Mayckel Barbosa de Oliveira Camargo

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  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Design pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru (2012). Especialista em Design de Superfície pela Universidade do Sagrado Coração(2016) e Mestre em Mídia e Tecnologia da UNESP de Bauru/SP (2018). Atua como técnico em tecnologia da informação da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano Rural de Bauru - Emdurb e como professor de informática da Associação dos Moradores do Mary Dota., trabalhando principalmente com os seguintes temas: design, mídia & tecnologia, UX, games e ergonomia visual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayckel Barbosa de Oliveira Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, M. B. O.;CAMARGO, MAYCKEL BARBOSA DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Munic de Desenvolvimento Urbano Rural de Bauru - Emdurb.
Praça João Paulo II
Centro
17020293 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 32339060


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Terceira Idade Conectada: Uma reflexão sobre o uso de jogos digitais no processo de inclusão digital para idosos, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: João Fernando Marar.
Palavras-chave: Terceira Idade; Jogos Digitais; Inclusão Digital.
2015 - 2017
Especialização em Pós em Meios em Design de Superfície. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Título: A INFLUÊNCIA DA INTERFACE ENQUANTO SUPERFÍCIE NO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA 3ª IDADE.
Orientador: Jackeline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro.
2007 - 2012
Graduação em Design.
Instituto de Ensino Superior de Bauru, IESB, Brasil.
Título: Caí, Perdi um dente e daí?.
Orientador: Susy Nazaré Silva Ribeiro Amantini.
Bolsista do(a): Prouni, IESB/Preve, PROUNI, Brasil.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Técnico Industrial "Isaac Portal Roldán" - Unesp, CTI, Brasil.




Formação Complementar


2018
Pesquisa aplicada: aspectos críticos,quanti e qualitativos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Design Contemporâneo. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Mídia e Indústrias Criativas. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Seminários de Pesquisa II. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Seminário de Pesquisa I. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2017
Nova Ecologia dos Meios. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Learning Across Borders: Digital Media for Community Development. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Investigaciones Aplicadas en Medios y Tecnología. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Políticas de Comunicação. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Cognição e sistemas computacionais inteligentes na TV digital. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Ciudadanía y apropiación tecnológica. Nuevos derechos en la era digital. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Leitura Dirigida. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Design ergonômico o projeto na interface tecnologia X usuário. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Cognição, Design e Sistemas Computacionais Inteligentes. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento Action Script 3.0 Básico. (Carga horária: 80h).
Senai, Bauru, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Munic de Desenvolvimento Urbano Rural de Bauru - Emdurb, EMDURB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Tecnologia da Informação, Carga horária: 40


MSTech Bauru, MSTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Interativo, Carga horária: 44


ABC Soluções, ABC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 44


Associação dos Moradores do Mary Dota, ASSOMARY, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de informática, Carga horária: 2
Outras informações
Projeto de inclusão digital para idosos.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
SACI Lab (Laboratório de Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente) - Desenvolvimento de pesquisas na área de jogos digitais e inclusão digital para terceira idade.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação (UNESP Bauru). Período: Primeiro Semestre letivo de 2017. Disciplina: 49108 REDES NEURAIS, COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPUTACIONAIS. Atividades: Observação de Aulas (12 horas); Participações em Aulas Teóricas (8 horas); Participações em Aulas Práticas (8 horas); Participações em Aulas Seminários (8 horas); Participações em Atividades Extraclasses (8 horas); Regência de Classe (8 horas) e Outras atividades (8 horas). DURAÇÃO TOTAL = 60 horas.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Cognição, Design e Emoção: Métodos Científicos em Projeto de Produto
Descrição: Descrição: Os avanços científicos, culturais e tecnológicos ocorridos no final de século passado, englobando os processos produtivos, a redução dos componentes e o surgimento de novos materiais e seus processos de fabricação, vem contribuindo progressivamente para uma liberdade maior na concepção formal dos produtos industrializados. O surgimento dos produtos eletrônicos interativos e da realidade aumentada intensificaram o debate sobre os aspectos comportamentais, psicológicos e cognitivos que envolvem o ser humano e o mundo artificial. Neste contexto cabe aos designers o desafio de encontrar formas de compor a tecnologia à dimensão cultural, atuando como elementos fundamentais entre a produção e os usuários. Assim, através deste enfoque que começa a emergir uma nova abordagem para o design de produtos, onde a arte, a cultura, a ciência e as tecnologias possam encontrar uma posição de equilíbrio, desempenhando funções complementares neste novo universo profissional. A proposta do projeto Cognição, Design e Emoção: Métodos Científicos em Projeto de Produto parte do pressuposto de que o cenário internacional das pesquisas em Design mostra uma crescente demanda por atividades inteligentes, criando metáforas projetuais a partir da Biologia, Neurofisiologia, Matemática, Computação e Seleção de Materiais e seus processos de fabricação. E esta é uma das áreas do conhecimento onde o Brasil pode competir a curto e médio prazo, considerando a disponibilidade de pesquisadores, educadores, especialistas capacitados e a existência de demanda no mercado nacional e internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Mayckel Barbosa de Oliveira Camargo - Integrante / Renata Svizzero Fakhoury - Integrante / Aron Barreira Bordin - Integrante / João Fernando Marar - Coordenador / Rodrigo Holdschip - Integrante / Antonio Carlos Sementille - Integrante / Edson dos Santos Moreira - Integrante / Edson Costa de Barros Carvalho Filho - Integrante / Helder Coelho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATHEUS, P. C. O.2016MATHEUS, P. C. O. ; CAMARGO, M. B. O. . Empoderamento do Marketing Social pelas plataformas digitais: uma análise do ?Save the Children - Young & Rubicam?. Multiplicidades, v. VII, p. 141-150, 2016.

