiative (Measurement and Treatment Research to Improve Cognition in Schizophrenia). In spite of being quite important for assessing cognition in clinical trials, such battery has not been validated for use in Brazil. Objective: to translate, validate, and standardize the MATRICS Consensus Cognitive Battery in Brazil Method: The present study will follow three steps: Step 1- Professional translation to Portuguese, adaptation, and back-translation of the MATRICS. Thereafter, a conduction of a pilot study will take place. In this first step, 45 individual with schizophrenia and 45 healthy volunteers will be evaluated. Step 2- Validation and reliability study of the MATRICS with 160 individuals with schizophrenia and 300 healthy subjects from four regions of Brazil will be evaluated. All the participants will be submitted to the MCCB, Structured Clinical Interview for DSM-IV, Global Assessment of Functioning Scale, and the Brief Psychosis Rating Scale. Step 3- Derivation of Normative Scores with and without demographic characteristics corrections. Results: It is expected that the adapted version of the MATRICS present adequate face validity, sensibility, adequate reliability, low learning effect, and good correlation indexes with functional outcomes. This study will provide essential tools for develo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Investigação da região cromossômica 22q11.2 na patogênese da esquizofrenia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso)
2011 - 2012
Periódico: Schizophrenia Research (Print)
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: The Spanish Journal of Psychology
2012 - Atual
Periódico: The Spanish Journal of Psychology
2015 - Atual
Periódico: Schizophrenia Bulletin
2015 - Atual
Periódico: Psychological Medicine


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TREVISAN, B. T.2017TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, ARTHUR A ; SEABRA, A. G. . Childhood Executive Functioning Inventory: Adaptação e Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 22, p. 63-74, 2017.

2.
2MATSUZAKA, C. T.2017MATSUZAKA, C. T. ; CHRISTOFOLINI, D. M. ; OTA, Vanessa. K. ; GADELHA, Ary. ; BERBERIAN, Arthur A. ; NOTO, C. ; MAZZOTTI, Diego. R. ; SPINDOLA, Letícia. M. ; SILVA, Patrícia. N. ; SMITH, Marília. A. C. ; MELARAGNO, Maria I. ; BELANGERO, SINTIA I. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Catechol-O-methyltransferase (COMT) polymorphisms modulate working memory in individuals with schizophrenia and healthy controls. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, v. 000, p. 000-0, 2017.

3.
1SILVA, A. O. F.2017SILVA, A. O. F. ; BERBERIAN, Arthur A. ; MENESES-GAYA, C. ; GADELHA, Ary. ; VICENTE, M. O. ; NUECHTERLEIN, Keith. H. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; TAVARES, Acioly. T. . The Brazilian standardization of the MATRICS consensus cognitive battery (MCCB): Psychometric study. Schizophrenia Research (Print), v. 1, p. 1, 2017.

4.
RIBEIRO, T.2017RIBEIRO, T. ; BERBERIAN, ARTHUR A ; GADELHA, Ary. ; VILLARES, Cecília C. ; MARTINI, Larissa. C. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Validação da Recovery Assessment Scale (RAS) no Brasil para avaliar a capacidade de superação das pessoas com esquizofrenia. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 66, p. 1-8, 2017.

5.
SANTANA, L. F.2017SANTANA, L. F. ; BARTHOLOMEU, D. ; MONTIEL, J. M. ; COUTO, G. ; BERBERIAN, ARTHUR A ; PESSOTO, F. . Avaliação informatiza adaptativa do ENADE pelo MOODLE: evidências de validade. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 222-228, 2017.

6.
3BERBERIAN, ARTHUR A2016BERBERIAN, ARTHUR A; MORAES, Giovanna. ; GADELHA, Ari ; BRIETZKE, ELISA ; SILVA, A. O. F. ; SCARPATO, B. S. ; VICENTE, M. O. ; Seabra, Alessandra G. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; LACERDA, Acioly. T. . Is semantic verbal fluency impairment explained by executive function deficits in schizophrenia?. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, v. 38, p. 1-6, 2016.

7.
6RABANEA-SOUZA, T.2016RABANEA-SOUZA, T. ; AKIBA, Henrique. T. ; BERBERIAN, ARTHUR A ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; DIAS, Álvaro. M. ; TAVARES, Acioly. T. . Neuropsychological Correlates of Remission in Chronic Schizophrenia Subjects: The role of general and task-specific executive processes.. Schizophrenia Research: Cognition, v. 3, p. 39-46, 2016.

8.
7MARANHÃO, MARA FERNANDES2015MARANHÃO, MARA FERNANDES ; ESTELLA, NARA MENDES ; CURY, MARIA ELISA GISBERT ; AMIGO, VERUSKA LASTORIA ; PICASSO, CLARISSA MOLLINERO ; BERBERIAN, ARTHUR ; CAMPBELL, IAIN ; SCHMIDT, ULRIKE ; CLAUDINO, ANGÉLICA MEDEIROS . The effects of repetitive transcranial magnetic stimulation in obese females with binge eating disorder: a protocol for a double-blinded, randomized, sham-controlled trial. BMC Psychiatry (Online), v. 15, p. 194, 2015.

9.
5BERBERIAN, Arthur A.2015BERBERIAN, Arthur A.; GADELHA, Ary. ; DIAS, N. M. ; MECCA, Tatiana. P. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; LACERDA, Acioly. T. . Investigation of cognition in schizophrenia: psychometric properties of instruments for assessing working memory updating. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 64, p. 238-246, 2015.

10.
4GADELHA, Ary.2015GADELHA, Ary. ; VENDRAMINI, Ana. M. ; YONAMINE, Camila. ; NERING, Marcela. ; BERBERIAN, ARTHUR A ; SUIAMA, M. ; OLIVEIRA, V. ; LIMA-LANDMAN, M. T. ; Breen, Gerome ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; ABILIO, Vanessa. . Convergent evidences from human and animal studies implicate angiotensin I-converting enzyme activity in cognitive performance in schizophrenia. Translational Psychiatry, v. 5, p. e691, 2015.

