Marcus Eduardo Maciel Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5628561909586804
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Possui graduação em QUÍMICA - Bacharelado (1991), Licenciatura em CIÊNCIAS (1986), Licenciatura em QUÍMICA (1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, todas pela PUCRS.. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenou o 35º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química desde 1987, no Ensino Médio. Avaliador das coleções de Química no PNLD. Pesquisa nas linhas do Ensino pela Pesquisa, PIBID e Formação de Professores por meio de Comunidades de Prática. profmarcus@yahoo.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Venâncio Aires.
Av, das Indústrias, 1865
Universitário
95800000 - Venâncio Aires, RS - Brasil
Telefone: (51) 37934200
URL da Homepage: http://www.venancio.ifsul.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM COMUNIDADES DE PRÁTICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO NO PIBID QUÍMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maurivan Güntzel Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; comunidades de prática; PIBID; mediação; Educação Química.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de química,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maurivan Güntzel Ramos.
Palavras-chave: química; formação de professores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em QUÍMICA. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: SÍNTESE E METABOLISMO DA VITAMINA C.
Orientador: MARIA DAS GRAÇAS CARDOSO.
1993 interrompida
Especialização interrompida em 1993 em TOXICOLOGIA APLICADA. (Carga Horária: 350h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: ....
Ano de interrupção: 1993
1987 - 1991
Graduação em QUÍMICA - BACHARELADO.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em QUÍMICA - LICENCIATURA.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1984 - 1986
Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1981 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
COLÉGIO DOM BOSCO, CDB, Brasil.
1971 - 1979
Ensino Fundamental (1º grau).
INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JUDAS TADEU, SÃO JUDAS, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Professor das disciplinas: - Contextualização Interdisciplinaridade aplicada ao Ensino de Ciências Exatas - Metodologia da Pesquisa em Educação e Produção Escrita Orientação de Mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas no campus Santo Antônio da Patrulha.


INST FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE - VENÂNCIO AIRES, IFSUL - VA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, A Pesquisa como Princípio Pedagógico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A pesquisa como princípio pedagógico
Políticas de formação docente
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Linhas de pesquisa
Comunidades de Prática

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: doutorando, Enquadramento Funcional: Aluno

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Física, .

Linhas de pesquisa
Educar pela Pesquisa
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Física, .

Linhas de pesquisa
PIBID
03/1987 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário, MARISTA/Rosário, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1990 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 29


Colégio Leonardo da Vinci - Beta, LEO BETA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8


Colégio Salesiano Dom Bosco, CSDB, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 25


Curso Pré-Universitário, CPU, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10


Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, IPA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 25


COLÉGIO FARROUPILHA - PORTO ALEGRE, ABE 1858, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 24



Linhas de pesquisa


1.
Educar pela Pesquisa

Objetivo: Desenvolver entre professores a proposta do Educar pela Pesquisa como alternativa pedagógica, originada a partir das perguntas elaborada pelos estudantes, a fim de reorganizar o currículo escolar..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ensino de ciências.
Palavras-chave: aprendizagem; educar pela pesquisa; formação de professores.
2.
PIBID

Objetivo: Compreender o impacto da participação de licenciandos em Química no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, em instituições de ensino superior públicas e privadas no Estado do Rio Grande do Sul.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: ensino de Química; formação de professores; PIBID.
3.
Comunidades de Prática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS VISANDO A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Descrição: O projeto visa elaborar um aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets) com objetivo de colaborar na aprendizagem dos conteúdos de Química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro - Coordenador / Fábio Lorenzi da Silva - Integrante.
2012 - 2013
Comunidade de Prática entre Professores de Química
Descrição: Um grupo de professores de Química reúne-se semanalmente na forma de uma comunidade de prática para discutir as possíveis causas do crescente desinteresse dos alunos pelas aulas de Química. É objetivo desse grupo o compartilhamento de experiências tendo como norte a produção de ideias que possam melhorar a prática de cada participante. Duração: 07/2012 a 06/2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro - Coordenador / Mayara Medaglia Leães de Souza - Integrante / Andreia Bianchi de Camargo - Integrante / Carlos Eduardo Serapião Valério - Integrante / Andressa Esswein - Integrante / Sandra Quevedo - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Temas transdisciplinares na Área de Conhecimento das Ciências da Natureza e suas tecnologias
Descrição: O projeto, inserido na plataforma de "Projetos de Ensino", constitui-se de aulas interdisciplinares com professores das disciplinas de Biologia, Física e Química. As aulas cercam-se de temas escolhidos dentre aqueles que compõem a prova do Enem. Duração: 60 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro - Coordenador / Melissa Franceschini - Integrante / Lurdes Eliane Rothmund Bolfe - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista de Debates em Ensino de Química - REDEQUIM
2016 - Atual
Periódico: Revista Thema
2017 - Atual
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2017 - Atual
Periódico: REVISTA REAMEC
2017 - Atual
Periódico: Revista Encitec - Ensino Científico e Tecnológico
2017 - Atual
Periódico: Educação química en punto de vista