2.
CAMARGO, M. B. O.;CAMARGO, MAYCKEL BARBOSA DE OLIVEIRA2015CAMARGO, M. B. O.; SILVA, S. R. ; MEDOLA, FAUSTO O. ; PASCHOARELLI, Luis Carlos . The usability analysis in a brazilian online english course. Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design, v. 1, p. 144-149, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; AGUILAR, I. A. ; MARAR, J. F. ; SEMENTILLE, A. C. . Realidade? A Complexidade de Distinção entre Imagens reais e Computadorizadas. In: Denis Renó; Vicente Gosciola; Luciana Renó. (Org.). Nova Ecologia dos Meios e Tecnologia. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2018, v. 1, p. 133-145.

2.
LARANJEIRA, M. A. ; CAMARGO, M. B. O. ; MARAR, J. F. . Entre o digital e o analógico: Análise da era pós-digital na nova ecologia dos meios para a construção do conhecimento híbrido. In: Fernando Irigaray; Dorival Rossi; Vania Valente; Denis Renó. (Org.). MEIOS E INOVAÇÃO, DESIGN E ECOSSISTEMA FOTOGRÁFICO. 1ed.Rosário: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2018, v. 1, p. 58-71.

3.
MATHEUS, P. C. O. ; CAMARGO, M. B. O. ; FAKHOURY, R. S. ; MARAR, J. F. . Cidades inteligentes: uma reflexão sobre a relação dos novos cidadãos e suas cidades no contexto da nova ecologia dos meios. In: Fernando Irigaray; Angela Grossi; Francisco Machado Filho; Osvando de Moraes; Mauro Ventura. (Org.). Audiovisual, Cidades, Mobilidade, Cidadania, Jornalismo, Mídia e Tecnologia. 1ed.Rosário: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2018, v. 1, p. 205-2015.

4.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; MARAR, J. F. . MARCO CIVIL DA INTERNET NO BRASIL E O APLICATIVO CASA DA APPLE: automação residencial versus privacidade.. In: Mariana Falcão Bormio; Márcia Regina Vazzoler; Larissa Lenharo Vendrametto. (Org.). (Org.). Cidades inteligentes: as múltiplas abordagens no contexto da contemporaneidade. 1ed.Agudos: Editora FAAG, 2017, v. 1, p. 98-109.

5.
CAMARGO, M. B. O.; SILVA, S. R. ; PASCHOARELLI, L. C. ; MEDOLA, F. O. . Análise de usabilidade de um curso online de língua inglesa. In: SOUSA, A.; PROVIDÊNCIA, F.; PEREIRA, C.. (Org.). Ergotrip Design - coletânea de textos selecionados pela Comissão Científica dos Encontros Internacionais de Estudos Luso-Brasileiros em Design e Ergonomia. 1ed.Aveiro: UA Editora, 2016, v. 1, p. 144-149.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, MAYCKEL BARBOSA DE OLIVEIRA; FAKHOURY, RENATA SVIZZERO ; MARAR, JOÃO FERNANDO ; CASTRO, JACQUELINE A G FERNANDES DE ; AMANTINI, SUSY NAZARÉ SILVA RIBEIRO . A INFLUÊNCIA DA INTERFACE ENQUANTO SUPERFÍCIE NO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA 3ª IDADE. In: 16° Ergodesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2016. v. 3. p. 2385-2394.

2.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; AGUILAR, I. A. . VIRTUAL OU REAL: A DIFICULDADE NA DIFERENCIAÇÃO ENTRE IMAGENS GERADAS POR COMPUTADOR E FOTOGRAFIAS. In: XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2017, Araçatuba. Anais GRAPHICA 2017. Araçatuba: UNIP, 2017. v. 1.

