Vivian Massullo Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1444448625137218
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Pós-Graduação lato sensu pela USP em Ética, Valores e Cidadania e Pós-Graduação (lato sensu) em Novos Paradigmas Educacionais pela Faculdades Pitágoras/Kroton Educacional. Graduada em Pedagogia. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Tecnológico da Universidade de Ribeirão Preto e Professora na Universidade UNAERP nos cursos de pós-graduação, graduação e cursos técnicos. Membro do Colegiado de Curso de Pedagogia UNAERP. Possui experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, atuando por 5 anos na coordenação Pedagógica do Liceu Samuel Pfromm Netto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vivian Massullo Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, V. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Ribeirão Preto.
Costábile Romano, 2201.
Ribeirânia
14096900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36037000
URL da Homepage: www.unaerp.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Os relatos dos bolsistas de iniciação à docência presentes nos anais do ENDIPE entre 2010 e 2014: Uma análise da relação dos pibidianos com os alunos da educação básica.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Profª Dra. Fabiana Marini Braga.
Palavras-chave: PIBID; Bolsista de ID; Alunos da educação básica; ENDIPE.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2012
Especialização em EVC - Ética, Cidadania e Valores na escola. (Carga Horária: 480h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A escola como promotora da cidadania.
Orientador: Profª Dra. Andressa Barban do Patrocínio Andreolli.
2010 - 2012
Especialização em Educação: Novos Paradigmas. (Carga Horária: 366h).
Kroton Educacional / Rede Pitágoras, KROTON, Brasil.
Título: A importância do papel do professor na mediação da aprendizagem.
Orientador: Profª Dra. Heloísa Fonseca.
2008 - 2009
Especialização em MBA - Executivo em Negócios. (Carga Horária: 440h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Plano de Negócios - Escola de Educação Infantil Pimentinha.
Orientador: Profª Ms. Thaís Accioli Baccaro.
2004 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Educação a distância: estudo do conceito, dos aspectos históricos e dos princípios da tutoria.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristina Cintra Araújo Pedroso.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Práticas Reflexivas em EAD.. (Carga horária: 40h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Programa Pitágoras de Educação em Rede. (Carga horária: 13h).
Rede Pitágoras, RPITÁGORAS, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação da Metodologia Mind Lab 2010. (Carga horária: 26h).
Mind Lab Brasil, MLB, Brasil.
2010 - 2010
Programa Educação em Rede. (Carga horária: 194h).
Rede Pitágoras, RPITÁGORAS, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Formação Integrada. (Carga horária: 9h).
Rede Pitágoras, RPITÁGORAS, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Formação Integrada. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, RPITÁGORAS, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. (Carga horária: 12h).
Rede Pitágoras, RPITÁGORAS, Brasil.
2006 - 2006
Formação de professores. (Carga horária: 20h).
Liceu Samuel Pfromm Netto, LSPN, Brasil.
2005 - 2005
Novas Tecnologias em Educação. (Carga horária: 56h).
Liceu Samuel Pfromm Netto, LSPN, Brasil.
2004 - 2004
Revendo Aspectos da L.D.B.. (Carga horária: 30h).
Liceu Samuel Pfromm Netto, LSPN, Brasil.
2004 - 2004
Projeto Pedagógico. (Carga horária: 72h).
Liceu Samuel Pfromm Netto, LSPN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina: Metodologia Científica para diversos cursos de graduação da UNAERP (Núcleo Comum).

