Fabiane da Paz Serra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0220608239459556
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (2010) e mestrado em Aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). Atuou como bolsista da Universidade Federal do Rio Grande vinculada ao projeto "Estudos de longa duração para avaliação de impactos naturais e antrópicos no Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente - PELD". Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aqüicultura (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane da Paz Serra
Nome em citações bibliográficas
SERRA, F. P.;SERRA, FABIANE P.;DA PAZ SERRA, FABIANE;SERRA, FABIANE DA PAZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de oceanografia.
Av. Itália, KM 08, S/N
Carreiros
96203900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336520


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Aqüicultura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Influência das condições hidrodinâmicas e da composição dos agregados microbianos no processo de nitrificação durante a produção do camarão Litopenaeus vannamei em sistemas BFT,
Orientador: Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu.
Coorientador: Luis Fernando Fernandes Marins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Aqüicultura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Utilização de diferentes fontes de carbono no cultivo do camarão Litopenaeus vannamei em Sistemas com Bioflocos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior.
Coorientador: Luis Henrique S. Poersch.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Water Recirculating Technology. (Carga horária: 8h).
World Aquaculture Society, WAS, Estados Unidos.
2010 - 2010
Cultivo de Camarões Marinhos em Meio a Bioflocos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Cult. de Camarão Mar. em Viv. em Sist. de Biofloco. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela preparação e realização mensais de saídas de campo no Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente com atividades de coleta de parâmetros bióticos e abióticos e no processamento e análises de amostras de nutrientes inorgânicos dissolvidos, obtenção de informação e atualização das planilhas de dados diários de parâmetros abióticos no estuário da Lagoa dos Patos, próximo a Ilha dos Marinheiros, tabulação dos dados diários e inserção no portal www.peld.furg.br, elaboração de tabelas em planilhas eletrônicas para inserção no Repositório de Dados PELD-SiSBr, atualização de informações no Portal www.peld.furg.br e realização da prestação de contas on line do projeto junto ao CNPQ no âmbito do projeto "Estudos de longa duração para avaliação de impactos naturais e antrópicos no Estuáro da Lagoa dos Patos e Costa Adjacentes, do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD-Sítio 8-ELPA) na FURG.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio voluntário



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Estudos de longa duração para avaliação de impactos naturais e antrópicos no Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente
Descrição: O Sitio 8 do Programa Ecológico de Longa Duração - PELD (MCTI-CNPq) abrange o estuário da Lagoa dos Patos (ELP) e região costeira adjacente (32 05' S, 52 10' W). Este ambiente é estudado desde o final do século XIX e, mais intensamente desde 1979, formando uma das mais longas séries temporais contínuas em ambiente estuarino no Brasil, com mais de 30 anos de dados bióticos e abióticos. Em 1998 teve início o primeiro projeto do PELD-Brasil no Sitio 08, intitulado Efeito das perturbações naturais e antrópicas na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos . O principal resultado deste estudo de 10 anos (1998-2009) foi mostrar que o regime hidrodinâmico do estuário da Lagoa dos Patos sofre profundas alterações devido `a perturbações naturais episódicas, esporádicas e caóticas (eventos climáticos de larga escala como o El Niño Oscilação Sul ENOS, e tempestades). Foi ainda demonstrado que essas variações, bem como as perturbações antrópicas prolongadas (eutrofização, dragagem e pesca descontrolada), desequilibram a estrutura e alteram a dinâmica de populações e comunidades do bentos, plâncton, necton e a distribuição dos habitats submersos e emersos no estuário da Lagoa dos Patos . Em 2009, foi aprovado o projeto Limnificação e ação antrópica no estuário da Lagoa dos Patos: Conseqüências de longo prazo no recrutamento, invasão de espécies e interações tróficas . Este projeto foi desenvolvido entre 2009 e 2012 e também ficou constatada a importância de fenômenos climáticos de larga escala na ecologia destes ecossistemas. Em períodos de ocorrência do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) verifica-se um aumento significativo das chuvas na região, o que leva a uma diminuição da salinidade e do tempo de residência da água no ELP. Este fato leva a profundas alterações das comunidades de fito-, zôo- e ictioplâncton, bem como do bentos, peixes e da vegetação submersa e emersa deste ambiente. O projeto lançou mão de algumas inovações metodológicas e tecnol..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (18) .
Integrantes: Fabiane da Paz Serra - Integrante / Clarisse Odebrecht - Coordenador.
2010 - 2013
MANEJO DO CAMARÃO-BRANCO Litopenaeus vannamei (Boone) CULTIVADO EM MEIO HETEROTRÓFICO: EFEITO DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM EM DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO COMPENSATÓRIO
Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar a ocorrência de crescimento compensatório e o efeito da densidade de estocagem, no crescimento e sobrevivência, em diferentes fases do cultivo camarão-branco Litopenaeus vannamei (Boone) em meio heterotrófico, sem renovação de água...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Desenvolvimento de tecnologias de cultivos de camarões em sistemas de Bioflocos (BFT Biofloc Technology Culture System)
Descrição: O projeto tem como objetivo formação de recursos humanos na área de cultivo de camarões marinhos em sistemas BFT (Biofloc Technology), sem emissão de efluentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Cultivo de camarões marinhos no sistema BFT
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver tecnologia para o cultivo de camarões marinhos em sitema BFT (Biofloc Technology)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Reprodução e cultivo de camarões marinhos
Descrição: O projeto tem por objetivos desenvolver tecnologias para a reprodução e cultivo de camarões marinhos no sul do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
NOVAS TECNOLOGIAS PARA A MARICULTURA BRASILEIRA
Descrição: Os objetivos gerais a serem alcançados pelo presente projeto incluem: Fortalecer os Programas de Pós-Graduação (PPG) envolvidos na formação de recursos humanos na área de Maricultura; Aprimorar a formação de acadêmicos dos PPG por meio das atividades de intercâmbio em rede dos PPG e com instituições de pesquisa no exterior; Consolidar o desenvolvimento da rede de pesquisa dos PPG relacionadas à Maricultura, especificamente das áreas de Piscicultura Marinha e Carcinicultura; Qualificar o corpo docente dos PPG através da realização de estágios pós-doutorais no exterior; Qualificar o corpo docente e discente dos PPG através do recebimento de visitas de pesquisadores especialistas na área de instituições do exterior; Realizar atividades conjuntas de pesquisa com espécies de interesse para a maricultura brasileira; Diversificar as atividades de extensão dos PPG através da troca de experiências; Ampliar a gama de técnicas, sistemas de cultivo e espécies marinhas disponíveis ao cultivo por parte dos produtores rurais, pescadores artesanais e empreendedores no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Carcinocultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Melhor apresentação de trabalho do V Seminário em Aquicultura, Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPGAq - FURG).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Furtado, Plínio S.2017Furtado, Plínio S. ; GAONA, CARLOS A. P. ; SERRA, F. P. ; POERSCH, LUIS H. ; WASIELESKY, W.J. . Acute toxicity of carbon dioxide to juvenile marine shrimp Litopenaeus vannamei (Boone 1931). MARINE AND FRESHWATER BEHAVIOUR AND PHYSIOLOGY, v. 50, p. 293-301, 2017.

