Livia Cristina Eccard Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9349228845350817
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Doutoranda em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. Possui licenciatura em Letras com habilitação Português-Francês pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Sua pesquisa é centrada na didática de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de FLE para crianças e adolescentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Livia Cristina Eccard Pinto
Nome em citações bibliográficas
ECCARD, Livia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.
Rua Santa Alexandrina, 288
Rio Comprido
20261232 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25044004
URL da Homepage: www.cap.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O LUGAR DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE FLE PARA CRIANÇAS,
Orientador: Antonio Francisco de Andrade Júnior.
Coorientador: Paulo Roberto Massaro.
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem; Francês Língua Estrangeira; Livro didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Didática de Línguas Estrangeiras.
2012 - 2015
Mestrado em Estudos linguísticos em Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A mediação no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Paulo Roberto Massaro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil; mediação; FLE; corpo; Múltiplas linguagens.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2007 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: O ensino/aprendizagem da Língua Francesa para crianças através de gêneros discursivos.
Orientador: Christianne Benatti Rochebois.




Formação Complementar


2014 - 2014
Professionnalisation en FLE. (Carga horária: 40h).
CNED, CNED, França.
2013 - 2013
Formation pour professeurs et formateurs de FLE. (Carga horária: 56h).
Université de Franche-Comté, UFC, França.
2013 - 2013
Structures sources et traditions d'une Règion méditerranéenne du Sud. (Carga horária: 730h).
Lions Clubs de France, LIONS, França.
2012 - 2012
L?enseig./apprentissage du français aux enfants. (Carga horária: 6h).
Associação de Professores de Francês de Minas Gerais, APFMG, Brasil.
2012 - 2012
PAE - Programa de aperfeiçoamento de ensino. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Formation de Professeurs de Français. (Carga horária: 16h).
Associação de Professores de Francês de Minas Gerais, APFMG, Brasil.
2008 - 2008
Cours de Culture Française. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2004 - 2007
Língua Francesa. (Carga horária: 435h).
Alliance Française de Nova Friburgo, AFNF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa VII
Língua Francesa VIII
09/2016 - Atual
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de francês como língua estrangeira: planejamento para o ensino fundamental e médio

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

09/2011 - 01/2012
Ensino, Letras - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I
Língua Francesa II
Língua Francesa III

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Centro de Línguas - FFLCH - USP, CL - FFLCH - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

Atividades

03/2012 - 09/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Compreensão de textos em Língua Francesa

Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária

Atividades

08/2010 - 12/2011
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Supervisão de novos estagiários no Curso de Extensão em Língua Francesa.
03/2008 - 12/2011
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Ministrou aulas de Língua Francesa I.

Alliance Française de Nova Friburgo, AFNF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Alliance Française de Macaé, AFMACAÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Pré-Vestibular Santa Rita de Cássia, PVSRC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Lingua Portuguesa

Atividades

01/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EAL - ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ABORDAGENS, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janaina da Silva Cardoso em 27/09/2018.
Descrição: escrição: O objetivo deste grupo de pesquisa é refletir sobre a importância da utilização de metodologias ativas e a integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo de formação e o desenvolvimento de professores de idiomas. Uma das possíveis questões é o (des)preparo dos atuais cursos de licenciaturas em Letras para receberem e trabalharem com uma geração dita como mais conectada, incluindo aí uma discussão sobre as competências linguísticas e metodológicas necessárias a esta possível reformulação. A discussão pode ser útil para (futuros) educadores em geral, pois possivelmente lidam (ou lidarão) com diferentes gerações de professores, coordenadores e alunos. Esperamos que as pesquisas desenvolvidas pelo grupo impliquem em uma aplicação mais eficaz de metodologias, abordagens e de tecnologias educacionais, como suporte para a construção de uma educação mais problematizadora, desafiadora, crítica e que propicia a construção de conhecimento colaborativamente. Principais ações: (a) rodas de leitura e discussão sobre linguística aplicada e educação, focando em temas ligados ao ensino e aprendizagem de línguas e formação (continuada) de professores de línguas; (b) eventos organizados em parceira com associação de professores e outras instituições ligadas ao ensino e aprendizagem de idiomas; (c) pesquisas relacionas à área de ensino e aprendizagem de idiomas e de formação docente de línguas; (d) publicações sobre abordagens, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem de idiomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Livia Cristina Eccard Pinto - Integrante / Janaina da Silva Cardoso - Coordenador / Paulo Roberto de Lima Lopes - Integrante / Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro - Integrante / Alessandra Cristina Bittencourt Alcantara - Integrante / Claudio Ricardo Correa - Integrante / Luciana Braga Carneiro Leão Junqueira - Integrante / Lidiane Cintia Costa Gomes da Silva - Integrante / Juliette Rodrigues Vasconcellos - Integrante / Flavia Elisa Cardoso de Souza - Integrante / Joris Bianca da Silva - Integrante / Tessi Carvalho da Silva - Integrante / Rafael Conceição Falcão - Integrante / Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Integrante / Ana Karoline de Araujo Gonçalves Ribas - Integrante / Bruna Cardoso Silva Gondim - Integrante / Erika Olímpio Marques - Integrante / Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Naira de Almeida Velozo - Integrante.
2012 - 2015
Aquisição-aprendizagem precoce do francês, língua estrangeira

