Cristine Lucila Schwengber

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6575451571188191
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-PSICO/UFRGS). Integrante do Laboratório de Psicologia e Epistemologia Genética (LAPEGE), coordenado pela Profa. Dra. Lia Beatriz de Lucca Freitas. As principais áreas de interesse são: desenvolvimento moral, virtudes morais, valores dos pais, promoção de bem-estar de crianças e adolescentes e psicologia positiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristine Lucila Schwengber
Nome em citações bibliográficas
SCHWENGBER, C. L.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A expressão de gratidão em adolescentes e valores parentais: Uma comparação entre Brasil e Estados Unidos da América,Orientador: Lia Beatriz de Lucca Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gratidão; adolescência; Valores; Cultura.
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Intervenções em Psicologia Positiva: A expressão de Gratidão e Comportamento Pró-Social em Adolescentes.
Orientador: Simone dos Santos Paludo.




Formação Complementar


2012
Inglês.
TopWay Rio Grande (RS), TOPWAY, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso presencial - Alemão B1.1. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Intensivkurs Deutsch als Fremdsprache. (Carga horária: 150h).
Institut für Internationale Kommunikation Düsseldorf, IIK DÜSSELDORF, Alemanha.
2016 - 2016
Minicurso Análise Temática. (Carga horária: 3h).
Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, CAD-PSICO, Brasil.
2015 - 2015
Técnicas de Leitura e Escrita em Língua Inglesa. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Fé na Prevenção - Prevenção do Uso de Drogas. (Carga horária: 120h).
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Sexualidade Humana. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
Alemão. (Carga horária: 27h).
UP Escola de Idiomas, UP, Brasil.
2013 - 2013
Grupo de Estudos de Psicologia Organizacional. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em INTERVENÇÕES POSITIVAS PARA APOIO AS FAMILIAS. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Grupo de Estudos sobre Temas Diversos. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Grupo de Estudos Junguianos - Módulo I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Saúde, Educação e Política: Práxis no SUS. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2011
Aprendizagem em Vendas. (Carga horária: 1000h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2010 - 2010
Espanhol. (Carga horária: 100h).
CCAA, CCAA, Brasil.
2009 - 2010
Informática Avançada. (Carga horária: 86h).
Criativa Cursos, CTO CURSOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista EPEM/CENPRE, Carga horária: 12
Outras informações
O CENPRE, como uma equipe multidisciplinar, visa atuar, de forma integrada com a comunidade, sobre os prolemas relacionados ao uso de drogas. Destina-se à formação de recursos humanos, à prevenção, à pesquisa e ao tratamento, por meio de ações educativas interdisciplinares, buscando a transdisciplinaridade. Objetiva manter-se como um centro de referência e apoio a outras iniciativas do gênero, valorizando os estudos e a construção do conhecimento.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Atua como terapeuta no Centro de Atendimento Psicológico (CAP) da FURG, como parte do estágio curricular em Psicologia Clínica e Promoção de Saúde, sob orientação do Prof. Dr. Augusto Duarte Faria.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como bolsista voluntária no Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE. O CENPRE, como uma equipe multidisciplinar, visa atuar, de forma integrada com a comunidade, sobre os prolemas relacionados ao uso de drogas. Destina-se à formação de recursos humanos, à prevenção, à pesquisa e ao tratamento, por meio de ações educativas interdisciplinares, buscando a transdisciplinaridade. Objetiva manter-se como um centro de referência e apoio a outras iniciativas do gênero, valorizando os estudos e a construção do conhecimento.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista EPEM/NEPE, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
NEPE- Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância. CNPQ desde 1996. Congrega profissionais e acadêmicos do campo da educação. Se refere ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extenção na área da Educação Infantil.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Atua como voluntária no Centro de Estudos Psicológicos (CEP-RUA) da FURG em Rio Grande sob orientação da Prof. Dr. Simone Paludo. Este Centro segue o regimento do CEP-RUA da UFRGS e pressupõe a integração entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão. O Centro congrega estudantes de graduação de diferentes áreas e de pós-graduação em Educação Ambiental, bem como, psicólogos, pedagogos e outros cientistas sociais interessados na produção de conhecimento científico sobre educação e desenvolvimento psicológico de populações em situação de risco. O referido Centro foi fundado por um grupo de professores da UFRGS (Profa. Dra. Sílvia Helena Koller e equipe) interessados em investigar o estilo de vida de crianças e adolescentes que vivem ou trabalham na rua. Os objetivos específicos do CEP-RUA da FURG são: desenvolver pesquisa sobre crianças, adolescentes e famílias em situação de risco da região de Rio Grande, RS com ênfase nos aspectos psicossociais do desenvolvimento psicológico educacional e social; criar um banco informatizado de dados e referências bibliográficas sobre crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, disponível para pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na área; apoiar e subsidiar o trabalho das instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de rua; apoiar e subsidiar intervenções e iniciativas, públicas ou privadas, que visam desenvolver programas educacionais, treinamento profissional ou melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes em situação de rua; apoiar e subsidiar intervenções ou iniciativas que visem a prevenção da migração de crianças para rua; treinar recursos humanos para trabalhar com eficiência e eficácia com populações em situação de risco. O grupo do CEP-RUA da FURG vem sendo contatado no município de Rio Grande e proximidades para participação em Fóruns de discussão e seminários.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET- Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação junto ao Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia da FURG.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Extensão "Vivências em Promoção da Saúde nas Escolas".

