Camila de Fátima Soares dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5841699935762936
  • Última atualização do currículo em 21/01/2019


Professora do Magistério Superior, Curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Câmpus de Chapecó.Mestra em Educação (2017), Especialista em Docência no Ensino Superior (2015), Graduada em Pedagogia (2013) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (2014-2018). Professora no Curso de Pedagogia - PARFOR - URI - Campus de Frederico Westphalen - RS (2015-2017). Auxiliar Administrativa no Setor de Avaliação Externa, URI - Campus de Frederico Westphalen - RS (2011-2018). Líder e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - GEHDEB, linha de pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Instituições Escolares. Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: educação, estado, políticas educacionais, gestão da educação, formação e valorização docente, docência universitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila de Fátima Soares dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, CAMILA SOARES DOS;SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó - SC.
Área Rural
Área Rural de Chapecó
89815899 - Chapecó, SC - Brasil
Telefone: (49) 20496446
URL da Homepage: https://www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
Título: A Formação Docente no PNE 2014-2024: desafios para a produção de políticas de formação e valorização de professores no Brasil,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Edite Maria Sudbrack.
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Plano Nacional de Educação; Fomação Docente; Valorização Docente.
2013 - 2015
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
Título: Docência universitária: saberes docentes e a formação profissional.
Orientador: Edite Maria Sudbrack.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
Título: Políticas de Formação Continuada, interfaces com a prática pedagógica dos Professores da Rede Municipal de Ensino, à luz do Ciclo de Políticas.
Orientador: Edite Maria Sudbrack.
Bolsista do(a): Prouni, PROUNI, Brasil.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Padre Vitório, IEEPV, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
I Jornada de Estudos dos Técnicos-Administrativos da URI. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW, URI, Brasil.
2016 - 2017
Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Estatística aplicada à Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2016 - 2016
V Ciclo de Formação Continuada de Coordenadores. (Carga horária: 10h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Formação Continuada E.E.E.F. Afonso Pena - F.W. 2016. (Carga horária: 80h).
Secretaria dE Educação do Estado do Rio Grande do Sul (RS), SEDUC - RS, Brasil.
2015 - 2015
Cinco passos para a mediação de leitura. (Carga horária: 20h).
Secretaria dE Educação do Estado do Rio Grande do Sul (RS), SEDUC - RS, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação Continuada E.E.E.F. Afonso Pena. (Carga horária: 80h).
Secretaria dE Educação do Estado do Rio Grande do Sul (RS), SEDUC - RS, Brasil.
2015 - 2015
Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada E.E.E.F. Afonso Pena. (Carga horária: 48h).
Secretaria dE Educação do Estado do Rio Grande do Sul (RS), SEDUC - RS, Brasil.
2014 - 2014
III Ciclo de Formação Continuada de Coordenadores. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2013 - 2013
V Seminário de Form. Cont. para gestores da URI. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
2013 - 2013
V Seminário de Formaçaõ Continuada para Gestores. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento em Dicção e Oratória. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
2012 - 2012
IV Seminário Integrado de Formação Continuada. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento em Informática Básica. (Carga horária: 13h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
2011 - 2011
III Seminário de Formação Continuada para Gestores. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.
2004 - 2004
Projeto Multimídia - Consysdata. (Carga horária: 50h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Curso de Extensão Universitária Free English. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - FW, URI, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora/Anos Iniciais, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Anos Iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena - Frederico Westphalen - RS. A partir de mar./2018, em licença interesse.


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativa, Carga horária: 24
Outras informações
Entre nov./2012 a nov./2014 - regime de 40 horas. Entre nov./2014 a fev./2018 - regime de 24 horas.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor PARFOR, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora das Disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa C, no VII Semestre e Ação Pedagógica D - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia - PARFOR.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudo e pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PROBIC/FAPERGS, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Políticas Educacionais: textos, contextos e prática - possíveis interfaces com a formação continuada de professores".

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária no Setor de Avaliação Externa - SAEx.

Atividades

10/2011 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão própria de Avaliação - CPA. Representante técnico-administrativo do Campus de Frederico Westphalen..
10/2012 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Cargo ou função
Representante do Setor de Recursos Humanos para avaliação do Plano de Carreira dos Docentes das Escolas de Educação Básica e Profissionalizante da FuRI/URI.
10/2011 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Cargo ou função
Representante do Setor de Recursos Humanos, responsável pela avaliação anual do Plano de Carreira dos Docentes do Ensino Superior da FuRI/URI..

Prefeitura Municipal de Planalto (RS), PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 30


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus de Chapecó - SC, Campus de Chapecó - SC.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto de Monitoria de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem a estudantes do curso de Pedagogia.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Chapecó - SC, .

Cargo ou função
Representante docente do domínio específico no Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia ? do Campus Chapecó..
03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - GEHDEB, .

08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio curricular supervisionado: gestão de escolas e planejamento, coordenação e avaliação de projetos educativos
Gestão e organização da educação
Política educacional e legislação da educação infantil e ensino fundamental
08/2018 - 10/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política educacional e legislação do ensino no Brasil
05/2018 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Chapecó - SC, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora Local responsável pela organização e realização do VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) no Campus Chapecó..
03/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Geral da Educação
Seminário: Gestão de sistemas educacionais e gestão escolar: princípios e métodos
Seminário: Planejamento, coordenação e avaliação de projetos educativos, princípios e métodos
03/2018 - 07/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Política Educacional e legislação do ensino no Brasil
05/2018 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Chapecó - SC, .

Cargo ou função
PORTARIA Nº 80/PROGRAD/UFFS/2018 - banca examinadora de exame de suficiência para validação do componente curricular História Geral da Educação - GCH014, ofertado pelo curso de graduação em Pedagogia, Campus Chapecó..