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Docente da disciplina: Atividades Lúdicas na Educação para Graduação em Educação Física da UNAERP.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina: Fundamentos e Práticas da Educação Infantil na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente na disciplina: Pedagogia Institucional: Saúde e Empresarial na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Docente na disciplina: Metodologia e Pesquisa na Graduação em Direito da UNAERP.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro de Conselho de Curso
Outras informações
Núcleo Docente Estruturante - Pedagogia EaD UNAERP.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina: Fundamentos e Práticas da Educação Infantil na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 18
Outras informações
Coordenadora pedagógica do Colégio Técnico da UNAERP.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina: Metodologia do Ensino de História na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina: Estrutura, Gestão e Currículo da Ed. Básica na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina: Processos Educacionais em Espaços não Escolares na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina: Metodologia do Ensino de História na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora Local no curso de Pedagogia EaD da Unaerp: * Acompanhamento do trabalho do professor no AVA; * Inclusão e validação do AVA todo início de disciplina; * Atualização do AVA quanto à informações relacionadas à estágios, palestras, cursos acadêmicos; * Realização de plantões de "Práticas de Ensino" e "Estágio"; * Correção e orientação das atividades de "Práticas de Ensino" e "Estágio"; * Supervisionar fechamento de notas e feedbacks dos professores aos alunos; * Auxílio à coordenação de curso.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina: Educação Mediada por Tecnologias na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina: Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Graduação em Pedagogia EaD da UNAERP.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente da disciplina de Ética no Trabalho, no Colégio Tecnológico da Unaerp.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Docente na disciplina: Educação Mediada por Tecnologias na Pós-graduação Gestão em Saúde na UNAERP.


Liceu Samuel Pfromm Netto, LSPN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 33
Outras informações
* Treinamento de professores; * Atendimento à alunos e familiares; * Verificação bimestral do rendimento escolar dos alunos; * Responsável pelas reuniões pedagógicas anuais e semanais. * Responsável pela montagem do calendário anual; * Responsável pelas reuniões de pais e educadores; * Responsável pela viabilização de eventos pedagógicos; * Responsável pela adequação do Plano de Gestão da unidade escolar; * Responsável pelas capacitações periódicas dos professores; * Responsável pela verificação da qualidade das aulas ministradas aos alunos; * Responsável pela aplicação de avaliações externas para medição de aprendizagem dos alunos;

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Ed. Infantil e E. Fundamental, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei aulas para a Educação Infantil, sala correspondente ao Maternal, para crinaças com idade entre 1 e 3 anos. Ministrei aulas para o 3º ano do Ensino Fundamental como professora polivalente. Ministrei aulas para o 4º ano do Ensino Fundamental como professora de área: matemática e ciências.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, V. M.2017SILVA, V. M.; BRAGA, F. M. . Análise dos relatos dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID presentes nos anais do ENDIPE entre 2010 e 2014. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. XLVI, p. 106-118, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, J. M. ; SILVA, V. M. ; MAGRI, M. V. . O papel da professora na educação não sexista: desafios para uma prática transformadora. In: Dantielli Assumpção Garcia; Lucília Maria Abrahão e Sousa; Maria Beatriz Ribeiro Prandi; Gustavo Grandini Bastos. (Org.). Quando o feminino grita no poético e no político. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. , p. 291-309.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREZ, A. F. ; SILVA, V. M. . A importância do papel do professor na mediação da aprendizagem. In: XII CONLAB - Congresso Luso Afro Brasileiro, 2015, Lisboa. 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa - Portugal: Leading Congressos, 2015. v. I. p. 7938-7953.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROMANI, M. A. ; SILVA, V. M. . Pedagogia hospitalar: um estudo sobre as publicações da plataforma Scielo entre 2012-2016. In: 18º CONIC - UNAERP, 2017, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2017. p. 485-486.

2.
DAIGE, A. L. T. ; SILVA, V. M. . O pedagogo hospitalar: habilidades e competências necessárias para a formação do professor atuante dentro de hospitais. In: 18º CONIC - UNAERP, 2017, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2017. p. 483-483.

3.
GULLA, J. N. S. ; SILVA, V. M. . O lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança de 03 a 05 anos na educação infantil. In: 17º CONIC - UNAERP, 2016, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2016. v. 17. p. 498-498.

4.
SANTOS, C. B. ; SILVA, V. M. . Educação infantil: práticas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. In: 17º CONIC - UNAERP, 2016, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2016. v. 17. p. 492-492.

5.
SANTOS, D. C. G. S. ; PEREDO, E. C. ; SILVA, V. M. . Pedagogia afetiva: uma necessidade para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. In: 17º CONIC - UNAERP, 2016, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2016. v. 17. p. 502-502.

