Raydel Lorenzo Reinaldo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6340771658998847
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Possui Doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília, mestrado em Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica pela Universidade Politécnica de Madri (2010) (Espanha) recebendo o prêmio CEDEX (Centro de Desarrollo e Experimentación do Ministério de Fomento de Espanha) à melhor dissertação apresentada, graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Politecnico Jose Antonio Echeverria (2006) (Cuba). Tem experiência na área Geotécnica com ênfase em Fundações, Estruturas de Contenção e na área de Diagnóstico e Avaliação de Estruturas, atuando como especialista de projetos em varias obras. Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins e coordenador do grupo de pesquisa de CNPq ModelE (Modelagem Física e Computacional em Engenharia Civil), é pesquisador na área de métodos numéricos com ênfase no Método do Ponto Material e a implementação de modelos constitutivos. Além disso tem as seguintes linhas de pesquisa:- Modelos de Instalação de estacas -Durabilidade e vida útil de estruturas de concreto armado submetidas ao ataque de cloretos utilizando modelos de difusão - Fundações para painéis fotovoltaicos - Desempenho térmico de edificações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raydel Lorenzo Reinaldo
Nome em citações bibliográficas
LORENZO, R.;REINALDO, RAYDEL LORENZO;LORENZO, RAYDEL;LORENZO REINALDO, RAYDEL


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Geotecnia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Politècnica de Catalunya (Orientador: Eduardo Alonso).
Título: Análise Numérica da Instalação de Estacas de Deslocamento Utilizando o Método do Ponto Material, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Renato Pinto da Cunha.
Coorientador: Manoel Porfirio Cordão Neto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Foundation; Numerical Modeling; Piled Raft; MPM.
Grande área: Engenharias
2009 - 2010
Mestrado em Mecánica de Suelos e Ingeniería Geotecnica.
Universidade Politecnica de Madrid, UPM, Espanha.
Título: Diseño de Losas Pilotadas Sometidas a Cargas Verticales. Aplicación de la Teoría de Seguridad,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Willian Cobelo Cristiá.
Bolsista do(a): Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, AECID, Espanha.
Grande área: Engenharias
2001 - 2006
Graduação em Engenharia Civil.
Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, CUJAE, Cuba.
Título: Evaluación a Nivel de Estructuras del Ajuste de Rigidez Seccional de Vigas Continuas.
Orientador: Alexander Reig Agraz.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Calculation of structures by finite element method. (Carga horária: 100h).
Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, CUJAE, Cuba.
2007 - 2007
Short Course of Non-saturated Soil Mechanics. (Carga horária: 16h).
Universidad Autonoma de Queretaro, U.A.QUERETARO, México.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando


