Yasmin Alves dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1787936036558491
  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM/NUMA/UFPA (2018 - 2020). Formada no Curso de Bacharel em Turismo na Universidade Federal do Pará (2012). Especialista em em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento do NCADR/UFPA (2013). Estagiou por 1 ano na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, como condutora de visitantes em trilhas naturais e realizando o monitoramento de trilhas, planejamento do Uso Público do Parque Estadual do Utinga. Foi voluntária no Projeto de Extensão "Agência Comunitária de Ecoturismo de Base comunitária do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém: um empreendimento comunitário de turismo na Ilha de Cotijuba, Belém - Pará". Prestou serviço como Instrutora - No Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / SENAR - Pará (2012 a 2016). Atuou como Técnica em Gestão Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - IDEFLOR-Bio (2016 - 2018), coordenou o Programa de Uso Público das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém - RMB da Gerencia Administrativa de Belém - GRB. Desenvolveu as atividades de monitoramento de visitantes, organização e execução de capacitação para condutores de atrativos naturais, elaboração de Instrução Normativa para condução de visitantes e de atividades de ecoturismo, de turismo de aventura e de orientações para realização eventos esportivos em UC de proteção integral. Coordenou a linha de Turismo Rural do Projeto AgroVárzea, ação esta desenvolvida com as comunidades de dentro e do entorno das UCs da RMB.Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ecoturismo, Turismo Rural, Unidades de Conservação, Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Yasmin Alves dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Y. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará, IDEFLOR-Bio.
Avenida João Paulo II - S/Nº (Parque Estadual do Utinga))
Curió-Utinga
66610770 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 33422630
URL da Homepage: http://ideflorbio.pa.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Gestao dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O ECOTURISMO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ANÁLISE DAS AÇÕES DO USO PÚBLICO NO REFUGIO DE VIDA SILVESTRE DA AMAZONIA ? MARITUBA ? PARÁ, Ano de Obtenção: .
Orientador: Christian Nunes da Silva.
Coorientador: Sérgio Cardoso de Moraes.
2012 - 2013
Especialização em EXTENSÃO RURAL, SISTEMAS AGRÁRIOS E AÇÕES DE DESEN. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A importância do Festival dos Derivados da Mandioca e daMacaxeirapara a produção agrícola do cultivo da mandioca (ManihotesculentaCrantz) na Comunidade Quilombola São José de Icatu ? Mocajuba/Pará.
Orientador: Mª de Nazaré Angelo-Menezes.
2008 - 2012
Graduação em turismo - matutino com enfase em ecoturismo.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E SEUS REFLEXOS A PARTIR DE MÚLTIPLOS OLHARES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTA DA ILHA DO COMBÚ, BELÉM-PARÁ.
Orientador: PROF. MSC. EDUARDO GOMES.




Formação Complementar


2015 - 2018
Língua Inglesa. (Carga horária: 208h).
MINDS PA, MINDS, Brasil.
2013 - 2013
Pronatec Empreendedor. (Carga horária: 32h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2013 - 2013
MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 10h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / Distrito Federal, SENAR, Brasil.
2012 - 2012
Trabalhador Empreendedor. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / Distrito Federal, SENAR, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Metodológica de Instrutores. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / Pará, SENAR-AR/PA, Brasil.
2010 - 2010
I CURSO DE CAPACITAÇÃO DE COND.S DE A. NATURAIS. (Carga horária: 70h).
Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
2010 - 2010
I CURSO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA. (Carga horária: 78h).
Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
2010 - 2010
A NOVA LEI GERAL DO TURISMO. (Carga horária: 4h).
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, IESAM / ORPES, Brasil.
2010 - 2010
Meio Ambiente e Sustentabilidade. (Carga horária: 24h).
Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
I CURSO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
2010 - 2010
MINI-CURSO SÍTIO ARQ. COMO FATOR DE A. TURISTICA. (Carga horária: 4h).
CONEXAO VIAGENS E TURISMO, CVT, Brasil.
2010 - 2010
ATUAÇÃO DO TURISMÓLOGO NAS TRILHAS ECOTURÍSTICAS I. (Carga horária: 14h).
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, IESAM / ORPES, Brasil.
2010 - 2010
Turismo e Meio Ambiente. (Carga horária: 30h).
Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Est. do Pará, IDEFLOR-BIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em Gestão Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como Téc. em Gestão Ambiental, no Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará ? IDEFLOR-Bio, na Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação - DGMUC. Respondeu pelo Programa de Uso Público da Gerencia da Região Administrativa Belém - GRB, que compreende quatro Unidades de Conservação, as quais são: Parque Estadual do Utinga, Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu e Área de Proteção Ambiental da região Metropolitana de Belém. Desenvolvendo as atividades de monitoramento de visitantes, organização e execução de capacitação para condutores de atrativos naturais, elaboração de Instrução Normativa para condução de visitantes e de atividades de ecoturismo, de turismo de aventura e de orientações para realização eventos esportivos em UC de proteção integral. Fiscalização de contratos administrativos de prestação de serviços relacionados a UC?s da RMB e coordenação da linha de Turismo Rural do Projeto AgroVárzea, ação esta desenvolvida com as comunidades de dentro e do entorno das UCs da RMB. Sendo este realizado no período de fevereiro de 2016 até Janeiro de 2018.


Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / Pará, SENAR-AR/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço
Outras informações
OBS: Sou prestadora de serviço no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR. Ministro os Módulos de Educação Ambiental e de Turismo Rural. Não sou uma funcionaria fixa, trabalho apenas quando solicitam as instrutorias.


Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolve as atividades de monitoramento de visitantes e de manejo de trilhas interpretativas, palestra sobre Educação Ambiental, organização de seminarios com enfase em Educação Ambiental e levantamento sobre o perfil dos visitantes do Parque Estadual do Utinga - PEUt.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: voluntario, Carga horária: 3



Projetos de extensão


2010 - 2011
Ecoturismo de Base Comunitaria do Movimento de Mulheres da Ilha de Cotijuba
Descrição: Este projeto objetiva auxiliar o Movimento Social de Mulheres da Ilha de Cotijuba a desenvolver sua propria agencia de turismo, oferecendo um produto ecoturistico tipico da região e construido pelo mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Yasmin Alves dos Santos - Integrante / Willa da Silva dos Prezeres - Integrante / Eduardo Lima dos Santos Gomes - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Projeto AgroVárzea
Descrição: O Projeto AgroVárzea é uma iniciativa do Ideflor-bio nas unidades de conservação da região Metropolitana de Belém. O Projeto é coordenado dentro da Gerência da Região Administrativa Belém, com equipe multidisciplinar, formada por profissionais das ciências agrárias, econômicas e humanas, junto às comunidades rurais da Área de Proteção Ambiental Belém, Área de proteção Ambietal Ilha do Combu e do Revis Metrópole da Amazônia. (Mapa 01) O projeto é piloto, e busca fomentar novas dinâmicas e ações que possam mudar o atual paradigma de gestão sobre populações em unidades de conservação estaduais. Prevendo atividades distribuídas ao longo de dois anos, pautadas na agroecologia, na economia local responsável, e na valorização de pessoas. No âmbito do Projeto AgroVárzea, as unidades de conservação da Região Metropolitana de Belém são percebidas como vetores para o desenvolvimento local, transformando realidades por meio de ações pautadas no uso racional dos recursos naturais, o engajamento comunitário e geração de renda. A cooperação interinstitucional é um componente fundamental para o projeto. Instituições, ligadas ao Conselho Gestor das UCs são parceiros do Ideflor-bio na operacionalização do Projeto. A Embrapa, Ceplac, Emater/PA e Setur colaboram de forma fundamental para o desenvolvimento do calendário de capacitações. A cooperação entre as instituições contribui para o alcance dos resultados esperados no Projeto e potencializa o papel dessas instituições no território. Além de valorizar as pessoas e os recursos naturais localizados nas unidades de conservação que sozinho já justifica o projeto, vale ressaltar, a colaboração do AgroVárzea como um novo modo de uso da terra. Equacionando a preservação dos recursos naturais e a produção agrícola nessas comunidades. O projeto se pauta em três grandes temas que embasam suas linhas de ação: Sistemas Agroflorestais, Turismo Rural e Venda Direta..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo Rural.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Ecoturismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONCEIÇÃO, S.S2014 CONCEIÇÃO, S.S ; Souza, B.D. ; SANTOS, Y. A. ; CONCEIÇÃO, S.S. ; RODRIGUES, T.C.A. . O QUILOMBO DE SÃO JOSÉ DE ICATU: PRÁTICAS AGRÍCOLAS E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO E MANUTENÇÃO FAMILIAR NO CAMPO. Enciclopedia Biosfera, v. 10, p. 1367-1384, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Prazeres, W. S ; SANTOS, Y. A. . TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E SEUS REFLEXOS A PARTIR DE MÚLTIPLOS OLHARES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA ILHA DO COMBÚ, BELÉM - PARÁ.. In: VIII Turismo em debate: turismo de base comunitária: debatendo experiências e desmistificando conceitos, 2012, Belém. Anais do VIII turismo em debate 2012. Belém: ICSA, 2012. v. 1. p. 16-33.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, Y. A.; Silva, R.S ; QUARESMA, A.P . Politicas públicas para o desenvolvimento do turismo em unidades de conservação da região metropolitana de Belém - Pará: O caso do projeto AgroVárzea.. Revista Turismo e Desenvolvimento, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Prazeres, W. S ; SANTOS, Y. A. . TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E SEUS REFLEXOS A PARTIR DE MÚLTIPLOS OLHARES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA ILHA DO COMBÚ, BELÉM - PARÁ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, F.F.C. ; SANTOS, Y. A. . SEMINARIO DE SENSIBILIZAÇÃO DO PROJETO HOSPITALIDADE TURISTICA - SETUR/PEQTur. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, Y. A.. NOÇOES DE GESTÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, Y. A.. CURSO DE CONDUÇÃO DE VISITANTES EM TRILHAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, Y. A.. OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURISTICOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, Y. A.. OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURISTICOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, Y. A.; Silva, R.S ; QUARESMA, A.P . Oficina de Turismo Rural. 2016. (Oficina).

