Tatiana de Oliveira Amendola Sanches

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0004066031704290
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Doutora em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH- UNICAMP, 2017); Mestre em Comunicação, Cultura e Sociedade pelo Goldsmiths College (University of London, 2002), Graduação em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2000). Pesquisadora associada do GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo, ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo. Professora de Etnografia Urbana no curso de Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na ESPM-SP. Professora de cursos de pós-graduação EAD na ESPM. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Comunicação e Marketing Digital na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP, 2013 - 2016). Leciona as disciplinas Estudos Culturais, Epistemologia da Comunicação e Inteligência de Mercado na Graduação em Comunicação Social da FAAP/SP. Organizou o livro Estudos Culturais: uma abordagem prática (Senac SP, 2011). Atua na área de consultoria em estratégias de comunicação nas culturas do consumo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana de Oliveira Amendola Sanches
Nome em citações bibliográficas
SANCHES, T. O. A.;SANCHES, Tatiana Amendola


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em doutorado em ciências sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Filosofia Selfie-Service: as ofertas da TSOL e das obras de Alain de Botton para as demandas de um self perdido, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2002
Mestrado em Communication, Culture and Society.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: MPB - Brazilian Popular Music,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Paul Filmer.
Palavras-chave: Cultura; COMUNICAÇÃO; Música; MPB; MUSICA DE PROTESTO.
1996 - 2000
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: -.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplinas para a graduação em Comunicação Social: Estudos Culturais, Epistemologia em Comunicação, Inteligência de Mercado, Teorias da Comunicação. Disciplinas para a graduação em Artes Visuais: Mobilidade e Espaço Urbano. Disciplinas na pós-graduação: Crítica de Mercado; Metodologia de Pesquisa; Comunicação, Cultura e Contemporâneidade.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação e Marketing Digital


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador(a), Enquadramento Funcional: Pesquisador(a)


The Futures Company, YANKELOVICH, Inglaterra.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora Estratégica


Faith Popcorn Brain Reserve, FPBS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Consultoria Freelancer, Enquadramento Funcional: Consultora em Pesquisa de Tendências


Unisantanna, UNISANTANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplinas para o curso de Comunicação Social: Pesquisa de Mercado, Estética, Filosofia, Sociologia e Ciências Políticas.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Filosofia; Sociologia e Estética e Cultura de Massas.


