Rodrigo Araujo Goes dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9473112755189512
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Possui graduação em MEDICINA pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (2002). Fez Residência Médica em Ortotpedia e Traumatologia no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO) em 2005. Especialização em Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva no INTO em 2006 e Pós-Graduado em Medicina do Esporte e do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2009 a 2011). Membro titular da Socieda Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Ortopaedics Sports Medicine (ISAKOS), da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatología Deportiva (SLARD), da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e é integrante da campanha Stop Sports Injuries, da American Orthopaedics in Sports Medicine (AOSM). Foi Professor dos cursos de Pós-Graduação de Medicina do Esporte e do Exercício da UVA e Ciências do Futebol da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por 11 anos, fez parte do Corpo Médico do Futebol do Fluminense Football Club. Nos anos de 2013 / 14 foi o médico responsável pela Seleção Brasileira Feminina Adulta de Basquete. Atua como consultor médico para os atletas de alta-performance do Instituto Reação de Judô (ONG liderada pelo medalhista olímpico Flávio Canto); da Equipe Nova União de MMA, dos atletas do Niterói Volei Clube e do Niterói Rugby Futebol Clube. Esteve presente em diversas Missões integrando a equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro (C.O.B.), incluindo os XXX Jogos Olímpicos de Londres (Reino Unido) em 2012 e XVII Jogos Pan Americanos - Toronto (Canadá) em 2015, Jogos Olímpicos Rio 2016. Integrou a Comissão Nacional de Controle de Doping no Futebol e Voleibol (Rio de Janeiro), incluindo a participação na Copa das Confederações FIFA 2013. Experiência internacional como visitor em serviços especializados em lesões multiligamentares e complexas do joelho, como a University of British Columbia, em Vancouver, Canadá (Division of Arthroscopy and Sports Injuries - Dr. Robert G. McCormack); no Steadman-Philippon Research Institute (SPRI), em Vail, Colorado, EUA (Knee Complex Injuries - Dr. Robert LaPrade); na Rush University, em Chicago, EUA (Transplante de Menisco e Transplante Osteocondral - Dr. Brian Cole). Mestrel em Ciências Aplicadas ao Sistema Músculo-Esquelético do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO-MS) com a pesquisa: "Avaliação da previsibilidade da sutura de menisco através da ressonância magnética?. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Araujo Goes dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. A. G.;Goes, RA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado profissional em Ciências Aplicadas ao Sistema Músculo-Esquelético.
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, INTO, Brasil.
Título: Avaliação da previsibilidade da sutura de menisco através da ressonância magnética, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Joao Mauricio Barreto.
Coorientador: Amanda dos Santos Cavalcanti.
2003 - 2006
Especialização - Residência médica.
Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, INTO-MS, Brasil. Residência médica em: Ortopedia e Traumatologia
Número do registro: .
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2009 - 2011
Especialização em Medicina do Esporte e do Exercício. (Carga Horária: 400h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA, Brasil.
Título: Análise Epidemiológica das Rupturas do Tendão Patelar.
Orientador: Marcos Aurelio Brazão de Oliveira.
1998 - 2002
Graduação em MEDICINA.
Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.