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no Subprograma de Formação Ampliada, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou no Subprograma de Formação Ampliada, no projeto de Incentivo a Representação Estudantil sob orientação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


Centro de Referência Especializado em Assistência Social, CREAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como estagiária do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) nas Medidas Socioeducativas para o estágio obrigatório do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Realizando atividades de acolhida, plano individual de atendimento, busca ativa e atendimento grupal para adolescentes e familiares.


Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, EPAGRI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Gratidão, bem-estar e a redução do materialismo: Um estudo transcultural do desenvolvimento do caráter em crianças e adolescentes
Descrição: O projeto "Gratidão, bem-estar e a redução do materialismo: Um estudo transcultural do desenvolvimento do caráter em crianças e adolescentes (DOGMAS)" enfoca o desenvolvimento da gratidão e do materialismo (querer sempre mais e mais bens materiais, nunca estando satisfeito com aquilo que se tem) em jovens de 7 a 14 anos de idade e a contribuição dos valores de seus pais neste desenvolvimento, em diferentes países. A gratidão é um aspecto-chave da formação do caráter: há evidências de que adultos que são gratos têm maior bem-estar subjetivo, tendem a ser mais motivados a contribuir com a sociedade e menos materialistas. O exacerbado materialismo não é sustentável, do ponto de vista do meio ambiente, e não é saudável, do ponto de vista psicológico. Todavia, em sociedades que incentivam o consumismo é difícil educar jovens imunes a um apreço desmedido por bens materiais. Fomentar a gratidão entre os jovens pode ser uma forma de contrabalançar o excessivo materialismo. Este projeto de pesquisa é o primeiro que se propôs a investigar, ao mesmo tempo: (a) o desenvolvimento, em crianças e adolescentes, da gratidão, de valores materiais, das relações entre eles e (b) o papel dos pais e das diferenças culturais nos valores dos jovens. Financiador: John Templeton Foundation..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristine Lucila Schwengber - Integrante / Fernanda Maria Palhares Castro - Integrante / LIA BEATRIZ DE LUCCA FREITAS - Integrante / Jonatahn Richard Henry Tudge - Coordenador / Cristina Coelho Borges Cheinquer - Integrante / Letícia Backes Schreiner - Integrante / Giovana de Andrade - Integrante / Monique Dasenbrock - Integrante / Elisa Merçon-Vargas - Integrante / Yue Liang - Integrante / Sara Mendonça - Integrante / Lisa Kiang - Integrante / Lia OBrien - Integrante.
2014 - 2015
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE)CONFIGURAÇÕES DO CUIDADO/EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
Descrição: Este estudo surge em decorrência dos resultados de pesquisa anterior que teve como objetivo discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam um outro lugar escolar para as crianças de seis anos de idade. Os resultados deste estudo ajudaram-me a compreender que essa e outras políticas educacionais direcionadas para o Ensino Fundamental têm provocado efeitos também na Educação Infantil. Proponho, então, o presente estudo, de forma a ampliar meu olhar acerca das formas de governamento das crianças pequenas que estão sendo produzidas por meio das políticas públicas para a Educação Infantil que estão surgindo no contexto contemporâneo. Atualmente, este nível educacional ganha uma grande visibilidade e parece que, novamente, a assitência passa a ser uma das grandes possibilidades de efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil. O estudo tem como objetivo compreender as condições de emergência das atuais políticas públicas de Educação Infantil no Brasil analisando de que forma essas políticas produzem (re)configurações nas práticas de cuidado e educação no contexto contemporâneo. A pesquisa é de cunho qualitativo e será desenvolvida a partir da análise documental dos discursos materializados nas políticas públicas educacionais para Educação Infantil e da análise das práticas de cuidado e educação desenvolvidas em escolas públicas do Rio Grande/RS. Analisar as (re)configurações nas práticas de cuidado e educação das crianças pequenas no contexto contemporâneo pode contribuir para um novo redirecionamento do currículo na Educação Infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Cristine Lucila Schwengber - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Coordenador / Juliana Diniz Gutierres - Integrante / Rita de Cássia Silva de Borba - Integrante / Helena da Silva Ramos - Integrante / Jenny Lorena Bohorquez Moreno - Integrante / Eduarda de Mello Porciúncula - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