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Educação, Ciência e Tecnologia
2017 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
2017 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Professor homenageado pelos alunos formandos, Colégio Leonardo da Vinci - Beta.
2012
Professor Paraninfo da turma de formandos, Colégio Leonardo a Vinci - Beta.
2009
Professor homenageado pelos alunos formandos, Colégio Farroupilha.
2007
Professor homenageado pelos alunos formandos, Colégio Farroupilha.
2005
Professor homenageado pelos alunos formandos, Colégio Farroupilha.
2004
Professor homenageado pelos alunos formandos, Colégio Farroupilha.
2002
Professor homenageado pelos alunos formandos, Colégio Farroupilha.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
RIBEIRO, M.E.M.  Data: 11/10/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
THIESEN, JÚLIA GRASIELA2018THIESEN, JÚLIA GRASIELA ; RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL . A influência da iniciação à pesquisa na construção da aprendizagem no ensino de Ciências nos anos iniciais: relato de uma prática docente. REVISTA THEMA, v. 15, p. 603-620, 2018.

2.
SPECHT, C. C.2017SPECHT, C. C. ; RIBEIRO, M. E. M. ; RAMOS, M.G. . Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química.. Revista Thema, v. 14, p. 225-242, 2017.

3.
SPECHT, C. C.2017SPECHT, C. C. ; RIBEIRO, M. E. M. ; RAMOS, Maurivan G. . Estudo da complexidade de abordagens envolvendo perguntas formuladas por estudantes e professores em aulas de Química na Educação Básica. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 3, p. 19-33, 2017.

4.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2017RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . Propostas de formação de professores de Química em trabalhos apresentados em edições do ENEQ. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, p. 1-12, 2017.

5.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2016RIBEIRO, M. E. M.; LAHM, R. A. ; ROCHA FILHO, J. B. ; VIALI, L. . Natureza epistemológica dos objetos de aprendizagem para Ensino de Química. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, p. 245-250, 2016.

6.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2016RIBEIRO, M. E. M.; PONTALTI, L. C. ; RAMOS, M.G. ; SPECHT, C. C. . A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista de Debates Sobre o Ensino de Química, v. 2, p. 101-106, 2016.

7.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2016RIBEIRO, M. E. M.; DALAGNOL, V. ; HACKMANN, G. ; RAMOS, Maurivan G. . A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE DISRUPTORES ENDÓCRINOS. Revista CIATEC-UPF, v. 8, p. 62, 2016.

8.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2016RIBEIRO, M. E. M.; GALLON, M. ; PRASNISKI, M. E. T. ; SANTOS, B. S. . OCORRÊNCIA DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA NA ESCOLA. Revista Thema, v. 14, p. 54-67, 2016.

9.
RAMOS, Maurivan G.2015RAMOS, Maurivan G. ; RIBEIRO, M. E. M. ; GALIAZZI, Maria Do Carmo . Análise Textual Discursiva em processo: investigando a percepção de professores e licenciandos de Química sobre aprendizagem. Campo Abierto, v. 34, p. 125-140, 2015.

10.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2012RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . Grupos Colaborativos como Estratégia de Aprendizagem em Aulas de Química. revista acta scientiae, v. 14, p. 456, 2012.

