Patricia Fernanda de Oliveira Cabral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5661703101394732
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Atualmente está cursando Doutorado em Ciências (Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Realiza entre 2018 e 2019 seis meses de doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES). Possui Mestrado em Ciências, com trabalho focado no Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos (2015) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (2011). Ministrou aulas de Química no Colégio Tyto Alba (2016). Ministrou aulas de Química e Bioquímica na Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF) (2015). Atuou ainda como professora efetiva de Química na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2012-2013). Em seu Currículo Lattes encontram-se principalmente os termos: ensino de química, aprendizagem colaborativa, retextualização, ensino superior, estudos de caso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Fernanda de Oliveira Cabral
Nome em citações bibliográficas
CABRAL, P. F. O.;CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA;CABRAL, PATRÍCIA F. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Física.
Rua do Matão
Cidade Universitária
05508090 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30916679
URL da Homepage: http://portal.if.usp.br/cpgi/pt-br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Manitoba (Orientador: Lilian Leivas Pozzer).
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Ciências (Ensino de Química).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Casos investigativos de caráter sociocientífico na promoção da aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino superior de quimica,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CSCL; ensino superior; estudo de casos.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Título: Aspectos Históricos dos Modelos Atômicos: uma abordagem para o ensino de química.
Orientador: Luciano Sindra Virtuoso.




Formação Complementar


2017 - 2017
Utilização de base de dados para pesquisas bibliográficas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Escola de Verão em Informática na Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2012 - 2012
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2012 - 2012
Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. (Carga horária: 60h).
Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza, EFAP, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Formação de Tutores. (Carga horária: 20h).
Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza, EFAP, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento Elsevier nas bases de dados SciVerse... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2011 - 2011
Contém Química: pensar, fazer e aprender com exp... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Estudo de Casos como Metodologia pra o Ensino de... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Uso de Informática no Ensino: teorias e aplicações. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2009 - 2009
Química Ambiental - Poluição das Águas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2009 - 2009
Química dos Cosméticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2009 - 2009
Química da Cerveja. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2008 - 2008
Análise Forense. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
Agregando Valor a Biodiversidade no Brasil:..... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
Introdução à Química e tecnologia de Siliconas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
A Formação de Professores para as Ciências Exatas. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
Aletrações Químicas no Processamento e Estocagem... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
Aplicações da Energia Solar: células solares.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2007 - 2007
Introdução à Calibração Multivariada. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - IQSC - USP - São Carlos

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - IQSC - USP - São Carlos

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - IQSC - USP - São Carlos


Escola Estadual Frei Galvão, E.E. FREI GALVÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica II, Carga horária: 40


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro (aluno bolsista), Enquadramento Funcional: voluntário (2008), bolsista (2009)


Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 6

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplinas ministradas: Química: 60 horas/aulas, no 2º período das Turmas A e B, no 1º e 2º Bimestres de 2015, dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal

Colégio Tyto Alba, CTA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora Substitura/Eventual, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 12


