Waldir Moreira de Sousa Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7157911464988130
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Waldir M. de Sousa Jr possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2011) com habilitação Grego/Português. É mestre em Letras (área de concentração: Letras Clássicas) pela FFLCH-USP. Traduziu a peça "As Fenícias" de Eurípides do grego para o português. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo (nível: doutorado) e realiza pesquisa sobre tragédia grega, especificamente sobre o dionisismo na obra trágica (peças completas e fragmentárias) de Eurípides. Fez três estágios de docência em Ensino Superior (PAE-USP) e foi monitor/professor de grego por quatro anos junto ao Projeto Minimus (EMEF Amorim Lima). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Waldir Moreira de Sousa Junior
Nome em citações bibliográficas
SOUSA JUNIOR, W. M.;DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 8105
Telefone: (11) 30914294
URL da Homepage: www.fflch.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dionisismo na obra trágica de Eurípides sobre o Ciclo Tebano,
Orientador: Adriane da Silva Duarte.
2012 - 2014
Mestrado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As Fenícias, de Eurípides: Estudo e Tradução,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Adriane da Silva Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de.
Orientador: Adriane da Silva Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas, FFLCH, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiário junto ao Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) de nível superior na disciplina Literatura Helenística, sob supervisão do Prof. Dr. Fernando Rodrigues Junior.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiário junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) de nível superior na disciplina Épica Grega: Homero, sob supervisão do Prof. Dr. Adriano Machado Ribeiro.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiário junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) de nível superior na disciplina Língua Grega IV, sob supervisão do Prof. Dr. Adriano Machado Ribeiro.


Colégio Catamarã Referência, CAT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11
Outras informações
Professor de Português no Ensino Fundamental II (sexto e nono anos)



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Eurípides entre o mito trágico e tradicional aristotélico: Estudo e Tradução de "As Fenícias"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental
Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Waldir Moreira de Sousa Junior - Coordenador / Paula da Cunha Correa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA JUNIOR, W. M.2018SOUSA JUNIOR, W. M.. Hipsípile, As Fenícias e Antíope: uma trilogia euripidiana?. Phaos - Revista de Estudos Clássicos, v. 18, p. 1, 2018.

2.
SOUSA JUNIOR, W. M.;DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA2017SOUSA JUNIOR, W. M.. Eurípides retórico: estudo e tradução do agón lógon de Etéocles e Polinices (As Fenícias, 443-637). ALETHÉIA (GOIÂNIA), v. 1, p. 45-65, 2017.

3.
SOUSA JUNIOR, W. M.;DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA2017SOUSA JUNIOR, W. M.. Etéocles Golpista? Uma Comparação entre Os Sete Contra Tebas de Ésquilo e As Fenícias de Eurípides. HÉLADE (RIO DE JANEIRO), v. 3, p. 117-134, 2017.

4.
DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA2017DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA. A construção de uma identidade democrática para Teseu: uma comparação entre Baquílides (ditirambos 17 e 18) e Eurípides (As Suplicantes).. CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos, v. 5, p. 49, 2017.

5.
SOUSA JUNIOR, W. M.;DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA2016SOUSA JUNIOR, W. M.. A narrativa mítica coral como forma de enunciação trágica em As Fenícias de Eurípides. Phaos - Revista de Estudos Clássicos, v. 16, p. 91-104, 2016.

6.
SOUSA JUNIOR, W. M.;DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA2016SOUSA JUNIOR, W. M.. A tragédia 'As Bacantes' de Eurípides sob a ótica dos estudos de gênero. Cantareira (UFF), v. 1, p. 5-17, 2016.

7.
SOUSA JUNIOR, W. M.;DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA2015SOUSA JUNIOR, W. M.. Tradução da tragédia fragmentária Édipo de Eurípides. Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, v. 3, p. 90-107, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Eurípides em Bizâncio: 'Christus Patiens' e a formação de um cânone euripidiano. In: XIII Semana de Estudos Clássicos, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos, 2016. p. 6-6.

2.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A recepção de Eurípides em Constantinopla: uma leitura da tragédia Christus Patiens. In: XXIV Semana de Estudos Clássicos, 2016, Juiz de Fora. XXIV Semana de Estudos Clássicos - Fronteiras e Limites, 2016. p. 53-53.

3.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Dionisismo em Fragmentos: o caso da tragédia Hipsípile de Eurípides. In: XXXV Semana de Estudos Clássicos - Tradição e Transmissão da Antiguidade, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: XXXV Semana de Estudos Clássicos - Tradição e Transmissão da Antiguidade, 2016. p. 28-28.

4.
SOUSA JUNIOR, W. M.. O dionisismo na tragédia Hipsípile de Eurípides. In: XXII Seminário de Teses em Andamento, 2016, Campinas. XXII SETA - Caderno de Resumos, 2016. p. 25-26.

5.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A masculinidade de Penteu transvestida: uma análise comportamental a partir da identidade de gênero. In: VI CIEAM Discursos, Identidades, Sexualidades, 2015, Assis. VI CIEAM Discursos, Identidades e Sexualidades, 2015. p. 51-52.

