Letícia Badan Palhares Knauer de Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7927726147953517
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, com a pesquisa "O imaginário visual do cinema de horror italiano", sob orientação do Prof. Dr. Jorge Sidney Coli Junior e fomento da FAPESP. Realizou entre 2014 e 2017 o mestrado "A cultura visual no cinema de Dario Argento" (orientador: Prof. Dr. Jorge Sidney Coli Junior), na mesma instituição e financiamento da FAPESP. Graduada em História com ênfase em História da Arte (2013) pelo IFCH-UNICAMP. Desenvolveu entre 2011 e 2013 a iniciação científica e monografia: "Acerca de La Culla Tragica - Giuseppe Amisani no Brasil", sob fomento da FAPESP. Tem experiência nas áreas de História da Arte e História do Cinema. Pesquisadora do CHAA - UNICAMP. Possui pesquisas em andamento sobre o uso e a reverberação das artes plásticas e da arquitetura no cinema de horror. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
Nome em citações bibliográficas
BADAN, Letícia;CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Cora Coralina, s/n
Cidade Universitária
13083896 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35210121


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O imaginário visual do cinema de horror italiano,
Orientador: Jorge Sidney Coli Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Cinema de Horror; Cinema Italiano; Arte no cinema; Cultura Visual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Cinema.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura.
2014 - 2017
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A cultura visual no cinema de Dario Argento,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jorge Sidney Coli Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Cinema de Horror; Cinema Italiano; Dario Argento; Cultura Visual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Cinema.
2009 - 2013
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Acerca de La Culla Tragica - Giuseppe Amisani no Brasil.
Orientador: Jorge Sidney Coli Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Iconografia da Migração. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
A questão da museografia no séc. XVIII.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Experimentação e Colaboração na Arte Americana. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
História do Ornamento. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.


Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Serviços de Arte & Educação e Monitoria, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como monitora da exposição "100 anos de arte paulista no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo" no espaço expositivo da CPFL Cultura, em Campinas - SP.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente (Programa PED B) da disciplina HH950 A - Ênfase em História da Arte I: "Comparatismo - O Horror nas artes plásticas e no cinema". Supervisor responsável: Prof. Dr. Jorge Sidney Coli Junior.

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revista de História da Arte e Arqueologia
Outras informações
secretaria e divulgação

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina HH725A - Tópicos Especiais em História XXV: Exercícios de Leitura (HH950A - Ênfase em História da Arte I), ministrada pelo prof. Dr. Jorge Sidney Coli Junior.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Acerca de La Culla Tragica - Giuseppe Amisani no Brasil
Descrição: Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Letícia Badan Palhares Knauer de Campos - Integrante / Jorge Sidney Coli Junior - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Cinema.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Menção honrosa no XXII Concurso de Monografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) com a pesquisa "Acerca de La Culla Tragica - Giuseppe Amisani no Brasil", Universidade Estadual de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BADAN, Letícia2018BADAN, Letícia. A presença da arte no giallo: Fulci, Argento e Miraglia. Rocinante, v. 1, p. e, 2018.

2.
3BADAN, Letícia2018BADAN, Letícia. A sutil violência [Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017), de Lynne Ramsay]. Rocinante, v. 1, p. e, 2018.

3.
2BADAN, Letícia2018BADAN, Letícia. Entre Cores e Jogos de Memória: Alain Robbe-Grillet. Rocinante, v. 1, p. e, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. An italian painter at the paulista capital - Giuseppe Amisani exhibitions in Sao Paulo. In: KUBIAK, Ewa; LUNA, Olga Osabel Acosta. (Org.). Arte de la Amėrica Latina y relaciones artisticas entre Polonia y Latinoamėrica. 1ed.Varsóvia-Toruń: Polish Institute of World Art Studies & Tako Publishing House, 2016, v. XVI, p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. O terror das Imagens: O universo artístico do cinema de horror italiano. In: XIX Encontro da Socine: Cinema em Redes, 2016, Campinas. XIX Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos, 2016. p. 677-683.

2.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A cultura visual e o cinema de horror italiano - Apropriações e usos das artes. In: VII Simpósio Nacional de História Cultura, 2015, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções, 2015. v. 1. p. 1-7.

3.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A arquitetura como palco do medo - espaços cenográficos no cinema de Dario Argento. In: III Colóquio internacional de História da Arte e da Cultura: A arte e suas funções, 2015, Juiz de Fora. Anais do III Colóquio internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC), 2015. v. II. p. 156-162.

4.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A produção de Giuseppe Amisani em São Paulo: Obras perdidas, encomendas e retratos. In: II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte - História da Arte no Brasil: Problemas e Fronteiras, 2015, Brasília. Anais do II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. Brasília: UnB, 2015. v. 1. p. 204-216.

