João Augusto Neves Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5821619386188617
  • Última atualização do currículo em 22/04/2018


Professor da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim/SP). Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU). Doutorando em História na Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). Pesquisa na área de Política, Memória e Cidade as práticas culturais periféricas e as performances circunscritas ao Funk e ao Punk/Hardcore. Inserido em coletivos de mídia livre, desenvolve projetos de artes, tecnologias digitais, educação e culturas populares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Augusto Neves Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, J. A. N.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: Josianne Francia Cerasoli.
2014 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Cultura funk e subjetividades consumistas: Sensibilidades da juventude no fluxo das periferias brasileiras (1990 - 2014).,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Mara Regina do Nascimento.
Coorientador: Antônio de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Funk; Subjetividades; Sociedade do consumo.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em História.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Cultura digital na periferia: (Des)Encontros de uma inclusão perversa..
Orientador: Antônio de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Nuevas Dinámicas de La cooperación iternacional. (Carga horária: 60h).
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.


Atuação Profissional



Escola Técnica Estadual Pedro Alves Ferreira, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 20


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CAPES, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC / CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor Historiografia brasileira, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da disciplina de Historiografia Brasileira, sob orientação do professor Antônio de Almeida

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor disciplina Historiografia, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista / Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
O Projeto Rede de Educação Popular, orientado pelos princípios da ?pesquisa-ação? (Brandão, 1999), é constituído de subprojetos articulados acerca de aspectos que se entrecruzam na produção e compreensão da educação e das culturas populares. São objetivos do Projeto: identificar e analisar em diferentes contextos educativos dos Bairros do município de Uberlândia-MG, especialmente, Morumbi, Joana D`Arc, Zaire Resende e Celebridade, os saberes e as manifestações culturais; identificar práticas de educação e culturas populares e seus significados para a inclusão social e ou escolar das classes populares e/ou saberes criados por tais segmentos; investigar processos de escolarização das classes populares; refletir sobre relações de gênero, de raça/etnia, de classes sociais, educação e culturas populares; refletir sobre diferentes dimensões que se entrecruzam na produção de sentidos e na constituição da teia da educação e culturas populares e suas relações com a inclusão social e escolar das classes populares.

Atividades

03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Grupo de Pesquisa de Educação e Culturas Populares.

Atividade de extensão realizada
Descrição da atividade.

Coletivo (RE)Ação, (RE)AÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador de ações e atividades do Coletivo (RE)Ação, no qual desenvolve projetos de Artes, Tecnologias digitais e Educação popular na periferia da cidade de Uberlândia.


Pró reitoria de graduação, PROGRAD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bolsista / Pesquisador, Carga horária: 20


E.E.Messias Pedreiro, E.E. MESSIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto desenvolvido na Escola Estadual Messias Pedreiro, com parceria da escola de línguas Yes Idiomas, onde era oferecida aos alunos do 2° grau (Ensino Médio) o curso de espanhol para provas de vestibular e paies/paees.


Escoal Estadual Segismundo Pereira, E.E.SEGISMUNDO P, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Professor voluntário de História no curso Alternativo Mega revisão PAAES UFU-2010, realizado na Escola Estadual Segismundo Pereira.