Linhas de pesquisa


1.
Estado, Políticas Educacionais e Instituições Escolares


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA/COM OS DOCENTES DA URI ? FW: possibilidades emancipatórias?
Descrição: Esta proposta, ?Políticas e práticas de formação pedagógica para/com os docentes da URI ? FW: possibilidades emancipatórias?? prevê a análise das políticas e práticas de formação pedagógica dos docentes da URI ? FW. A relevância dessa pesquisa reside em contribuir com o planejamento do processo, situando o saber pedagógico no conjunto dos saberes necessários ao docente de Ensino Superior. O estudo baliza-se pelas categorias da Regulação e da Emancipação, propostas por Santos (2000, 2001), no sentido de antever possibilidades emancipatórias nas práticas pedagógicas dos docentes. A pesquisa inscreve-se numa abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de análise documental, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Projeta-se, também, contribuir com o GPE - Grupo de Pesquisa em Educação na produção e disseminação do conhecimento na área.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Camila de Fátima Soares dos Santos - Integrante / Edite Maria Sudbrack - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2010 - 2012
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: TEXTOS, CONTEXTOS E PRÁTICAS ? POSSÍVEIS INTERFACES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.
Descrição: A importância desta pesquisa situa-se na necessidade de auscultar as interfaces entre o ciclo de políticas com os processos adotados na formação continuada de docentes, explicitando, de forma científica, seus impactos e decorrências, subsidiando decisões futuras no planejamento da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Camila de Fátima Soares dos Santos - Integrante / Edite Mª. Sudbrack - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2010 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Propõem-se através deste subprojeto - Pedagogia URI/FW, desencadear ações que possibilitem aos bolsistas em Pedagogia desenvolver habilidades e competências, através da realização de estágio de iniciação à docência nas disciplinas pedagógicas, buscando conhecer as práticas docentes, as necessidades didáticas, dificuldades de aprendizagem existentes neste universo educacional. O subprojeto é desenvolvido no Instituto Estadual de Educação 22 de Maio - Palmitinho, RS..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Camila de Fátima Soares dos Santos - Coordenador / Manoelle Silveira Duarte - Integrante / Luci Mary Duso Pacheco - Integrante / Ana Paula Noro Grabowski - Integrante / Katiucia Magahim - Integrante / Alessandra Maschio - Integrante / Salete Maria Moreira da Silva - Integrante / Ana Paula Pelegrin - Integrante / Maria Lopes - Integrante / Tailana de Almeida - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Outros Projetos


2018 - Atual
Monitoria de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem a estudantes do curso de Pedagogia
Descrição: Desenvolver um plano de monitoria destinado a oferecer apoio aos processos de ensino, aprendizagem e de desenvolvimento da autonomia intelectual a estudantes do curso de Pedagogia que apresentam limitações/dificuldades, a fim de produzir as condições cognitivas, instrumentais e contextuais necessárias para sua inserção acadêmica e/ou sua permanência com êxito na Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Camila de Fátima Soares dos Santos - Coordenador / Jane Teresinha Donini Rodrigues - Integrante / Elisabete Andrade - Integrante.
2012 - 2013
Pedagogia Empresarial: gerindo conhecimentos em setores da URI - Câmpus de Frederico Westphalen
Descrição: Esse projeto vida desenvolver cursos com conhecimentos estratégicos relativos à Pedagogia Empresarial, para colaboradores dos setores da URI ? Câmpus de Frederico Westphalen, buscando qualificar o atendimento para o público, com base em informações da URI, bem como a organização do ambiente de trabalho, nas suas mais diversas funções..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Camila de Fátima Soares dos Santos - Coordenador / Elisiane Andréia Lippi - Integrante / Manoelle Silveira Duarte - Integrante / Juliane Claúdia Piovesan - Integrante / André Gustavo Duarte - Integrante / Giovanessa Lúcia Poletti - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação e valorização docente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Melhor média nas disciplinas do Curso de Pedagogia (Formandos 2º/2012) - URI/FW, 2012., Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen.
2012
Concurso Cultural Desafio Empreender URI (Projeto classificado em 3º lugar), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen.
2004
Aluno Nota 10, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SUDBRACK, E. M.2018 SUDBRACK, E. M. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; NOGARO, A. . PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO BREVE PNE: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 12, p. 1-18, 2018.

2.
FINK, A. T.2012FINK, A. T. ; DUARTE, M. S. ; LIPPI, E. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Vivências do Grupo Contação de Histórias: um relato de experiência. Vivências (URI. Erechim), v. 8, p. 135-142, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Profissionalização docente no contexto do PNE: entre proclamações e desmontes. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2018. 145p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. ; CANAN, S. R. . Plano Nacional de Educação e Resolução CNE/CP Nº 2/2015 - Possibilidades e desafios para as políticas de formação docente. In: Maria de Lourdes Pinto de Almeida. (Org.). Políticas, formação docente e processos pedagógicos na América Latina: para além dos elementos (des)articuladores do mercado capitalista. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2017, v. , p. 25-38.

2.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. A regulação das políticas educacionais na América latina: repercussões sobre a formação e o trabalho docente. In: Claudia Battestin; Enrique Martinez; Marialva Moog Pinto. (Org.). Educación Superior em Perspectiva Comparada: diálogo entre fronteras. 1ed.Montevideo - URU: IUSUR, 2017, v. 1, p. 122-128.

3.
FINK, A. T. ; DUARTE, M. S. ; LIPPI, E. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Vivências do Grupo de Contação de Histórias: um relato de experiência. In: Claudionei Vicente Cassol; Claudir Miguel uchi; Ricardo Cocco. (Org.). Estudos Filosóficos: questões de ética e educação. 1ed.Frederico Westphalen - RS: URI, 2014, v. , p. 219-.

