Francisco Diogo Lopes Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9319870051469631
  • Última atualização do currículo em 03/12/2017


Possui graduação de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com conclusão em 2010, Especialização em Saberes Culturais e Educação Amazônica (UFPA, 2011), Especialização no Ensino da Matemática na EJA (UFPA, 2013) e Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA 2014). Atualmente é professor do PARFOR pela UFPA ministrando as disciplinas: FTM do Ensino de Matemática, Estatística Aplicada à Educação e Metodologia do Trabalho Científico em Matemática nos Curso de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Atua também como professor de Matemática na Educação Básica pela Prefeitura de Castanhal -PA. Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática para o Campo, abordando as Tendências em Educação Matemática, com ênfase na Modelagem Matemática e na Etnomatemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Diogo Lopes Filho
Nome em citações bibliográficas
LOPES FILHO, F. D.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura de Castanhal, SEMED - Secretaria Municipal de Educação.
Avenida Presidente Getúlio Vargas, SN
Centro
68740005 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (091) 37213968


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Os Saberes Matemáticos dos Alunos Agriocultores de Tamatateua e a Relação com o Saber Escolar,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Profa Dra Georgina Negrão Kalife Cordeiro.
2011 - 2013
Especialização em Especialização no Ensino da Matemática para a EJA. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A modelagem matemática com sugestão de atividades para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos no município pesqueiro de São João de Pirabas - PA..
Orientador: MSc Edilene Farias Rozal.
2010 - 2011
Especialização em Saberes Culturais e Educação na Amazônia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Possibilidades Metodológicas para o ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos com o uso de práticas agrícolas.
Orientador: Prof M.Sc. Edilene Farias.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Ciências Naturais.
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2006 - 2010
Graduação em licenciatura plena em matemática.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: PLANIPEIXE: Análise Estatística na Gestão da Tilapicultura.
Orientador: Profº M.Sc. Valcir João da Cunha Farias.




Formação Complementar


2009 - 2009
Libras. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGEP, Brasil.
2009 - 2009
Formção Pedagógica. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGEP, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Informática Básica. (Carga horária: 136h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura de Castanhal, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 35


Prefeitura de São Domingos do Capim, PSDC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 25


Prefeitura Municipal de São João de Pirabas, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 30


secretaria municipal de educação de tracuateua, SEMED-TRACUATEUA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental de 5ª a 8ª, Carga horária: 30


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Disciplina FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FTm do Ensino de Matemática

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estatística Aplicada a Educação, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Estatística Aplicada a Educação, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Metodologia do Trabalho Científico, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75
Outras informações
PARFOR - Faculdade de Educação

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75
Outras informações
PARFOR - Faculdade de Educação

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FTM do Ensino de Matemática, Carga horária: 75

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática do cursinho Popula, Carga horária: 100

Atividades

10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos em Educação Matemática e Cultura Amazônica - GEMAZ, .

Linhas de pesquisa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
04/2014 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade da Região Bragantina, .

Linhas de pesquisa
EDUCAÇÃO
03/2012 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudo e Pesquisa em EJA e Diversidade na Amazônia - GUEAJA, .


Prefeitura de Terra Alta, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS
2.
EDUCAÇÃO
3.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Etnomatemática na Amazônia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática nas Séries inicias do Funadamental.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES FILHO, F. D.2016LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . Saberes Matemáticos de alunos agricultores na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma experiência com conteúdo de Matemática Financeira. Boletim On-line de Educação Matemática, v. 4, p. 40-55, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F ; SIQUEIRA, G. C. . A FÓRMULA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL: Um entendiemnto atraés de atividades de Modalem Matemática. In: XI Encontro Paraense de Educação Matemática - XI EPAEM, 2017, Belém. Perspectivas e Desafios, 2017.

2.
SILVA, E. R. ; LOPES FILHO, F. D. ; OLIVEIRA, K. R. M. ; SILVA, M. L. V. . A REPRESENTAÇÃO DO MITO DO ATAÍDE & O SABER INFORMAL DOS PESCADORES ARTESANAIS DA COMUNIDADE DO PORTINHO, BRAGANÇA, PARÁ, BRASIL. In: Seminário Internacional III Diálogos com Paulo Freire, 2015, Natal. O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI, 2015.

3.
LEITE, M. A. ; RODRIGUES, L. S. ; BRITO, R. P. ; LOPES FILHO, F. D. . ETNOMATEMÁTICA COMO PROPOSTA PARA UM CURRÍCULOS CONTEXTUALIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA. In: Seminário Internacional III Diálogos com Paulo Freire, 2015, Natal. O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI, 2015.

4.
OLIVEIRA, K. R. M. ; LOPES FILHO, F. D. ; SILVA, E. R. . O PAPEL DA MULHER/ESTUDANTE DA EJA NA VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA COMUNIDADE CAMPONESA DO CASTELO, BRAGANÇA, PARÁ, BRASIL.. In: Seminário Internacional III Diálogos com Paulo Freire, 2015, Natal. O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI, 2015.

