Daniela Teixeira Gonçalves

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  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Doutoranda em Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG. Possui formação em Terapia Cognitivo-Comportamental em saúde mental pelo Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014) e graduação em Psicologia pela UFMG (2013). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq de 2010 a 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Teixeira Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, D. T.;GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Cognição e Comportamento.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Cláudia Cardoso Martins.
2014 - 2016
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Desenvolvimento do Conhecimento Ortográfico em Crianças com Transtorno Específico da Aprendizagem da Leitura,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Cláudia Cardoso Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Avaliação Neuropsicológica de Pré-escolares. (Carga horária: 12h).
Ilumina Neurociências, ILUMINA, Brasil.
2016 - 2016
Early Start Denver Model. (Carga horária: 8h).
Mind Institute, MIND, Canadá.
2015 - 2015
Análise Fatorial e de Componentes Principais. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Estatística. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH, Brasil.
2014 - 2014
Early Intervention to Prevent Reading Difficulties. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2014
Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. (Carga horária: 120h).
Ambulatório de Ansiedade, Hospital das Clínicas - USP, AMBAN/HC/USP, Brasil.
2013 - 2013
Transtornos do Espectro do Autismo. (Carga horária: 15h).
Laboratório de Processos Cognitivos - UFMG, LABCOG-UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Estatística e Análise de Dados. (Carga horária: 15h).
Laboratório do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem - UFMG, LDCL - UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Neuropsicologia Cognitiva. (Carga horária: 28h).
Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento - UFMG, LND - UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio ao ensino de graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina: Transtornos do Desenvolvimento

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência
Outras informações
Disciplina: Transtornos do Desenvolvimento

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Psicológa Autonoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Acompanhante Terapêutico, Carga horária: 12


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
DIFICULDADES PERSISTENTES DE LEITURA EM PORTUGUÊS E SUA RELAÇÃO COM OUTROS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO: O PAPEL DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO, DA VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA VERBAL E NÃO-VERBAL
Descrição: O presente estudo pretende caracterizar a dislexia de desenvolvimento entre crianças aprendendo a ler em português, traçando o perfil neuropsicológico de crianças que apresentam dificuldades persistentes na aprendizagem de leitura. Visa também especificar a natureza das dificuldades de leitura e escrita apresentadas por crianças aprendendo a ler em português, assim como a relação entre dificuldades de leitura e escrita, dificuldades na aprendizagem da matemática e o transtorno do déficit da atenção e da hiperatividade. Espera-se assim identificar as características que contribuem para as dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura e da escrita e que distinguem essas dificuldades de dificuldades transitórias na aprendizagem da leitura e da escrita. As crianças serão submetidas a tarefas que avaliam as habilidades de leitura e escrita de palavras, compreensão da leitura, inteligência (verbal e não-verbal), habilidades matemáticas, processamento fonológico, velocidade de processamento de informação verbal e não-verbal, memória de curto prazo verbal e espacial e, finalmente, a capacidade de atenção. Será realizada uma comparação entre as crianças com dificuldades persistentes de leitura, as crianças com dificuldades transitórias e as crianças sem dificuldades, a fim de enumerar as variáveis neuropsicológicas que predizem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Palavras-chave (8 palavras, no máximo): Dislexia, perfil neuropsicológico, desenvolvimento da leitura, dificuldades de leitura e escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniela Teixeira Gonçalves - Integrante / Cláudia Cardoso Martins - Coordenador / Caroline Greiner de Magalhães - Integrante.
2012 - Atual
A Habilidade de Leitura e Escrita e seus Correlatos em Crianças e Adolescentes Com Transtornos do Espectro Autista
Descrição: O objetivo central desta proposta consiste em avaliar a habilidade de leitura e escrita de palavras e seus correlatos em portadores de TEA. O estudo incluirá uma amostra representativa de portadores de TEA, os quais serão comparados a um grupo de crianças com desenvolvimento típico em relação a diversas habilidades cognitivas e linguísticas importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Pretextos
2016 - Atual
Periódico: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
2016 - 2016
Periódico: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios da Linguagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Travel Awards, Society for the Scientific Study of Reading.
2015
2º lugar na categoria poster-mestrado na 45ª reunião da SBP, Sociedade Brasileira de Psicologia.
2014
Award for best poster at the II WORLD DYSLEXIA FORUM, Universidade Federal de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO-MARTINS, C.2017CARDOSO-MARTINS, C. ; GONÇALVES, D. T. . 'Funil' ou 'Funiu'?: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento do conhecimento de padrões ortográficos de natureza morfossintática em português brasileiro. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, v. 7, p. 41, 2017.