YES Idiomas, YES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Políticas de Inclusão digital no Brasil: Uma proposta de democratização da sociedade?
Descrição: Compreender como a democracia, enquanto proposta de participação em processos políticos, foi rearticulada no Brasil dentro dessas novas conformações sociais. Desta forma, visa-se com este projeto de pesquisa refletir sobre questões da vida contemporânea procurando compreender as mudanças nas atuais (rel)ações sociais frente a esta profusão de informações e de encontros em espaços e tempos diversos, analisando até que ponto a sociedade em rede tem contribuído ou não para a consolidação da democracia no País..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: João Augusto Neves Pires - Coordenador / Antônio de Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2012
A cultura digital na periferia: O projeto Casa Brasil e suas imbricações no bairro Morumbi/Uberlândia.
Descrição: As novas tecnologias digitais e o mundo da informação já são inerentes as (rel)ações humanas, onde o tecer social se engendra criando uma dinâmica em que tempos e espaços múltiplos se entrecruzam sempre se (re)significando. Se por um lado temos alguns pessimistas que apontam o mundo da informação como algo catastrófico para as relações sociais, por outro, podemos entender que ao entrar em contato com os múltiplos espaços e tempos, estes sujeitos conectados ao mundo digital, se percebem dentro de uma dinâmica global, onde entender e conviver com o outro encontra novos horizontes criando novas possibilidades de relacionamentos sociais. Partindo dessa premissa, buscarei, por meio dos documentos e fatos históricos, compreender como os sujeitos aqui investigados estão se relacionando com as tecnologias digitais e, consequentemente, com a cultura digital . Partimos da premissa de que, compreender estas questões da vida contemporânea torna-se condição fundamental para melhor perceber as mudanças nas atuais (rel)ações sociais frente a esta profusão de informações e de encontros em espaços e tempos diversos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: João Augusto Neves Pires - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Artes, Tecnologias Digitais e Educação Popular: (Inter)Ações para o empoderamento Social.
Descrição: O projeto almejava, através de oficinas de produção artística e de mídias digitais,proporcionar espaços coletivos de ensino-aprendizagem. Para tanto desenvolvemos,utilizando as tecnologias digitais e o trabalho coletivo, atividades de produção com jovens moradores da Zona Leste da cidade de Uberlândia ? região, na qual apresenta alto índice de violência e exclusão social em nossa cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: João Augusto Neves Pires - Coordenador / Arlindo José de Souza Junior - Integrante / Roberto Camargos de Oliveira - Integrante / Fernando da Costa Barbosa - Integrante / Deive Barbosa Alves - Integrante / Felipe Brognoni Casati - Integrante / Gustavo Boaventura de Oliveira - Integrante / Carlos Roberto Lopes - Integrante.Financiador(es): Pró-reitoria de Extensão - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
Juventudes e Tecnologias Digitais: Traçando novos caminhos para o empoderamento social.
Descrição: Ações do projeto pressupunham a criação coletiva de propostas metodológicas de utilização das mídias digitais para o empoderamento social, geração de renda, produção e divulgação das ciências e tecnologias. Por fim, esse trabalho/ação defendia que a inclusão social e digital se dava, durante o projeto, a partir do sentimento de pertencimento, coletivo e individual, que se concebia no momento em que produzirmos, agirmos e experimentarmos, através de nossas relações coletivas, uma nova maneira de ser e estar na sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: João Augusto Neves Pires - Coordenador / Arlindo José de Souza Junior - Integrante / Roberto Camargos de Oliveira - Integrante / Fernando da Costa Barbosa - Integrante / Deive Barbosa Alves - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
A favor das inteligências coletivas: Potencializando saberes.
Descrição: O seguinte projeto parte da premissa de que entender tanto a cultura contemporânea, quanto os sujeitos que dela participam está diretamente imbricado à prática dialógica preconizada por FREIRE (1971). Assim propomos um trabalho que visa trazer alunos dos cursos de licenciatura para as salas de aulas nas comunidades pobres da cidade, onde estes refletirão questões concernentes à cultura digital e educação popular, buscando aproximações e distanciamentos entre estas duas áreas do saberes. Tendo em vista de que ?primeiro fazer uma analise de quem é o sujeito do conhecimento com o qual estou lidando nos possibilita uma descrição do aluno e a tentativa de descobrir características especialmente significativas que possam servir como princípios básicos de organização do processo de ensino-aprendizagem? (PICONEZ, 2002, p. 51). Por conseguinte, quando entendemos os alunos jovens pobres que estão em sala de aula e ao mesmo tempo no mundo da cultura digital, é possível (re)pensar a prática pedagógica a partir de uma relação dialógica entre sujeitos do conhecimento, a vida contemporânea e os saberes constituídos na história da humanidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Augusto Neves Pires - Integrante / Arlindo José de Souza Junior - Coordenador / Milena Abadia de Sousa - Integrante / Bruno Aparecido de Paula Paim - Integrante.
2011 - 2013
Redes de Educação Popular
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
A formação do professor de História no cotidiano escolar
Descrição: O presente projeto parte da preocupação das(os) professoras(es) da área de História da Escola de Educação Básica da UFU em contribuir na formação dos alunos graduandos em História da mesma instituição. Neste sentido, trazendo alunos para conhecer o cotidiano escolar, estariam oportunizando o conhecimento da prática pedagógica, fazendo com que estes refletissem tanto suas possiblidades, quanto suas dificuldades. Segundo Freire a prática docente implica certa sabedoria que vai se constituindo na gente, à medida que a gente vai constituindo a experiência de ensinar e aprender. Assim, conhecendo a dinâmica escolar, participando na elaboração e desenvolvimento de projetos pedagógicos e contribuindo para as atividades dentro e fora de salas de aulas, pude experienciar o ensinar e o aprender que são intrínsecos à prática docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: João Augusto Neves Pires - Integrante / Leide Divina Alvarenga Turini - Integrante / Alexia Padua Franco - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cultura Digital.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Guarani
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, J. A. N.2013PIRES, J. A. N.. Mil maneiras de ?ser? e ?estar? no mundo: da melancolia pequeno-burguesa à alegria do samba e da poesia popular. Revista de Educação Popular, v. 12, p. 106-113, 2013.