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Roberto Massaro em 30/11/2017.
Descrição: Este estudo encontra sua fundamentação teórica na perspectiva psicolinguística desenvolvida por Daniel Gaonac'h (1987; 1990; 1995; 2006), bem como nas teorias educacionais do lúdico (BROUGÈRE, 1995) e tem por objetivos: a) discutir o processo de aquisição-aprendizagem do francês, língua estrangeira (bem como segunda língua) por crianças na pré-escola; b) analisar módulos didáticos concebidos para esse público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Livia Cristina Eccard Pinto - Integrante / Paulo Roberto Massaro - Coordenador / Meriagner Batista Ferreira Oliveira - Integrante.
2011 - 2014
O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos especificos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Christianne Benatti Rochebois em 16/11/2017.
Descrição: Este projeto tem por objetivo geral investigar e analisar o caráter formativo e transformador do ensino/aprendizagem de francês através de diversos gêneros discursivos, na infância, num contexto regional. Para alcançar esse objetivo, têm-se os seguintes objetivos específicos:Levantar os gêneros discursivos que auxiliem o aprendiz a desenvolver capacidades que possibilitem que ele aprenda a ?agir? e a ?fazer? em situações diversas na língua-alvo; criar agrupamentos de gêneros que se encontram relacionados a três sistemas de atividades: gêneros que fazem brincar, gêneros que fazem cantar e gêneros que fazem contar, tomando como base o desenvolvimento da competência intercultural e as praticas sociais; levantar a motivação de cada grupo de aprendizes, através de questionários e narrativas registrados dos professores-estagiarios implicados no processo de ensino/aprendizagem; comparar a relação das motivações de aprendizado do francês com a aplicação na sala de aula dos diferentes agrupamentos de gêneros, contribuindo para a busca por caminhos que nos levem a um ensino significativo, que tenha condições de propiciar embasamento para a formação de indivíduos plenamente capazes de atuar na sociedade em que vivem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Livia Cristina Eccard Pinto - Integrante / Aline Sumiya - Integrante / Christianne Benatti Rochebois - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CEALD - COLABORAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E LETRAMENTO DIGITAL: O DESAFIO DA EQUIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janaina da Silva Cardoso em 02/04/2018.
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal diminuir o índice de reprovação e evasão nos níveis iniciais do cursos de Letras da UERJ, usando ações extensionistas, como cursos de curta duração, eventos e rodas de leituras. Muitas das ações são abertas também para professores da rede pública ou privada, que precisem aprimorar seus conhecimentos. o principal objetivo é buscar a equidade. Acreditamos que não basta garantir acesso à universidade, há de ser (pelo menos tentar) romper as barreiras que impedem alunos que vieram de realidades bem diferentes de seguirem em diante de maneira "razoavelmente" igualitárias. Pretendemos também dar a chance de professores já formados se atualizarem, já que muitos deles não têm condições financeiras para custear cursos de formação continuada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
CAp-UERJ FLE Oficinas de língua e culturas francófonas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo do Prado em 23/02/2018.
Descrição: O projeto tem como objetivo levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ um pouco do mundo francófono: língua, cultura e cotidiano. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de outra língua, diferente de sua língua materna. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
CAp-UERJ FLE: oficinas de língua e culturas francófonas
Descrição: O projeto tem como objetivo levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ um pouco do mundo francófono: língua, cultura e cotidiano. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de outra língua, diferente de sua língua materna. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Francesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino/aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte-Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Corretora e examinadora DELF, CIEP, France.
2013
Bolsa de Estudos, Lions Clubs de France.
2012
Bolsa de Estudos, Mestrado, Capes.
2011
Aprovação no concurso público para professor substituto de Língua e Literatura Francesa, Universidade Federal de Viçosa.
2005
DELF - Diplôme détudes en Langue Française, République Française.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ECCARD, Livia2015 ECCARD, Livia; MASSARO, P. R. . O FANTOCHE QUE FALAVA FRANCÊS: UM ESTUDO SOBRE A MEDIAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS. Revista Letras Raras, v. 4, p. 195-211, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ECCARD, Livia. Um espaço para as inteligências múltiplas na aula de FLE para crianças. In: Annita Gullo; Luiz Carlos Balga Rodrigues. (Org.). Políticas linguísticas e ensino de LE no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2017, v. , p. 158-171.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ECCARD, Livia; ROCHEBOIS, Christianne Benatti . L?enseignement/apprentissage de la Langue Française aux enfants: rapport d?un travail théorique et pratique. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba. (In)former pour transformer le français pour tous : défis politiques et didactiques. Curitiba ? PR: Index Consultoria em Informação e Serviços Ltda, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ECCARD, Livia. VOCÊ DISSE ADOLESCENTE? UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS. In: XVIII COLÓQUIO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS, 2018, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMOS AREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS NEOLATINOS, 2018. p. 23-23.