3.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MARAR, J. F. . Terceira Idade Conectada: um estudo piloto para o uso de serious games na inclusão digital para idosos. In: III Encontro Científico Multidiciplinar FAAG, 2016, Agudos. Criatividade e Inovação, 2016. v. 1. p. 183-194.

4.
CAMARGO, M. B. O.; BENTO, G. N. ; FAKHOURY, R. S. ; MARTINS JUNIOR, P. ; BORDIN, A. B. ; MARAR, J. F. . Inclusão digital na 3a idade: uma necessidade esquecida. In: Ergotrip Design, 2016, Natal. Design, Ergonomia & Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2016. v. 1. p. 477-486.

5.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; AGUILAR, I. A. ; MARAR, J. F. ; SEMENTILLE, A. C. . O uso de representações tridimensionais no entendimento de projetos arquitetônicos. In: 3º Encontro Internacional de Dados, Tecnologia e Informação, 2016, Marília. Perspectivas e interdisciplinaridadesem Ciência da Informação. Marília: Unesp, 2016. v. 2. p. 112-127.

6.
PASCHOARELLI, L. C. ; SATIKO, L. N. ; CAMARGO, M. B. O. ; RODRIGUES, A. D . Utilização de Protótipos em Testes Exploratórios / Formativos. In: X Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador, 2010, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construido e Transporte. Rio de Janeiro: LEUI/PUC-Rio, 2010. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MATHEUS, P. C. O. ; CAMARGO, M. B. O. . COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE. In: XI Jornada Científica, 2016, Bauru. Anais XI Jornada Científica FIB (2016). Bauru: FIB, 2016. v. 1. p. 35-36.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; MARAR, J. F. . MARCO CIVIL DA INTERNET NO BRASIL E O APLICATIVO CASA DA APPLE: automação residencial versus privacidade. In: 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, 2017, Agudos. CIDADES INTELIGENTES. Agudos: FAAG, 2017. v. 1. p. 304-305.

2.
AGUILAR, I. A. ; MOTTA, E. S. ; FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; SEMENTILLE, A. C. ; MARAR, J. F. . TEACHING VISUAL PERCEPTION THROUGH A HOLOGRAPHIC SIMULATION PLATFORM. In: INTERNATIONAL BRAZILIAN MEETING ON COGNITIVE SCIENCE, 2017, São Paulo. INTERNATIONAL BRAZILIAN MEETING ON COGNITIVE SCIENCE, 2017.

3.
MIRA, J. E. ; NUNES, T. C. M. ; CAMARGO, M. B. O. ; MARAR, J. F. . PROPOSTA DE REDE DE COMUNICAÇÃO M2M AUTÔNOMA COM MICROPYTHON E O MÓDULO WI-FI ESP8266. In: INTERNATIONAL BRAZILIAN MEETING ON COGNITIVE SCIENCE, 2017, São Paulo. INTERNATIONAL BRAZILIAN MEETING ON COGNITIVE SCIENCE, 2017.

4.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MATHEUS, P. C. O. ; MARAR, J. F. . A influência do uso de jogos digitais na positivação da experiência do usuário idoso no processo de inclusão digital. In: 6º Ergotrip Design, 2017, Aveiro. ETD'17 - 6º Ergotrip Design, Aveiro: livro de resumos. Aveiro: UA Editora, 2017. v. 1. p. 14-14.

5.
CAMARGO, M. B. O.; SILVA, S. R. ; PASCHOARELLI, L. C. ; MEDOLA, FAUSTO O. . The usability analysis in a brazilian online english course. In: 4º Ergotrip Design, 2015, Aveiro. Livro de reumos. Aveiro: UA Editora, 2015. p. 29-29.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MARAR, J. F. ; CASTRO, J. A. G. F. ; AMANTINI, S. N. S. R. . A influência da interfacace enquanto superfície no uso de jogos no processo de inclusão digital para 3ª idade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MATHEUS, P. C. O. ; CAMARGO, M. B. O. ; FAKHOURY, R. S. ; MARAR, J. F. . CIDADES INTELIGENTES: uma reflexão sobre a relação dos novos cidadãos e suas cidades no contexto da nova ecologia dos meios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MATHEUS, P. C. O. ; MARAR, J. F. . A influência do uso de jogos digitais na positivação da experiência do usuário idoso no processo de inclusão digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAMARGO, M. B. O.; BENTO, G. N. ; FAKHOURY, R. S. ; MARTINS JUNIOR, P. ; BORDIN, A. B. ; MARAR, J. F. . Inclusão Digital na 3ª idade: uma necessidade esquecida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MARAR, J. F. . TERCEIRA IDADE CONECTADA: Um estudo piloto para o uso de serious games na inclusão digital para idosos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMARGO, M. B. O.; MARAR, J. F. . Tecnologia e Voluntariado: Inclusão digital na 3ª idade sem ônus ao Estado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMARGO, M. B. O.; SILVA, S. R. ; PASCHOARELLI, L. C. ; MEDOLA, F. O. . Análise de usabilidade de um curso online de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MATHEUS, P. C. O. ; CAMARGO, M. B. O. . MARCAS PÓS-MODERNAS NA NARRATIVA COMPLEXA: Utilização do Branded Content 2018 (Artigo apresentado em congresso, aguardando publicação).

