Guilherme Floriani Saccomori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1929603504619292
  • Última atualização do currículo em 19/09/2014


Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Floriani Saccomori
Nome em citações bibliográficas
SACCOMORI, G. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de História.
Rua General Carneiro 460, 6 andar
Centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605105


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Orientador: Marcella Lopes Guimarães.
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Orientador: Marcella Lopes Guimarães.
Bolsista do(a): Ministério da Educação.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São José.




Formação Complementar


2010
Francês.
Celin.
2012 - 2012
Extensão universitária em Writing in the Sciences.
Stanford University.
2012 - 2012
AT 101, Introdutório à Análise Transacional. (Carga horária: 16h).
ZOEH Desenvolvimento de Pessoas.
1999 - 2004
Inglês.
Fundação Richard Hugh Fisk.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Pesquisa de Mestrado - O Crepúsculo da Cavalaria Medieval? Impressões de Jean Froissart sobre a Transição Militar do Ocidente Europeu no século XIV d.C.
Descrição: O presente trabalho busca compreender de que maneira o exército inglês, distinto pela essencial presença dos arqueiros, contribuiu para a ruptura de uma tradição feudal de guerra, baseado na cavalaria nobre como forma predominante de combate, no contexto da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Para isso, buscamos dentro dos relatos do cronista Jean Froissart (1337-1405) sobre as campanhas inglesas de 1346 e de 1356 na França, e sobre a Batalha de Aljubarrota (1385), aspectos dessa transição focando principalmente no papel que tiveram os arqueiros ingleses, munidos do longbow ou arco-longo inglês. Com isso objetivamos compreender as transformações dentro da cultura cavalheiresca medieval, e como se deu essa transição tanto no âmbito militar como no âmbito social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Pesquisa Coletiva PET-História: Literatura Beat: expressão marginal no século XX
Descrição: Durante o ano de 2010 o grupo desenvolveu leituras a respeito das duas grandes narrativas oitocentistas, a História e a Literatura, enfocando a produção sobre ficção científica e problematizando questões sobre progresso e ciência. Em 2011, o grupo pretende dar continuidade ao estudo sobre a relação entre Literatura e História, agora discutindo o tema da marginalidade no século XX. Desta forma, o objeto de pesquisa para o ano de 2011 será a Geração Beat norte-americana, enfocando a crítica ao progresso e a produção das desigualdades a partir da marginalidade e da crise econômica do entre guerras. No primeiro momento o objetivo da pesquisa coletiva será analisar obras de caráter teórico sobre as intertextualidades das narrativas históricas e literárias, destacando que a idéia é não se restringir aos romances, mas também incluir as poesias. No segundo momento leremos obras literárias que serão tratadas como fontes a partir da problematização da marginalidade na cultura do século XX, que ficou conhecido como Geração Beat. Nossa intenção é investigar as relações intertextuais entre as experiências histórico-culturais associadas a este período, percebendo de que forma este contexto de crise econômica e política acaba gerando uma produção literária crítica ao status quo estabelecido. Esta escolha se justifica, pois esta produção interfere no comportamento jovem das décadas seguintes, produzindo novas experiências de vida e gerando o que, posteriormente, ficou conhecido como contracultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Pesquisa Individual PET - Arqueiros na Guerra dos Cem Anos: A Transição Militar da Baixa Idade Média
Descrição: Durante o século XIV, a Europa foi o palco de um conflito que marcaria profundamente os países do ocidente europeu A Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Além de um conflito político, esta representou uma transformação importante no âmbito militar, principalmente assinalando a crise do modo de batalha feudal, baseado na cavalaria nobre como forma predominante de combate. O objetivo da pesquisa foi analisar de que maneira o exército inglês, distinto pela essencial presença dos arqueiros, contribuiu para a ruptura dessa tradição feudal de guerra. Para isso, foi utilizada uma bibliografia que contemplasse a trajetória do arco-longo inglês e sua incorporação pelos ingleses, desde os primeiros usos dessa estratégia contra os escoceses, na virada do século XIII para o XIV, bem como nas principais batalhas da Guerra dos Cem Anos: Crécy(1346), Poitiers(1356), Nájera(1367), Aljubarrota(1385) e Agincourt(1415); verificando inclusive o estranhamento nos modos de combate durante essa época de transição medidas e contra-medidas durante as mudanças das táticas militares. As fontes foram analisadas a partir da própria bibliografia e entre elas destacaram-se as crônicas do português Fernão Lopes (1385-1459) e do castelhano Pero Lopez Ayala (1332-1407). No caso das crônicas do francês Jean Froissart (1337-1405), essas foram lidas individualmente durante pesquisa. Como resultado, verificou-se de que maneira se mudou o estilo de batalha, da guerre guerreable para a guerre mortelle, onde o resultado da batalha interessava mais que os meios honrosos de se atingi-lo. Por fim, foi notada a grande importância que o arco-longo inglês teve durante o período, e que, devido a um novo estilo de batalha de combate à distância, proporcionou a introdução de armas de fogo nas guerras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Pesquisa Coletiva PET-História: História e Literatura: narrativas da ciência, da sociedade e da cultura oitocentista.
Descrição: Num primeiro momento o objetivo da pesquisa coletiva será analisar obras de caráter teórico sobre as intertextualidades das narrativas histórica e literária. No segundo momento vamos ler obras literárias que serão tratadas como fontes a partir da problematização da ciência na cultura do século XIX, através do que convencionalmente foi denominado ficção científica. Nossa intenção é investigar as relações intertextuais entre as experiências histórico-culturais associadas ao conhecimento científico e à sua aplicabilidade e as narrativas literárias que trataram deste processo, marcado pelo ideal de uma nova sociedade baseada na razão, na tecnologia, na normatização, no progresso e no que poderíamos chamar de uma nova humanidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Pesquisa Coletiva PET-História: Pós-Modernidade: debates e questionamentos
Descrição: A Pesquisa coletiva do PET para 2009 busca estudar a Pós-Modernidade a partir de seus críticos e defensores buscando tentar compreender a dimensão e as atribuições da discussão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Guilherme Floriani Saccomori - Integrante / Naiara Batista Krachenski - Integrante / BOTTON, F. B. - Integrante / RABELO, S. L. - Integrante / Ana Paula Vosne Martins - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Cadernos de Clio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
1º Lugar no 19º Evento de Iniciação Científica (19º EVINCI), UFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SACCOMORI, G. F.. Perseguição Pelo Tempo. In: Dennison de Oliveira. (Org.). Túnel do Tempo - Um Estudo de História e Audiovisual. 1ed.Curitiba: Juruá, 2010, v. 1, p. 221-226.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SACCOMORI, G. F.. Arqueiros na Guerra dos Cem Anos: A Transição Militar da Baixa Idade Média. In: 19 EVINCI - Evento de Iniciação Científica, 2011, Curitiba. Cadernos de Resumos 19 EVINCI, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SACCOMORI, G. F.. A chevauchée inglesa de 1346: o olhar de Jean Froissart sobre a campanha de Eduardo III no norte da França. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SACCOMORI, G. F.. A Culpa é do Fidel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SACCOMORI, G. F.. Arqueiros na Guerra dos Cem Anos: A Transição Militar da Baixa Idade Média. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SACCOMORI, G. F.; KRACHENSKI, N. B. ; CASTANHARO, S. ; RABELO, S. L. ; BOTTON, F. B. ; ZATTERA, A. ; COZER, A. ; ZANIRATO, B. ; PLESZCZAK, C. ; PRADI, D. ; NOGUEIRA, E. ; LAROCCA, G. ; BARONI, L. ; CAVALHEIRO, L. F. ; EGGERS, N. ; LIMA, N. ; PALUDO, V. ; GARRAFFONI, R. S. . Literatura Beat: expressão marginal no século XX. Curitiba: Artes & Textos, 2012 (Nota de Pesquisa - Cadernos de Clio).