5.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A obra de arte como artífice do medo: citações plásticas no cinema de Dario Argento. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015. v. 1. p. 287-293.

6.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Corpos subjugados - O masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres. In: IX Encontro de História da Arte - Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte, 2013, Campinas. IX EHA - ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE - UNIC, 2013. v. 1. p. 186-194.

7.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Atrações Perversas: Apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava. In: VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria, 2012, Campinas. VIII EHA - História da Arte e Curadoria (2012). Campinas: CHAA/UNICAMP, 2012. v. VIII. p. 360-375.

8.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistana. In: VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina, 2011, Campinas. VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina. Campinas: CHAA, 2011. v. VII. p. 236-249.

9.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Acerca de La Culla Tragica - Giuseppe Amisani no Brasil. In: III Encontro de Pesquisa de Graduação em História, 2010, Campinas. Anais do III Encontro dePesquisa de Graduação em História. Campinas: IFCH, 2010. v. 3. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. O terror das Imagens: O universo artístico do cinema de horror italiano. In: XIX Encontro da Socine: Cinema em Redes, 2016, Campinas. Anais Digitais XIX Socine, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A arte no cinema de horror. In: II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, 2015, Juiz de Fora. Caderno de Resumos e Programa. Juiz de Fora: UFJF, 2015. v. 2. p. 107-107.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. O medo do outro: apontamentos sobre a representação do monstruoso no cinema de horror. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Vítimas e mulheres fatais - A pintura como referencial da figura feminina no cinema de Dario Argento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Entre corpos, esculturas, tintas e sangue - A figura do artista plástico no cinema de horror. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. O terror das imagens: O universo artístico do cinema de horror italiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A obra de arte como artífice do medo: citações plásticas no cinema de Dario Argento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A presença da arte no cinema de horror italiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Arquitetura como palco do medo: Espaços cenográficos no cinema de Dario Argento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A produção de Giuseppe Amisani em São Paulo: obras perdidas, encomendas e retratos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A obra de arte e a gênese do medo: A Síndrome de Stendhal no cinema de Dario Argento e Lucio Fulci. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Entre rituais e escravidão: O cinema de horror italiano filmado no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A cultura visual e o cinema de horror italiano - Apropriações e uso das artes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BADAN, Letícia. Corpos subjugados - O masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A fortuna crítica em Giuseppe Amisani. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. An italian painter at the paulista capital - Giuseppe Amisani exhibitions in São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Atrações perversas: Apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA JUNIOR, Martinho Alves da ; CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de . Benedito Calixto (Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros). São Paulo: Folha de S. Paulo; Instituto Itaú Cultural, 2013 (Livro [Elaboração de pesquisa]).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Coli, Jorge ; COSTA JUNIOR, Martinho Alves da ; MIYOSHI, A. G. ; PEREIRA, William Almeida ; GOMES, A. F. ; MARTINEZ, F. S. ; CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de . Amável Leitor: Arte e Cultura. 2018; Tema: Blog de História da Arte. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. A arte no cinema de horror. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NICULITCHEFF, S.; CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Participação em banca de Alessandra Bortoletto Consorti.Lilith: um horror visual novel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cineclube Rocinante - Giallo.Os olhos azuis da boneca quebrada, de Carlos Aured (Los ojos azules de la muñeca rota, 1974). 2018. (Outra).

2.
Semana de História UFU 2018 "Não serei historiador de um mundo caduco": Subversão, poder e os papéis da história.As artes plásticas no cinema de Sergio Martino. 2018. (Outra).

3.
XIII Encontro de História da Arte: Arte em confornto - Os embates da História da Arte.Estátua viva, dama de pedra: O duplo e a arte em Un Angelo per Satana (1966), de Camillo Mastrocinque. 2018. (Encontro).

4.
Bestiário: bate-papo de encerramento da exposição.O medo do outro: apontamentos sobre a representação do monstruoso no cinema de horror. 2017. (Outra).

5.
XII Encontro de História da Arte: Os silêncios na História da Arte.Vítimas e mulheres fatais - A pintura como referencial da figura feminina no cinema de Dario Argento. 2017. (Encontro).

6.
II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. 2015. (Seminário).

7.
XI Encontro de História da Arte Da percepção à palavra: luz e cor na História da Arte.Entre corpos, esculturas, tintas e sangue - A figura do artista plástico no cinema de horror. 2015. (Encontro).

8.
XIX Encontro da Socine: Cinema em Redes.O terror das imagens: O universo artístico do cinema de horror italiano. 2015. (Encontro).

