Pedro Henrique Cacique Braga

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  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Atualmente é professor assistente I da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador pedagógico no projeto Apple Developer Academy | Mackenzie. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho e animação digital, realidade virtual, realidade aumentada, processamento digital de imagens, programação para dispositivos móveis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Henrique Cacique Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, P. H. C.;Braga, Pedro Henrique Cacique

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Computação e Informática (FCI).
Rua da Consolação 896
Consolação
01302000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21148301
URL da Homepage: http://www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: SLAP: UMA LINGUAGEM VISUAL PARA GERAÇÃO SEMIAUTOMÁTICA DE ANIMAÇÕES A PARTIR DE STORYBOARDS, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ismar Frango Silveira.
Palavras-chave: Animação digital; Linguagem visual; storyboard; animatic.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Computação / Especialidade: Computação Gráfica.
2010 - 2012
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Um Aplicativo com Reconhecimento de Toques e Gestos para Concepção de Ambientes Virtuais em Dispositivos Móveis,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Alexandre Cardoso.
Coorientador: Edgard Afonso Lamounier Jr..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Computação Gráfica; mobile-learning.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2005 - 2010
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Objeto de Aprendizagem para o ensino de Processamento Digital de Imagens.
Orientador: Alexandre Cardoso.




Formação Complementar


2016 - 2017
Extensão universitária em Educação e Tecnologias: Gestão da Educação a Distância. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em O cinema e a (des) construção das Subjetividades C. (Carga horária: 30h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2014
Curso regular de Desenho. (Carga horária: 192h).
Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Young Mineiros Citizens of the World Program.. (Carga horária: 160h).
Institut Aeronautique et Spatial, IAS, França.
2011 - 2011
Fundamentos de Programação para RA em iPhone/iPad. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
CVMM - Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2008 - 2008
Flash MX. (Carga horária: 10h).
Web Aula - Educacao sem fronteiras, WEB AULA, Brasil.
2008 - 2008
APF - Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2005 - 2005
II Escola Vida Atitude Relacionamento. (Carga horária: 20h).
Missão VIDE, VIDE, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Recrutamento e Orientação Missionária. (Carga horária: 100h).
Missão VIDE, VIDE, Brasil.
2005 - 2005
Escola Noturna Vida Atitude e Relacionamento. (Carga horária: 20h).
Missão VIDE, VIDE, Brasil.
1997 - 1998
Desenho.
Oficina de desenho Daniel Azulay, DANIEL AZULAY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor iOS, Carga horária: 20
Outras informações
Apple Developer Academy / Mackenzie

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 30

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Computação e Informática (FCI), .

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação, .


Apple Developer Academy/Mackenzie, MACKMOBILE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor iOS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 32


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas: Interface Humano-Computador Programação de Computadores Aplicação para Internet Programação Web Áudio Digital Animação Digital II Programação para Dispositivos Móveis Programação Orientada a Objetos Jogos para Dispositivos Móveis EAD: Aplicações para Internet Sistemas Distribuídos Programação Orientada a Objetos Desenvolvimento para Web Desenvolvimento para Web Avançado Estrutura de Dados Fundamentos para Tecnologia da Informação


Panapps, PANAPPS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Flash, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na área educacional.


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de material didático para a disciplina LIBRAS do curso de Pedagogia a Distância.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de Engenharia de Software, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de Estatística Básica, Carga horária: 12


MegaInfo, MEGA INFO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Mega Info, Enquadramento Funcional: estágiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento do LIBRASNET - Curso de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) via web. Curso disponível em: http://www.megainfo.inf.br/toLearn/librasnet.html


Cultural Center of Language Studies, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol


Centro de Suplência de Uberlândia, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Auxiliar administrativo, Enquadramento Funcional: auxiliar administrativo, Carga horária: 40


Colégio Batista mineiro, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: monitor, Enquadramento Funcional: monitor
Outras informações
monitoria de Espanhol para 6ª a 8ª séries