University of Manitoba, U.M., Canadá.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de pesquisa - doutorado sanduíche, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de pesquisa desenvolvido na University of Manitoba (Winnipeg, Canadá), financiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
CASOS DE ENSINO DE QUÍMICA: METODOLOGIA INVESTIGAIVA COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Fernanda de Oliveira Cabral - Integrante / Keila Bossolani Kiill - Integrante / Marcia Regina Cordeiro - Coordenador / Bruna da Silva - Integrante / Mayra Brunner Pires dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2010 - 2010
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Patricia Fernanda de Oliveira Cabral - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2008 - 2009
A Química na Prática, um incentivo à aprendizagem
Descrição: A Ciência se baseia na observação de fenômenos que ocorrem e depois, por meio de experimentação, buscam ser entendidos. Especificamente em Química, a demonstração de uma reação química ou uma transformação de estado na prática, ilustra com maior eficiência um tópico abordado. Desta forma, este tipo de explanação mostra que os princípios estudados realmente funcionam e, além disso, podem estimular a curiosidade científica e o processo de raciocínio lógico. Neste contexto, o projeto foi elaborado com o intuito de despertar nos alunos do ensino médio um maior interesse em aprender química, mostrar a importância desta ciência em nossas vidas e mudar a visão sobre esta disciplina. A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para uma visão negativa, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica e memorizados de forma mecânica, enquanto deveriam ter maior utilidade no cotidiano do aluno além de relacionar-se aos demais conteúdos de forma interdisciplinar. Há também a proliferação de conceitos distorcidos, tal como, a expressão ?este produto não contêm Química? (3) ou ?a Química agride o meio ambiente.? Desta forma, se faz necessário a utilização de formas alternativas para o ensino de química, com o intuito de despertar o interesse e mostrar a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Patricia Fernanda de Oliveira Cabral - Integrante / Fábio Luiz Pisseti - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Alfenas - Bolsa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAIA, MAYRA DE MELLO DRESLER2018MAIA, MAYRA DE MELLO DRESLER ; CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Alimentação saudável: abordagem interdisciplinar na educação básica. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 7, p. 14-24, 2018.

2.
SOUZA, NILCIMAR DOS SANTOS2018SOUZA, NILCIMAR DOS SANTOS ; CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Aplicação de Atividades Didáticas Pautadas na Resolução de Estudos de Caso. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 153-159, 2018.

3.
CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA2017 CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA; SOUZA, NILCIMAR DOS SANTOS ; QUEIROZ, SALETE L. . Casos investigativos para a promoção da CSCL no Ensino Superior de Química. QUIMICA NOVA, v. 40, p. 1121-1129, 2017.

4.
QUEIROZ, S. L.2017 QUEIROZ, S. L. ; CABRAL, P. F. O. ; SILVA, E. M. S. . Retextualização de Artigos Originais de Pesquisa por Graduandos em Química. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 4647-4652, 2017.

5.
CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA2017 CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA; SOUZA, NILCIMAR DOS SANTOS ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Ensino Baseado em Casos Aliado à Aprendizagem Online em Disciplina de Comunicação Científica. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-17, 2017.

6.
TEODORO, DANIEL LINO2015TEODORO, DANIEL LINO ; CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química. ALEXANDRIA (UFSC), v. 8, p. 21-51, 2015.

7.
SOUZA, NILCIMAR S.2015SOUZA, NILCIMAR S. ; CABRAL, PATRÍCIA F. O. ; QUEIROZ, SALETE L. . Argumentação de Graduandos em Química sobre Questões Sociocientíficas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 37, p. 95-109, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
QUEIROZ, SALETE L. (Org.) ; CABRAL, P. F. O. (Org.) . Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais. 1. ed. São Carlos: Art Point Gráfica e Editora, 2016. v. 1. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
Milan, E. P. ; Akamine, L. A. ; CABRAL, P. F. O. . A carne lânguida. In: Salete Linhares Queiroz; Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de caso para o ensino de química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 133-146.

2.
Santos, R. D. M. ; Mendes, R. A. ; Mariano, T. M. ; CABRAL, P. F. O. . A loira perigosa. In: Salete Linhares Queiroz; Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de caso para o ensino de química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 109-120.

3.
QUEIROZ, S. L. ; CABRAL, P. F. O. . Ensinar e Aprender Ciências na Educação Básica a partir de Estudos de Caso. In: Salete Linhares Queiroz; Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral. (Org.). Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais. 1ed.São Carlos: Art Point Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 11-20.

4.
QUEIROZ, S. L. ; SOUZA, N. dos S. ; CABRAL, P. F. O. . Using case studies to promote collaborative argumentation in undergraduate chemistry. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y futuro de la docencia universitaria. 1ed.Ourense: Editora, 2016, v. 1, p. 291-294.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . 'Vida de laboratório': compreensão textual por graduandos em química. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho. Anais do IX EPPEQ, 2017.

