Priscila Farage de Gouveia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4713867070249488
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Nutricionista graduada pela Universidade de Brasília (2011). Mestrado em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana da Universidade de Brasília (2014). Doutorado em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana da Universidade de Brasília (2018).Atua principalmente nos seguintes temas: doença celíaca e outras desordens relacionadas ao glúten e controle de contaminação cruzada por glúten. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Farage de Gouveia
Nome em citações bibliográficas
FARAGE, P.;FARAGE, PRISCILA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Nutrição Humana.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Construção e avaliação de instrumento de verificação de condições e procedimentos relacionados à produção de alimentos isentos de glúten para indivíduos com doença celíaca, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Renata Puppin Zandonadi.
Coorientador: Verônica Cortez Ginani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Nutrição Humana.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação de contaminação por glúten em alimentos isentos de glúten comercializados em panificadoras,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Renata Puppin Zandonadi.
Coorientador: Riccardo Pratesi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Nutrição.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Aceitação da dieta em pacientes oncológicos, com risco nutricional, internados na Clínica Médica do Hospital Universitário de Brasília.
Orientador: Kênia Mara Baiocchi de Carvalho.




Formação Complementar


2011 - 2012
Formação de Personal Diet - Clínico e Domiciliar. (Carga horária: 72h).
NTR, NTR, Brasil.


Atuação Profissional



Na Cozinha | Nutrição e Consultoria, NA COZINHA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: Nutricionista
Outras informações
www.nacozinha.ntr.br


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora
Outras informações
Instrutora do projeto de extensão ?A conquista da Alimentação Saudável pelas Crianças na Cozinha?. As atividades realizadas incluem testes e desenvolvimento de receitas e aulas práticas de culinária para crianças.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária
Outras informações
Atividades desempenhadas: (i) Colaboração nas atividades de ensino nas disciplinas de Técnica Dietética 1, Gastronomia e Nutrição e Estágio Supervisionado em Gestão da Produção de Refeições Saudáveis; (ii) participação no projeto de extensão Cozinhar faz bem: oficinas de culinária em alimentação e Nutrição; (iii) participação em pesquisas.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Representante discente, Enquadramento Funcional: Representante discente do PPGNH
Outras informações
Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana (PPGNH). Membro da Comissão de Bolsas do PPGNH.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Técnica Dietética I; Técnica Dietética II; Estágio Supervisionado em Gestão de Produção de Refeições; Gastronomia e Nutrição.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40
Outras informações
Nutricionista consultora na pesquisa realizada pela UnB em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome intitulada "Avaliação do Serviço de Alimentação Coletiva prestado pelos Restaurantes Populares: Diagnóstico da qualidade e atenção dietética das refeições servidas"


Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 14
Outras informações
Disciplinas ministradas: Técnica Dietética; Composição dos Alimentos; Nutrição Aplicada à Enfermagem; Economia Aplicada à Nutrição; Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição.


Associação dos Celíacos do Brasil - Distrito Federal, ACELBRA-DF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora Social e de Divulgação