7.
SANTOS, Y. A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, Y. A.. CIDADANIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SANTOS, Y. A.. Condutor de Atrativos Naturais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SANTOS, Y. A.. CONDUTOR DE ATRATIVOS CULTURAIS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, Y. A.. Condutor de Atrativos Naturais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SANTOS, Y. A.. TURISMO RURAL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, R.H.C; SANTOS, Y. A.; EMMERT, F. Participação em banca de GABRIELA NASCIMENTO OLIVEIRA E MARIA HELENA BECKMAN BARATA.USO DOS RECURSOS FLORESTAIS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO REFUGIO DE VIDA SILVESTRE METROPOLE DAAMAZONIA (PA): ESTUDO DE CASO DAS COMUNIDADES PONTA NEGRA E SANTO AMARO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO DE TURISMO DE NATUREZA NA AMAZÔNIA. 2017. (Congresso).

2.
VIII Feira Internacional de Turismo da Amazonia - FITA. 2017. (Feira).

3.
Mini-curso Política pública, turismo e patrimônio no Brasil. 2014. (Outra).

4.
Palestra Turismo e Desenvolvimento Rural. 2014. (Outra).

5.
CICLO DE PALESTRAS DE TURISMO E COMUNICAÇÃO. 2011. (Outra).

6.
CineDebate: "Movimentos Sociais e Políticas Públicas de Cultura". 2010. (Outra).

7.
I INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS MARANHÃO E PARÁ. 2010. (Encontro).

8.
I SEMINÁRIO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA: "Parque Estadual do Utinga: construindo uma nova relação com a natureza". 2010. (Seminário).

9.
I Seminário de Turismo do Pará - SEMITUR. 2010. (Seminário).

10.
I SEMINÁRIO DE TURISMO DO PARÁ - SEMITUR 2010. 2010. (Seminário).

11.
MESA-REDONDA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS, PERSPECTIVAS PARA O TURISMO 2010. 2010. (Outra).

12.
PROJETO QUARTAS VERDES: VIVÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS PARA JOVENS E ADOLESCENTES DAS COMUNIDADES DO ENTORNO DO PEUt. 2010. (Outra).

13.
PROJETO QUARTAS VERDES: VIVÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS PARA OS USUÁRIOS DA BICA. 2010. (Outra).

14.
PROJETO QUARTAS VERDES: VIVÊNVIAS SOCIOAMBIENTAIS PARA EDUCADORES. 2010. (Outra).

15.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DRAMA/TEATRO & EDUCAÇÃO - IDEA 2010, VIVA A DIVERSIDADE VIVA! ABRAÇANDO AS ARTES DE TRANSDORMANDO. 2010. (Congresso).

16.
VI TURISMO EM DEBATE: TURISMO, ESPORTE E LAZER. 2010. (Outra).

17.
51º CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. 2009. (Congresso).