Formação Complementar


2009
Medicina do Esporte. (Carga horária: 370h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2006 - 2006
Cirurgia do Joelho. (Carga horária: 720h).
Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, INTO-MS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, INTO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Laboratório de Biologia do Exercício, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
CISTO PRÉTIBIAL APÓS RECONSTRUÇÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR UTILIZANDO PARAFUSO BIOABSORVÍVEL: SÉRIE DE QUATRO CASOS E REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA.
Descrição: A primeira reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) foi realizada em 1895, em um paciente de 41 anos, onde foi feita sutura no condilo femoral, de onde havia se desinserido, com fio catgut. Em 1917, Hey-Groves utilizou uma faixa da banda iliotibial e do semitendíneo, desinseridos da tíbia, para reconstruir o LCA e LCP, respectivamente, direcionando através de um túnel femoral e tibial, que é a base das reconstruções intra-articulares trans-tibial e trans-femoral modernas. Desde então, vários métodos de posicionamento, composição e fixação do enxerto têm sido desenvolvidos para atingir um melhor resultado funcional. Dentre os métodos de fixação, destacam-se os parafusos bioabsorvíveis, que apesar de terem sido lançados com diversos benefícios, também tem suas complicações como quebra do material no intra-operatório, migração para a articulação e cisto prétibial. Esta última complicação, parece estar relacionada a comunicação articular seja por mobilidade anormal do enxerto, necrose induzida pela pressão ou incorporação parcial do enxerto, e biodegradação descoordenada que pode ser explicada por reação imunológica desencadeada por insuficiência enzimática (lactato desidrogenase). O presente trabalho tem o objetivo de expor quatro casos desta patologia, de um serviço especializado, apresentando aspectos clínicos, radiológicos e cirúrgicos, já que esta ainda tem pouca exposição na literatura, de modo a facilitar o seu diagnóstico e tratamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Rodrigo Araujo Goes dos Santos - Coordenador / Fábio Antônio Cabral de Araújo Fagundes - Integrante / Rodrigo de Farias Cardoso - Integrante / André Luiz Siqueira Campos - Integrante.
2017 - Atual
Avaliação clínica e isocinética de atletas submetidos a reconstrução do ligamento cruzado anterior pela técnica Graft Link (all-inside) e anteromedial (botton + parafuso): um estudo comparativo
Descrição: A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns do joelho, com incidência crescente devido ao número cada vez maior de indivíduos envolvidos com a prática de atividades esportivas. Existem várias opções para essa reconstrução, incluindo enxerto autólogo de tendão patelar ou flexores, e ainda com aloenxerto, cada um tendo suas vantagens e desvantagens. Recentemente, o uso do enxerto autólogo de flexores tem sido utilizado mais comumente do que o patelar na reconstrução do LCA, e a maioria dos cirurgiões utiliza o tendão do semitendineo (ST) e do grácil para produzir um enxerto de 4 bandas. Além disso, o uso de enxerto de tendão patelar autólogo, que era previamente considerado o padrão ouro, está diminuindo devido as altas taxas de morbidade no sítio doador comparados ao uso do enxerto de flexores. Essa morbidade pode ser reduzida realizando o enxerto de 4 bandas apenas com o semitendíneo, o que é possível com o mesmo resultado clinico e funcional da utilização dos dois flexores, com a vantagem de causar menor perda de força de flexão do joelho principalmente em ângulos de flexão maiores. Uma das técnicas anatômicas que utiliza o semitendíneo para reconstrução all-inside do LCA é chamada de Graft Link. Ela soma as vantagens já citadas da utilização da utilização do semitendíneo as vantagens de confeccionar o túnel femoral de forma outside-in. Baseado nisto, o presente estudo tem o objetivo de comparar o resultado clínico e funcional dos pacientes submetidos a reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto de semitendíneo e grácil àqueles com enxerto de semitendíneo pela técnica Graft Link através um estudo retrospectivo, unicêntrico, onde serão avaliados pacientes submetidos a reconstrução do ligamento cruzado anterior pelo grupo de Trauma do Esporte do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, quanto ao arco de movimento, força de flexão e extensão, testes de Lachman e Pivot shift, morbidade do sitio doador, escore de Lysholmm e retorno a atividade pré-lesão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Análise Epidemiológica dos pacientes com Pubalgia Atlética no Brasil
Descrição: Avaliação epidemiológica, observacional e retrospectiva de prontuários de 210 pacientes atletas com pubalgia no período compreendido entre Outubro de 2015 a Dezembro 2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Araujo Goes dos Santos - Coordenador / Olivia Nogueira Coelho - Integrante / Lourenço Pinto Peixoto - Integrante / Diogo Ramos Noronha - Integrante / Reinaldo Fernades Junior - Integrante / Matheus Barros de Carvalho - Integrante / Amanda dos Santos Cavalcanti - Integrante / Joao Alves Granjeiro Neto - Integrante.
2010 - 2012
Comparação dos diagnósticos clínico, por imagem e sanguíneo de lesões musculares em jogadores de futebol
Descrição: Comparação dos diagnósticos clínico, por imagem e sanguíneo de lesões musculares em jogadores de futebol.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Araujo Goes dos Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Ortopédica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Representante da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) no Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE).
2014
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte, Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE).
2014
Membro Titular da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatologia Deportiva (SLARD), SLARD.
2012
Membro Internacional da Academy of Orthopedic Surgeons, AAOS.
2010
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).
2010
Membro Titular da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS), International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).
2006
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, R. A. G.2009 SANTOS, R. A. G.; VIEIRA, I. F. V. ; VICTORIA, C. H. ; OLIVEIRA, D. A. C. . Análise epidemiológica das rupturas do tendão patelar. Revista do INTO, v. 7, p. 25-32, 2009.