De Bem com a Vida
Descrição: O De Bem com a Vida é um projeto de extensão da FURG/ICB/CENPRE, desenvolvido desde 1998. É executado, em 40 h, por universitários supervisionados por profissionais. Visa uma maior integração social do adolescente e a integração da família, formando multiplicadores prevencionistas para a dependência química. Atingiu jovens e familiares e assim, vem reduzindo: os custos sociais pelo uso de drogas; os danos às novas gerações; o risco de desagregaçãofamiliar e a violência muitas vezes associada ao usuário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cristine Lucila Schwengber - Integrante / Cristiane Barros Marcos - Coordenador / Cristina Tondolo - Integrante / Bruna Maia de Maia - Integrante / Rogério Santos - Integrante / Jerusa Pires Pozzada - Integrante / Lara Torrada Pereira - Integrante / Eduardo Monteiro - Integrante / Cristiane Guimarães Fonseca dos Santos - Integrante / Marcelo Seixas - Integrante / Lucas Severo - Integrante.
2015 - 2015
CENPRE - Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos
Descrição: O CENPRE, como uma equipe multidisciplinar, visa atuar, de forma integrada com a comunidade, sobre os prolemas relacionados ao uso de drogas. Destina-se à formação de recursos humanos, à prevenção, à pesquisa e ao tratamento, por meio de ações educativas interdisciplinares, buscando a transdisciplinaridade. Objetiva manter-se como um centro de referência e apoio a outras iniciativas do gênero, valorizando os estudos e a construção do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cristine Lucila Schwengber - Integrante / Cristiane Barros Marcos - Coordenador / Cristina Tondolo - Integrante / Bruna Maia de Maia - Integrante / Rogério Santos - Integrante / Jerusa Pires Pozzada - Integrante / Lara Torrada Pereira - Integrante / Eduardo Monteiro - Integrante / Cristiane Guimarães Fonseca dos Santos - Integrante / Marcelo Seixas - Integrante / Lucas Severo - Integrante.
2013 - 2015
Protagonizar para Construir: Um projeto de intervenção para adolescentes
Descrição: A adolescência caracteriza-se pelo crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, constituindo assim, um período de fundamental importância do ciclo vital. Nesse momento de vida, ocorrem muitas transformações físicas, sociais e emocionais tornando o adolescente mais vulnerável. Diante disso, o Centro de Estudos Psicológicos CEP-RUA da Universidade Federal do Rio Grande propõe uma intervenção denominada ?Protagonizar para construir? voltada para adolescentes com idades entre 11 e 14 anos.Temáticas voltadas para as questões vivenciadas pelos adolescentes como, por exemplo, sexualidade, violência e drogas serão discutidas e será incentivada a prática do protagonismo juvenil. A intervenção acontecerá em seis encontros semanais, com duração de aproximadamente 3 horas cada. A intervenção envolve diferentes atividades, vídeos, jogos, dinâmicas, discussões e em uma atividade de ação em que o jovem será o principal protagonista, embasada nos conhecimentos obtidos durante os encontros. Por meio dessas temáticas a proposta busca a formação educativa e preventiva para jovens em situação de vulnerabilidade social, objetivando desenvolver o espírito crítico, participativo, atuante e criativo do jovem para o desenvolvimento de autoproteção e proteção de seus pares. Além disso, visa fomentar no jovem a possibilidade de redes de multiplicadores sobre sexualidade e violência contra a criança e o adolescente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cristine Lucila Schwengber - Integrante / Bruna Abbud - Integrante / Laísa Rodrigues Moreira - Integrante / Adriano Trassantes - Integrante / Simone Paludo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2011
Vivências em Promoção da Saúde na Escola
Descrição: O programa "Vivências em Promoção da Saúde na Escola", objetiva oportunizar aos estudantes de escolas de ensino fundamental do município do Rio Grande/RS, suas famílias e educadores, espaços de vivências e discussões sobre temas relacionados à Promoção da Saúde, visando estimular a adoção sustentável de práticas saudáveis e encorajar o exercício da cidadania, aprofundando os laços de cooperação e articulação ético-politica entre universidade e comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, C. ; SCHWENGBER, C. L. . Crianças com Fracasso Escolar: Vivências num contexto educacional de periferia no extremo sul do Rio Grande do Sul. In: XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAFFEI, B. ; SILVA, B. A. ; SCHWENGBER, C. L. ; SANTO, M. A. S. ; MAZZOLENI, M. ; SILVA, A. P. C. ; PALUDO, S. . CEP NAS ESCOLAS: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DAS DROGAS COM ADOLESCENTES. In: 13ª Mostra da Produção Universitária, 2014, Rio Grande. Anais da MPU, 2014. v. 13.