18.
DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2009. (Outra).

19.
FORÚM DE ACADÊMICOS: ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE GRADUAÇÃO. 2009. (Outra).

20.
I SEMANA ACADÊMICA DE TURISMO. 2009. (Outra).

21.
SEMINÁRIO DE 10 ANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009. (Outra).

22.
V TURISMO EM DEBATE - PERSPECTIVAS DO TURISMO: INCLUSÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. 2009. (Outra).

23.
11ª Jornada de Extensão da UFPA - Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para extensão universitária. 2008. (Outra).

24.
DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2008. (Outra).

25.
IV FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DA AMAZÔNIA: turismo e sustentabilidade na Amazônia. 2008. (Outra).

26.
PALESTRA "MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA. 2008. (Outra).

27.
SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO ESCRAVO. 2008. (Seminário).

28.
Vídeo-debate: "As filhas da Chiquita, cultura e livre manifestação. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Y. A.. Minicurso de Identificação da Flora do Parque Estadual do Utinga. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, Y. A.. Minicurso de N.B.G. de Segurança de Turismo de Aventura. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, Y. A.; Silva, R.S ; QUARESMA, A.P . I INTERCAMBIO DE CONHECIMENTO - TURISMO ETNOLOGICO. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, Y. A.. Minicurso de Observação de Aves do Parque Estadual do Utinga. 2016. (Outro).

5.
SANTOS, Y. A.. Curso de Condução de Visitantes. 2016. (Outro).

6.
Silva, R.S ; SANTOS, Y. A. ; QUARESMA, A.P ; MEYER JUNIOR, J. C. . CAPACITAÇÃO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS. 2016. (Outro).

7.
SANTOS, Y. A.; Silva, R.S ; QUARESMA, A.P ; MEYER JUNIOR, J. C. . I VIVENCIA RURAL. 2016. (Outro).

8.
SANTOS, Y. A.. I Jornada de Turismo e Unidades de Conservação do Ideflor-bio. 2016. (Outro).

9.
SANTOS, Y. A.; MACHADO, J. M. S. . DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. 2010. (Outro).

10.
SANTOS, Y. A.; GOBIRA, A. . VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DRAMA/TEATRO & EDUCAÇÃO - IDEA 2010, VIVA A DIVERSIDADE VIVA! ABRAÇANDO AS ARTES DE TRANSFORMAÇÃO. 2010. (Congresso).

11.
SANTOS, Y. A.; MACHADO, J. M. S. . SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2010. (Outro).

12.
SANTOS, Y. A.; GOMES, C. H. S. . Réquiem Encomendação das Almas. 2010. (Outro).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Prazeres, W. S ; SANTOS, Y. A. . TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E SEUS REFLEXOS A PARTIR DE MÚLTIPLOS OLHARES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA ILHA DO COMBÚ, BELÉM - PARÁ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Y. A.. Minicurso de Identificação da Flora do Parque Estadual do Utinga. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Coordenadora da linha de Ação de Turismo Rural do Projeto AgroVárzea - é uma iniciativa do Ideflor-bio para atender as unidades de conservação da região Metropolitana de Belém. O Projeto é uma proposta coordenada pela Gerência da Região Administrativa Belém, a ser desenvolvido com as comunidades rurais da Área de Proteção Ambiental Belém, Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu e do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia. O projeto busca fomentar ações que possam mudar o atual paradigma de gestão sobre populações das Unidades de Conservação Estaduais da Região Metropolitana de Belém. O projeto foi desenvolvido para ser realizado ao longo de dois anos com agricultores familiares das unidades de conservação e da zona de amortecimento, auxiliando a gestão das propriedades e o correto manejo dos recursos disponíveis. As unidades de conservação da Região Metropolitana de Belém são percebidas como vetores para o desenvolvimento local, transformando realidades por meio de ações pautadas no uso racional dos recursos naturais, o engajamento comunitário e geração de renda.Além de valorizar as pessoas e os recursos naturais localizados nas unidades de conservação que sozinho já justifica o projeto, vale ressaltar, a colaboração do AgroVárzea como um novo modo de uso da terra. Equacionando a preservação dos recursos naturais e a produção agrícola nessas comunidades.
O projeto se pauta em três grandes temas que embasam suas linhas de ação: Sistemas Agroflorestais, Turismo Rural e Venda Direta.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:11:26