2.
PIRES, J. A. N.2012PIRES, J. A. N.. A LAN HOUSE NO TERMINAL RODOVIARIO DE UBERLÂNDIA: Um ?sistema perito? e um ?não-lugar??. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 2, p. 1-19, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PIRES, J. A. N.; PRATA., L. D. A. ; AGUIAR, L.A.G.R. . Viver e narrar a cultura digital: As tecnologias da Comunicação e Informação na Educação de Jovens e Adultos. In: Benerval Pinheiro Santos; Cristiane Coppe de Oliveira; Olenir Maria Mendes. (Org.). Educação e culturas populares em diferentes contextos educativos: pesquisas e intervenções. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2015, v. , p. 134-149.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, J. A. N.. Um olhar sobre o processo de (des-)subjetivação do Mc TS: A favela, o fluxo e a (est)ética do consumo. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), 2015.

2.
PIRES, J. A. N.; SOUZA JR, A.J de. . Artes, tecnologias digitais e Educação Popular: (Inter)Ações para o empoderamento social.. In: VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Bélem. Anais VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014. v. 01.

3.
PIRES, J. A. N.. Cultura Digital e Periferia: Sentimentos e subjetividades das classes populares no Funk Ostentação. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções, 2014, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções, 2014.

4.
PIRES, J. A. N.. Juventude e Cultura digital: A zona leste de Uberlândia em questão.. In: VII Seminário Internacional: As redes educativas e as Tecnologias, 2013, Rio de Janeiro. As redes educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na atualidade, 2013.

5.
PIRES, J. A. N.; SOUZA JR, A.J de. ; ALEXANDRE, M. L. . Educação Popular Digital com Alunos do Ensino Médio. In: VII Colóquio 'Ensino Médio, História e Cidadania', 2012, Florianópolis. VII Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania", 2012. v. 2.

6.
PIRES, J. A. N.. Falas de navegantes: Aspectos históricos e culturais das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC's) na contemporaneidade.. In: XVIII ENCONTRO REGIONAL ANPUH-MG, 2012, Mariana. Dimensões do poder na história. Ouro Preto: EDUFOP, 2012.

7.
PIRES, J. A. N.. Educação de jovens e adultos: uma espaço para (re)pensar o ensino de História. In: Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História: América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes., 2011.

8.
OLIVEIRA, C.C de. ; COSTA, A. G. N. ; PIRES, J. A. N. . A formação histórica dos jovens estudantes do século XXI: entre a tradição escolar e os artefatos da cultura contemporânea. In: Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História: América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes., 2011.

9.
PIRES, J. A. N.; SOUSA, R.A ; SOUZA JR, A.J de. ; JAPIASSU, A. C. P. ; AGUIAR, L.A.G.R. ; ALVARENGA, L.P. . Viver e narrar a cultura digital: As tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. In: Encontro Nacional de Pesquisadores (as) em Educação e Culturas Populares, 2011, Uberlândia. Educação e Culturas Populares: Produção de conhecimento e superação das desigualdades no Brasil., 2011.

10.
AGUIAR, L.A.G.R. ; PIRES, J. A. N. ; ALVARENGA, L.P. ; JAPIASSU, A. C. P. ; SOUSA, R.A ; SIMIÃO, I. ; SÁ FILHO, M.B.de . O conhecimento que não chega: A educação de Jovens e Adultos, a precarização do trabalho docente e algumas utopias... In: Encontro Nacional de Pesquisadores (as) em Educação e Culturas Populares, 2011, Uberlândia. Educação e Culturas Populares: Produção de conhecimento e superação das desigualdades no Brasil., 2011.