IED São Paulo, IED São Paulo, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Associação Cultural e Educacional Piratininga, ACEP - FABE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Instituto Euro Latino Americano de Cultura e Tecnologia, EUROPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas para os cursos de Comunicação Social: Sociologia, Filosofia e Teorias da Comunicação.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis
Descrição: Descrição: Este projeto refere-se à segunda parte da pesquisa, de mesmo título, desenvolvida junto ao PPGCOM ESPM durante o ano de 2012. Esta segunda parte conta com apoio do CNPq (Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 18/2012 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e com cinco pesquisadores e um estudante vinculados à linha de pesquisa Comunicação, consumo e memória, derivada do Grupo de Pesquisa em Comunicação, consumo e entretenimento (Diretórios de grupo de pesquisa CNPq /PPGCOMESPM), um pesquisador externo (UFPB) e um estudante externo (PUCSP). Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis investiga a cena cosplay nas capitais da região Sudeste do país, como prática comunicativa, de significação e também como uma semiosfera, geradora de sentidos e de múltiplos textos culturais, na perspectiva das estratégias de produção midiática. A pesquisa procura decifrar o modo como os fãs habitam as memórias dos filmes, games ou outros textos culturais que tenham gerado o desejo pelo cosplay, e de que forma a cena cosplay garante sua própria memória e permanência na cultura juvenil, conectada também a outras práticas jovens. Para tanto é necessário averiguar sobre a qualidade ou característica dos laços estabelecidos entre cosplayer e seu personagem de afeto, e ainda, perguntar sobre quais as características das vinculações entre a comunidade de cosplayers. As análises dos festivais e dos encontros, em espaços presenciais, permitem compreender os modos de produção desta cena, os processos de construção de memória e de vínculos, dinâmicas de transmissão e circulação de seus textos culturais conectados às análises de como o consumo de narrativas e personagens podem significar, na produção discursiva dos próprios cosplayers, o cotidiano das culturas juvenis, construindo identidades, identificações, diferenças, relações sociais e políticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Comunicação, Consumo e Entretenimento
Descrição: A centralidade dos processos midiáticos na contemporaneidade relaciona-se com a indústria do entretenimento e seus mercados. Os nexos entre comunicação, consumo e entretenimento se expandiram graças à cultura midiática e digital. Sob o debate engendrado pelos estudos da comunicação, da cultura e do consumo, este Grupo propõe discutir as lógicas da indústria do entretenimento, atento às suas dinâmicas e formatos, aos seus processos de produção, circulação e memória. Serão pesquisados os usos, apropriações e ressignificações do entretenimento no âmbito das práticas cotidianas e midiáticas atuais. Relevãncia; Estudar as lógicas, as dinâmicas, os formatos do entretenimento meio à cultura digital e seus trânsitos com outras formações culturais - considerando a cultura como a memória da coletividade - é imprescindível para a formação de pesquisadores voltados às temáticas da comunicação e do consumo. A Metodologia se vale de investigação qualitativa e de métodos etnográficos e netnográficos articulados às linhas de pesquisa que compõem o GP. Principais objetivos: Pesquisar as lógicas do entretenimento em suas dinâmicas e formatos. Investigar as dinâmicas e formatos do entretenimento pelo viés da memória articulada às práticas e culturas midiática e do consumo. Fundamentar a conceituação de entretenimento e de memória hoje e perceber as conexões com temas correlatos como lazer, espetáculo, festa no contexto das hibridizações comunicação-consumo. Mapear e examinar iniciativas da comunicação mercadológica que se desenrolam na arena digital e utilizam as lógicas do entretenimento. Produção: Seminários temáticos;jornadas;mini-cursos com pesquisadores convidados;elaboração sistemática de artigos;participação em congressos e encontros acadêmicos nacionais e internacionais;publicação de artigos em periódicos qualificados; organização bianual de coletânea temática;integração do GP em redes nacionais e internacionais de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Mídia, música e contemporaneidade
Descrição: Ao congregar um conjunto de pesquisadores e alunos associados à pesquisadora principal por relações de orientação e entre si por afinidades temáticas, este grupo vem tornando possível o incremento da interlocução, em benefício da criatividade e da produtividade de cada um. Enquanto alguns se dedicam ao estudo da mídia e das manifestações musicais a ela associadas (a programação musical da televisão paulistana do período pioneiro, o fenômeno Carlinhos Brown), outros se dedicam ao estudo da música popular brasileira e de sua crítica em determinadas conjunturas (no Estado Novo, nos anos de 1960), outros ainda a manifestações musicais populares em torno das quais têm se presenciado investimentos identitários mais ou menos significativos ao longo do tempo (samba, funk, maracatu) e outra a música erudita brasileira contemporânea (reconstruindo a trajetória do compositor Gilberto Mendes). Além de reuniões fechadas de trabalho, o grupo organizou em 2008 uma série de seminários mensais abertos a toda a comunidade acadêmica, convidando professores e pesquisadores de outras instituições e de outras áreas de conhecimento. Desde que foi criado, em 2007, este grupo vem obtendo sucesso também na obtenção de bolsas de doutorado, mestrado e iniciação científica para seus membros, bem como de Auxílio Pesquisa Fapesp para sua líder (2009-2011). Ao longo do tempo, vários desses membros têm também concluído com êxito suas teses, dissertações e monografias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos Culturais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANCHES, Tatiana Amendola2016SANCHES, Tatiana Amendola; SILVA, TARCISIO TORRES . Graffiti, affective inscriptions and new expressions of visibilities in São Paulo?s urban landscape.. Rua (UNICAMP), v. 22, p. 5, 2016.

2.
SANCHES, Tatiana Amendola2015SANCHES, Tatiana Amendola. Filosofia Líquida: Uma breve análise da Escola da Vida de Alain Botton na incansável busca do bem-estar. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 2015/02, p. 94-103, 2015.