2.
CORREA, M. A. ; NEVES, G. W. ; PINHO, F. F. ; SCHWENGBER, C. L. ; PALUDO, S. . Grupo de estudos em Psicologia Positiva: um relato de experiência rumo a ampliação de conhecimentos e reflexões. In: 13ª Mostra de Produção Universitária, 2014, Rio Grande. Anais da Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014.

3.
SANTO, M. A. S. ; SCHWENGBER, C. L. ; CORREA, M. A. ; SILVA, B. A. ; PALUDO, S. . Mudanças e temores do processo de Adolescer: Reflexões a partir de uma atividade de extensão universitária. In: 13ª Mostra de Produção Universitária, 2014, Rio Grande. Anais da 13ª Mostra de Produção Universitária - FURG, 2014.

4.
PALUDO, S. ; ABBUD, B. ; SCHWENGBER, C. L. ; MOREIRA, L. R. ; TRASSANTES, A. . Protagonizar para construir um projeto de intervenção para adolescentes da cidade do Rio Grande. In: 31º SEURS Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013, Florianópolis. Anais do 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013.

5.
SILVA, B. A. ; OLIVEIRA, A. T. ; MOREIRA, L. R. ; SCHWENGBER, C. L. ; PALUDO, S. . INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES DO NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO. In: XII Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013, Rio Grande. Anais da XII Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013. v. 12.

6.
SCHWENGBER, C. L.; TRINDADE, C. ; Molon, S. I. . Psicologização do fracasso escolar: Vivências num contexto educacional de periferia na cidade do Rio Grande/RS. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2013, Pelotas. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2013.