11.
9ASEVEDO, E.2014ASEVEDO, E. ; RIZZO, Lucas. ; GADELHA, Ari ; MANSUR, R. B. ; OTA, Vanessa. K. ; BERBERIAN, Arthur A. ; SCARPATO, B. S. ; TEIXEIRA, A. L. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; BRIETZKE, E. . Peripheral interleukin-2 level is associated with negative symptoms and cognitive performance in schizophrenia. Physiology & Behavior, v. 129, p. 194-198, 2014.

12.
8HIGUCHI, CINTHIA H.2014HIGUCHI, CINTHIA H. ; ORTIZ, BRUNO ; BERBERIAN, Arthur A. ; NOTO, CRISTIANO ; CORDEIRO, QUIRINO ; BELANGERO, SINTIA I. ; PITTA, JOSE C. ; GADELHA, ARY ; BRESSAN, RODRIGO A. . Factor structure of the Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS) in Brazil: convergent validation of the Brazilian version. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 36, p. 336-339, 2014.

13.
12OTA, Vanessa. K.2013OTA, Vanessa. K. ; BERBERIAN, Arthur A. ; GADELHA, Ari ; MARI, Jair. J. ; SMITH, M. A. C. ; BELANGERO, S. I. N. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Polymorphisms in schizophrenia candidate gene UFD1L may contribute to cognitive deficits. Psychiatry Research (Print), v. 209, p. 110-113, 2013.

14.
13NOTO, MARIANE NUNES2013NOTO, MARIANE NUNES ; DE SOUZA NOTO, CRISTIANO ; DE JESUS, DANILO ROCHA ; ZUGMAN, ANDRÉ ; MANSUR, RODRIGO B ; BERBERIAN, ARTHUR A ; LECLERC, EMILIE ; MCINTYRE, ROGER S ; CORRELL, CHRISTOPH U ; BRIETZKE, ELISA . Recognition of bipolar disorder type I before the first manic episode: challenges and developments. Expert Review of Neurotherapeutics, v. 13, p. 795-807, 2013.

15.
11ASEVEDO, ELSON2013ASEVEDO, ELSON ; GADELHA, ARY ; NOTO, CRISTIANO ; MANSUR, RODRIGO B. ; ZUGMAN, ANDRÉ ; BELANGERO, SÍNTIA I.N. ; BERBERIAN, Arthur A. ; SCARPATO, BRUNO S. ; LECLERC, EMILIE ; TEIXEIRA, ANTÔNIO L. ; GAMA, CLARISSA S. ; BRESSAN, RODRIGO A. ; BRIETZKE, ELISA . Impact of peripheral levels of chemokines, BDNF and oxidative markers on cognition in individuals with schizophrenia. Journal of Psychiatric Research, v. 47, p. 1376-1382, 2013.

16.
14ALMEIDA, Amanda. G.2013ALMEIDA, Amanda. G. ; ARAUJO FILHO, G. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; TREZSNIAK, Clarissa. ; NERY-FERNANDES, F. ; ARAUJO NETO, C. A. ; JACKOWSKI, Andrea. P. ; MIRANDA-SCIPPA, A. ; OLIVEIRA, Irismar. R. . The impacts of cognitive-behavioral therapy on the treatment of phobic disorders measured by functional neuroimaging techniques: a systematic review. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 35, p. 279-283, 2013.

17.
10SOUZA, ERIKA LEONARDO DE2013SOUZA, ERIKA LEONARDO DE ; ZUGMAN, ANDRÉ ; LECLERC, EMILIE ; BERBERIAN, Arthur A. ; BRIETZKE, ELISA . Cognitive-behavioral therapy in prevention of psychosis in at-risk populations. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso), v. 9, p. 19-25, 2013.

18.
16BERBERIAN, Arthur A.;BERBERIAN, ARTHUR DE ALMEIDA;BERBERIAN, ARTHUR A;BERBERIAN, ARTHUR2010BERBERIAN, Arthur A.; SCARPATO, B. S. ; BARTHOLOMEU, D. ; MONTIEL, J. M. . Bases neurológicas das funções executivas na esquizofrenia: importantes considerações. Perspectivas em Psicologia, v. 14, p. 159-167, 2010.

19.
17BARTHOLOMEU, D.2010BARTHOLOMEU, D. ; MALLAR, S. C. ; CARVALHO, L. F. ; MONTIEL, J. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; MACHADO, A. A. . Traços de personalidade e características emocionais em mulheres agredidas. Perspectivas em Psicologia, v. 14, p. 95-109, 2010.

20.
15JOLY, MARIA CRISTINA RODRIGUES AZEVEDO2010JOLY, MARIA CRISTINA RODRIGUES AZEVEDO ; BERBERIAN, ARTHUR DE ALMEIDA ; ANDRADE, REGINA GIOCONDA DE ; TEIXEIRA, TATIANA CRISTINA . Análise de teses e dissertações em avaliação psicológica disponíveis na BVS-PSI Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 30, p. 174-187, 2010.

21.
18BERBERIAN, Arthur A.;BERBERIAN, ARTHUR DE ALMEIDA;BERBERIAN, ARTHUR A;BERBERIAN, ARTHUR2009BERBERIAN, Arthur A.; TREVISAN, B. T. ; MORIYAMA, T. S. ; MONTIEL, J. M. ; OLIVEIRA, J. A. ; SEABRA, A. G. . Working memory assessment in schizophrenia and its correlation with executive functions ability. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 31, p. 219-226, 2009.