6.
ANICACIO, S. J. ; SILVA, V. M. . A importância do professor na inclusão do aluno autista no ensino regular. In: 17º CONIC - UNAERP, 2016, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2016. v. 17. p. 484-484.

7.
SANTANA, L. S. ; SILVA, V. M. . A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 458-458.

8.
PONTOGLIO, C. F. B. ; PASSARELLI, V. B. M. ; SILVA, V. M. . A (a)sincronia educativa entre escola e os alunos da geração atual. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 458-458.

9.
ARROYO, J. M. ; SILVA, V. M. . A importância da literatura nas séries iniciais do ensino fundamental. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 459-460.

10.
BERALDO, C. C. ; CINTRA, S. A. S. ; ZANETTI, M. ; SILVA, V. M. . Jogos e brincadeiras na educação infantil. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 461-461.

11.
SERRAO, F. R. L. ; SILVA, V. M. . O estudo da criatividade de alunos com altas habilidades. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 462-462.

12.
OLIVEIRA, J. M. ; SILVA, V. M. . O papel da professora na educação não-sexista - desafios para uma prática transformadora. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 463-462.

13.
SILVA, V. M.; AMANCIO, A. A. B. . O papel da psicomotricidade na alfabetização. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 463-464.

14.
FAUSTO, M. C. M. ; SILVA, V. M. . Uso do material Montessori no processo de alfabetização. In: 15º CONIC - UNAERP, 2014, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2014. v. 15. p. 466-466.

15.
SILVA, V. M.. A Importância do papel do professor na mediação da aprendizagem. In: 14º CONIC - UNAERP, 2013, Ribeirão Preto. Anais de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP, 2013. v. 14. p. 208-281.

Apresentações de Trabalho
1.
DAIGE, A. L. T. ; SILVA, V. M. . O pedagogo hospitalar: habilidades e competências necessárias para a formação do professor atuante dentro de hospitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROMANI, M. A. ; SILVA, V. M. . Pedagogia hospitalar: um estudo sobre as publicações da plataforma Scielo entre 2012-2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, V. M.; BRAGA, F. M. . Análise dos relatos dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID presentes nos anais do Endipe entre 2010 e 2014.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, V. M.; PEREZ, A. F. . A importância do papel do professor na mediação da aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, V. M.. A importância do papel do professor na mediação da aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, V. M.. Educando adolescentes no século XXI: desafios tecnológicos, sociais e educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, V. M.. Processos Didáticos e Pedagógicos para a Leitura e Produção Escrita. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (Modelo: Trilha Referencial de Aprendizagem)).

2.
SILVA, V. M.. Fundamentos e Práticas na Educação Infantil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (Modelo: Trilha Referencial de Aprendizagem)).

3.
SILVA, V. M.. Papel do Pedagogo nas Organizações. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (Modelo: Trilha Referencial de Aprendizagem)).

4.
SILVA, V. M.. Alfabetização em EJA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (Modelo: Trilha Referencial de Aprendizagem)).

5.
SILVA, V. M.. Processos Didáticos e Pedagógicos para a Leitura e Produção Escrita. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Videoaulas).

6.
SILVA, V. M.. Fundamentos e Práticas na Educação Infantil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Videoaulas).

7.
SILVA, V. M.. Estrutura, Gestão e Currículo da Educação Básica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Videoaulas).

8.
SILVA, V. M.. Papel do Pedagogo nas Organizações. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Videoaulas).

9.
SILVA, V. M.. Alfabetização em EJA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Videoaulas).

10.
SILVA, V. M.. Estrutura, Gestão e Currículo da Educação Básica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (Modelo: Trilha Referencial de Aprendizagem)).

11.
SILVA, V. M.; BASSOLI, D. A. ; MELO, A. S. . Práticas Reflexivas em EAD. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SILVA, V. M.. Melhores práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2014. .

