Giovanna Graziosi Casimiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0584425766553916
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (História da Arquitetura e do Urbanismo - Teoria das Artes e Arquitetura) da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a Cidade como Interface Museológica. Ex Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) (janeiro/2017 - junho/2017) e Docente no curso de bacharelado em Design Digital (Março/2016 - junho/2017), pelo Centro Universitário SENAC. Curadora e assessora de projeto do estúdio de design de interação, LILO. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART/UFSM), linha: Arte e Tecnologia. Bolsista Capes/2014. Artista Visual - Bacharel em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). Coordenadora do projeto Art[in]Muzz e com pesquisa voltada para o uso de Realidade Mista nos meios expositivos. Integrante do LABART - Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais e do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq. Componente do Laboratório Os Outros Urbanismos (FAU_USP) e do Grupo de Pesquisa Estéticas da Memória do Século XXI, coordenado pelo Profa. Dra. Giselle Beiguelman. Bolsista FIPE/UFSM (2010), FAPERGS/UFSM (2011) e PIBIC/CNPq (2012). Atualmente bolsista CAPES/2017. Áreas de interesse: história da arte, curadoria, arte e tecnologia, design de interface. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giovanna Graziosi Casimiro
Nome em citações bibliográficas
CASIMIRO, G. G.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Cidade como Interface Museológica,
Orientador: Giselle Beiguelman.
Palavras-chave: arte e tecnologia; HISTORIA DA ARTE; arte urbana; arte publica; patrimonio; open source heritage.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
2014 - 2015
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Realidade Mista e Meio Expositivo: insito<>influxu,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Nara Cirstina Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte e tecnologia; realidade mista; meio expositivio; museologia; curadoria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
2009 - 2013
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Nara Cristina Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Captação de recursos e gestão de projetos culturais. (Carga horária: 16h).
Cultura de Mercado, CM, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Estúdio LILO, LILO ZONE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Curador, Enquadramento Funcional: Curador, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como curador e coordenador de atividades artística-culturais.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Design, Carga horária: 4


FILE Labo, FILE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividade Realizada: Monitoria, educativo, mediação.


Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário Voluntario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividade Realizada: Pesquisa, acompanhamento do setor de acervo, assistência de montagem e manutenção de reserva.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: atividades técnico-científicas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividade realizada: Bolsista de Extensão PROFITECS/ UFSM 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: atividades técnico-científicas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como integrante do Laboratório de Pesquisa LABART, desenvolve pesquisa em arte contemporânea, tecnologia e mídias digitais. Atua nos seguintes projetos: História da Arte Contemporânea no RS: arte, tecnologia e mídias digitais. Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais. Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: atividades técnico-científicas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como integrante do Laboratório de Pesquisa LABART, desenvolve pesquisa em arte contemporânea, tecnologia e mídias digitais. Atua nos seguintes projetos: História da Arte Contemporânea no RS: arte, tecnologia e mídias digitais. Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais. Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista iniciação cientifica, Enquadramento Funcional: atividades técnico-científicas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como integrante do Laboratório de Pesquisa LABART, desenvolve pesquisa em arte contemporânea, tecnologia e mídias digitais. Atua nos seguintes projetos: História da Arte Contemporânea no RS: arte, tecnologia e mídias digitais. Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais. Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista Extensão, Enquadramento Funcional: atividades técnico-científicas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu atividades referente à organização e realização do 5º Simpósio de Arte Contemporânea: arte, ciência e tecnologia, sob orientação da coordenadora do evento Professora Drª Nara Cristina Santos.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria História da Arte, Enquadramento Funcional: Monitor História da Arte, Carga horária: 12


Laboratório de Arte contemporanea, Tecnolodia e Mídias Digitias, LABART, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: atividades técnico-científica, Enquadramento Funcional: Bolsista/ participante, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