22.
19CAPOVILLA, A. G. S.2008CAPOVILLA, A. G. S. ; BERBERIAN, Arthur A. ; REZENDE, M. C. ; TREVISAN, B. T. . Avaliação da memória de trabalho em estudantes brasileiros de 1ª a 4ª série. Psicologia, Educação e Cultura, v. XII, p. 127-142, 2008.

23.
20BAPTISTA, makilim N.2007BAPTISTA, makilim N. ; BERBERIAN, Arthur A. ; RUEDA, Fabian X. ; MATTOS, Rosângela M. C. B. . Eficácia de intervenções psicoterápicas no tratamento da depressão. Psic (São Paulo), v. 08, p. 77-88, 2007.

24.
21MONTIEL, J. M.2006MONTIEL, J. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; CAPOVILLA, F. C. ; BERBERIAN, Arthur A. . Alterações neurológicas e cognitivas no transtorno de pânico. Encontro (Santo André), v. 11, p. 41-51, 2006.

25.
22MONTIEL, J. M.2005MONTIEL, J. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; BERBERIAN, Arthur A. ; CAPOVILLA, F. C. . Avaliação da Incidência de Sintomas Depressivos em Pacientes com Transtorno de Pânico. Psic (São Paulo), São Paulo, v. 06, n.02, p. 33-41, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MECCA, Tatiana. P. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, Arthur A. . Cognição Social: Teoria, Pesquisa e Aplicação (Livro Eletrônico). 1. ed. São Paulo: Memnon, 2017. v. 1. 382p .

2.
MECCA, Tatiana. P. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, ARTHUR A . Cognição Social: Teoria, Pesquisa e Aplicação. 1. ed. São Paulo: Memnon, 2016. v. 1. 326p .

3.
BERBERIAN, Arthur A.; BRESSAN, Rodrigo. A. . Disfunção neurocognitiva na esquizofrenia. 1. ed. São Paulo: Casa Leitura Médica, 2014. v. 1. 49p .

Capítulos de livros publicados
1.
MECCA, Tatiana. P. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, ARTHUR A . Cognição Social. In: Tatiana P. Mecca, Natália M. Dias, Arthur A Berberian. (Org.). Cognição Social: Teoria, Pesquisa e Aplicação. 1ed.São Paulo: Memnon, 2016, v. 1, p. 10-23.

2.
BERBERIAN, ARTHUR A; SILVA, A. O. F. ; CURY, MARIA ELISA GISBERT ; SCARPATO, BRUNO S. . Cognição social e esquizofrenia. In: Tatiana P. Mecca; Natália M. Dias; Arthur A. Berberian. (Org.). Cognição Social: Teoria, Pesquisa e Aplicação. 1ed.São Paulo: Memnon, 2016, v. 1, p. 220-227.

3.
TREVISAN, B. T. ; SCARPATO, B. S. ; BERBERIAN, ARTHUR A . Intervenções em funções executivas no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no contexto escolar. In: Natália Martins Dias, Tatiana Pontrelli Mecca. (Org.). Contribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional. 1ed.São Paulo: Memnon, 2015, v. 1, p. 225-232.

4.
BERBERIAN, Arthur A.; TREVISAN, B. T. ; SCARPATO, B. S. . Transtornos mentais na infância: conceito, fatores de risco e prevenção. In: Natália Martins Dias, Tatiana Pontrelli Mecca. (Org.). Contribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional. 01ed.São Paulo: Memnon, 2015, v. 01, p. 283-292.

5.
BERBERIAN, Arthur A.; SCARPATO, B. S. . Avaliação cognitiva na esquizofrenia: implicações para a prática clínica. In: Cristiano S. Noto; Rodrigo A. Bressan. (Org.). Esquizofrenia: avanços no tratamento multidisciplinar. 2ed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1, p. 191-210.

6.
SOUZA, T. R. ; BERBERIAN, Arthur A. ; Seabra, Alessandra G. ; LACERDA, Acioly. T. . Reabilitação cognitiva. In: Cristiano S. Noto/ Rodrigo A. Bressan. (Org.). Esquizofrenia: avanços no Tratamento multidisciplinar. 2ed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1, p. 211-227.

7.
Seabra, Alessandra G. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; ASSEF, E. C. S. ; COZZA, H. F. P. . Teste da Torre de Londres. In: Alessandra Gotuzo Seabra/ Natália Martins Dias. (Org.). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Atenção e Funções Executivas. 1ed.São Paulo: MEMNON Edições Científicas, 2012, v. 1, p. 109-132.

8.
BERBERIAN, Arthur A.; SILVA, A. O. F. ; VICENTE, M. O. ; REIS, C. R. A. ; Seabra, Alessandra G. . Quais aspectos das funções executivas podem ser considerados como endofenótipo potencial para esquizofrenia?. In: Alessandra Gotuzo Seabra/ Natália Martins Dias. (Org.). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Atenção e Funções Executivas. 1ed.São Paulo: MEMNON Edições Científicas, 2012, v. 1, p. 134-141.

9.
Malta, Stella ; BERBERIAN, Arthur A. ; Seabra, Alessandra G. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Transtornos Psicóticos. In: Antonio Lucio Teixeira; Paulo Caramelli. (Org.). Neurologia Cognitiva e do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2011, v. 1, p. 321-340.

10.
SCARPATO, B. S. ; BERBERIAN, Arthur A. . Indicadores precoces de psicose e sua relação com transtornos de aprendizagem. In: Fernando Capovilla. (Org.). Transtornos de Aprendizagem: progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. 2ed.São Paulo: Memnon, 2011, v. 1, p. 260-265.

11.
BERBERIAN, Arthur A.; SCARPATO, B. S. . Avaliação cognitiva na esquizofrenia: implicações para prática clínica. In: Noto, Cristiano S.; Bressan, Rodrigo A.. (Org.). Avanços no tratamento multidisciplinar da esquizofrenia.. 1ed.São Paulo: Casa Leitura Médica, 2010, v. 1, p. 75-94.

