Lizandra Botton Marion Morini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7875196799516657
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutoranda em Ciências da Linguagem pela UNISUL. Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores, ensino de física, sequência didática e atividades experimentais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lizandra Botton Marion Morini
Nome em citações bibliográficas
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma.
Rodovia SC-443 - lado ímpar
Vila Rica
88813600 - Criciúma, SC - Brasil
Telefone: (48) 36213007
URL da Homepage: http://www.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Mestrado profissional em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no ensino médio, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Eliane Angela Veit.
1997 - 2002
Graduação em Física Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
VIII Simpósio sobre Formação de Professores: 20 anos da LDB. (Carga horária: 40h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2015 - 2015
SEMINÁRIO PARFOR. (Carga horária: 40h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DEHON. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DEHON. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DEHON. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DEHON. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DEHON. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA EaD. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
CURSO CONTINUADA PARA EDUCADORES: REPENSANDO A PRÁ. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, SED, Brasil.
2008 - 2008
FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA EaD. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA EaD. (Carga horária: 13h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
A TUTORIA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
A TUTORIA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
A TUTORIA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
A TUTORIA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
? II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM E. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2001 - 2001
CURSO DE VERÃO. (Carga horária: 76h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



POLO UAB TUBARÃO, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: POLSA, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20


CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 40


Escola Dimensão, DIMENSÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10


Orientação Clínica de Estudos, CLINICA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PARTICULAR, Carga horária: 10


COLÉGIO DEHON, DEHON, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 30


ESCOLA DE ENSINO BÁSICO SANTO ANJO DA GUARDA, EEBSAG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: SERVIDOR PÚBLICO, Carga horária: 10


ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANTONIO KNABBEN, EEMAK, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: SERVIDOR PÚBLICO, Carga horária: 30


Escola Estadual Heriberto Hülse, EEBHH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATUTÁRIO, Carga horária: 40


SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 14


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 11


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA BOLSISTA, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto PARFOR formação de professores

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 20

Atividades

07/2013 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Tecnológicas e Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Física ? Licenciatura da Unisul.