E-Plus idiomas, E-PLUS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Acessoria de criação, Enquadramento Funcional: Acessoria de criação/eventos culturais, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Acessoria de criação, Enquadramento Funcional: Acessoria de criação/eventos culturais, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A Cidade como Interface Museológica
Descrição: Pesquisa de doutorado vinculada ao laboratório Outros Urbanismos, com ênfase na cidade como espaços de criação e exposição de acervos interativos. Esta pesquisa permeia questões de Arte, Tecnologia e Arquitetura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Museu Interativo Arte - Ciência - Tecnologia
Descrição: Este projeto busca dar continuidade a uma série de atividades que ocorrem desde 2011 e conta com o trabalho colaborativo de dois programas de pós-graduação da UFSM, cujos grupos de pesquisas são certificados pela UFSM e estão cadastrados no CNPq: PPGART/Mestrado em Artes Visuais Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia; e PPGECQV/Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Grupo de Pesquisa Enzimologia Toxicológica e Neuroquímica. A primeira ação envolvendo esses grupos foi o Museu Interativo: Arte, Ciência, Tecnologia e Patrimônio Cultural , que propôs um espaço transdisciplinar para o ensino, pesquisa e extensão a fim de divulgar a produção acadêmica da universidade. Composta por uma exposição que abrange especificidades das diferentes áreas participantes, a exposição ocorreu no Museu de Arte de Santa Maria que contou ainda, no momento da abertura, com uma conversa com Anna Barros/UNESP, artista brasileira reconhecida nacional e internacionalmente pela sua pesquisa em arte, tecnologia e ciência. Outra ação ocorre no mesmo ano, junto a JAI na UFSM, com a mesma exposição. Em 2013 ocorre a segunda etapa desta parceria com a Instalação Arte-Ciência-Tecnologia na programação da Mostra Integrada de Profissões, Tecnologia, Cultura e Serviços da UFSM PROFITECS 2013. Além dos grupos de pesquisas da UFSM, a instalação contou com a contribuição do Laboratório NANO e Grupo de pesquisa REDES do CNPq/UFRJ. Sob a temática da sustentabilidade, o evento propôs o encontro de pesquisadores e estudantes das áreas de artes visuais, ciências e tecnologia, para reconhecer, discutir e debater questões atuais decorrentes da investigação em arte contemporânea a fim de perceber o necessário e produtivo entrecruzamento nas atividades acadêmicas e profissionais para a produção de conhecimento. Para 2015 e 2016, o projeto do Museu Interativo ACT, propõem a ação NeuroArte considerando as interrelações entre o campo artístico e o campo científico. A Neurociência é um termo guarda-chuva que engloba todas as áreas da ciência-biologia, fisiologia, medicina, física, psicologia - que se interessam pelo sistema nervoso: sua estrutura, função, desenvolvimento, evolução e disfunções. Arte e ciência se unem nesse projeto para discutir questões que tratam da visualidade, sonoridade e sensorialidade, expandidas pelas tecnologias digitais. Neste sentido a arte, com suas linguagens transdisciplinares, em pesquisas que integram arte-ciência-tecnologia, exige outros espaços expositivos, outro modo de aproximação de críticos e historiadores, ampliando a discussão da arte como sistema e do sistema da arte. Essa proposta do Museu Interativo: arte ciência tecnologia torna se relevante quando prevê produção e divulgação de conhecimento através de estratégias científicas e culturais, com amplo e irrestrito acesso ao conhecimento em arte, ciência e tecnologia na exposição. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Realidade Mista e Meio Expositivo: insitu<>influxu
Descrição: Projeto de Mestrado que debate o uso de tecnologias de realidade expandida em espaços institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
ARt[in]Muzz
Descrição: Projeto de pesquisa independente, vinculado a pesquisa de mestrado Realidade Mista e Meio Expositivo: insitu<>influxu. Trata-se de um projeto experimental de aplicação de Realidade Aumentada em exposições itinerantes, acssíveis por dispositivos mobile..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Memória da Amnésia
Descrição: Guia dos Movimentos Nômades de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Integrante / Giselle Beiguelman - Coordenador / Marina Lima - Integrante / Didiana Prata - Integrante / Artur Cordeiro - Integrante / Ana Ottoni - Integrante / André Turazzi - Integrante / Cleisson Vidal - Integrante.
2011 - Atual
Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea
Descrição: Diante da deficiência na catalogação e divulgação de trabalhos artísticos em Santa Maria e na disseminação do que se produz, inclusive dentro das universidades, busca-se reunir dados sobre artistas e obras, através de uma pesquisa teórico-prática, cujas informações serão reunidas em um site para disponibilização a um público geral. Através desse projeto será possível tomar conhecimento do número de artistas que produzem arte e que estão vinculados à cidade e saber como eles atuam em sua respectiva área enquanto iniciantes ou profissionais e como se encontram neste mercado de trabalho. Por meio da INTERNET, a arte não terá fronteiras no ciberespaço, que apresenta-se como um espaço de troca de informações simultâneas e constantes para acesso em rede. No contexto da arte atual, as galerias virtuais disponibilizam ao internauta informações online sobre os artistas e suas produções, acesso livre e maior divulgação sobre os profissionais que fazem parte do cenário artístico, com repercussão local, nacional e internacional, assim como são fontes de pesquisa e referência para estudos no campo das artes visuais. Este projeto se propõe a contribuir para reconhecer a produção artística contemporânea em Santa Maria com a galeria virtual GUILDAS. Através de ambos - Site e Blogs -, a pesquisa apresentará a produção de arte vinculada à cidade: artistas formados em Santa Maria, atuantes em outros Estados e cidades; acadêmicos e suas produções; artistas de fora que se estabeleceram na cidade e seus campos de atuação. Dados estatísticos, gerados no processo de construção da pesquisa, referentes aos formados em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, nos últimos 40 anos, contribuirão para uma espécie de censo. Esses números, já mapeados parcialmente em projeto anterior sobre os 40 anos de História das Artes Visuais na UFSM, realizado por esta coordenadora, permitirão maior conhecimento em relação à atividade cultural no contexto de arte, na cidade de Santa Maria...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais
Descrição: Este projeto de pesquisa na área de artes visuais, mais precisamente em história da arte contemporânea no Rio Grande do Sul, pode contribuir para a ampliação e divulgação da produção artística e de um reconhecimento da produção recente em arte, tecnologia e mídias digitais, no Estado, a partir de obras e artistas cuja atuação encontra-se enfatizada a partir dos anos de 1990. Com a experiência e resultados do projeto História da Arte Contemporânea no RS: uma abordagem a partir da produção em arte, tecnologia e mídias digitais, que reconheceu a produção em arte contemporânea no final do século XX, início do século XXI, mapeada a partir de instituições de ensino e culturais do estado, chegou-se a um grupo de artistas, do qual alguns merecem maior atenção, em torno de sua produtividade, pesquisa constante e sedimentada na área de arte e tecnologia...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
