Ednilson da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4819353516557956
  • Última atualização do currículo em 20/11/2012


Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa - Unisepe (2008). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ednilson da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E.


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2008
Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura.
União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Ocorrência, distribuição e movimentos de cetáceos na costa do Estado de São Paulo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos César de Oliveira Santos em 20/11/2012.
Descrição: Objetiva-se com esse estudo executar a pioneira investigação sistematizada pela costa do Estado de São Paulo com vistas a mapear a distribuição e a descrever possíveis padrões de ocorrência e movimentação de cetáceos na região de estudo por meio de cruzeiros oceanográficos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ednilson da Silva - Integrante / Marcos César de Oliveira Santos - Coordenador.
2011 - Atual
Capturas acidentais de pequenos cetáceos em atividades pesqueiras no litoral sul paulista: buscando subsídios para formulações de políticas de conservação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos César de Oliveira Santos em 20/11/2012.
Descrição: Em escala global, o impacto das capturas acidentais em operações de pesca tem sido constantemente apontado como o principal vetor causador de altos níveis de mortalidade de pequenos cetáceos e outros organismos nectontes não-alvo da pesca. Uma das formas de minimizar tais impactos reside em investimentos em monitoramento da incidência dos eventos de capturas ao longo do tempo e do espaço, sempre associado ao apoio e envolvimento dos armadores de pesca e seus comandados. A partir de 2010, medidas mitigatórias em relação aos efeitos do uso de redes de emalhe utilizadas pela frota sediada no porto de Cananéia (25oS), litoral sul do Estado de São Paulo, serão adotadas pelos armadores de pesca em comum acordo com o comitê gestor da APA Marinha Sul. Após uma experiência positiva em 35 meses de monitoramento da mencionada frota pesqueira entre 2004 e 2007, um total de 157 eventos de capturas de cetáceos foi reportado. Naquela instância, a maior parte dos exemplares capturados passou a ser utilizada em estudos de história natural envolvendo ao menos três espécies ainda pouco conhecidas localmente: a toninha, Pontoporia blainvillei, o boto-cinza, Sotalia guianensis, e o golfinho-pintado-do-Atlântico, Stenella frontalis. Considerando a experiência adquirida, a recomendação dos próprios armadores da pesca, o estabelecimento da APA Marinha ao longo do litoral paulista e as necessidades em se investir em políticas públicas de pesquisa e de conservação da biodiversidade nesta área, o objetivo da proposta encaminhada é monitorar as capturas acidentais de pequenos cetáceos em atividades pesqueiras operadas pela frota que utiliza redes de emalhar e que atua a partir do município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Ednilson da Silva - Integrante / Marcos César de Oliveira Santos - Coordenador / Giovanna Correa e Figueiredo - Integrante / Pedro Abib Cristales - Integrante / Diego Garcia Buelta - Integrante / Leonardo Maia Durante - Integrante.
2005 - 2010
Parâmetros populacionais e aspectos ecológicos para a conservação do boto-cinza, Sotalia guianensis, no sul de São Paulo e no norte do Paraná
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo a investigação de parâmetros populacionais e de aspectos ecológicos referentes a S. guianensis encontrados em duas regiões distintas e próximas entre si: as águas estuarinas da Ilha de Cananéia, no extremo sul de São Paulo (25º03'S; 47º58'W), e das Baías dos Pinheiros (25º20'S; 48º14'W) e de Guaraqueçaba (25 18'S; 48 20'W), no norte do Paraná, todas conectadas por braços interioranos navegáveis. As regiões de estudo se encontram inseridas em Áreas de Proteção Ambiental Federal sob constantes pressões de seleção provenientes de impactos de natureza antrópica. No estuário de Cananéia será dada continuidade aos estudos populacionais iniciados no ano de 2000. No Paraná será dada prioridade à confecção do catálogo de identificações individuais pela primeira vez com a utilização da técnica de foto-identificação. Em ambos sítios haverá coleta de biópsias para sexagem dos indivíduos catalogados. Entre 2006 e 2008 uma população de toninhas (Pontoporia blainvillei) foi descoberta no Complexo Estuarino de Paranaguá e é atualmente um dos focos deste projeto. A mencionada espécie é listada como vulnerável à extinção pela IUCN. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.



Idiomas


Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Lopes, X.M2012 Lopes, X.M ; SILVA, E. ; BASSOI, M. ; SANTOS, R. A. ; Santos, M.C. de O. . Feeding habits of Guiana dolphins, Sotalia guianensis, from southeastern Brazil: new items and a knowledge review. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print), v. 92, p. 1723-1733, 2012.

2.
Santos, M.C. de O.2010 Santos, M.C. de O. ; Oshima, J.E.F. ; SILVA, E. ; PACÍFICO, Eduardo dos Santos . Feeding associations between Guiana dolphins, Sotalia guianensis, and seabirds in the Lagamar estuary, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 70, p. 9-17, 2010.

3.
Santos, M.C. de O.2010 Santos, M.C. de O. ; Oshima, J.E.F. ; SILVA, E. ; PACÍFICO, Eduardo dos Santos . Group size and composition of Guiana dolphins (Sotalia guianensis) in the Paranaguá Estuarine Complex, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 70, p. 111-120, 2010.

4.
Santos, M.C. de O.2010 Santos, M.C. de O. ; Oshima, J.E.F. ; SILVA, E. ; PACÍFICO, Eduardo dos Santos . Guiana dolphins (Sotalia guianensis) in the Paranaguá Estuarine Complex: insights on the use of area based on photo-identification. Revista Brasileira de Zoologia, v. 27, p. 324-330, 2010.

5.
Santos, M.C. de O.2009Santos, M.C. de O. ; SILVA, E. . Records of a male killer whale (Orcinus orca) in southeastern Brazil.. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso), v. 57, p. 65-68, 2009.

6.
Santos, M.C. de O.2009 Santos, M.C. de O. ; SILVA, E. ; Oshima, J.E.F. . Sightings of franciscana dolphins (Pontoporia blainvillei): the discovery of a population in the Paranaguá Estuarine Complex.. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso), v. 57, p. 57-63, 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Morfometria externa e interna de toninhas, Pontoporia blainvillei (Cetacea, Pontoporiidae) do sul do Estado de São Paulo, Brasil. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 12:12:12