7.
CORREA, M. L. ; MAFFEI, B. ; SCHWENGBER, C. L. ; HIRDES, C. R. ; DEMENECH, L. M. ; PINHO, F. de ; FELIPPIN, R. ; GOULARTE, P. N. ; BAUM, F. ; MENEZES, P. ; PORTO, V. ; BARBOSA, T. ; MARZOCCHELLA, L. ; ZIMMER, M. . EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PSICOLOGIA FURG DE 2007 A 2012. In: XVI SulPET - Encontro regional dos grupos PET da Região Sul, 2013, Rio Grande. Anais do XVI do SULPET : encontro dos grupos PET da região Sul, 2013. p. 230-233.

8.
DEMENECH, L. ; HAMEISTER, B. R. ; MAFFEI, B. ; MUNSBERG, C. ; HIRDES, C. ; SCHWENGBER, C. L. ; PINHO, F. de ; MARZOCCHELLA, L. ; CORRÊA, M. L. ; HELLWIG, N. ; GOULARTE, P. ; FELIPPIN, R. ; ZIMMER, M. . Gincana de acolhida: novas práticas para a integração dos calouros. In: XV SulPET: (re)construindo identidades, 2012, Maringá. Anais do XV SulPET, 2012.

9.
HIRDES, C. R. ; HAMEISTER, B. R. ; MAFFEI, B. ; MUNSBERG, C. ; SCHWENGBER, C. L. ; PINHO, F. de ; DEMENECH, L. ; MARZOCCHELLA, L. A. ; CORREA, M. L. ; HELLWIG, N. ; GOULARTE, P. N. ; FELIPPIN, R. ; ZIMMER, M. . Intervenção pós desastre em São Lourenço do Sul/RS: avaliação um ano depois. In: XVII Encontro Nacional dos grupos PET, 2012, São Luis. Anais do XVII ENAPET, 2012.

10.
MAFFEI, B. ; HAMEISTER, B. R. ; SCHWENGBER, C. L. ; SANTOS, R.C. F. ; MARZOCCHELLA, L. ; CORREA, M. L. ; ZIMMER, M. . GRUPO DE ESTUDOS SOBRE TEMAS DIVERSOS DA PSICOLOGIA. In: XI Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da XI Mostra de Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 11.

11.
MARIA CRISTINA FLORES SOARES ; SOARES, M. D. ; SUSI LAUZ ; SCHWENGBER, C. L. ; BRUNA SOARES AYRES ; GIORDANI BARCELOS ; KARINA LAGANI VIEIRA . ACIDENTES DOMÉSTICOS: ORIENTAÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DO PAÍS. In: 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011, Porto Alegre. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHWENGBER, C. L.; PALUDO, S. ; SANTO, M. A. S. . Discutindo sobre violência no contexto escolar: um diálogo com a vulnerabilidade e a prevenção social. In: Congresso Latino- Americano Interdisciplinar do Adolescente, 2015, Porto Alegre. Resumos CLIOA, 2015.

2.
CORREA, M. A. ; SCHWENGBER, C. L. ; SILVA, B. A. ; PALUDO, S. . TORNAR-SE ADOLESCENTE: CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NUM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. Anais do XV IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2014.

3.
SCHWENGBER, C. L.; SANTO, M. A. S. ; CORREA, M. A. ; PALUDO, S. . PROTAGONIZAR PARA CONSTRUIR: UM PROJETO DE EXTENSÃO COM CRIANÇAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2014.