11.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2012RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M. ; RAMOS, M.G. . Um estudo sobre referenciais curriculares de química em escolas brasileiras. Revista Congresso Universidad, v. I, p. 1-12, 2012.

12.
CAMARGO, A.N.B.2011CAMARGO, A.N.B. ; PILAR, F. D. ; RIBEIRO, M. E. M. ; FANTINEL, M. ; RAMOS, M.G. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A EVOLUÇÃO AO LONGO DA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS INGRESSANTES, CONCLUINTES E DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Momento (Rio Grande), v. 20, p. 19-29, 2011.

13.
RIBEIRO, M. E. M.;RIBEIRO, MARCUS EDUARDO MACIEL2010RIBEIRO, M. E. M.; MANFROI, V. . Vinho e Saúde: Uma Visão Química. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, v. 2, p. 91-103, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CACCIAMANI, J.L.M. ; RIBEIRO, M. E. M. ; SANTOS, S. A. . Reflexões e Debates em Educação Química: ações, inovações e polpiticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1000. 260p .

2.
RIBEIRO, M. E. M.; SANTOS, S. A. (Org.) . Ensino de Ciências: reflexões e diálogos. 1. ed. Rio do Sul: Unidavi, 2015. v. 1. 150p .

3.
RIBEIRO, M. E. M.. QUÍMICA ORGÂNICA - PRIMEIROS CONCEITOS. 1. ed. PORTO ALEGRE: VERSATIL ARTES GRÁFICAS, 2009. v. 1. 179p .

4.
RIBEIRO, M. E. M.. EQUILÍBRIOS QUÍMICOS. 1. ed. PORTO ALEGRE: VERSATIL ARTES GRÁFICAS, 2009. v. 1. 36p .

Capítulos de livros publicados
1.
SPECHT, C. C. ; SOUZA, C. C. ; RIBEIRO, M. E. M. ; RAMOS, Maurivan G. . Caráter investigativo e informativo de perguntas sobre ?Água? de estudantes do Ensino Fundamental. In: Pedro Membiela, Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros y Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Vigo: Educion Editora, 2017, v. , p. 357-361.

2.
CACCIAMANI, J.L.M. ; RIBEIRO, M. E. M. ; SANTOS, S. A. . A pesquisa como princípio pedagógico na construção curricular no ensino de química e na formação de professores. In: Bruno dos Santos Pastoriza; Fábio André Sangiogo; Veridiana Krolow Bosenbecker. (Org.). Reflexões e Debates em Educação Química: ações, inovações e políticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 209-230.

3.
RIBEIRO, M. E. M.; PAULA, A. C. ; AMARAL, L. C. ; RAMOS, M.G. ; SOUZA, M. M. L. . As perguntas dos alunos como nortedoras da organização curricular interdisciplinar em ciências. In: Membiela, Pedro; Casado, Natalia; Cebreiros, María Isabel. (Org.). As perguntas dos alunos como nortedoras da organização curricular interdisciplinar em ciências. 1ed.santiago de compostela: educacion editora, 2015, v. 1, p. 221-225.

4.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . A pesquisa no currículo escolar: ações que valorizam as perguntas dos estudantes. In: Sandra Aparecida dos Santos; Marcus Eduardo Maciel Ribeiro. (Org.). Ensino de Ciências: reflexões e diálogos. 1ed.Rio do Sul: Unidavi, 2015, v. 1, p. 93-109.

5.
RIBEIRO, M. E. M.; CAMARGO, A.N.B. ; FANTINEL, M. ; RAMOS, M.G. . A participação de professores de química em comunidades de prática como ação de formação continuada. In: PEDRO MEMBIELA, NATALIA CASADO, M.ª ISABEL CEBREIROS. (Org.). Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias. 1ed.vigo: Educacion Editora, 2013, v. , p. 419-424.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, M. E. M.; SOUZA, M. M. L. ; ROSA, M. P. A. ; RAMOS, M.G. . o educar pela pesquisa como proposta de reorganização curricular: relato de uma atividade de formação de professores. 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 07 out. 2013.