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
As metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores: o desenvolvimento de aulas de Química por meio da utilização de um conjunto didático experimental
Descrição: Caracterizar as metodologias alternativas para o ensino de Química; Elaborar propostas de sequências didáticas experimentais envolvendo os conteúdos de química desde o 1º ano até o 3º ano do ensino médio; Testar a funcionalidade das sequências didáticas experimentais no uso em sala de aula; Utilizar o conjunto didático experimental na formação inicial e continuada dos docentes de química; Contribuir com o desenvolvimento de atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do IFSC ? Câmpus Criciúma; Divulgar o ensino da Química por meio de metodologias ativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lizandra Botton Marion Morini - Coordenador / Marleide Coan Cardoso - Integrante / Naiane Machado Mariano - Integrante / Michele Coral Dutra - Integrante / Graziele Vefago Boaventura - Integrante.
2015 - 2016
Registros de representação semiótica: uma possibilidade interdisciplinar entre a Matemática e a Física
Descrição: A Matemática e a Física enquanto componentes curriculares da educação básica podem ser abordadas em vários aspectos, um deles é o processo de aprendizagem dos alunos, considerando inicialmente o processo de ensino. Esta pesquisa será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ? Campus Criciúma, no Laboratório de Matemática e de Física com os alunos do ensino médio integrado. A pesquisa em seu desenvolvimento caracteriza-se como básica e qualitativa, os pesquisadores discutirão os referenciais teóricos relacionados com os registros de representação semiótica aplicados de forma interdisciplinar ao ensino da Matemática e da Física. A parte aplicada deste projeto envolve alunos do Ensino Médio integrado do campus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2007
Um novo olhar para as atividades experimentais de Física no ensino médio
Descrição: Consistiu na elaboração de guias para a execução de atividades experimentais, à luz da epistemologia de Laudan. Os experimentos muitas vezes serão semelhantes aos efetivados utilizando os roteiros tradicionais. O diferencial de nossa abordagem se situa nas perguntas formuladas, ou seja, na situação-problema que o aluno vai analisar com o experimento. Os guias têm como objetivo direcionar a atenção do aluno para os fatos e os pressupostos teóricos que são relevantes e de não possível de solução com seus conhecimentos prévios. As atividades experimentais junto com seus guias, serviu para incentivar atitudes próprias do ?espírito cientifico? que permitiu construir gradualmente explicações de complexidade gradual e crescente sobre os fenômenos ondulatórios. Os guias serviram para orientar a evolução conceitual desde conteúdos básicos de ondas, até conceitos mais significativos com ondas eletromagnéticas. Começamos as atividades estudando ondas mecânicas em cordas compreendendo a propagação da onda em meios (fenômenos de reflexão, refração). Tomando como ponto de partida as atividades sobre ondas mecânicas para construir ou reconstruir nos alunos os conceitos cientificamente aceitos. Evoluindo de conceitos mais básicos até conceitos mais complexos e modelos mais abstratos. Também foram inseridas, em vários momentos das aulas experimentais, atividades utilizando novas tecnologias, como experimentos virtuais e experimentos com dados adquiridos através da placa de som do computador e analisados em tempo real com aplicativos que permitem investigar o comportamento das ondas sonoras. Os resultados aplicados do projeto, em termos de aprendizagem de Física por parte dos alunos, foram realizados através da aplicação de pré-teste e pós-teste tanto na turma em que o projeto que foi implantado quanto em turma de controle onde também foram realizadas atividades práticas com roteiros tradicionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA2010 MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; Eliane Angela Veit ; Fernando Lang da Silveira . Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no ensino médio. Textos de Apoio ao Professor de Física, v. v.21 n.1, p. 1, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FELISBERTO, B. A. M. ; SANTOS, E. A. ; GOULARTE, M. R. ; MORINI MARION BOTTON LIZANDRA . Sequência didática: refração da luz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARVALHO, E. F. ; MORINI MARION BOTTON LIZANDRA . A formação do arco-íris e a dissipação de cores primárias:uma experiencia com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
JEREMIAS, L. G. ; MATOS, L. A. G. ; INOCENTE, S. D. M. ; MORINI MARION BOTTON LIZANDRA . Refração e Reflexão em Óptica: Sequência didática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GOULART, M. I. ; MATOS, L. A. G. ; SERAFIM, R. P. ; MORINI MARION BOTTON LIZANDRA . Reflexão em espelho plano: uma experiência didática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; MARIANO, N. M. . Química em Caixa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA. Participação em comissão de elaboração de PPC de novos Cursos FIC. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA. guias para atividades experimentais sobre Ondas Mecânicas a Luz da Epistemologia de Lauddan. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Física - Ondas mecânicas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; MARTINS, A. P. M. M; TAVARES, E. G.; KOCK, K. S.. Participação em banca de Beatriz Alves Maria Felisbino; Elaine Anacleto dos Santos.Termodinâmica Humana: O corpo humano como máquina térmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; KOCK, K. S.; Nicolete, P. C.. Participação em banca de Thiago Almeida de Sá.O uso de Smartphone na aprendizagem de circuitos elétricos: Um estudo de caos no terceiro ano do ensino médio ×. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; KOCK, K. S.; CARVALHO. Participação em banca de Laís Gonçalves Jeremias Antunes; Luiz Afonso Guedes Matos.Física no exame de imagem: Uma abordagem através de infográficos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; CARVALHO; Rosa, M. M.. Participação em banca de Willian Peixoto Ribeiro.Teoria do big bang: seus princípios e sua incompatibilidade com as leis da termodinâmica e outras leis da física. 2017.

5.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; BITTENCOURT, M. S.; CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Gisele do Livramento.Processo de apreensão de noções teóricas de calorimetria com materiais instrucionais desenvolvidos para a conversão de registros figurais em registros táteis: uma proposta metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; CARDOSO, M. C.; CARVALHO. Participação em banca de Luana Michels.Metodologias no ensino da física: discutindo possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; FERNANDES, J. P.; KINDERMANN, C.. Participação em banca de Michele Belmiro Ilibino; Cristiano Felisbino Peixoto.Os mapas conceituais no ensino de física: uma ferramenta para trabalhar os conceitos de relatividade especial com terceiros anos do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; KOCK, K. S.; CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Paulo Roberto Freitas e Pedro de Medeiros Goulart.Estudo da Corrente Elétrica por meio dos Registros de Representação Semiótica e do Simulador PhET Simulations: Um relato de experiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; CARDOSO, M. C.; CARVALHO. Participação em banca de Ricardo Pereira Serafim.Mapas conceituais: Uma Possibilidade Metodológica para o Ensino de Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; CARDOSO, M. C.; KOCK, K. S.. Participação em banca de Paulo Roberto de Freitas, Pedro de Medeiros Goulart.O estudo da corrente elétrica por meio dos registros de representação semiótica e do simulador PhET simulations: Um relato de experiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; Rosa, M. M.; FERNANDES, J. P.. Participação em banca de Eduardo Formentin de Carvalho, Rejane de Faveri Fernades.Energia Solar: Um estudo da Viabilidade de Implantação de Placas Fotovoltaicas em uma Escola da Rede Municipal de Tubarão-SC e a Redução do Impacto Ambiental. 2016.

