Lucas Benner da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8736409331988935
  • Última atualização do currículo em 13/09/2017


Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Desenvolveu pesquisas na área de Planejamento Urbano e Regional. É técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Benner da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, L. B.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Graduação em Geografia.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Os Bairros Campinas e Kobrasol (São José/SC): Urbanização e Mobilidade.
Orientador: Isa de Oliveira Rocha.
Bolsista do(a): Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
Curso Técnico de Meio Ambiente.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina de Teoria Regional, ofertada no segundo semestre da graduação em Geografia e ministrada pela Profª Drª Isa de Oliveira Rocha.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Participou como bolsista de iniciação científica PROBIC/UDESC do Projeto de Pesquisa "Planejamento regional e prevenção de catástrofes em Santa Catarina", coordenado pela Profª Drª Isa de Oliveira Rocha.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Participou como bolsista de iniciação científica PROBIC/UDESC do Projeto de Pesquisa "Proposta metodológica para o Programa de Ordenamento Territorial de Santa Catarina", coordenado pela Profª Drª Isa de Oliveira Rocha.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Planejamento regional e prevenção de catástrofes em Santa Catarina
Descrição: O estado de Santa Catarina, devido a sua posição geográfica, é atingido constantemente por eventos climáticos diversos, resultando muitas vezes em catástrofes. Os governos estaduais têm buscado soluções para o desenvolvimento econômico e social para as distintas áreas do território barriga-verde, por meio da elaboração de diversos planos regionais, de autoria de diferentes instituições estaduais (GAPLAN, SEPLAN/SC, EPAGRI etc). Ao longo do tempo verifica-se que houve paralisação dos estudos de planejamento, interrupção da implementação das proposições, falta de integração entre as instituições estaduais etc., em virtude de descontinuidades de governos, falta de recursos, entre outras questões, ainda não analisados no seu conjunto. Portanto, elegeu-se como Objetivo Geral: Resgatar e analisar o Planejamento Regional de Santa Catarina para a prevenção de catástrofes naturais; e como Objetivos Específicos: a) Identificar os planos regionais elaborados para o território estadual e seus respectivos autores (instituições); b) Localizar e reunir em banco de dados digital os planos regionais elaborados; c) Verificar as metodologias utilizadas nos planos regionais; d) Identificar as proposições para uso e ocupação do território e para o desenvolvimento econômico e social; e) Analisar a abordagem das questões ambientais; f) Analisar a abordagem das questões referentes à prevenção e/ou atenuação das conseqüências (humanas, econômicas e ambientais) dos eventos climáticos; g) Verificar como está a atividade de planejamento regional na estrutura político-administrativa estadual. Os procedimentos teórico-metodológicos seguirão os pressupostos apresentados para as pesquisas de cunho qualitativo e quantitativo, na medida em que se buscará realizar levantamentos e análises diversas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lucas Benner da Cunha - Integrante / Isa de Oliveira Rocha - Coordenador / Fábio Napoleão - Integrante / Maria Graciana Espellet de Deus Vieira - Integrante / Fernando João da Silva - Integrante / Cássio Donadel Guterres - Integrante / Aderbal Vicente Lapolli - Integrante.
2010 - 2012
Proposta metodológica para o Programa de Ordenamento Territorial de Santa Catarina
Descrição: O planejamento em Santa Catarina e no Brasil, desde a década de 1930, buscou principalmente a busca de soluções para superar as deficiências ao desenvolvimento industrial, como os investimentos em infra-estruturas de transportes, energia e educação. O planejamento era visto como um processo eficaz e rápido para efetivar o crescimento econômico do estado e do país; os planos estaduais estavam afinados com os objetivos do planejamento de abrangência nacional. A crise dos anos 1980 e principalmente com a internalização das políticas neoliberais da década de 1990 desencadearam um período de planos de base territorial com ênfase ambiental (Gerenciamento Costeiro, PBDEE, ZEE, Bacias Hidrográficas etc) atrelados a empréstimos de organismos internacionais (Banco Mundial, BID), que resultaram em poucas ações concretas de planejamento estadual. Observa-se que esta fase caracterizou-se pela descontinuidade dos trabalhos nas diferentes instituições estaduais, que por sua vez não tinham uma atuação integrada. Frente a este quadro, a Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (SPG/SC) convidou a UDESC para elaborar uma proposta de metodologia para o Programa de Ordenamento Territorial de Santa Catarina. Assim, tem-se como principal objetivo da pesquisa elaborar em conjunto com a SPG/SC uma proposta de metodologia de planejamento regional para o Programa de Ordenamento Territorial de Santa Catarina. Como objetivos específicos foram elencados: a) revisar as metodologias de planejamento regional utilizados em trabalhos anteriores para Santa Catarina; b) elaborar um fluxograma de metodologia de planejamento regional; e c) descrever as etapas metodológicas propostas. Para tal intento são necessários os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica; análise de planos regionais brasileiros e catarinenses; elaboração de fluxograma de proposta metodológica; e descrição das etapas metodológicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lucas Benner da Cunha - Integrante / Isa de Oliveira Rocha - Coordenador / Fábio Napoleão - Integrante / Maria Graciana Espellet de Deus Vieira - Integrante / Eduardo Henrique Pereira Michereff - Integrante / Jorge Rebollo Squera - Integrante / Adelina Cristina Pinto - Integrante / Bruna Salete Antunes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; VIEIRA, M. G. E. D. ; CUNHA, L. B. ; MICHEREFF, E. H. P. . Planejamento e industrialização: os Planos de Governo de Santa Catarina (Brasil) das décadas de 1950 a 1990. In: 14º EGAL - Decimocuarto Encuentro de Geógrafos de América Latina: Reencuentro de Saberes Territoriales Latinoamericanos, 2013, Lima. Anales del XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina 2013 Perú, 2013.

