Rayse Kiane de Souza

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  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (CAPES 6) na área de Mídia e Conhecimento. Graduada em Sistemas de Informação pela UFSC (2014). Pesquisadora vinculada ao Grupo VIA - PPGEGC/UFSC, onde realiza pesquisas interdisciplinares sobre: inovação na educação, mídia e conhecimento na educação, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software. Monitora da disciplina Redes Sociais e Virtuais e da disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizado no Departamento de Engenharia do Conhecimento/UFSC. Atua no projeto de monitoramento e credenciamento da Rede de Centros de Inovação de Florianópolis (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis - ACATE - VIA/UFSC) e no projeto de implantação de planos e políticas de mobilidade urbana da região metropolitana de Florianópolis (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis/SUDERF - UFSC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rayse Kiane de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, R. K.;KIANE, R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Compartilhamento de Conhecimento por Grupos de Pesquisa: Tecnologias e Diretrizes,Orientador: Márcio Vieira de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Conhecimento científico; Compartilhamento de conhecimento; Tecnologias da Informação e Comunicação; Inovação na educação.
Grande área: Outros
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
2010 - 2014
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Análise de ambientes de aprendizagem com características Mooc (Massive Open Online Courses): uma abordagem qualitativa.
Orientador: Márcio Vieira de Souza.
2010 - 2011
Curso técnico/profissionalizante em Edificações.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Tendência, CT, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do projeto de pesquisa A Implementação de Planos e Políticas de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Florianópolis do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Automação da UFSC.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora no Grupo Mídia e Conhecimento do CNPQ.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Editora de Vídeo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica de informática e audiovisual, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Implementação de Planos e Políticas de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Florianópolis
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Museu de habitats de inovação: conhecimento a partir de ferramenta online
Descrição: O presente projeto objetiva implantar um museu que vai potencializar as reflexões e conexões com o empreendedorismo e a cultura da inovação, potencializado por meio do uso das tecnólogas da informação e comunicação. O enfoque desse museu são os chamados habitats de inovação que são espaços diferenciados, propícios para que as inovações ocorram, pois são locus de compartilhamento de informações e conhecimento, formando networking, e permitem minimizar os riscos e maximizar os resultados associados aos negócios. O habitat de inovação permite a integração da tríplice hélice e procura unir talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial empreendedor e inovador. No mundo existem importantes habitats de inovação, mas as informações sobre estes ambientes ainda não são disseminadas. Além disso, muitos ambientes apresentam ações interessantes ligadas a história dos locais nos quais estão inseridos e também o conhecimento e as reflexões sobre suas potencialidades ficam perdidas na internet sem m ambiente que reúna informações estratégias para que pessoas possam ter a devida inspiração e projeção sobre eles. Entretanto, no mundo não são encontradas propostas de popularizar o acesso a estes ambientes, mostrando a comunidade o que existe em Santa Catarina, no Brasil e no mundo. Desta forma, o projeto ?Museu de habitats de inovação: conhecimento a partir de ferramenta online? busca estruturar um museu, pautado em tecnologia, que busque apresentar os habitats de inovação de forma a permitir conexão da sociedade com estes ambientes incentivando a inovação, o empreendedorismo e formando jovens com uma cultura empreendedora e inovadora. As indicativas desses espaços possibilitam que as pessoas ao terem contato tenham maior conhecimento e possam realizar reflexões acerca do objeto central de cada ambiente preservando muitas vezes a comunicação e a expressão do patrimônio ali apresentado com viés de inovação e de empreendedorismo. O projeto está dividido em quatro fase, que realizam conexão com as ações de ensino, pesquisa e extensão, sendo: fase 1 ? benchmarking sobre os principais habitats de inovação e museu; fase 2 ? definir e estruturar as informações estratégicas a serem utilizadas no museu, fase 3 ? definir tecnologia que será utilizada para demonstrar as informações do museu, fase 4 ? disponibilizar o museu no Sapiens Parque e no Centro da Cidade e organizar agenda do tour com as comunidades de entorno em especial com jovens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Rayse Kiane de Souza - Integrante / Clarissa Stefani Teixeira - Coordenador / Alisson Luiz Lessak - Integrante.
2016 - Atual
Pesquisa sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem com características massivas (MOOCs)
Descrição: Objetivo Geral desta pesquisa é estudar, desenvolver e sistematizar conhecimentos sobre ambientes virtuais de aprendizagem com características MOOC. Objetivos Específicos: a) Revisão sistemática sobre o assunto e o estado da arte sobre MOOCs. b) Estudo de Usabilidade em MOOCs. c) Aplicação de metodologias de avaliação de experiência de usuários em MOOCs. d) Implantação técnica e estudo de caso sobre MOOC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rayse Kiane de Souza - Integrante / Marcio Veira de Souza - Coordenador / Bruno Martinenghi Sidronio de Freitas - Integrante / Rangel Machado Simon - Integrante.
2016 - Atual
Ecossistema de Inovação de Santa Catarina: Ferramenta Digital para a Explicitação e Disseminação do Conhecimento
Descrição: O presente projeto objetiva promover estratégias de pesquisa para possibilitar a construção de uma ferramenta digital para disseminar o conhecimento sobre os atores do ecossistema de inovação de Santa Catarina. Para tanto, o projeto será realizado em seis fases distintas que culminam na difusão do conhecimento gerado por meio de um aplicativo online que permitirá a representação visual e interativa do ecossistema de inovação. O impacto do projeto é incalculável sendo que o número de usuários não pode ser mensurado neste momento uma vez que no Brasil e no mundo existe um número significativo de agentes interessados em contribuir para as ações da inovação. Entretanto, poucas iniciativas reúnem informações estratégicas que podem culminar em parcerias em prol da inovação. Só em Santa Catarina, por exemplo, foram recentemente mapeadas mais de 200 iniciativas ligadas a inovação que se associam aos habitats de diferentes tipologias. Entretanto, os ganhos poderão ser evidenciados nas ações de empreendedores (que saberão facilmente onde encontrar soluções que estejam pautadas em inovação), academia (alunos e professores que trabalham com a temática de habitats de inovação e inovação e podem usar a ferramenta para estudos futuros), governos (que podem pautar suas políticas a partir da existência de ambientes ligados a inovação e facilmente encontrados na ferramenta) e sociedade (que conseguirá ter ideia do ecossistema que rodeia sua vida)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rayse Kiane de Souza - Integrante / Marcio Veira de Souza - Integrante / Clarissa Stefani Teixeira - Coordenador.
2015 - Atual
Fortalecimento de Habitats de Inovação
Descrição: realizar estudos e ações para a implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, C. S. ; RAMOS, D. N. ; KIANE, R. ; Souza, M.V. . Redes: Alinhamento Conceitual. 1. ed. , 2018. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
DEPINE, A. C. ; VECHI, S. ; KIANE, R. ; PERASSI, R. . Ágoras Digitais: Estudo Comparado entre Aplicativos para Participação Cidadã. In: Tarcisio Vanzin, Luiz Antonio Moro Palazzo. (Org.). Cibersociedade e novas tecnologias. 1ed.Erechim: Deviant, 2018, v. 1, p. 181-208.