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; KONZEN, L. Z. ; AITA, M. C. G. ; REOLON, M. S. ; PIN, S. A. . Autoavaliação Institucional e a CPA: um processo contínuo de participação. In: Alessandra maria Scarton; Ana Lúcia Souza de Freitas; Greice Scremin; Marcos Eduardo Casa; Maria Cristina Gubiani Aita; Marion Creutzberg. (Org.). Avaliação Institucional em IES comunitárias. 1ed.Porto Alegre - RS: EdiPUCRS, 2014, v. , p. 70-.

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; LIPPI, E. A. ; DUARTE, M. S. ; CAUDURO, M. T. . Dispraxia: implicações motoras na infância. In: Maria Teresa Cauduro; Eliberto Lanza Cavalheiro. (Org.). Dispraxia: implicações motoras na infância. 1ed.Frederico Westphalen - RS: URI, 2013, v. , p. 27-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Formação docente no contexto das políticas educacionais. In: X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio internacional de políticas educacionais e formação de professores, II Encontro de redes de pesquisa em educação, 2018, Frederico Westphalen - RS. X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação. Frederico Westphalen - RS: URI, 2018. v. 1. p. 1523-1538.

2.
SUDBRACK, Edite Mª. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Políticas de formação docente no contexto do PNE 2014-2024. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa - PB. Estado, Políticas e Gestão da Educação: tensões e agendas em (des)construção, 2017. v. 45. p. 1754-1765.

3.
GAZZOLA, J. S. ; SUDBRACK, E. M. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; ELOY, V. T. . Avaliação em larga escala na educação básica: condicionantes históricos. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2017, Joaçaba - SC. Anais Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação - Avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accontability) em contextos ibero e latino-americanos.. Joaçaba - SC: UNOESC, 2017. p. 47-50.

4.
ELOY, V. T. ; CANAN, S. R. ; GAZZOLA, J. S. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Avaliação: perspectivas históricas e conceituais. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2017, Joaçaba - SC. Anais Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação - Avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accontability) em contextos ibero e latino-americanos.. Joaçaba - SC: UNOESC, 2017. p. 223-226.

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. ; JANKE, R. R. . Regulação do estado e educação: repercussões sobre a formação e o trabalho docente. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2017, Joaçaba - SC. Anais Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação - Avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accontability) em contextos ibero e latino-americanos.. Joaçaba - SC: UNOESC, 2017. p. 389-392.

6.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. ; PIN, S. A. . Reformas do estado e as políticas de formação docente. In: III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces, 2017, Frederico Westphalen - RS. Anais do III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces. Frederico Westphalen - RS: URI, 2017. p. 281-294.

7.
PIN, S. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Fundamentos epistemológicos da educação dialógico-libertadora de Paulo Freire. In: III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces, 2017, Frederico Westphalen - RS. Anais do III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces. Frederico Westphalen - RS: URI, 2017. p. 1179-1195.

8.
COLOMBO, G. A. ; SUDBRACK, E. M. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; CANAN, S. R. . Políticas públicas e educação ambiental: histórico, ações e (des) ações. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR III ENCONTRO DE POLÍTICAS E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR XI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL, 2017, Santa Maria - RS. Educação para a cidadania global: políticas e práticas. Santa Maria - RS: UFSM, 2017. p. 175-185.

9.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; COLOMBO, G. A. ; CANAN, S. R. ; SUDBRACK, E. M. . Reformas do estado e da educação: repercussões nas políticas de formação docente. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR III ENCONTRO DE POLÍTICAS E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR XI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL, 2017, Santa Maria - RS. Educação para a cidadania global: políticas e práticas. Santa Maria - RS: UFSM, 2017. p. 186-216.

10.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Formação Pedagógica: contribuições e desafios na Docência Universitária. In: IX Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação - ANPEd Sul, 2016, Curitiba - RS. IX Reunião Científica da ANPEd - Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba - PR: Setor de Educação da UFPR, 2016.

11.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; BEDENAROSKI, G. C. P. ; SPINELLO, A. H. ; PIN, S. A. . PNE (2014-2024) e a Resolução CNE/CP nº 2/2015: avaliação das políticas de formação de professores. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen - RS. Políticas e processos de formação docente no território ibero-americano: construindo um futuro comum. Frederico Westphalen - RS: URI, 2016. p. 217-232.

12.
AITA, M. C. G. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; PIN, S. A. . Docência universitária: identidade, formação e profissionalização. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen - RS. Políticas e processos de formação docente no território ibero-americano: construindo um futuro comum. Frederico Westphalen - RS: URI, 2016. p. 1819-1832.

13.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; BATTESTIN, C. ; MONTEIRO, R. I. ; VARGAS, S. A. . Conhecimento e educação: possibilidade de (re)ssignificar a existência humana. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen - RS. Políticas e processos de formação docente no território ibero-americano: construindo um futuro comum. Frederico Westphalen - RS: URI, 2016. p. 1833-1846.

14.
BEDENAROSKI, G. C. P. ; SPINELLO, A. H. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; JAEGER, L. R. . Contribuições da neurociência para a formação de professores. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen - RS. Políticas e processos de formação docente no território ibero-americano: construindo um futuro comum. Frederico Westphalen - RS: URI, 2016. p. 2052-2062.

15.
PIN, S. A. ; WEYH, C. B. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; BOMBARDELLI, A. P. ; PIN, S. R. . Participação e ética na educação e na sociedade. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen - RS. Políticas e processos de formação docente no território ibero-americano: construindo um futuro comum. Frederico Westphalen - RS: URI, 2016. p. 2801-2815.