2.
RIBEIRO, M. E. M.. Roteiro de Atividade Didática de Química sobre a produção de etanol celulósico. Scientific American Brasil: Aula Aberta 7, São Paulo - Brasil, p. 62 - 63, 20 fev. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, Maurivan G. . O PIBID NA FORMA DE COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2017, Florianópolis. ANAIS - XI ENPEC, 2017.

2.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . O PIBID ? SUBPROJETO QUÍMICA - NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO RIO GRANDE DO SUL. In: Anais do V Seminário Institucional do PIBID Univates e III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: ser professor: desafios e possibilidades, 2015, Lajeado. Anais do V Seminário Institucional do PIBID Univates e III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: ser professor: desafios e possibilidades. porto alegre: Evangraf, 2015. v. 1. p. 59-63.

3.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; GALIAZZI, M. C. . A percepção de professores e licenciandos de Química sobre a aprendizagem Um exercício de Análise Textual Discursiva. In: 4º Congresso Ibero-brasileiro de investigação qualitativa, 2015, Aracaju - BR. Atas do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015. v. 2. p. 394-399.

4.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; PONTALTI, L. C. ; SPECHT, C. C. . A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE QUÍMICA. In: 35º Encontro de Debates sobre o Ensino de Quimica, 2015, Porto Alegre. 35º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015.

5.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; BREDA, A. . O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO POLITÉCNICO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGENS, 2014, Lajeado. Anais do IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem - múltiplos olhares. Lajeado: Editora Evangraf, 2014.

6.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. In: 34º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2014, santa cruz. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. santa cruz: unisc, 2014. v. 1. p. 182-189.

7.
RIBEIRO, M. E. M.; ALVES, V. F. ; ISA, C. P. M. ; BARRETO, C. M. ; SILVA, D. P. ; LOPES, L. A. . O clube de química como fator de motivação para a aprendizagem de Química. In: 34º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2014, santa cruz. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. santa cruz: unisc, 2014. v. 1. p. 409-416.

8.
RIBEIRO, M. E. M.; ALVES, V. F. ; BARRETO, C. M. ; SILVA, D. P. ; LOPES, L. A. ; ISA, C. P. M. . O clube de química como fator de motivação para a aprendizagem de Química. In: 34º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2014, santa cruz. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. santa cruz: unisc, 2014. v. 1. p. 409-416.

9.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . O interesse dos alunos em aulas de Química no contexto de uma comunidade de prática de professores: um estudo de caso. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia - SP. IX enpec, 2013.

10.
RIBEIRO, M. E. M.; ALMEIDA, M.M. ; RAMOS, M.G. . O Ensino de Ciências e Matemática pela prática da pesquisa na escola. In: 8º Congresso Internacional de Educación Superior, 2012, Havana. ANAIS 8º CIES, 2012.

11.
RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M. ; RAMOS, M.G. . Um estudo sobre referenciais curriculares de Química em escolas brasileiras. In: 8º Congresso Internacional de Educación Superior, 2012, Havana. ANAIS 8º CIES, 2012.

12.
RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M. ; CAMARGO, A.N.B. ; RAMOS, M.G. . A participação de professores de química em comunidades de prática como ação de formação continuada. In: I Simposio Internacional de Ensiñanza de las Ciências, 2012, Vigo - Espanha. http://www.simposio.ziblec.com/index.php/pt/programa, 2012.

13.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . Aprendizagem de Química em Grupos Colaborativos. In: Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2012, Salvador. Anais do XVI encontro nacional do ensino de Química, 2012.