Empresa Nacional de Investigaciones Aplicadas, INVESCONS, Cuba.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista de Protejo de Engenharia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Empresa de Proyectos para la Industria Básica, EPROB, Cuba.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista de Projeto de Engenharia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MODELAGEM NUMÉRICA ATRAVÉS DE ELEMENTOS FINITOS DO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE ESTACAS DE DESLOCAMENTO E SEUS EFEITOS NA RESISTÊNCIA DAS FUNDAÇÕES
Descrição: É fato que a segurança e estabilidade de uma edificação depende primeiramente da escolha e execução correta de uma fundação. Quando a estrutura demanda uma alta capacidade de carga e o solo em questão possui uma baixa resistência superficial, não é possível a utilização de fundações do tipo rasas, pois estas irão causar recalques além do permitido e por consequência danos à estrutura. Para estes casos é necessário a utilização de fundações profundas pois estas podem alcançar camadas resistentes do solo e assim proporcionam estabilidade à estrutura, mesmo sendo mais caras (JANDA et al. 2008). Nesse contexto investigar e investir em otimização nos processos de execução de fundações profundas é imprescindível para a engenharia civil. Para esta pesquisa, dentro das fundações profundas, o foco será na instalação de estacas de deslocamento. Esse tipo de estaca se caracteriza por empurrar radialmente o solo durante a penetração, tal fato pode aumentar ou diminuir as tensões no fuste, modificar a densidade e a resistência do solo, elevar esse solo na superfície, afetar a resistência de fundações próximas à instalação da estaca pois altera a capacidade de carga e a rigidez da estaca instalada e as da vizinhança (LORENZO, 2015). Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é simular utilizando o método numérico ALE o efeito final de cravação das estacas de deslocamento e entender as mudanças que ocorrem no solo, na rigidez e na capacidade de carga..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador / PENIEL LEITE ROCHA. - Integrante.
2017 - Atual
Análise de escorregamento de encostas e seus impactos em barreiras de proteção utilizando modelagem numérica
Descrição: A cada ano que se passa mais pessoas são vítimas de desastres que ocorrem devido à instabilidade de encostas. Estas instabilidades surgem devido a ações humanas que mudam a estrutura natural das encostas, sobrecarregam as cristas e desmatam a vegetação nativa. Com isso, vê-se que os escorregamentos de terra provocam muitas mortes e perdas materiais. Nesta pesquisa, o Método do Ponto Material (MPM) é utilizado para realizar análises de escorregamentos e conseguir entender melhor este fenômeno. O objetivo principal do projeto de pesquisa é o aprimoramento dos métodos de dimensionamento de barreiras contra escorregamentos utilizando para isto análises paramétricas que permitam definir as variáveis que influencima no problema e qual a correlação destas com os impactos dos escorregamento em barreiras de proteção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador / CORDAO-NETO, MANOEL PORFIRIO - Integrante / Amanda Cristina Pedron Rossato - Integrante / Jatniel Jales Cardos - Integrante / Daniela Toro - Integrante.
2015 - Atual
Estudo da vida útil de estruturas de concreto armado utilizando modelos de difusão diante a ação do íon cloreto
Descrição: A maior parte dos deterioros nas estruturas de concreto armado tem como causa a corrosión. Com este projeto se pretende criar una metodologia clara, que permita estimar quantitativamente a vida útil das estruturas de concreto armado sob a ação de iones cloretos através da utilização de modelos de difusão de cloruros. Durante o processo de predição da vida útil se considera a variação do coeficiente de difusão de cloretos no tempo, efeito que segundo a literatura é um fator muito importante para uma correta avaliação. Estudos experimentais também são realizados em corpos de prova submetidos a um ambiente de alta concentração de cloretos para medir o perfil de cloretos em diferentes traços de concreto e com isto elaborar conclusões sobre as principais variáveis dos materiais afetando o processo de penetração dos cloretos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador / Paulo Victor Silva Avelino de Castro - Integrante / Felype Rayan Da Silva Sousa - Integrante / Adão Lincon Bezerra Montel - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Tocantins - Bolsa.
2015 - Atual
Análise de desempenho térmico de edificações com diferentes tipologias construtivas
Descrição: Diante da necessidade de assegurar ambientes que estejam alinhados aos requisitos dos usuários, interpretados a partir das exigências de segurança e conforto, a Norma ABNT NBR 15575/2013 surge com o objetivo de suprir e materializar tais necessidades através de requisitos mínimos a serem atendidos na execução de empreendimentos da construção civil. Nesta ótica, alinhado à realidade da cidade de Palmas ? TO e o registro de altas temperaturas durante todo ano, este trabalho tem o objetivo de estudar e analisar o desempenho térmico à luz da norma de desempenho através de casos de estudo. Além disso o projeto pretende realizar a simulação computacional do desempenho térmico das edificações estudadas para sobre um modelo validado realizar modificações na estrutura estudada e conseguir fazer recomendações de projeto para edificações com um melhor conforto térmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador / Lidiane Maria Mendonça Braga - Integrante / Ygor Freitas - Integrante.
2015 - Atual
Análise e estudo de fundações para diferentes tipologias de painéis fotovoltaicos.
Descrição: Entre as fontes de energia renováveis, a energia solar fotovoltaica é a que mais cresce no cenário mundial atual. O Brasil possui um alto potencial para aproveitamento desta fonte de energia, já que possui índices de radiação solar superiores aos encontrados na maioria dos países europeus ? variam de 1500kWh/m2/ano a 2200kWh/m2/ano. No entanto, a realidade atual do país ainda está distante de seu potencial. A potência instalada não supera os 35MWp. Estima-se que exista em operação entre 20MWp e 30MWp de sistemas fotovoltaicos autônomos (em locais sem acesso à rede elétrica) e pouco mais de 3MWp em sistemas conectados à rede. (ENERGIA, 2015) Nesse cenário, de crescente utilização da energia fotovoltaica, faz-se necessária adoção de medidas que aperfeiçoem toda cadeia produtiva, principalmente na implantação dos painéis. Nos estudos estruturais do painel, por exemplo, erros no dimensionamento das fundações podem acarretar em problemas futuros de arranque da estrutura ou a pequenas distorções que provoquem a ruptura do frágil painel. Os fortes ventos que surgem nas áreas dos painéis podem contribuir ao surgimento destas distorções na estrutura. Se um painel é arrancado ele pode cair sobre outros que estão ao redor ou em construções vizinhas, provocando perdas ainda maiores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador / Pedro Henrique M. Ramalho - Integrante.
2013 - Atual
Comportamento resistente e deformacional de radier estaqueado sob o efetio de carregamento horizontal