16.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIN, S. A. . Planejamento da educação brasileira: um recorte histórico. In: IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2016, Chapecó - SC. Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva. Joaçaba - SC: Unoesc, 2016. v. 25. p. 43-50.

17.
PIN, S. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . CONAE como movimento dialógico-participativo na construção do Plano Nacional de Educação - PNE. In: IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2016, Chapecó - SC. Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva. Joaçaba - SC: Unoesc, 2016. v. 25. p. 305-312.

18.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. ; CANAN, S. R. . (Novos) Rumos para as políticas de formação docente - interfaces entre o PNE (2014-2024) e a Resolução CNE/CP nº 2/2015. In: V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação TEMA - POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: DISCURSOS GLOBAIS E PRÁTICAS LOCAIS, 2016, Goiânia - GO. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: DISCURSOS GLOBAIS E PRÁTICAS LOCAIS. Goiânia - GO: Biblioteca ANPAE/ Série Cadernos ANPAE, 2016. v. 41.

19.
PIN, S. A. ; WEYH, C. B. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; BOMBARDELLI, A. ; LIPPI, E. A. . O docente do ensino superior e a humanização do humano. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba - PR. Anais do EDUCERE, 2015. p. 23985.

20.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. ; PIN, S. A. . Profissão professor: o contexto da docência universitária. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba - PR. Anais do EDUCERE, 2015. p. 34473.

21.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Políticas educacionais: interfaces com a formação continuada do profissional docente. In: XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia - VI Seminário de Tecnologias e Educação - Educação e tecnologias: interfaces no aprender e no ensinar, 2015, Frederico Westphalen - RS. Anais da XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia - VI Seminário de Tecnologias e Educação - Educação e tecnologias: interfaces no aprender e no ensinar. Frederico Westphalen - RS: URI, 2015.

22.
PIN, S. A. ; WEYH, C. B. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . A identidade do educador: protagonismo e transformação. In: II Ciclo de Estudos em Educação Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médio, 2015, Frederico Westpaheln - RS. Anais do II Ciclo de Estudos em Educação Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médio. Frederico Westpaheln - RS: URI, 2015. v. 1. p. 37-47.

23.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIN, S. A. ; SUDBRACK, E. M. . Profissionalização docente e o contexto da docência universitária. In: II Ciclo de Estudos em Educação Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médio, 2015, Frederico Westphalen - RS. Anais do II Ciclo de Estudos em Educação Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médio. Frederico Westphalen - RS: URI, 2015. v. 1. p. 484-501.

24.
PIN, S. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; WEYH, C. B. . Gestão democrática, autonomia e participação: um novo jeito de ser na escola. In: II Ciclo de Estudos em Educação Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médio, 2015, Frederico Westphalen - RS. Anais do II Ciclo de Estudos em Educação Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médio. Frederico Westphalen - RS: URI, 2015. v. 1.

25.
PIN, S. A. ; NOGARO, A. ; WEYH, C. B. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Novas tecnologias e diálogo: desafios à construção da inteligência coletiva pelo conhecimento. In: XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e VI Seminário de Tecnologias e Educação, 2015, Frederico Westphalen - RS. Educação e tecnologias: interfaces no aprender e no ensinar. Frederico Westphalen - RS: URI, 2015. p. 483-494.

26.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIN, S. A. . A Pedagogia Universitária e a Construção do Conhecimento. In: VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2014, Frederico Westphalen - RS. Transnacionalização das Políticas Educacionais: impactos na formação docente. Frederico Westphalen - RS: URI, 2014.

27.
PIN, S. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Metodologia do Ensino Superior: saberes necessários para uma construção crítica e atualizada do conhecimento. In: VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2014, Frederico Westphalen - RS. Transnacionalização das Políticas Educacionais: impactos na formação docente. Frederico Westphalen - RS: URI, 2014.

28.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Políticas de formação continuada e a prática pedagógica docente. In: I Ciclo de Estudos em Educação: 'Contemporaneidade e Interdisciplinaridade', 2013, Frederico Westphalen. Anais I Ciclo de Estudos em Educação. Frederico Westphalen: Editora URI, 2013.

29.
FINK, A. T. ; LIPPI, E. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; DUARTE, M. S. . Vivências do Grupo Contação de Histórias do Curso de Pedagogia da URI/FW - teoria e prática. In: VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de professores: protagonismo e autonomia, 2012, Frederico Westphalen - RS. VII Simpósio Naciona de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de professores: protagonismo e autonomia. Frederico Westphalen - RS: URI-FW, 2012.

30.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . O contexto da prática pedagógica: ressignificações da formação. In: VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de professores: protagonismo e autonomia, 2012, Frederico Westphalen - RS. VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de professores: protagonismo e autonomia. Frederico Westphalen - RS: URI-FW, 2012.

31.
NORA, M. D. ; DUARTE, M. S. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Formação de professores de matemática e informática: teoriax prática. In: XVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro, 2012, Frederico Westphalen - RS. XVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro. Frederico Westphalen - RS: URI-FW, 2012. p. 692-701.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; NORA, M. D. . A Pedagogia Universitária e a construção do conhecimento. In: XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, 2013, Erechim - RS. Acta - Ciência e a arte de internacionalizar relações. Erechim - RS: EDIFAPES, 2013. p. 73-75.

2.
AITA, M. C. G. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Impactos da CPA no processo de autoavaliação do curso de Educação Física na URI ? Campus de Frederico Westphalen, RS. In: Seminário Regional sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) 2013, 2013, Porto Alegre - RS. Anais dos Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) 2013. Brasília: INEP, 2013.