História da Arte Contemporânea no RS: arte, tecnologia e mídias digitais
Descrição: Este projeto de pesquisa na área de artes visuais, mais precisamente em história da arte contemporânea no Rio Grande do Sul, pode contribuir para a ampliação e divulgação da produção artística e de um reconhecimento da produção recente em arte, tecnologia e mídias digitais, no Estado, a partir de obras e artistas cuja atuação encontra-se enfatizada a partir dos anos de 1990..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Integrante / Nara Cristina Santos - Coordenador / Carlos Donaduzzi - Integrante / Manoela Vares - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
NeuroArTE: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia
Descrição: Temos observado os avanços nas pesquisas em neurociências e o modo como alguns artistas têm utilizado o desvendamento do potencial do cérebro humano para proporcionar novas experiências estéticas e sensíveis. Acreditamos que ampliar as discussões sobre esta temática é de extrema pertinência no momento em que este assunto toma as mídias e no qual o Brasil, através do neurocientista Miguel Nicolelis, pode ser o palco do primeiro chute de um cadeirante na abertura da Copa do Mundo de 2014, pesquisa esta financiada por meio da Agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de 33 milhões de reais. As pesquisas em neurociências atingem todos os campos do conhecimento, da medicina, à educação, à linguística, à história, à informática, ao marketing e, entre outras áreas, também à arte, porque entender a complexidade do cérebro humano também é desvendar a própria trajetória do homem e a base das relações entre estes campos de conhecimento. Deste modo, nossa proposta é pensar criticamente as inovações em arte-ciência-tecnologia pelo viés da neurociência a partir das experiências com o museu interativo, nesta oportunidade, itinerante. Para a ocasião nossa rede de colaboradores será composta por 05 pesquisadores da UFSM (GRUPO 1), 01 artista internacional, 04 artistas brasileiros ou residentes no país, de renome nacional e internacional (GRUPO 2), e 10 artistas pesquisadores brasileiros (GRUPO 3), os quais trabalham nesta interface...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Integrante / Nara Cristina Santos - Integrante / DEBORA AITA GASPARETTO - Integrante / Maria Rosa C. Schetinger - Coordenador / Jessié Martins Gutierres - Integrante.
2014 - 2014
9º Simpósio de Arte Contemporânea: Modos expositivos e FACTORS 1.0 - Festival de Arte, Ciência, Tecnologia do RS
Descrição: O 9º SIMPÓSIO ARTE CONTEMPORÂNEA contará neste ano com o FACTORS 1.0 - FESTIVAL DE ARTE, CIÊNCIA, TECNOLOGIA DO RS. Se o Simpósio vem ao encontro da necessidade crescente de reunir pesquisadores, estudantes e profissionais na área das Artes Visuais, para apresentar e discutir suas pesquisas no campo acadêmico e profissional no contexto regional e nacional, neste ano sobre a temática específica da arte, ciência e tecnologia, o Festival propõe uma relação mais proativa, a partir da mostra de obras-projetos-trabalhos realizados por jovens artistas brasileiros e internacionais que produzem na interface em arte, ciência, tecnologia, mídias digitais e ainda workshops na área. Os artistas investigam novas possibilidades criativas e extrapolam o universo da arte contemporânea, refletem sobre seu trabalho ao mesmo tempo em que os teóricos, historiadores e críticos apresentam possibilidades de entendimento da arte atual, reafirmando a necessidade da pesquisa na área e o intercâmbio de alunos e pesquisadores. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Integrante / Nara Cristina Santos - Coordenador / Carlos Donaduzzi - Integrante / Andrea Capssa - Integrante / DEBORA AITA GASPARETTO - Integrante / Anelise Witt - Integrante / Raquel Fonseca - Integrante.
2013 - 2013
Instalação Arte-Ciência-Tecnologia - Profitecs
Descrição: Integra a PROFITECS 2013 e resulta de nossa experiência anterior com o Museu Interativo, MASM/2011. Está organizada em duas mostras: - Experimentos Temáticos Interdisciplinares Conta com nove módulos de diferentes áreas como Educação Ambiental, Engenharia, Fitotecnia, História, Química, Robótica visando integrar o tema sustentabilidade em um contexto único. - Instalação Arte, Ciência e Tecnologia Conta com a participação de cinco artistas para tratar da interdisciplinaridade, entre os quais dois convidados externos do Grupo NANO/ UFRJ, prof. Dr. Guto Nóbrega e prof.ª Dr.ª Malu Fragoso; doutorando Fernando Codevilla PPGAV/UNESP e LABART/UFSM; mestre Anelise Witt PPGART/UFSM; mestrando Carlos Donaduzzi PPGART/UFSM. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Integrante / Nara Cristina Santos - Integrante / Maria Rosa C. Schetinger - Coordenador.
2013 - 2013
8º Simpósio de Arte Contemporânea: arte, ciência e tecnologia
Descrição: Este evento anual, reúne em 2013 pesquisadores atuantes na área, alunos de pós-graduação e de graduação, para discutir como acontecem as relações de arte-ciência-tecnologia na arte contemporânea. Acontece através de seminário e exposições...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Coordenador / Nara Cristina Santos - Integrante / Raquel Fonseca - Integrante / andreia machado oliveira - Integrante.
2012 - 2012
7º Simpósio de Arte Contemporânea: participação e interação
Descrição: Este evento anual, acontece excepcionalmente em 2012 em parceria do PPGART/UFSM e PPGAV/UFRJ, reunindo pesquisadores atuantes na área, alunos de pós-graduação e de graduação, para discutir como acontecem as relações de participação e interação na arte contemporânea...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Coordenador / Nara Cristina Santos - Integrante / Carlos Donaduzzi - Integrante / Andrea Capssa - Integrante / DEBORA AITA GASPARETTO - Integrante / Anelise Witt - Integrante / Raquel Fonseca - Integrante / Guto Nobrega - Integrante / maria luiza fragoso - Integrante.
2011 - 2011
6º Simpósio de Arte Contemporânea: fotografia analógica e digital
Descrição: Este evento anual, acontece em 2011, reunindo pesquisadores atuantes na área, alunos de pós-graduação e de graduação, para discutir como acontecem as relações de participação e interação na arte contemporânea. Idealizado pelo LABART/UFSM é promovido pelo PPGART/UFSM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Giovanna Graziosi Casimiro - Integrante / Nara Cristina Santos - Coordenador / Carlos Donaduzzi - Integrante / Manoela Vares - Integrante / Andrea Capssa - Integrante / DEBORA AITA GASPARETTO - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Estamparia e Design de Superfícies.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASIMIRO, G. G.. Realidade Mista e Meio Expositivo na arte contemporânea Dinâmicas digitais e novos modos de expor. 1. ed. , 2018.