4.
MIRELLE DE OLIVEIRA SAES ; SOARES, M. D. ; SCHWENGBER, C. L. ; MARIA CRISTINA FLORES SOARES ; GIORDANI BARCELOS ; KARINA LAGANI VIEIRA ; BRUNA SOARES AYRES ; SUSI LAUZ ; SILVA, M. G. C. . Saúde Infantil: Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos. In: X Mostra da Produção Universitária, 2011, Rio Grande. Anais da X Mostra da Produção Universitária, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHWENGBER, C. L.; ABBUD, B. ; MOREIRA, L. R. ; TRASSANTES, A. ; PALUDO, S. . Protagonizar para construir: Um projeto de intervenção para adolescentes da cidade do Rio Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SCHWENGBER, C. L.; TRINDADE, C. ; Molon, S. I. . Psicologização do fracasso escolar: vivências num contexto educacional de periferia na cidade do Rio Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ABBUD, B. ; SCHWENGBER, C. L. ; PALUDO, S. . Protagonizar para construir: O uso da informação como meio de prevenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TRINDADE, C. ; SCHWENGBER, C. L. ; Molon, S. I. . Crianças com fracasso escolar: Vivências num contexto educacional de periferia no extremo sul do Rio Grande do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CORRÊA, M. L. ; MAFFEI, B. ; SCHWENGBER, C. L. ; DEMENECH, L. ; HIRDES, C. ; FELIPPIN, R. ; ZIMMER, M. . Possíveis causas de evasão universitária no curso de psicologia - FURG de 2007 a 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SCHWENGBER, C. L.; MAFFEI, B. ; FELIPPIN, R. ; MENEZES, P. ; SILVA, H. M. ; ZIMMER, M. . Programa de apoio a cuidadores e servidores do asilo do município do Rio Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CORREA, M. ; MAFFEI, B. ; SCHWENGBER, C. L. ; HIRDES, C. ; DEMENECH, L. ; PINHO, F. F. ; FELIPPIN, R. ; GOULARTE, P. N. ; BAUM, F. ; MENEZES, P. ; PORTO, V. ; BARBOSA, T. ; MARZOCCHELLA, L. ; ZIMMER, M. . Evasão Universitária no curso de Psicologia - FURG de 2007 a 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SCHWOCHOW, J. Q. ; TRINDADE, C. ; SCHWENGBER, C. L. ; ESTEVES, E. G. . Cooperativas de mão-de-obra: Uma breve investigação a cerca de suas dimensões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
DEMENECH, L. M. ; HAMEISTER, B. R. ; MAFFEI, B. ; MUNSBERG, C. ; HIRDES, C. R. ; SCHWENGBER, C. L. ; PINHO, F. F. ; MARZOCCHELLA, L. ; CORRÊA, M. L. ; HELLWIG, N. ; GOULARTE, P. N. ; SANTOS, R.C. F. ; ZIMMER, M. . Gincana de acolhida: novas práticas para a integração dos calouros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SCHWENGBER, C. L.; HAMEISTER, B. R. ; MAFFEI, B. ; MARZOCCHELLA, L. A. ; CORRÊA, M. L. ; SANTOS, R.C. F. ; ZIMMER, M. . Grupo de Estudos sobre Temas Diversos da Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SCHWENGBER, C. L.; MARIA CRISTINA FLORES SOARES ; BRUNA SOARES AYRES ; MIRELLE DE OLIVEIRA SAES ; SOARES, M. D. ; GIORDANI BARCELOS ; KARINA LAGANI VIEIRA ; SUSI LAUZ . SAÚDE INFANTIL: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SCHWENGBER, C. L.; BRUNA SOARES AYRES ; GIORDANI BARCELOS ; KARINA LAGANI VIEIRA ; SOARES, M. D. ; MARIA CRISTINA FLORES SOARES . ACIDENTES DOMÉSTICOS: ORIENTAÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DO PAÍS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, L. B. L. ; PALHARES, F. ; CHEINQUER, C. C. B. ; SCHREINER, L. B. ; PRESTES, A. C. ; ANDRADE, G. ; SCHWENGBER, C. L. ; DASENBROCK, M. ; PIERETTI, J. ; RODRIGUES, R. ; TUDGE, J. R. H. ; KIANG, L ; OBRIEN, L ; MERCON-VARGAS, E. ; LIANG, Y. ; MENDONCA, S. ; LEON, E ; PAYIR, A. ; MOKROVA, I. ; PRICE, U. ; MARTIN, E. ; STAPLETON, K. ; JEONG, D. ; MCCOY, I. ; STONE, K. . Mais do que 'obrigado': Criando um ciclo de gratidão. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrete).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada de Pesquisas sobre Infância e Família. 2017. (Outra).