12.
DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. ; Menezes, Amanda ; Tortella, Gabriel ; HIPOLITO, R. ; MONTIEL, J. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; SEABRA, A. G. . Habilidade Aritmética: Influências da Memória de Trabalho e Raciocínio Não Verbal. In: Montiel, JM Capovilla FC. (Org.). Atualização em Transtornos de Aprendizagem. Sao Paulo: Artes Médicas, 2009, v. , p. -.

13.
BARTHOLOMEU, D. ; Bartholomeu, L. L. ; Machado, A A ; Cozza, H. F. P. ; BERBERIAN, Arthur A. ; MONTIEL, J. M. . Dificuldades de aprendizagem, personalidade, emoções e características psicossociais de crianças: revisando a literatura e sugerindo modelos. In: Montiel JM, Capovilla FC. (Org.). Atualização em Transtornos de Aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2009, v. , p. -.

14.
BERBERIAN, Arthur A.; MONTIEL, J. M. ; TREVISAN, B. T. . Relação entre transtorno de humor bipolar e transtorno de déficit de atenção: hiperatividade na infância e adolescência. In: Sennyey, Alexa L.; Capovilla, Fernando C.; Montiel, José M.. (Org.). Transtornos de aprendizagem da avaliação à reabilitação. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2008, v. , p. 19-30.

15.
Tortella, Gabriel ; DIAS, N. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; TREVISAN, B. T. ; HIPOLITO, R. ; BERBERIAN, Arthur A. . Teste de Geração Semântica: evidências de validade de um instrumento neuropsicológico para avaliação do controle inibitório. In: Leandro Almeida. (Org.). Avaliação Psicológica: formas e contextos. Braga: Braga, 2008, v. 1, p. -.

16.
CAPOVILLA, A. ; RAAD, A. J. ; BERBERIAN, Arthur A. ; DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. . Avaliação de aritmética em crianças de 1ª a 4ª série: Prova de Aritmética. In: Capovilla, A. G. S.. (Org.). Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica. 01ed.São Paulo: Memnon, 2007, v. , p. 45-53.

17.
LOPES, F. ; CAPOVILLA, A. ; BERBERIAN, Arthur A. ; CAPOVILLA, F. C. ; MACEDO, E. C. . Avaliação de rotação mental em crianças de 1ª a 4ª série: desenvolvimento do teste ImagéticaBaby-Comp. In: Capovilla, A. G. S.. (Org.). Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Memnon, 2007, v. , p. 96-105.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERBERIAN, Arthur A.; SCARPATO, B. S. ; LACERDA, Acioly. T. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Executive functions structure in schizophrenia patients: a latent variable analysis. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, p. 64 - 64, 05 ago. 2011.

2.
BERBERIAN, Arthur A.; Seabra, Alessandra G. ; LACERDA, Acioly. T. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Heterogeneity of executive functions in schizophrenia - a systematic review. Revista de Psiquiatria Clínica (São Paulo. Impresso), São Paulo, p. 67 - 67, 05 ago. 2011.

3.
OTA, Vanessa. K. ; BERBERIAN, Arthur A. ; GADELHA, Ari ; BELLUCCO, Fernanda. T. ; CHRISTOFOLINI, D. M. ; SANTORO, Marcos. L. ; MRAD, Vinícios. C. ; SPINDOLA, Letícia M. N. ; SANTOS FILHO, Airton. F. ; MARI, Jair. J. ; MELARAGNO, Maria I. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; BELANGERO, S. I. N. ; SMITH, Marília. A. C. . UFD1L variants and cognitive performance. Revista de Psiquiatria Clínica (São Paulo. Impresso), São Paulo, p. 22 - 22, 05 ago. 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERBERIAN, Arthur A.; GADELHA, Ari ; SCARPATO, B. S. ; SILVA, A. O. F. ; VICENTE, M. O. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . ANÁLISE DE MECANISMOS LATENTES DE FUNÇÕES EXECUTIVAS NA. In: III Reunião Anual do IBNEC, 2012, Florianópolis. III Reunião Anual do IBNEC, 2012. v. 1.

2.
SILVA, A. O. F. ; VICENTE, M. O. ; NEGRAO, J. B. ; HOLTZ, D. ; BERBERIAN, Arthur A. . ESQUIZOFRENIA, COGNIÇÃO SOCIAL e FUNCIONALIDADE: um estudo de caso. In: III Reunião Anual do IBNEC, 2012, Florianópolis. III Reunião Anual do IBNEC, 2012. v. 1.

3.
BERBERIAN, Arthur A.; GADELHA, Ari ; CHRISTOFOLINI, D. M. ; SCARPATO, B. S. ; MELARAGNO, M. I. ; MARI, J. J. ; SMITH, M. A. C. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Effect of COMT Val108/158met Genotype on Different Executive Functions in Patients with Schizophrenia. In: Society of Biological Psychiatry 65th Annual Metting, 2010, New Orleans. Society of Biological Psychiatry 65th Annual Metting, 2010.

4.
GADELHA, Ari ; BERBERIAN, Arthur A. ; ROCHA, D. M. L. V. ; SCARPATO, B. S. ; MATSUZAKA, C. T. ; MARANHAO, M. F. ; NOTO, C. S. ; SANTOS FILHO, A. S. ; SMITH, M. A. C. ; MARI, J. J. ; BRESSAN, Rodrigo. A. . Influence of Age at onset and Duration of Illness on Executive Functioning among Patients with Schizophrenia. In: Society of Biological Psychiatry 65th Annual Metting, 2010, New Orleans. Society of Biological Psychiatry 65th Annual Metting, 2010.