2.
SANTOS, N. C. ; CASIMIRO, G. G. ; CAPSSA, A. . Guilda Galeria - espaços expositivos virtuais e a interação com público através dos meios digitais. Políticas para as Artes - prática e reflexão. 2. ed. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2014. v. 2. 106-122p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASIMIRO, G. G.. AUGMENTED REALITY AND STREET ART: SOCIAL AND CULTURAL ENGAGEMENT IN THE CITY. ARTIVIVE BLOG, Website, p. 1 - 0, 01 ago. 2018.

2.
CASIMIRO, G. G.. TELLING STORIES BEYOND THE TIME. ARTIVIVE BLOG, Website, p. 1 - 0, 23 abr. 2018.

3.
CASIMIRO, G. G.. AUGMENTED REALITY AND THE DIMENSIONS OF SENSIBILITY. ARTIVIVE BLOG, Website, p. 1 - 0, 07 fev. 2018.

4.
CASIMIRO, G. G.. Realidade aumentada na arte contemporânea. O Grito!, www.ogrito.com.br, p. 01 - 02, 26 ago. 2013.

5.
CASIMIRO, G. G.. Arte e tecnologia: Obras usam sentimento humano como matéria-prima. O Grito!, www.ogrito.com.br, p. 01 - 02, 19 ago. 2013.

6.
CASIMIRO, G. G.. A arte interativa e o fim da distância entre obra e público. O Grito!, www.ogrito.com.br, p. 01 - 02, 12 ago. 2013.

7.
CASIMIRO, G. G.. Gameart ganha espaço na arte contemporânea. O Grito!, www.ogrito.com.br, p. 01 - 02, 05 ago. 2013.

8.
CASIMIRO, G. G.. Arte contemporânea assusta muita gente: um passeio pelo FILE, em São Paulo. O Grito!, www.ogrito.com.br, p. 01 - 02, 29 jul. 2013.

9.
CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . Galerias Virtuais - emergentes na arte contemporânea. Jornal A Razão, 07 fev. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASIMIRO, G. G.. Look Again: Augmented Reality as a time travel tool. In: Culture and Computer Science ? Hybrid Systems, 2018, Berlim. Culture and Computer Science ? Hybrid Systems, 2018. v. 1.

2.
BEIGUELMAN, G. ; LAVIGNE, N. ; CASIMIRO, G. G. . The online counter-collector, the open source heritage and the museums of the unfinished. In: ISEA 2017, 2017, MANIZALES. ISEA2017 Manizales BIO-CREATION AND PEACE. Bogota: Department of Visual Design, Universidad de Caldas, and ISEA International., 2017. v. 1. p. 821-831.

3.
CASIMIRO, G. G.. CONTROLE E MULTI-TEMPORALIDADES: GOOGLE WEB LAB, UM MUSEU EM REDE. In: ANPAP, 2015, Santa Maria. 24 ENCONTRO ANPAP - Compartilhamento na arte: redes e conexões. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015. v. 1. p. 2078-2093.

4.
DEBORA AITA GASPARETTO ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; BOELTER, V. . FACTORS 1.0 ? ?CURADORIA? COMPARTILHADA, MODOS EXPOSITIVOS E AS EXPERIÊNCIAS EM ARTE DIGITAL. In: ANPAP, 2015, Santa Maria. 24 ENCONTRO ANPAP - Compartilhamento na arte: redes e conexões. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015. v. 1. p. 1727-1738.

5.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; SANTOS, N. C. . Guilda Galeria - espaços expositivos virtuais e a interação com público através dos meios digitais. In: FUNARTE, 2012, Rio de Janeiro. Funarte, 2012.

