Cristina Helena Carola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9497784752489577
  • Última atualização do currículo em 09/03/2016


Mestre pelo Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH/USP. Graduada em Jornalismo (2001) e Letras (2010) pela Universidade de São Paulo, com Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Helena Carola
Nome em citações bibliográficas
CAROLA, C. H.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Práticas de Intercompreensão entre línguas românicas: desenvolvimento da competência de leitura plurilíngue em estudantes de Ensino Médio de uma Escola Técnica (ETEC) de São Paulo,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Heloísa Albuquerque Costa.
Palavras-chave: Ensino Médio; Intercompreensão; Línguas românicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Jornalismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: No Tempo das Máquinas de Costura.
Orientador: José Luiz Proença.




Atuação Profissional



Centro de Línguas FFLCH USP, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de planos de aula e de material didático próprio adaptado às necessidades das turmas (prova de proficiência, leitura de textos acadêmicos, tradução de artigos acadêmicos) Aulas para o curso de Práticas de Leitura em Francês 1 (abordagem inicial e leitura de textos em geral) ? (3 turmas) Aulas para o curso de Práticas de Leitura em Francês 2 (leitura de textos acadêmicos) ? (2 turmas) Público-alvo do curso de Práticas: graduandos e pós-graduandos Proposição (planejamento dos módulos e do programa, escolha da bibliografia) e execução (aulas) do curso de Formação de professores intitulado ?Plurilinguismo e Intercompreensão: Formação de professores? (3 turmas) Público-alvo do curso de formação de professores: graduandos e pós-graduandos de Letras e professores de línguas estrangeiras



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAROLA, C. H.2014 CAROLA, C. H.; ALBUQUERQUE COSTA, H. . Intercompreensão no ensino de línguas estrangeiras: formação plurilíngue para pré-universitários. Revista Moara, v. 42, p. 99-116, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CAROLA, C. H.. Práticas de leitura e desenvolvimento do repertório plurilíngue em estudantes de uma escola de Ensino Médio de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAROLA, C. H.; PAULO, Lívia . Ambiente virtual de aprendizagem como suporte à formação de professoras de línguas estrangeiras em Intercompreensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAROLA, C. H.. Práticas de leitura e desenvolvimento da competência plurilíngue em adolescentes de uma escola de Ensino Médio de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAROLA, C. H.. Sensibilizar e formar novos professores de línguas estrangeiras em intercompreensão: a experiência na Universidade de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAROLA, C. H.. Viabilidade da abordagem intercompreensiva no Ensino Médio: preparar para a universidade plurilíngue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAROLA, C. H.; PAULO, Lívia . A formação de professores de línguas sob a perspectiva da Intercompreensão. São Paulo: Paulistana, 2015 (Capítulo de livro aceito para publicação).

2.
CAROLA, C. H.; ALBUQUERQUE COSTA, H. . Intercompreensão no ensino de línguas estrangeiras: formação plurilíngue para pré-universitários 2014 (Artigo completo publicado em periódico).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Jornada de Português para Falantes de outras Línguas.Práticas de Intercompreensão: portal de acesso às línguas estrangeiras. 2015. (Outra).

2.
Colloque International de didactique des langues IC 2014. Ambiente virtual de aprendizagem como suporte à formação de professores de línguas estrangeiras em Intercompreensão. 2014. (Congresso).

3.
Programa de Aperfeiçoamente de Ensino Ciclo de Palestras. 2014. (Outra).

4.
VI Encontro de Pesquisas do Francês.Práticas de leitura e desenvolvimento do repertório plurilíngue em estudantes de uma escola de ensino médio de São Paulo. 2014. (Encontro).

5.
1 Colóquio Internacional de Intercompreensão de Natal (RN). Práticas de leitura e desenvolvimento do repertório plurilíngue em estudantes de uma escola de ensino médio de São Paulo. 2013. (Congresso).

6.
V Encontro de Pesquisas do Francê. 2013. (Encontro).

7.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário.Viabilidade da abordagem intercompreensiva no ensino médio: preparar para a universidade plurilíngue. 2012. (Encontro).

8.
I Jornada de Estudos em Línguas Modernas: a intercompreensão em línguas românicas. 2012. (Outra).

9.
IV Encontro de Pesquisas do Francês. 2012. (Encontro).

10.
Semana da Francofonia. 2012. (Encontro).

11.
III Encontro de Pesquisas do Francês. 2011. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:50:56