3.
CASTRO, G. G. S.2014CASTRO, G. G. S. ; Vicente Martin Mastrocola ; SANCHES, Tatiana Amendola . Consumo, entretenimento e gamification: breve discussão sobre a comunicação no aplicativo Foursquare. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 17, p. 647-675, 2014.

4.
SANCHES, T. O. A.2013SANCHES, T. O. A.; HOMEM, M. L. ; NUNES, S. ; BASTOS, M. R. . Quatro nuances de Cinquenta tons de Cinza: breves análises dos pontos de vista da comunicação, da sociologia, da psicanálise e da literatura. FACOM (FAAP), v. 27, p. 54-67, 2013.

5.
SANCHES, Tatiana Amendola2012SANCHES, Tatiana Amendola. Bonitinha e Ordinária: a arte de rua em Banksy e outros artistas da atualidade. FACOM (FAAP), v. 24, p. 68, 2012.

6.
SANCHES, Tatiana Amendola2011SANCHES, Tatiana Amendola. Filosofia pop: o fenômeno da popularização da filosofia e suas relações com a cultura midiática. Mediação (Belo Horizonte), v. 13, p. 123-136, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Estudos culturais: uma abordagem prática. 1. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, G. G. S. ; SANCHES, Tatiana Amendola . A Escola do Amor: autoajuda e religião na TV brasileira. In: Rose de Melo Rocha; Luiz Peres-Neto. (Org.). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. , p. 145-161.

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. Consumindo cosplay para além da cena cosplay. In: Mônica Rebecca Ferrari Nunes. (Org.). Cena cosplay: comunicação, consumo, memória nas culturas juvenis. 01ed.Porto Alegre: Sulinas, 2015, v. , p. 219-244.

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. Seis temporadas pelas ilhas de Lost. In: Tatiana Amendola Sanches. (Org.). Estudos culturais: uma abordagem prática. 1ed.São Paulo: Senac São Paulo, 2011, v. , p. 113-.

4.
SANCHES, Tatiana Amendola. Entrevista com Maria Elisa Cevasco. In: Tatiana Amendola Sanches. (Org.). Estudos culturais: uma abordagem prática. 1ed.São Paulo: Senac São Paulo, 2011, v. , p. 189-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. 50 Tons de Cinza: Por que um fenômeno de vendas?. Psicoterapia.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Filosofia líquida: uma breve análise da Escola da Vida e de Alain de Botton na incansável busca do bem-estar. In: COMUNICON, 2015, São Paulo. Anais Comunicon 2015, 2015.

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. Três Nuances de Cinquenta Tons de Cinza: Breves Análises dos Pontos de Vista da Comunicação, da Sociologia e da Psicanálise. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. Anais Comunicon 2014, 2014.

3.
SANCHES, T. O. A.. Vende - se Filosofia: Os Espaços Entre a Filosofia e Música Pop. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2013, São Paulo. Anais Comunicon 2013, 2013.

4.
SANCHES, T. O. A.. Filosofia high-pop: algumas reflexões sobre o papel da filosofia na atualidade. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Anais Comunicon 2012, 2012.

5.
SANCHES, Tatiana Amendola. Consumindo Cosplay para além da Cena Cosplay. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Anais Comunicon 2014, 2014.

6.
SANCHES, T. O. A.. Seis temporadas pelas ilhas de Lost: A questão da identidade pós moderna em uma das séries de maior sucesso da televisão mundial. In: Confibercom, 2011, São Paulo. Sistemas de comunicação em tempos de diversidade cultural, 2011.