2.
KIANE, R.; TEIXEIRA, C. S. ; Souza, M.V. . Inspiração para a Inovação na Educação. In: Clarissa Stefani Teixeira, Márcio Vieira de Souza. (Org.). Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. 'ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 4, p. 21-30.

3.
KIANE, R.; PALAZZO, L. . Teoria Nudge e a Cibersociedade. In: Tarcisio Vanzin; Luiz Antonio Moro Palazzo. (Org.). Cibersociedade e novas tecnologias. 1ed.Erechim: Deviant, 2018, v. 1, p. 109-118.

4.
LUNARDI, G. M. ; Souza, M.V. ; KIANE, R. . Tecnologias Educacionais e Inovação Social. In: Clarissa Stefani Teixeira, Marcio Vieira de Souza. (Org.). EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA TENDÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI - Volume 3. 1ed.: , 2017, v. 3, p. 31-46.

5.
TEIXEIRA, C. S. ; EHLERS, A. C. S. T. ; CALEGARI, D. ; HAMAD, A. ; PINHEIRO, C. D. B. ; LIMA, C. P. ; KIANE, R. . Ecossistema de Inovação na Educação de Santa Catarina. In: Clarissa Stefani Teixeira, Marcio Vieira de Souza. (Org.). EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA TENDÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI - Volume 2. 1ed.: , 2017, v. 2, p. 11-30.

