Rosemeire Fernanda Frazon Modesto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4935467626013244
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Marília. Mestranda em Educação Especial - UNESP/ Marília. Especialista em Escola Inclusiva - UNESP/Marília. Especialista em Coordenação Pedagógica - UFSCAR/ São Carlos. Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí. Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Autora e tutora de cursos de capacitação na Rede Municipal de Educação de Cruzmaltina - PR. Formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Atualmente é professora titular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP. Diretora de Escola Municipal/ Marília - SP. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, alfabetização e gestão escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosemeire Fernanda Frazon Modesto
Nome em citações bibliográficas
FRAZON, R. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação Especial.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Comunicação Alternativa: Participação de Aluno com Deficiência na Rotina Pedagógica,Orientador: Debora Deliberatto.
2015 - 2016
Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Psicomotricidade. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, FATEC, Brasil.
Título: Avaliação do repertório básico para alfabetização dos alunos pre-silábicos do 3º ano da Rede Municipal de Educação de marília.
Orientador: Mário Molari.
2015 - 2015
Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Neuropedagogia na Educação. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, FATEC, Brasil.
Título: Trabalho colaborativo para a Comunicação Alternativa em aluno com deficiência sem oralidade.
Orientador: Mário Molari.
2014 - 2015
Especialização em Especialização Latu Sensu em Coordenação Pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Educação Democrática: um olhar sobre a prática pedagógica na EMEF Prof. Isaltino de Campos.
Orientador: David Silva Bet.
2006 - 2007
Especialização em Escola Inclusiva: A Construção de uma Nova Polít. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A importância da inclusão de crianças autistas em classes comum do ensino regular ? um estudo de caso..
Orientador: Simone Aparecida Capellini.
1997 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
O Autismo na escola: como o TEACCH pode ajudar. (Carga horária: 10h).
Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias, CEDAP, Brasil.
2016 - 2016
Protocolos TEACCH de avaliação para definição dos sistemas de agendas e sis. (Carga horária: 10h).
Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias, CEDAP, Brasil.
2014 - 2014
Autismo e Estratégias Psicopedagógicas e outros Transtornos Mentais. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Educação de Marília, SME, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Marília, PM/Marília, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola Municipal, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da Educação Especial, Carga horária: 40
Outras informações
Diretora do Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental I, Carga horária: 40


Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Escola de Educação Especial ?Frederiko Platzeck?, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Especial, Carga horária: 27, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Organizou e ajudou na implantação do curso Pré - Profissionalizante (Auxiliar de viveiro) e coordenou projeto de encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. (Apae/Garça - SP);



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRAZON, R. F.2016FRAZON, R. F.. Trabalho Colaborativo para a Comunicação Alternativa em aluno com deficiência sem oralidade. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 15, p. 1-11, 2016.

2.
FRAZON, R. F.2016FRAZON, R. F.. A escola como objeto de gestão democrática. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 15, p. 1-16, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRAZON, R. F.; REIS, F. ; DELIBERATO, D. . Comunicação Alternativa: Participação de Aluno com Deficiência na Rotina Pedagógica. In: VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2017, Natal - RN. Anais do VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Marília: ABPEE, 2017. v. 7. p. 229-231.

Apresentações de Trabalho
1.
FRAZON, R. F.; DELIBERATO, D. . Comunicação Alternativa: Participação de Aluno com Deficiência na Rotina Pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRAZON, R. F.. Modelos de Serviços de Educação Especial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRAZON, R. F.. Estratégias para o trabalho com comunicação alternativa em sala de aula. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FRAZON, R. F.. Atividades Literárias em sala de aula. 2016. .

3.
FRAZON, R. F.. Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem. 2015. .

4.
FRAZON, R. F.. O Papel da Descoberta de Texto no Processo de Apropriação da Leitura e Escrita. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FRAZON, R. F.. Educação Inclusiva e Adequação Curricular. 2014. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRAZON, R. F.; ANDRADE, L. O.; BARBOSA, R. J.. Participação em banca de Gabriela Pedroso Zamaio.A música como instrumento facilitador da aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP.

2.
ANDRADE, L. O.; FRAZON, R. F.; BARBOSA, R. J.. Participação em banca de Eda Carolina Borborema Camilo.Bebeteca: um espaço para além das palavras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP.

3.
ANDRADE, L. O.; FRAZON, R. F.; BARBOSA, R. J.. Participação em banca de JADDY GABRIELA DO CARMO NASCIMENTO MOISES.Jogos e Brincados na Educação Infantil: Uma possibilidade para o desenvolvimento e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2016. (Seminário).

2.
I Seminário sobre Autismo de Marília: expandindo Conhecimentos.Políticas Públicas em Educação Especial em Marília. 2015. (Seminário).

3.
VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Pedroso Zamaio. A música como instrumento facilitador da aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP. Orientador: Rosemeire Fernanda Frazon Modesto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FRAZON, R. F.2016FRAZON, R. F.. Trabalho Colaborativo para a Comunicação Alternativa em aluno com deficiência sem oralidade. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 15, p. 1-11, 2016.

2.
FRAZON, R. F.2016FRAZON, R. F.. A escola como objeto de gestão democrática. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 15, p. 1-16, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
FRAZON, R. F.; DELIBERATO, D. . Comunicação Alternativa: Participação de Aluno com Deficiência na Rotina Pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FRAZON, R. F.. Atividades Literárias em sala de aula. 2016. .

2.
FRAZON, R. F.. Estratégias para o trabalho com comunicação alternativa em sala de aula. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:22:54