2.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. ; MICHEREFF, E. H. P. . Análise dos Planos Catarinenses de Governo na década de 1990. In: XVII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG - Entre escalas, poderes, ações, Geografias. Belo Horizonte (MG): AGB, 2012.

3.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. . Planos de Governo e outros documentos de Planejamento Regional em Santa Catarina (1950-1980): levantamento e análise das metodologias. In: XI Simpósio de Geografia da UDESC, V Encontro Nacional de Grupos PET Geografia, 2011, Florianópolis. Anais do V Encontro Nacional de Grupos PET Geografia, XI Simpósio de Geografia da UDESC: Ambiente e Desenvolvimento Sócio-Espacial no Âmbito do ensino, Pesquisa e Extensão. Florianópolis (SC): MEC/CAPES/PET e UDESC, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. . Planejamento regional e prevenção de desastres naturais em Santa Catarina: análise dos PBDEE (planalto) e Diagnósticos das SDR. In: 23º Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2013, Florianópolis. Anais do 23º Seminário de Iniciação Científica da UDESC. Florianópolis (SC): FAED/UDESC, 2013.

2.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. . Análise das metodologias dos Planos de Governo catarinenses na década de 1990 (Vilson Kleinübing [Gestão 1995-1998]). In: 22º Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2012, Florianópolis. Anais do 22º Seminário de Iniciação Científica da UDESC. Florianópolis (SC): FAED/UDESC, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, L. B.. Conversando Sobre a Formação Sócio-Espacial Peruana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CUNHA, L. B.; ROCHA, Isa de Oliveira ; VIEIRA, M. G. E. D. ; NAPOLEAO, Fábio ; MICHEREFF, E. H. P. . Planejamento e industrialização: os Planos de Governo de Santa Catarina (Brasil) das décadas de 1950 a 1990. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CUNHA, L. B.; ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio . Análise das metodologias dos Planos de Governo catarinenses na década de 1990 (Vilson Kleinübing [Gestão 1995-1998]). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CUNHA, L. B.; ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; MICHEREFF, E. H. P. . Análise dos Planos Catarinenses de Governo na década de 1990. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CUNHA, L. B.; ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio . Planos de Governo e outros documentos de Planejamento Regional em Santa Catarina (1950-1980): levantamento e análise das metodologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. ; GUTERRES, C. D. . A Prevenção de Desastres Naturais e a Questão Ambiental nos Planos Básicos de Desenvolvimento Ecológico-Econômico (PBDEE) e nos Estudos Diagnósticos das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Santa Catarina: décadas de 1990 e 2000. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; VIEIRA, M. G. E. D. ; CUNHA, L. B. ; MICHEREFF, E. H. P. . Planejamento e industrialização: os Planos de Governo de Santa Catarina (Brasil) nas décadas de 1950 a 1990. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
ROCHA, Isa de Oliveira ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. ; MICHEREFF, E. H. P. . Análise dos Planos Catarinenses de Governo na década de 1990. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb). 2013. (Encontro).

2.
14º EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina.Planejamento e industrialização: os Planos de Governo de Santa Catarina (Brasil) das décadas de 1950 a 1990. 2013. (Encontro).

3.
8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2013. (Outra).

4.
XII Simpósio de Geografia da UDESC. 2012. (Simpósio).

5.
XVII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos.Análise dos Planos Catarinenses de Governo na década de 1990. 2012. (Encontro).

6.
XI Simpósio de Geografia da UDESC.Planos de Governo e outros documentos de Planejamento Regional em Santa Catarina (1950-1980): levantamento e análise das metodologias. 2011. (Simpósio).

7.
XIX ENEG - Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia. 2011. (Encontro).

8.
X Simpósio de Geografia da UDESC. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, Isa de Oliveira ; VIEIRA, M. G. E. D. ; NAPOLEAO, Fábio ; CUNHA, L. B. . X Simpósio de Geografia da UDESC - Planejamento e Desenvolvimento (X SIMGeo). 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:28:14