Papelaria Mundial, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: auxiliar administrativo, Enquadramento Funcional: auxiliar administrativo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Auxiliar Administrativo, Enquadramento Funcional: auxiliar administrativo, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Cinema
2.
Linguagens visuais
3.
Reconhecimento de Padrões
4.
Animação Digital
5.
Processamento Gráfico
6.
Jogos Digitais
7.
Programação para dispositivos móveis


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
A Pattern Language for semi-automatic generation of Digital Animation through hand-drawn Storyboards
Descrição: The pre-production stage of the film is important to establish communication between directors and artists. One of the main documents generated in this step is the storyboard. This paper presents the proposal of a pattern language for storyboards, which aims to represent characters movements, cameras and elements of scene, enabling the generation of a semiautomated digital animation.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Henrique Cacique Braga - Integrante / Ismar Frango Silveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: IEEE-RITA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Computação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Computação/Especialidade: Computação Gráfica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Digitais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mobile.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Mérito Acadêmico, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2017
Mérito Acadêmico, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2015
Honarable Mention - SIBGRAPI 2015, SIBGRAPI 2015 - Conference on Graphics, Patterns and Images.
2015
Mérito Acadêmico, Universidade Cruzeiro do Sul.
2011
Campeão pelo juri popular da 2ª Batalha de Games, Faculdade de Computação, Universidade Federal de Uberlândia.
2011
Campeão pelo juri técnico da 2ª Batalha de Games, Faculdade de Computação, Universidade Federal de Uberlândia.
2007
Concurso RIVED de objetos de aprendizagem. Modalidade Simulação e animação, RIVED / MEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, P. H. C.2016 BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. . SLAP: Storyboard Language for Animation Programming. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 1, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. . SLAP: uma linguagem de padrões utilizados em storyboards para geração semiautomática de animações digitais.. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames, 2018, Foz do Iguaçu. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames, 2018.

2.
PACHECO, B. ; MARIN, W. ; CRUZ, B. ; MIANA, V. ; SOUZA-CONCILIO, I. A. ; PESSOA FILHO, J. ; BRAGA, P. H. C. . What Where?: Um jogo para o aprendizado de arte, história e arquitetura. In: Twelfth Latin American Conference on Learning Technologies, LACLO, 2017, La Plata. Twelfth Latin American Conference on Learning Technologies, LACLO, 2017.

3.
MAINIERI, B. O. ; BRAGA, P. H. C. ; SILVA, L. A. ; OMAR, N. . Text Mining of Audience Opinion in eSports Events. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames, 2017, Curitiba. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames, 2017.

4.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. . Proposta de linguagem de padrões utilizados em storyboards para geração semiautomática de animações digitais. In: WCSEIT'2013 - World Congress on Systems Engineering and Information Technology, 2013, Porto, Potugal. WCSEIT'2013 - World Congress on Systems Engineering and Information Technology, 2013.

5.
BRAGA, P. H. C.; CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER, Edgard . Desenvolvimento de Gestos Personalizados para Criação e Navegação em Ambientes de Realidade Virtual e Aumentada associadas a Dispositivos Móveis. In: XIV Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2012, Niterói. XIV Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2012.

6.
BRAGA, P. H. C.; CARDOSO, Alexandre . Objeto de Aprendizagem no Ensino de Processamento Digital de Imagens. In: Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2010, Uberlândia. Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, R. B. F. ; BRAGA, P. H. C. . Análise quantitativa e qualitativa do atendimento de pacientes pelos profissionais de saúde no Brasil - mineração em banco de dados online com publicação da análise em tempo real. In: Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica, 2016, São Paulo. Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica. São Paulo: Mackenzie, 2016.

2.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. . A Pattern Language for semi-automatic generation of Digital Animation through hand-drawn Storyboards. In: SIBGRAPI 2015 - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2015, Salvador, BA - Brazil. Proceedings - SIBGRAPI 2015 - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2015.

3.
BRAGA, P. H. C.; CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER, Edgard . Uma Estratégia de Desenvolvimento de Sistemas para Mobile-learning usando Realidade Aumentada. In: VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberaba. VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011.