3.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Formação docente à luz do ciclo de políticas. In: II Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação, 2012, São Leopoldo - RS. Pesquisa e inovação: os caminhos para o desenvolvimento e sustentabilidade, 2012. p. 1284-1286.

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Ciclo de Políticas frente á formação continuada. In: XXI Mostra de Iniciação Científica, 2011, Passo Fundo - RS. A Pesquisa Unindo Conhecimentos. Passo Fundo - RS, 2011.

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de Políticas: Possíveis Interfaces com a Formação Continuada de docentes dos municípios de abrangência da URI - Campus de Frederico Westphalen. In: XXV Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria- RS. Anais 25ª JAI, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FLOSS, F. R. V. ; BERTONCELLO, A. P. R. ; SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS . Educação ambiental e literatura infantil: uma relação possível?. In: VIII SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Chapecó - SC. VIII SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018.

2.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . A Formação Continuada e a prática pedagógica dos docentes à luz do Ciclo de Políticas. In: I Ciclo de Estudos em Educação: 'Contemporaneidade e Interdisciplinaridade', 2013, Frederico Westphalen. Anais I Ciclo de Estudos em Educação. Frederico Westphalen: Editora URI, 2013.

3.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Políticas educacionais: textos, contextos e práticas - possíveis interfaces com a formação continuada de professores. In: XVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro, 2012, Frederico Westphalen - RS. XVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro. Frederico Westphalen - RS: URI-FW, 2012. p. 122-122.

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de Políticas: influências e ressignificações na formação continuada. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2011, 2011, São Leopoldo - RS. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2011, 2011.

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Políticas Educacionais: Textos, contextos e práticas - Possíveis interfaces com a formação continuada de professores. In: XVII Seminário de iniciação científica, XV Seminário de integração de pesquisa e pós-graduação, IX Seminário de extensão, II Mostra de ciência e tecnologia e II Expolivro, 2011, Santo Ângelo - RS. Pesquisa e Extensão na Universidade Comunitária:Contribuições, desafios e perspectivas.. Santo Ângelo - RS: FuRI, 2011. p. 228-228.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Políticas de formação docente à luz do plano nacional de educação. Colloquium Humanarum, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Formação docente no contexto das políticas educacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS. Arena das políticas educacionais: entre proclamações e desmontes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COLOMBO, G. A. ; SUDBRACK, E. M. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; CANAN, S. R. . Políticas Públicas e Educação Ambiental: histórico, ações e (des)ações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. ; PIN, S. A. . Reformas do Estado e as Políticas de Formação Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; COLOMBO, G. A. ; CANAN, S. R. ; SUDBRACK, E. M. . Reformas do Estado e da Educação: repercussões nas políticas de formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIN, S. A. . Planejamento da educação brasileira: um recorte histórico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIN, S. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Conae como movimento dialógico-participativo na construção do Plano Nacional de Educação - PNE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Formação Pedagógica: contribuições e desafios na Docência Universitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . A regulação das políticas educacionais na América Latina: repercussões sobre a formação e o trabalho docente'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; BATTESTIN, C. ; VARGAS, S. ; MONTEIRO, R. . Conhecimento e Educação: possibilidade de (re)ssignificar a existência humana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Políticas Educacionais: interfaces com a formação continuada do profissional docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. ; PIN, S. A. . Profissionalização docente e o contexto da docência universitária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIN, S. A. ; SUDBRACK, Edite Mª. . Ensino superior: a docência universitária e a construção do conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIN, S. A. ; WEYH, C. B. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; BOMBARDELLI, A. ; LIPPI, E. A. . O docente do Ensino Superior e a humanização do humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIN, S. A. . A Pedagogia Universitária e a Construção do Conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Políticas de formação continuada e a prática pedagógica docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. A avaliação externa e interna na Universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Conhecimento e Inovação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . O contexto da prática pedagógica: ressignificações da formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Ciclo de Políticas: uma análise da formação continuada dos docentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Políticas educacionais: textos, contextos e práticas - possíveis interfaces com a formação continuada de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de políticas: influências e ressignificações na formação continuada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de políticas: interfaces entre a prática pedagógica e a formação continuada dos docentes". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de Políticas frente à formação continuada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Políticas Educacionais: Textos, contextos e práticas - Possíveis interfaces com a formação continuada de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de Políticas: possíveis interfaces com a formação continuada de docentes dos municípios de abrangência da URI - Campus de Frederico Westphalen. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AITA, M. C. G. ; REOLON, M. S. ; KONZEN, L. Z. ; PIN, S. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; ZORZO, L. V. ; VIEIRA, S. M. . Relatório de Autoavaliação Institucional 2014. 2015.

2.
AITA, M. C. G. ; KONZEN, L. Z. ; NOGARO, A. ; REOLON, M. S. ; ZORZO, L. V. ; TOMASI, D. B. ; VIEIRA, S. M. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Relatório de Autoavaliação Institucional 2013. 2014.