11.
PIRES, J. A. N.; SILVA, M. V. . Trabalho docente e escola democrática: impasses e possibilidades. In: VII Seminario Internacional Red Estrado-UCH-CLACSO, 2010, Lima. Educación e Trabajo docente en el nuevo escenario latinoamericano: Entre la mercantilización y la democratización del conocimiento, 2010.

12.
PIRES, J. A. N.. Um novo olhar sobre a Roma Antiga: a utilização do filme Júlio César nas aulas de História.. In: V Simpósio Nacional de História Cultural, 2010, Brasília. Ler e ver: Paisagens subjetivas e paisagens sociais, 2010.

13.
PIRES, J. A. N.. A construção da escola democrática: impasses e possibilidades. In: II Seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, formação docente e cotidiano escolar., 2010, Uberlândia. II Seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, formação docente e cotidiano escolar., 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, J. A. N.. Inclusão e exclusão (social ou digital?): As duas faces da cultura digital. In: I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013, Uberlândia. História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA JR, A.J de. ; PIRES, J. A. N. ; PAIM, B.A. de P. . Um projeto de educação com jovens da periferia: Desafios e aprendizagens do Coletivo (RE)Ação. In: I Colóquio de Pesquisa em Educação e Culturas Populares, 2012, Uberlândia. Pesquisa em Educação Popular, 2012. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
PIRES, J. A. N.. Mil Maneiras de ?Ser? e ?Estar? no mundo: Da melancolia pequena burguesa à alegria do samba e da poesia popular.. Revista de Educação Popular, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, J. A. N.. Contornos sensíveis e linhas de (des)subjetivação na canção 'Música pela democracia'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIRES, J. A. N.. São Paulo é punk, enquanto o Rio de Janeiro é funk: ressentimento e desejos nas metrópoles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIRES, J. A. N.. Ruídos da metrópole fragmentada: Perfomances punk e ressentimentos na região metropolitana de São Paulo (1978- 1988)?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIRES, J. A. N.. As batidas do funk e os ruindos do punk: sentimentos, sonoridades e nterpretções indigestas das cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIRES, J. A. N.. ?Nossa vida é bandida e o nosso jogo é bruto?: Música funk, corpos sujeitos e subjetividades consumistas no Brasil contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PIRES, J. A. N.. O funk ostentação e a (est)ética do consumo: Sentimentos e Subjetividades de Jovens moradores da periferia de Uberlândia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIRES, J. A. N.. Um olhar sobre o processo de (des-)subjetivação do Mc TS: A favela, o fluxo e a (est)ética do consumo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIRES, J. A. N.. As representações e a subjetivação do sexo feminino na cultura funk: muitas perguntas, poucas respostas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PIRES, J. A. N.. História e Extensão: Culturas juvenis contemporâneas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PIRES, J. A. N.; SOUZA JR, A.J de. . Artes, tecnologias digitais e Educação Popular: (Inter)Ações para o empoderamento social.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PIRES, J. A. N.. Cultura Digital e periferia: Sentimentos e Subjetividades das classes populares no Funk Ostentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PIRES, J. A. N.. Os discursos e as práticas da inclusão digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PIRES, J. A. N.. Inclusão e exclusão (social ou digital?): As duas faces da cultura digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIRES, J. A. N.. Juventude e Cultura digital: A zona leste de Uberlândia em questão.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIRES, J. A. N.. Educação Popular: uma relação de amor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PIRES, J. A. N.. Falas de Navegantes: Aspectos históricos e culturais das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC's) na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PIRES, J. A. N.. Variações sobre o mesmo tema: A cultura digital no mundo contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PIRES, J. A. N.; SOUZA JR, A.J de. ; ALEXANDRE, M. L. . Educação Popular Digital com Alunos do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PIRES, J. A. N.; SOUZA JR, A.J de. ; PAIM, B. A. P. ; CARVALHO, D. M. ; ALEXANDRE, M. L. ; SILVA, J. C. . Desafios e aprendizagens do Coletivo (RE)Ação: Um projeto de Educação Popular com jovens da periferia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PIRES, J. A. N.. Educação e Mídias digitais: Significando espaços e histórias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
PIRES, J. A. N.; PAIM, B.A. de P. ; SILVA, R. M. ; SOUZA JR, A.J de. ; SOUZA, M. A. ; CARVALHO, D. M. . Educação Popular digital: Perspectivas e conquistas do Coletivo (RE)Ação na periferia de Uberlândia/MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PIRES, J. A. N.. Educação de Jovens e Adultos: Um espaço para (re) pensar o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, A. G. N. ; OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . A formação histórica dos jovens estudantes do século XXI: entre a tradição escolar e os artefatos da cultura contemporânea.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PIRES, J. A. N.. Educação de Jovens e Adultos: Um espaço para (re) pensar o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PIRES, J. A. N.; AGUIAR, L.A.G.R. ; ALVARENGA, L.P. ; JAPIASSU, A. C. P. ; SOUZA JR, A.J de. ; SOUSA, R.A . Viver e narrar a cultura digital: As tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
AGUIAR, L.A.G.R. ; PIRES, J. A. N. ; ALVARENGA, L.P. ; SÁ FILHO, M.B.de ; SIMIÃO, I. ; SOUSA, R.A . O conhecimento que não chega: A educação de Jovens e Adultos, a precarização do trabalho docente e algumas utopias... 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PIRES, J. A. N.; AGUIAR, L.A.G.R. ; SOUZA JR, A.J de. . Viver e narrar a cultura digital: As tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
PIRES, J. A. N.. A Construção da escola democrática: Impasses e Possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
PIRES, J. A. N.; SILVA, M. V. . Trabalho Docente e Escola Democrática:Impasses e Possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
PIRES, J. A. N.. Um novo olhar sobre a roma antiga: A utilização do filma Julio César nas aulas de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PIRES, J. A. N.. Um novo olhar sobre a roma antiga: A utilização do filma Julio César nas aulas de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, J. A. N.. Perspectivas, Pesquisa e Formação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PIRES, J. A. N.. Educação Popular: uma relação de amor,. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . Entrevista com Alexandre APC. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . Entrevista com Crystofer CRS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . Entrevista com Wesley Undef. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PIRES, J. A. N.; SILVA, J. C. ; SOUZA JR, A.J de. ; PAIM, B. A. P. ; SILVA, R. M. ; CARVALHO, D. M. ; ALEXANDRE, M. L. . Coletivo (RE)Ação. 2012; Tema: Empoderando Indivíduos e Coletivos. (Blog).