12.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; KINDERMANN, C.; SELHORST, M.. Participação em banca de Camila Wiemes.Crítica às atividades experimentais tradicionais em física: Uma revisão bibliográfica e uma proposta de atividade inovadora baseada na filosofia de Karl Popper. 2016.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, M. L. P.; MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; SANTOS, C. A. S.. Banca Local para Prova Prática do Concurso Público do IFSC- Área:Pedagógica. 2017. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEPEI 2017.Química "EMCAIXA" Desenvolvimento de um conjunto didáico experimental para aulas de Química. 2017. (Seminário).

2.
II CIEDIC- II Colóquio Internacional Sobre Ensino e Didática das Ciências: Perseverança e Superação Escolar..Registros de Representação Semiótica :Uma Possibilidade Interdisciplinar Entre a Matemática e a Física.. 2016. (Outra).

3.
II Colóquio Internacional Sobre Ensino e Didática das Ciências: Perseverança e superação Escolar. 2016. (Outra).

4.
SEPEI 2016. 2016. (Seminário).

5.
VIII SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:20 ANOS DA LDB. 2016. (Simpósio).

6.
VIII Simpósio Sobre Formação De Professores: 20 Anos LDB.Registros de Representação Semiótica:Uma Possibilidade Interdisciplinar Entre a Matemática e a Física. 2016. (Simpósio).

7.
VIII Simpósio Sobre Formação De Professores: 20 Anos LDB.O Dia Da Física Na Escola: Aplicação De Atividades Experimentais Do Ensino Da Física Em Escolas De Campo De Estágio. 2016. (Simpósio).

8.
VIII Simpósio Sobre Formação De Professores: 20 Anos LDB,.Mapas Conceituais Sobre Evolução Dos Conceitos De Física. 2016. (Simpósio).

9.
Curso de curta duração em SEMINÁRIO PARFOR. 2015. (Seminário).

10.
II Seminário Interdisciplinar de Física-II SemIF. 2015. (Seminário).

11.
II Encontro Estadual de Ensino de FÍsica- RS.ATIVIDEADES EXPERIMENTAIS SOBRE ONDAS MECÂNICAS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LAUDAN. 2007. (Encontro).

12.
XV Jornada Acadêmica Integrada, apresentou o trabalho.Uma Proposta de Planejamento para o estudo da Cinemática no Ensino Médio. 2000. (Outra).

13.
XIV Jornada Acadêmica Integrada, apresentou o trabalho.Integração com a Escola do Ensino Médio- escola Estadual de São Martinho da Serra. 1999. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Almeida de Sá. O uso de Smartphone na aprendizagem de circuitos elétricos: Um estudo de caos no terceiro ano do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Lizandra Botton Marion Morini.

2.
Cristiano Felisbino Peixoto, Michelle Belmiro Ilibio. Os mapas conceituais no ensino de física: uma ferramenta para trabalhar os conceitos de relatividade especial com terceiros anos do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Lizandra Botton Marion Morini.

3.
Camila Wiemes. Crítica às atividades Experimentais em Física: Bibliografia e Uma Proposta de Atividade Inovadora Baseada Na Filosofia de Karl Popper. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Lizandra Botton Marion Morini.

4.
Eduardo Formentin De Carvalho; Rejane De Favari Fernandes. Energia Solar: Estudo da Viabilidade de Implantação de Placas Fotovoltaicas em uma escola da Rede Municipal de Tubarão-SC e a Redução do Impacto Ambiental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Lizandra Botton Marion Morini.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MORINI MARION BOTTON LIZANDRA; MARIANO, N. M. . Química em Caixa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:27:06