6.
CASIMIRO, G. G.; VARES, M. ; SANTOS, N. C. . Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais com Reginas Silveira, Vera Chaves Barcellos e Diana Domingues. In: Simposio Internacional: imagem, cultura visual e história da arte, 2012, Porto Alegre. Simposio Internacional: imagem, cultura visual e história da arte, 2012.

7.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; SANTOS, N. C. . Guilda: Galerias virtuais na arte contemporânea. In: ABCIBER - Simposio Nacional da Associação de Pesquisadores e Pesquisadores em Cibercultura., 2012, Novo Hamburgo. ABCIBER - Simposio Nacional da Associação de Pesquisadores e Pesquisadores em Cibercultura., 2012.

8.
CASIMIRO, G. G.; DONADUZZI, C. ; SANTOS, N. C. . Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais na obra de Vera Chaves Barcellos e Regina Silveira. In: VIII Encontro de História da Arte- História de arte e Curadoria, 2012, Campinas. VIII Encontro de História da Arte- História de arte e Curadoria, 2012.

9.
CASIMIRO, G. G.; DONADUZZI, C. ; SANTOS, N. C. . Visitant Genet de Vera Chaves Barcellos: considerações sobre ficção e imaginação.. In: ANPAP - Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. ANPAP - Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
Efrat Liron ; CASIMIRO, G. G. . The Augmented Walk: Unfolding the City?s Dimensions with Augmented Reality Artistic Interventions | LIRON EFRAT & GIOVANNA CASIMIRO. INTERARTIVE, 2018.

2.
CASIMIRO, G. G.. Meios e tempos mistos - as realidades contidas em WeARinMoMA. Revista Movimento, 2015.

3.
CASIMIRO, G. G.. A multi-temporalidade do Museu: Meio Expositivo e Realidade Mista. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, 2015.

4.
CASIMIRO, G. G.. Acervo com Realidade Mista: projeto Talking Statues e perspectivas museais, no ambiente urbano. Revista Caminho Aberto, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CASIMIRO, G. G.. The open source heritage: creation of value and narratives in the city. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASIMIRO, G. G.. The City as Museum Interface. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASIMIRO, G. G.. Beyond Boundaries: Dissolution of territory and artistic resistance through Augmented Reality. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASIMIRO, G. G.. The Open Source Heritage and the Social Media Map. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASIMIRO, G. G.. The Open Source Heritage and the Social Media Map. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASIMIRO, G. G.. Open Source Heritage and the Limits of Gamification in the City. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CASIMIRO, G. G.. The City as Museums Interface. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BEIGUELMAN, G. ; CASIMIRO, G. G. ; LAVIGNE, N. . The online counter-collector, the open source heritage and the museums of the unfinished. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CASIMIRO, G. G.. Interaffetive Swing: the physical Social media. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BEIGUELMAN, G. ; LAVIGNE, N. ; CASIMIRO, G. G. . The Online Counter-collector, the Open Source Heritage and the Museums of the Un nished. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CASIMIRO, G. G.. Interaffetive Swing: the physical Social media. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CASIMIRO, G. G.. Transfaces museológicas: acervos expandidos com RA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . Balanços InterAfetivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CASIMIRO, G. G.. Realidades Mistas em museus: acervos interativos e imersivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . Arte e Tecnologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CASIMIRO, G. G.. Cidades Inteligentes como Interfaces Museológicas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CASIMIRO, G. G.. Sine2016stesia e experiência mista em museus'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CASIMIRO, G. G.. Lapso da Interatividade: transfaces museológicas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CASIMIRO, G. G.; ROMERO Tori ; SEPPI Isa ; ARNAUT Rodrigo . A Arte da Virtualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CASIMIRO, G. G.; PRADO, Gilbertto . Àgora Fab Livre: debate sobre Arte e Tecnologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CASIMIRO, G. G.. Talk Show da Inovação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CASIMIRO, G. G.. Metodologia para projetos inovadores: design e tecnologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CASIMIRO, G. G.. Interfacidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . Video Mapping e Realidades Mistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CASIMIRO, G. G.; LIMA, M. . Cartografias expandidas: Realidade Aumentada e a exposição Memória da Amnésia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, N. C. ; ALBANI, A. ; DEBORA AITA GASPARETTO ; CASIMIRO, G. G. ; CAPSSA, A. ; BOELTER, V. ; DONADUZZI, C. . CONTROLE E MULTI-TEMPORALIDADES: GOOGLE WEB LAB, UM MUSEU EM REDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CASIMIRO, G. G.; SALVADOR, B. . Do ciborgue a Realidade Mista - aula especial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CASIMIRO, G. G.. Musealização do Espaço Urbano com Realidade Aumentada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CASIMIRO, G. G.. Os (novos) meios expositivos: uma reflexão a partir das novas possibilidades expositivas na arte contemporanea,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CASIMIRO, G. G.; SANTOS, N. C. . Hibridação na arte contemporãnea: Visitant Genet (2001) de Vera Chaves Barcellos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
CASIMIRO, G. G.; DONADUZZI, C. ; SANTOS, N. C. . Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais na obra de Vera Chaves Barcellos e Regina Silveira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
VARES, M. ; CASIMIRO, G. G. ; SANTOS, N. C. . Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais com Regina Silveira, Vera Chaves Barcellos e Diana Domingues. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
CASIMIRO, G. G.; SANTOS, N. C. . PER GLI UCELLI DE VERA CHAVES BARCELLOS: SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SANTOS, N. C. ; CASIMIRO, G. G. . VERA CHAVES BARCELLOS E A OBRA PER GLI UCELLI: NOVAS MÍDIAS, HIBRIDAÇÃO E MULTISENSORIALIDADE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; SANTOS, N. C. . GALERIAS VIRTUAIS: ESPAÇOS EXPOSITIVOS ALTERNATIVOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; SANTOS, N. C. . Guilda: Galerias virtuais na arte contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
SANTOS, N. C. ; CASIMIRO, G. G. . Artistas Contemporãneos no RS: arte, tecnologia e nvas mídias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SANTOS, N. C. ; CASIMIRO, G. G. ; Souto, Marcos . Visitant Genet de Vera Chaves Barcellos: a história através do universo de Jean Genet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SANTOS, N. C. ; CASIMIRO, G. G. ; DONADUZZI, C. . VISITANT GENET DE VERA CHAVES BARCELLOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE FICÇÃO E IMAGINAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BERNAL, R. N. ; CASIMIRO, G. G. . Imersão evolutiva, arte digital, ciência e tecnologia. Florianópolis: art Research Journal, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
SHANKEN, E. ; CASIMIRO, G. G. . Arte Contemporânea e Novas Mídias: Partilha Digital ou Discurso Híbrido?. Florianópolis: Art Research Journal, 2015. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASIMIRO, G. G.. Mentor Hacking Arts MIT. 2017.