14.
RIBEIRO, M. E. M.; CACCIAMANI, J.L.M. ; SILVA, A.L.S. ; MOURA. P.R.G. . A compreensão dos motivos do desinteresse dos alunos pelas aulas de Química. In: 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química e Saberes Docentes: memórias, narrativas e práticas. porto alegre: ufrgs, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. E. M.; SANTOS, S. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO. In: VI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidavi, 2016, Rio do Sul. RESUMOS - VI CIEPE - Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio do Sul: Editora Unidavi, 2016. p. 11-11.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRUCH, D. R. ; RIBEIRO, M. E. M. . Da Chuva ao Arco-Íris: Introduzindo a pesquisa na sala de aula da Educação Infantil. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, M. E. M.; DUSO, L. . O ensino de ciências e a formação docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, M. E. M.. A pesquisa como alternativa em aulas de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, M. E. M.. O Ensino pela Pesquisa: nova perspectiva para estudantes e professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, M. E. M.. A identificação de falhas conceituais a partir das perguntas dos estudantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, M. E. M.. A aprendizagem colaborativa em Ciências e a cibercultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, S. A. ; LUCA, A. G. ; RIBEIRO, M. E. M. ; PIZZATO, M. C. ; PINO, J. C. . A escrita e a leitura promovidas pela experimentação contextualizada e interdisciplinar na construção de conceitos científicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
KUSTER, J. ; RIBEIRO, M. E. M. ; ROBAINA, J. V. L. . A influência dos saberes populares da cultura italiana nas concepções científicas de estudantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, Maurivan G. ; SPECHT, C. C. . O PIBID COMO FATOR DE DECISÃO DOS BOLSISTAS PELA PROFISSÃO DE PROFESSOR'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; SPECHT, C. C. ; SOUSA, C. C. . AS CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBID) SOBRE DISCIPLINAS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, M. E. M.. O LIXO DOMÉSTICO COMO DESENCADEADOR DE UM PROCESSO DE PESQUISA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RIBEIRO, M. E. M.. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RIBEIRO, M. E. M.; SANTOS, S. A. ; CACCIAMANI, J.L.M. . A pesquisa como princípio pedagógico na construção curricular no ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIBEIRO, M. E. M.; SPECHT, C. C. ; RAMOS, Maurivan G. . O impacto do Pibid no interesse pela formação docente e pela decisão em ser professor de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RIBEIRO, M. E. M.; SOUSA, C. C. ; SPECHT, C. C. ; RAMOS, M.G. . CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID SOBRE A LICENCIATURA EM QUÍMICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, M. E. M.; SPECHT, C. C. ; RAMOS, M.G. . O PIBID COMO FATOR DE DECISÃO DOS BOLSISTAS PELA PROFISSÃO DE PROFESSOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, Maurivan G. ; SPECHT, C. C. ; SOUZA, C. C. . Concepções de bolsistas do Pibid sobre a Licenciatura em Química no Estado do Rio Grande do Sul'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RIBEIRO, M. E. M.. Projetos de pesquisa em ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . O PIBID - subprojeto química - no congtexto das instituições de ensino superior no rio grande do sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
RIBEIRO, M. E. M.; SPECHT, C. C. ; RAMOS, M.G. . A IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA DOS APRENDENTES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GALLE, L. A. V. ; RIBEIRO, M. E. M. ; RAMOS, M.G. ; CARVALHO, J. N. . A PERGUNTA NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS CONCEITUAIS NA LINGUAGEM DOS ESTUDANTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; SOUZA, M. M. L. ; PAULA, A. C. ; AMARAL, L. C. . AS PERGUNTAS DOS ALUNOS COMO NORTEDORAS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . A formação de professores de Química nos trabalhos apresentados em ENEQs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; BREDA, A. . O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO POLITÉCNICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RIBEIRO, M. E. M.; ISA, C. P. M. ; BARRETO, C. M. ; SILVA, D. P. ; LOPES, L. A. ; ALVES, V. F. . O clube de química como fator de motivação para a aprendizagem de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIBEIRO, M. E. M.; SOUZA, M. M. L. ; ROSA, M. P. A. ; RAMOS, M.G. . o educar pela pesquisa como proposta de reorganização curricular: relato de uma atividade de formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . O INTERESSE DOS ALUNOS EM AULAS DE QUÍMICA NO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RIBEIRO, M. E. M.; ALMEIDA, M.M. ; RAMOS, M.G. . O Ensino de Ciências e Matemática pela prática da pesquisa na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M. ; RAMOS, M.G. . Um estudo sobre o currículo de Química em escolas brasileuiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. . APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM GRUPOS COLABORATIVOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M. ; RAMOS, M.G. . A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBE OS MOTIVOS QUE CAUSAM O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS DE QUÍMICA NA ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
RIBEIRO, M. E. M.. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
RIBEIRO, M. E. M.. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
RIBEIRO, M. E. M.. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
RIBEIRO, M. E. M.. HABILIDADES E COMPETÊNCIA EM QUÍMICA - UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
RIBEIRO, M. E. M.. A Química Dentro das Ciências da Natureza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, M. E. M.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM COMUNIDADES DE PRÁTICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO NO PIBID DE QUÍMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2017 (Tese de Doutorado).