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Renato Pinto da Cunha em 03/11/2014.
Descrição: Projeto de Cooperação interinstitucional CAPES/MES-CUBA no. 174/12 intitulado "Comportamento resistente e deformacional de radier estaqueado sob o efetio de carregamento horizontal". Submetido a CAPES em 8/2012 via Edital 037/2012, e aprovado em 21/3/2013 via Of. SPArq 022380/2013 (CSS/CGCI/DRI/CAPES) válido de Abril de 2013 a Março de 2015..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Integrante / Renato Pinto da Cunha - Coordenador / Wilian Cobelo Cristiá - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2015 - 2015
Curso sobre Comportamento e Dimensionamento de Fundações em Radier Estaqueado
Descrição: Curso sobre um novo tipo de fundação profunda que est´s sendo utilizada no mundo como uma opção mais eficiente e econômica que a fundações clássicas sobre estacas. O curso considerou aspectos práticos de dimensionamento e conceitos de análise de este tipo de fundação. Inscrito como Projeto de Extensão no Edital de Registro de Ações de Extensão - Fluxo Contínuo No. SIGPROJ 188024.814.217808.29092014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Especialização: (20) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador / Renato Pinto da Cunha - Integrante.
2015 - 2015
Dimensionamento e Detalhes Construtivos de Cortinas Atirantadas
Descrição: Curso sobre Dimensionamento e Execução de Cortinas Atirantadas. O curso além de apresentar os métodos clássicos de dimensionamento de este tipo de estrutura de contenção, trenou os participantes no uso de uma ferramenta numérica que permite a análise e a avaliação da segurança de este tipo de obra geotecnica. Curso cadastrado no Edital de Registro de Ações de Extensão de Fluxo Contínuo com No.SIGPROJ 197805.814.217808.18032015.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (33) .
Integrantes: Raydel Lorenzo Reinaldo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Premio Cedex Mejor Tesis, Centro de Desarrollo y Experimentación de España (CEDEX).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:2
Total de citações:0
Fator H:0
Lorenzo, Raydel  Data: 23/05/2014

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:0
R. Lorenzo  Data: 30/12/2013

SCOPUS
Total de trabalhos:2
Total de citações:0
Lorenzo, Raydel  Data: 22/05/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDÃO NETO, MANOEL PORFIRIO2018CORDÃO NETO, MANOEL PORFIRIO ; HERNÁNDEZ, OISY ; LORENZO REINALDO, RAYDEL ; BORGES, CAMILA ; CAICEDO, BERNARDO . Study of the relationship between hydro-mechanical soil behavior and microstructure of a structured soil. Earth Sciences Research Journal, v. 22, p. 91-101, 2018.

2.
LORENZO, RAYDEL2017 LORENZO, RAYDEL; CUNHA, RENATO PINTO DA ; CORDAO-NETO, MANOEL PORFIRIO ; NAIRN, JOHN . Numerical Simulation of the Installation of Jacked Piles in Sand with the Material Point Method. CANADIAN GEOTECHNICAL JOURNAL, v. 04, p. 55-65, 2017.

3.
LORENZO, R.;REINALDO, RAYDEL LORENZO;LORENZO, RAYDEL;LORENZO REINALDO, RAYDEL2016 LORENZO, R.; CUNHA, R. P. ; CORDAO NETO, M. P. ; NAIRN, J. A. . Numerical simulations of deep penetration problems using the material point method. GEOMECH ENG, v. 11, p. 59-76, 2016.