5.
DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. ; Menezes, Amanda ; Tortella, Gabriel ; HIPOLITO, R. ; MONTIEL, J. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; SEABRA, A. G. . Influências da memória de trabalho e do raciocínio na habilidade matemática. In: II congresso de transtornos de aprendizagem e reabilitação, 2009, São Paulo. II congresso de transtornos de aprendizagem e reabilitação. São Paulo: MEMC, 2009.

6.
BERBERIAN, Arthur A.; SEABRA, A. G. ; TREVISAN, B. T. ; OLIVEIRA, J. A. ; GADELHA, Ari . Executive functions as an important target of intervention in Brazilian sample of patients with schizophrenia. In: 162 Annual meeting American Psychiatric Association, 2009, San Francisco. 162 Annual meeting American Psychiatric Association, 2009.

7.
BERBERIAN, Arthur A.; SEABRA, A. G. ; TREVISAN, B. T. ; OLIVEIRA, J. A. . Funções executivas e memória de trabalho como potenciais endofenótipos para esquizofrenia. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2009.

8.
Lisondo, Cláudio M ; Bichuetti, D. B. ; JACOWSKI, A. ; BERBERIAN, Arthur A. ; Rivero, R. L. M. ; Oliveira, E. M. L. ; Cafagne, A. M. . Um Caso de demência secundária a esclerose múltipla simulando sintomas de transtorno afetivo bipolar. In: Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2009, São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2009.

9.
ALSABBAN, S. ; Dinis, MAteus ; Saloma, Andiara ; ARARIPE NETO, A. G. A. ; BERBERIAN, Arthur A. ; Paredes U ; Cohen-Woods, S. ; Korszun, A. ; Guindalini, C. ; McGuffin, P. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; Breen, Gerome . Large Family-Based Association Study of CACNA1C, B3GALT5, ANK3 and COMT in Bipolar Disorder. In: The World Congress of Psychiatric Genetics, 2009, San Diego. Anais The World Congress of Psychiatric Genetics, 2009.

10.
BERBERIAN, Arthur A.; CAPOVILLA, A. G. S. ; TREVISAN, B. T. . Executive Functions Assessment in Schizophrenic Patients and their First-Degree Relatives. In: Thirty-Sixth Annual Meeting International Neuropsychological Society, 2008, Waikoloa. Final Program Thirty-Sixth Annual Meeting International Neuropsychological Society, 2008.

11.
Tortella, Gabriel ; HIPOLITO, R. ; TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Evidências de validade de um instrumento para avaliação do controle inibitório em estudantes do ensino fundamental. In: I Congresso multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação, 2008, São Paulo. I Congresso multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação, 2008. p. 31-31.

12.
Tortella, Gabriel ; DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. ; HIPOLITO, R. ; BERBERIAN, Arthur A. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Teste de Geração Semântica: evidências de validade de um instrumento neuropsicológico para avaliação do controle inibitório. In: Conferência Internacional - Avaliação Psicológica: formas e contextos Portugal., 2008, Braga. Anais da XIII Conferência Internacional - Avaliação Psicológica: formas e contextos, 2008, 2008.

13.
CAPOVILLA, A. G. S. ; BERBERIAN, Arthur A. ; TREVISAN, B. T. ; OLIVEIRA, J. A. . Working Memory Assessment in Schizophrenia. In: he International Neuropsychological Society, Sociedad de Neuropsicología de Argentina, Joint Mid-Year Meeting, 2008, Buenos Aires. Journal of the International Neuropsychological Society - Suppl 2 - 'The International Neuropsychological Society, 2008.

14.
CAPOVILLA, A. G. S. ; TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; Tortella, Gabriel ; CAPOVILLA, F. C. . Neuropsychological Assessment of Oral Language in Brazilian Preschool Children. In: The International Neuropsychological Society, Sociedad de Neuropsicología de Argentina, Joint Mid-Year Meeting, 2008, Buenos Aires. Journal of the International Neuropsychological Society. Buenos Aires, 2008.

15.
BERBERIAN, Arthur A.; TREVISAN, B. T. ; VILLELA, P. ; MONTIEL, J. M. . Reconhecimento do transtorno de humor bipolar na infância. In: I Congresso multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação, 2008, São Paulo. I Congresso multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação, 2008. p. 01-01.

16.
Cozza, H. F. P. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; Tortella, Gabriel ; BERBERIAN, Arthur A. ; MONTIEL, J. M. . Avaliação das funções executivas em crianças e correlação com atenção e hiperatividade. In: I Congresso Multidisciplinar - USF, 2007, São Paulo. I Congresso Multidisciplinar, 2007.

17.
BERBERIAN, Arthur A.; REZENDE, M. C. ; TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Evidências de validade de testes de memória de trabalho auditiva e visual. In: 1a. Jornada de psicologia: diálogos entre pesquisa e prática psicológica, 2007, Itatiba. 1a. Jornada de psicologia, 2007.

18.
CUNHA, T. F. ; PRIMI, R. ; AMBIEL, R. A. M. ; BERBERIAN, Arthur A. . DESENVOLVIMENTO DE UM TESTE DE PROCESSAMENTO AUDITIVO BASEADO NO MODELO CHC DE INTELIGÊNCIA: ANÁLISES PRELIMINARES. In: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação: Formas e Contextos, 2007, 2007, João Pessoa. DESENVOLVIMENTO DE UM TESTE DE PROCESSAMENTO AUDITIVO BASEADO NO MODELO CHC DE INTELIGÊNCIA: ANÁLISES PRELIMINARES, 2007.