3.
SCHEFFER, N. F. ; KONZEN, L. Z. ; AITA, M. C. G. ; REOLON, M. S. ; ZORZO, L. V. ; TOMASI, D. B. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Relatório de Autoavaliação Institucional 2012. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; DUARTE, M. S. ; LIPPI, E. A. . Relato de Experiências - Encontro do Curso Normal. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; DUARTE, M. S. ; LIPPI, E. A. ; POLETTI, G. L. ; DUARTE, A. G. ; PIOVESAN, J. C. . Material de apoio para secretárias de coordenação de Curso. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

2.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Regulação ou emancipação: o lugar do pedagógico na formação do docente universitário. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
FINK, A. T. ; LIPPI, E. A. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS ; DUARTE, M. S. . Vivências do Grupo Contação de Histórias do Curso de Pedagogia da URI/FW - teoria e prática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Ciclo de Políticas: interfaces entre a Prática Pedagógica e a Formação Continuada dos Docentes. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Ciclo de Políticas: interfaces entre a Prática Pedagógica e a Formação Continuada dos Docentes. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, Edite Mª. . Ciclo de Políticas:influências e ressignificações na formação continuada. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; SUDBRACK, E. M. . Ciclo de Políticas: influências e ressignificações na Formação Continuada. 2011. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIOVESAN, J. C. ; DUARTE, M. S. ; LIPPI, E. A. . Uma homenagem da URI/FW pelo Dia das Crianças. 2013. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CERUTTI, E. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Fala Pedagogo. 2011.

2.
CERUTTI, E. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . Fala Pedagogo. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REALI, N. G.; RIVERO, A. S.; SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS. Participação em banca de Andressa Sabrina Studzinski e Gabriela Cristina Castanho.Papai Pig e a Paternidade contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS; BUKOWSKI, C.; MORAES, E. H. M. B.. Participação em banca de Fabiane Lawisch.Cidadania e educação no trânsito: Um estudo da experiência da instituição Chapecó Criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIOVESAN, J. C.. Participação em banca de Izadora Bambini.Transtorno do espectro autista: histórico, legislação, inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; PIOVESAN, J. C.. Participação em banca de Maristela Carolina Pereira.A inclusão do aluno surdo na escola comum: a Língua Brasileira de Sinais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

5.
BATTESTIN, C.; GREGOLON, V. M.; SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Participação em banca de Daléia Cebuliski.Um olhar sobre a prática do educador de jovens e adultos e as contribuições da EJA no processo de emancipação dos sujeitos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

6.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; CAMARGO, C. G.; DAGIOS, S.. Participação em banca de Carla Duarte Alves.Infância: tempo de brincar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

7.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; DUARTE, M. S.; AITA, M. C. G.. Participação em banca de Paola Fátima Zeida.Avaliação na Educação Infantil: concepções e práticas dos educadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

8.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; DUARTE, M. S.; GREGOLON, V. M.. Participação em banca de Sandriéli Peiter.O desenvolvimento da afetividade através de jogos e brincadeiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

9.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; LIPPI, E. A.. Participação em banca de Viviane Toto de Oliveira.Educação Infantil nas Escolas Indígenas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

10.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; ALBARELLO, Q. R. S.. Participação em banca de Edson Sales Claudino.Jogos na Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

11.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; CASSOL, C. V.. Participação em banca de Ilma Jesus Binelo.Políticas Públicas: contribuições históricas para a educação o estudo da geografia em séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

12.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; GREGOLON, V. M.; FERRARI, R. F.. Participação em banca de Tairâne Reis de Quadros.Métodos e processos de alfabetização: formação do educador que atua nesta área. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

13.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; DAGIOS, S.; PIOVESAN, J. C.. Participação em banca de Fernanda Cristina Piovesan de Souza.A importância da brinquedoteca hospitalar na recuperação das crianças internadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

14.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; FINK, A. T.. Participação em banca de Lenara Cristiane Wommer Lago.Qual é o espaço da linguagem oral e escrita na Educação Infantil: indagações e reflexões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

15.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; TIBOLA, L.. Participação em banca de Franciele da Silva.O pedagogo nos espaços não escolares: ênfase na pedagogia organizacional, social e hospitalar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

16.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS; COCCO, R.; BATISTTI, F.. Participação em banca de Teresinha da Costa.Educação popular na formação pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Concurso Cultural Desafio Empreender URI. 2014. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Educação Inclusiva: políticas educacionais e práticas de inclusão. 2018. (Seminário).

2.
VIII SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Mediadora de mesa de trabalhos. 2018. (Seminário).

3.
X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de redes de pesquisa em educação.Formação docente no contexto das políticas educacionais. 2018. (Seminário).

4.
X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de redes de pesquisa em educação. 2018. (Simpósio).

5.
Defesa de Dissertação da mestranda Fernanda Furini - A inclusão de Indígenas com deficiência no contexto da Educação Especial. 2017. (Outra).

6.
Defesa de Dissertação da mestranda Janaíne Souza Gazzola - Inferências do IDEB na formula]ao de Políticas Públicas Educacionais para o Ensino Fundamental. 2017. (Outra).

7.
Defesa de Dissertação da mestranda Jussania Basso Bordin - A singularidade do aprender da criança com deficiência intelectual. 2017. (Outra).

8.
III Ciclo de Estudos em Educação.Reformas do Estado e as Políticas de Formação Docente. 2017. (Outra).

9.
III Ciclo de Estudos em Educação. 2017. (Outra).

10.
IX Chimarrão Filosófico: "Nem uma a menos: na luta e no luto pelas mulheres na América Latina. 2017. (Encontro).

11.
Novos olhares: leitura, ensino e mundo digital. 2017. (Seminário).

12.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, Políticas e Gestão da Educação: tensões e agendas em (des) construção.Políticas de formação docente no contexto do PNE 2014-2024. 2017. (Simpósio).

13.
Aula inaugural: Doutorado e Mestrado e os desafios à instauraçaõ de um círculo virtuoso entre a pós-graduação e os outros graus de ensino/pesquisa: aspectos históricos e da conjuntura atual. 2016. (Outra).

14.
Defesa de Dissertação da mestranda Antonieta da Silva Caetano. 2016. (Outra).

15.
Dislexia e Discalculia: um novo olhar sobre os transtornos de aprendizagem. 2016. (Seminário).

16.
I Chimarrão Filosófico: Os impactos e as consequências causadas ao meio ambiente: a responsabilidade é de quem?. 2016. (Encontro).