4.
BERRETA, L. O. ; RIBEIRO, M. W. S. ; BRAGA, P. H. C. ; LAMOUNIER, Edgard ; CARDOSO, Alexandre . Metáforas de trânsitos para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na educação, 2011, Aracajú. 22º Simpósio Brasileiro de Informática na educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, P. H. C.; SOUZA-CONCILIO, I. A. ; ALMEIDA, F. L. ; ORDINE, S. J. R. . CBL and Other Methodologies for Mobile Development Teaching and Learning. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRAGA, P. H. C.. Talking Across Generations Education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. . A Pattern Language for semi-automatic generation of Digital Animation through hand-drawn Storyboards. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BRAGA, P. H. C.; CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER, Edgard . XIV Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. . SLAP: UMA LINGUAGEM VISUAL PARA GERAÇÃO SEMIAUTOMÁTICA DE ANIMAÇÃOES A PARTIR DE STORYBOARDS 2017 (Tese de Doutorado).

2.
BRAGA, P. H. C.; CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER, Edgard . UM APLICATIVO COM RECONHECIMENTO DE TOQUES E GESTOS PARA CONCEPÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS 2012 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, P. H. C.. Arte Digital. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

2.
BRAGA, P. H. C.. Animação Digital. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

3.
BRAGA, P. H. C.. Criação de Jogos com Unity 3D. 2016. .

4.
BRAGA, P. H. C.. Produção de Animações, Objetos de Aprendizagem e Mídias Interativas usando Scratch. 2015. .

5.
BRAGA, P. H. C.. Produção de Animações, Objetos de Aprendizagem e Mídias Interativas usando Scratch. 2015. .

6.
BRAGA, P. H. C.. Linguagem de Programação para Web. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

7.
BRAGA, P. H. C.. Planejamento Energético. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

8.
BRAGA, P. H. C.. Produção de animações, objetos de aprendizagem e mídias Interativas usando scratch. 2014. .

9.
BRAGA, P. H. C.; LINHARES, C. D. G. ; Silva, E. . Caue, the Pusher. 2011. (Jogo para dispositivos móveis).

10.
BRAGA, P. H. C.. Desenvolvimento de jogos em Flash. 2010. .

11.
CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER, Edgard ; BRAGA, P. H. C. ; OLIVEIRA, Fábio Henrique Monteiro . Desenvolvendo Aplicações de Realidade Aumentada para a Web. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BRAGA, P. H. C.. CEAD - Centro de Educação a Distância UFU. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a Distância).

13.
BRAGA, P. H. C.. Animacao em Flash CS3. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
BRAGA, P. H. C.; Cristiane Vaz dos Santos . Curso de Desenvolvimento Web - Flash. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
BRAGA, P. H. C.; Cristiane Vaz dos Santos . Animação (Macromedia Flash MX) para iniciantes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BRAGA, P. H. C.; Cristiane Vaz dos Santos . Curso básico de animação em FLASH MX. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BRAGA, P. H. C.. CIAFD - Criação e Implentação de Ambientes de Formação Docente em Biologia, Física e Química 'in-loco' e virtual. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambientes de Formação Docente 'in-loco' e Virtual).

18.
Adriano Hamaguchi Gonçalves ; Aparecida Rocha Rossi ; Deive Barbosa Alves ; Fabrício Rodrigues Camargos ; Lazara Cristina da Silva ; Marisa Pinheiro Mourão ; Nathália Rodrigues Resende ; BRAGA, P. H. C. ; Rafael Antonio Ribeiro Gomes ; Rebeka de Andrade Alonso ; Maria Beatriz Ferreira de Araújo Bernardes ; Thadeu de Castro Bernardes ; Walcir Shimada Mouta . Librasnet Curso para a aprendizagem da Lingua Brasileira de Sinais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a Distância).