2.
Terapia comportamental dialética na prática clínica. 2017. (Outra).

3.
Encontro com Joseph Knobel Freud. 2016. (Encontro).

4.
Congresso Latino- Americano Interdisciplinar do Adolescente. Discutindo sobre a violência no contexto escolar: Um diálogo com a vulnerabilidade e a prevenção social. 2015. (Congresso).

5.
I Seminário "Capacitar para incluir". 2015. (Seminário).

6.
Terapias Cognitivo - Comportamentais: Como eu Trato?. 2015. (Simpósio).

7.
13ª Mostra da Produção Universitária. 2014. (Outra).

8.
IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. PROTAGONIZAR PARA CONSTRUIR: UM PROJETO DE EXTENSÃO COM CRIANÇAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS. 2014. (Congresso).

9.
Seminário sobre as violências. 2014. (Seminário).

10.
Trabalho Infantil em Rio Grande: Suas diversas faces. 2014. (Seminário).

11.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Congresso).

12.
3º Seminário em Psicologia Aplicada aos Desastres e as Emergências. 2013. (Seminário).

13.
Conversando com Luisa Fernanda Habigzang. 2013. (Outra).

14.
Psicopatologia no Cinema. 2013. (Outra).

15.
VIII Congreso Uruguayo de Sexología. Protagonizar para construir: O uso da informação como meio de prevenção. 2013. (Congresso).

16.
XI Congresso Nacional de Educação. Crianças com fracasso escolar: Vivências num contexto educacional de periferia no extremo sul do Rio Grande do Sul. 2013. (Congresso).

17.
XVI SulPET - Encontro dos Grupos PET da Região Sul.Evasão Universitária no curso de Psicologia - FURG de 2007 a 2012. 2013. (Encontro).

18.
XXXI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Protagonizar para construir: Um projeto de intervenção para adolescentes da cidade do Rio Grande. 2013. (Seminário).

19.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Grupo de Estudos sobre Temas Diversos da Psicologia. 2012. (Outra).

20.
30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2012. (Seminário).

21.
Encontro dos Grupos PET da região Sul - SulPET 15 Anos:.Gincana de acolhida: novas práticas para a integração dos calouros. 2012. (Encontro).

22.
I Seminário de Saúde Pública, "Valorizando o Ser humano como Sujeito". 2012. (Seminário).

23.
Jornada Práxis Psi. 2012. (Outra).

24.
Seminário Internacional Direito, Saúde e Ambiente. 2012. (Seminário).

25.
XI Mostra da Produção Universitária.Cooperativas de mão-de-obra: Uma breve investigação a cerca de suas dimensões. 2012. (Outra).

26.
16º Congreso Latinoamericano y Caribeño de Estudiantes (Clae). 2011. (Congresso).

27.
5º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. ACIDENTES DOMÉSTICOS: ORIENTAÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DO PAÍS. 2011. (Congresso).

28.
Serviços Psicológicos Online. 2011. (Outra).

29.
X Mostra da Produção Universitária.SAÚDE INFANTIL: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS. 2011. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FREITAS, L. B. L. ; PALHARES, F. ; CHEINQUER, C. C. B. ; SCHREINER, L. B. ; PRESTES, A. C. ; ANDRADE, G. ; SCHWENGBER, C. L. ; DASENBROCK, M. ; PIERETTI, J. ; RODRIGUES, R. ; TUDGE, J. R. H. ; KIANG, L ; OBRIEN, L ; MERCON-VARGAS, E. ; LIANG, Y. ; MENDONCA, S. ; LEON, E ; PAYIR, A. ; MOKROVA, I. ; PRICE, U. ; MARTIN, E. ; STAPLETON, K. ; JEONG, D. ; MCCOY, I. ; STONE, K. . Mais do que 'obrigado': Criando um ciclo de gratidão. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrete).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 9:13:19