2.
CASIMIRO, G. G.. Mentor Hacking Arts Conference. 2016.

Programas de computador sem registro
1.
VOGT, E. ; MORAES, T. . Look Again. 2017.

Produtos tecnológicos
1.
CASIMIRO, G. G.; GARCIA, C. . Set 20th/São Paulo: MAC USP Umberto Boccioni: Dispositivo de Experimentações Holográficas (em parceria com o FABLAB Livre SP). 2018.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; QUIROGA, Daniele . Sala de Diálogos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; DONADUZZI, C. . Sala de Diálogos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; Witt, Anelise . Sala de Diálogos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; VARES, M. . Sala de Diálogos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; DEBORA AITA GASPARETTO . Sala de Diálogos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CASIMIRO, G. G.. ESTÚDIO LILO. 2015; Tema: Design, arte e tecnologia. (Site).

2.
CASIMIRO, G. G.. Highlike. 2013; Tema: Arte, tecnologia e contemporaneidade. (Site).

3.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; SANTOS, N. C. . Guilda Galeria. 2012; Tema: Arte, tecnologia e contemporaneidade. (Rede social).

4.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; SANTOS, N. C. . Guilda Galeria. 2011; Tema: Arte, tecnologia e contemporaneidade. (Site).

5.
CASIMIRO, G. G.; CAPSSA, A. ; SANTOS, N. C. . Guilda Galeria. 2011; Tema: Arte, tecnologia e contemporaneidade. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASIMIRO, G. G.; CORDEIRO, A. ; PRATA, D. ; Erica Ferrari . Workshop Field Trip. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CASIMIRO, G. G.; MASSUTI, F. . Augmented Scapes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASIMIRO, G. G.. RedBull Station Workshop: Lambes na Laje com Realidade Aumentada. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CASIMIRO, G. G.. Ciborgue e Realidade Mistas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CASIMIRO, G. G.. Basement Go! Realidade aumentada e imagens da cidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CASIMIRO, G. G.. Lab Maker de Realidade Aumentada. 2016. .

7.
CASIMIRO, G. G.. Memory Go! Realidade Aumentada e imagens da cidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BEIGUELMAN, G. ; LIMA, M. ; CASIMIRO, G. G. ; PRATA, D. . Memória da Amnésia. 2015. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CASIMIRO, G. G.. ARLines of The City. 2018. Intervenção Urbana.

2.
CASIMIRO, G. G.. ARLines of The City. 2018. Intervenção Urbana.

3.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . Balanços Interafetivos - Exposição Maquinações. 2018. Intervenção Urbana.

4.
CASIMIRO, G. G.. Hanji - Unfolding Memories // Art Exhibition Cretors in Lab Showcase (ACC). 2018. Instalação.

5.
CASIMIRO, G. G.. Black Madonna. 2017. Intervenção Urbana.

6.
CASIMIRO, G. G.. ARLines of the City. 2017. Fotografia.

7.
CASIMIRO, G. G.; BUU, D. ; DOSTLIEV, A. ; SELSKIY, G. . Metacity as interactive interface. 2017. Intervenção Urbana.

8.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . Linhas Cruzadas. 2017. Intervenção Urbana.