2.
RIBEIRO, M. E. M.. Da Universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. Lajeado: Univates, 2015 (anais de evento).

3.
RIBEIRO, M. E. M.. O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de química 2013 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, M. E. M.. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, M. E. M.; OUTROS, V. . Programa Nacional do Livro Didático 2018. 2017.

2.
RIBEIRO, M. E. M.; ANDRADE, P. D. ; FREITAS, J. A. ; BOTH, J. ; MACEDO, V. L. F. . PPC do curso de Especialização 'A pesquisa como princípio pedagógico'. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, M. E. M.; EICHLER, M. L. ; MISSEL, J. . Mundo Online no Ensino de Química. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, S. P. ; NUNES, R. ; RIBEIRO, M. E. M. . SEMINÁRIO INTEGRADO. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RIBEIRO, M. E. M.. Conteúdos da disciplina de Química. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, M. E. M.. O uso de tecnologia no ensino de Ciências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, M. E. M.. Métodos de Análise Qualitativa: a Análise Textual Discursiva. 2017. .

3.
RIBEIRO, M. E. M.; GALLE, L. A. V. ; PAULETTI, F. . Unidades de aprendizagem no ensino de Química: vivências de pesquisa em sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RIBEIRO, M. E. M.. A inserção do educar pela pesquisa no currículo escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; GALIAZZI, M. C. . Quando percebo que o estudante está aprendendo química? Um exercício de análise textual discursiva. 2014. .

6.
RIBEIRO, M. E. M.; PAULA, A. C. . O Educar pela Pesquisa como alternativa no Seminário Integrado do Ensino Politécnico. 2014. .