4.
ALMEIDA, YGOR FREITAS DE2016ALMEIDA, YGOR FREITAS DE ; REINALDO, RAYDEL LORENZO . Análise de desempenho térmico de edificações: Um estudo de caso na Cidade de Palmas - TO. Desafios - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 3, p. 14-25, 2016.

5.
Ossorio A.2014Ossorio A. ; LORENZO, R. . Predicción de la vida útil de estructuras de hormigón armado mediante la utilización de modelos de difusión de cloruro basados en la segunda Ley de Fick. Revista Facultad de Ingeniería Universidad de Antioquia, v. 72, p. 161-172, 2014.

6.
LORENZO, R.;REINALDO, RAYDEL LORENZO;LORENZO, RAYDEL;LORENZO REINALDO, RAYDEL2013LORENZO, R.; CUNHA, R. P. ; ZUBELDIA, E. H. ; Cobelo, W. . Application of the safety theory to the geotechnical design of piled raft foundations. REVISTA DE INGENIERÍA DE CONSTRUCCIÓN (EN LÍNEA), v. 28, p. 143-157, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Figueredo S. ; LORENZO, R. ; GAMEZ, Y. . Bacunayagua apunte desde las alturas. OBRAS, p. 62 - 64, 01 out. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LORENZO, R.; CUNHA, R. P. ; CORDAO NETO, M. P. ; MENDENDEZ, O. . Experimental and Numerical Simulations of Cyclic Oedometric Compression Test with the Material Point Method and the Subloading Cam Clay Model. In: 15th Pan-American Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, 2015, Buenos Aires. From Fundamentals to Applications in Geotechnics, 2015. p. 961-968.

2.
LORENZO, R.; CORDAO NETO, M. P. ; CUNHA, R. P. . Simulation of Cyclic Oedometric Compression Test With The Material Point Method And The Subloading Cam Clay Model. In: 11th. World Congress on Computational Mechanics (WCCM XI), 2014, Barcelona. Proceedings of the 11th. Congress on Computational Mechanics. Barcelona: International Center for Numercial Methods in Engineering, 2014. v. II. p. 245-255.

3.
Figueredo S. ; GAMEZ, Y. ; LORENZO, R. ; de la ROSA, J. ; CUNHA, R. P. . Diagnostic of the colonial structure ?Palacio del Segundo Cabo? in Havana, Cuba. In: Geotechnical Engineering for the Preservation of Monuments and Historic Sites, 2013, Napole. Geotechnical Engineering for the Preservation of Monuments and Historic Sites. London: CRC Press, 2013. p. 385-393.

4.
LORENZO, R.; ZUBELDIA, E. H. ; CUNHA, R. P. . Safety theory in geotechnical design of piled raft foundations. In: 18th International Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, 2013, Paris. Proceedings of the 18th International Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, 2013. v. 1. p. 2799-2802.

5.
LORENZO, R.; CUNHA, R. P. ; CORDAO NETO, M. P. . Material point method for geotechnical problems involving large deformations. In: III International Conference on Particle- Based Method. Fundamentals and Applications, 2013, Stuttgart. Particle-Based Methods III. Fundamentals and Applications. Barcelona: International Center for Numerical Methods in Engineering, 2013. v. 1. p. 510-521.

6.
LORENZO, R.; CORDAO NETO, M. P. ; CUNHA, R. P. . Validación de un Código Numérico Basado en el Método del Punto Material Usando Problemas Geotécnicos. In: 16 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura, 2012, La Habana. Memorias 16 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura. La Habana, 2012.

7.
Figueredo S. ; LORENZO, R. ; GAMEZ, Y. ; Cobelo, W. . Evaluación Numérica de la Interacción Suelo-Cimiento en Tanques de Gas Natural Licuado por el Método de Elementos Finitos. In: 16 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura, 2012, La Habana. Memorias 16 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura, 2012.

8.
GAMEZ, Y. ; Figueredo S. ; LORENZO, R. ; de la ROSA, J. . Diagnóstico y Evaluación del Comportamiento Estructural del Palacio del Segundo Cabo. In: 16 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura, 2012, La Habana. Memorias 16 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura. La Habana: Ministerio de Educación Superior, 2012.