2.
SANTOS, R. A. G.2005 SANTOS, R. A. G.; TAVARES, R. H. ; RIZZI JUNIOR, C. B. ; Motta Filho, GR . Avaliação da progressão do deslizamento após fixação "in situ" para tratamento do escorregamento epifisário proximal do fêmur. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 40, p. 495-506, 2005.

3.
Vieira, LAM2005 Vieira, LAM ; OLIVEIRA, D. A. C. ; VICTORIA, C. H. ; PEREIRA, M. M. ; SANTOS, R. A. G. . Análise epidemiológica das rupturas do ligamento cruzado anterior em pacientes atendidos no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia. Revista do INTO, v. 3, p. 5-9, 2005.

4.
Vieira, LAM2005 Vieira, LAM ; OLIVEIRA, D. A. C. ; VICTORIA, C. H. ; VIEIRA, I. F. V. ; SANTOS, R. A. G. . Avaliação dos mecanismos de lesão do ligamento cruzado anterior no fuebol. Revista do INTO, v. 3, p. 20-23, 2005.

5.
TAVARES, R. H.2005TAVARES, R. H. ; SANTOS, R. A. G. ; MONTEIRO, A. V. ; ALMEIDA, S. F. . Avaliação da importância do Diabetes mellitus na incidência da doença de Dupuytren. Revista do INTO, v. 3, p. 22-26, 2005.