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Qualidade de vida e políticas públicas em diferentes países: um estudomulticêntrico sobre a doença celíaca
Descrição: Relação aos sintomas, dieta e exclusão social. Esse tipo de ferramenta também éessencial para a obtenção de dados para embasar e promover melhoria naspolíticas de saúde pública e, consequentemente, no bem-estar dos pacientes coma doença. Questionários de qualidade de vida específicos para pacientes celíacosforam validados e aplicados na Alemanha (original), Itália, Turquia, França e,mais recentemente, no Brasil. Considerando esse cenário, o objetivo desseestudo é avaliar a qualidade de vida de pacientes celíacos de diferentes paísesconsiderando as políticas públicas destinadas a este público. Trata-se de umestudo exploratório transversal multicêntrico que será realizado em quatroetapas: (i) análise das políticas públicas voltadas para indivíduos celíacos emdiferentes países; (ii) análise dos bancos de dados relativos à qualidade de vidade indivíduos celíacos de diferentes países; (iii) comparação dos indicadores dequalidade de vida de cada país com suas respectivas políticas públicasdestinadas a este grupo; (iv) análise estatística dos dados. Para a condução doestudo, estabeleceu-se parceria com o Laboratório Interdisciplinar deBiociências (Laboratório de Pesquisas em Doença Celíaca), da Universidade deBrasília; Department of Internal Medicine I, Klinikum Saarbrücken, Alemanha;e Department of Nutrition and Dietetics, Hacettepe University Faculty of HealthSciences, Turquia com intuito de colaboração entre equipes técnicas efornecimento de bancos de dados das pesquisas acerca de qualidade de vida decelíacos conduzidas nesses países. Há intenção também de estabelecer maisparcerias interinstitucionais com pesquisadores da Itália e França, onde oquestionário de qualidade de vida de indivíduos com doença celíaca também jáfoi aplicado e validado culturalmente para cada população. A partir dosresultados obtidos, espera-se ampliar o conhecimento acerca da doença celíacano país e os prejuízos e impacto na qualidade de vida que essa condição gerapara o paciente. Dessa forma, os dados do estudo irão contribuir para fortalecera discussão sobre o tema e subsidiar o desenvolvimento e adoção de futuraspolíticas públicas mais eficazes para garantir saúde e bem-estar dessa população..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Farage de Gouveia - Integrante / Renata Puppin Zandonadi - Coordenador / Lenora Gandolfi - Integrante / Riccardo Pratesi - Integrante / Raquel Braz Assunção Botelho - Integrante / Cláudia Pratesi - Integrante / Winfred Hauser - Integrante / Ayşegül Aksan - Integrante.
2014 - Atual
Doença celíaca: estratégia para viabilizar a produção segura de alimentos isentos de glúten
Descrição: A doença celíaca é uma enteropatia imunomediada associada ao consumo de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. O único tratamento seguro e eficaz disponível até então é a exclusão completa de glúten da alimentação. Porém, a possível contaminação por glúten em alimentos supostamente isentos torna a adesão à dieta algo complicado. A manutenção de glúten na alimentação, muitas vezes de forma involuntária, gera problemas de saúde para o portador de DC, como persistência de sintomas gastrointestinais, osteoporose, desordens reprodutivas e até desenvolvimento de linfomas, em alguns indivíduos. No Brasil, ainda não há um sistema de vigilância em vigor para controle do teor de glúten em alimentos e tampouco uma ferramenta para fomentar a produção segura desses produtos para os celíacos. Logo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um check-list para verificação e controle de não-conformidades associadas à contaminação por glúten em serviços de alimentação. Trata-se de um estudo de construção e validação de instrumento do tipo pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem quanti-qualitativa. A construção do instrumento foi baseada nos seguintes documentos: resoluções brasileiras no216 e no275, norma internacional ISO 22000 e documentos do Gluten-Free Certification Program, da Associação de Celíacos do Canadá. O check-list, submetido à técnica de juízes e avaliação semântica para avaliação de conteúdo teórico, será aplicado em serviços de alimentação de Brasília. Serão coletadas amostras de alimentos supostamente isentos de glúten desses estabelecimentos para análise laboratorial, por meio da técnica de ELISA. Os dados obtidos a partir da análise serão comparados aos dados obtidos pela aplicação do instrumento e utilizados na validação. Testes estatísticos serão realizados para verificar quais itens possuem frequências relacionadas significativamente com a contaminação por glúten..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Farage de Gouveia - Integrante / Renata Puppin Zandonadi - Coordenador / CORTEZ GINANI, VERÔNICA - Integrante / Eliana dos Santos Leandro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Outra.


Projetos de extensão


2011 - Atual
COZINHAR FAZ BEM: OFICINAS DE CULINÁRIA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Descrição: Capacitar a população interessada a aplicar técnicas dietéticas que melhorem a qualidade de vida dos indivÍduos ou dos serviços em que estão inseridos, promovendo uma alimentação adequada, balanceada e saborosa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Farage de Gouveia - Integrante / Karoline Cruvinel Rego - Integrante / Renata Puppin Zandonadi - Coordenador / Raquel Botelho - Integrante / CORTEZ GINANI, VERÔNICA - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Food Technology (Online)
2017 - Atual
Periódico: PUBLIC HEALTH NUTRITION


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, WILMA M. C.2018ARAÚJO, WILMA M. C. ; ZANDONADI, RENATA P. ; TENSER, CARLA M. R. ; FARAGE, PRISCILA ; GINANI, VERÔNICA C. . Importance and level of adoption of food safety tools in foodservices. JOURNAL OF CULINARY SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 1, p. 1-20, 2018.