2.
PIRES, J. A. N.; PAIM, B.A. de P. ; SILVA, R. M. ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA JR, A.J de. ; ALEXANDRE, M. L. . Coletivo (RE)Ação. 2012; Tema: Empoderando Indivíduos e Coletivos. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, J. A. N.. Criação, organização e sustentabilidade de um cineclube. 2017. .

2.
PIRES, J. A. N.; OLIVEIRA, C.C de. . Produção de vídeos documentários: Traçando novos caminhos para o empoderamento social.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PIRES, J. A. N.; OLIVEIRA, C.C de. . É o fluxo. 2014. (Documentário).

4.
PIRES, J. A. N.; OLIVEIRA, C.C de. . Produção de Vídeos Documentário: saberes e memórias. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . Essa Arte. 2013. (Documentario/Experimental).

6.
PIRES, J. A. N.. Ensino de História e Cultura Digital: Diálogos (im)possíveis?. 2012. .

7.
PIRES, J. A. N.; SOUZA JR, A.J de. ; CARVALHO, D. M. ; PAIM, B. A. P. ; SILVA, J. C. ; SOUZA, M. A. ; SILVA, R. M. . Educação Popular Digital: Potencializando Saberes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PIRES, J. A. N.. Oasis Uberlândia - Revolução. 2012. (Documentário/Experimental).

9.
OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . Bairro do meu sonho. 2012. (Documentário/Experimental).

10.
PIRES, J. A. N.; OLIVEIRA, C.C de. . Oficina de graffitti - ArteFoscaCrew. 2012. (Documentário/Experimental).

11.
OLIVEIRA, C.C de. ; PIRES, J. A. N. . Final Bradan 2012. 2012. (Documentário/Experimental).

12.
PIRES, J. A. N.; OLIVEIRA, C.C de. . Produção de mídias digitais: (re)significando espaços. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PIRES, J. A. N.. Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PIRES, J. A. N.; Silva, J.C. . Objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de ensino: Contribuições para a EAD e para o ensino presencial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PIRES, J. A. N.. A formação do professor de História no cotidiano escolar. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
PIRES, J. A. N.; ALVARENGA, L.P. ; AGUIAR, L.A.G.R. . Projeto Memórias. 2011. (Hipertexto).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PIRES, J. A. N.; OLIVEIRA, C.C de. . É o Fluxo. 2014 (Documentário).

