Antonio Alvaro Oliveira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4553993497932075
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Bacharel em Sistemas de Informação e Técnico de Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, com interesse em Engenharia de Software, Informatica Educativa, tecnologias digitais em educação e Software Livre. Gestor do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Alvaro Oliveira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. A. O.


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Educação a Distancia: Gestão e Tutoria. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Sistema de Informação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, IFCE, Brasil.
2009 - 2010
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, IFCE, Brasil.
2007 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Academia de Ensino, ACADEMIA, Brasil.
2002 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Centro de Educação Basica, CEB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso Básico de Facilitação Criativa. (Carga horária: 16h).
Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
2014 - 2014
(Cobol) Lógica de Programação. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
ANDROID BASICO. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, IFCE, Brasil.
2012 - 2012
Administração de Sistemas GNU/Linux. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, IFCE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h).
Universidade Aberta do Nordeste, UANE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Controle Social das Contas Publica. (Carga horária: 100h).
Universidade Aberta do Nordeste, UANE, Brasil.
2009 - 2009
Operador de Microcomputadores. (Carga horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, IFCE, Brasil.
2006 - 2006
Associativismo: Fomento às Lideranças Juvenis. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2005 - 2006
Curso De Informatica. (Carga horária: 64h).
Instituto de Desenvolvimento Sociambiental, IDSS, Brasil.
2004 - 2004
Formação de Empreendedores Rurais. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 4


Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, IEPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20


Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Educador de Informatica, Carga horária: 8


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Crato, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA WEB EM QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Descrição: Descrição: Material educacional digital (MED) é todo material didático elaborado comobjetivos relacionados à aprendizagem e que incorpora recursos digitais. Objetos deAprendizagem são quaisquer materiais digitais, como textos, animação, vídeos,imagens, aplicações, páginas web de forma isolada ou em combinação, com finseducacionais. Este projeto visa desenvolver uma série de Objetos de Aprendizagembaseados na web, na área de química, que ajudem na compreensão do conteúdodesta disciplina, com a finalidade de atingir uma aprendizagem significativa. Apesquisa será desenvolvida em quatro fases: concepção, planificação,implementação e avaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Alvaro Oliveira da Silva - Integrante / David Wesley Amado Duarte - Coordenador / Anderson Brito Leite SANTOS - Integrante.
2012 - 2013
UMA NOVA ABORDAGEM PARA SUPORTE À ANALISE DE DESEMPENHO DE COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS BASEADAS EM BARRAMENTOS
Descrição: O objetivo deste trabalho é oferecersuporte de análise de comunicação nos processos de seleção e refinamento das arquiteturas de comunicação, após a aplicação ter sido particionada e mapeada para uma plataforma, de acordo com o PBP. O uso da abordagem proposta permitirá que o projetista obtenha estimativas precisas de desempenho de comunicação para as configurações de barramento de todo o espaço de projeto, e, consequentemente, possa selecionar uma configuração que melhor atenda às restrições de comunicação do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Alvaro Oliveira da Silva - Integrante / Guilherme Alvaro Rodrigues Maia Esmeraldo - Coordenador / WALLYSON FERREIRA ARARUNA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A. O.; SANTOS, A. B. L. ; DAVID DUARTE ; ABREU, J. A. ; ESMERALDO, G. A. R. M. . Uma Proposta de Objeto de Aprendizagem para Ensino do Desenvolvimento Web com a Utilização do Framework Cherrypy. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem ? CONAHPA, 2015, São Luiz. 7o CONAHPA/2015, 2015.

2.
LEITE, A. P. ; DANTAS, P. T. ; ARARUNA, W. F. ; SILVA, A. A. O. ; ESMERALDO, G. A. R. M. . Uma Técnica de Divisão de Domínio para Paralelização de Algoritmos de Ordenação. In: VIII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador. VIII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A. O.; ESMERALDO, G. A. R. M. ; DAVID DUARTE . Um Relato de Experiência de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Apoio Pedagógico em Química do Ensino de Médio. In: CTrl+e Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016, Natal. Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação. Natal: UFRN, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A. O.; SANTOS, A. B. L. ; DAVID DUARTE ; ABREU, J. A. ; ESMERALDO, G. A. R. M. . Ferramentas Educacionais: Uma Análise Comparativa de Repositórios de Objetos de Aprendizagem. In: III Forum Mundial de Educação Ciencia e Tecnologia, 2015, Recife. III Forum Mundial de Educação Ciencia e Tecnologia, 2015.

2.
SILVA, A. A. O.; DAVID DUARTE ; ESMERALDO, G. A. R. M. ; ABREU, J. A. . Um Relato de Uso de uma Ferramenta Web para a Construção de Objetos de Aprendizagem Animados e Interativos. In: IV Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. Anais do IV Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015.

3.
FERRAZ, J. ; SILVA, A. A. O. ; DAVID DUARTE ; ESMERALDO, G. A. R. M. . Uma Proposta de Rubrica para Avaliação Individual e Coletiva em Cursos de Engenharia de Software. In: IV Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. Anais do IV Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015.

4.
LEITE, A. P. ; SILVA, A. A. O. ; DAVID DUARTE ; ABREU, J. A. ; ESMERALDO, G. A. R. M. . Um Estudo Comparativo de Redes Sociais Educacionais. In: VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade Juazeiro do Norte, 2014, Juazeiro do Norte. VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade Juazeiro do Norte, 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. A. O.. Um Relato de Experiência: Vivências, Práticas e Ferramentas na Iniciação Científica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, A. A. O.. Introdução a Engenharia de Software Experimental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ESMERALDO, G. A. R. M. ; SILVA, A. A. O. . Programando para Web Com Python. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem ? CONAHPA. Uma Proposta de Objeto de Aprendizagem para Ensino do Desenvolvimento Web com a Utilização do Framework Cherrypy. 2015. (Congresso).

2.
III Forum Mundial de Educação Ciencia e Tecnologia.Ferramentas Educacionais: Uma Análise Comparativa de Repositórios de Objetos de Aprendizagem. 2015. (Outra).

3.
IV Colóquio Nacional de Hipertexto.Um Relato de Uso de uma Ferramenta Web para a Construção de Objetos de Aprendizagem Animados e Interativos. 2015. (Outra).

4.
TI Weekend.Programando Para Web com Python. 2015. (Encontro).

5.
EMPREENDER 2012. 2012. (Encontro).

6.
I Semana de Informatica - SEINFO. 2012. (Outra).

7.
XVI Semana Tecnológica do Instituto Federal do Ceará - campus de Crato. 2012. (Outra).

8.
59ª Exposição Centro Nordestina De Animais e Produtos Derivados. 2010. (Outra).

9.
IV Encontro de Software Livre da Paraíba. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. A. O.; ESMERALDO, G. A. R. M. ; LEITE, A. P. ; ARARUNA, W. . Overdose Python. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Sebastião Camilo Castro Filho. Análise Ergonômica de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) Utilizando as Heurísticas de Usabilidade de Nielsen. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Centro Universitário Leonardo da Vinci. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Sebastião Camilo, Denisvalder Nunes, Sávio Costa. OS CRITÉRIOS HEURÍSTICOS DE USABILIDADE NO PROCESSO DE ERGONOMIA DE SOFTWARE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2017. Orientação de outra natureza. (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Antonio Alvaro Oliveira da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:21:15