2.
FARAGE, PRISCILA2018FARAGE, PRISCILA; PUPPIN ZANDONADI, RENATA ; CORTEZ GINANI, VERÔNICA ; GANDOLFI, LENORA ; YOSHIO NAKANO, EDUARDO ; PRATESI, RICCARDO . Gluten-Free Diet: From Development to Assessment of a Check-List Designed for the Prevention of Gluten Cross-Contamination in Food Services. Nutrients, v. 10, p. 1274, 2018.

3.
AUAD, L.2018AUAD, L. ; GINANI, VERÔNICA C. ; LEANDRO, E. S. ; FARAGE, P. ; NUNES, A. C. S. ; ZANDONADI, R. P. . Development of a Brazilian food truck risk assessment instrument. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, p. 1-11, 2018.

4.
FARAGE, PRISCILA2017FARAGE, PRISCILA; PUPPIN ZANDONADI, RENATA ; CORTEZ GINANI, VERÔNICA ; GANDOLFI, LENORA ; PRATESI, RICCARDO ; DE MEDEIROS NÓBREGA, YANNA . Content Validation and Semantic Evaluation of a Check-List Elaborated for the Prevention of Gluten Cross-Contamination in Food Services. Nutrients (Basel), v. 9, p. 36, 2017.

5.
FARAGE, PRISCILA2017FARAGE, PRISCILA; DE MEDEIROS NÓBREGA, YANNA KARLA ; PRATESI, RICCARDO ; GANDOLFI, LENORA ; ASSUNÇÃO, PEDRO ; ZANDONADI, RENATA PUPPIN . Gluten contamination in gluten-free bakery products: a risk for coeliac disease patients. Public Health Nutrition, v. 20, p. 413-416, 2017.

6.
FARAGE, P.;FARAGE, PRISCILA2014FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. . The Gluten-Free Diet: Difficulties Celiac Disease Patients have to Face Daily. Austin Journal of Nutrition and Food Sciences, v. 2, p. 1-8, 2014.

7.
FARAGE, P.;FARAGE, PRISCILA2014FARAGE, P.; VILLAS BOAS, G. ; GANDOLFI, L. ; PRATESI, R. ; ZANDONADI, R. P. . Is The Consumption of Oats Safe For Celiac Disease Patients? A Review of Literature. Journal of Food and Nutritional Disorders, v. 3, p. 3, 2014.

8.
FARAGE, P.;FARAGE, PRISCILA2013FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. . Green banana: new alternative for gluten-free products. Agro Food Industry Hi-Tech, v. 24, p. 49-52, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. . Complexity of the gluten-free diet: a review of compliance to the dietary treatment of celiac disease. In: Raymond Tobias Langdon. (Org.). Gluten-free diets: food sources, role in celiac disease and health benefits. 1ed.Nova Iorque: Nova Publishers, 2015, v. 1, p. 135-152.

2.
FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. . Gluten Related Disorders: An Update. In: Dane B. Walter. (Org.). Gluten: Sources, Composition and Health Effects. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2013, v. 1, p. 35-54.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. . The gluten alternatives. Asia Pacific Food Industry.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARAGE, P.; Nóbrega, Y. K. M ; PRATESI, R. ; GANDOLFI, L. ; ASSUNÇÃO, P. ; ZANDONADI, R. P. . Avaliação de contaminação por glúten em alimentos sem glúten provenientes de panificadoras de Brasília - Distrito Federal. In: Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2018, Brasília. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2018 - Alimentação Coletiva, 2018. v. 9.