2.
GAONA, CARLOS AUGUSTO PRATA2016 GAONA, CARLOS AUGUSTO PRATA ; SERRA, FABIANE DA PAZ ; FURTADO, PLÍNIO SCHMIDT ; POERSCH, LUIS HENRIQUE ; WASIELESKY, WILSON . Biofloc management with different flow rates for solids removal in the Litopenaeus vannamei BFT culture system. Aquaculture International, v. 24, p. 1263-1275, 2016.

3.
GAONA, CARLOS AUGUSTO PRATA2016 GAONA, CARLOS AUGUSTO PRATA ; DA PAZ SERRA, FABIANE ; FURTADO, PLÍNIO SCHMIDT ; POERSCH, LUIS HENRIQUE ; WASIELESKY, WILSON . Effect of different total suspended solids concentrations on the growth performance of Litopenaeus vannamei in a BFT system. Aquacultural Engineering, v. 72-73, p. 65-69, 2016.

4.
FURTADO, PLÍNIO S.2015 FURTADO, PLÍNIO S. ; CAMPOS, BRUNO R. ; SERRA, FABIANE P. ; KLOSTERHOFF, MARTA ; ROMANO, LUIS A. ; WASIELESKY, WILSON . Effects of nitrate toxicity in the Pacific white shrimp, Litopenaeus vannamei, reared with biofloc technology (BFT). Aquaculture International, v. 23, p. 315-327, 2015.

5.
SERRA, FABIANE P.2015 SERRA, FABIANE P.; GAONA, CARLOS A. P. ; FURTADO, PLÍNIO S. ; POERSCH, LUIS H. ; WASIELESKY, WILSON . Use of different carbon sources for the biofloc system adopted during the nursery and grow-out culture of Litopenaeus vannamei. Aquaculture International, v. 23, p. 1325-1339, 2015.

6.
FURTADO, PLÍNIO S.2014 FURTADO, PLÍNIO S. ; SERRA, FABIANE P. ; POERSCH, LUIS H. ; WASIELESKY, WILSON . Short communication: Acute toxicity of hydrogen peroxide in juvenile white shrimp Litopenaeus vannamei reared in biofloc technology systems. Aquaculture International, v. 22, p. 653-659, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Furtado, P. S ; Fóes, G.K. ; Xavier, J. ; ALVES, G. F. O. ; SERRA, F. P. ; GAONA, CARLOS A. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Água oxigenada: Fonte de oxigênio emergencial no cultivo de camarões marinhos com tecnologia de bioflocos. Panorama da Aquicultura, p. 42 - 49, 01 nov. 2014.