9.
LORENZO, R.; ZUBELDIA, E. H. ; CUNHA, R. P. . Aplicación de la Teoría de Seguridad al Diseño Geotecnico de Losas sobre Pilotes. In: XXI Congreso Argentina de Mecánica de Suelos e Ingeniería Geotecnica, 2012, Rosario. Actas del XXI Congreso Argentina de Mecánica de Suelos e Ingeniería Geotecnica, 2012. p. 1-10.

10.
Ossorio A. ; LORENZO, R. . Predicción de la Vida Útil de Estructuras de Concreto Utilizando Modelos de Difusión de Cloruros Basados en la 2da. Ley de Fick. In: II Convención Internacional de Ingeniería CIvil en Cuba, 2010, Matanzas. II Convención Internacional de Ingeniería CIvil en Cuba. Matanzas: Editorial Obras, 2010.

11.
LORENZO, R.; Figueredo S. . Aplicación de Herramientas de Simulación Matermática en el Diagnóstico y Evaluación del Puente ?General Sánchez Figueras. In: International Convention of Engineering in Cuba, 2008, Matanzas. Convención Internacional de la Ingeniería en Cuba. Matanzas: Obras del Evento ?Convención Internacional de la Ingeniería en Cuba 2008, 2008.

12.
Figueredo S. ; LORENZO, R. . Modelación de la Interacción Suelo-Estructura de Losas Combinadas con Pilotes en Condiciones Difíciles. In: 8vo International Symposium of Structures, Geotechnics and Buildings Materials, 2008, Villa Clara. 8vo International Symposium of Structures, Geotechnics and Buildings Material. Villa Clara: Feijóo, 2008.

13.
Figueredo S. ; LORENZO, R. . Análisis de la Estabilidad del Talud Sur del Huevo de Aguadores en el Aeropuerto Internacional Airport ? Antonio Maceo. In: IV Congreso Panamericano de Enseñanza-Aprendizaje de la Ingenieria Geotecnica, 2007, La Habana. Memorias del IV Congreso Panamericano de Enseñanza-Aprendizaje de la Ingenieria Geotecnica. La Habana: Memorias del IV Congreso Panamericano de Enseñanza-Aprendizaje de la Ingenieria Geotecnica, 2007.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Figueredo S. ; LORENZO, R. . Evaluation of the security and Engineering Solutions of the Loma Guerrita Slope. 2009.

2.
LORENZO, R.; Figueredo S. . Analysis and evaluation of the solution of foundations of Cienfuegos Cereal´s Factory. 2008.

3.
LORENZO, R.; Figueredo S. . Diagnostic and Structural Evaluation of Ballet´s School of Institute of Superior Arts. 2008.

4.
Figueredo S. ; LORENZO, R. . Diagnostic and Structural Evaluation of Music´s School of Institute of Superior Arts. 2008.

5.
Figueredo S. ; LORENZO, R. ; GAMEZ, Y. . Evaluation of the security of the south slope in Aguadores?s Hole in the International Airport ?Antonio Maceo?. 2007.

Programas de computador sem registro
1.
NAIRN, J. A. ; LORENZO, R. ; CORDAO NETO, M. P. . NairnMPM. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
LORENZO, R.; Figueredo S. ; GAMEZ, Y. . Avaliação estrutural e Projeto de Reparação da Ponta Bacunayagua. 2009.

2.
LORENZO, R.; Figueredo S. . Avaliação estrutural da Ponte Sanchez Fegueras. 2008.

3.
LORENZO, R.; Figueredo S. . Projeto de Reparação do Instituto Superior de Artes (ISA). 2008.

4.
LORENZO, R.; Figueredo S. . Projeto Executivo da Fundação dos Silos de Cerais de Cienfuegos. 2007.

5.
LORENZO, R.. Projeto Executivo e Assistencia Técnica da Fabrica de Rum Havana Club Bacchus.. 2006.

6.
LORENZO, R.. Projeto Executivo da Clínica Odontologia e Faculdade de Estomatologia de San Antonio. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
LORENZO, R.. Aplicações do programa Plaxis 2D a um problema de fundação rasa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORDAO NETO, M. P.; FARIAS, M. M.; LORENZO, R.. Participação em banca de Jordana Garrido Silva Saba. Análise do problema de fraturamento hidráulico utilizando o método dos elementos finitos estendido. 2017. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de Brasília.