6.
SANTOS, R. A. G.2004 SANTOS, R. A. G.; RIZZI JUNIOR, C. B. ; GALVAO, S. ; CUNHA, M. G. ; RANGEL, M. A. J. ; RODRIGUES, R. C. . Avaliação do uso do enxerto homólogo na osteotomia de alongamento do calcâneo para tratamento do pé plano valgo neurológico. Revista do INTO, v. 2, p. 41-60, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, R. A. G.. Transplante Músculo-Esquelético. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, R. A. G.. Medicina: os desafios da profissão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, R. A. G.. Debatedor: Mesa Redonda Moderna Sutura de Menisco, quem faz, o que usa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Goes, RA. ?É possível prever as lesões de menisco ?suturáveis? através da Ressonância Magnética??. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, R. A. G.. Osteotomia Valgizante da Tíbia e protocolo acelerado com carga parcial, reduz TVP?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, R. A. G.. Joelho Agudo: Avaliação do Especialista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, R. A. G.. Tecidos Músculo-Esqueléticos em Cirurgia do Joelho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, R. A. G.. Cirurgia ao vivo de reconstrução do ligamento cruzado anterior pela técnica anatômica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, R. A. G.. Prevenção de Lesao Muscular: Existe este conceito?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, R. A. G.. Mesa Redonda 5: Avanços na Imagenologia e Terapia das Lesoes Musculares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, R. A. G.. O uso do plasma Rico em Plaquetas nas Lesoes Musculares- Mitos e Verdades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, R. A. G.. Medicina do esporte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTOS, R. A. G.. Atuação do Departamento Médico no Futebol/ Lesoes no Futebol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, R. A. G.. Avaliação Ortopédica Pré-Participação : Rotina do Fluminense Football Club. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS, R. A. G.. Medicina do esporte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, R. A. G.. Lesões Musculares em Atletas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SANTOS, R. A. G.; RIZZI JUNIOR, C. B. . ? ?Avaliação funcional pós osteotomia de rotação lateral do úmero proximal para o tratamento da seqüela de paralisia braquial obstétrica?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SANTOS, R. A. G.. Estudo a longo prazo pós fixação 'in situ'na epifisiodese proximal do fêmur para o tratamento da epifisiólise com escorregamento moderado e grave. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, R. A. G.. Escorregamento epifisário proximal do fêmur: mesa ortopédica x mesa radiotransparente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SANTOS, R. A. G.. Avaliação Funcional pós osteotomia de rotação lateral do úmero proximal para o tratamento de sequela de paralisia braquial obstétrica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SANTOS, R. A. G.; RIZZI JUNIOR, C. B. ; GALVAO, S. ; CUNHA, M. G. ; RODRIGUES, R. C. ; RANGEL, M. A. J. . ? ?Avaliação do uso do enxerto homólogo na osteotomia de alongamento do calcâneo para tratamento do pé plano valgo neurológico?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS, R. A. G.; RIZZI JUNIOR, C. B. ; GALVAO, S. ; CUNHA, M. G. ; RODRIGUES, R. C. ; RANGEL, M. A. J. . ? ?Avaliação do uso do enxerto homólogo na osteotomia de alongamento do calcâneo para tratamento do pé plano valgo neurológico?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, R. A. G.; TAVARES, R. H. ; RIZZI JUNIOR, C. B. ; Motta Filho, GR . ? ?Avaliação da Progressão do Deslizamento após fixação ?in situ? para tratamento do escorregamento epifisário proximal do fêmur?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS, R. A. G.; TAVARES, R. H. ; RIZZI JUNIOR, C. B. ; Motta Filho, GR . ? ?Avaliação da Progressão do Deslizamento após fixação ?in situ? para tratamento do escorregamento epifisário proximal do fêmur?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTOS, R. A. G.. Avaliação do uso de enxerto homólogo na osteotomia de alongamento de calcâneo para tratamento do pé plano valgo neurológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, R. A. G.. Avaliação do uso de enxerto homólogo na osteotomia de alongamento de calcâneo para tratamento do pé plano valgo neurológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SANTOS, R. A. G.. Avaliação das progressão do deslizamento após fixação ïn situ'para tratamento do escorregamento epifisário proximal do fêmur. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SANTOS, R. A. G.. Avaliação das progressão do deslizamento após fixação ïn situ'para tratamento do escorregamento epifisário proximal do fêmur. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SANTOS, R. A. G.. Colóquio 1- Avaliação clínica e funcional do Atleta. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, R. A. G.. I Jornada de Cirurgia de Cirurgia de Joelho do Hospital São Vicente de Paulo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Goes, RA. 49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1. CURSO AVANÇADO DE SUTURA DE MENISCO.QUANDO E PORQUE INDICAR O REPARO MENISAL?. 2018. (Outra).

2.
17º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2018. (Congresso).

3.
18th ESSKA (European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy). Evaluation of the predictability of meniscal suture by magnetic resonance imaging?. 2018. (Congresso).

4.
18th ESSKA (European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy). Epidemiological Analysis of Patients with Athletic Pubalgia in Brazil?;. 2018. (Congresso).

5.
2. SIMPOSIO DE TRAUMA DO ESPORTE.AVALIAÇÃO PRÉ PARTICIPAÇÃO DO ATLETA. 2018. (Simpósio).