2.
GAONA, C. A. P. ; Furtado, P. S ; SERRA, FABIANE P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Suspended Solids Effects In Shrimp Biofloc Systems. Global Aquaculture Advocate, p. 38 - 39, 01 nov. 2013.

3.
Furtado, P. S ; GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Cultivo de camarões marinhos com tecnologia de bioflocos: A influência da alcalinidade, pH e CO2. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras - RJ, p. 44 - 53, 01 jan. 2013.

4.
GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Sistemas de bioflocos: A importância e manejo dos sólidos suspensos. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras - RJ, p. 38 - 46, 01 nov. 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GAONA, C. A. P. ; FURTADO, PLÍNIO S. ; SERRA, F. P. ; ALMEIDA, M. S. ; VIAU, V. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Controle dos níveis de bioflocos no cultivo de camarões e suas implicações com a qualidade de água e o desempenho dos animais. In: FENACAM & LACQUA - International Conference & Exposition, 2015, Fortaleza. Controle dos níveis de bioflocos no cultivo de camarões e suas implicações com a qualidade de água e o desempenho dos animais, 2015.

2.
WASIELESKY, W. ; GAONA, C. A. P. ; ALMEIDA, M. S. ; SERRA, F. P. ; Krummenauer, D. ; Fóes, G.K. ; Poersch, L.H. . Effect of suspended solids on rearing of Litopenaeus vannamei biofloc tecnology culture system. In: Aquaculture 2013, 2013, Nashville - Tennesse. Aquaculture 2013, 2013.

3.
Jensen, L.V. ; VERANI, J. R. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Produção de Farfantepenaeus brasiliensis em sistemas de bioflocos: densidade de estocagem. In: X FENACAM, 2013, Natal. Trabalhos Técnicos FENACAM 2013, 2013.

4.
GAONA, C. A. P. ; ALMEIDA, M. S. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Cultivo de Litopenaeus vannamei em sistema BFT mantido em diferentes níveis de sólidos suspensos totais. In: X FENACAM, 2013, Natal. Trabalhos Técnicos FENACAM 2013, 2013.

5.
Furtado, P. S ; CAMPOS, B. R. ; SERRA, F. P. ; WASIELESKY, W. . Efeito da toxicidade do nitrato no desempenho zootécnico de Litopenaeus vannamei cultivado com tecnologia de bioflocos (BFT). In: X FENACAM, 2013, Natal. Trabalhos Técnicos FENACAM 2013, 2013.

6.
Furtado, P. S ; GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Avaliação dos níveis de dióxido de carbono dissolvido em cultivo de Litopenaeus vannamei com tecnologia de bioflocos. In: IV FENACAM - Feira Nacional do Camarão, 2012, Natal. FENACAM 2012. Natal, 2012.

7.
GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Furtado, P. S ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Análise da remoção de sólidos suspensos por sedimentação em clarificadores utilizando dois fluxos de bombeamento de água de cultivo de camarão Litopenaeus vannamei em sistema BFT.. In: IV FENACAM - Feira Nacional do Camarão, 2012, Natal. FENACAM 2012. Natal, 2012.

8.
GAONA, C. A. P. ; Poersch, L.H. ; Krummenauer, D. ; Fóes, G.K. ; Lara, G.R. ; ALMEIDA, M. S. ; SERRA, F. P. ; WASIELESKY, W. . The effect of clarification on the water quality in a Litopenaues vannamei BFT super-intensive culture system.. In: World Aquaculture Society, 2011, Natal. WAS - 2011, 2011.

9.
Fóes, G.K. ; Fróes, C. ; Krummenauer, D. ; SERRA, F. P. ; GAONA, C. A. P. ; Poersch, L.H. ; Lara, G.R. ; WASIELESKY, W. . Utilização de despescas parciais em viveiros superintensivos de engorda do camarão branco Litopenaeus vannamei, com sistema de flocos microbianos. In: VII Simpósio Internacional de Carcinicultura e VI Simpósio Internacional de Aquicultura., 2010, Natal - RN. FENACAM 2010, 2010.

10.
GAONA, C. A. P. ; Krummenauer, D. ; Fóes, G.K. ; Jensen, L.V. ; Lara, G.R. ; SERRA, F. P. ; Costa, C.M. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Efeito do uso da clarificação na qualidade de água de cultivo superintensivo do camarão Litopenaeus vannamei em sistema BFT.. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática., 2010, Recife - PE. AQUACIÊNCIA 2010, 2010.