2.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino de ciências: panorama das pesquisas (1996-2012). In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

3.
PERON, K. A. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Avaliação de textos argumentativos sobre a temática biodiesel por meio de processo de peer review. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

4.
SOUZA, N. dos S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Using case studies to promote collaborative argumentation in undergraduate chemistry. In: Congresso Intercaional de Docencia Universitaria, 2015, Vigo. Proceedings, 2015.

5.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Análise das interações discursivas entre graduandos em química durante atividade colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2015, Sorocaba. Caderno de Resumos VIII EPPEQ, 2015.

6.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Análise de movimentos discursivos em argumentação colaborativa de graduandos em química sobre questões sociocientíficas. In: XII Evento de Educação em Química, 2014, Araraquara - SP. XII Evento de Educação em Química "Formação de professores de química e Políticas Públicas: impactos da qualidade da educação", 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, SALETE L. ; CABRAL, P. F. O. . Reading comprehension in chemistry education: the promise of primary research articles. In: Sviridov Readings 2018 - 8th International Conference on Chemistry and Chemical Education, 2018, Minsk. Book of Abstracts. Minsk: Krasiko-Print, 2018. v. 1. p. 185-185.

2.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Compreensão textual de graduandos em química: tema biodiesel em foco. In: 41a, 2018, Foz do Iguaçu. Livro de resumos, 2018. v. 1. p. 346-346.

3.
CABRAL, P. F. O.; SILVA, G. B. ; QUEIROZ, S. L. . Retextualização de artigos originais de pesquisa no ensino de ciências:panorama dos trabalhos publicados no JCE e no JCST (2007-2014). In: XIX Encontro Nqcional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Anais do evento. Rio Branco, 2018. v. 1. p. 32-32.

4.
CABRAL, P. F. O.; SACCHI, F. G. ; QUEIROZ, S. L. . Planejamento de slides para exposição oral no ensino superior de química. In: II Encontro de Educadores em Ciências, 2018, São Carlos. Livro de resumos, 2018. v. 1.

5.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Operações de retextualização na elaboração de slides por graduandos em química. In: I Encontro de Educadores em Ciências, 2017, São Carlos. Anais do 1º Encontro de Educadores em Ciências. São Carlos: USP/CDCC, 2017. v. 1. p. 52-52.

6.
CABRAL, P. F. O.. Retextualização na Exposição Oral Acadêmica: Foco no Ensino Superior de química. In: XII Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2017, São Paulo. Anais EPIEC, 2017. v. 1.

7.
SOUZA, N. dos S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Natureza e qualidade conceitual de argumentos em um ambiente virtual de aprendizagem. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. Anais da 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016.

8.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . CSCL no ensino superior de química: foco na participação dos graduandos. In: XIV Evento de Educação em Química, 2016, Araraquara. Anais XIV Evento de Educação em Química, 2016.

9.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Operações de retextualização no ensino superior de química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

10.
PERON, K. A. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Processo de peer review: contribuições na produção de textos argumentativos de autoria de graduandos em química. In: XIII Evento de Educação em Química, 2015, Araraquara. Interação escola-universidade: desafios para construção conjunta de espaços formativos, 2015.

11.
SOUZA, N. dos S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Avaliação da qualidade de argumentos produzidos no contexto de aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos. Anais/Resumos da 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.

12.
SOUZA, N. dos S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional na educação em química. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014. v. 15. p. 1-242.

13.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional no Ensino Superior de Química. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. 37 Anais, 2014.

14.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Casos investigativos de CSCL no ensino superior de química. In: 1º Workshop do PAE do IQSC, 2013, São Carlos. Livro de resumos, 2013. p. 26-27.

15.
CABRAL, P. F. O.; SANTOS, M. B. P. ; SILVA, B. ; Cordeiro, M. R. ; Kiill, K. B. . Produção de Casos para o Ensino de Química utilizando notícias veiculadas na internet.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindoia. Responsabilidade, Ética e Progresso Social, 2012.