6.
2. SIMPOSIO DE TRAUMA DO ESPORTE.LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. 2018. (Simpósio).

7.
2. SIMPÓSIO DE TRAUMA DO ESPORTE.LESÃO MENISCAL NO ATLETA. 2018. (Simpósio).

8.
2. SIMPOSIO DO TRAUMA DO ESPORTE.MÓDULO 2: ESPORTES DE QUADRA -TÊNIS, HANDEBOL, BASQUETE E VÔLEI. 2018. (Seminário).

9.
30º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. 2018. (Congresso).

10.
35º Congresso Mundial de Medicina do Esporte FIMS. EPIDEMIOLOGICAL AND CLINICAL FEATRURES OF MUSCULOSKELETAL INJURIES IN BRAZILIAN ATHLETES: A CROSS SECTIONAL STUDY. 2018. (Congresso).

11.
39th SICOT Orthopaedic World Congress. Member of Faculty in Knee Sports injuries and Meniscal repair?. 2018. (Congresso).

12.
39th SICOT Orthopaedic World Congress. Member of Faculty in Knee Sports injuries and Meniscal repair?. 2018. (Congresso).

13.
50º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). ESTADO DA ARTE NO TRATAMENTO DAS LESÕES MENISCAIS NO ATLETA. 2018. (Congresso).

14.
5º Congresso Mundial de Medicina do Esporte FIMS. 2018. (Congresso).

15.
6ª Jornada de Cirurgia do Joelho da Regional o Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Sutura Meniscal: Que técnica escolher?. 2018. (Congresso).

16.
SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ARTROSCOPIA E TRAUMATOLOGIA DO ESPORTE. MINHA EXPERIENCIA GERENCIANDO OS SERVIÇOS MÉDICOS NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. 2018. (Congresso).

17.
XIX Congress of the brazilian society for cell biology. Risk factors for tendinopathy development in athletes: study of inflammatory and angiogenic pathway genes?. 2018. (Congresso).

18.
XXVII Isokinetic Medical Group Conference (Football Medicine Outcomes Are we winning?). 2018. (Congresso).

19.
11th Annual Hospital of Special Surgery (HSS) Sports Medicine Symposium. 2017. (Simpósio).

20.
9º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). 2017. (Congresso).

21.
Comitê de Medicina Desportiva - ?Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte? (SMEERJ): Mini-jornada da SMEERJ.?Preparando o atleta master para a prática esportiva: Como devemos orientá-los?. 2017. (Simpósio).

22.
Curso Lesões Complexas do Joelho - Arthrex. 2017. (Outra).

23.
Encontro Técnico-Científico da Área Médica para as Missões lideradas pelo COB.?Atualização no exame físico ortopédico em atletas?. 2017. (Encontro).

24.
III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do CREFITO.?Equipe Multidisciplinar no Esporte?. 2017. (Encontro).

25.
III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do CREFITO 2.?Equipe Multidisciplinar no Esporte?. 2017. (Encontro).

26.
III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do CREFITO 2."A Pubalgia no Esporte?. 2017. (Encontro).

27.
III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do CREFITO 2.?Equipe Multidisciplinar no Esporte?. 2017. (Encontro).

28.
I Jornada de Cirurgia de Cirurgia de Joelho do Hospital São Vicente de Paulo.Indicações e limites para a Sutura Meniscal. 2017. (Simpósio).

29.
I Simpósio de Pós-Graduação do INTO. 2017. (Simpósio).

30.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE). ?Lesão da Raiz Meniscal posterior?. 2017. (Congresso).

31.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE). 2017. (Congresso).

32.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE). ?Preparando o atleta master para a prática esportiva: Como devemos orientá-los?. 2017. (Congresso).

33.
Sessão Clínica do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).?Avaliação da previsibilidade da sutura de menisco através da Ressonância Magnética?. 2017. (Encontro).