2.
PIRES, J. A. N.. V Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares. 2013 (Coordenação de Registro fotográfico e audiovisual).

3.
PIRES, J. A. N.. IV Festival Latino Americano de Teatro: Ruínas Circulares. 2012 (Apoio tecnico e logístico do Festival Latino Americano de Teatro).

4.
PIRES, J. A. N.. Comissão Cultural. 2011 (Membro da Comissão Cultural do Encontro Nacional de Pesquisadores (as) em Educação e Culturas Popula).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em História.Ruídos da metrópole fragmentada: Perfomances punk e ressentimentos na região metropolitana de São Paulo (1978- 1988)?. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Internacional de Música Popular e Política: Presente & Passado.Contornos sensíveis e linhas de (des)subjetivação na canção "Música pela democracia". 2017. (Seminário).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia.São Paulo é punk, enquanto o Rio de Janeiro é funk: ressentimento e desejos nas metrópoles. 2017. (Simpósio).

4.
VIII Seminário Nacional do Centro de Memória - Unicamp.As batAs batidas do funk e os ruídos do punk: sentimentos, sonoridades e interpretções indigestas das cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.. 2016. (Seminário).

5.
XXIII Encontro Regional da Anpuh-São Paulo.?Nossa vida é bandida e o nosso jogo é bruto?: Música funk, corpos sujeitos e subjetividades consumistas no Brasil contemporâneo.. 2016. (Encontro).

6.
História e Extensão..História e Extensão: Culturas juvenis contemporânes. 2015. (Outra).

7.
III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia.As representações e a subjetivação do sexo feminino na cultura funk: muitas perguntas, poucas respostas.. 2015. (Seminário).

8.
II Simpósio de Pesquisadores do Funk Carioca.O funk ostentação e a (est)ética do Consumo: Sentimentos e Subjetividades de jovens moradores da periferia de Uberlândia. 2015. (Simpósio).

9.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Um olhar sobre o processo de (des-)subjetivação do Mc TS: A favela, o fluxo e a (est)ética do consumo.. 2015. (Simpósio).

10.
1° Encontro Nacional do Programa e Apoio à Extensão Universitária - PROEXT.Artes, Tecnologias Digitais e Educação Popular: (Inter)Ações para o empoderamento Social.. 2014. (Encontro).

11.
6ºCBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Artes, tecnologias digitais e Educação Popular: (Inter)Ações para o empoderamento social.. 2014. (Congresso).

12.
III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Política das narrativas polítcas.Os discursos e as práticas da inclusão digital. 2014. (Encontro).

13.
II Seminário de História e Cultura: Imagens na escrita da história. 2014. (Seminário).

14.
VII Simpósio Nacional de história Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção.Cultura Digital e periferia: Sentimentos e subjetividades das classes populares no "funk ostentação" e no ciberespaço.. 2014. (Simpósio).

15.
I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História.Inclusão e exclusão (social ou digital?): As duas faces da cultura digital. 2013. (Seminário).

16.
Práticas em Educação Popular: experiências no campo, na periferia e do movimento negro.Educação Popular: uma relação de amor. 2013. (Outra).

17.
VII Seminário Internacional Redes educativas e as tecnologias.Juventude e Cultura digital: A zona leste de Uberlândia em questão.. 2013. (Seminário).

18.
Colóquio de Pesquisa em Educação e Culturas Populares.Um projeto de educação com jovens da periferia: Desafios e aprendizagens do Coletivo (RE)Ação. 2012. (Outra).

19.
Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.Educação popular digital: Perspectivas e conquistas do coletivo (Re)Ação na periferia de Uberlândia/MG. 2012. (Encontro).

20.
I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais.Variações sobre o mesmo tema: A cultura digital no mundo contemporâneo. 2012. (Seminário).

21.
I Simpósio de Graduação e Pós-graduação em História.Educação e Mídias digitais: Significando espaços e histórias. 2012. (Simpósio).

22.
VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania..Educação Popular Digital com Alunos do Ensino Médio. 2012. (Outra).