6.
KIANE, R.; Souza, M.V. ; PALAZZO, L. ; VANZIN, T. . Nudging: Indução de Ideias na sociedade em rede. In: Patricia Jantsch Fiuza, Robson Rodrigues Lemos. (Org.). INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO Perspectivas do uso das tecnologias interativas Perspectivas do uso das tecnologias interativas. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 151-158.

7.
SOUZA, R. K.; Souza, M.V. . Avaliação de Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Márcio Vieira de Souza, Kamil Giglio. (Org.). Mídia, Educação, Inovação e Conhecimento. 1ed.São Paulo: Blucher, 2015, v. 1, p. 139-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. V. T. ; KIANE, R. ; TEIXEIRA, C. S. . Interação dos Parques com a Sociedade: o case do Sapiens Parque. In: Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018, São Bento do Sul. Anais Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018.

2.
CONCEICAO NETO, A. ; MATOS, G. P. ; EHLERS, A. C. S. T. ; KIANE, R. ; TEIXEIRA, C. S. . Inovação em Santa Catarina: uma análise dos atores do ecossistema de inovação. In: Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018, São Bento do Sula. Anais Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018.

3.
PEREIRA, G. S. ; KIANE, R. ; MONDO, A. B. ; TEIXEIRA, C. S. . Jogos para promover o empreendedorismo em novas gerações: o case do ?Mente Empreendedora?. In: Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018, São Bento do Sul. Anais Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018.

4.
KIANE, R.; PERASSI, R. . Abordagem Semiótica à Inspeção de Interfaces: Um estudo de caso da plataforma TIM Tec. In: 13º P&D Design, 2018, Joinville. Anais 13º P&D Design, 2018.

5.
KIANE, R.; DEPINE, A. C. ; TEIXEIRA, C. S. . Práticas para compartilhamento do conhecimento científico por grupos de pesquisa: um estudo de caso. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Ararangué. Anais do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018.

6.
KIANE, R.; Souza, M.V. . Nudge e o Design Comportamental: Indução de Ideias na Experiência Digital. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - Ciki, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2017. v. 1.

7.
SOUZA, R. K.; Souza, M.V. . Avaliação heurística de usabilidade: um estudo de caso da plataforma tim tec. In: Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação, 2016, Bogotá - Colômbia. Ciki 2016, 2016.

8.
SOUZA, R. K.; Souza, M.V. ; FREITAS, B. M. S. . Usabilidade e Qualidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Avaliação e Métodos. In: V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - ciKi, 2015, Joinville - SC. V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - ciKi, 2015.

9.
SOUZA, R. K.; Souza, M.V. . Análise de Usabilidade de MOOCs: Uma abordagem qualitativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2015, Salvador - BA. ESUD 2015, 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
LEBRE, E. A. T. ; SOUZA, R. K. . Segurança da Navegação na Embarcação Betelgeuse - CPSC 05. 2015. (Cobertura e Edição de Vídeo de Oficina).

2.
HERKENHOFF, P. ; BINDA, R. ; SOUZA, R. K. . e-nova/IPDMAQ. 2015. (Edição de Vídeo).

3.
BINDA, R. ; SOUZA, R. K. ; HERKENHOFF, P. . Vídeo Aulas Dynamic SME - Aprender a crescer. 2015. (Direção e Edição).

4.
LEBRE, E. A. T. ; SOUZA, R. K. . Curso de Tripulantes e de Condutor de Embarcação Pública. 2014. (Cobertura e Edição de Vídeo).

5.
PERINE, G. ; SOUZA, R. K. . Vídeo Apresentação LOD Brasil. 2014. (Edição de Vídeo).

6.
SOUZA, R. K.; HERKENHOFF, P. . Institucional CTC. 2014. (Edição de Vídeo).

7.
SOUZA, R. K.; HERKENHOFF, P. . Institucional Química. 2014. (Edição de Vídeo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Internacional de Inovação na Educação. 2017. (Congresso).

2.
VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - Ciki. 2017. (Congresso).

3.
V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - ciKi. 2015. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, R. K.; Souza, M.V. . Encontro Internacional de Inovação na Educação. 2017. (Congresso).

2.
KIANE, R.. VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - ciKi 2017. 2017. (Congresso).

3.
KIANE, R.. 16º Ergodesign. 2017. (Congresso).

4.
SOUZA, R. K.. V Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação. 2015. (Congresso).

5.
KIANE, R.. V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina. 2015. (Outro).

6.
KIANE, R.. V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina. 2015. (Outro).




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