2.
LORENZO, R.. Participação em banca de Frederico Borges de Almeida. Comportamento das Fibras Agroenergéticas de Coco Babaçu em Matrizes Poliméricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CORDAO NETO, M. P.; LORENZO, R.. Participação em banca de GIOVANNA MONIQUE ALELVAN. APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE DESLIZAMENTOS DE ENCOSTAS E IMPACTO EM BARREIRAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARRILHO, B.; MARA, R.; LORENZO, R.. Participação em banca de Marcelo Fernandez.Cartografía Geotécnica para Cidade de Palmas: Descrição Tatil-Visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
LORENZO, R.. Participação em banca de Alan Bourscheidt Seitenfuss.Análise Numérica e Experimental de Ligações Parafusadas em Chapas Finas e Perfis de Aço Formados a Frio Submetidos a Tração. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
LORENZO, R.. Participação em banca de Vanessa Pereira e Silva.Avaliação de Blocos Intertravados Produzidos com Resíduos Gerados na Fabricação de Peças Pre-Moldadas (RCD-Classe A). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
LORENZO, R.. Participação em banca de Jhonnath de Souza Branquinho.Proposta de aproveitamento de águas pluviais na Universidade Federal do Tocantins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins.

5.
LORENZO, R.. Participação em banca de Eduardo de Castro Bittencourt.Fundação em Radier Estaqueado: Metodologias Construtivas e Comportamento Estrutural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

6.
CORDAO NETO, M. P.; ASSIS, A. P.; LORENZO, R.. Participação em banca de Letícia Pereira de Morais.Estudo sobre fraturamento hidráulico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília.

7.
CORDAO NETO, M. P.; ASSIS, A. P.; LORENZO, R.. Participação em banca de Barbará Avena Rocha.Simulação Numérica da Injeção de Gás Carbônico na Recuperação Avançada de Poços de Óleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16 Convención Científica Internacional de Ingeniería y Arquitectura. Validación de un Código Numérico Basado en el Método del Punto Material. 2012. (Congresso).

2.
XXI Congreso Argentina de Mecánica de Suelos e Ingeniería Geotecnica. Aplicación de la Teoría de Seguridad al Diseño Geotecnico de Losas sobre Pilotes. 2012. (Congresso).

3.
Deep Disposal of CO2. 2010. (Encontro).

4.
Geological and Geotechnical Tunnels Workshop. 2010. (Seminário).

5.
INTERNATIONAL CONFERENCE ?CITIES ON VOLCANOES". 2010. (Congresso).

6.
2nd Forum of science and technique of Business Group Design and Construction Engineering.Application of Mathematical Simulations Tools in the Diagnostic and Evaluation of the bridge ?General Sánchez Figueras. 2008. (Outra).

7.
8th International Symposium of Structures, Geotechnics and Buildings Materials.Modeling of Soil-Structure Interaction of pile-raft foundation under complex conditions. 2008. (Simpósio).

8.
International Convention of Engineering in Cuba. Application of Mathematical Simulations Tools in the Diagnostic and Evaluation of the bridge ?General Sánchez Figueras. 2008. (Congresso).

9.
XVII Provincial Forum of Science and Technology.Modeling of Soil-Structure Interaction for analysis of the solutions of foundations in Cienfuegos?s Grain Factory. 2008. (Outra).

10.
1st Forum of science and technique of Business Group Design and Construction Engineering.Modeling of Soil-Structure Interaction for analysis of the solutions of foundations in Cienfuegos?s Grain Factory. 2007. (Outra).