19.
TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; MONTIEL, J. M. ; REZENDE, M. C. ; BERBERIAN, Arthur A. ; ANDERY, M. ; BORINE, B. ; CAPOVILLA, A. G. S. ; CAPOVILLA, F. C. . Avaliação de habilidades metassintáticas e metafonológicas em escolares de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. In: V Congresso de neuropsicologia e aprendizagem e I Congresso internacional de desenvolvimento infanto-juvenil, 2006, Poços de Calda. Anais do V Congresso de neuropsicologia e aprendizagem e I Congresso internacional de desenvolvimento infanto-juvenil, 2006.

20.
DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. ; REZENDE, M. C. ; BORINE, B. ; ANDERY, M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; MONTIEL, J. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Avaliação das estratégias de leitura em escolares no início da alfabetização. In: V congresso de neuropsicologia e aprendizagem e I congresso internacional do desenvolvimento infanto-juvenil, 2006, Poços de Calda. Anais do V congresso de neuropsicologia e aprendizagem e I congresso internacional do desenvolvimento infanto-juvenil, 2006.

21.
BERBERIAN, Arthur A.; CAPOVILLA, A. G. S. . Avaliação das funções executivas em pacientes esquizofrênicos e consagüíneos de primeiro grau. In: VI Encontro de Pós-Graduação Universidade São Francisco - Comunidade e Ciência, 2006, Itatiba. VI Encontro de Pós-Graduação Universidade São Francisco - Comunidade e Ciência. Itatiba, 2006.

22.
BERBERIAN, Arthur A.; CAPOVILLA, A. G. S. . Avaliação da memória de trabalho auditiva e visual em crianças de 1ª a 4ª série. In: XII Encontro de iniciação Científica Universidade São Francisco, 2006, Itattiba. XII Encontro de iniciação Científica Universidade São Francisco. Itatiba, 2006.

23.
PESSOTO, F. ; AMBIEL, R. A. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; CUNHA, T. F. ; MIGUEL, F. K. ; PRIMI, R. . Desenvolvimento de itens para um teste de raciocínio com estímulos musicais. In: XII Encontro de iniciação científica Universidade São Francisco, 2006, Itatiba. XII Encontro de iniciação científica Universidade São Francisco. Itatiba, 2006.

24.
DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. ; REZENDE, M. C. ; BORINE, B. ; ANDERY, M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; MONTIEL, J. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Avaliação da consciencia fonológica em escolares de 1ª a 4ª série. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão - resumo disponibilizado no site do congresso - www.cienciaeprofissao.com.br, 2006.

25.
TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; REZENDE, M. C. ; BERBERIAN, Arthur A. ; BORINE, B. ; ANDERY, M. ; Ferracini, F. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Avaliação de discriminação fonológica, consciência fonológica e consciência sintática em pré-escolares. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão - resumo disponibilizado no site do congresso - www.cienciaeprofissao.com.br, 2006.

26.
PESSOTO, F. ; AMBIEL, R. A. M. ; BERBERIAN, Arthur A. ; CUNHA, T. F. ; MIGUEL, F. K. ; PRIMI, R. . Desenvolvimento de itens para um teste de raciocínio com estímulos musicais. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão - resumo disponibilizado no site do congresso - www.cienciaeprofissao.com.br, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
BERBERIAN, ARTHUR A; GADELHA, Ari ; DIAS, N. M. ; MECCA, Tatiana. P. ; CONFORT, William. E. ; BRESSAN, Rodrigo. A. ; LACERDA, Acioly. T. . Component Mechanisms of Executive Function in Schizophrenia and their Contribution to Functional Outcomes. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BERBERIAN, Arthur A.. Esquizofrenia e Cognição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BERBERIAN, Arthur A.. Aspectos Psicológicos da Depressão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERBERIAN, Arthur A.. Novas Ferramentas neuropsicológicas para o tratamento da esquizofrenia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BERBERIAN, Arthur A.; DIAS, N. M. ; TREVISAN, B. T. ; Cozza, H. F. P. ; SEABRA, A. G. . Visual working memory developmental traits: validity evidence in a brazilian sample. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BERBERIAN, Arthur A.. Questões atuais em avaliação neuropsicológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BERBERIAN, Arthur A.. Avaliação neuropsicológica da esquizofrenia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BERBERIAN, Arthur A.. Avaliação de funções executivas na esquizofrenia e seus consangüíneos de primeiro grau. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
BERBERIAN, Arthur A.; MONTIEL, J. M. ; Cozza, H. F. P. . Avaliação neuropsicológica dos transtornos mentais: Esquizofrenia, Transtorno do Pânico e TDAH. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BERBERIAN, Arthur A.. Avaliação neuropsicológica e neuropsicologia cognitiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BERBERIAN, Arthur A.. Mitos e verdade sobre o profissional da psicologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BERBERIAN, Arthur A.; REZENDE, M. C. ; TREVISAN, B. T. ; DIAS, N. M. ; CAPOVILLA, A. G. S. . Avaliação da memória de trabalho auditiva e visual em estudantes de 1a. a 4a. série do ensino fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BERBERIAN, Arthur A.. Questões do Cotidiano Universitário. São Paulo: Editora Vetor, 2005 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERBERIAN, Arthur A.. Membro da Comissão Científica do II CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E REABILITAÇÃO - MEMC. 2009.

Processos ou técnicas
1.
BERBERIAN, Arthur A.. Teste de pares de Letra/número (flexibilidade cognitiva). 2012.

2.
PRIMI, R. ; CUNHA, T. F. ; BERBERIAN, Arthur A. ; AMBIEL, R. A. M. ; PESSOTO, F. . Bateria de Testes de Raciocínio com Estímulos Musicais. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
BERBERIAN, Arthur A.. Emissão de pareceres Revista Schizophrenia Research. 2010.