7.
SILVA, T. Tarcísio ; SANCHES, T. O. A. . As novas formas comunicativas de habitar: sustentabilidade, publicidade e redes digitais. In: ABCiber, 2010, Rio de Janeiro. ABCiber, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANCHES, T. O. A.. O amor (re)mediado: uma netnografia do Tinder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANCHES, T. O. A.. O lugar das manas não é no fogão: ativismo, feminismo e publicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. Amor remediado: Tinder, Happ?n e outros aplicativos de busca de relacionamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANCHES, Tatiana Amendola. Filosofia líquida: uma breve análise da Escola da Vida e de Alain de Botton na incansável busca do bem-estar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANCHES, Tatiana Amendola. Consumindo Cosplay para além da cena Cosplay. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANCHES, Tatiana Amendola. Três Nuances de Cinquenta Tons de Cinza: Breves Análises dos Pontos de Vista da Comunicação, da Sociologia e da Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANCHES, Tatiana Amendola; CASTRO, G. G. S. . A Escola do Amor: autoajuda e religião na TV brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANCHES, Tatiana Amendola. Between high hopes and high-pop philosophy: the interconnectivity of self-help literature and pop culture entertainment. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANCHES, Tatiana Amendola; SILVA, T. Tarcísio . Graffiti, affective inscriptions and the new expressions of visibilities in the urban landscape. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANCHES, Tatiana Amendola. A ?gameficação? da vida: uma breve análise do Foursquare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANCHES, Tatiana Amendola. A filosofia high-pop: algumas reflexões sobre o papel da filosofia na atualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANCHES, Tatiana Amendola. A filosofia high-pop em Alain de Botton e os novos paradigmas da subjetividade na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANCHES, Tatiana Amendola. Seis temporadas pelas ilhas de Lost: A questão da identidade pós moderna em uma das séries de maior sucesso da televisão mundial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, T. Tarcísio ; SANCHES, Tatiana Amendola . As novas formas comunicativas de habitar: sustentabilidade, publicidade e redes digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Seleção de trabalhos para o COMUNICON 2015. 2015.

2.
SANCHES, T. O. A.. Seleção de trabalhos para o COMUNICON 2014. 2014.

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. Seleção de trabalhos para o COMUNICON 2013. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. QUATRO NUANCES DE CINQUENTA TONS DE CINZA: breves análises dos pontos de vista da comunicação, da sociologia, da psicanálise e da literatura.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. A pós-modernidade de Lost e outros lançamentos. 2012.

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. Com uma série de artigos de especialistas, livro do Senac São Paulo avalia cultura sob fenômenos populares usando conceitos complexos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANCHES, Tatiana Amendola. O que são os estudos culturais?. 2011.

5.
SANCHES, Tatiana Amendola. Como as produções televisivas influenciam os telespectadores?. 2011.

6.
SANCHES, Tatiana Amendola. Como a internet está mudando a forma de acesso a cultura?. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 5º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2014. 2015. (Parecer).

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 5º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2015. 2015. (Parecer).

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 5º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2015. 2015. (Parecer).

4.
SANCHES, T. O. A.. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 4º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2014. 2014. (Parecer).

5.
SANCHES, T. O. A.. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 4º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2014. 2014. (Parecer).

6.
SANCHES, T. O. A.. Parecer para seleção de resumo para apresentação no 4º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2014. 2014. (Parecer).

7.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 3º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2013.. 2013. (Parecer).

8.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 3º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2013.. 2013. (Parecer).

9.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 3º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2013.. 2013. (Parecer).

10.
SANCHES, Tatiana Amendola. Parecer para seleção de resumo para apresentação de trabalho no 3º Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2013.. 2013. (Parecer).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Marina Bento Beneti. Efeito camaleão: a construção midiática de David Bowie através de seus personagens e personas. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Nicolli Werneck Tinôco Tajra Ferreira. A Audiência da TV Antena 10: Características, Preferências e Comportamentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Débora Gorgulho Rodrigues. MTV Brasil: O que aconteceu afinal?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Eliana Aparecida de Castro. A Madonna de Paglia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Luana Ribeiro da Costa. Preconceito Musical e os Limites da Cultura Popular Urbana. Gaby Amarantos: um estudo de caso.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Sharon Matone Menasce. Keeping up with the Kardashians: o processo de construção de uma celebridade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Juliana Santos Kulesza. Mídia Digital e Novas Saídas para veiculação de conteúdo: o canal Porta dos Fundos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

7.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Robson Pereira Vitorino. Jogos Eletrônicos na Mídia: uma panorama da exploração dos vídeo games na TV brasileira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Nathalia Cristinne Braga de Abreu. Diabos Mutantes: uma análise do ritual urbano de suspensão corporal em SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

9.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Juliana Varella Reginato. Vincent - um filme para entender Tim Burton. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

10.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Renata Alves Lessa. Violência no cinema contemporâneo: uma análise pela perspectiva do filme Violência Gratuita. 2013.