34.
Simpósio de Trauma do Esporte da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE).?Sutura de Menisco?. 2017. (Simpósio).

35.
VIII Congresso da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatologia Deportiva (SLARD. 2017. (Congresso).

36.
VIII Jornada Leonesa no Brasil - LCA. 2017. (Encontro).

37.
16. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2016. (Congresso).

38.
17th European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy. 2016. (Congresso).

39.
2. Simpósio 'O PÚBIS DO ATLETA.Aspectos Gerais da Pubalgia no Brasil. 2016. (Simpósio).

40.
6th Edition oh THE OLYMPIC ACADEMIC PROGRAME ON SPORTS MEDICINE- International Olympic Committee. 2016. (Olimpíada).

41.
6th The Meniscus. 2016. (Congresso).

42.
Anthrax One Day Course, Complex Knee Sports Injuries. 2016. (Outra).

43.
Visita ao Hospital de Genebra- Complex Knee Spots Injuries. 2016. (Encontro).

44.
1. Simpósio 'O PÚBIS DO ATLETA'.O que é Pubalgia. 2015. (Simpósio).

45.
10. ISAKOS CONGRESS. 2015. (Congresso).

46.
5ª Jornada de Cirurgia do Joelho da Regional o Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). 2015. (Congresso).

47.
Visita á University of British Columbia- Transplante de menisco com Dr. Robert G. McComarck. 2015. (Encontro).

48.
Visita a Washington University School of Medicine in Saint Louis- Treinamento no Tratamento da Hérnia do esporte e Pubalgia- Dr. L. Michael Brunt. 2015. (Encontro).

49.
15. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2014. (Congresso).

50.
Curso de Imersao em Revisao de Artroplastia Total de Joelho MIS (cadaver lab). 2014. (Outra).

51.
Curso MasterClass em Artroplastia Total de Joelho MIS (cadaver lab). 2014. (Outra).

52.
European Federation of Orthopedic and Trauma. 2014. (Congresso).

53.
Visita ao Hernia Center Dr. Muschaweck- Tratamento da Hernia do Esporte e Pubalgia- Dr. Urike Muschaweck. 2014. (Encontro).

54.
1. Curso Avançado SBOT-RJ da Prótese Unicompartimental de Joelho OXFORD PARTIAL KNEE SYSTEM. 2013. (Outra).

55.
13. Cirurgia de Joelho de Campinas/ Do atleta ao Idoso. Avaliando mudanças. 2013. (Outra).

56.
9. ISAKOS CONGRESS. 2013. (Congresso).

57.
AAOS CONGRESS. 2013. (Congresso).

58.
Curso de Lesoes Complexas do Joelho. 2013. (Outra).

59.
Visita Rush Oak Park Hospital- Transplante de Menisco e Transplante Osteocondral. 2013. (Encontro).

60.
XIII Congresso Brasileiro de Transplantes. 2013. (Congresso).

61.
14. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2012. (Congresso).

62.
5th Edition on THE OLYMPIC ACADEMIC PROGRAME ON SPORTS MEDICINE- International Olympic Committee. 2012. (Olimpíada).

63.
AAOS CONGRESS. 2012. (Congresso).

64.
Curso de Lesoes Condrais, Curso de Patelofemoral e Curso de LCP. 2012. (Outra).

65.
Visita ao Steadman-Philippon Research Institute (SPRI)- Complex Knee Injuries- Dr. Robert LaPrade. 2012. (Encontro).

66.
12. Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas/ O Joelho do Atleta. 2011. (Outra).

67.
8. ISAKOS CONGRESS. 2011. (Congresso).

68.
Visita á University of British Columbia- Transplante de menisco com Dr. Robert G. McComarck. 2011. (Encontro).

69.
13. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2010. (Congresso).

70.
LCA Curso/ Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. 2010. (Outra).

71.
Visita á University of British Columbia- Division of Arthroscopy and d Athletic Injuries- Dr. Robert G. McComarck. 2009. (Encontro).