11.
IV Pan American Congress of Teaching and Learning of Geotechnical Engineering. Modeling and Analysis of the security of the south slope in Aguadores?s Hole in the International Airport ?Antonio Maceo?.. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LORENZO, R.. XVI Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Lidiane Maria Mendonça Braga. ANÁLISE DE DESEMPENHO TÉRMICO DE EDIFICAÇÕES COM DIFERENTES TIPOLOGIAS CONSTRUTIVAS. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

2.
Paulo Victor Silva Avelino de Castro. ESTUDO DA VIDA ÚTIL DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO MODELOS DE DIFUSÃO DIANTE A AÇÃO DO ÍON CLORETO. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Pedro Henrique da Mata Ramalho. ANÁLISES E ESTUDO DE FUNDAÇÕES PARA DIFERENTES TIPOLOGIAS DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

4.
Felype Rayan Da Silva Sousa. ESTUDO DA VIDA ÚTIL DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO MODELOS DE DIFUSÃO DIANTE A AÇÃO DO ÍON CLORETO. Início: 2015 - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Cristina Pedron Rossato. APLICAÇÃO DO MÉTODO DO PONTO MATERIAL PARA ANÁLISE DE DESLIZAMENTOS DE ENCOSTAS E IMPACTOS EM BARREIRAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

2.
André Aparecido Lisboa. AVALIAÇÃO da INFLUÊNCIA DE um ADITIVO ACELERADOR ALTERNATIVO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA E NA TRABALHABILIDADE DO CONCRETO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

3.
Raylma Maciel da Silva. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE POLIPROPILENO PROVENIENTES DE COPOS DESCARTÁVEIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

4.
Flávio Lima de Oliveira. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DO CONCRETO CELULAR ESPUMOSO COM ADIÇÃO DE FIBRAS ARTESANAIS DE POLIPROPILENO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

5.
Felype Rayan da Silva Sousa. ANÁLISE PROBABILÍSTICA DA VIDA ÚTIL DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO, QUANTO A CORROSÃO INICIANDA PELA DIFUSÃO DE ÍONS CLORETO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

6.
Paulo Victor Silva Avelino de Castro. ANÁLISE PROBABILÍSTICA DA ESTABILIDADE DE TALUDES EM BARRAGENS DE CONTENÇÃO DE REJEITO: Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

7.
Raydel Lorenzo Reinaldo. PROBABILIDADE DE RUÍNA DE FUNDAÇÕES DO TIPO RADIER ESTAQUEADO SUBMETIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

8.
Taynara Ester Lopes. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS PARA FINS ESTRUTURAIS DO CONCRETO CELULAR ESPUMOSO COM ADIÇÃO DE FIBRAS ARTESANAIS DE POLIPROPILENO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

9.
Augusto Chagas Mitt. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE POLIPROPILENO ARTESANAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

10.
VICTOR DE CASTRO SANTANA. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE DESEMPENHO TÉRMICO DE EDIFICAÇÕES: Um estudo de caso na cidade de Palmas- TO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

11.
Samuel De Carvalho Gomes. ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA CERÂMICA VERMELHA COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL POR LODO DE ETA COMBINADO COM PÓ DE VIDRO SODO-CÁLCICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

12.
Ygor Freitas de Almeida. Análise de desempenho térmico de edificações: Um estudo de caso na cidade de Palmas-TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

13.
Almir dos Santos Brito Filho. Avaliação quanto à aplicação da filosofia de projeto simultâneo no processo de projeto de empreendimentos residenciais em Palmas-TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

14.
Allefe Nunes. Análise de tipologias de contenção para subsolos de edifícios verticais no solo de Palmas-TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

15.
Anilé Ossorio Domínguez. Lifetime prediction of reinforced concrete structures using chloride diffusion models based on Fick's second law. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Civil Engineering) - Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

Iniciação científica
1.
Lidiane Maria Mendonça Braga. ANÁLISE DE DESEMPENHO TÉRMICO EM DIFERENTES TIPOLOGIAS CONSTRUTIVAS DE EDIFICAÇÕES. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

2.
PENIEL LEITE ROCHA. MODELAGEM NUMÉRICA ATRAVÉS DE ELEMENTOS FINITOS DO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE ESTACAS DE DESLOCAMENTO E SEUS EFEITOS NA RESISTÊNCIA DAS FUNDAÇÕES. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.

3.
Felype Rayan da Silva Sousa. Estudo e análise dos materiais para determinação da vida útil do concreto armado diante a ação do íon cloreto.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Raydel Lorenzo Reinaldo.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
NAIRN, J. A. ; LORENZO, R. ; CORDAO NETO, M. P. . NairnMPM. 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 5:03:18