7.
RIBEIRO, M. E. M.; SOUZA, M. M. L. . O educar pela pesquisa como alternativa curricular em aulas de Química. 2013. .

8.
RIBEIRO, M. E. M.. A inserção do educar pela pesquisa no currículo escolar. 2012. .

9.
RIBEIRO, M. E. M.. Educar Pela Pesquisa Como Alternativa Pedagógica. 2012. .

10.
RIBEIRO, M. E. M.; CAMARGO, A.N.B. ; FANTINEL, M. . A inserção do Educar Pela Pesquisa no currículo escolar. 2011. .

11.
RIBEIRO, M. E. M.. Trabalhando Habilidades e Competências em Uma Ação Interdisciplinar. 2010. .

12.
RIBEIRO, M. E. M.. Lições do Rio Grande - Região de Canoas. 2010. .

13.
RIBEIRO, M. E. M.. Lições do Rio Grande - Região de Osório. 2010. .

14.
RIBEIRO, M. E. M.. Lições do Rio Grande - Região de Guaíba. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, M. E. M.; LIMA, V. M. R.; PIRES, M. G. S.; TOMIO, D.. Participação em banca de BEATRIZ GARCIA LIPPERT. CLUBE DE CIÊNCIAS E UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM PENSAR ECOLÓGICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
RIBEIRO, M. E. M.; ROSA, M. P. A.; RAMOS, M.G.. Participação em banca de MARTHA RHEINGANTZ DOS SANTOS. O CONHECIMENTO DE NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E A VALORIZAÇÃO POR PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
RIBEIRO, M. E. M.; ZABADAL, J. R. S.; WITT, N. S. P.. Participação em banca de Alexandre Saraiva De Maria. INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS (PEER INSTRUCTION) E ENSINO SOB MEDIDA (JUST IN TIME TEACHING): MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO AUXILIANDO A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE TERMODINÂMICA EM NÍVEL MÉDIO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
RIBEIRO, M. E. M.; STAUDT, E.; ZABADAL, J. R. S.; WITT, N. S. P.. Participação em banca de Alexandre Saraiva De Maria. INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS (PEER INSTRUCTION) E ENSINO SOB MEDIDA (JUST IN TIME TEACHING): MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO AUXILIANDO A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE TERMODINÂMICA EM NÍVEL MÉDIO. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ZUCOLOTTO, A. M.; PASSOS, C. G.; RIBEIRO, M. E. M.. Participação em banca de Jennifer Demari. A formação docente no Pibid/Química da UFRGS na perspectiva dos egressos do Programa.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, M. E. M.; GALIAZZI, Maria Do Carmo; ZUCOLOTTO, A. M.; CAAMANO, A.. Participação em banca de Anelise Grünfeld de Luca. A EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR EVIDENCIADA NO LIVRO ?DIALOGANDO CIÊNCIA ENTRE SABORES, ODORES E AROMAS: CONTEXTUALIZANDO OS ALIMENTOS QUÍMICA E BIOLOGICAMENTE? NO CONTEXTO DA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
RIBEIRO, M. E. M.; SECCO, G.; ROCIO, M.. Participação em banca de Tiago Amador Tamanini. INTERFACES DISCIPLINARES: ENSAIOS E TEORIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA INTEGRAR DISCIPLINAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
RIBEIRO, M. E. M.; SECCO, G.; ROCIO, M.. Participação em banca de Tiago Amador Tamanini. AS INTERFACES DISCIPLINARES: ENSAIOS E TEORIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVASPARA PROMOVER ENLACES DOS SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MELLO, I. C.; RIBEIRO, M. E. M.; LEITE, B. S.; FERREIRA, M. S. F. D.; RIBEIRO, M. T. D.. Participação em banca de Edimarcio Francisco da Rocha. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS DE QUÍMICA: Inter-relações econômicas, acadêmicas e pedagógicas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, M. E. M.; MILANI, R.; GUIDOTTI, C.. Participação em banca de Ana de Fátima Padilha Rodrigues. RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
RIBEIRO, M. E. M.; GUIDOTTI, C.; SILVA, F. T.. Participação em banca de Maurício Costa Cabreira. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PESQUISA EM SALA DE AULA PARA ALÉM DA FEIRA DE CIÊNCIAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RIBEIRO, M. E. M.. XVII FEPROQUIM ? Feira de Projetos de Química. 2016. Associação Brasileira de Química.

2.
RIBEIRO, M. E. M.. XXIV MARATONA DE QUÍMICA. 2016. Associação Brasileira de Química.

3.
RIBEIRO, M. E. M.. Mostra do Saber 2015. 2015. COLÉGIO MARISTA ROSÁRIO.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Tratamento de Informações por meio de Análise Textual Discursiva. 2018. (Simpósio).

2.
III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.A pesquisa em sala de aula como proposta de estruturação do currículo. 2018. (Encontro).

3.
III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.A valorização das perguntas dos estudantes em sala de aula: o início do processo de pesquisa. 2018. (Encontro).

4.
XIX Encontro Nacional de Ensino de Química.avaliador - comissão científica. 2018. (Encontro).

5.
XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE VIÊNCIAS.O Pibid na forma de comunidade de prática: uma proposta de formação inicial e continuada de professores de Química. 2017. (Encontro).

6.
36º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.comissão científica. 2016. (Encontro).

7.
56º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. Avaliador e integrante da comissão nacional de avaliação da XXIV Maratona de Química. 2016. (Congresso).

8.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINANZA DE LAS CIENCIAS... 2016. (Simpósio).

9.
VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E XII FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2016. (Outra).

10.
VI Mostra Municipal de Trabalhos Escolares. avaliador de trabalhos. 2016. (Feira).

11.
35º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE QUÍMIC. 2015. (Encontro).

12.
35º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.comissão científica e comissão organizadora. 2015. (Encontro).

13.
4º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA. Análise Textual Discursiva como Instrumento de Reconhecimento da Importância do Pensamento dos Sujeitos. 2015. (Congresso).

14.
V Seminário Institucional do PIBID - III Simpósio Nacional sobre docência na educação básica... 2015. (Simpósio).

15.
X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS. A IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA DOS APRENDENTES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. 2015. (Congresso).