72.
12. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2008. (Congresso).

73.
13. Global Congress on Medicine & Health in Sports. 2007. (Congresso).

74.
PAN AM MED- Congresso Brasileiro dos XV Jogos Panamericanos Rio 2007. 2007. (Congresso).

75.
11. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2006. (Congresso).

76.
2nd Global Conference on Medicine and Health in Sports. 2005. (Simpósio).

77.
37. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2005. (Congresso).

78.
AO Course- Principles of Operative Fracture Treatment. 2005. (Outra).

79.
II Encontro de Cirurgia de Quadril. 2005. (Simpósio).

80.
III Curso de Imersao e Atualizaçao Teórico-Prático de Artroplastia do Joelho do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO-MS). 2005. (Outra).

81.
XVIII ORTRA- Congresso Internacional de Ortopedia e Traumatologia. 2005. (Congresso).

82.
36. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). 2004. (Congresso).

83.
3rd IFPOS Congress- International Federation of Orthopedic Societies. 2004. (Congresso).

84.
I Forum Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Quadril. 2004. (Simpósio).

85.
II Curso de Imersao e Atualizaçao Teórico-Pratico de Artroplastia Total do Joelho do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO-MS). 2004. (Congresso).

86.
Atualização no tratamento de paralisia cerebral da AACD com Jon Davis. 2003. (Outra).

87.
Curso Anual de Instrução Prática da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico: Conceitos atuais e soluções para a fixação das fraturas. 2003. (Outra).

88.
I Curso de Imersao e Atualizaçao Teórico-Prático de Artroplastia Total do Joelho do Instituto Nacional de Traumato-- Ortopedia (INTO-MS). 2003. (Outra).

89.
Jornada de Atualizaçao em Ortopedia e Traumatologia -INTO. 2003. (Outra).

90.
V Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. 2003. (Congresso).

91.
X Congresso Brasileiro de Cirurgia de Quadril. 2003. (Congresso).

92.
X Congresso Brasileiro de Quadril. 2003. (Congresso).

93.
34. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). 2002. (Congresso).

94.
XV Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte e Simpósio Luso-Brasileiro de Medicina do Esporte. 2001. (Congresso).

95.
1. Congresso Brasileiro de Medicina Desportiva no Futebol. 2000. (Congresso).

96.
XIV ORTRA Internacional/ 2. Congresso Argentino-Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, R. A. G.. 2. SIMPÓSIO DE TRAUMA DO ESPORTE. 2018. (Outro).

2.
Goes, RA. I Simpósio de Trauma do Esporte da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) no Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

3.
SANTOS, R. A. G.. SEGUNDO SIMPÓSIO 'O PÚBIS DO ATLETA'. 2016. (Congresso).

4.
Goes, RA. PRIMEIRO SIMPÓSIO 'O PÚBIS DO ATLETA'. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Visita a Serviços especializados:

- Visita ao Hernia Center Dr. Muschaweck, Munique - Alemanha, sob supervisão da Dr. Ulrike Muschaweck, para Treinamento no Tratamento da Hérnia do Esporte e Pubalgia (Abril de 2014).
- Visita ao Japan Institute of Sports Sciences e Ajinomoto National Training Center, Tóquio (Japão) com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) - Agosto de 2014.
 - Visita à University of British Columbia (Vancouver ? Canadá), Division of Arthroscopy and Athletic Injuries, a convite do Dr. Robert G. McCormack para realização de Transplantes de Menisco (janeiro de 2015).
 - Visita a Washington University School of Medicine / Barnes-Jewish Hospital, Department of Minimally Invasive Surgery, Saint Louis (MO) - Estados Unidos, sob supervisão do Dr. L. Michael Brunt, para Treinamento no Tratamento da Hérnia do Esporte e Pubalgia (Setembro de 2015).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:05:40