11.
Krummenauer, D. ; Poersch, L.H. ; Lara, G.R. ; Klein, A.P. ; Seifert, C. A. ; SERRA, F. P. ; Costa, C.M. ; WASIELESKY, W. . Aquicultura Sustentável: Cultivo de Camarões Marinhos com Reaproveitamento de Água. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande - RS. Aquicultura Sustentável: Cultivo de Camarões Marinhos com Reaproveitamento de Água, 2010.

12.
Krummenauer, D. ; Lara, G.R. ; Fóes, G.K. ; Costa, C.M. ; SERRA, F. P. ; GAONA, C. A. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Efeito do Uso de Probiótico no Cultivo de Litopenaeus vannamei no Sistema BFT Contaminado com Vibio parahaemolyticus. In: IV congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultua e Biologia Aquática, 2010, Recife - PE. Anais do Aquaciência 2010, 2010.

13.
SERRA, F. P.; Costa, C.M. ; Fóes, G.K. ; WASIELESKY, W. . Contribuição do Sistema de Flocos Bacterianos no cultivo do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis em sistema de berçários. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2009, Pelotas - RS. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SERRA, F. P.; Furtado, P. S ; WASIELESKY, W. ; ABREU, P. C. . Efeito do peróxido de hidrogênio na comunidade bacteriana na produção de camarões marinhos em sistemas BFT.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Furtado, P. S ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Desempenho Zootécnico do Camarão Litopenaeus vannamei em Diferentes Concentrações de Sólidos Suspensos Totais em Sistemas de Bioflocos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SERRA, F. P.; Furtado, P. S ; GAONA, C. A. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Uso de diferentes fontes de carbono e intensidades luminosas no cultivo de Litopenaeus vannamei em sistemas de bioflocos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SERRA, F. P.; GAONA, C. A. P. ; Furtado, P. S ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Utilização de diferentes fontes de carbono no cultivo do camarão Litopenaeus vannamei na fase de berçário em sistemas de bioflocos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SERRA, F. P.; WASIELESKY, W. ; Poersch, L.H. ; GAONA, C. A. P. ; Furtado, P. S ; Lara, G.R. ; CARDOSO, A. P. ; Jensen, L.V. ; Krummenauer, D. ; Fóes, G.K. . Cultivo de Camarões em Sistemas de Bioflocos II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SERRA, F. P.; WASIELESKY, W. ; Poersch, L.H. ; GAONA, C. A. P. ; Furtado, P. S ; Krummenauer, D. ; Fóes, G.K. ; Jensen, L.V. ; Lara, G.R. ; CARDOSO, A. P. . Cultivo de Camarões em Sistemas de Bioflocos I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
WASIELESKY, W. ; Poersch, L.H. ; SERRA, F. P. . Cultivo de Camarão Marinho em Viveiros em Sistemas de Bioflocos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X FENACAM e X Simpósio Internacional de Carcinicultura -.Desempenho Zootécnico do Camarão Litopenaeus vannamei em Diferentes Concentrações de Sólidos Suspensos Totais em Sistemas de Bioflocos. 2013. (Simpósio).

2.
IX FENACAM - Feira Nacional do Camarão.Utilização de diferentes fontes de carbono no cultivo do camarão Litopenaeus vannamei na fase de berçário em sistemas de bioflocos.. 2012. (Simpósio).

3.
V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática.. Uso de diferentes fontes de carbono e intensidades luminosas no cultivo de Litopenaeus vannamei em sistemas de bioflocos.. 2012. (Congresso).

4.
World Aquaculture Society. 2011. (Congresso).

5.
Feira Nacional do Camarão (FENACAM) 2010 - VII Simpósio Internacional de Carcinicultura e VI Simpósio Internacional de Aquicultura.. 2010. (Simpósio).

6.
IV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira da Aquicultura e Biologia Aquatica. 2010. (Congresso).

7.
IV Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2010. (Congresso).

8.
1º Fórum Brasileiro da Amazônia Azul e Antártica. 2009. (Outra).

9.
II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. 2005. (Outra).

10.
VIII Simpósio de Biologia Marinha. 2005. (Simpósio).

11.
Semana Acadêmica da Biologia. 2004. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Furtado, P. S ; GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Cultivo de camarões marinhos com tecnologia de bioflocos: A influência da alcalinidade, pH e CO2. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras - RJ, p. 44 - 53, 01 jan. 2013.

2.
GAONA, C. A. P. ; SERRA, F. P. ; Poersch, L.H. ; WASIELESKY, W. . Sistemas de bioflocos: A importância e manejo dos sólidos suspensos. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras - RJ, p. 38 - 46, 01 nov. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 17:34:55