Anajara Arvelos Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6844388863744599
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa Tecnologias Gerenciais. Possui graduação em Administração - Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e MBA em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Possui experiência em implantação de estratégias de Desenvolvimento Regional Sustentável em comunidades abrangidas pelo programa DRS-BB, promovido pelo Banco do Brasil com o apoio de diversas entidades, atingindo apicultores, produtores de leite e agricultores do município de Rio Grande. Atualmente é técnica em educação da Universidade Federal do Rio Grande, na qual atua como administradora do Centro de Ciências Computacionais. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos Regionais (NUPER) participando também do Núcleo de Estudos em Organização Trabalho e Participação - NOTEP/FURG, como técnica Possui interesses de pesquisa nos seguintes temas: gestão de projetos, escritórios de projetos, organizações sociais, redes organizacionais e organizações públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anajara Arvelos Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Reitoria, Centro de Ciências Computacionais.
Av. Itália km 8
Carreiros
96201-900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336623
Fax: (53) 32935105


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Escritórios de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica no Contexto das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES),Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: DECIO BITTENCOURT DOLCI.
Palavras-chave: gestão de projetos; Gestão Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2008
Especialização em MBA em Gestão e Negócios do Des. Reg. Sustentável. (Carga Horária: 495h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: CAPITAL SOCIAL COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL Um estudo de caso com apicultores, produtores de leite e pequenos agricultores no município do Rio Grande.
Orientador: Profª. Dra. Francisca Neta A. Assunção.
2000 - 2005
Graduação em Administração - Hab. Empresas.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, ETEGV, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Gestão de Controle Patrimonial nas Entidades Púb.. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
Leg. Conc. e Gerenc. de Diárias e Passagens. (Carga horária: 24h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Gestão e Fiscalização de Contratos. (Carga horária: 30h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Projetos PMI. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Gestão Pública. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Gestão de Projetos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Oficina Projetos: suas idéias gerando resultados. (Carga horária: 8h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
2010 - 2011
Capacitação para Administradores da Universidade. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Cargo: Administrador do Centro de Ciências Computacionais


Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em carteira de crédito rural no período 2004-2005, na cidade de Camaquã-RS e em carteira de clientes pessoa física de 2005-2010, além de participação em ação de Desenvolvimento Regional Sustentável na Agência Benjamin Constant-Rio Grande.


Banco do Estado do Rio Grande do Sul, BANRISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Um Estudo sobre Escritórios de Gestão de Projetos no Setor Público
Descrição: Como prática cada vez mais recorrente nas organizações privadas e com crescente utilização nas organizações públicas, o gerenciamento de projetos vem se consolidando no Brasil. No entanto, apesar de avanços em processos e ferramentas de gerenciamento, ainda se mostram necessários estudos e estruturas para que o sucesso dos projetos melhore significativamente. Entre outras iniciativas que visam a obtenção de melhores resultados, percebe-se a intensificação das implantações de escritórios de projetos (Project Management Office) em diferentes setores organizacionais. No sentido de compreender melhor essas estruturas em organizações do setor público, esta pesquisa tem por objetivo demonstrar o impacto dos escritórios de gestão de projetos implantados em organizações do setor público no sucesso dos seus projetos, analisando-se variáveis antecedentes e consequentes de fatores críticos de sucesso. Delineou-se um estudo de múltiplos casos como metodologia, a ser realizado junto a três organizações, escolhidas entre universidades, institutos de pesquisas e órgãos governamentais. Espera-se que os resultados da pesquisa se desdobrem, auxiliando os gestores públicos da região, do Estado e do Brasil a atenderem aos anseios crescentes da sociedade em obter dos governos resultados mais viáveis economicamente, com maior justiça social e equilíbrio ambiental.. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Décio Bittencourt Dolci - Coordenador / Guilherme Lerch Lunardi - Integrante / André Andrade Longaray - Integrante / Anajara Martins - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anajara Arvelos Martins - Integrante / Décio Bittencourt Dolci - Coordenador / Guilherme Lerch Lunardi - Integrante / André Andrade Longaray - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Implantação de um Escritório de Projetos no Centro de Ciências Computacionais
Descrição: O Gerenciamento de Projetos tem demonstrado crescente demanda nas mais diversas áreas de negócios. As empresas no Brasil vêm adotando largamente padrões internacionais de conhecimento e metodologias, contribuindo para o crescimento do nível de maturidade em Administração de Projetos. A presença maciça do Project Management Institute (PMI) no Brasil e o forte crescimento do seu número de membros e associados comprova isto. Dinsmore (org.) et. al (2007) acrescentam que a partir de meados da década de 90, começaram a ser alavancados estudos referente a gerenciamento de múltiplos projetos, aparecendo assim, conceitos como Escritório de Projetos (Project Management Offices). Ressaltam-se aí os projetos de tecnologia da informação em função da sua complexidade e exigência em termos de cronograma. Tendo em vista essa vocação nas áreas da Ciência da Computação, da Automação, da Tecnologia da Informação e da Computação Científica expressa na missão do Centro de Ciências Computacionais, tomou-se a iniciativa de desenvolver uma subunidade para dar suporte aos coordenadores nas diversas etapas e tarefas de projetos, visto que atualmente o C3 conta com aproximadamente 50 projetos de pesquisa e extensão em andamento. Dessa forma, o apoio tanto administrativo como técnico aos projetos busca fomentar a pesquisa e a extensão na unidade educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anajara Arvelos Martins - Coordenador / Jonata tyska - Integrante / Vinicius Alves Hax - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, A. A.; Pinto, M. A.. ; SAGGIOMO, L. S. . Capital Social como Base para o Desenvolvimento Regional Sustentável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: Construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG. 2012. (Oficina).

2.
V EPROCAD e IV Encontro Estadual da ANGRAD. 2012. (Encontro).

3.
Congresso Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no Mercosul: o papel da Universidade. Capital Social como Base para o Desenvolvimento Regional Sustentável. 2011. (Congresso).

4.
Seminário Regional:O Saneamento e a Gestão Pública dos Resíduos Sólidos. 2010. (Seminário).

5.
VIII Mostra da Produção Universitária. 2009. (Congresso).

6.
1º CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2003. (Seminário).

7.
II Fórum Tópicos Atuais de Administração. 2003. (Seminário).

8.
Fórum: Tópicos Atuais de Administração. 2002. (Seminário).

9.
I Semana Acadêmica do Curso de Administração. 2000. (Seminário).

10.
I Seminário Sobre Terceirização e Franchising "Parcerias para o Futuro". 1999. (Seminário).

11.
XIX Jornada de Estudos Políticos, Econômicos, Administrativos e Contábeis - JPEAC. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, A. A.. TchêLinux Rio Grande 2010. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Possui certificado de proeficiência em Língua Inglesa emitido pela Universidade Federal do Rio Grande, no ano de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 9:37:27