17.
III Chimarrão Filosófico: precisamos falar sobre relações de poder: gênero, corpo e mídia. 2016. (Encontro).

18.
I Seminário Latinoamericano de educación superior en perspectiva comparada: descolonialidad del saber y de los procesos educativos en los contextos de América Latina y el Caribe y de África Austral.A regulação das políticas educacionais na América Latina: repercussões sobre a formação e o trabalho docente". 2016. (Seminário).

19.
IV Chimarrão Filosófico: Democracia, desigualdade e corrupção na América Latina: reflexões filosóficas. 2016. (Encontro).

20.
IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Plano Nacional de Educação e as Interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva. 2016. (Seminário).

21.
IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.Conhecimento e Educação: possibilidade de (re)ssignificar a existência humana. 2016. (Simpósio).

22.
Qualificação de Dissertação da mestranda Gleide Cátia Presotto Bedenaroski. 2016. (Outra).

23.
VII Chimarrão Filosófico - Aula aberta: os impactos socioeconômicos na educação brasileira. 2016. (Encontro).

24.
XI Colóquio "Políticas Educacionais e os Organismos Multilaterais". 2016. (Seminário).

25.
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd Sul. Formação Pedagógica: contribuições e desafios na Docência Universitária. 2016. (Congresso).

26.
Aula Inaugural - Atividade epistemológica e o trabalho docente na Educação Superior. 2015. (Seminário).

27.
Aula Inaugural - Pesquisa e Produção na Pós-Graduação. 2015. (Outra).

28.
Defesa de dissertação da mestranda Adriane M. Sell Giehi. 2015. (Outra).

29.
Defesa de dissertação do mestrando Vanderlei Gularte Farias. 2015. (Outra).

30.
IDEB e Avaliação em Larga Escala: a escola que temos e a escola que queremos. 2015. (Seminário).

31.
I Encontro de Autores do Mestrado em Educação. 2015. (Encontro).

32.
II Ciclo de Estudos em Educação - Diálogoa Interdisciplinares no Ensino Médio.Profissionalização docente e o contexto da docência universitária. 2015. (Outra).

33.
II Ciclo de Estudos em Educação - Diálogoa Interdisciplinares no Ensino Médio. 2015. (Outra).

34.
IX Colóquio - "(Re) pensar o grau de engajamento da Pedagogia Latino Americana para este milênio: desafio e propostas. 2015. (Outra).

35.
Palestra - Práticas Comunicacionais na Educação Inclusiva. 2015. (Outra).

36.
Seminário - IDEB e Avaliação em larga escala: a escola que temos e a escola que queremos. 2015. (Seminário).

37.
Seminário sobre desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Região Sul. 2015. (Seminário).

38.
Seminário sobre desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Região Sul.Ensino superior: a docência universitária e a construção do conhecimento. 2015. (Seminário).

39.
Sessão de defesa de dissertação do mestrando Adilson José de Almeida. 2015. (Outra).

40.
VIII Colóquio - Posicionamento Epistemológico nas Pesquisas em Políticas Educacionais: um debate para além da metodologia. 2015. (Outra).

41.
XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e VI Seminário de Tecnologias e Educação. 2015. (Seminário).

42.
XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e VI Seminário de Tecnologias e Educação.Políticas Educacionais: interfaces com a formação continuada do profissional docente. 2015. (Seminário).

43.
XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e VI Seminário de Tecnologias e Educação "Educação e Tecnologias: Interfaces no Aprender e no Ensinar".Avaliação de pôsteres apresentados no evento. 2015. (Seminário).

44.
32ª Feira do Livro. 2014. (Feira).

45.
III Simpósio Afrocultura: Narrativas Afro-Brasileiras e Indígenas, Memórias. 2014. (Simpósio).

46.
VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.A Pedagogia Universitária e a Construção do Conhecimento. 2014. (Simpósio).

47.
VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2014. (Simpósio).

48.
V Seminário de Tecnologia e Educação; I Seminário Núcleo de Tecnologias Educacionais "Aprendizagens Digitais um olhar pedagógico e tecnológico: um novo aprender e ensinar. 2014. (Seminário).

49.
2° Seminário de Políticas Educacionais para Educação Superior. 2013. (Seminário).

50.
Aula Inaugural - Mestrado em Educação "Avaliação Educacional: do cenário internacional às implicações institucionais". 2013. (Outra).

51.
Conferência Intermunicipal de Educaçao. 2013. (Outra).

52.
Fórum Municipal de Educação. 2013. (Outra).

53.
I Ciclo de Estudos em Educação: "Contemporaneidade e Interdisciplinaridade". 2013. (Congresso).

54.
I Ciclo de Estudos em Educação: "Contemporaneidade e Interdisciplinaridade".A Formação Continuada e a prática pedagógica dos docentes à luz do Ciclo de Políticas. 2013. (Outra).

55.
IV Seminário de Tecnologia e Educação. 2013. (Seminário).

56.
Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA).Impactos da CPA no Processo de Autoavaliação do Curso de Educação Física na URI ? Câmpus de Frederico Westphalen - RS. 2013. (Seminário).

57.
Aula Magna - Mestrado em Educação "Qualidade da educação: a formação docente e a prática pedagógica em questão. 2012. (Outra).

58.
Viagem de estudo - Porto Alegre. 2012. (Outra).

59.
VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2012. (Seminário).

60.
VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores: protagonismo e autonomia.O contexto da prática pedagógica: ressignificações da formação. 2012. (Seminário).