Artigos aceitos para publicação
1.
FALCOMER, A. L. ; ARAUJO, L. S. ; FARAGE, P. ; MONTEIRO, J. S. ; YOSHIO NAKANO, EDUARDO ; ZANDONADI, R. P. . Gluten contamination in food services and industry: a systematic review. CRITICAL REVIEWS IN FOOD SCIENCE AND NUTRITION, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. ; GINANI, VERÔNICA C. . Contaminação por glúten na produção de alimentos - Instrumento de avaliação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FARAGE, P.. Dieta sem glúten e cuidado nutricional na doença celíaca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FARAGE, P.. Dieta sem glúten e cuidado nutricional na doença celíaca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FARAGE, P.. Oficina de Alimentação para Pacientes com Doença Celíaca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P. . Doença celíaca: dieta sem glúten. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Cruvinel, K. R. ; FARAGE, P. ; ZANDONADI, R. P. . Cozinhar Faz Bem: Oficinas de Culinária em Alimentação e Nutrição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Cruvinel, K. R. ; FARAGE, P. ; ZANDONADI, R. P. ; BOTELHO, R. . Oficina de culinária em Diabetes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FARAGE, P.; Cruvinel, K. R. ; ZANDONADI, R. P. ; BOTELHO, R. . Oficina de Culinária para Celíacos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Cruvinel, K. R. ; FARAGE, P. ; ZANDONADI, R. P. ; BOTELHO, R. . Curso de aperfeiçoamento em cozinha doméstica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PRATESI, R.; CASTRO, L. C. G.; ZANDONADI, R. P.; ALMEIDA, L. M.; FARAGE, P.. Participação em banca de Fernanda Coutinho de Almeida. Avaliação das manifestações clínicas e achados laboratoriais em 301 pacientes com doença de Kawasaki: acompanhamento de dez anos. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

2.
AKUTSU, R. C. C. A.; GUBERT, M. B.; GINANI, V. C.; FARAGE, P.; LEANDRO, E. S.. Participação em banca de Cainara Lins Draeger. Incidência das doenças transmitidas por alimentos no Brasil: uma análise de 2007 a 2017. 2018. Tese (Doutorado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
ZANDONADI, R. P.; FARAGE, P.; Botelho, R.B.A; ARAÚJO, WILMA M. C.. Participação em banca de Shila Minari Hargreaves. Influência da adoção de dietas vegetarianas na qualidade de vida e nutricional de adultos no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARAGE, P.. Participação em banca de Fernanda Larralde Cassimiro.Aspectos nutricionais e metabólicos da tensão pré-menstrual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

2.
FARAGE, P.. Participação em banca de Gabrielle Gomes de Souto.A influência das redes sociais na escolha alimentar de universitários do UniCEUB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

3.
FARAGE, P.. Participação em banca de Luciana Mello Soares Dutra.Ortorexia: a busca do corpo perfeito e saudável e suas consequências em estudantes de nutrição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

4.
FARAGE, P.. Participação em banca de Bianca Pereira Azevedo.Elaboração e aceitabilidade de receitas para diabéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

5.
FARAGE, P.. Participação em banca de Juliana Diniz da Silva.Avaliação e aceitabilidade do cardápio da alimentação escolar de uma creche pública no DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

6.
FARAGE, P.. Participação em banca de Kamila Mesquita de Sousa.Tendência ao desenvolvimento da anorexia nervosa em universitários do curso de nutrição do Centro Universitário de Brasília. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

7.
FARAGE, P.. Participação em banca de Mariana de Morais Motta.Avaliação microbiológica versus aplicação do check-list da instrução normativa no 11 de março de 2016 em alimentos de foodtrucks no DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

8.
FARAGE, P.. Participação em banca de Gabriel Pereira Vianna.O uso da quercetina como coadjuvante no tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

9.
FARAGE, P.. Participação em banca de Eryka Luzia Araújo de Sousa.Efeito do aleitamento materno no sistema imunológico do lactente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

10.
FARAGE, P.. Participação em banca de Vitor Liporini Torres.Benefícios do consumo de ômega 3 no tratamento da depressão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

11.
FARAGE, P.. Participação em banca de Bruna da Silva Santos.Análise de hábitos alimentares a partir de métodos de educação alimentar e nutricional em adultos de meia idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

12.
FARAGE, P.. Participação em banca de Alana Thamara Robim Souza.Análise nutricional e teste de aceitação da beldroega (portulaca oleracea). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

13.
FARAGE, P.. Participação em banca de Raysa Karen Ferreira Sanches.Análise dos alimentos que são oferecidos em lancheiras de crianças de Escolas Privadas de Brasília/DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

14.
FARAGE, P.. Participação em banca de Ana Paula Magalhães Yagelovi.Melhoramento do espaço físico da cozinha de um bar e restaurante para otimização da produção e prevenção de contaminação cruzada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

15.
Leandro E.S.; ZANDONADI, R. P.; FARAGE, P.. Participação em banca de Priscila Araújo Aguiar.Influência de néctares industrializados na viabilidade de estirpes probióticas em produto simbiótico desidratado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Brasília.