2.
CARDOSO-MARTINS, C.2015CARDOSO-MARTINS, C. ; GONÇALVES, D. T. ; MAGALHAES, C. G. . Word reading and spelling ability in school-age children and adolescents with autism spectrum disorders: Evidence from Brazilian Portuguese.. Psychology & Neuroscience (Online), v. 8, p. 479-487, 2015.

3.
CARDOSO-MARTINS, CLÁUDIA2013CARDOSO-MARTINS, CLÁUDIA ; GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA ; MAGALHÃES, CAROLINE GREINER . What are the Mechanisms Behind Exceptional Word Reading Ability in Hyperlexia?: Evidence from a 4-Year-Old Hyperlexic Boy s Invented Spellings. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 43, p. 3001-3003, 2013.

4.
BARRETO, ISABELLA SOARES2013BARRETO, ISABELLA SOARES ; MAGALHÃES, CAROLINE GREINER DE ; GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA ; ANDRADE, ALINE ABREU E . Processos de inter venção para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura. Contextos Clínicos, v. 6, p. 132-143, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO-MARTINS, C. ; GONÇALVES, D. T. . Dificuldades de leitura e escrita no português: uma avaliação do modelo de déficits cognitivos multiplos. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do Desenvolvimento e Adquiridas. 1ed.São Paulo: Pearson, 2017, v. 1, p. 169-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONÇALVES, D. T.; ARAUJO, N. . A busca da felicidade. O Debate, 17 jul. 2014.

2.
ANDRADE, A. A. E. ; GONÇALVES, D. T. ; BARRETO, I. S. . Como anda a sua alimentação?. O Debate, 28 maio 2014.

3.
ANDRADE, A. A. E. ; MAGALHAES, C. G. ; GONÇALVES, D. T. . Como podemos desenvolver autoestima no nosso dia-a-dia?. O Debate, 15 mar. 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA; MAGALHAES, C. G. ; MICHALICK-TRIGINELLI, M. F. ; CARDOSO-MARTINS, C. . 'Febriu' ou 'Febril'? O Desenvolvimento do Conhecimento Ortográfico em Crianças com Dislexia do Desenvolvimento.. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2015.

2.
MAGALHAES, C. G. ; GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA ; CARDOSO-MARTINS, C. ; MICHALICK-TRIGINELLI, M. F. . As crianças com dificuldades de matemática apresentam déficits no processamento fonológico?: Resultados preliminares.. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2015.

3.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Does speed of processing contribute to variance in reading ability? Evidence from brazilian portuguese. In: II World Dyslexia Forum, 2014, Belo Horizonte. Public policies: opening channels to early identiication and best literacy. Belo Horizonte, 2014. v. 1. p. 61-61.

4.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Habilidade de escrita na hiperlexia: evidência de um estudo de caso. In: VI Simpósio Internacional de Neurociências, 2012, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 2012. v. 22. p. 108-108.

5.
MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. ; GONÇALVES, D. T. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Há vantagens posteriores em adquirir a habilidade de leitura precocemente?. In: VI Simpósio Internacional de Neurociências, 2012, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 2012. v. 22. p. 109-109.