5.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F ; ANCHIETA, R. J. F. . AS IMPRESSÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO O ENSINO DE FUNÇÕES. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos/ SP. Modelagem Matemática na Educação Matemática: pluralidades e debates, 2015.

6.
LEITE, M. A. ; LOPES FILHO, F. D. ; FERREIRA, R. M. S. . A MATEMÁTICA & LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NA E. M. E. I. F DO PATAUÁ, SÃO JOÃO DE PIRABAS, PARÁ, BRASIL. In: V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2015, Campínas - SP. Os sentidos do ensinaraprender matemática na escola e na formação docente, 2015.

7.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F ; FARIAS, E. M. . OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS CLASSES MULTISSERIADAS:UMA PROPOSTA A PARTIR DA PRODUÇÃO DA FARINHA DE MANDIOCA. In: V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2015, Campínas - SP. Os sentidos do ensinaraprender matemática na escola e na formação docente, 2015.

8.
LOPES FILHO, F. D.; ROCHA, J. W. G. ; BRITO, R. P. . AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: U m estudo de caso na Escola Municipla de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Moraes. In: X EPAEM Encontro PAraense de educação Matemática, 2015, Belém. BELÉM - 400 Anos: História, Educação e Cultura, 2015.

9.
LOPES FILHO, F. D.; MARINHO, A. A. S. ; CORDEIRO, H. C. . O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS CLASSES MULTISSERIADAS: O ábaco como suporte metodológico para o ensino das quatro operações. In: X EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática, 2015, Belém. BELÉM - 400 Anos: História, Educação e Cultura. Belém-PA, 2015.

10.
LOPES FILHO, F. D.; BRITO, R. P. ; LEITE, M. A. . O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS NA VILA DE TAMATATEUA, BRAGANÇA, PARÁ, BRASIL.. In: II SIFEDOC, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo, 2014. v. 2.

11.
BRITO, R. P. ; LOPES FILHO, F. D. ; LEITE, M. A. . O FRACASSO ESCOLAR E A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O ESTUDO DE DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE BRAGANÇA ? PA, BRASIL.. In: II SIFEDOC, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo, 2014. v. 2.

12.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO PESQUEIRO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA. In: VIII Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática - VIII CNMEM, 2013, Santa Maria/ RS. Modelagem Matemática: pesquisas, práticas e implicações para a Educação Matemática, 2013.

13.
LEITE, M. A. ; ROZAL, E. F ; LOPES FILHO, F. D. . Modelagem Matemática e o Crescimento Populacional dos Focos Positivos do Mosquito da Dengue (Aedes Aegypt) em Bragança -PA.. In: IX Encontro Parense de Educação Matemática - IX EPAEM, 2013, Belém/ PA. IX EPAEM - 15 Anos de História, 2013.

14.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA.. In: Congresso Internacional de Educação Matemática, 2013, Canoas/RS. VI CIEM, 2013.

15.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F ; LEITE, M. A. . A Etnomatemática e a Educação de Jovens e Adultos como Proposta Metodológica na Comunidade Agrícola de Tamatateua, Bragança, Pará, Brasil.. In: IX Encontro Parense de Educação Matemática, 2013, Belém. IX EPAEM - 15 Anos de História, 2013.

16.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . MODELAGEM MATEMÁTICA E AGRICULTURA: ESTABELECENDO SENTIDOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: IV Encontro Paraense de Modelagem Matemática, 2012, Castanhal. Formação e Práticas no Contexto Amazônico, 2012.

17.
LOPES FILHO, F. D.; OLIVEIRA, F. P. ; Moraes, E. C. . As Políticas Públicas Ambientais e o Uso e apropriação dos recursos naturais em uma comunidade costeira amazônica, Bragança, Pará, Brasil.. In: V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém/ PA. Questões Agrárias na Panamazônica no Século XXI: Usos e Abusos de Território, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Moraes, E. C. ; SOUSA, H. M. V. ; LOPES FILHO, F. D. ; CABRAL, G. R. ; COUTINHO, T. ; SOUSA, J. M. . SABERES POPULARES DE AGRICULTORES AMAZÔNIDAS: MODO DE INTERPRETAR E FAZER AGRICULTURA NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA-PARÁ. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis/MA. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . A Modelagem Matemática com Sugestão de Atividades para o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no Município Pesqueiro de São João de Pirabas - PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F ; LEITE, M. A. . A Etnomatemática e a Educação de Jovens e Adultos como Proposta Metodológica na Comunidade Agrícola de Tamatateua, Bragança, Pará, Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEITE, M. A. ; ROZAL, E. F ; LOPES FILHO, F. D. . Modelagem Matemática e o Crescimento Populacional dos Focos Positivos do Mosquito da Dengue (Aedes Aegypt) em Bragança -PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . Modelagem Matemática e Agricultura: Estabelecendo Sentindos no Ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Moraes, E. C. ; SOUSA, H. M. V. ; LOPES FILHO, F. D. ; CABRAL, G. R. ; COUTINHO, T. ; SOUSA, J. M. . SABERES POPULARES DE AGRICULTORES AMAZÔNIDAS: MODO DE INTERPRETAR E FAZER AGRICULTURA NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA-PARÁ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LOPES FILHO, F. D.; Moraes, E. C. ; OLIVEIRA, F. P. . As Políticas Públicas Ambientais e o Uso e apropriação dos recursos naturais em uma comunidade costeira amazônica, Bragança, Pará, Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Alburqurque, M. L. S; LOPES FILHO, F. D.; BRITO, R. P.. Participação em banca de ELIZETH GOMES ALVES.A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

2.
ROSENDO, A.; LOPES FILHO, F. D.. Participação em banca de MARIA DE NAZARÉ RIBEIRO LIMA.A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
ROSENDO, A.; LOPES FILHO, F. D.. Participação em banca de Edson Gonçaves da Silva.MATEMÁTICA RECREATIVA NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire. 2015. (Simpósio).