16.
CABRAL, P. F. O.; SILVA, B. ; Cordeiro, M. R. ; Kiill, K. B. . Elaboração de Casos para o Ensino de Química como Metodologia para a Aprendizagem. In: IV Jornada Científica, 2011, Alfenas. Anais da IV Jornada Científica da Universidade de Alfenas, 2011.

17.
BASTOS, T. S. ; MASSONI, M. ; CABRAL, P. F. O. . Substâncias químicas: concepções alternativas de alunos do ensino médio. In: 34º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
CABRAL, P. F. O.; PERON, K. A. ; QUEIROZ, S. L. . Exposição oral no ensino superior de química. QUIMICA NOVA, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, S. L. ; CABRAL, P. F. O. ; SILVA, G. B. . Retextualização de artigos originais de pesquisa no ensino de ciências: panorama dos trabalhos publicados no JCE e no JCST (2007-2014). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Compreensão textual de graduandos em química: tema biodiesel em foco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
QUEIROZ, S. L. ; CABRAL, P. F. O. . Reading comprehension in chemistry education: the promise of primary research articles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CABRAL, P. F. O.; SACCHI, F. G. ; QUEIROZ, S. L. . Planejamento de slides para exposição oral no Ensino Superior de Química. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Resolução de caso investigativo por graduandos em química: habilidades de comunicação em foco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
QUEIROZ, S. L. ; CABRAL, P. F. O. ; SILVA, E. M. S. . Retextualização de artigos originais de pesquisa por graduandos em química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CABRAL, PATRÍCIA F. O.; QUEIROZ, S. L. . Operações de retextualização na elaboração de slides por graduandos em química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Casos investigativos no ensino de química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CABRAL, P. F. O.; PERON, K. A. ; QUEIROZ, S. L. . Atividade pautada na formulação de perguntas no ensino de química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CABRAL, P. F. O.. Retextualização na exposição oral acadêmica: foco no ensino superior de química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . ?Vida de Laboratório?: compreensão textual por graduandos em Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, NILCIMAR S. ; QUEIROZ, S. L. . CSCL no Ensino Superior de Química: foco na participação dos graduandos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUZA, NILCIMAR S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Natureza e qualidade conceitual de argumentos em um ambiente virtual de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Ensino de Ciências: panorama das pesquisas (1996-2012). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Operações de Retextualização no Ensino Superior de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Análise das interações discursivas entre graduandos em química durante atividade colaborativa em ambiente de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Análise de movimentos discursivos em argumentação colaborativa de graduandos em química sobre questões sociocientíficas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CABRAL, P. F. O.. 4º Workshop do PAE no Campus São Carlos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SOUZA, N. dos S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Avaliação da qualidade de argumentos produzidos em contexto de aprendizagem colaborativa com suporte computacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CABRAL, P. F. O.; SOUZA, N. dos S. ; QUEIROZ, S. L. . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino superior de química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, S. L. . Casos Investigativos e CSCL no Ensino Superior de Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CABRAL, P. F. O.; Cordeiro, M. R. ; Kiill, K. B. ; SILVA, B. . Elaboração de Casos para o Ensino de Química como Metodologia para a Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BASTOS, T. S. ; MASSONI, M. ; CABRAL, PATRÍCIA F. O. ; Kiill, K. B. ; Cordeiro, M. R. . Substâncias químicas: concepções alternativas de alunos do ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
REZENDE, F. S. ; CABRAL, P. F. O. ; QUEIROZ, S. L. . Química Estrutural: Conhecendo os Caminhos que Levaram ao seu Desenvolvimento 2015 (Material Didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CABRAL, P. F. O.. A química contextualizada na educação infantil: alfabetização cientifica através do tratamento de água. 2018.

