Anderson Montagner Martins

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  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (2018). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP (2013). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Montagner Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Anderson Montagner


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O projeto cinematográfico da Secretaría de Educación Pública do México: tensões e ambiguidades em torno do filme Redes (1934-1936),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Carlos Alberto Sampaio Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; México; SEP; Paul Strand.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
2010 - 2013
Graduação em História.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Título: O filme de ficção como fonte histórica: uma análise do filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920).
Orientador: Luis Ernesto Barnabé.




Formação Complementar


2017 - 2017
KINO: O cinema Revolucionário Soviético. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Usos políticos do Cinema. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2017 - 2017
Núcleo Criativo de Dramaturgia Audiovisual. (Carga horária: 40h).
Centro Cultural SESI - Londrina - PR, SESI, Brasil.
2015 - 2015
Cinema e Ditadura: a representação da tortura no cinema brasileiro. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
GP - Literatura e História: História e Cultura. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2010 - 2010
GP - Literatura e História: História e Cultura. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, Anderson Montagner2018MARTINS, Anderson Montagner. O uso da montagem figurativa em 'Redes'. Montajes: Revista de Análisis Cinematográfico, v. 6, p. 7-21, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e política: estereótipos no cinema mexicano da década de 1930. In: VI ENEIMAGEM - III EIEIMAGEM - Encontro Internacional dos Estudos da Imagem, 2017, Londrina - PR. Anais do Evento, 2017. v. 10. p. 171-182.

2.
MARTINS, Anderson Montagner. A política cultural da Secretaria de Educación Pública (SEP) do México e seu projeto cinematográfico. In: XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2017, Brasília - DF. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2017. p. 1-11.

3.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e História: uma reflexão sobre o filme Redes e o contexto político e cultural do México Revolucionário da década de 1930. In: XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP, 2016, Assis - SP. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP, 2016.

4.
MARTINS, Anderson Montagner. Possibilidades do uso do cinema como fonte historiográfica: Caligari e a Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial. In: XXVI Semana de História - Instituições de Memória: Patrimônio, Preservação e Pesquisa - UENP, 2014, Jacarezinho - PR. Anais do Evento, 2014. p. 260-268.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Anderson Montagner. Objetivos ideológicos e pretensões estéticas: uma reflexão sobre o filme Redes (1936). In: I Colóquio Internacional de Cinema e História - ECA/USP, 2016, São Paulo - SP. Caderno de Resumos, 2016. p. 52-53.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Anderson Montagner. O nacionalismo de Silvestre Revueltas em Redes (1934-1936). In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018, Mariana - MG. Caderno de Resumos, 2018. p. 163-163.

2.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e política: estereótipos no cinema mexicano da década de 1930. In: VI ENEIMAGEM - III EIEIMAGEM - Encontro Internacional dos Estudos da Imagem, 2017, Londrina - PR. Caderno de Resumos, 2017. p. 234-235.

3.
MARTINS, Anderson Montagner. A política cultural da Secretaria de Educación Pública (SEP) do México e seu projeto cinematográfico. In: XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2017, Brasília - DF. Caderno de Resumos, 2017.

4.
MARTINS, Anderson Montagner. México Revolucionário, cinema e História: uma reflexão sobre o filme Redes (1936). In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande - MS. Programação e Caderno de Resumos, 2016. p. 91-92.

5.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e História: uma reflexão sobre o filme Redes e o contexto político e cultural do México Revolucionário da década de 1930. In: XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP, 2016, Assis - SP. Caderno de Resumos, 2016. p. 29.

6.
MARTINS, Anderson Montagner. Identidade nacional e reforma educacional no México: uma análise do filme Redes (1936). In: XXXII Semana de História - Cultura, Memórias e Resistências - UNESP, 2015, Assis - SP. Caderno de Resumos, 2015. p. 129.

7.
MARTINS, Anderson Montagner. Imagem cinematográfica e história: limitações do método desenvolvido por Marc Ferro. In: XXXI Semana de História - Palavra e Destino Comum - UNESP, 2014, Assis - SP. Caderno de Resumos, 2014. p. 83.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Anderson Montagner. O nacionalismo de Silvestre Revueltas em Redes (1934-1936). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, Anderson Montagner. A política cultural da Secretaria de Educación Pública (SEP) do México e seu projeto cinematográfico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e pintura: aproximações entre muralismo e cinema no México da década de 1930. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e política: estereótipos no cinema mexicano da década de 1930. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, Anderson Montagner. México Revolucionário, cinema e História: uma reflexão sobre o filme Redes (1936). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e História: uma reflexão sobre o filme Redes e o contexto político e cultural do México Revolucionário da década de 1930. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, Anderson Montagner. Objetivos ideológicos e pretensões estéticas: uma reflexão sobre o filme Redes (1936). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS, Anderson Montagner. Identidade nacional e reforma educacional no México: uma análise do filme Redes (1936). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARTINS, Anderson Montagner. Imagem cinematográfica e história: limitações do método desenvolvido por Marc Ferro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARTINS, Anderson Montagner. Possibilidades do uso do cinema como fonte historigráfica: Caligari e a Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, Anderson Montagner; ZENI, Bruno José . História do cinema / cinema na História: uma introdução. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, Anderson Montagner. Cinema e História: introdução teórico-metodológica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro Internacional da ANPHLAC.Coordenação da Mesa Redonda "Cinema e História nas Américas" e apresentação de trabalho "O nacionalismo de Silvestre Revueltas em Redes (1934-1936)". 2018. (Encontro).

2.
VI ENEIMAGEM - III EIEIMAGEM - Encontro Internacional dos Estudos da Imagem.Cinema e política: estereótipos no cinema mexicano da década de 1930. 2017. (Encontro).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH.Cinema e História: uma reflexão sobre o filme Redes e o contexto político e cultural do México Revolucionário da década de 1930. 2017. (Simpósio).

4.
XXXIII Semana de História - Pensando os Cem anos da Revolução Russa - UNESP/Assis. Cinema e pintura: aproximações entre muralismo e cinema no México da década de 1930. 2017. (Congresso).

5.
I Colóquio Internacional de Cinema e História - ECA/USP. 2016. (Simpósio).

6.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2016. (Congresso).

7.
XXIII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP. 2016. (Congresso).

8.
Cultura, Política e Sociabilidades: 10 anos de ensino e pesquisa em História do Brasil - UNESP/Assis. 2015. (Simpósio).

9.
XXXII Semana de História - Cultura, Memórias e Resistências - UNESP/Assis. 2015. (Outra).

10.
XXVI Semana de História da UENP. 2014. (Outra).

11.
X Jornada de Ensino de História - UENP. 2013. (Outra).

12.
XXV Semana de História da UENP. 2013. (Outra).

13.
IX Jornada de Ensino de História e V Festival de Cinema da UENP. 2012. (Outra).

14.
XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro - UENP. 2012. (Congresso).

15.
XXIV Semana de História da UENP. 2012. (Outra).

16.
VIII Jornada de Ensino de História e IV Festival de Cinema da UENP. 2011. (Outra).

17.
XXIII Semana de História da UENP. 2011. (Outra).

18.
VII Jornada de Ensino de História e III Festival de Cinema da UENP. 2010. (Outra).

19.
X Congresso de Educação do Norte Pioneiro - UENP. 2010. (Congresso).

20.
XXII Semana de História da UENP. 2010. (Outra).




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