13.
SILVA, V. M.; BASSOLI, D. A. . E tudo começa na semana de Planejamento Pedagógico. 2014. (Boletim Eletrônico).

14.
SILVA, V. M.. Metodologia do Ensino de História. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

15.
SILVA, V. M.. Fundamentos e Práticas da Educação Infantil. 2013. (Material Didático Universitário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Suelen Talita da Silva.A importância do Método Montessori na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

2.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Wagner José Santos Oliveira.A contação de histórias na educação infantil como instrumento de formação e socialização da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

3.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Sônia Maria Suriano Alves.As Contribuições das Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

4.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Andreia Cristina de Lima.Diversidade na escola: importância da participação da família nos diversos contextos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

5.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.. Participação em banca de Gustavo Carluccio.Práticas criativas e o ensino de música na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

6.
SILVA, V. M.; VINCO, M. S.. Participação em banca de Sonara O. Campanha e Susilene M. B. Imperatrice.A aplicabilidade das bases legais da pedagogia hospitalar no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

7.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; BUCCI, M. C.. Participação em banca de Silvana Mazaron Pereira.Um olhar especial sobre o brincar na creche. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

8.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; BUCCI, M. C.. Participação em banca de Telma Regina Vilaça Cruz e Vanessa Ap. J. C. S. Ferreira.Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na infância contemporânea - (TDAH). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

9.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; BUCCI, M. C.. Participação em banca de Valdeti Stefanini Campos.O educador na formação de leitores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

10.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; VINCO, M. S.. Participação em banca de Leandro Rodrigues de Oliveira.Campos de atuação profissional do pedagogo empresarial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

11.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; VALE, S. B.. Participação em banca de Gislaine Cristina Candido de Almeida.A contribuição do pedagogo na gestão democrática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.

12.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; VALE, S. B.. Participação em banca de Manuela Cruz Marmol Fausto.Uso do material Montessori no processo de alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Ead) - Universidade de Ribeirão Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.. Avaliadora dos trabalhos submetidos ao 1º Congresso Internacional RCI de EaD e do 15º Workshop NPT de EaD. 2018. Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD.

2.
SILVA, V. M.. Avaliadora no 18º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp (CONIC). 2017. Universidade de Ribeirão Preto.

3.
SILVA, V. M.. Avaliadora no 17º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp (CONIC). 2016. Universidade de Ribeirão Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso in Company UNAERP: Como criar matrizes de referência e instrumentos de avaliação no Padrão ENADE. 2018. (Outra).

2.
De "Romeu e Julieta" aos "Treze Porquês": o jovem, a onipotência e a vulnerabilidade no mundo contemporâneo. 2018. (Outra).

3.
6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional - 14º Workshop EaD - NPT - USP. Análise dos relatos dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID presentes nos anais do Endipe entre 2010 e 2014.. 2017. (Congresso).

4.
A tirania da felicidade e o mundo do trabalho. 2017. (Outra).

5.
Neurociência da Educação: o que ela tem para nos Ensinar a Ensinar no Século 21. 2017. (Outra).

6.
Capacitação Pedagógica: Metodologias Ativas no processo Ensino Aprendizagem. 2016. (Outra).

7.
Diretrizes Institucionais dos projetos Pedagógicos dos Cursos tendo como referencial a taxonomia de Bloom. 2016. (Oficina).

8.
VII Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.TEMÁTICAS E PROPOSIÇÕES SOBRE O PIBID QUE EMERGEM DO V ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS. 2015. (Seminário).

9.
XII CONLAB - Congresso Luso Afro Brasileiro. A Importância do papel do professor na mediação da aprendizagem. 2015. (Congresso).

10.
Speaking activities - exercícios para falar melhor em inglês. 2014. (Outra).

11.
Colegiado Nacional. 2012. (Congresso).

12.
I Congresso Internacional Inteligência se aprende: Inovação em Práticas Pedagógicas e Saltos de Aprendizagem. 2012. (Congresso).

13.
Seminário Nacional de Educadores. 2012. (Seminário).

14.
Simpósio Internacional Inteligência se Aprende: ações e resultados da prática do professor mediador. 2010. (Simpósio).

