Demetrius Abreu de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3090287839276903
  • Última atualização do currículo em 04/02/2016


Estudante de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Estudante de intercâmbio da University of Georgia (EUA), no ano de 2011, onde estudou EDIT - Educaction and Technology. Atualmente faz parte da equipe de Design Gráfico do grupo de produção e pesquisa PROATIVA, da Universidade Federal do Ceará e é bolsista de iniciação científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Demetrius Abreu de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, D. A.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Graduação em Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Consistência, hierarquia e personalidade: metaprincípios para análise de interfaces gráficas.
Orientador: Inga Freire Saboia.
2011 - 2011
Graduação em EDIT - Education and Technology.
University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico do Grupo PROATIVA, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Nossos Lugares no Mundo
Descrição: Descrição: Realizado pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Informatizados e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), de 18 de maio a 30 de junho de 2011, o projeto envolveu duas escolas da rede pública do estado do Ceará: Escola Monteiro Lobato, de Fortaleza, e Escola Julião Neto, de Barreira. Ambas participam do Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Como o foco do projeto era multiculturalismo e tecnologia, construímos então um blog em que os alunos interagiam com os colegas, os alunos brasileiros da outra cidade e os participantes do projeto. Além disso, recebemos dois alunos intercambistas dos EUA e eles desenvolveram atividades nas escolas enfocando as similaridades e diferenças entre Brasil (metrópole e interior) e América, além da história e cultura locais das crianças. O projeto teve continuidade para mim como uma experiência de intercâmbio nos Estados Unidos da América, no semestre de 2011.2..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Demetrius Abreu de Lima - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Coordenador / Mixilene Sales - Integrante / Lucas Vasconcelos - Integrante.
2010 - 2013
Primeiro, Aprender! Pesquisa e desenvolvimento de material didático em formato digital para o Ensino Médio da Rede Pública Estadual
Descrição: Os resultados de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica SPAECE, correspondente ao ano de 2006, revelaram a manutenção de uma preocupante situação a respeito dos níveis de competências e habilidades dos alunos das Escolas Públicas do Estado do Ceará tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Diante desse quadro, constatou-se a necessidade de uma intervenção no primeiro semestre do 1º ano de EM com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de habilidades e competências básicas imprescindíveis ao aprendizado das matrizes curriculares próprias a cada uma das disciplinas a serem cursadas. Sob o lema 'Ler bem para aprender pra valer', o projeto Primeiro, aprender! foi desenvolvido, numa primeira fase, em 2008, numa segunda fase, no ano de 2009. O presente projeto visa a pesquisar, detectar e adequar objetos digitais capazes de permitir a tradução digital do material didático impresso do Primeiro, Aprender, mantendo o foco nas habilidades de: compreensão de textos, raciocínio, articulação lógico-abstrata de conteúdos e resolução de problemas. A partir do projeto, será desenvolvido material didático-pedagógico digital que viabilize a consolidação das competências e habilidades requeridas ao aluno do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Ceará..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
PROATIVA - Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem.
Descrição: Tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem (atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações que têm a idéia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem), bem como realizar pesquisas sobre a utilização desses objetos na escola, como forma de melhorar o aprendizado dos conteúdos escolares.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Projeto Preparando Especialistas Multidisciplinares para o design e o uso de Objeto de Aprendizagem com Saliências Culturais
Descrição: O projeto de Intercâmbio Preparando Especialistas Multidisciplinares No Design e Uso De Objetos De Aprendizagem Com Saliências Culturais do convênio FIPSE-CAPES, é desenvolvido pelo Proativa (Grupo De Pesquisa E Produção De Ambientes Interativos E Objetos De Aprendizagem), do Instituto UFC Virtual em parceria com a Universidade do Estado de Utah (USU) e a Universidade da Geórgia (UGA), ambas nos Estados Unidos, e a Universidade de Campinas (UNICAMP). O intercâmbio tem duração de um semestre e é realizado em uma das universidades norte-americanas. Os alunos desenvolvem também atividades de pesquisa junto ao PROATIVA, nos projetos que envolvem a interação entre culturas, totalizando aproximadamente um ano de participação (metade no Brasil e metade nos Estados Unidos). Cerca de 16 alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Ceará já participaram do programa, realizando atividades nos EUA, e outros, estudantes das universidades norte-americanas participaram das atividades no Brasil. O programa visa capacitar estudantes na produção de recursos educacionais abertos para uso dentro das escolas, bem como sua atuação em atividades de contato entre culturas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2012
Minha Terra na Web
Descrição: Atividades presenciais e virtuais de contato e interação entre os participantes sobre suas cidades, com foco nos patrimônios históricos e turísticos das mesmas. Com o objetivo de oromover a interação entre os alunos e professores da escola de Quixadá, com os estudantes norte-americamos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
A gente faz a história
Descrição: Atividades presenciais e virtuais de contato e interação entre os participantes sobre suas localidades (cidades, estados, regiões), com foco nas personalidades das regiões. Com o objetivos de promover a interação entre os alunos e professores da escola com os estudantes norte-americamos para a construção de conhecimento sobre a cultura dos colegas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Lavina. L. V. ; LIMA, D. A. ; LIMA, M. S. S. ; BARBOSA, J. R. ; MUNIZ, R. F. ; MAIA, D. L. ; FERNANDES, A. C. ; CASTRO FILHO, J. A. . A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA.. In: XVIII Workshop de Informática na Escola, 2012, Rio de Janeiro. XVIII Workshop de Informática na Escola, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. B. ; LIMA, D. A. ; LIMA, Lavina. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA, M. F. C. ; BARBOSA., W. M. . Redesign e LIBRAS: Pela Educação e Acessibilidade Digital de Alunos Surdos.. In: V Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Computer on the Beach 2014, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J. B. ; LIMA, D. A. ; BARBOSA., W. M. ; SOUZA, M. F. C. ; CASTRO FILHO, J. A. . Redesign e LIBRAS: Pela Educação e Acessibilidade Digital de Alunos Surdos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, Lavina. L. V. ; LIMA, D. A. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; OSMUNDO, M. L. F. . Tecnologias Digitais e Diversidade Cultural: Teoria e Prática na formação acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALMEIDA FILHO, P. S. B. ; LIMA, D. A. ; CASTRO, S. S. ; SANTOS, J. B. ; CASTRO FILHO, J. A. . Utilizando o redesign como estratégia de adaptação de um material educacional digitall. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, D. A.; FREIRE, R. S. . Fábrica de Tirinhas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático ou instrucional/educacional digital).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontros Universitários UFC.Tecnologias digitais e diversidade cultural: Teoria e prática na formação acadêmica. 2012. (Encontro).

2.
Encontros Universitários UFC.Utilizando o Redesign como estratégia de Adaptação de um Material Educacional Digital. 2012. (Encontro).

3.
II Media Week. 2012. (Outra).

4.
R Design Natal. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, D. A.; ALMEIDA FILHO, P. S. B. . III Media Week. 2013. (Outro).

2.
LIMA, D. A.. 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Congresso).

3.
LIMA, D. A.; ALMEIDA FILHO, P. S. B. ; OSMUNDO, M. L. F. ; PINTO, E. D. C. . Feira das Profissões - UFC. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:58:17