Aline Girardi Gobbi

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7458989725184870
  • Última atualização do currículo em 02/12/2017


Doutoranda do PPGEP-UFSC, na área de Ergonomia, Mestre em Design (Métodos para Fatores Humanos/Interfaces e Interações Comunicacionais) pelo PPG Design UDESC. Formada em Design - Habilitação Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: usabilidade, design, ergonomia e educação à distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Girardi Gobbi
Nome em citações bibliográficas
GOBBI, A. G.;GOBBI, ALINE GIRARDI


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Eugenio Andrés Díaz Merino.
Coorientador: Giselle Schmidt Alves Díaz Merino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias
2013 - 2015
Mestrado em Design.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Desenvolvimento e Implementação do MD3E (Método de Desdobramento em 3 Etapas) em Ambiente Virtual: Projeto e Avaliação de Interface com Foco nos Fatores Humanos,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ergonomia; Usabilidade; Fatores Humanos; Design; Ambiente Virtual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009
Graduação em andamento em Design Industrial.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Design.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Usabilidade e Ergonomia para Análise de Interfaces Gráficas - Analisando o Software Scribus.
Orientador: Eugenio Andréz Díaz Merino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2002
Técnico em Edificações.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


PIXEON Comércio e Desenvolvimento de Software Ltda ME, PIXEON, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designer de Interação, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Design e Saúde: contribuição do Desenho Industrial na reabilitação de pacientes e trabalhadores inseridos em ambientes psiquiátricos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eugenio Andrés Díaz Merino em 02/12/2017.
Descrição: A presente pesquisa será desenvolvida junto ao Instituto de Psiquiatria Clínica de Santa Catarina. A pesquisa tem dois eixos de ação investigativa. O primeiro eixo tem como base o desenvolvimento de produtos com vistas para a Promoção da saúde e suas aplicações em desenvolvimento de serviços para o trabalhador. O segundo eixo está relacionado ao desenvolvimento de produtos para o uso de pacientes psquiatricos que necessitam de reabilitação fisica, produtos esses que auxiliem a mobilidade, órteses funcionais, andadores e bengalas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Ações integradas entre Mecânica e Design
Descrição: ntegração e disseminação de conhecimentos técnicos e científicos de engenharia de produto, design e ergonomia para o desenvolvimento de Produtos Assistivos através de uma Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Este projeto tem como objetivo fomentar e consolidar a área de Pesquisa em Tecnologia Assistiva, por meio de uma rede de cooperação entre instituições UFPR, UFSC, UNESP, UTFPR e UDESC e seus respectivos Programas de Pós-Graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Avaliações virtuais de usabilidade em modelos digitais humanos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
DESIGN E USABILIDADE: BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Descrição: O estudo do Design sempre teve relação com outra áreas do conhecimento humano, tais como a psicologia, a arte, a engenharia, etc., porém observa-se que o mercado atual exige produtos que atendam às expectativas do usuário, sendo fáceis de usar, confortáveis e seguros, e isso exige que o Design incorpore também estudos na área da ergonomia e usabilidade. Nota-se que faltam metodologias adequadas para a aplicação dos requisitos de ergonomia e usabilidade nos projetos de produtos. Além disso é necessário que estes requisitos sejam considerados já nas etapas iniciais do processo. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma ferramenta apropriada para incorporação da ergonomia e da usabilidade no Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Produtos (GODP). Para isto foi um levantamento bibliográfico das técnicas e ferramentas utilizadas nas metodologias atuais, que consideram a ergonomia e a usabilidade em seu processo. Após a análise das ferramentas, serão selecionadas as mais adequadas para aplicação em projetos práticos para validação da proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Girardi Gobbi - Integrante / Eugenio Andrez Díaz Merino - Coordenador / Douglas da silva - Integrante.
2010 - 2011
A GESTÃO DE DESIGN E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Descrição: Com a crescente necessidade de inserir produtos mais competitivos no mercado, tem- se percebido a importância da Gestão do Design com o propósito de diferenciação de produtos, interferindo em fatores como sustentabilidade e usabilidade, com a finalidade de agregar valor aos produtos. Esta pesquisa tem como objetivo o estudo destes fatores de forma ampla, e aplicação de metodologias desenvolvidas em projetos práticos. Para a elaboração da mesma, foi feita uma revisão bibliográfica dos principais conceitos ligados inicialmente à usabilidade e foram escritos quatro artigos relacionados ao tema, para a publicação em congressos e outros eventos da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Girardi Gobbi - Integrante / Marina Cuneo Aguiar - Integrante / Eugenio Andrez Díaz Merino - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOBBI, A. G.;GOBBI, ALINE GIRARDI2017GOBBI, A. G.; MERINO, E. A. D. ; MERINO, G. S. A. D. ; GONTIJO, L. A. . Uso do eye tracking para obtenção de medidas quantitativas em testes de usabilidade: Um estudo focado na medida da satisfação. Human Factors in Design, v. 6, p. 106, 2017.