16.
Botelho, R.B.A; FARAGE, P.; ZANDONADI, R. P.. Participação em banca de Bernardo Romão de Lima.Gluten-free pasta: replacing wheat with chickpea". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Brasília.

17.
FARAGE, P.. Participação em banca de Déborah Kelly Guimarães Cardoso.Análise de peças publicitárias de produto alimentício Danone destinado ao público infantil: comparativo com a legislação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

18.
FARAGE, P.. Participação em banca de Ana Carmen Oliveira Santos.Consumo alimentar de praticantes de dança do ventre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

19.
FARAGE, P.. Participação em banca de Samantha dos Santos Frades.Aceitabilidade de uma preparação salgada para celíacos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

20.
FARAGE, P.. Participação em banca de Mariana Meira Almeida.Análise de satisfação de imagem corporal em adolescentes de 13 a 17 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília.

21.
FARAGE, P.. Participação em banca de Priscila de Ataides Ferreira.Atualização das orientações nutricionais para doença inflamatória intestinal, doença renal crônica e hipertensão arterial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Brasília.

22.
FARAGE, P.. Participação em banca de Priscilla Cirqueira Kury.Consumo de fibras em uma população de rastreamento para câncer colorretal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Nutrição. Avaliação de contaminação por glúten em alimentos sem glúten provenientes de panificadoras de Brasília - Distrito Federal. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Nutrição. 2018. (Congresso).

3.
Fundamentos da Defectologia: a obra de Vigotsky e a inclusão. 2017. (Outra).

4.
Writing Scientific Articles with Impact. 2017. (Outra).

5.
WORKSHOP: ALERGÊNICOS E INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES - IMPACTO DA RDC ANVISA N. 26/2015. 2016. (Outra).

6.
Congresso Internacional de Nutrição Especializada & Expo sem Glúten. 2012. (Congresso).

7.
14ª Conferência Nacional de Saúde. 2011. (Outra).

8.
IV SEREX 2011 - Semana Universitária UnB.Cozinhar Faz Bem: Oficinas de Culinária em Alimentação e Nutrição. 2011. (Outra).

9.
IX Feira de Saúde do Hospital Universitário de Brasília. 2011. (Outra).

10.
Nutrição Funcional e Estética. 2011. (Outra).

11.
6º Fórum Nacional de Nutrição. 2010. (Outra).

12.
I Jornada Científica da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Regional da Asa Norte. 2010. (Outra).

13.
Zero Lactose. 2010. (Oficina).

14.
Fitoterapia na Prática Clínica do Nutricionista. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francinete Maria de Sousa Rocha da Silva. Transtornos depressivos e excesso de peso em adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Priscila Farage de Gouveia.

2.
Jessy Hellen de Brito Vilar. Avaliação do nível de conhecimento sobre doença celíaca e glúten em funcionários de restaurantes "gluten free" do DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Priscila Farage de Gouveia.

3.
Maria Girlene de Lemos Araújo. Deficiências nutricionais em pacientes com Doença Celíaca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Priscila Farage de Gouveia.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Monitoria na disciplina Bioquímica e Biofísica Experimental - Carga horária: 8 horas semanais - Universidade de Brasília/UnB - Brasília, DF - 2° semestre/2007.

Estágio supervisionado na área de produção de refeições na entidade SESC - Serviço Social do Comércio - Distrito Federal, 2010. 

Aprovada em 3o lugar no Concurso Público para Docente do Magistério Superior - Edital 01/2017 - Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - Área: Nutrição/Alimentos/Alimentação Coletiva. Resultado homologado no DOU de 31 de outubro de 2017, seção 3, página 65.

Aprovada em 3o lugar no Concurso Público para Cargo da Carreira de Magistério Superior - Edital n54 - Universidade Federal de Goiás (UFG) - Área: Alimentos/Nutrição Básica. Resultado homologado no DOU de 7 de fevereiro de 2018, seção 3, página 66.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 16:16:57