15.
Congresso de Educação - Mediação da aprendizagem: a interação professor-aluno. 2009. (Congresso).

16.
Conversadores conversando com a escola: um ato inteligente. 2009. (Outra).

17.
Encontros de Lideranças Pedagógicas. 2009. (Encontro).

18.
VII - Workshop NPT - O impacto das Tecnologias no aprendizado. 2009. (Outra).

19.
Ciência da Aprendizagem: qual a pedagogia para o século XXI. 2006. (Outra).

20.
Igualdade, qualidade e diversidade: Novos Paradigmas da Educação Escolar. 2006. (Encontro).

21.
3º Encontro de Iniciação Científica (ENIC). 2004. (Encontro).

22.
Fórum Mundial de Educação São Paulo. 2004. (Outra).

23.
1º Encontro de Desenvolvimento de Capacidades e Talentos. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREZ, A. F. ; SILVA, V. M. . III Jornada Pedagógica - UNAERP. 2017. (Outro).

2.
SILVA, V. M.; PEREZ, A. F. ; VALE, S. B. . II Ciclo de palestras pedagógicas - UNAERP. 2016. (Outro).

3.
SILVA, V. M.; PEREZ, A. F. ; VALE, S. B. . I Ciclo de palestras pedagógicas - Os desafios presentes na sala de aula e o papel do professor. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maurício Aparecido Romani. PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO SOBRE AS PUBLICAÇÕES DA PLATAFORMA SCIELO ENTRE 2012 - 2016.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

2.
Ana Luiza Torres Daige. PEDAGOGO HOSPITALAR: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATUANTE DENTRO DE HOSPITAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

3.
Kauê Pinto Cuter de Oliveira. A importância do profissional de educação física no desenvolvimento psicomotor das crianças de 3 a 5 anos na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

4.
Ana Carla de Farias M. Lopez e Telma Aparecida F. Justiniano. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

5.
Silvana Anicacio Da Silva e Suzana De Jesus Anicacio. A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO ENSINO REGULAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

6.
Juliana dos Santos Nogueira Gulla. O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DE 03 A 05 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

7.
Juliana Gonzalez e Kelen Aparecida Santos. BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO ? SP.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

8.
Deise C. G. da Silva Santos e Evelyn Celestino Peredo. PEDAGOGIA AFETIVA: UMA NECESSIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

9.
Cristina Aparecida Silva. A CULTURA DO CUIDAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

10.
Cristiane Barbosa dos Santos. EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

11.
Camila Costa Gomes. ENSINO LÚDICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

12.
Cláudia Cristina de Souza. A IMPORTÂNCIA DA ATVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

13.
Rosiane Medeiros Galvão. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

14.
Suzana de Jesus Anicacio. A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO ENSINO REGULAR SILVANA ANICACIO DA SILVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

15.
Manuela Cruz Marmol Fausto. USO DO MATERIAL MONTESSORI NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

16.
Mara Sílvia Malvestio Guimarães. A BRINCADEIRA COMO RECURSO ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

17.
Joyce Mara de Oliveira. O PAPEL DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO NÃO-SEXISTA: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

18.
Andréia Aparecida Borges Amâncio. O PAPEL DA PSICOMOTRICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

19.
Fernanda Raquel Lopes Serrão. O ESTUDO DA CRIATIVIDADE DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

20.
Denise Cristina de Souza Guerreiro e Renata Alves Faleiros. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

21.
Wailza Maria Fernandes Nascimento. O BRINCAR E OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

22.
Tauana Manzoli de Oliveira. A ESCOLA DE A AQUISIÇÃO DE VALORES MORAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

23.
Rogério Costa Danilaitis. AS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

24.
Cibele Diana Merlin e Samantha C.G. dos Santos do Valle. SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

25.
Karina dos Santos Moura Vaz. O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

26.
Karina Aparecida Leme de Araujo. INCLUSÃO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

27.
Maria Cecília S. de Bortoli e Roberta A. F. de Miranda. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

28.
Márcia Cristina Manzini Vieira e Néia Ap. da Silva. A Importância do Trabalho com Arte na Educação Especial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

29.
Alessandra Gonçalves Mingates e Pedro Alessandro Constanti. LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

30.
Érika Moretto Pinato e Priscila da Silva Gonçalves. O AUTISMO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

31.
Caroline Ap. Lima da Silva e Maria Elena Colosio. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.

32.
Luciana Salomão de Santana. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Vivian Massullo Silva.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:44:39