9.
3º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.A obra de arte e a gênese do medo: A Síndrome de Stendhal no cinema de Dario Argento e Lucio Fulci. 2014. (Seminário).

10.
Existe uma história da arte global? Quem detém o poder na história da arte hoje?. 2014. (Seminário).

11.
II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte - História da Arte no Brasil: Problemas e Fronteiras.A produção de Giuseppe Amisani em São Paulo: obras perdidas, encomendas e retratos. 2014. (Outra).

12.
III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura.Arquitetura como palco do medo: Espaços cenográficos no cinema de Dario Argento. 2014. (Outra).

13.
IV Semana de História da Arte.Entre rituais e escravidão: O cinema de horror italiano filmado no Brasil. 2014. (Outra).

14.
VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas, Circulação, Leituras e Recepções.A cultura visual e o cinema de horror italiano - Apropriações e uso das artes. 2014. (Simpósio).

15.
X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise.A presença da arte no cinema de horror italiano. 2014. (Encontro).

16.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte.A obra de arte como artífice do medo: citações plásticas no cinema de Dario Argento. 2014. (Outra).

17.
Congreso Internacional Arte de América Latina y relaciones artísticas entre Polonia y Latinoamérica. An italian painter at the paulista capital - Giuseppe Amisani exhibitions in São Paulo. 2013. (Congresso).

18.
IX Encontro de História da Arte da Unicamp - Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte.Corpos subjugados - O masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres. 2013. (Encontro).

19.
Iº Seminário De Estética e Crítica de Arte.A fortuna crítica em Giuseppe Amisani. 2013. (Seminário).

20.
VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria.Atrações perversas: Apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava. 2012. (Encontro).

21.
Colóquio Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do Nascimento. 2011. (Outra).

22.
I Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi - Construtor de um Novo Paradigma Cultural. 2011. (Simpósio).

23.
Pintando o passado nacional: a indepêndencia da Colômbia, séc XIX-XX. 2011. (Outra).

24.
Stendhal, Historiador da Arte. 2011. (Outra).

25.
VII Encontro de História da Arte - Os Caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: consolidação e desenvolvimento da disciplina.Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistana. 2011. (Encontro).

26.
III Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Acerca de La Culla Tragica - Giuseppe Amisani no Brasil. 2010. (Encontro).

27.
VI Encontro de História da Arte: História da Arte e suas Fronteiras. 2010. (Encontro).

28.
V Encontro de História da Arte: 20 anos de História da Arte na UNICAMP. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de; CARDOSO, S. M. ; SALLES, S. M. ; FASSIS, L. C. ; SIMOES, G. ; MASCARENHAS, Christian ; BIAZOTTO, T. A. ; KANNO, J. S. M. ; NOVO, Leonardo Faggion ; LIMA, N. T. M. ; COSTA, R. J. ; DAMASIO, K. L. . XIII Encontro de História da Arte: Arte em confornto - Os embates da História da Arte. 2018. (Outro).

2.
LIMA, F. L. T. ; POMARI, E. P. ; CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de ; SUSIN, I. V. . Simpósio Temático: História, Cultura Visual e Memória: abordagens teóricas e metodológicas (Semana de História UFU 2018). 2018. (Outro).

3.
CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de; SILVA, M. ; CARDOSO, S. M. ; POLITANO, S. ; MEDEIROS, A. P. ; SIQUEIRA, M. S. ; VIEIRA, S. M. ; SALINAS, I. O. ; FASSIS, L. C. ; ROSA, M. P. M. ; SALLES, S. M. ; SILVA, F. L. ; MONTANARI, T. C. ; LUBARINO, Doglas Morais . XII Encontro de História da Arte: Os silêncios na História da Arte. 2017. (Outro).

4.
BARROS, A. ; CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de ; PEREIRA, William Almeida . Balázs Böröcz AUTORRETRATOS [SELFPORTRAITS]. 2015. (Exposição).

5.
CAMPOS, L. B. P. K.; OLIVEIRA, I. T. ; TOLEDO, G. P. ; COSTA JUNIOR, Martinho Alves da ; MOL, E. ; LODO, G. C. ; SILVA, M. ; GUIDE, J. ; BARROS, A. . XI Encontro de História da Arte Da percepção à palavra: Luz e cor na História da Arte. 2015. (Outro).

6.
BADAN, Letícia; COSTA JUNIOR, Martinho Alves da ; GOMES, A. F. ; MEDEIROS, A. P. ; OLIVEIRA, I. T. ; TOLEDO, G. P. ; REBETEZ, I. B. . X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 6:28:22