16.
34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.avaliador de trabalhos. 2014. (Encontro).

17.
34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2014. (Encontro).

18.
I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem. avaliação de trabalhos submetidos. 2014. (Congresso).

19.
I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem. O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO POLITÉCNICO. 2014. (Congresso).

20.
III Encontro de PIBID Química do Rio Grande do Sul. 2014. (Encontro).

21.
Mostra do Saber. avaliador de trabalhos. 2014. (Feira).

22.
XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA.A formação de professores de Química nos trabalhos apresentados em ENEQs. 2014. (Encontro).

23.
33° Encontro de Debates Sobre Ensino de Química.POLÍTICAS PÚBLICAS E MOVIMENTOS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA/CIÊNCIAS DO PAÍS. 2013. (Encontro).

24.
33º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. (Encontro).

25.
IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.O interesse dos alunos em aulas de Química no contexto de uma comunidade de prática de professores: um estudo de caso. 2013. (Encontro).

26.
Mostra do Saber. avaliador de trabalhos. 2013. (Feira).

27.
32º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OS MOTIVOS QUE CAUSAM O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS DE QUÍMICA NA ESCOLA. 2012. (Encontro).

28.
8º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACION SUPERIOR. O ENSINO DE CIÊNCIAS PELA PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA. 2012. (Congresso).

29.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CMPA.O lúdico na memorização: relato de uma dinâmica. 2012. (Seminário).

30.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINANZA DE LAS CIENCIAS.A participação de professores de química em comunidades de prática como ação de formação continuada. 2012. (Simpósio).

31.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.O ENSINO DE QUÍMICA PELA PRÁTICA DA PESQUISA NA ESCOLA. 2012. (Encontro).

32.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ.AVALIADOR DE TRABALHOS. 2012. (Encontro).

33.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ.O ENSINO DE QUÍMICA PELA PRÁTICA DA PESQUISA NA ESCOLA. 2012. (Encontro).

34.
31° Encontro de Debates sobre Ensino de Química.A inserção do Educar pela Pesquisa no currículo escolas. 2011. (Encontro).

35.
34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química.Ensino de Química com o uso de Habilidades e Competências. 2011. (Outra).

36.
30º Encontro de Debates sobre o Ensino de Químcia.Participante da mesa-redonda entitulada: A Química na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2010. (Encontro).

37.
II ENCONTRO LATINO-AMERICANO DO ENSINO DE QUÍMICA..... 2000. (Encontro).

38.
VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE TOXICOLOGIA. 1992. (Congresso).

39.
5º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA... 1990. (Encontro).

40.
7º SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 1989. (Simpósio).

41.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE TOXICOLOGIA. 1989. (Congresso).

42.
X ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA..... 1989. (Encontro).

43.
6º SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 1988. (Simpósio).

44.
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. XXX. 1988. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, M. E. M.. V Seminário Saberes Docentes. 2017. (Outro).

2.
RIBEIRO, M. E. M.. IV Seminário Saberes Docentes. 2016. (Outro).

3.
RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M.G. ; CHASSOT, A. I. ; HERBER, J. . 35º Encontro de Debates sobre Ensino de Química. 2015. (Congresso).

4.
RIBEIRO, M. E. M.. Quimagem. 2011. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabíola Pereira Reus Miguel. a definir .... Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
INGRID OLIVEIRA DA COSTA. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS: AÇÕES INVESTIGATIVAS QUE FAVORECEM O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: A pesquisa como princípio pedagógico) - Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro.

2.
DIANA RAQUEL BRUCH. .. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: A pesquisa como princípio pedagógico) - Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro.

3.
JÚLIA GRASIELA THIESEN. A INFLUÊNCIA DA INICIAÇÃO À PESQUISA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: A pesquisa como princípio pedagógico) - Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, M. E. M.. Lições do Rio Grande - Região de Canoas. 2010. .

2.
RIBEIRO, M. E. M.. Lições do Rio Grande - Região de Osório. 2010. .

3.
RIBEIRO, M. E. M.. Lições do Rio Grande - Região de Guaíba. 2010. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:26:34