2.
SCHMIDT, MÁRCIA CATTOI2017SCHMIDT, MÁRCIA CATTOI ; MARTINS, DIOGO GONÇALVES ; RODRIGUES, RICARDO SCHWINN ; GOBBI, ALINE GIRARDI ; MERINO, GISELLE SCHMIDT ALVES DIAZ ; FERREIRA, MARCELO GITIRANA GOMES . Desempenho do E-Reader Lev: uma Análise Utilizando a Ferramenta Eye Tracking. Human Factors in Design, v. 5, p. 31-47, 2017.

3.
GOBBI, ALINE GIRARDI2015GOBBI, ALINE GIRARDI; SANTOS, F. A. N. V. . Técnicas de Análise de Carga Mental Aplicadas no Design de Interfaces Gráficas. Human Factors in Design, v. 4, p. 30, 2015.

4.
GOBBI, ALINE GIRARDI2014 GOBBI, ALINE GIRARDI; BOSSE, MICHAELLE ; Alexandre Amorim dos Reis . Ergonomia e Usabilidade Aplicados ao Projeto de Produtos Focado no Usuário Idoso: a experiência do idoso com eletrodomésticos e mobiliários na cozinha. Human Factors in Design, v. 3, p. 48, 2014.

5.
GOBBI, A. G.;GOBBI, ALINE GIRARDI2014GOBBI, A. G.; BOSSE, Michaelle ; REIS, Alexandre A. dos . Ergonomia e Usabilidade Aplicados ao Projeto de Produtos Focado no Usuário Idoso: a experiência do idoso com eletrodomésticos e mobiliários na cozinha. Human Factors in Design, v. 03, p. 63-76, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOBBI, ALINE GIRARDI; CATECATI, TIAGO ; MERINO, EUGENIO ANDRÉS DÍAZ ; MERINO, GISELLE SCHMIDT ANDRÉS DÍAZ ; FERREIRA, MARCELO GITIRANA GOMES . USO DO EYE TRACKING PARA MEDIÇÃO DA SATISFAÇÃO PARA TESTES DE USABILIDADE EM INTERFACES WEB. In: 16° Ergodesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings, 2017. v. 3. p. 2287.

2.
Tiago Catecati ; Marcelo Gitirana Gomes Ferreira ; GOBBI, A. G. ; FORCELLINI, F. A. . Crowdfunding: Inovando o financiamento no desenvolvimento de produtos. In: IDEMi, 2015, Florianópolis. Anais IDEMi 2015, 2015.

3.
Fernanda Araújo ; GOBBI, ALINE GIRARDI ; Marcelo Gitirana Gomes Ferreira ; Patrícia Parrela ; SANTOS, F. A. N. V. . SISTEMÁTICA PARA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO DESIGN DE PRODUTOS APLICADA AO MÉTODO MD3E. In: IDEMi, 2015, Florianópolis. Anais IDEMi 2015, 2012.