2.
BERBERIAN, Arthur A.. Emissão de pareceres para Revista Brasileira de Psiquiatria. 2009.

3.
BERBERIAN, Arthur A.. Emissão de Pareceres para Brazilian Journal of Medical and Biological Research. 2009.

4.
BERBERIAN, Arthur A.. Emissão de pareceres para Revista Schizophrenia Research. 2009.

5.
BERBERIAN, Arthur A.. Semana de Avaliação e Qualidade de Vida. 2005.

6.
BERBERIAN, Arthur A.. Projeto de Aplicação e Avaliação de Cargos e Salários. 2005.

7.
BERBERIAN, Arthur A.. Reconstituição do Grupo Qualidade de Vida - Galvani. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
BERBERIAN, Arthur A.; Menezes, Amanda . Mini-Curso de introdução a Avaliação Neuropsicológica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAPOVILLA, A. G. S. ; BERBERIAN, Arthur A. . Avaliação da memória de trabalho em crianças de 1a a 4a série. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MECCA, Tatiana. P.; BERBERIAN, ARTHUR A; TEIXEIRA, Maria Cristina. T. V.. Participação em banca de Barbará Gonçalves. Relação entre teoria da mente, problemas de comportamento e saúde mental em pré-escolares.. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

2.
MONTIEL, J. M.; TERTULIANO, I. W.; BERBERIAN, ARTHUR A. Participação em banca de Marina Cristina Villena Santos. Relação entre variáveis Sociodemográficas e Linguagem no Envelhecimento. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

3.
MECCA, Tatiana. P.; MACEDO, E. C.; BERBERIAN, ARTHUR A. Participação em banca de Valdete Aparecida de Lima. Inteligência emocional e habilidades sociais em adolescentes do ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

4.
MONTIEL, J. M.; BERBERIAN, ARTHUR A; WITTER, Carla.. Participação em banca de Nathalia Rodrigues Campos. Avaliação de componentes de funções executivas e linguagem no processo de envelhecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

5.
BERBERIAN, ARTHUR A; LOPEZ, L. C. S.; MEDINA, W. L.; DEMARZO, Marcelo. M. P.. Participação em banca de Tatiana Berta Otero. EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO QUESTIONÁRIO AAQ-2 (QUESTIONÁRIO DE ACEITAÇÃO E AÇÃO) EM POPULAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE (APS) NO BRASIL E CORRELAÇÕES COM ANSIEDADE, MINDFULNESS E AUTOCOMPAIXÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
DEMARZO, Marcelo. M. P.; BERBERIAN, Arthur A.; LOPEZ, L. C. S.; MEDINA, W. L.. Participação em banca de Tatiana Berta Otero. EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO QUESTIONÁRIO AAQ-2 (QUESTIONÁRIO DE ACEITAÇÃO E AÇÃO) EM POPULAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE (APS) NO BRASIL E CORRELAÇÕES COM ANSIEDADE, MINDFULNESS E AUTOCOMPAIXÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
JACKOWSKI, Andrea. P.; LACERDA, Acioly. T.; BERBERIAN, ARTHUR A; DIAS, Álvaro. M.; BRIETZKE, ELISA. Participação em banca de Walter Alves de Miranda. Técnicas lúdicas de dessensibilização e ambientação para aquisição de exames de ressonância magnética de crânio. 2015. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo.

8.
ELKIS, H.; BERBERIAN, Arthur A.; BRESSAN, Rodrigo. A.. Participação em banca de Tiago Ribeiro da Silva. Estudo de confiabilidade e validade da Recovery Assessment Scal (RAS-BR) no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MONTIEL, J. M.; BERBERIAN, Arthur A.; WITTER, Carla.; MENDONCA, J. S.; SOUZA, A. A. F.. Participação em banca de Juliana Francisca Cecato. Sensibilidade dos subitens de Praxia do Cambridge Cognitive Examination (CAMGOG) na Doença de Alzheimer. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

2.
SEABRA, A. G.; BERBERIAN, ARTHUR A; Joly, Maria Cristina R A; TEIXEIRA, Maria Cristina T. V.; SILVA, Paulo F.. Participação em banca de Ana Paula Prust Pereira. Intervenções para o desenvolvimento de funções executivas em crianças de 4 a 6 anos de idade no contexto escolar e familiar. 2016. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Doutorado
1.
CARVALHO, L. F.; HAUCK FILHO, N.; PRIMI, R.; BERBERIAN, ARTHUR A; MECCA, Tatiana. P.. Participação em banca de Jonatha Tiago Bacciotti. Bateria de Avaliação de Funções Executivas (BAFE): Construção e Estudos Psicométicos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

2.
BRESSAN, Rodrigo. A.; BERBERIAN, ARTHUR A; MATEUS, Mário. D.. Participação em banca de Larissa Campagnha Martini Barbosa. Estudo de seguimento dos fatores relacionados à empregabilidade de portadores de esquizofrenia no mercado de trabalho formal ou informal. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MECCA, Tatiana. P.; TEIXEIRA, Maria Cristina. T. V.; BERBERIAN, ARTHUR A. Participação em banca de Barbará Gonçalves. Relação entre teoria da mente, problemas de comportamento e saúde mental em pré-escolares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

2.
DEMARZO, Marcelo. M. P.; BERBERIAN, Arthur A.; RIBEIRO, Rafaela. L.. Participação em banca de Karen Messas Couto. Neuropsicologia do mindfulness: um estudo correlacional sobre os efeitos do mindfulness nas funções executivas e neuropsocilógicas de estudantes unniversitários. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
RIBEIRO, Rafaela. L.; BERBERIAN, ARTHUR; GARCIA-CAMPAYO, J.; MONTERO-MARIN, J.. Participação em banca de Tatiana Berta Otero. Evidências de validade do questionário de aceitação e ação em população de profissionais da atenção primária à saúde no Brasil e correlações com ansiedade, mindfulness e autocompaixão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BUENO, J. M. H.; BERBERIAN, Arthur A.. Participação em banca de Viviane Alessandra de Campos.Hospitalização: Estratégias de Enfrentamento em pacientes idosos internados em um hospital geral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

2.
BERBERIAN, Arthur A.; BUENO, J. M. H.. Participação em banca de Rosane de Cássia Páfaro.Construção e análise das propriedades psicométricas de um IHS para crianças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

3.
BERBERIAN, Arthur A.; SISTO, F. F.. Participação em banca de Roberta Aparecida Reale.Relações familiares de crianças com Síndrome de Down. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
162 Annual Meeting American Psychiatric Association. Executive Functions as an important target of intervention on Brazilian samples of patients with schizophrenia. 2009. (Congresso).

