Marina Bedeschi Dutra Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7371370030692181
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Mestre em engenharia Civil, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na área de Engenharia de Estruturas e Materiais, engenheira civil, também, pela UFOP. Técnica em Designer de interiores pela Escola técnica Getúlio Vargas. Atuo como professora universitária, na Universidade Federal de Ouro Preto, nas áreas de infra e superestruturas de transporte, lecionei, também, na Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, na área de materiais de construção. Durante a graduação, fui diretora Presidente da empresa júnior de engenharia civil- Civil Jr. consultoria e participei do grupo de pesquisa Reciclos, onde pude desenvolver uma patente, na área de materiais de construção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Bedeschi Dutra Almeida
Nome em citações bibliográficas
DUTRA, M. B.;Almeida, M. B. D.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Produção de concreto com areia de granulometria ótima a partir de rejeito da mineração de quartzo,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ricardo André Fiorotti Peixoto.
Coorientador: Guilherme Jorge Brigollini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: resíduo da mineração; agregado miúdo; granulometria ótima; concreto.
Grande área: Engenharias
2008
Graduação em andamento em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Orientador: Ricardo André Fiorotti Peixoto.
2005 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Getúlio Vargas, GV, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Maestro Fabiano Losano, EEMFL, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2006
Design de Interiores. (Carga horária: 1200h).
Escola Técnica Getúlio Vargas, GV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Sul de Minas, UNIS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrava as aulas de Materiais de construção I e II e tecnologia das construções para o curso de engenharia civil. Participei do núcleo de docente estruturante (NDE) do curso de engenharia civil, e auxiliava a coordenação de curso.


Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 16
Outras informações
Ministro as disciplinas de Estruturas de concreto I e II, Estruturas de madeiras e Sistemas Impermeabilizantes, para os alunos de Engenharia civil.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Ministro as disciplinas de Infraestrutura de trnasportes e Superestruturas de rodovias e aeroportos



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Pôster Vencedor- sessão 7, IBRACON.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, M. B.; SOUZA, B. P. ; BATISTA, J. O. S. ; PEIXOTO, R. A. F. . Produção de areia normal a partir de resíduo da mineração de silício. In: 56° Congresso Brasileiro do Concreto, 2014, Natal,RN. 56° Congresso Brasileiro do Concreto, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, M. B.. Reatividade Alcali-agregado em agregados reciclados: utilização de resíduos da mineração como agregado miúdo. In: II Congresso da rede ACINNET, 2016, Encarnación. II Encontro de Investigadores, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, M. B.. A utilização de materiais recicláveis na construção civil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DUTRA, M. B.. Produção e verificação da resistência à compressão do concreto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DUTRA, M. B.. A utilização de materiais reciclados na construção civil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DUTRA, M. B.; Souza, B. P. ; BATISTA, J. S. ; CURY, A. A. ; PEIXOTO, R. A. F. . Produção de Areia Padronizada Silíca- Reciclagem de resíduo sólido da mineração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 PEIXOTO, R. A. F. ; DUTRA, M. B. . Produção de arei normal utilizando resíduos da mineração. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140008322, título: "Produção de arei normal utilizando resíduos da mineração" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/01/2014; Depósito PCT: 25/02/2014; Concessão: 25/02/2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Silva M. S.; SOBREIRA, F.; DUTRA, M. B.. Participação em banca de Tâmara Carvalho Brandão.Avaliação do índice de caminhabilidade do centro histórico de Ouro Preto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
Silva M. S.; DUTRA, M. B.; FREITAS, M. S. R.. Participação em banca de Vinícius Carvalho Souza e Silva.Estudo de Tráfego: avaliação da interseção da Praça Tiradentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Gandini M. L. T.; Silva M. S.; DUTRA, M. B.. Participação em banca de Álvaro de Souza Nascimento.Projeto de interseção na Praça Tiradentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
LEITE, A. L.; DUTRA, M. B.; SOUZA, F. S.. Participação em banca de Ariclenes Fortunato Gonçalves Esteves.Caracterização dos resíduos sólidos graúdos da indústria das rochas ornamentais para aplicação em lastro ferroviário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso da Rede ACINNET. A utilização de materiais reciclados na construção civil. 2016. (Congresso).

2.
56° Congresso Brasileiro de Concreto. Produção de Areia Padronizada Silíca- Reciclagem de resíduo sólido da mineração. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Moreira Araújo. Aplicação do índice de segurança potencial no trecho da BR-356 entre Ouro Preto e Mariana. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Gabriela de Matos Aganete. Análise da eficiência do cruzamento entre a BR 356, a MG 129 e a Avenida Américo Renê Gianetti, no bairro Saramenha, em Ouro Preto. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rahira Campos de Barros. Mobilidade no acesso ao campus Morro do Cruzeiro: avaliação do transporte público por meio de indicadores de qualidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marina Bedeschi Dutra Almeida.

2.
Igor Vinícius Silva Paiva. Levantamento das patologias nos pavimentos flexíveis na cidade de Ouro Preto: paralelepípedos e alvenaria poliédrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marina Bedeschi Dutra Almeida.

3.
Nathália Grassi de Oliveira. Avaliação da mobilidade, proposta pelo IMSCamp, com foco em acessibilidade no campus Ouro Preto/ UFOP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marina Bedeschi Dutra Almeida.

4.
MARCELL SALES DE OLIVEIRA ASSIS. ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES UTILIZANDO CONTAINERS EM COMPARAÇÃO A CASAS POPULARES EM ALVENARIA NÃO ESTRUTURAL DE BLOCOS CERÂMICOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Marina Bedeschi Dutra Almeida.

5.
RACHEL MOURA ANDERE. SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO VISANDO PATOLOGIAS E CORREÇÕES: Estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Marina Bedeschi Dutra Almeida.



Inovação



Patente
1.
 PEIXOTO, R. A. F. ; DUTRA, M. B. . Produção de arei normal utilizando resíduos da mineração. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140008322, título: "Produção de arei normal utilizando resíduos da mineração" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/01/2014; Depósito PCT: 25/02/2014; Concessão: 25/02/2014.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, M. B.. A utilização de materiais recicláveis na construção civil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DUTRA, M. B.. Produção e verificação da resistência à compressão do concreto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 13:19:43