2.
ECCARD, Livia. A língua francesa corporalizada por crianças brasileiras: uma abordagem ludo-artística. In: V Colóquio Regional de Linguística Aplicada, 2017, Guarulhos. Caderno de Resumos: V Colóquio Regional de Linguistica Aplicada: Desafios tecnológicos nos estudos linguísticos e literários. Guarulhos: UNIFESP, 2017. v. 1. p. 68-68.

3.
ECCARD, Livia; MASSARO, P. R. ; REIS, J. N. S. . Des enfants et des adolescents face à la pratique artistique en langue étrangère. In: 5o Colóquio Internacional de Didática das Línguas Estrangeiras e Segundas, 2016, São Paulo. Caderno de resumos do V CIDLES ? 5o Colóquio Internacional de Didática das Línguas Estrangeiras e Segundas: Integrar a língua, a literatura e a cultura. São Paulo: USP, 2016. v. 1. p. 49-49.

4.
ECCARD, Livia. Um olhar teórico sobre os primeiros passos do ensino/aprendizagem da Língua Francesa para crianças. In: IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília. Livro de Resumos do IV CLAFPL. Brasília, 2013. v. 1. p. 226-226.

Apresentações de Trabalho
1.
ECCARD, Livia. Um olhar crítico sobre a representação do adolescente em livros didáticos de francês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ECCARD, Livia. As múltiplas linguagens e inteligências: como utilizá-las em sala de língua estrangeira para crianças e adolescentes?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ECCARD, Livia. Você disse adolescente? Uma análise de livros didáticos de francês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ECCARD, Livia. La cognition dans le cours de FLE : comment créer une ambiance favorable à l?apprentissage de tous les étudiants. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ECCARD, Livia. A língua francesa corporalizada por crianças brasileiras: uma abordagem ludo-artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ECCARD, Livia. Um espaço para as inteligências múltiplas na aula de FLE para crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ECCARD, Livia. Inteligências múltiplas e multimodalidade em aulas de língua estrangeira para crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ECCARD, Livia. Rythmes, chansons et musiques en classe de FLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ECCARD, Livia. La marionnette et la langue française : une étude de cas sur la médiation dans l?enseignement aux enfants. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ECCARD, Livia. Os primeiros passos para um olhar teórico sobre o ensino-aprendizagem da Língua Francesa para crianças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ECCARD, Livia. La place des activités ludo-artistiques dans la classe de français pour enfants. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ECCARD, Livia; MASSARO, P. R. . Atividades ludo-artísticas no ensino de francês para crianças não-alfabetizadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ECCARD, Livia. L?enfant, ses langues et ses langages: une expérience menée en milieu parascolaire défavorisé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ECCARD, Livia. Les mots-cerfs-volants: une activité ludique de sensibilisation à la mise-en-voix en Français Langue Etrangère. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ECCARD, Livia. Les chansons francophones en classe de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ECCARD, Livia. Le développement du processus d'enseigment/apprentissage de la langue française aux enfants. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ECCARD, Livia; Rochebois, C. B. . O uso de gêneros textuais em aulas de francês para crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