6.
GONÇALVES, D. T.; VECCHI, R. B. ; CARDOSO-MARTINS, C. . A Relação entre o processamento fonológico e a habilidade de computação matemática: um estudo longitudinal. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA; MAGALHAES, C. G. ; MERVIS, C. B. ; CARDOSO-MARTINS, C. . The development of Brazilian Portuguese (BP) orthographic knowledge in children with reading disabilities (RD) and children with typical development (TD). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GONÇALVES, DANIELA TEIXEIRA. Transtornos do espectro autista: intervenções ao longo do desenvolvimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; MICHALICK-TRIGINELLI, M. F. ; CARDOSO-MARTINS, C. . 'Febriu' ou 'Febril'? O Desenvolvimento do Conhecimento Ortográfico em Crianças com Dislexia do Desenvolvimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ANDRADE, A. A. E. ; GONÇALVES, D. T. ; BATISTA, L. L. . Autismo: quais as metas de tratamento para cada etapa de desenvolvimento?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; CARDOSO-MARTINS, C. . A relação entre o Processamento Fonológico e as Habilidades Acadêmicas: um estudo longitudinal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; ANDRADE, A. A. E. . Intervenção Comportamental em uma Criança Autista: Habilidades Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MAGALHAES, C. G. ; GONÇALVES, D. T. ; ANDRADE, A. A. E. . Intervenção no comportamento verbal de uma criança com autismo: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GONÇALVES, D. T.; AMARAL, G. C. ; LEAL, G. A. C. M. ; GODOY, M. ; GONZALEZ, S. F. Y. ; MATOS, V. B. . Benefícios do uso de Software Livres em programas de Educação à Distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; CARDOSO-MARTINS, C. . O Processamento Fonológico prediz a habilidade inicial de matemática?: Evidência de um estudo longitudinal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; Silva, J.R. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Estratégias de Leitura em Indivíduos com Transtornos do Espectro Autista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MAGALHAES, C. G. ; GONÇALVES, D. T. ; BARRETO, I. S. ; MENDONCA, L. M. M. ; RIBEIRO, A. A. ; PAULA, L. D. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Dificuldades Persistentes de Leitura e Escrita no Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. ; GONÇALVES, D. T. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Há vantagens posteriores em adquirir a habilidade de leitura precocemente?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Habilidade de escrita na hiperlexia: evidência de um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
BARRETO, I. S. ; GONÇALVES, D. T. ; MAGALHAES, C. G. ; ANDRADE, A. A. E. . Processos de Intervenção para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão sistemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. ; MENDONCA, L. M. M. ; PAULA, L. D. ; RIBEIRO, A. A. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Preditores Precoces das Habilidades de Leitura e Escrita no Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GONÇALVES, D. T.; VECCHI, R. B. ; CARDOSO-MARTINS, C. . A Relação entre o processamento fonológico e a habilidade de computação matemática: um estudo longitudinal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRADE, A. A. E. ; MAGALHAES, C. G. ; GONÇALVES, D. T. ; MOREIRA, F. R. ; BARRETO, I. S. ; BATISTA, L. L. ; ALVES, N. C. A. ; FRANCA, V. C. J. . ABA e Autismo. 2013; Tema: Análise do Comportamento Aplicada e intervenção de crianças com TEA. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, D. T.; BARBOSA, D. C. B. P. . Técnicas em Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças. 2015. .

2.
GONÇALVES, D. T.; MAGALHAES, C. G. . Transtornos do Espectro do Autismo - Diagnóstico e intervenção precoce.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro W. 2017. (Encontro).

2.
VI Encontro Integrado de Psicologia da PUC.Transtornos do Espectro do Autismo - diagnóstico e intervenção precoce. 2014. (Outra).

3.
XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da ABENEPI. A relação entre o Processamento Fonológico e as Habilidades Acadêmicas: um estudo longitudinal. 2013. (Congresso).

4.
I Congresso de Terapias Cognitivas: A clínica em foco. Processos de Intervenção para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão sistemática. 2012. (Congresso).

5.
I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Estratégias de Leitura em Indivíduos com Transtornos do Espectro Autista. 2012. (Congresso).

6.
VI Simpósio Internacional de Neurociências.Habilidade de escrita na hiperlexia: evidência de um estudo de caso. 2012. (Simpósio).

7.
VI Simpósio Internacional de Neurociências.Há vantagens posteriores em adquirir a habilidade de leitura precocemente?. 2012. (Simpósio).

8.
Workshop Educação e Alfabetização na perspectiva da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) para crianças com desenvolvimento atípico. 2012. (Outra).

9.
II Seminário Mineiro sobre Autismo. 2011. (Seminário).

10.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A Relação entre o processamento fonológico e a habilidade de computação matemática: um estudo longitudinal. 2011. (Congresso).

11.
XII Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2011. (Outra).

12.
3ª Jornada de Neurpsicologia do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG. 2010. (Outra).

13.
Ecos do Silêncio. 2010. (Seminário).

14.
VI Curso de Férias de Neuropsicologia - Neuropsicologia Cognitiva. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, D. T.. Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2014. (Outro).




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