4.
GOBBI, ALINE GIRARDI; BOSSE, MICHAELLE ; REIS, ALEXANDRE AMORIM DOS . ERGONOMIA E USABILIDADE APLICADOS AO PROJETO DE PRODUTO FOCADO NO USUÁRIO IDOSO: A EXPERIÊNCIA DO IDOSO COM ELETRODOMÉSTICOS E MOBILIÁRIOS NA COZINHA. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014. p. 3625.

5.
GOBBI, A. G.; Merino, E. A. D. ; MERINO, G. S. A. ; GONTIJO, L. A. . Avaliação de Interfaces Gráficas utilizando o método Usa-Design©: Estudo de caso com o software livre Scribus. In: ABERGO, 2014, São Carlos. Anais ABERGO 2014, 2014.

6.
GOBBI, A. G.; Merino, E. A. D. ; MERINO, G. S. A. ; GONTIJO, L. A. . UTILIZAÇÃO DO MÉTODO USA-DESIGN© PARA A AVALIAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS: Aplicação prática no software Scribus. In: Ergodesign - USIHC, 2014, Joinville. Anais USIHC 2014, 2014.

7.
GOBBI, A. G.; AGUIAR, M. C. ; Merino, E. A. D. ; MERINO, G. S. A. ; GONTIJO, L. A. . A PROPRIEDADE INTELECTUAL NO DESIGN: A importância da proteção de marcas como diferencial competitivo. In: P&D, 2012, Maranhão. P&D, 2012.

8.
GOBBI, A. G.; Merino, E. A. D. ; SILVA, D. ; MERINO, G. S. A. . Design e Usabilidade: Técnicas e ferramentas de apoio ao projeto de produto. In: IDEMi, 2012, Florianópolis. IDEMi 2012, 2012.

9.
MERINO, G. S. A. ; Merino, E. A. D. ; TEIXEIRA, Clarissa Stefani ; GONTIJO, L. A. ; GOBBI, A. G. . Usabilidade no Design de Produtos: A Importância e Necessidade da Sistematização de Modelos de Avaliação no Desenvolvimento de Produtos - Modelo Usa-Design (U-D). In: VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011.

10.
GOBBI, A. G.; TEIXEIRA, Clarissa Stefani ; Merino, E. A. D. . ERGONOMIA E USABILIDADE APLICADOS NO DESIGN DE PRODUTOS: Demonstrando a importância do projeto centrado no usuário por meio de exemplos práticos. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011.

11.
GOBBI, A. G.; Merino, E. A. D. ; TEIXEIRA, Clarissa Stefani . Ergonomia e Usabilidade: Aplicação no Design de Produtos. In: 11° Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia, 2010, Manaus. Anais do 11 ERGODESIGN, 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2014. (Congresso).

2.
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. ERGONOMIA E USABILIDADE APLICADOS AO PROJETO DE PRODUTO FOCADO NO USUÁRIO IDOSO: A EXPERIÊNCIA DO IDOSO COM ELETRODOMÉSTICOS E MOBILIÁRIOS NA COZINHA. 2014. (Congresso).

3.
Ergodesign - USIHC. UTILIZAÇÃO DO MÉTODO USA-DESIGN© PARA A AVALIAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS: Aplicação prática no software Scribus. 2014. (Congresso).

4.
IDEMi 2012. 2012. (Congresso).

5.
Diseño Palermo. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOBBI, A. G.; MEDEIROS, A. P. ; Merino, E. A. D. . IDEMI. 2013. (Congresso).

2.
GOBBI, A. G.. 1º Seminário Internacional de Gestão de Design. 2010. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SCHMIDT, MÁRCIA CATTOI2017SCHMIDT, MÁRCIA CATTOI ; MARTINS, DIOGO GONÇALVES ; RODRIGUES, RICARDO SCHWINN ; GOBBI, ALINE GIRARDI ; MERINO, GISELLE SCHMIDT ALVES DIAZ ; FERREIRA, MARCELO GITIRANA GOMES . Desempenho do E-Reader Lev: uma Análise Utilizando a Ferramenta Eye Tracking. Human Factors in Design, v. 5, p. 31-47, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:30:44