MURTA, A. C. ; ECCARD, Livia . Os recursos coesivos e a informatividade: uma análise qualitativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
ECCARD, Livia; MURTA, A. C. ; FARIA, S. M. . A presença da voz passiva em textos jornalísticos de mídias virtuais:frequencia e acarretamento de sentido. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ECCARD, Livia; MURTA, A. C. . Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma identidade nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MURTA, A. C. ; ECCARD, Livia . Problemas ortográficos recorrentes no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SELEIA - Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência.O SELEIA: origem e expectativas. 2018. (Seminário).

2.
Rentrée Pédagogique 2018. 2018. (Encontro).

3.
X ENPLIRJ & I ENAPLINRJ.Um olhar crítico sobre a representação do adolescente em livros didáticos de francês. 2018. (Encontro).

4.
X ENPLIRJ & I ENAPLINRJ.As múltiplas linguagens e inteligências: como utilizá-las em sala de língua estrangeira para crianças e adolescentes?. 2018. (Encontro).

5.
XVIII Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.VOCÊ DISSE ADOLESCENTE? UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS. 2018. (Outra).

6.
6º Colóquio Internacional de Semiótica.Inteligências múltiplas e multimodalidade em aulas de língua estrangeira para crianças. 2017. (Outra).

7.
II Simpósio de Ensino de Línguas Estrangeiras.Um espaço para as inteligências múltiplas na aula de FLE para crianças. 2017. (Simpósio).

8.
V Colóquio Regional de Linguística Aplicada. A língua francesa corporalizada por crianças brasileiras: uma abordagem ludo-artística. 2017. (Congresso).

9.
5th International Conference on Second Language Pedagogies. La marionnette et la langue française : une étude de cas sur la médiation dans l?enseignement aux enfants. 2016. (Congresso).

10.
Semaine de la Langue Française et de la Francophonie.Rythmes, chansons et musiques en classe de FLE. 2016. (Outra).

11.
II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atividades ludo-artísticas no ensino de francês para crianças não-alfabetizadas. 2013. (Congresso).

12.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Um olhar teórico sobre os primeiros passos do ensino/aprendizagem da Língua Francesa para crianças. 2013. (Congresso).

13.
XIV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo.La place des activités ludo-artistiques dans la classe de français pour enfants. 2013. (Outra).

14.
XIX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. L?enfant, ses langues et ses langages: une expérience menée en milieu parascolaire défavorisé. 2013. (Congresso).

15.
Bain Linguistique: week-end d?immersion en français.Les mots-cerfs-volants: une activité ludique de sensibilisation à la mise-en-voix en Français Langue Étrangère. 2012. (Outra).

16.
I Jornada de Estudos em Letras Modernas: A Intercompreensão em línguas românicas. 2012. (Encontro).

17.
L?enseignement/apprentissage du français aux enfants. 2012. (Outra).

18.
XIII Colóquio Pedagógico da Aliança Francesa de São Paulo. 2012. (Outra).

19.
Journée de la musique.Les chansons francophones en classe de FLE. 2011. (Outra).

20.
XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Le développement du processsus d'enseigment/apprentissage de la langue française aux enfants. 2011. (Congresso).