11.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Yuri de Castro Santana Mattos. O Instagram e o Flaneur em São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

12.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Amanda Negrini dos Santos. A evolução das cantoras pops americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

13.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Marcella Grecco de Araújo. A crise do indivíduo contemporâneo em "Encontros e Desencontros", de Sofia Copola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

14.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Maria Gabriela Silva Guimarães. Ródtchenko e Ferdinand: estudo sobre a influência da fotomontagem na cultura pop e contemporânea. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

15.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Luciano Sampaio Di Creddo. Moda e cultura: a indumentária da mulher paulistana como forma de expressão social e cultural. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

16.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Júlia Pereira Elias Benvenuto. A revolução dos losers: como o seriado americano "Glee", valendo-se de símbolos da cultura pop e de técnicas de dramatização empregadas nos musicais da Broadway, representa a juventude do século XXI. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

17.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Adriana Barbosa Scagliusi. Amizade Colorida: Intimidade, Sexualidade e Relacionamento Amoroso na Sociedade Contemporânea. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

18.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Carolina Madeira Muniz de Siqueira. Moda na TV - Uma Análise. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

19.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Tatiana Merlo Freire Maia. Moda Carioca: O Mercado da Moda na Cidade do Rio de Janeiro. Estudo de caso de duas marcas de sucesso contemporâneo: Farm e Animale.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

20.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de Régis Godoy Evangelhista da Rocha. Falem bem, falem mal, mas falem de mim: a exaltação e a desconstrução da imagem na indústria cultural e na sociedade do espetáculo.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

21.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de MARIA LUIZA DE LIMA GONÇALVES. UM RETRATO DE DOIS TEMPOS - A Mona Lisa como ícone do Renascimento e da Cultura Popular. 2010 - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Maria Victoria Perico de Almeida Martins.A implementação das Relações Públicas em apoio às atividades mercadológicas da Spezzato Team. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. Participação em banca de Renata Perreira da Cruz Balerine.A implementação das Relações Públicas em apoio às atividades mercadológicas da Spezzato Team. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de GONÇALVES, Eunice R. da Silva; GONSALES, Patrícia M. B. A..O uso do merchandising social na televisão - uma abordagem do programa "Domingo da Gente" da rede Record de televisão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FACULDADE EUROPANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS.

4.
SANCHES, T. O. A.. Participação em banca de ARAÚJO JÚNIOR, Francisco B.; TENÓRIO, Victor A. R..Função Sociológica das Histórias em Quadrinhos na Comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FACULDADE EUROPANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ibercom. O amor (re)mediado: uma netnografia do Tinder. 2017. (Congresso).

2.
Comunicon. Filosofia líquida: uma breve análise da Escola da Vida e de Alain de Botton na incansável busca do bem-estar. 2015. (Congresso).

3.
Comunicon. Três Nuances de Cinquenta Tons de Cinza: breves análises dos pontos de vista da comunicação, da sociologia e da psicanálise. 2014. (Congresso).

4.
Comunicon. Consumindo Cosplay para além da cena Cosplay. 2014. (Congresso).

5.
Comunicon. Vende-se Filosofia: os espaços entre a filosofia e a música pop. 2013. (Congresso).

6.
International Association for Media and Communication Research. Between high hopes and high-pop philosophy: the interconnectivity of self-help literature and pop culture entertainment. 2013. (Congresso).

7.
IVSA - International Visual Sociology Association. Graffiti, affective inscriptions and the new expressions of visibilities in the urban landscape. 2013. (Congresso).

8.
X RAM - Reunion de Antropologia del Mercosur. A Escola do Amor: autoajuda e religião na TV brasileira. 2013. (Congresso).