2.
SACCOMORI, G. F.; KRACHENSKI, N. B. . Editorial Cadernos de Clio 2011 (Editorial Cadernos de Clio).

3.
SACCOMORI, G. F.; KRACHENSKI, N. B. ; GARRAFFONI, R. S. ; MARTINS, A. P. ; RABELO, S. L. ; BOTTON, F. B. ; ZANIRATO, B. ; PRADI, D. ; NOGUEIRA, E. ; LAROCCA, G. ; AMORIN, J. ; BARONI, L. ; CAVALHEIRO, L. F. ; LIMA, N. ; CASTANHARO, S. ; PALUDO, V. . Romance e ciência: a relação entre História e Literatura na sociedade oitocentista.. Curitiba: Artes & Textos, 2011 (Nota de Pesquisa - Cadernos de Clio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SACCOMORI, G. F.; RABELO, S. L. . Os Annales - Oficina de Teoria da História. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dialogos Mediterrânicos 2013. 2013. (Seminário).

2.
IV Fórum de Produção Discente. 2013. (Outra).

3.
Religião, Política e Primavera Árabe. 2012. (Seminário).

4.
Diálogos do PET. A Produção Científica dos PETs História, Filosofia, Direito,Economia, Psicologia e Ciências Sociais. 2011. (Outra).

5.
III Curso de Cinema na APP Sindicato.A Culpa é do Fidel. 2011. (Simpósio).

6.
O Ofício do Historiador. 2011. (Encontro).

7.
A História na Tela do Cinema: Considerações Metodológicas para a Prática Pedagógica. 2010. (Outra).

8.
Café com História. 2010. (Encontro).

9.
Cinema, História e Literatura no contexto escolar. 2010. (Seminário).

10.
Colóquio Internacional Sentimentos na História. 2010. (Outra).

11.
Diálogos do PET. A Produção Científica dos PETs História, Filosofia, Direito e Ciências Sociais.. 2010. (Outra).

12.
Literatura e História na tela do cinema. 2010. (Seminário).

13.
O Ofício do Historiador. 2010. (Encontro).

14.
Textos apocalípticos na Antiguidade Tardia - Bizâncio e Islã. 2010. (Outra).

15.
UFPR: Cursos e Profissões Uma Feira de Ideias para o seu Futuro. Curso de História. 2010. (Feira).

16.
UFPR: Cursos e Profissões - Uma Feira de Ideias para o seu Futuro.-. 2010. (Outra).

17.
A História na Tela do Cinema: Considerações Metodológicas para a Prática Pedagógica. 2009. (Outra).

18.
Diálogos do PET. A Produção Científica dos PETs História, Filosofia, Direito e Ciências Sociais.. 2009. (Outra).

19.
População, Espaços e Sociabilidades.. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SACCOMORI, G. F.; RABELO, S. L. ; KRACHENSKI, N. B. . Oficina de Teoria da História. 2011. (Outro).

2.
SACCOMORI, G. F.; CASTANHARO, S. . Diálogos do PET. A Produção Científica dos PETs História, Filosofia, Direito,Economia, Psicologia e Ciências Sociais. 2011. (Outro).

3.
SACCOMORI, G. F.; KRACHENSKI, N. B. . Diálogos do PET. A Produção Científica dos PETs História, Filosofia, DIreito e Ciências Sociais.. 2010. (Outro).

4.
SACCOMORI, G. F.; KRACHENSKI, N. B. ; BOTTON, F. B. ; RABELO, S. L. . Oficina de Teoria da História. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 6:25:22