6.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Dois Poeta, um herói: a construção de um Teseu democrático entre Baquílides e Eurípides. In: XX Congresso da SBEC, 2015, Mariana. XX Congresso da SBEC - Programação e Resumos, 2015. p. 65-65.

7.
SOUSA JUNIOR, W. M.. As Peças Fragmentárias de Eurípides a respeito de Teseu. In: 34a Semana de Estudos Clássicos, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2015.

8.
SOUSA JUNIOR, W. M.. À procura do culto dionisíaco nos cantos corais de As Bacantes de Eurípides.. In: Seminário de Tese em Andamento - Unicamp, 2015, Campinas. Caderno de Resumos, 2015. p. 31-32.

9.
SOUSA JUNIOR, W. M.. As Fenícias de Eurípides e as Dionísias: uma leitura ritualística. In: Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos, 2014, Juiz de Fora. XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos, 2014.

10.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Retórica e Agòn Lógon em As Fenícias de Eurípides. In: III Congresso Brasileiro de Retórica, 2014, São Paulo. Caderno de resumos e programação, 2014. v. 1. p. 20-20.

11.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A recepção bizantina da tragédia grega: estudo sobre a formação da Tríade Euripidiana.. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos, 2013, Brasília. O Futuro do Passado, 2013.

12.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. In: XIX Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011, São Paulo. XIX Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Christus Patiens e a recepção da tragédia de Eurípides no império bizantino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA JUNIOR, W. M.. O inconsciente grego da Europa: o papel da cultura grega na formação do pensamento europeu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A ironia coral no êxodo de As Bacantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Antíope, Hipsípile, As Fenícias: uma trilogia euripidiana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A recepção de Eurípides em Constantinopla: uma leitura da tragédia Christus Patiens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Dionisismo em Fragmentos: o caso da tragédia Hipsípile de Eurípides. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUSA JUNIOR, W. M.. O dionisismo na tragédia Hipsípile de Eurípides. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A masculinidade de Penteu transvestida: uma análise comportamental a partir da identidade de gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUSA JUNIOR, W. M.. À procura do culto dionisíaco nos cantos corais de As Bacantes de Eurípides.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Dois poetas, um herói: a construção de um Teseu democrático entre Baquílides e Eurípides. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA JUNIOR, W. M.. As Peças Fragmentárias de Eurípides a respeito de Teseu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Os cantos corais de As Bacantes de Eurípides sob olhar do culto dionisíaco.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Retórica e Agòn Lógon em As Fenícias de Eurípides. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Justiça e Agòn em As Fenícias de Eurípides. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA JUNIOR, W. M.. As Fenícias de Eurípides e as Dionísias: uma leitura ritualística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA JUNIOR, W. M.. O espaço narrativo do Coro na peça As Fenícias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Mito e Ritual em As Fenícias de Eurípides. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A recepção bizantina da tragédia grega: estudo sobre a formação da Tríade Euripidiana.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUSA JUNIOR, W. M.. A mythopoiesis em As Fenícias de Eurípides. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Revista Cantareira. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA JUNIOR, W. M.. As Fenícias de Eurípides: Estudo e Tradução. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
SOUSA JUNIOR, W. M.. Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada do Romance Antigo. 2016. (Outra).

2.
IV Semana de Estudo Sobre O Período Helenístico. 2015. (Congresso).

3.
VI CEAM Discursos, Identidades, Sexualidades.A masculinidade de Penteu transvestida: uma análise comportamental a partir da identidade de gênero. 2015. (Outra).

4.
III Congresso Brasileiro de Retórica. Retórica e Agòn Lógon em As Fenícias de Eurípides. 2014. (Congresso).

5.
V Colóquio do GP Estudos sobre o Teatro Antigo.O espaço narrativo do Coro na peça As Fenícias. 2014. (Simpósio).

6.
XXIII Semana de estudos clássicos. Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos. As Fenícias de Eurípides e as Dionísias: uma leitura ritualística. 2014. (Congresso).

7.
XXXIII Semana de Estudos Clássicos e II Simpósio Internacional de Estudos Clássicos.Justiça e Agòn em As Fenícias de Eurípides. 2014. (Simpósio).

8.
VI Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas.Mito e Ritual em As Fenícias de Eurípides. 2013. (Seminário).

9.
XIX Congresso da SBEC - O Futuro do Passado. Recepção Bizantina de Eurípides: a Formação da Tríadae Euripidiana. 2013. (Congresso).

10.
I Simpósio de Iniciação Científica em Letras Clássicas da USP.Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico. 2012. (Simpósio).

11.
IV Colóquio Do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo.A mythopoiesis em As Fenícias, de Eurípides. 2012. (Simpósio).

12.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de "As Fenícias". 2011. (Simpósio).

13.
III Colóquio do GP Estudos sobre o Teatro Antigo: A representação dos deuses e do sagrado no teatro greco-latino. 2010. (Simpósio).

14.
IVo Simpósio de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo.. 2010. (Simpósio).

15.
III Semana de Estudos Clássicos da USP.. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA JUNIOR, W. M.. XXI Congresso da SBEC. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:22:03