19.
BRAGA, P. H. C.; Aldecí Cacique Calixto ; Beloní Cacique Braga . Missao Animal. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
OMAR, N.; BRAGA, P. H. C.; BRAGA, J. C.. Participação em banca de MAINIERI, B.O.. Dificuldade Adaptativa em jogo para o ensino de Matemática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA, P. H. C.; KISHIMOTO, André; BASILE, A. L.. Participação em banca de FERRARESI, V.H.P.; BELENTANI, F.B..Aprendizado de Máquina para Jogos de Plataforma Usando Algoritmos Genéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
BRAGA, P. H. C.; LOPES, F. S.; PESSOA FILHO, J.. Participação em banca de ALMEIDA,E.G.M.; SOUSA,E.D.A.; CARVALHINHOS,A.C.; SILVA,E.C..Casas Inteligentes para Monitoramento de Idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
BASILE, A. L.; BRAGA, P. H. C.; PESSOA FILHO, J.. Participação em banca de SANTOS, M.S.; MELO, L.A.T..Votação com Blockchain. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
BASILE, A. L.; BRAGA, P. H. C.; SANTOS, I. F.. Participação em banca de GOLBERT, S.M..Jogando e Aprendendo: Um estudo sobre Jogos Educativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
CUNHA, D. V.; BRAGA, P. H. C.; PESSOA FILHO, J.. Participação em banca de MAXIMIANO, J.A.;TEDESCHI,L.R.; VILELA, R.F.; GONDEK, R..Sistema de Recomendação de Filmes Baseado em Inteligência Artificial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
ELISEO, M. A.; CORREA, A. G. D.; BRAGA, P. H. C.. Participação em banca de FERREIRA, E.A.S..Math Game: Um Jogo Educativo Baseado em Aprendizagem por Reforço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
SILVEIRA, I. F.; SILVA, L.; BRAGA, P. H. C.. Participação em banca de BARAKAT, M.H..Gerador de Mapa para Jogos Usando Árvore BSP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
SILVEIRA, I. F.; SILVA, L.; BRAGA, P. H. C.. Participação em banca de SCARDUA, W.Simulação de Multidões por meio de Sistemas de Partículas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
SILVA, L. A.; BRAGA, P. H. C.; MUSTARO, P. N.. Participação em banca de VASCONCELOS, B.P..Análise dos Comentários do Jogo Rainbow Six Siege com Uso de Técnicas de Mineração de Dados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WWDC 2018. 2018. (Congresso).

2.
Transforming Education Conference for Humanity (TECH). CBL and Other Methodologies for Mobile Development Teaching and Learning. 2017. (Congresso).

3.
Transforming Education Conference for Humanity (TECH). Talking Across Generations Education. 2017. (Congresso).

4.
WWDC 17. 2017. (Congresso).

5.
FOPEP INCLUSÃO ? O trabalho na sala de aula com alunos surdos. 2016. (Encontro).

6.
Samsung Developer Day. 2015. (Encontro).

7.
SIBGRAPI 2015 - Conference on Graphics, Patterns and Images. A Pattern Language for semi-automatic generation of Digital Animation through hand-drawn Storyboards. 2015. (Congresso).

8.
SIBGRAPI 2015 - Conference on Graphics, Patterns and Images. A Pattern Language for semi-automatic generation of Digital Animation through hand-drawn Storyboards. 2015. (Congresso).

9.
SBGames 2013 - XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Simpósio).

10.
WCSEIT'2013 - World Congress on Systems Engineering and Information Technology.Proposta de Linguagem de Padrões Utilizados em Storyboards para Geração Semiautomática de Animações Digitais. 2013. (Simpósio).

11.
2ª Batalha de Games.Game: Caue, the Pusher. 2011. (Outra).

12.
VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Uma Estratégia de Desenvolvimento de Sistemas para Mobile-learning usando Realidade Aumentada. 2011. (Congresso).

13.
XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2011. (Simpósio).

14.
Ciclo de Palestras sobre Educação a Distância. 2010. (Encontro).

15.
II SACSIS Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação.Interface Homem-Máquina e suas Aplicações. 2010. (Encontro).