2.
IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015. (Congresso).

3.
V Seminário Nacional de história e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2015. (Seminário).

4.
II SIFEDOC. 2014. (Simpósio).

5.
Congresso Internacional de Educação Matemática (CIEM). A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA.. 2013. (Congresso).

6.
IX Encontro Paraense de Educação Matemática.A Etnomatemática e a Educação de Jovens e Adultos como Proposta Metodológica na Comunidade Agrícola de Tamatateua, Bragança, Pará, Brasil.. 2013. (Encontro).

7.
VIII Coferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática - CNMEMca -.A modelagem matemática com sugestão de atividades para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos no município pesqueiro de São João de Pirabas - PA.. 2013. (Outra).

8.
64ª reunião anual do SBPC.SABERES POPULARES DE AGRICULTORES AMAZÔNIDAS: MODO DE INTERPRETAR E FAZER AGRICULTURA NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA-PARÁ. 2012. (Outra).

9.
IV Encontro Pararense de Modelagem Matemática.Modelagem Matemática e Educação de Joves e Adultos. 2012. (Encontro).

10.
IV EPAMM.CC09 - Modelagem Matemática e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2012. (Encontro).

11.
VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2011. (Simpósio).

12.
V Simpósio Internacional de Geografia Agrária.As políticas públicas ambientais e o uso e apropriação dos recursos naturais numa comunidade costeira amazônica, Bragança, Pará, Brasil. 2011. (Simpósio).

13.
V Simpósio Internacional de Geografia Agrária. 2011. (Simpósio).

14.
II seminário estadual de Juventude do Campo. 2010. (Seminário).

15.
I Seminário de Políticas Públicas em Educação do Campo no Contexto Local. 2010. (Seminário).

16.
IV Seminário Estadual de Educação do Campo. 2010. (Seminário).

17.
Conferencial Regional de Educação. 2009. (Congresso).

18.
Encontro de educação de Jovens e Adultos no Nordeste Paraense. 2009. (Seminário).

19.
XXXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRÉ JONAS SOARES DO NASCIMENTO. Sobre Modelagem Matemática: A agricultura sendo utilizada na construção do saber matemático nas escolas de Santarém Novo-Pa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

2.
MARIA BRITO DA SILVA. OENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS BLOCOS LÓGICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

3.
JOSE WILSON GOMES ROCHA. AS DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um estudo de so na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamtal Francisco Moraes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

4.
ANTONIA ANA DE SOUSA MARINHO. O ENSINO MATEMÁTICA EM UMA CLASSE MULTISSERIADA: O Ábaco como Suporte Metodológico para o Ensino da. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

5.
PATRICIA DA SILVA COELHO. O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LUDICIDADE: Um estudo de caso no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola São Luís, São João de Pirabas - PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

6.
ROSALINA MARIA SILVA FERREIRA. A MATEMÁTICA AUXILIANDO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

7.
ELCIRAN SILVA MARTINS. OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS CLASSES MULTISSERIADAS: Uma Proposta a Partir da Produção da Farinha de Mandioca.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.

8.
LÚCIA HELENA BORGES BRITO. EXEMPLO DE ATIVIDADES PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) EM UMA COMUNIDADE DE AUGUSTO CORRÊA, PARÁ, BRASIL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Diogo Lopes Filho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . Modelagem Matemática e Agricultura: Estabelecendo Sentindos no Ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Moraes, E. C. ; SOUSA, H. M. V. ; LOPES FILHO, F. D. ; CABRAL, G. R. ; COUTINHO, T. ; SOUSA, J. M. . SABERES POPULARES DE AGRICULTORES AMAZÔNIDAS: MODO DE INTERPRETAR E FAZER AGRICULTURA NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA-PARÁ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . A Modelagem Matemática com Sugestão de Atividades para o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no Município Pesqueiro de São João de Pirabas - PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F . A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LOPES FILHO, F. D.; ROZAL, E. F ; LEITE, M. A. . A Etnomatemática e a Educação de Jovens e Adultos como Proposta Metodológica na Comunidade Agrícola de Tamatateua, Bragança, Pará, Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LEITE, M. A. ; ROZAL, E. F ; LOPES FILHO, F. D. . Modelagem Matemática e o Crescimento Populacional dos Focos Positivos do Mosquito da Dengue (Aedes Aegypt) em Bragança -PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:59:08