2.
CABRAL, PATRÍCIA F. O.. Atividades experimentais no ensino de ciências e a motivação dos alunos. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CABRAL, P. F. O.. Egressos e suas atuações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CABRAL, P. F. O.; Veras, L.. Participação em banca de Fabiane Elidia Dias. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de química. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia no Ensino de Ciências Naturais) - Universidade de São Paulo.

2.
CABRAL, P. F. O.; Silva, O. B.. Participação em banca de Thamires Valadão Gama. Estudo de caso em aulas de ciências: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia no Ensino de Ciências Naturais) - Universidade de São Paulo.

3.
CABRAL, P. F. O.; SANTOS, G. C.. Participação em banca de Eydher Floriano Pereira Eleutério Gama. O desenvolvimento cognitivo locs e hocs nas práticas experimentais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia no Ensino de Ciências Naturais) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Faria, L. A.; Girotto, M.; CABRAL, P. F. O.. Participação em banca de Nathane Colombo Menegucci.Produção de compostos orgânicos com resíduos da indústria de farinha de mandioca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10 anos do curso de Química Licenciatura (UNIFAL-MG). 2017. (Outra).

2.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.Casos Investigativos no Ensino de Química. 2017. (Encontro).

3.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.Questionamentos e Escrita Argumentativa por Graduandos em Química. 2017. (Encontro).

4.
I Encontro de Educadores em Ciências.Operações de Retextualização na Elaboração de Slides por Graduandos em Química. 2017. (Encontro).

5.
IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.?Vida de Laboratório?: compreensão textual por graduandos em Química. 2017. (Encontro).

6.
XII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.Retextualização na Exposição Oral Acadêmica: Foco no Ensino Superior de Química. 2017. (Encontro).

7.
XIV Evento de Educação em Química.CSCL no Ensino Superior de Química: foco na participação dos graduandos. 2016. (Outra).

8.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Ensino de Ciências: panorama das pesquisas (1996-2012). 2016. (Congresso).

9.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Operações de Retextualização no Ensino Superior de Química. 2016. (Encontro).

10.
Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Análise das interações discursivas entre graduandos em química durante atividade colaborativa em ambiente de aprendizagem. 2015. (Encontro).

11.
VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Análise das interações discursivas entre graduandos em química durante atividade colaborativa em ambiente de aprendizagem. 2015. (Encontro).

12.
4º Workshop do PAE no Campus São Carlos.4º Workshop - PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) - Campus São Carlos. 2014. (Outra).

13.
III Seminário do Ciência Web. 2014. (Seminário).

14.
Workshop Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.Estratégias de Ensino Inovadoras na Graduação em Química. 2014. (Outra).

15.
XII Evento de Educação em Química.Análise de movimentos discursivos em argumentação colaborativa de graduandos em química sobre questões sociocientíficas. 2014. (Outra).

16.
Workshop Progama de Aperfeiçoamento de Ensino.Casos Investigativos e CSCL no Ensino Superior de Química. 2013. (Outra).

17.
IV Jornada Científica.Elaboração de Casos para o Ensino de Química como Metodologia para a Aprendizagem. 2011. (Outra).

18.
IX Evento de Educação em Química. 2011. (Congresso).

19.
IV Semana da Química: fortalecendo as ligações. 2009. (Outra).

20.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Química na prática: um incentivo à aprendizagem. 2009. (Outra).

21.
Semana Farmacêutica. 2008. (Outra).

22.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e X Mostra de Extensão.A Química na Prática: um incentivo à aprendizagem. 2008. (Outra).

23.
III Semana da Química. 2007. (Outra).

24.
Seminário Sobre Formação de Professores. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, P. F. O.; Lucho, A. M. S. . III Semana da Química. 2007. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação no Concurso para Provimento de Cargos de Professor de Educação Básica II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2010).
Aprovação no Concurso Público para Provimento de Vagas de Cargos de Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2016).
Aprovação no Concurso Público para Provimento de Vagas de Cargos de Magistério Superior da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (2018).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 13:32:11