16.
I Semana de Pós Graduação Engenharia Elétrica UFU. 2010. (Congresso).

17.
VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2010. (Congresso).

18.
1er Encuentro de Educación Artística. 2008. (Encontro).

19.
IV SEMANA ACADÊMICA -UFU - Pôster.Modelagem de usinas virtuais de geração de energia elétrica dos tipos: Hidrelétrica, Termelétrica e Nuclear,utilizando programação em VRML e Realidade Virtual não imersiva com possibilidade de inserção em seus mecanismos básicos de funcionamento.. 2007. (Outra).

20.
Minicurso de História em Quadrinhos - IV Semana Acadêmica UFU. 2007. (Oficina).

21.
VIII Jornada de Engenharia Elétrica. 2006. (Congresso).

22.
VII Jornada de engenharia Elétrica. 2005. (Congresso).

23.
Feira do Conhecimento Ciência Viva. "TV ? Forma, Informa ou deforma?". 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, P. H. C.. XLIV Conferência Latino-americana de Informática. 2018. (Congresso).

2.
BRAGA, P. H. C.. XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem. 2018. (Congresso).

3.
BRAGA, P. H. C.. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2017. (Congresso).

4.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. ; MUSTARO, P. N. . SBGames 2013 - XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Congresso).

5.
BRAGA, P. H. C.; CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER, Edgard . XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2011. (Congresso).

6.
BRAGA, P. H. C.. Symposium on Virtual Reality SVR 2011. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FERRARESI, V.H.P.; BELENTANI, F.B.. Aprendizado de Máquina para Jogos de Plataforma Usando Algoritmos Genéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Pedro Henrique Cacique Braga.

2.
ALMEIDA, E.G.M.; SOUSA, E.D.A.;CARVALHINHOS, A.C.;SILVA,E.C.. Casas Inteligentes para Monitoramento de Idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Pedro Henrique Cacique Braga.

3.
REIS, A.F.O.; FERNANDES, A.M.. Apolo: Aplicação para Análise de Dados de Diabéticos Utilizando Informações do Samsung Health. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Pedro Henrique Cacique Braga.

4.
BRANDÃO, H.L.J.. Geração Procedural De Mapas Para Jogos De RPG de Mesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Pedro Henrique Cacique Braga.

5.
ROSSETO, R.M.; PACIULLI, V.H.; SMI, Y.G.. Estacionamento Inteligente: ganhando tempo com o gerenciamento de vagas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Pedro Henrique Cacique Braga.

Iniciação científica
1.
FREIRE, R.B.F.. Análise Quantitativa e Qualitativa do Atendimento de Pacientes pelos Profissionais de Saúde no Brasil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Pedro Henrique Cacique Braga.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BRAGA, P. H. C.. Produção de animações, objetos de aprendizagem e mídias Interativas usando scratch. 2014. .

2.
BRAGA, P. H. C.. Produção de Animações, Objetos de Aprendizagem e Mídias Interativas usando Scratch. 2015. .

3.
BRAGA, P. H. C.. Criação de Jogos com Unity 3D. 2016. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BRAGA, P. H. C.. Linguagem de Programação para Web. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

2.
BRAGA, P. H. C.. Planejamento Energético. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

3.
BRAGA, P. H. C.. Arte Digital. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).

4.
BRAGA, P. H. C.. Animação Digital. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoaDistância).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, P. H. C.; SILVEIRA, I. F. ; MUSTARO, P. N. . SBGames 2013 - XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Congresso).

2.
BRAGA, P. H. C.. Symposium on Virtual Reality SVR 2011. 2011. (Congresso).

3.
BRAGA, P. H. C.. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Experiência de intercâmbio no convênio UFU-UASLP, na Universidad Autónoma de San Luis Potosi (México) durante o ano de 2008 com as seguintes disciplinas:

Prosesamiento Digital de Imágenes
Fotografia
Redes de computadoras
Seguridad Informática
Graficación por computadora A

Inteligencia Artificial A
Graficación por Computadora B



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