2.
MIRA, J. E. ; NUNES, T. C. M. ; CAMARGO, M. B. O. ; MARAR, J. F. . PROPOSTA DE REDE DE COMUNICAÇÃO M2M AUTÔNOMA COM MICROPYTHON E O MÓDULO WI-FI ESP8266 2017 (Artigo apresentado em congresso, aguardando publicação).

3.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MATHEUS, P. C. O. ; MARAR, J. F. . A influência do uso de jogos digitais na positivação da experiência do usuário idoso no processo de inclusão digital 2017 (Artigo apresentado em congresso, aguardando publicação).

4.
CAMARGO, M. B. O.; FAKHOURY, R. S. ; MARAR, J. F. . APROPRIAÇÃO DOS ELEMENTOS DO SERVICE DESIGN PARA O PLANEJAMENTO DE INCLUSÕES DIGITAIS PARA IDOSOS MAIS ASSERTIVAS 2017 (Artigo apresentado em Jornada, aguardando publicação).

5.
AGUILAR, I. A. ; MOTTA, E. S. ; FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; SEMENTILLE, A. C. ; MARAR, J. F. . TEACHING VISUAL PERCEPTION THROUGH A HOLOGRAPHIC SIMULATION PLATFORM 2017 (Artigo apresentado em congresso, aguardando publicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º ERGODESIGN & USIHC e CINAHPA. A INFLUÊNCIA DA INTERFACE ENQUANTO SUPERFÍCIE NO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA 3ª IDADE. 2017. (Congresso).

2.
1º Congresso Internacional em Mídia e Tecnologia. CIDADES INTELIGENTES: uma reflexão sobre a relação dos novos cidadãos e suas cidades no contexto da nova ecologia dos meios. 2017. (Congresso).

3.
ETD'17 - 6º Ergotrip Design. A influência do uso de jogos digitais na positivação da experiência do usuário idoso no processo de inclusão digital. 2017. (Congresso).

4.
1 Somatória Cultural - Mostra de Design com palestra sobre Design de Superfície. 2016. (Outra).

5.
Colóquio LECOTEC de pesquisa: Mídia e Democracia, o que está em jogo no Brasil?. 2016. (Outra).

6.
Colóquio Mídia e Tecnologia: Políticas públicas, diversidade e sociedade do conhecimento - um debate necessário. 2016. (Outra).

7.
MEDIATECH: 1º Workshop em mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas e políticas públicas.Tecnologia e Voluntariado: Inclusão digital na 3ª idade sem ônus ao Estado. 2016. (Outra).

8.
V Congresso ERGOTRIP DESIGN: Design, Ergonomia e Interação. Inclusão digital na 3ª idade: uma necessidade esquecida. 2016. (Congresso).

9.
Colóquio LECOTEC de pesquisa ? A Crítica da Mídia como Disciplina Acadêmica. 2015. (Outra).

10.
Seminário Internacional MOBIDATA - O Jornalismo Transmídia com Big Data e Dispositivos Móveis. 2015. (Seminário).

11.
N Design. 2010. (Encontro).

12.
Diverso Design -. 2009. (Encontro).

13.
Diverso Design. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARAR, J. F. ; HOLDSCHIP, R. ; CAMARGO, M. B. O. ; FAKHOURY, R. S. ; AGUILAR, I. A. ; BORDIN, A. B. . MEDIATECH: 1º Workshop em mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas e políticas públicas. 2016. (Outro).

2.
CAMARGO, M. B. O.. Diverso Design - "O quinto Elemento". 2009. (Outro).

3.
CAMARGO, M. B. O.. Diverso Design. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARAR, J. F. ; HOLDSCHIP, R. ; CAMARGO, M. B. O. ; FAKHOURY, R. S. ; AGUILAR, I. A. ; BORDIN, A. B. . MEDIATECH: 1º Workshop em mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas e políticas públicas. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva - SBCC desde Junho de 2017



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