61.
VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores: protagonismo e autonomia. 2012. (Seminário).

62.
XIV Jornadas Trasandinas de Aprendizage "La formación del docente hoy, ante los desafios de nuevos contextos: complejos y multiculturales".Ciclo de Políticas: uma análise da formação continuada dos docentes. 2012. (Outra).

63.
XVIII Seminário de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de Extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro. 2012. (Seminário).

64.
XVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro. 2012. (Seminário).

65.
XVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de extensão, III Mostra de Ciência e Tecnologia e III Expolivro.Políticas educacionais: textos, contextos e práticas - possíveis interfaces com a formação continuada de professores. 2012. (Seminário).

66.
Aula Magistral "Os desafios de ser professor hoje". 2011. (Outra).

67.
I Semana do Egresso. 2011. (Outra).

68.
I Seminário Institucional do PIBID/URI - Formação de Professores: a construção coletiva da docência. 2011. (Seminário).

69.
I Simpósio de Ciências Biológicas e sua Multidisciplinaridade. 2011. (Simpósio).

70.
IV Curso Integrado das Licenciaturas e II Encontro Nacional do Conhecimento " Aprender e ensinar: ressignificando vivências e conceitos". 2011. (Encontro).

71.
IV Curso Integrado das Licenciaturas e II Encontro Nacional do Conhecimento "Aprender e ensinar: ressignificando vivênvias e conceitos".Ciclo de políticas: interfaces entre a prática pedagógica e a formação continuada dos docentes". 2011. (Encontro).

72.
Mostra Unisinos de Iniciação Científica 2011.Ciclo de políticas: influências e ressignificações na formação continuada. 2011. (Outra).

73.
Sabadão dos Negócios. 2011. (Outra).

74.
Viagem de Estudo - Ijuí, Santo Ângelo e São Miguel das Missões. 2011. (Outra).

75.
VIII SIPAT - Segurança é Saúde - Pratique essa ideia. 2011. (Outra).

76.
VI Seminário Temático do PAIUNG - Avaliação e Gestão nas IES Comunitárias do RS e SC. 2011. (Seminário).

77.
XVII Seminário de iniciação científica, XV Seminário de integração de pesquisa e pós-graduação, IX Seminário de extensão, II Mostra de ciência e tecnologia e II Expolivro.Políticas Educacionais: Textos, contextos e préticas - Possíveis interfaces com a formação continuada de professores. 2011. (Seminário).

78.
XVII Seminário de Iniciação Científica, XV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, IX Seminário de Extensão, II Mostra de Ciência e Tecnologia e II Expolivro. 2011. (Seminário).

79.
XXI Mostra de Iniciação Científica - A pesquisa unindo conhecimentos.Ciclo de Políticas frente à formação continuada. 2011. (Outra).

80.
Jornadas Transandinas de Aprendizagem. 2010. (Outra).

81.
Lições Interdisciplinares na Prática Docente. 2010. (Outra).

82.
Viagem de Estudos para Dionísio Cerqueira. 2010. (Outra).

83.
XXV Jornada Acadêmica Integrada.Ciclo de políticas: possíveis interfaces com a formação continuada de docentes dos municípios de abrangência da URI- Campus de Frederico Westphalen. 2010. (Outra).

84.
I Encontro Nacional do Conhecimento: Saberes e Vivências - URI/FW. 2009. (Encontro).

85.
II Jornada Pedagógica: saber, viver e sentir. 2009. (Encontro).

86.
I Seminário do Curso Normal.A Formação Docente. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS. II CICLO FORMATIVO E VIII SEMANA ACADÊMICA - CURSO DE PEDAGOGIA. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS. I Seminário de Educação Inclusiva: políticas educacionais e práticas de inclusão. 2018. (Outro).

3.
SANTOS, CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS. VIII SEPE - Seminário de ensino, pesquisa e extensão. 2018. (Outro).

4.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2016. (Congresso).

5.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia - VI Seminário de Tecnologias e Educação. 2015. (Outro).

6.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Conferência Intermunicipal de Educação. 2013. (Outro).

7.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Capacitação para as secretárias dos Cursos de Graduação da URI. 2013. (Outro).

8.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. I Mateada da URI. 2013. (Outro).

9.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Seminário de Apresentação de Monografia. 2012. (Outro).

10.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. VII Simpósio Nacional de Educação, I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2012. (Outro).

11.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. I Brainstorming em Gestão Educacional. 2011. (Outro).

12.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. 1ª Ação Regional Integrada da Saúde e Cidadania. 2010. (Outro).

13.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. Sabadão dos Negócios. 2010. (Outro).

14.
SANTOS, CAMILA SOARES DOS. EXPOFRED - 2010. 2010. (Exposição).

15.
CERUTTI, E. ; SANTOS, CAMILA SOARES DOS . 2º Encontro de Saúde e Lazer. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Géssica Rollwagen e Suzieli Aparecida Schneider. Formação docente: identidade, saberes e desafios da profissão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

2.
Karin Elyz Rodrigues. Uma análise do curso de pedagogia no Brasil ? modalidade presencial e a distância: limites e possibilidades. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fatima Rosa Vanzella Floss e Anna Paula Reis Bertoncello. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LITERATURA INFANTIL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Camila de Fátima Soares dos Santos.

2.
Fatima Rosa Vanzella Floss e Ana Paula Reis Bertoncello. Educação ambiental e literatura infantil: uma relação possível?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Camila de Fátima Soares dos Santos.

3.
Vanessa Cristina Fernandes. A Formação do Aluno Leitor/Escritor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Algumas reflexões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Camila de Fátima Soares dos Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Outras informações relevantes


Membro do Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia - DaPed/ URI - Campus de Frederico Westphalen, de 11/2011até 12/2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:24:27