9.
LOPES Lina ; CASIMIRO, G. G. . Ludicidade. 2017. Instalação.

10.
CASIMIRO, G. G.; DOUGLAS, C. . Neon Festival. 2017. Intervenção Urbana.

11.
BEIGUELMAN, G. ; LAVIGNE, N. ; PRATA, D. ; BAMBOZZI, L. ; CASIMIRO, G. G. . MASP.ETC.BR. 2017. Intervenção Urbana.

12.
CASIMIRO, G. G.; VOGT, E. . The Freedom Side. 2017. Intervenção Urbana.

13.
CASIMIRO, G. G.. Melk Billboard. 2017. Intervenção Urbana.

14.
CASIMIRO, G. G.. ARLines at MIT. 2017. Intervenção Urbana.

15.
CASIMIRO, G. G.; DOUGLAS, C. . Beyond the Walls - Black Madonna. 2017. Intervenção Urbana.

16.
CASIMIRO, G. G.; TOSI, T. . O Museu dos Outros. 2017. Instalação.

17.
LOPES Lina ; CASIMIRO, G. G. . Balanços Interafetivos. 2016. Intervenção Urbana.

18.
CASIMIRO, G. G.; JUSTA, R. . Data Mapping. 2016. Intervenção Urbana.

19.
CASIMIRO, G. G.; JUSTA, R. . Data Mapping. 2016. Intervenção Urbana.

20.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . Panobike. 2016. Instalação.

21.
CASIMIRO, G. G.; MAZIVIERO, C. ; RAMPAZZO, A. . Mobike. 2016. Instalação.

22.
CASIMIRO, G. G.; MAZIVIERO, C. ; RAMPAZZO, A. . Dividing Lines - Vestígio Paulistano. 2016. Instalação.

23.
CASIMIRO, G. G.. Mural Imersivo MAM SP - abertura exposição Volpi. 2016. Instalação.

24.
BEIGUELMAN, G. ; PRATA, D. ; LIMA, M. ; CASIMIRO, G. G. . Memória da Amnésia - AR tour. 2015. Intervenção Urbana.

25.
CASIMIRO, G. G.. Exposição 1331. 2011. Ilustração.

26.
CASIMIRO, G. G.. Penas de Pavão. 2010. Ilustração.

27.
CASIMIRO, G. G.. Sonhos de Cor e Naquim. 2010. Desenho.

28.
CASIMIRO, G. G.. Charge Jornal Sinapse. 2010. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CASIMIRO, G. G.; TOSI, T. . O Museu dos Outros. 2017 (Residência Artistica).

2.
CASIMIRO, G. G.. Kultur Kontakt. 2017 (Residência Artistica).

3.
CASIMIRO, G. G.. MISHMASH Exhibition. 2017 (Mediaçao expositiva com Realidade Aumentada).

4.
CASIMIRO, G. G.; LOPES Lina . RedBull Basement. 2016 (Residência Artistica).

5.
CASIMIRO, G. G.. Galeria InterAfetiva - Neuro Sense of Plac. 2015 (Curadoria).

6.
CASIMIRO, G. G.. Galeria InterAfetiva - BIOMA_digital - exposição Gilberto Prado e Grupo Poéticas Digitais. 2015 (Exposição).

7.
CASIMIRO, G. G.. Galeria InterAfetiva - TIPO//BIKE. 2015 (Exposição).

8.
CASIMIRO, G. G.; FONSECA, Raquel . Art[in]Muzz: Matéria e Objeto. 2014 (Exposição).

9.
CASIMIRO, G. G.; FONSECA, Raquel . Art[in]Muzz: Matéria e Objeto. 2014 (Curadoria).

10.
CASIMIRO, G. G.; FONSECA, Raquel . Art[in]Muzz: Matéria e Objeto. 2014 (Curadoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FOGLIANO, F.; GUARALDO. F.; CASIMIRO, G. G.. Participação em banca de Guilherme Bustamante de Freitas Macedo e Pedro Henrique Alti.Moshe - usabilidade móvel para idosos, empatia e afeto na criação e desenvolvimento de projetos digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

2.
CASIMIRO, G. G.; FOGLIANO, F.; FABBRINI, F.. Participação em banca de Julia Medeiros da Costa.Inserção da educação ambiental para criação de 5 a 7 anos através de um brinquedo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

3.
CASIMIRO, G. G.; FOGLIANO, F.; FABBRINI, F.. Participação em banca de Bruno Nascimento.TrashLab. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

4.
CASIMIRO, G. G.; FOGLIANO, F.; FABBRINI, F.. Participação em banca de Cesar Calocci Fernandes Pereira Agostinho.Privacidade online e inovação tecnológica: Ensaio sobre vigilância e neuromarketing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

5.
FOGLIANO, F.; FABBRINI, F.; CASIMIRO, G. G.. Participação em banca de Beatriz Sabino.Mesa social: uma intervenção para conectar pessoas com ambientes urbanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

6.
FOGLIANO, F.; CASIMIRO, G. G.; NASCIMENTO, M. A.. Participação em banca de Guilherme Dariolli e Gabriele de Lima.Os primeiros mil dias na vida de uma criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

7.
FOGLIANO, F.; FABBRINI, F.; CASIMIRO, G. G.. Participação em banca de Memórias afetivas: narrativa da vida.Memórias afetivas: narrativa da vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º SP-ARTE. 2012. (Outra).

2.
XI Seminário de História da Arte.Hibridação na arte contemporãnea: Visitant Genet (2001) de Vera Chaves Barcellos. 2012. (Seminário).

3.
#10.ART.Visitant Genet de Vera Chaves Barcellos: a história através do universo de Jean Genet. 2011. (Encontro).

4.
1 Ciclo de estudos e práticas em deisgn de superfície. 2011. (Oficina).

5.
6º Simpósio de Arte Contemporanea: fotografia analógica e digital. 2011. (Simpósio).