23.
XVIII Encontro Regional ANPUH-MG.Falas de Navegantes: Aspectos históricos e culturais das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC's) na contemporaneidade. 2012. (Encontro).

24.
As redes sociais e o Laço Social. 2011. (Outra).

25.
Cena e Dramaturgia: Corpo-mito da terra e memória. 2011. (Oficina).

26.
Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares.? Viver e narrar a cultura digital: As tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. 2011. (Encontro).

27.
Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História: América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes..A formação histórica dos jovens estudantes do século xxi: entre a tradição escolar e os artefatos da cultura contemporânea. 2011. (Encontro).

28.
História Oral e Antropologia Visual: TEMAS, EVIDÊNCIAS E PROCEDIMENTOS NAS ANÁLISES DE VÍDEOS E DE ENTREVISTAS ORAIS.. 2011. (Oficina).

29.
Memória e Globalização. 2011. (Outra).

30.
VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de ensino: Contribuições para a EAD e para o ensino presencial. 2011. (Outra).

31.
XI Seminário Nacional: O Uno e o Diverso na Educação Escolar. 2011. (Seminário).

32.
XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. Viver e narrar a cultura digital: As tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. 2011. (Congresso).

33.
XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil./2011 ? UFMA. Educação de jovens e adultos: uma espaço para (re)pensar o ensino de História.. 2011. (Congresso).

34.
Colóquio Internacional: Tramas e dramas do político, linguagens, formas e jogos.. 2010. (Outra).

35.
Educação fiscal no contexto da cidadania. 2010. (Outra).

36.
Educomunicação. 2010. (Oficina).

37.
Formação do pesquisador no campo educacional: políticas de desenvolvimento científico e tenológico. 2010. (Outra).

38.
I Ciclo de Estudo: História e Cultura - Múltiplas Possibilidades. 2010. (Outra).

39.
II Seminário de Pesquisa NUPEPE.Escola Democrática:Impasses e Possibilidades. 2010. (Seminário).

40.
Infância e juventude na sociedade contemporânea: políticas e ações/medidas sócio-educativas. 2010. (Outra).

41.
Salão Proex - Mostra de extensão, cultura e assuntos estudantis.Um novo olhar sobre a roma antiga: A utilização do filma Julio César nas aulas de História. 2010. (Outra).

42.
Temas de comunicação social na sociedade do consumo: implicações sociais nos processos educativos. 2010. (Outra).

43.
Temas emergentes da saúde mental na sociedade contemporânea. 2010. (Outra).

44.
Tópicos da História e antropologia cultural na sociedade contempôranea. 2010. (Outra).

45.
Tópicos de filosofia na sociedade contemporânea: implicações nos processos formativos. 2010. (Outra).

46.
VIII Seminario Internacional RED ESTRADO.Trabalho Docente e Escola Democrática:Impasses e Possibilidades. 2010. (Seminário).

47.
V Simpósio Nacional de História Cultural.Um novo olhar sobre a roma antiga: A utilização do filma Julio César nas aulas de História. 2010. (Simpósio).

48.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. 2010. (Encontro).

49.
XVII Encontro Regional de História. 2010. (Encontro).

50.
XV seminário Regional sobre Formação do Educador. 2010. (Seminário).

51.
A teatralidade na Sala de aula. 2009. (Oficina).

52.
VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História. 2009. (Encontro).

53.
V Jornada Pet. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, J. A. N.. Seminário Internacional de Música Popular e Política. 2017. (Congresso).

2.
PIRES, J. A. N.. V Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares. 2013. (Festival).

3.
PIRES, J. A. N.. Colóquio de Pesquisa em Educação e Culturas Populares. 2012. (Outro).

4.
AGUIAR, L.A.G.R. ; ARAÚJO. R. E. C. de. ; ALVARENGA, L.P. ; CAMPOS. S. G. V. B. ; CARVALHO. A. M. de. ; COSTA, A. G. N. ; CUNHA. M. D. da. ; NOVAIS, G. S. ; PIRES, J. A. N. ; PRATA., L. D. A. ; RIBEIRO. A. P. ; SANTOS, B. P. ; SILVA. I. R. da. ; SOUZA JR, A.J de. . Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares. 2011. (Congresso).

5.
PIRES, J. A. N.. O meu bairro de Sonho: Construção de espaços de participação cidadã para os jovens. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:26:05