9.
ALAIC - XI Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. A gameficação da vida: uma breve análisa do aplicativo Foursquare. 2012. (Congresso).

10.
COMUNICON. A FILOSOFIA HIGH-POP: algumas reflexões sobre o papel da filosofia na atualidade. 2012. (Congresso).

11.
I Fórum do Programa de Doutorado em Ciências Sociais.A filosofia High Pop em Alain de Botton e os novos paradigmas da subjetividade na contemporaneidade. 2012. (Outra).

12.
Confibercom. Seis temporadas pelas ilhas de Lost: A questão da identidade pós moderna em uma das séries de maior sucesso da televisão mundial. 2011. (Congresso).

13.
Seminário internacional Emoção e Imaginação: os sentidos e as imagens em movimento. 2011. (Seminário).

14.
Ciclo de Estudos Comunicação, Análise do Discurso e Atividade Linguageira.. 2010. (Outra).

15.
IV Simpósio Nacional ABCiber.As novas formas comunicativas de habitar: sustentabilidade, publicidade e redes digitais. 2010. (Simpósio).

16.
Ser Feliz Hoje: Reflexões sobre o Imperativo da Felicidade. 2010. (Seminário).

17.
7º simpósio do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. 2009. (Simpósio).

18.
Ciclo de Conferências Era Digital - A sociedade em rede e as transformações do mundo contemporâneo, realizado de agosto a dezembro de 2009 pelo centro de pesquisa ATOPOS ? ECA / USP.. 2009. (Outra).

19.
III Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANCHES, T. O. A.; SILVA, T. Tarcísio . IVSA / International Visual Sociology Association Conference - The Public Image 2013. 2013. (Congresso).

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. III Comunicon 2013. 2013. (Congresso).

3.
SANCHES, T. O. A.. X RAM 2013 - Reunião de Antropologia do Mercosul. 2013. (Congresso).

4.
SANCHES, T. O. A.. I Fórum do Programa de Doutorado em Ciências Sociais. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Robson Pereira Vitorino. Jogos Eletrônicos na Mídia: uma panorama da exploração dos vídeo games na TV brasileira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

2.
Heitor Leal Machado. De Sex and the City à In Treatment: A televisão como divã do espectador. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

3.
Juliana Varella Reginato. Vincent - um filme para entender Tim Burton. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

4.
Maria Gabriela Silva Guimarães. Ródtchenko e Ferdinand: estudo sobre a influência da fotomontagem na cultura pop e contemporânea. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

5.
Júlia Pereira Elias Benvenuto. A revolução dos losers: como o seriado americano "Glee", valendo-se de símbolos da cultura pop e de técnicas de dramatização empregadas nos musicais da Broadway, representa a juventude do século XXI. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

6.
Luciano Sampaio Di Creddo. Moda e cultura: a indumentária da mulher paulistana como forma de expressão social e cultural. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

7.
Marcella Grecco de Araújo. A crise do indivíduo contemporâneo em. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.

Iniciação científica
1.
Lucas Konstantyner. TRANQUILO E FAVORÁVEL? UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA MIDIÁTICA DO MC BIN LADEN. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Tatiana de Oliveira Amendola Sanches.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Amor remediado: Tinder, Happ?n e outros aplicativos de busca de relacionamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANCHES, Tatiana Amendola. Com uma série de artigos de especialistas, livro do Senac São Paulo avalia cultura sob fenômenos populares usando conceitos complexos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANCHES, Tatiana Amendola. A pós-modernidade de Lost e outros lançamentos. 2012.

3.
SANCHES, Tatiana Amendola. O que são os estudos culturais?. 2011.

4.
SANCHES, Tatiana Amendola. Como as produções televisivas influenciam os telespectadores?. 2011.

5.
SANCHES, Tatiana Amendola. Como a internet está mudando a forma de acesso a cultura?. 2011.

6.
SANCHES, Tatiana Amendola. QUATRO NUANCES DE CINQUENTA TONS DE CINZA: breves análises dos pontos de vista da comunicação, da sociologia, da psicanálise e da literatura.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:38:31