6.
ANPAP - Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas.VISITANT GENET DE VERA CHAVES BARCELLOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE FICÇÃO E IMAGINAÇÃO. 2011. (Encontro).

7.
Jornada Acadêmica Integrada Univerisdade Federal de Santa Maria.Artistas Contemporãneos no RS: arte, tecnologia e nvas mídias. 2011. (Outra).

8.
SP Arte. 2011. (Outra).

9.
SP-ARTE 2011. 2011. (Feira).

10.
5 Simpósio de Arte Contemporânea. 2010. (Simpósio).

11.
Curso de Metodologia nas Artes Visuais. 2010. (Encontro).

12.
4º Simpósio de Arte Contemporânea - Teoria e Crítica. 2009. (Simpósio).

13.
SP Art. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASIMIRO, G. G.; Rita Wu ; André Deak . Ruidos Urbanos. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, N. C. ; DEBORA AITA GASPARETTO ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; DONADUZZI, C. . 24 ENCONTRO ANPAP. 2015. (Congresso).

3.
CASIMIRO, G. G.. NEURO.sense of place. 2015. (Exposição).

4.
CASIMIRO, G. G.. BIOMA_digital. 2015. (Exposição).

5.
SANTOS, N. C. ; FONSECA, Raquel ; DEBORA AITA GASPARETTO ; VARES, M. ; DONADUZZI, C. ; Witt, Anelise ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . PPGART - Mestres 2013. 2013. (Exposição).

6.
SANTOS, N. C. ; FONSECA, Raquel ; DEBORA AITA GASPARETTO ; VARES, M. ; DONADUZZI, C. ; Witt, Anelise ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . Arte-Ciência-Tecnologia. 2013. (Exposição).

7.
SANTOS, N. C. ; FONSECA, Raquel ; DEBORA AITA GASPARETTO ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; VARES, M. ; DONADUZZI, C. . 8º Simpósio de Arte Contemporânea - Arte, Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).

8.
SANTOS, N. C. ; SCHETINGER, M. R. C. ; CASIMIRO, G. G. ; DONADUZZI, C. ; Witt, Anelise ; CAPSSA, A. . Arte-Ciência-Tecnologia SUSTENTABILIDADE. 2013. (Exposição).

9.
CASIMIRO, G. G.. Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - FILE. 2013. (Festival).

10.
SANTOS, N. C. ; DEBORA AITA GASPARETTO ; DONADUZZI, C. ; VARES, M. ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . ARTE - Participação e Interação. 2012. (Exposição).

11.
SANTOS, N. C. ; DEBORA AITA GASPARETTO ; DONADUZZI, C. ; FONSECA, Raquel ; VARES, M. ; Witt, Anelise ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . PPGART - Mestres 2012. 2012. (Exposição).

12.
SANTOS, N. C. ; FONSECA, Raquel ; DEBORA AITA GASPARETTO ; VARES, M. ; Witt, Anelise ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . 7º Simpósio de Arte Contemporânea: Participação e Interação. 2012. (Outro).

13.
SANTOS, N. C. ; DONADUZZI, C. ; CASIMIRO, G. G. ; CAPSSA, A. ; VARES, M. . Tempo- Espaço - Matéria. 2011. (Exposição).

14.
SANTOS, N. C. ; DONADUZZI, C. ; VARES, M. ; Witt, Anelise ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . 6º SImpósio de Arte Contemporanea: fotografia analógica e digital. 2011. (Outro).

15.
SANTOS, N. C. ; DONADUZZI, C. ; VARES, M. ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. . Exposição Museu Interativo Arte, Ciência, Tecnologia e Patrimônio Cultural Mata 200 milhões de Anos. 2011. (Exposição).

16.
GOMES, P. C. R. ; SANTOS, N. C. ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; VARES, M. . Exposição Corpor em Cena. 2010. (Exposição).

17.
SANTOS, N. C. ; GOMES, P. C. R. ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; GUIDOLIN, H. . Exposição Mestre PPGART 2010. 2010. (Exposição).

18.
SANTOS, N. C. ; DONADUZZI, C. ; VARES, M. ; Witt, Anelise ; CASIMIRO, G. G. . 5º Simposio de Arte Contemporanea. 2010. (Outro).

19.
SANTOS, N. C. ; GOMES, P. C. R. ; DONADUZZI, C. ; CAPSSA, A. ; CASIMIRO, G. G. ; VARES, M. ; Witt, Anelise . Exposição Mestres PPGART 2009. 2009. (Exposição).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
VOGT, E. ; MORAES, T. . Look Again. 2017.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
CASIMIRO, G. G.. A multi-temporalidade do Museu: Meio Expositivo e Realidade Mista. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, 2015.

2.
CASIMIRO, G. G.. Acervo com Realidade Mista: projeto Talking Statues e perspectivas museais, no ambiente urbano. Revista Caminho Aberto, 2015.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, N. C. ; CASIMIRO, G. G. ; CAPSSA, A. . Guilda Galeria - espaços expositivos virtuais e a interação com público através dos meios digitais. Políticas para as Artes - prática e reflexão. 2. ed. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2014. v. 2. 106-122p .

2.
CASIMIRO, G. G.. Realidade Mista e Meio Expositivo na arte contemporânea Dinâmicas digitais e novos modos de expor. 1. ed. , 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:08:14