21.
II Colóquio sobre o Livro Didático Francês no Ensino do Brasil. 2010. (Outra).

22.
II Encontro Nacional de Licenciaturas de Francês no Brasil. 2010. (Encontro).

23.
Simpósio de Integração Acadêmica.O uso de gêneros textuais em aulas de francês para crianças / Os recursos coesivos e a informatividade: uma análise qualitativa. 2010. (Simpósio).

24.
2eme Semaine de la Francophonie. 2009. (Outra).

25.
Ciclo de Conferências:Comemoração do Ano da França no Brasil. 2009. (Outra).

26.
Conferência: Retextualizando Gêneros, revisando a Leitura e a Escrita. 2009. (Outra).

27.
III Encontro Mineiro de Análise do Discurso. 2009. (Encontro).

28.
XII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras.A presença da voz passiva em textos jornalísticos de mídias virtuais:frequencia e acarretamento de sentido. 2009. (Encontro).

29.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2009. (Congresso).

30.
XXX Encontro Nacional os Estudantes de Letras.Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma identidade nacional. 2009. (Encontro).

31.
Entre a oralidade e a escrita: as verdades da verdade. 2008. (Outra).

32.
Ier Semaine de la Francophonie. 2008. (Outra).

33.
I Jornada de Estudos Linguísticos. 2008. (Outra).

34.
V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2008. (Encontro).

35.
XI Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras.Problemas ortográficos recorrentes no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Encontro).

36.
A crítica romântica alemã: pressupostos estético-filosóficos de Walter Benjamin. 2007. (Outra).

37.
I Simpósio de Cognição & Uso. 2007. (Simpósio).

38.
Ofina de Dança e Literatura. 2007. (Oficina).

39.
X Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONCALVES, H. C. ; ECCARD, Livia ; MAGALHÂES, P. A. ; MELLO, M. ; PRADO, C. E. . Rentrée Pédagogique 2018. 2018. (Outro).

2.
CARDOSO, J. S ; ECCARD, Livia ; GONCALVES, H. C. ; OLIVEIRA, A. M. R. ; ALCANTARA, A. C. B. ; DIB, A. P. ; MATTA, A. B. S. ; CYPRIANO, A. P. T. M. S. ; FRANCO, A. ; FERREIRA, A. ; LOPES, C. M. V. ; SANTOS, C. R. S. ; CORREA, C. R. ; SANTOS, F. R. ; AGUIAR, K. C. C. ; FRAGOSO, L. C. P. L. ; JUNQUEIRA, L. B. C. L. ; VALENTE, M. I. ; KURY, M. I. A. ; RODRIGUES, R. L. A. ; VAZQUEZ, R. P. ; BEVENIDES, R. ; LIMA, S. ; RUIZ, S. M. J. . X ENPLIRJ & I ENAPLINRJ. 2018. (Congresso).

3.
ECCARD, Livia; CAMPOS, R. ; GONCALVES, H. C. ; CARDOSO, J. S ; FERREIRA, A. ; ALCANTARA, A. C. B. ; BEVENIDES, R. . I SELEIA - Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência. 2018. (Congresso).

4.
ECCARD, Livia; Bessa, A. B. . CinéClub. 2015. (Festival).

5.
ECCARD, Livia; Bessa, A. B. ; COSTA, M. R. . Fête de la musique. 2015. (Outro).

6.
ECCARD, Livia; Bessa, A. B. ; COSTA, M. R. . Pré-Estréia do Festival Varilux de Cinema Francês. 2015. (Outro).

7.
ECCARD, Livia; Bessa, A. B. ; COSTA, M. R. ; MOREIRA, L. . Fête du goût - foire et dîner. 2015. .

8.
Rochebois, C. B. ; ECCARD, Livia . La journée da la musique. 2011. (Outro).

9.
ECCARD, Livia; MURTA, A. C. ; Daniele Renata da Silva ; Raphael Baia Nicolato . XII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


Supervisora de novos estagiários do Curso de Extensão em Língua Francesa - UFV



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:42:52