2.
II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. Habilidade aritmética: Influências da memória de trabalho e raciocínio não verbal. 2009. (Congresso).

3.
II INTERNATIONAL MEETING: WORKING MEMORY.Visual working memory developmental traits: validity evidence in a brazilian sample. 2009. (Encontro).

4.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica/ V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Funcoes executivas e memoria de trabalho como potenciais endofenotipos na esquizofrenia. 2009. (Congresso).

5.
I Congresso multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação. Coordenação tema livre: Neuroplasticidade versus lateralização de funções: um estudo de caso de lesão cerebral direita na infância. 2008. (Congresso).

6.
1a. Jornada de Psicologia: diálogos entre pesquisa e a prática Psicológica. Evidências de validade para instrumentos de avaliação de memória de trabalho auditiva e visual. 2007. (Congresso).

7.
I Congresso Multidisciplinar - Universidade São Francisco. Avaliação das funções executivas em crianças e correlação com atenção e hiperatividade. 2007. (Congresso).

8.
IV Congresso Interamericano de psicologia da saúde: neurociências e psicopatologia - interfaces/ I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências. Avaliação da memória de trabalho auditiva e visual em estudantes de 1a. a 4a. série do ensino fundamental. 2007. (Congresso).

9.
Linguagem e Cognição nas Demências.. 2007. (Encontro).

10.
Avaliação da consciencia fonológica em escolares de 1ª a 4ª série; Avaliação de discriminação fonológica, consciência fonológica e consciência sintática em pré-escolares; Desenvolvimento de Itens para um teste de raciocínio com estímulos musicais. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

11.
V congresso de neuropsicologia e aprendizagem e I congresso internacional do desenvolvimento infanto-juvenil. V congresso de neuropsicologia e aprendizagem e I congresso internacional do desenvolvimento infanto-juvenil. 2006. (Congresso).

12.
XII Encontro de Iniciação científica.XII Encontro de Iniciação científica. 2006. (Encontro).

13.
XII Encontro de Pós-Graduação Universidade São Francisco.VI Encontro de Pós-Graduação Universidade São Francisco. 2006. (Encontro).

14.
2a Semana da Luta Antimanicomial de Itatiba - A Clínica Ampliada como Estratégia de Desintituicionalização.Segunda Semana de Luta Antimanicomial de Itatiba - A Clínica Ampliada como Estratégia de Desintituicionalização. 2005. (Seminário).

15.
Colóquio de Psicologia do Esporte.Colóquio de Psicologia do Esporte. 2005. (Outra).

16.
I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI.. I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI.. 2005. (Congresso).

17.
I Simpósio de Psicologia Analítica de C.G. Jung.I Simpósio de Psicologia Analítica de C.G. Jung - USP. 2005. (Simpósio).

18.
O Código da Vinci e suas implicações existenciais.O Código da Vinci e suas implicações existenciais. 2005. (Seminário).

19.
Seminários Sobre Temas Atuais - "Célula Tronco e a Tentativa de Prolongamento da Existência".Seminários Sobre Temas Atuais - "Célula Tronco e a Tentativa de Prolongamento da Existência". 2005. (Seminário).

20.
VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. 2005. (Congresso).

21.
2º Simpósio de Psicologia Analítica - IPAC.2º Simpósio de Psicologia Analítica - IPAC. 2004. (Simpósio).

22.
Encontro de Recursos Humanos.Encontro de Recursos Humanos. 2004. (Encontro).

23.
I Simpósio de Transtornos de Personalidade.I Simpósio de Transtornos de Personalidade. 2004. (Simpósio).

24.
Semana de Psicologia.Semana de Psicologia. 2004. (Seminário).

25.
Semana de Psicologia.Semana de Psicologia. 2003. (Seminário).

26.
Semana de Psicologia.Semana de Psicologia. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Denise Mariza Kalongua. Evasão escolar na Escola Técnica Estadual de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

2.
Renato Fava Martelli. Perfil cognitivo de adolescentes saudáveis pela MATRICS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Elaine Barbieri. Início: 2018. Centro Universitário FIEO.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa Barbieri Domingues. Viés de Atribuição e Ansiedade em Universitários: um estudo correlacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Arthur de Almeida Berberian.

2.
Vanessa Barbieri Domingues. Viés de atribuição em universitários que apresentam sintomas de ansiedade. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Arthur de Almeida Berberian.

3.
Lúcio Ferreira Santana. Avaliação informatizada adaptativa do ENADE pelo MOODLE: evidências de validade. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Arthur de Almeida Berberian.

4.
Maria Elisa Gisbert Cury. Funções executivas em pacientes com transtorno de compulsão alimentar. 2015. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Arthur de Almeida Berberian.

Iniciação científica
1.
Janaína Mandra. Estudo de prevalência de capacidades e dificuldades em crianças e adolescentes com queixas escolares.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Arthur de Almeida Berberian.

2.
Vanessa Rdrigues. Memória de trabalho auditiva e visual em adolescentes com queixas escolares e sinais de transtornos mentais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Arthur de Almeida Berberian.

3.
Maximilano Guassu. Remediação cognitiva para prevenção de transtornos mentais.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Arthur de Almeida Berberian.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:43:36